Simulado online da FAETEC RJ Ensino Médio

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Simulado online da FAETEC RJ Ensino Médio

Uma das melhores maneiras de estudar para a prova da FAETEC RJ é treinando exercícios e resolvendo provas anteriores. Por isso se você está querendo passar no vestibulinho, e precisa testar seus conhecimentos, venha fazer o simulado online da FAETEC aqui no Guia do Vestibulinho.  

 

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Como foi feito esse simulado?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores da FAETEC, por isso você estará tendo uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos. São 40 questões selecionadas e organizadas, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.  

 

Instruções para a realização do simulado

  • Você tem no máximo 3h30min para concluir esse Simulado Online (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO)
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
  • Prepare uma folha de rescunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito 😉
  • Boa prova!

 

Simulado online da FAETEC Ensino Médio

 

Língua Portuguesa

Para responder às questões de 01 a 10, leia o texto abaixo.

 

O milagre das folhas  

 

Não, nunca me acontecem milagres. Ouço falar, e às vezes isso me basta como esperança. Mas também me revolta: por que não a mim? Por que só de ouvir falar? Pois já cheguei a ouvir conversas assim, sobre milagres: “Avisou-me que, ao ser dita determinada palavra, um objeto de estimação se quebraria.” Meus objetos que quebram banalmente e pelas mãos das empregadas. Até que fui obrigada a chegar à conclusão de que sou daqueles que rolam pedras durante séculos, e não daqueles para os quais os seixos já vêm prontos, polidos e brancos. Bem que tenho visões fugitivas antes de adormecer – seria milagre? Mas já me foi tranquilamente explicado que isso até nome tem: cidetismo, capacidade de projetar no campo alucinatório as imagens inconscientes.

Milagre, não. Mas as coincidências. Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.

Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhões de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-las a mim. Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante. Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, enegrecida, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão com minha existência de forma delicada.

Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Graça.

 

Autor: Clarice Lispector (adaptado).

 

(FAETEC 2023) Questão 01

Sobre o que fala o texto?

(A) Sobre a infância da autora em um bairro pobre.

(B) Sobre a angústia de perder o emprego.

(C) Sobre o fato de não acontecerem milagres com a autora.

(D) Sobre o calor excessivo no outono carioca.

 

(FAETEC 2023) Questão 02

A palavra tranquilamente expressa uma ideia de:

(A) Modo.

(B) Lugar.

(C) Tempo.

(D) Oposição.

 

(FAETEC 2023) Questão 03

A partir da leitura do texto, o que se pode dizer sobre a relação que a narradora tem com as folhas?

(A) Ela evita sair de casa para não correr o risco de que as folhas caiam em sua cabeça.

(B) Ela afirma que as folhas são sujeira e precisam ser varridas a todo momento da calçada em frente à sua casa.

(C) Ela se considera modestamente a escolhida das folhas.

(D) Ela não fala em nenhum momento sobre as folhas.

 

(FAETEC 2023) Questão 04

De acordo com o texto, pode-se afirmar:

(A) A narradora nunca tem visões fugitivas antes de dormir.

(B) Nunca ocorrem coincidências com a narradora.

(C) Os objetos da narradora se quebram espetacularmente sozinhos.

(D) Um dia uma folha bateu nos cílios da narradora.

 

(FAETEC 2023) Questão 05

No texto há um sinônimo de pedras. Trata-se de:

(A) milagres.

(B) seixos.

(C) imagens.

(D) incidência.

 

(FAETEC 2023) Questão 06

Qual a função das aspas nas linhas 3 a 4?

(A) Indicar a marca de um produto.

(B) Citar uma fala.

(C) Indicar o nome de um livro.

(D) Expressar um conceito político.

 

(FAETEC 2023) Questão 07

Sobre cidetismo, de acordo com o texto, pode-se afirmar que:

(A) É a capacidade de projetar no campo alucinatório as imagens inconscientes.

(B) É uma ideologia política.

(C) É uma área estudada pela geografia.

(D) É um método de infusão de chás.

 

(FAETEC 2023) Questão 08

Assinale a alternativa que apresenta um antônimo para o segmento pudor e segredo:

(A) Vergonha e discrição.

(B) Reserva e mistério.

(C) Timidez e sigilo.

(D) Desaforo e revelação.

 

(FAETEC 2023) Questão 09

A que a expressão Jogo-a fora está se referindo?

(A) À ideia de mudar de cidade.

(B) A uma moeda falsa.

(C) A uma pedra no sapato.

(D) A uma folha seca.  

 

(FAETEC 2023) Questão 10

Considerando a palavra porque, pode-se afirmar que ela contribui para dar ao contexto um sentido de:

(A) Oposição.

(B) Explicação.

(C) Quantidade.

(D) Localização.  

 

 

(FAETEC 2022) Questão 11

No contexto do primeiro quadrinho, a fala do personagem Armandinho expressa uma:

A) ordem

B) promessa

C) solicitação

D) reclamação

 

(FAETEC 2022) Questão 12

A fala do personagem adulto, no segundo quadrinho, sugere que Armandinho tenha sido:

A) irretocável

B) irresponsável

C) inconveniente D)

inconsistente  

 

(FAETEC 2022) Questão 13

No terceiro quadrinho, a resposta de Armandinho baseia-se na seguinte dimensão:

A) pessoal do consumo

B) coletiva do ambiente

C) egocêntrica da criança

D) individual da propriedade  

 

Para responder às questões de 14 a 20, leia o texto abaixo.

 

A ciência por trás das selfies

 

As câmeras frontais dos smartphones transformaram o que já era um costume em regra: tirar foto de si mesmo. Não há quem resista à tentação — nem mesmo chefes de Estado, como provou o funeral de Nelson Mandela. Quem parece ter encontrado o motivo para toda essa paixão é o neurocientista James Kilner, da University College London. Segundo ele, em situações sociais cotidianas, passamos muito tempo tentando interpretar as expressões faciais de outras pessoas, o que é essencial para interações bem-sucedidas. Ao longo da vida, diz o cientista, acabamos nos tornando especialistas em reconhecer e interpretar rostos. Por outro lado, temos pouco contato com nossas próprias expressões. Nossa percepção facial vem apenas da sensação de sentir os nossos rostos se movendo. Essa falta de conhecimento visual faz com que tenhamos uma representação muito imprecisa de como nossos rostos realmente são. Experiências apontam, por exemplo, que quando pessoas veem fotos de si, não conseguem imitar a mesma expressão sem olhar no espelho. E mais: temos uma imagem mental de nós mesmos que tende a ser mais jovem e atraente do que realmente somos. Isso pode, em parte, explicar nossa obsessão por selfies. Pela primeira vez, podemos tirar inúmeras fotos até que possamos reproduzir uma imagem que se aproxime de nossa percepção do que nós acreditamos que somos.

 

Disponível em http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/ 2014/01/ciencia-por-tras-das-selfies.html. Edson Caldas. Acesso em 21/10/2017. (Adaptado)

 

(FAETEC 2018) Questão 14

De acordo com o Texto I, as pessoas utilizam-se de selfies como meio de:

A) tornar mais atraente e mais jovem a própria imagem

B) imitar a imagem da foto usando-a em sua vida real

C) transformar em foto a imagem que fazem de si mesmas

D) passar uma imagem para os outros diferente do que se é  

 

(FAETEC 2018) Questão 15

Segundo o neurocientista citado no Texto I, o tempo que as pessoas passam interpretando as expressões faciais das outras pessoas de sua convivência promove:

A) uma melhor competência em estabelecer contatos visuais

B) uma maior habilidade em conhecer as expressões faciais

C) a construção de vínculos de amizade mais sólidos

D) a tendência em copiar as expressões faciais alheias

 

(FAETEC 2018) Questão 16

De acordo com Texto I, a percepção que as pessoas têm de sua própria imagem facial é adquirida por meio:

A) do olfato

B) do tato

C) da visão

D) do movimento

 

Responda às questões 17 e 18 com base no seguinte trecho:

“As câmeras frontais dos smartphones transformaram o que já era um costume em regra: tirar foto de si mesmo.”

 

(FAETEC 2018) Questão 17

Nessa frase, os dois pontos são usados para indicar:

A) uma enumeração

B) um esclarecimento

C) uma citação

D) um vocativo

 

(FAETEC 2018) Questão 18

O pronome e em destaque antecede uma informação que aparece posteriormente na frase e pode ser substituído, sem se alterar o sentido, por:

A) tudo

B) este

C) cujo

D) aquilo

 

(FAETEC 2018) Questão 19

A frase “Não há quem resista à tentação” antecipa o que o autor descreve como:

A) costume e regra

B) sensação e olhar

C) expressão e percepção

D) paixão e obsessão

 

(FAETEC 2018) Questão 20

Na frase “Até que possamos reproduzir uma imagem que se aproxime”, o termo em destaque indica uma circunstância de:

A) tempo

B) condição

C) causa

D) concessão

 

Matemática

 

(FAETEC 2018) Questão 21

Um terreno quadrado ABCD tem área igual a 400 m². Uma parte desse terreno, em forma de um retângulo AEFG, será aproveitada para a construção de uma piscina que terá, ao redor de dois de seus lados, uma área cimentada cujas dimensões estão indicadas na figura.  

 

A área, em m², do retângulo que representa essa piscina corresponde a:

A) 224

B) 228

C) 234

D) 238

 

(FAETEC 2023) Questão 22

Considere uma situação em que uma pessoa leva 26 minutos caminhando de um bairro a outro da cidade do Rio de Janeiro. Considerando uma velocidade constante para andar por todo o trajeto, percorrer um meio caminho do mesmo corresponde a:

(A) 20% do tempo total.

(B) 30% do tempo total.

(C) 50% do tempo total.

(D) Um percentual não indicado entre as alternativas anteriores.  

 

(FAETEC 2023) Questão 23

Professora Joana solicitou a seu estudante Carlos que observasse a figura abaixo e realizasse uma divisão de seis partes iguais da mesma. Sabendo que a repartição que Carlos fez gerou seis objetos congruentes que possuem quatro lados cada, pode-se dizer que essas figuras são:  

 

 

(A) Quadrados.

(B) Triângulos.

(C) Losangos.

(D) Objetos não indicados nas alternativas anteriores.

 

(FAETEC 2023) Questão 24

Tânia identificou que a distância linear entre as estrelas Alfa, Mega e Ômega tem forma triangular.

Sabendo que um dos ângulos dessa formação triangular é reto, pode-se dizer que se trata de um triângulo:

(A) Reto.

(B) Obtuso.

(C) Equilátero.

(D) Retângulo.

 

(FAETEC 2020) Questão 25

Observe os seguintes números racionais.

M = 0,02

N = 0,20

P = 0,50

Q = 0,555…  

 

O único dos números acima que é equivalente à fração 1/50 está indicado pela letra:

A) M

B) N

C) P

D) Q

 

(FAETEC 2020) Questão 26

Um prédio comercial possui (x + 2) andares e em cada andar existem 6 salas. Se o total de salas desse prédio é igual a (x² – 60), a soma dos algarismos do número x é:

A) 3

B) 4

C) 5

D) 6

 

(FAETEC 2020) Questão 27

A figura a seguir representa uma determinada região de um município e nela estão representados um mercado, uma padaria, uma farmácia e uma escola.

 

 

O estabelecimento cujas coordenadas cartesianas é um ponto de abscissa positiva e ordenada negativa é:

A) o mercado

B) a padaria

C) a farmácia

D) a escola

 

(FAETEC 2023) Questão 28

Observe a figura abaixo:

 

Se o ponto A descer perpendicularmente até estar na reta que passa pelos pontos C e B, então o ângulo alfa irá medir:

(A) 135°.

(B) 145°.

(C) 170°.

(D) 180°.

 

(FAETEC 2023) Questão 29

Sabendo que um polígono possui sete vértices e que cada ângulo interno seu possui aproximadamente 128,6 graus, então a soma de seus ângulos internos é próximo de:

(A) 60 graus.

(B) 180 graus.

(C) 360 graus.

(D) 900 graus.

 

(FAETEC 2023) Questão 30

Considere os pontos apresentados no plano cartesiano abaixo:  

 

 

A coordenada cartesiana que determina o ponto D é:

(A) (-25/10, 1)

(B) (-25/100, 1)

(C) (25/10, 1)

(D) Um elemento não indicado nas alternativas anteriores.

 

(FAETEC 2023) Questão 31

O perímetro de um polígono mede dois centímetros. Sabendo que se trata de um polígono que possui todos os lados com a mesma medida e que ele tem 10 lados, então cada lado possui:

(A) 2 centímetros.

(B) 0,1 centímetros.

(C) 0,2 centímetros.

(D) 0,01 centímetros.

 

(FAETEC 2020) Questão 32

Os Matemáticos usam a expressão π.R².h para calcular o volume de um cilindro.

O volume de um cilindro, em cm³, onde π = 3,14; R = 5 cm e h = 4,8 cm é igual a:

A) 365,4

B) 368,8

C) 372,4

D) 376,8

 

(FAETEC 2020) Questão 33

Em um dia de muita chuva, vários alunos faltaram às aulas em uma escola. A tabela a seguir mostra a fração do número total de alunos de cada turma que faltaram em cada uma das quatro turmas.

TURMA 1 – 8/40

TURMA 2 – 9/27

TURMA 3 – 12/48

TURMA 4 – 9/24

 

A turma cujo número de faltas correspondeu à quarta parte do total de alunos dessa turma foi a de número:

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

 

(FAETEC 2020) Questão 34

Um trapézio retângulo possui exatamente x ângulos retos e y diagonais congruentes. Os valores de x e y são, respectivamente, iguais a:

A) 2 e 0

B) 1 e 2

C) 0 e 1

D) 1 e 2

 

(FAETEC 2020) Questão 35

Ao se traçar as duas diagonais de um quadrado, esse quadrilátero fica dividido em quatro triângulos congruentes. Cada um desses triângulos é classificado como:

A) acutângulo e escaleno

B) retângulo e isósceles

C) retângulo e escaleno

D) acutângulo e isósceles

 

(FAETEC 2023) Questão 36

A fração 2/10 pode ser representada por:

(A) 2,1

(B) 0,2

(C) 0,5

(D) 1,2

 

(FAETEC 2023) Questão 37

Na figura abaixo, há um ponto localizado na reta numérica.  

 

 

Com base no que está sendo visualizado, é possível dizer que o ponto L:

(A) É menor que dois negativo.

(B) É maior que um negativo.

(C) É maior que um e meio negativo.

(D) É maior que dois negativo.

 

(FAETEC 2023) Questão 38

Antônio descobriu uma sequência numérica por meio de uma operação x. A sequência de números que ele descobriu é: 1, 3, 9, 27 e 81.

Pode-se dizer que a operação que dá origem a essa sequência é:

(A) Divisão.

(B) Subtração.

(C) Potenciação.

(D) Uma operação não indicada nas alternativas.

 

(FAETEC 2023) Questão 39

Ângela fez a seguinte afirmação: “As frações 1/3, 4/12 e 6/18 são equivalentes”

A afirmação é:

(A) Verdadeira, pois na segunda fração multiplica-se numerador e denominador por 4 e na terceira por 6.

(B) Falsa, pois na segunda fração multiplica-se numerador e denominador por 4 e na terceira por 6.

(C) Falsa, pois não são equivalentes.

(D) Verdadeira, pois na segunda fração multiplica-se numerador e denominador por 2 e na terceira por 3.

 

(FAETEC 2016) Questão 40

Considere a sequência de figuras apresentada no desenho a seguir  

 

 

A primeira figura tem 4 quadrados, a segunda, 7 quadrados, a terceira, 10 quadrados, e assim sucessivamente. Mantendo-se o padrão apresentado, a quantidade de quadrados necessária para compor somente a milésima figura da sequência é:

(A) 3000

(B) 3001

(C) 3003

(D) 4000

(E) 4001  

 

Gabarito

1C; 2A; 3C; 4D; 5B; 6B; 7A; 8D; 9D; 10B; 11D; 12C; 13B; 14C; 15B; 16D; 17B; 18D; 19D; 20A; 21A; 22C; 23C; 24D; 25A; 26A; 27B; 28D; 29D; 30A; 31C; 32D; 33C; 34A; 35B; 36B; 37D; 38C; 39A; 40B

 

Um pouco mais sobre a FAETEC RJ Ensino Médio

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) do Rio de Janeiro é uma instituição estadual de ensino técnico e profissionalizante que oferece diversas modalidades de cursos, incluindo o ensino médio integrado ao técnico. Criada em 1997, a FAETEC é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, e tem como missão proporcionar uma educação de qualidade, preparando os alunos para o mercado de trabalho e para o ingresso no ensino superior.

 

Estrutura e Modalidades de Ensino

A FAETEC oferece diversas modalidades de ensino, com destaque para:

  1. Ensino Médio Integrado ao Técnico: Nesta modalidade, os alunos cursam o ensino médio regular junto com um curso técnico, recebendo uma formação completa e ampliada. Os cursos técnicos disponíveis abrangem diversas áreas do conhecimento, como:

    • Informática
    • Administração
    • Mecânica
    • Eletrônica
    • Eletrotécnica
    • Logística
    • Turismo
  2. Ensino Técnico: Destinado a alunos que já concluíram o ensino médio e desejam obter uma formação técnica específica.

  3. Educação de Jovens e Adultos (EJA): Cursos voltados para a conclusão do ensino fundamental e médio, integrados com a formação técnica para adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular.

 

Processo Seletivo

O ingresso na FAETEC é realizado por meio de um processo seletivo que geralmente inclui:

  1. Prova de Conhecimentos: Avaliação de conhecimentos em disciplinas básicas, como Matemática e Língua Portuguesa, para candidatos ao ensino médio integrado ao técnico.
  2. Análise de Histórico Escolar: Em alguns casos, a seleção pode ser feita com base na análise do histórico escolar do candidato.

 

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