Simulado online para o ENCCEJA Ensino Médio

Publicado em

em

,

por

Simulado online para o ENCCEJA Nível Médio

Vai prestar o ENCCEJA e deseja testar seus conhecimentos? O Guia do Vestibulinho preparou um simulado completo para você treinar e se preparar para conseguir seu diploma.

Não perca tempo, organize seu calendário e comece a se preparar hoje para o exame.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como foi feito esse simulado para o Encceja Ensino Médio?

O simulado online que preparamos foi criado unindo questões de provas anteriores do próprio ENCCEJA e outras avaliações que exigem o mesmo nível escolar dos candidatos, abordando conteúdos do Ensino Médio.

São 120 questões selecionadas e organizadas da mesma forma que a prova que você irá enfrentar, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.

 

Instruções para realização das questões

Para aproveitar ao máximo esse material é importante ler com atenção as instruções abaixo e segui-las à risca:

  • Esse simulado contém 4 provas: Ciências na Natureza e suas Tecnologias (1), Matemática e suas Tecnologias (2), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (3) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (4);
  • Cada uma das provas tem 30 questões;
  • Você tem no máximo 4h para concluir as Provas 1 e 2, e mais 5h para concluir as provas 3 e 4. Cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO;
  • Assim como ocorre no Encceja, sugerimos que você faça as provas 1 e 2 pela manhã, tenha uma pausa para almoço, e depois faça as provas 3 e 4;
  • Não vale consultar a internet e nem os livros;
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Faça sua redação primeiro em uma folha de rascunho e depois passe a limpo em uma folha oficial (as duas podem ser folhas de caderno mesmo, apenas para representar).
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito.

 

Boa prova!

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Começando o simulado online para o ENCCEJA Ensino Médio

 

Prova 1 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

1 – (Encceja) Pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D em 178 mulheres islâmicas e constataram que apenas duas tinham níveis normais dessa vitamina. Os pesquisadores concluíram que a burca, véu islâmico que cobre todo o corpo, deixando aparecer apenas os olhos e as mãos, provoca uma deficiência de vitamina D, que irá interferir diretamente na absorção de cálcio.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 18 set. 2014 (adaptado).

 

A burca pode ser a causa direta de baixo nível de vitamina D nessas mulheres porque

a) atrapalha a prática de atividades físicas.
b) faz muito calor dentro das vestes.
c) impede que tomem sol.
d) dificulta a respiração.

 

2 – (Encceja) Um dos subprodutos do biodiesel é o glicerol que, por hidrogenação, produz propeno e água. Do propeno se obtém, por polimerização, o polipropileno, um plástico amplamente utilizado na indústria.

 

Com base no texto, a reação química de obtenção do propeno pode ser representada por

a)
b)
c) 
d)

 

3 – (CEFET-MG) Considere três materiais A, B e C que, na temperatura de 25º C, são
líquidos e imiscíveis entre si. Cada um deles passou, em separado, por dois experimentos para construção de curvas de aquecimento, conforme detalhado a seguir.

Experimento 1: A, B e C, inicialmente no estado sólido, foram submetidos, isoladamente, ao aquecimento gradual, partindo da mesma temperatura e condição de pressão. As curvas obtidas nesse experimento estão representadas no gráfico abaixo.

 

 

Experimento 2: as condições iniciais do Experimento 1 foram mantidas, porém, aumentando-se em três vezes o volume do material B em relação ao que foi utilizado. De novo, os três materiais foram aquecidos gradualmente.

B

aseando-se na análise dos experimentos e no seu conhecimento sobre as propriedades dos materiais, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A temperatura de fusão do material B foi maior no experimento 2 do que no 1.
( ) O material A aquece mais rapidamente que o material C.
( ) Os três materiais são substâncias puras.
( ) A mistura de B e C, a 25º C, pode ser separada, utilizando funil de decantação.
( ) O material B possui maior temperatura de fusão que o material C.

 

A sequência correta é

a) (F), (V), (F), (V), (V).
b) (F), (V), (V), (V), (F).
c) (V), (F), (V), (F), (F).
d) (V), (F), (F), (F), (V).

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

4 – (EsPCEx) Considere que a reação de cobre metálico com ácido nítrico diluído produz, nas CNTP, um volume gasoso de 181,6 L de óxido de nitrogênio II (NO), água e nitrato de cobre II. Nesse caso, a soma dos coeficientes estequiométricos da equação corretamente balanceada dessa reação completa e a massa de cobre consumida são, respectivamente,

 

Dados: massa atômica de cobre 64 u ; volume molar nas CNTP: 22,7 L

a) 18 e 1222 g.
b) 20 e 768 g.
c) 16 e 154 g.
d) 20 e 650 g.
e) 18 e 402 g.

 

5 – (Encceja) Um eletricista precisa instalar dois chuveiros em um edifício. Para evitar que os condutores se aqueçam acima do permitido, ele instalará também disjuntores nos quadros de luz. O disjuntor desliga toda vez que sua capacidade é ultrapassada. É possível comprar disjuntores de vários valores: 20 A, 25 A, 40 A e 50 A. As especificações dos chuveiros a instalar são as seguintes:

 

 

Que disjuntores o eletricista deve instalar para os chuveiros A e B, respectivamente?

a) 20 A e 20 A.
b) 20 A e 35 A.
c) 25 A e 40 A.
d) 50 A e 50 A.

 

6 – (Encceja) No Deserto do Saara, ocorrem fenômenos em que paisagens são modificadas pela ação direta da luz solar. Esse fenômeno é conhecido como miragem. Embora algumas pessoas acreditem ser alucinações, nada mais são do que um fenômeno físico real. O aquecimento sofrido pela areia faz com que o ar próximo se aqueça, diminuindo sua densidade, fazendo com que a luz se desvie, dando-nos a impressão de uma nova paisagem.

 

Esse fenômeno físico é descrito como

a) interferência.
b) refração.
c) reflexão.
d) difração.

 

7 – (COTUCA) As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 70% das plantas para a alimentação humana. Ao mesmo tempo, elas estão entre as principais vítimas dos sistemas agrícolas convencionais. Alguns estudos mostram que sistemas agroflorestais ou a preservação de vegetação próxima às plantações melhoram a
polinização da cultura.

Adaptado de https://www.embrapa.br/busca-de-Noticias/-/noticia/27126913/importancia-das-abelhas-para-a-producao-de-alimentos-foi-tema-de-mesa-redonda-no-congresso-de-agroecologia-2017. Acesso em: 10/08/2018.

 

Qual das alternativas indica a hipótese mais adequada para explicar a melhora da polinização citada no texto?

a) A competição interespecífica entre abelhas e outros insetos favorece a polinização nos sistemas agroflorestais.
b) As interações ecológicas em sistemas agroflorestais são mais escassas, porém mais eficientes, melhorando a polinização.
c) Os sistemas agroflorestais propiciam um aumento de relações ecológicas, de alimento para as abelhas ao longo do ano, e de mais locais para nidificação.
d) O mutualismo é intensificado em sistemas agroflorestais em que as plantas cultivadas alimentam as abelhas e a floresta lhes dá abrigo.
e) Os sistemas agrícolas convencionais, quando convertidos em agroflorestais, propiciam um aumento do número de abelhas por não usarem fertilizantes.

 

8 – (CEFET-MG) Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que
os pulmões desempenham um papel muito mais complexo no corpo de mamíferos do que pensávamos. Experimentos com ratos mostraram que esses órgãos produzem mais de 10 milhões de plaquetas por hora, o que equivale à maioria em circulação nesses animais. De acordo com a pesquisa, um conjunto de células-tronco sanguíneas residem no tecido pulmonar, fabricando esses fragmentos celulares.

(Disponível em: < http://www.ageracaociencia.com/2017/07/10/foi-descoberta-umanova-funcao-inesperada-dos-pulmoes>. Acesso em: 01 out de 2017.) (adaptado)

 

A capacidade de produzir esses elementos figurados do sangue faz com que os pulmões também tenham função na(o)

a) síntese de proteínas.
b) defesa do organismo.
c) transporte de oxigênio.
d) coagulação do sangue.

 

9 – (Encceja) Pesquisadores anunciaram ter utilizado nanotecnologia num protótipo capaz de recarregar celulares com a energia da vibração gerada pelo barulho do ambiente. O equipamento, do tamanho de um celular convencional, utiliza nanotubos de óxido de zinco que geram eletricidade ao serem distendidos ou comprimidos pelo barulho de conversas, de música ou de trânsito.

Disponível em: www.pagina22.com.br. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).

 

O equipamento em questão é capaz de obter energia elétrica através de que tipo de onda?

a) Microondas.
b) Ondas de rádio.
c) Sonoras.
d) Infravermelho.

 

10 – (EsPCEx) Uma viga rígida homogênea Z com 100 cm de comprimento e 10 N de peso está apoiada no suporte A, em equilíbrio estático. Os blocos X e Y são homogêneos, sendo que o peso do bloco Y é de 20 N, conforme o desenho abaixo.

 

 

O peso do bloco X é

a) 10,0 N.
b) 16,5 N.
c) 18,0 N.
d) 14,5 N.
e) 24,5 N.

 

11 – (Encceja) Várias frutas, como banana, abacate e maçã, tornam-se escurecidas depois de cortadas ou descascadas. Esse fenômeno se deve à presença da substância
orto-hidroquinona, que reage com o oxigênio atmosférico produzindo a ortobenzoquinona, que tem coloração marrom.

 

A reação química mencionada é classificada como

a) adição.
b) oxirredução.
c) fermentação.
d) hidrogenação

 

12 – (Encceja) O químico francês Lavoisier (1743-1794) escreveu que o vinagre era o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio, portanto, o resultado apenas de uma reação química. Pensava-se, na época, que a camada gelatinosa que se formava na superfície do vinho em acetificação, a “mãe do vinagre”, era apenas um produto dessa reação. Somente mais tarde Pasteur mostrou que sempre que o vinho se transforma em vinagre é devido à participação de bactérias acéticas que se desenvolvem na superfície, formando um véu.

Disponível em: www.cnpuv.embrapa.br. Acesso em: 18 jul. 2015.

 

A “mãe do vinagre” forma-se na superfície porque

a) a contaminação do vinho pelas bactérias acéticas ocorre pelo ar.
b) a concentração elevada de álcool no fundo mata as bactérias acéticas.
c) a competição das bactérias acéticas com as bactérias alcoólicas é menor.
d) a atividade das bactérias acéticas é maior com a disponibilidade de oxigênio do ar.

 

13 – (Encceja) Infelizmente, o Brasil aproveita muito pouco uma fonte de energia limpa: a solar. Em países da Ásia e da África, os governos têm incentivado o uso, pela população, do fogão solar para diminuir o consumo de lenha e, ainda, causar menor impacto ambiental. Um fogão solar utiliza um espelho esférico com raio de curvatura de 2 metros para direcionar os raios solares para o local onde deve ser colocada a panela, podendo atingir 350 graus Celsius. Em termos de cozimento, o fogão solar atua como um fogão convencional.

Disponível em: www.fogaosolar.net. Acesso em: 22 set. 2014 (adaptado).

 

As panelas devem ser colocadas a que distância do centro do espelho, visando maior eficiência do fogão?

a) 1 metro
b) 2 metros
c) 3 metros
d) 4 metros

 

14 – (Encceja) A fibrose cística (FC) é uma das mais comuns doenças hereditárias de um único gene em caucasianos. Cerca de um em 3 000 bebês caucasianos nasce com FC, e cerca de um em 25 caucasianos do norte, de ascendência europeia, é portador do gene para a FC. Ocorre que um casal normal, portador desses genes, vai ter sempre 25% de risco de gerar filhos doentes.

Disponível em: http://o.canbler.com. Acesso em: 10 out. 2013 (adaptado).

 

Isso significa que a doença é transmitida de uma geração a outra através de genes

a) deletérios.
b) recessivos.
c) dominantes.
d) ligados ao sexo.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

15 – (CEFET-MG) Usar a tecnologia para melhorar a vida de pessoas com deficiência tem sido um dos objetivos de trabalhos apresentados pelo CEFET-MG em eventos científicos locais. Estudantes do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos desenvolveram o projeto “Vision DC – Diferenciador de cédulas de dinheiro para deficientes visuais”, orientados pelo professor Renato Zanetti. O aparelho informa a cor das cédulas através de um alto falante ou fone de ouvido, identificando, assim, o valor das notas.

27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do CEFET-MG. Disponível em: <http://cefetmg.br/noticias/arquivos/2017/10/noticia048.html>. Acesso
em: 22 Set 2018.

 

O aparelho que diferencia as cédulas, desenvolvido pelos estudantes do CEFET-MG, substitui a função

a) da íris.
b) da cóclea.
c) dos cones.
d) dos canais semicirculares.

 

16 – (Encceja) Os teólogos do século XVII haviam feito um cálculo para determinar a idade da Terra, com base nas genealogias bíblicas, e estimaram que a Terra e todo o universo haviam sido criados por Deus aproximadamente 4 000 anos antes de Cristo — alguns chegavam mesmo a precisar o ano de 4004 a.C. como o momento exato da criação.

BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Darwin e o pensamento evolucionista: ciência no tempo. São Paulo: Atual, 2003 (adaptado).

 

Nos dias atuais, essa datação é questionada cientificamente com o estudo de

a) registros fósseis.
b) reações bioquímicas.
c) atividades vulcânicas.
d) fenômenos climáticos.

 

17 – (Encceja) Para que o airbag de um carro possa inflar, pode ser utilizada a decomposição da azida de sódio, de acordo com a equação química não balanceada. Suponha que um airbag utilize 65 gramas de azida de sódio no processo de inflagem.

 

 

Considere os dados:

  • Massas molares: Na = 23 g/mol; N = 14 g/mol
  • Volume molar: 22,4 L

 

Nessas condições, quantos litros do gás serão formados nesse processo?

a) 95
b) 67
c) 34
d) 23

 

18 – (Encceja) Uma empresa vende sistemas de placas fotovoltaicas para serem utilizadas por indústrias e condomínios de uma cidade. O custo para implementação é alto, mas com o tempo o investimento é pago graças à economia de energia elétrica. Alguns condomínios do Rio de Janeiro, onde o preço médio do kWh é de R$ 0,50, já estão adotando a prática e obtendo bons resultados. O sistema, capaz de produzir até 20 000 kWh por mês, custa R$ 60 000,00 para sua instalação. Um condomínio, cujo consumo de energia médio mensal é de 5 000 kWh, pretende instalar esse sistema.

 

Com a economia na conta de energia elétrica, o condomínio pagaria o investimento de instalação desse sistema em quantos meses?

a) 24
b) 12
c) 8
d) 6

 

Utilize as informações contidas nestes resultados de exames de sangue e urina para responder às questões 19 e 20.

 

 

19 – (COTUCA) A análise do exame de sangue possibilita detectarmos, respectivamente, a seguinte doença e medida de tratamento correspondente:

a) trombopenia, ingestão de alimentos ricos em cálcio.
b) leucopenia, ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B.
c) anemia, ingestão de alimentos ricos em ferro.
d) escorbuto, ingestão de alimentos ricos em iodo.
e) leucocitose, ingestão de alimentos ricos em magnésio

 

20 – (COTUCA) Considerando-se os resultados parciais do exame de urina do tipo I da paciente, podemos afirmar que ela possui, respectivamente, mal funcionamento de qual órgão e qual doença associada a esse órgão?

a) Rim, diabetes insipidus
b) Tireoide, bócio endêmico
c) Hipófise, nanismo
d) Pâncreas, diabetes mellitus
e) Fígado, diabetes mellitus

 

21 – (Encceja) Os metais são obtidos através da prática da mineração. A atividade de exploração mineral, embora indispensável para sustentar nosso estilo de vida atual, é uma atividade de grande impacto ambiental e necessita ser executada respeitando severas medidas de controle ambiental.

 

Considerando o uso sustentável de uma área de mineração, a mineradora responsável deve

a) retirar todo o minério disponível da mina.
b) reutilizar a área de mineração para extração.
c) recuperar as áreas degradadas pela atividade.
d) transportar os resíduos para os corpos-d’água.

 

22 – (Encceja) Usina termelétrica é uma instalação industrial utilizada para geração de energia elétrica a partir da queima de algum tipo de combustível. A usina é dividida em duas partes, uma térmica, na qual se produz vapor a altíssima pressão (Etapas 1 e 2), e outra elétrica, na qual se produz a eletricidade (Etapas 3 e 4):

Etapa 1: O combustível é queimado para aquecer a caldeira;
Etapa 2: A água no interior da caldeira é aquecida e transformada em vapor;
Etapa 3: O vapor entra em contato com as pás do eixo da turbina;
Etapa 4: A rotação do eixo da turbina no gerador produz energia elétrica.

 

Sociedade Federativa Brasileira. Usina de carvão. Disponível em: www.sfbbrasil.org. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).

 

Qual das etapas do processo de geração de energia descrito é caracterizada por uma transformação química?

a) Etapa 1
b) Etapa 2
c) Etapa 3
d) Etapa 4

 

23 – (Encceja) Sempre que ia tomar água gelada, um garoto escolhia um copo de alumínio dizendo: — Nesse copo a água fica mais gelada!

 

A sensação de gelado que o garoto sente ocorre porque, inusitadamente,

a) a água se aquece, enquanto o copo recebe calor da mão.
b) o copo se mantém gelado, enquanto perde calor para o ar.
c) a água se esfria, pois o alumínio é um bom condutor térmico.
d) o copo se mantém gelado, pois o alumínio é um bom isolante térmico.

 

24 – (EsPCEx) Uma jovem, para fazer sua maquiagem, comprou um espelho esférico de Gauss. Ela observou que, quando o seu rosto está a 30 cm do espelho, a sua imagem é direita e três vezes maior do que o tamanho do rosto.

 

O tipo de espelho comprado pela jovem e o seu raio de curvatura são, respectivamente,

a) côncavo e maior do que 60 cm.
b) convexo e maior do que 60 cm.
c) côncavo e igual a 30 cm.
d) côncavo e menor do que 30 cm.
e) convexo e menor do que 30 cm.

 

25 – (Encceja) Uma jovem com tipo sanguíneo AB, cuja mãe é A, deseja encontrar seu pai biológico. Para isso, fez uma triagem entre os suspeitos antes de pedir a realização do exame de DNA. Solicitou a eles a indicação de seus grupos sanguíneos do sistema ABO. Os resultados estão expressos no quadro.

 

 

Dentre os suspeitos, quais podem ser o pai da jovem?

a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 1 e 4

 

26 – (Encceja) Quando uma fonte sonora — como a sirene de ambulâncias, carro de bombeiros ou viatura policial — se aproxima ou se afasta de uma pessoa, pode-se perceber uma mudança na altura do som devido ao movimento relativo entre a fonte sonora e o ouvinte. A grandeza física que é modificada por esse movimento e resulta na alteração da percepção do som é a

a) frequência.
b) velocidade.
c) amplitude.
d) pressão.

 

27 – (CEFET-MG) Considere os seguintes fenômenos de interesse científico:

I. Eletrização de uma régua por atrito.
II. Fusão de uma barra de gelo exposta ao Sol.
III. Conservação da massa em uma reação química.
IV. Condução de eletricidade em um circuito simples.
V. Emissão de luz colorida no estouro de fogos de artifício.

 

O modelo atômico de Dalton, proposto no início do século XIX, pode ser utilizado para explicar os fenômenos descritos em

a) I e IV.
b) II e III.
c) II e V.
d) III e IV.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

28 – (COTUCA) O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras. Uma das finalidades é quando o solo tem patógenos e só
o porta-enxerto (é a planta que vai dar suporte, fornecendo água e nutrientes) resiste às pragas, e a outra é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade. A principal vantagem desse método é que o porta-enxerto permite cultivos em regiões onde, em
condições normais, não aconteceriam, seja por condições climáticas, seja pela presença de pragas.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-feitos-os-enxertosde-plantas/. Acesso em: 26/08/2018.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais tecidos vegetais que serão unidos pela técnica descrita nos textos, seguidos de suas respectivas funções.

a) Vasos lenhosos: transporte de seiva elaborada / Vasos liberianos: transporte de seiva bruta.
b) Xilema: transporte de seiva bruta / Floema: transporte de seiva elaborada.
c) Xilema: transporte de seiva elaborada / Floema: transporte de seiva bruta.
d) Parênquima: transporte de seiva bruta / Epiderme: transporte de seiva elaborada.
e) Vasos lenhosos: sustentação e armazenamento / Vasos liberianos: defesa contra patógenos.

 

29 – (Encceja) Plásticos, náilon, isopor: todo lixo capaz de flutuar é um potencial viajante e colecionador de poluentes. Ao ser levado pelas águas, logo desaparece de vista. Porém, permanece no ambiente por um longo tempo. Caixas e vasilhames se quebram, cordas emaranham, sacolinhas se rompem — e todos os pedacinhos flutuantes prosseguem sua jornada. Por onde passam, deterioram a paisagem, contaminam as águas, causam impactos sobre a fauna e afetam a qualidade de vida.

Água — Brasil, potência hídrica do século 21. National Geographic Brasil, abr. 2011.

 

Para diminuir os impactos ambientais causados pelos plásticos, no caso do seu descarte incorreto, estes deveriam ser

a) leves.
b) pesados.
c) transparentes.
d) biodegradáveis.

 

30 – (Encceja) Um acordo entre governo e indústria estabeleceu a retirada de toneladas de sódio dos alimentos. Em um ano, 1 295 toneladas de sódio foram reduzidas em três tipos de produtos: pão de fôrma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. A justificativa para a diminuição do sódio nos alimentos industrializados é que ele aumenta os riscos de doenças do sistema cardiovascular.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 15 set. 2014.

 

O elemento foi reduzido e não eliminado, pois atua como

a) colorante.
b) espessante.
c) conservante.
d) emulsificante.

 

Prova 2 – Matemática e suas Tecnologias

 

31 – (Encceja) Um garoto empina uma pipa mantendo sua mão a uma distância de um metro do solo plano. Suponha que a linha que prende a pipa permaneça retilínea, formando um ângulo de 30º com o solo. O comprimento da linha é de 150 metros, desde a mão do garoto até a extremidade amarrada à pipa.

Considere sen (30º) = 0,5 e cos (30º) = 0,867.

 

Qual é a altura, em metro, da extremidade da linha amarrada à pipa até o solo plano?

a) 75
b) 76
c) 130
d) 131

 

32 – (CEFET-MG) A figura abaixo apresenta algumas obras do escritor Eça de Queirós que foram adaptadas para o cinema ou televisão.

 

 

Disponível em: <https://nielylindsey.wordpress.com/2014/01/05/eca-de-queiros-obras-adaptadas/>. Acesso em: 22 ago. 2019 (adaptado).

 

Na figura, os cinco números mencionados correspondem aos anos em que essas obras foram escritas. Sobre esses números, afirma-se que:

I – Apenas dois são múltiplos de 3.
II – Apenas três são múltiplos de 4.
III – Apenas dois são primos.
IV – O máximo divisor comum entre 1870 e 1880 é múltiplo de 10.
V – Os múltiplos de 1875 possuem o número 5 como um de seus fatores primos.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I, II e IV.
b) I, IV e V.
c) II, III e V.
d) III, IV e V.

 

33 – (Encceja) Uma comunidade rural de um estado brasileiro possui 4 hectares de terra, em forma quadrada, para plantação de cana. Sabe-se que 1 hectare equivale a uma área de 10 000 m². Dessa forma, a medida do lado, em metro, das terras dessa comunidade é

a) 200.
b) 400.
c) 20 000.
d) 40 000.

 

34 – (Encceja) Um artista plástico criará murais com azulejos pretos e brancos, seguindo o padrão indicado nas figuras.

 

 

Representando por N a quantidade de colunas de azulejos pretos, observa-se que para N igual a 1, 2 e 3 os murais terão, respectivamente, 7, 10 e 13 azulejos brancos. A expressão algébrica que representa a quantidade de azulejos brancos presentes em um mural, em função do número N de colunas de azulejos pretos, é

a) 3N + 4
b) 3N + 1
c) N² + N
d) N² + 4

 

35 – (Encceja) As amigas Ana, Beatriz e Clara vão viajar de férias para o mesmo local, mas utilizaram agências de viagens diferentes. Ana pagou sua viagem em 5 parcelas iguais de R$ 387,20. O preço à vista da viagem de Beatriz era R$ 1 600,00, mas ela conseguiu negociar o pagamento: ele será efetuado em parcela única daqui a 3 meses, com juros simples de 7% ao mês sobre o preço à vista.

 

O preço à vista da viagem de Clara também era R$ 1 600,00 e ela também conseguiu negociar o pagamento, que será efetuado integralmente daqui a 2 meses, com juros compostos de 10% ao mês sobre o preço à vista. Quem pagou o menor preço pela viagem?

a) Ana.
b) Beatriz.
c) Beatriz e Clara.
d) Ana, Beatriz e Clara pagaram o mesmo preço

 

36 – (EsPCEx) Considere um tronco de pirâmide quadrangular regular. Sobre esse sólido, é correto afirmar:

a) Se r e s são retas suporte de arestas laterais distintas, então r e s são reversas.
b) Se r é a reta suporte de uma diagonal da base menor e s é a reta suporte de uma aresta lateral, então r e s são reversas.
c) Se r é a reta suporte de um lado da base maior e s é a reta suporte de um lado da base menor, então r e s são paralelas.
d) Se r é a reta suporte de uma diagonal da base maior e s é a reta suporte de um lado da base menor, então r e s são retas reversas.
e) Se r é a reta suporte de uma diagonal da base maior e s é reta suporte da diagonal de uma face, então r e s são reversas.

 

37 – (CEFET-MG) Duas pesquisas foram encomendadas a um Instituto para comparar a popularidade dos candidatos A e B que concorriam à Prefeitura de uma cidade. Na primeira pesquisa, 60 dias antes da eleição, o candidato A tinha 20% das intenções de voto e o candidato B, 62%. Na segunda pesquisa, realizada aos 30 dias antes das eleições, o candidato A teve um aumento de 80% em relação à pesquisa anterior e o candidato B teve uma queda de 30% também em relação à pesquisa anterior.

 

Após a eleição, na apuração final dos votos, verificou-se que o crescimento do número de eleitores do candidato A foi constante em todo o período acompanhado (60 dias antes da eleição) e o decrescimento do número de eleitores do candidato B também foi constante nesse mesmo período. O gráfico que apresenta corretamente o resultado dessa eleição é

a)

b)

c)

d)

 

 

38 – (Encceja) Na premiação dos jogos pan-americanos, são distribuídas medalhas que têm massa de, aproximadamente, 360 g. Em uma modalidade de judô, os quatro atletas premiados, quando voltaram aos seus países de origem, resolveram confirmar as massas de suas medalhas. O atleta norte-americano encontrou o valor de 0,72 libra; o canadense, 10,8 onças; o chileno encontrou o valor de 0,36 kg; e o boliviano, 3 600 dg. Considere 1 g = 0,002 libra e 1 onça = 30 g.

Qual dos atletas descobriu que a massa de sua medalha era diferente dos 360 g esperados?

a) O boliviano.
b) O chileno.
c) O canadense.
d) O norte-americano.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

39 – (COTUCA) João brinca com palitos de fósforo montando figuras. Na 1ª etapa, monta um triângulo e, nas etapas seguintes, vai acrescentando triângulos conforme a sequência representada abaixo.

 

 

O número de palitos de fósforo necessários e suficientes para a construção da 10ª etapa é:

a) 51.
b) 54.
c) 57.
d) 60.
e) 63.

 

40 – (Encceja) Um arquiteto recebeu uma encomenda para projetar um novo edifício empresarial em uma grande capital brasileira. O cliente, dono do empreendimento, solicitou o projeto de um edifício com a forma de um sólido geométrico, com duas faces paralelas triangulares e faces laterais retangulares.

 

Atendendo à solicitação do cliente, o edifício a ser projetado pelo arquiteto terá a forma de um(a)

a) pirâmide retangular.
b) pirâmide triangular.
c) prisma retangular.
d) prisma triangular.

 

41 – (Encceja) Um professor de química apresentou a seus alunos um tanque com 16 litros de uma mistura que continha 25% de álcool puro. O professor pediu aos alunos que acrescentassem álcool puro a essa mistura para obter uma nova mistura, agora com 50% de álcool puro. Os alunos devem adicionar à mistura original uma quantidade de álcool puro, em litro, igual a

a) 4.
b) 8.
c) 12.
d) 16.

 

42 – (CEFET-MG) Considere a expressão

 

 

Se x + y = –3 e xy = 4, então o valor numérico de M é

a) –36.
b) –3.
c) 24.
d) 36.

 

43 – (EsPCEx) A área da região compreendida entre o gráfico da função f(x)=||x-4|-2|, o eixo das abscissas e as retas x=0 e x=6 é igual a (em unidades de área)

a) 2.
b) 4.
c) 6.
d) 10.
e) 12.

 

44 – (COTUCA) O valor total da conta de energia elétrica de uma residência, de agosto de 2017, foi de R$300,00. Sabe-se que o valor total da conta é o valor do consumo acrescido de um imposto, que corresponde a 25% do valor total da conta. Qual foi o valor do consumo referente à conta de agosto de 2017?

a) R$200,00
b) R$225,00
c) R$240,00
d) R$275,00
e) R$375,00

 

45 – (Encceja) Um produto é vendido somente em quatro lojas, que o comercializam em embalagens com diferentes preços, contendo quantidades distintas.

Loja 1: Preço da embalagem com 12 unidades: R$ 30,00.
Loja 2: Preço da embalagem com 15 unidades: R$ 34,50.
Loja 3: Preço da embalagem com 20 unidades: R$ 44,00.
Loja 4: Preço da embalagem com 30 unidades: R$ 70,50.

 

Uma dona de casa pretendia comprar a maior quantidade possível de unidades desse produto, pagando o menor preço por unidade. Ela deve comprar esse produto na loja

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.

 

46 – (Encceja) Para verificar a existência de um vazamento, uma residência teve seu consumo de água registrado durante três dias consecutivos. No primeiro dia, foi registrado um consumo de 2,5 x 10³ L ; no segundo dia, de 3 x 10² L; e no terceiro dia, de 0,5 x 10³ L.

 

O consumo total de água registrado nessa residência durante esses três dias, em litro, foi

a) 6,0 x 10²
b) 6,0 x 10³
c) 3,3 x 10³
d) 3,3 x 109

 

47 – (Encceja) O besouro-tigre australiano é considerado o mais rápido do mundo, chegando a atingir uma velocidade de 9,0 km/h. Isso significa dizer que, a cada segundo, ele percorre cerca de 170 vezes o comprimento do seu corpo. Considere que 1 m/s equivale a 3,6 km/h.

 

O comprimento, em metro, do corpo do besouro-tigre australiano é

a) 0,015.
b) 0,2.
c) 1,5.
d) 20.

 

48 – (CEFET-MG) Carlos solicitou a um carpinteiro a construção de uma caixa no formato de um paralelepípedo retangular, com dimensões x, 2x e 3x cm. Após analisar todos os materiais que precisavam ser guardados nessa caixa, o carpinteiro explicou a Carlos que o espaço seria insuficiente e que, portanto, ela deveria ser maior que aquela inicialmente solicitada. Assim, a caixa construída passou a ter as seguintes dimensões (x + 1), (2x + 2), (3x + 2) cm.

 

A diferença entre o volume da caixa construída pelo carpinteiro e o volume da caixa inicialmente solicitada por Carlos, em cm³ , é

a) 2(8×2 + 7x + 2)
b) 3(2×2 + 5x + 1)
c) 4(x2 + 3x + 4)
d) 6(2×2 + 6x + 2)

 

49 – (Encceja) Uma porca sextavada tem o formato de um hexágono regular com um furo, representado por um círculo de centro O, o mesmo centro do hexágono regular.

 

 

Essa porca será girada em torno de seu centro, no sentido horário, de forma que o segmento AB se posicione exatamente onde está o segmento BC. A amplitude dessa rotação será de

a) 30°
b) 60°
c) 70°
d) 120°

 

50 – (Encceja) Um produto costuma ser vendido em uma loja por x reais. Numa segunda-feira, uma pessoa comprou seis desses produtos numa promoção do tipo “leve 3 e pague 2”. No dia seguinte, esse mesmo produto foi ofertado numa nova promoção do tipo “leve 2 e pague 1”. Se essa pessoa tivesse comprado a mesma quantidade de produtos na terça-feira, teria economizado em relação ao que pagou na segunda-feira.

 

A expressão que fornece o valor da economia feita por unidade comprada é

a) x
b) 5x/6
c) x/2
d) x/6

 

51 – (Encceja) Uma loja de roupas obtém 60% de lucro sobre seu valor de custo na venda de suas mercadorias. O proprietário da loja necessita de dinheiro para efetuar a compra dos produtos da nova coleção. Para isso, resolve fazer um desconto promocional dos artigos que já estão à venda, reduzindo o percentual do lucro obtido para 40%.

 

Qual deve ser o percentual de desconto que o proprietário deve aplicar aos preços que já estavam vigentes, de modo a atingir o objetivo?

a) 12,5%
b) 20,0%
c) 24,0%
d) 87,5%

 

52 – (CEFET MG) O valor da expressão

 

 

É igual a

a) – 2/3
b) – 4/11
c) 2/51
d) 4/43

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

53 – (COTUCA) Para uma festa de casamento, foram comprados 560 doces. Essa quantia era suficiente para dividi-los igualmente entre todos os convidados. No dia do casamento, 10 pessoas não puderam comparecer, fazendo com que cada convidado recebesse 1 doce a mais.

 

Se N é o número que representa o total de pessoas que foram convidadas para a festa, então:

a) 40 ≤ N < 52
b) 52 ≤ N < 64
c) 64 ≤ N < 76
d) 76 ≤ N < 88
e) 88 ≤  N < 100

 

54 – (EsPCEx) O volume de uma esfera inscrita em um cubo com volume 216 cm³ é igual a

a) 38π cm³.
b) 36π cm³.
c) 34π cm³.
d) 32π cm³.
e) 30π cm³.

 

55 – (Encceja) Um caminhoneiro viajando pelo interior de seu país chega à cidade A. No tanque de combustível do seu veículo restam somente 10 litros. Seu destino final é a cidade D, e as distâncias entre cada uma das cidades A, B, C e D são as indicadas na figura. Somente existem postos de abastecimento nas cidades C e D. O veículo consegue percorrer 5 quilômetros (km) com um litro de combustível.

 

 

Desejando fazer o percurso mais curto possível, mas sem ficar parado no caminho, o trajeto que ele terá que escolher para ir de A até D e a distância a ser percorrida serão, respectivamente,

a) ABD e 60 km.
b) ACD e 100 km.
c) ABCD e 120 km.
d) ACBD e 140 km.

 

56 – (Encceja) Uma pessoa pretende passar 14 dias de férias em uma região litorânea. Para minimizar suas despesas, pesquisa quatro hotéis naquela região, e escolherá se hospedar naquele com o menor custo de hospedagem. Em todos eles, esse custo é composto por um valor fixo, a título de taxa de admissão, mais o valor correspondente às diárias do período, como se observa na tabela.

 

 

O hotel escolhido será o

a) A.
b) B.
c) C.
d) D.

 

57 – (COTUCA) Se √ = 1+ √3, qual é o valor de ²?

a) 28 + 16√3
b) 24 +8√3
c) 16 +12√3
d) 18 +20√3
e) 22 + 14√3

 

58 – (Encceja) No mercado, há vários tipos de caixas de bombons. Algumas embalagens contêm 400 gramas de chocolate. Por causa do aumento nos custos, algumas empresas decidiram manter os preços praticados, mas diminuir a quantidade de chocolate de cada embalagem. Em um supermercado, um cliente observou a seguinte situação:

  • Caixa de bombons 1: 400 gramas a R$ 8,40;
    Caixa de bombons 2: 378 gramas a R$ 7,56;
    Caixa de bombons 3: 355 gramas a R$ 7,81;
    Caixa de bombons 4: 332 gramas a R$ 7,00.

 

Esse cliente comprou uma dessas caixas, aquela que apresentava o menor preço por grama de chocolate. A caixa comprada foi a de número

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.

 

59 – (Encceja) O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu elevar nesta segunda-feira (30/09) o valor do imóvel que pode ser comprado com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O valor passará de 500 mil reais para 700 mil reais em RJ, SP, MG e DF. Segundo o Banco Central, pode-se financiar até 0,9 vezes o valor do imóvel. Em uma cidade do Rio de Janeiro, um grupo de 4 998 pessoas pretendia financiar a compra de imóveis com recursos do FGTS. Todavia, apenas 2/7
delas tiveram o crédito aprovado e utilizarão o valor máximo permitido para o financiamento de imóveis no valor de 700 mil reais.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 5 out. 2013 (adaptado).

 

O volume de crédito para atender ao grupo de pessoas que tiveram o crédito máximo aprovado, em milhão de real, será de

a) 349,86.
b) 499,80.
c) 899,64.
d) 999,60.

 

60 – (Encceja) Em um terreno com formato retangular, cujos lados medem 150m e 100m, será construída a sede campestre de um clube. A direção do clube pretende que a sede tenha formato retangular e área com medida compreendida entre 5 000 m² e 5 500 m². Será construído um caminho pavimentado, com 20m de comprimento e 10m de largura, para acesso à sede. A figura mostra a sede na cor preta e o caminho pavimentado na cor cinza escura. A área restante do terreno, que é mostrada na
cor cinza clara, será gramada.

 

 

A área a ser gramada medirá, em metro quadrado, no máximo

a) 10 000.
b) 9 800.
c) 9 500.
d) 9 300.

 

Prova 3 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

 

Proposta de Redação

O historiador estadunidense Robert Darnton afirma que as “fake news” não são um fenômeno exclusivo da modernidade. “As notícias falsas sempre existiram. Procópio foi um historiador bizantino do século VI famoso por escrever a história do império de Justiniano. Mas ele também escreveu um texto secreto, chamado ‘Anekdota’, e ali ele espalhou ‘fake news’, arruinando completamente a reputação do imperador Justiniano e de outros.”

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre qual é a responsabilidade do jovem na produção e circulação de “fake news”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

 

E o medo venceu a ciência

Quando subiu ao palco para fazer seu discurso no encontro Idade do Autismo, em maio do ano passado, Andrew Wakefield não podia mais dizer que era médico, pois fora proibido, pelo Conselho Britânico de Medicina, de praticar medicina no Reino Unido, após fraudar suas pesquisas em que relacionava a vacinação com o desenvolvimento de autismo em crianças. Ainda assim, Andrew foi muito bem recebido no evento: deu autógrafos para pais de crianças autistas e foi aplaudido de pé pelo público. A verdade é que quanto mais ele caía em descrédito na comunidade científica, mais se tornava admirado e apoiado pelo movimento antivacinação. A história é parte de um fenômeno perigoso no campo científico: o medo de que as vacinas possam causar autismo.

O ex-médico inglês é uma figura central nessa narrativa. Em 1998, ele publicou um estudo que comprovaria a ligação da vacina tríplice (que protege contra caxumba, sarampo e rubéola) com o autismo. Após investigar 12 crianças portadoras do distúrbio, chegou à conclusão de que em oito desses casos os sintomas do autismo começaram a aparecer pelo menos duas semanas depois da vacinação. O estudo ganhou repercussão na mídia e chamou atenção dos cientistas e pelo menos 12 grupos independentes de pesquisadores tentaram repetir o teste, mas não encontraram o mesmo resultado. Em 2010, o jornal científico The Lancet, que publicara o estudo originalmente, se retratou e o retirou de seu site. Em janeiro deste ano, um estudo publicado no British Medical Journal concluiu que o trabalho de Wakefield era uma fraude elaborada. E que a intenção do médico era lucrar com novos testes e tratamentos para o autismo.

As conclusões do estudo acabaram chegando ao ouvido de pais e mães assustados, que passaram a desconfiar de qualquer vacina. Seth Mnookin defende que o estudo de Andrew Wakefield não teria nenhuma repercussão se não fossem seus colegas jornalistas.

Anunciada com pompa numa coletiva de imprensa, a ligação entre vacinação e autismo ganhou as manchetes dos principais jornais ingleses, como The Guardian e The Independent.

Na ânsia de apresentar os dois lados da questão, a imprensa mostrava acalorados debates entre cientistas, que apresentavam relatórios e estudos científicos, e integrantes dos grupos antivacinação, compostos em sua maioria por pais de crianças autistas, que contavam sua própria história de sofrimento, além de mostrar estudos como o de Wakefield. E a emoção acabou por ganhar o debate.

 

Adaptado de: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236573-
17773,00E+O+MEDO +VEMCEU+A+CIENCIA.html. Acesso em: 27/07/2018.

 

TEXTO 2

 

Professor usa fake news para ensinar ciência na escola

Paula Adamo Idoeta – BBC Brasil, 21/04/2018.

 

Alvo de debate ao redor do mundo por seu possível impacto na democracia, as “fake news” – notícias inventadas geralmente com o objetivo de viralizar na internet e influenciar consumidores e eleitores – têm sido usadas em uma escola particular
do interior paulista para ensinar pensamento crítico e pesquisa científica. O professor de ciências Estêvão Zilioli, responsável pelo projeto, relata que os próprios estudantes buscam as notícias de cunho duvidoso para análise em sala de aula. A ideia é que eles se perguntem: essa notícia tem fontes e dados confiáveis? Merece ser acreditada e compartilhada?

A aula se centra em discutir as notícias e em encontrar formas de checar as informações online – buscando as fontes originais dos fatos ou pesquisando em artigos acadêmicos, periódicos científicos, IBGE e sites de tribunais eleitorais, por exemplo. “Eles já estão mais treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora, estão
percebendo que esse critério numérico não vale. E, mesmo que eles percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a metodologia”, afirma o professor.

 

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43789480. Acesso em: 27/07/2018.

 

TEXTO 3

 

TEXTO 4

 

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

 

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 4 (quatro) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

 

01 – (Encceja) Cinquenta anos! Não era preciso confessá-lo. Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto como nos primeiros dias. Naquela ocasião, cessado o diálogo com o oficial de marinha, que enfiou a capa e saiu, confesso que fiquei um pouco triste. Voltei à sala, lembrou-me dançar uma polca, embriagar-me das luzes, das flores, dos cristais, dos olhos bonitos, e do burburinho surdo e ligeiro das conversas particulares. E não me arrependo; remocei. Mas, meia hora depois, quando me retirei do baile, às quatro da manhã, o que é que fui achar no fundo do carro? Os meus cinquenta anos. Lá estavam eles, os teimosos, não tolhidos de frio, nem reumáticos, mas cochilando a sua fadiga, um pouco cobiçosos de cama e de repouso. Então — e vejam até que ponto pode ir a imaginação de um homem com sono — , então pareceu-me ouvir de um morcego encarapitado no tejadilho: Senhor Brás Cubas, a rejuvenescência estava na sala, nos cristais, nas luzes, nas sedas — enfim, nos outros.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Abril, 2010. p. 279.

 

Nesse fragmento do romance de Machado de Assis, o aspecto singular do texto literário reside na

a) confusão intencional entre o tempo dos fatos já vividos e o do presente narrado.
b)
construção de imagens que materializam elementos subjetivos e emocionais.
c)
interrupção do intimismo a fim de desenvolver o fluxo descritivo e narrativo.
d)
interpelação direta ao leitor a fim de se criar uma relação de cumplicidade.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

02 – (Encceja)

 

Poesia: 1970

 

Tudo o que eu faço
alguém em mim que eu desprezo
sempre acha o máximo.
Mal rabisco,
não dá mais pra mudar nada.
Já é um clássico.

 

LEMINSKI, P. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2002.


Neste poema de Paulo Leminski, vê-se um posicionamento frente ao próprio processo de escrita, pois o eu lírico

a) contrapõe liberdade criadora e autocrítica.
b)
adere aos apelos artísticos de seu contexto.
c)
acredita na poesia desprovida de trabalho formal.
d)
dá preferência por sua porção criadora mais erudita.

 

As questões (03) e (04) referem-se ao texto a seguir.

O tipo era atarracado, braços e pernas como pequenas toras. […] A parte inferior da barriga protuberante não se continha dentro da camisa vermelho-sangue: saltava para fora por baixo e pelas aberturas entre os botões produzidas pela pressão do corpo roliço sob a justeza do tecido. […] Embora fizesse calor naquele mês de agosto, trazia sobre a camisa vermelho-sangue e a calça clara de linho um longo quimono de seda espalhafatosamente estampado, que, de tão comprido, arrastava no chão e levava consigo poeira, areia, pedrinhas e toda sorte de detritos que porventura encontrasse pelo caminho. Levava, com esforço, quatro malas de tamanhos diferentes: duas em cada uma das mãos e duas debaixo dos braços troncudos. Ao ver Opalka sentado num dos bancos da estação, lendo compenetrado o jornal, sorriu feliz. Acelerou o passinho, tropeçou na barra do quimono e se espatifou no chão a apenas alguns passos do banco.

STIGGER, Veronica. Opisanie Świata. São Paulo: SESI-SP, 2018. p. 23.

 

03 – (CEFET-MG) No fragmento, a apresentação da personagem ressalta sua

a) caracterização cômica.
b) postura destemida.
c) aparência infantil.
d) atitude grosseira.

 

04 – (CEFET-MG) Ao ver Opalka sentado num dos bancos da estação, lendo compenetrado o jornal, sorriu feliz. Acelerou o passinho, tropeçou na barra do quimono e se espatifou no chão a apenas alguns passos do banco.

Sobre esse trecho, afirma-se que

I – o termo ‘feliz’ modifica o sentido do verbo ‘sorrir’.
II – o advérbio ‘apenas’ pode ser substituído por ‘simplesmente’, mantendo-se o sentido da frase.
III – o emprego do diminutivo em ‘passinho’ manifesta uma intenção humorística do narrador.

 

Estão corretas as afirmativas

a) I e II.
b)
I e III.
c)
II e III.
d)
I, II e III.

 

05 – (Encceja)

 

Student on Homesickness

 

When the homesickness hits, I usually get lazy and tired and just feel like going home and sleeping. I miss the safety of my family and the comfort of home, but most of all I miss my mother and just being able to talk to her whenever I want.

The homesickness usually hits when I feel out of place, or when I hear a song, or see something that reminds me of them. Usually, when I Skype them, it makes me feel worse because I can see them and talk to them, but I can’t be with them.

Lara Wyatt, 20, Boston.

 

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 25 set. 2013.

 

O texto descreve uma situação muito comum entre as pessoas que passam a viver fora de sua cidade. Considerando as palavras homesickness, family e comfort, o depoimento da estudante Lara Wyatt ressalta

a) os problemas de saúde enfrentados fora do ambiente familiar.
b)
os desafios no uso de ferramentas de comunicação a distância.
c)
as dificuldades emocionais de lidar com a saudade da família.
d)
a perda de referências, pela falta de contato com sua cultura de origem.

 

06 – (Encceja)

 

Disabled Sports USA

 

Since 1967, Disabled Sports USA has focused on one goal: to improve the lives of wounded warriors by providing sports and recreation opportunities.

These sports opportunities transform the people we serve, highlighting the potential in each of us, embodied in our motto: “If I can do this, I can do anything!”.

Testimonials Read what our athletes and their families have to say about Disabled Sports USA.

“The hospital healed John’s physical injury but Disabled Sports USA healed the family. Thank you for giving me my husband back!”

MOLLIE BORDERS — Wife Wounded Warrior John Borders

“Disabled Sports USA showed me that everything I did before was still possible to do after my injury.”

DEAN SCHWARTZ Wounded Warrior

 

Disponível em: www.disabledsportsusa.org. Acesso em: 27 jul. 2014  (adaptado).

 

Ao publicar depoimentos de pessoas beneficiadas por suas ações, a organização Disabled Sports USA objetiva

a) divulgar formas de tratamento para os que sofreram alguma lesão física.
b)
compartilhar as dificuldades cotidianas enfrentadas por pessoas lesionadas.
c)
demonstrar que é possível melhorar a autoestima de lesionados e familiares.
d)
convidar outras famílias a dividir suas experiências no tratamento de lesionados.

 

07 – (Encceja) Lograr no tirar nada requiere un poco de disciplina y organización. Cuando se planifica bien lo que compramos, almacenamos y cocinamos, el beneficio es doble: para el bolsillo y para la salud. Cuando pienso en la comida en buen estado que se tira porque ha perdido su valor comercial, como latas abolladas, paquetes próximos a su fecha de caducidad, cambios de diseño y etiquetas mal impresas, se me hace un nudo en la garganta. La regla es no desperdiciar. […] Las actitudes que se observan en la vida cotidiana muestran que nos conducimos como si no existieran el hambre y la desnutrición. Muchos respondemos a los llamados solidarios, pero pasado el momento seguimos comportándonos sin recordar que el alimento es un recurso limitado.

Disponível em: www.clarin.com. Acesso em: 10 set. 2014 (adaptado).

 

No texto, a expressão “se me hace un nudo en la garganta” é empregada com o intuito de reforçar a preocupação do autor com o

a) preparo dos alimentos.
b)
desperdício de alimentos.
c)
consumo de alimentos vencidos.
d)
armazenamento de alimentos perecíveis.

 

08 – (Encceja)

 

TEXTO I

Ellos de cosa que tengan, pidiéndosela, jamás dicen que no y muestran tanto amor que
darían los corazones, y quier sea cosa de valor, quier sea de poco precio, luego por cualquier cosica de cualquier manera que sea que se les dé por ello sean contentos.
Trecho da carta escrita por Cristóvão Colombo a Luís de Santágel, em 1493.

In: SERNA, M. Crónicas de Indias. Madrid: Cátedra, 2007.

 

TEXTO II

 

 

H – CATALÁN. Disponível em: www.cosas-que-pasan.com. Acesso em: 10 set. 2013.

 

Ao comparar a charge ao fragmento da carta escrita por Colombo no retorno de sua primeira viagem à América, verifica-se que há, entre os dois textos,

a) ênfase nos benefícios que a colonização trouxe para os povos nativos da América.
b) evidências do comportamento dócil e generoso do povo nativo da América.
c) destaque para a cordialidade nas relações entre colonizador e colonizado.
d) representações opostas de uma mesma realidade.

 

Após a leitura atenta do texto apresentado a seguir, responda às questões propostas.

 

O fim do canudinho de plástico

Por Devorah Lev-Tov / Quinta-feira, 5 de Julho de 2018

 

Em 2015, um vídeo perturbador de uma tartaruga marinha oliva sofrendo com um canudo plástico preso em sua narina viralizou, mudando a atitude de muitos espectadores quanto ao utensílio plástico tão conveniente para muitos.

Mas, como pode o canudo plástico, um item insignificante utilizado brevemente antes de ser descartado, causar tanto estrago? Primeiramente, ele consegue chegar facilmente aos oceanos devido a sua leveza. Ao chegar lá, o canudo não se decompõe. Pelo contrário, ele se fragmenta lentamente em pedaços cada vez menores, conhecidos como microplásticos, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos.

E, em segundo lugar, ele não pode ser reciclado. “Infelizmente, a maioria dos canudos plásticos são leves demais para os separadores manuais de reciclagem, indo parar em aterros sanitários, cursos d’água e, por fim, nos oceanos”, explica Dune Ives, diretor executivo da organização Lonely Whale. A ONG viabilizou uma campanha de marketing de sucesso chamada “Strawless in Seattle” (ou “Sem Canudos em Seattle”) em apoio à iniciativa “Strawless Ocean” (ou “Oceanos Sem Canudos”).

Nos Estados Unidos, milhões de canudos de plástico são descartados todos os dias. No Reino Unido, estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente. Hotéis são alguns dos piores infratores: o Hilton Waikoloa Village, que se tornou o primeiro resort na ilha do Havaí a banir os canudos plásticos no início deste ano, utilizou mais de 800 mil canudos em 2017.

Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos. “Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado e 50% do plástico que utilizamos é de uso único e descartado imediatamente”, diz Tessa Hempson, gerente de operações do Oceans Without Borders, uma nova fundação da empresa de safáris de luxo & Beyond.
“Um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas, e uma lista crescente de espécies de peixes já foram documentados com plástico dentro ou em volta de seus corpos”.

Mas, agora, o próprio canudo plástico começou a finalmente se tornar uma espécie ameaçada, com algumas cidades nos Estados Unidos (Seattle, em Washington; Miami Beach e Fort Myers Beach, na Flórida; e Malibu, Davis e San Luis Obispo, na Califórnia) banindo seu uso, além de outros países que limitam itens de plástico descartável, o que inclui os canudos. Belize, Taiwan e Inglaterra estão entre os mais recentes países a proporem a proibição.

Mesmo ações individuais podem causar um impacto significativo no meio ambiente e influenciar a indústria: a proibição em uma única rede de hotéis remove milhões de canudos em um único ano. As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017, e a AccorHotels estima o uso de 4,2 milhões de canudos nos Estados Unidos e Canadá também no último ano. Embora utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles, como aqueles com deficiências ou dentes e gengivas sensíveis. Se quiser usar um canudo, os reutilizáveis de metal ou vidro são a alternativa ideal. A Final Straw, que diz ser o primeiro canudo retrátil reutilizável do mercado, está arrecadando fundos através do Kickstarter.

“A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico. “A indústria hoteleira tem a obrigação de começar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos que gera”.

 

Adaptado de https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/07/fim-canudinhoplastico-canudo-poluicao-oceano . Acesso em 14 de março de 2019.

 

09 – (EsPCEx) No trecho a seguir, a oração adjetiva sublinhada refere-se a qual elemento, de acordo com o entendimento proporcionado pelo texto? “A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico.

a) David Laris.
b)
Diretor de criação.
c)
Chef.
d)
A maioria das pessoas.
e)
Cachet Hospitality Group.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

10 – (EsPCEx) “ As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017.”

 

Assinale a alternativa em que a oração sublinhada abaixo tem a mesma função daquela destacada na frase acima.

a) Ele se fragmenta em pedaços cada vez menores, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos.
b)
É claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos.
c)
Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado.
d)
As empresas não precisam esperar que o governo institua a proibição antes de implementarem a sua própria.
e)
Redes hoteleiras que estão eliminando os canudos plásticos já testaram diversas alternativas descartáveis.

 

11 – (EsPCEx) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados pela mesma regra.

a) plástico, últimos, mamíferos, único.
b)
contrário, hipóteses, sensíveis, hotéis.
c)
indústria, países, além, já.
d)
reutilizáveis, através, início, resíduos.
e)
próprio, sanitários, lá, descartável.

 

12 – (EsPCEx) “Belize, Taiwan e Inglaterra foram os países que recentemente ___________ a proibição de canudos.”

 

Em consonância com as ideias do texto, o verbo que completa a lacuna corretamente é:

a) propunham
b)
proporam
c)
propuseram
d)
proporiam
e)
proporão

 

13 – (EsPCEx) “A Final Straw, que diz ser o primeiro canudo retrátil reutilizável do mercado, está arrecadando fundos através do Kickstarter.”

 

A vírgula colocada depois do sujeito está

a) incorreta, pois não se deve separar o sujeito de seu complemento.
b)
incorreta, porque não se separa a oração subordinada adjetiva restritiva.
c)
correta, porque separa uma oração subordinada adjetiva explicativa.
d)
correta, porque separa a oração subordinada adverbial temporal.
e)
correta, porque separa o vocativo, Final Straw, no início do período.

 

14 – (Encceja)

 

 

Instituto Inhotim. Disponível em: www.ebc.com.br. Acesso em: 20 ago. 2015.

 

O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), é um museu a céu aberto, que convida o espectador à experiência de fruição por meio do(a)

a) diálogo entre arte e paisagismo.
b) interação com a obra de arte.
c) conjunto formado pela natureza.
d) fuga aos centros urbanos.

 

15 – (Encceja)

Educação e esporte: poderosas ferramentas de inclusão social

As práticas esportivas como metas dos projetos sociais têm se constituído como método para o desenvolvimento da cidadania e vêm dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem” após participar de projetos sociais. Os efeitos são sentidos no dia a dia, com crianças e adolescentes mais concentrados nas aulas, disciplinados e, principalmente, fora das ruas. O esporte aliado à educação é uma poderosa arma na área da proteção social e no resgate de crianças e jovens em situação de risco.

Disponível em: http://elo.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).

 

No texto, observa-se o valor da dimensão social do esporte, cuja importância maior é

a) selecionar atletas.
b)
descobrir talentos.
c)
possibilitar a inclusão.
d)
promover os habilidosos.

 

16 – (Encceja)

 

 

Só cinco dos mais de 60 treinadores chefes das seleções brasileiras de disciplinas olímpicas são mulheres, sendo que duas delas estão em modalidades obrigatoriamente femininas: ginástica rítmica e nado sincronizado. As demais estão no adestramento (hipismo), na ginástica de trampolim e judô. Em todos os esportes coletivos, os técnicos das seleções femininas do Brasil são homens, auxiliados também por homens. Mantendo as mulheres fora dos postos de comando nas equipes, os dirigentes homens garantem também que elas não obterão qualificação para galgar outros postos, o que faria com que elas passassem a disputar poder com eles.

Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 18 nov. 2018 (adaptado).

 

Com base no infográfico e no texto, as mulheres estão

a) sub-representadas nos cargos de comando no esporte.
b)
conquistando mais espaço no comando do esporte.
c)
desinteressadas em disputar o espaço de comando com homens.
d)
apresentando maior participação no treinamento de equipes olímpicas.

 

17 – (Encceja) Marta marcou a história ao vencer seu sexto prêmio de melhor jogadora do mundo. Nenhum outro conseguiu o que a camisa 10 fez. O recorde de conquistas do troféu vem do futebol feminino e do Brasil. No entanto, a modalidade no país não pode viver na expectativa de novas Martas. Quando criança, Marta queria jogar futebol, mas a família considerava isso “anormal”. A craque encarou outros preconceitos. É injusto que meninas precisem passar por cima da família, amigos e outras barreiras para jogarem futebol. Há meninas que vencem as barreiras, mas não nos esqueçamos da dificuldade de seguirem no esporte.

Disponível em: https://globoesporte.globo.com. Acesso em: 27 set. 2018 (adaptado).

 

De acordo com o texto, a premiação de Marta como melhor jogadora do mundo é relevante por

a) incentivar as meninas à prática do futebol.
b) divulgar o futebol feminino mundialmente.
c) superar o recorde de premiações do futebol masculino.
d) problematizar as barreiras para o desenvolvimento do futebol feminino.

 

18 – (Encceja)

 

Ya yá Massemba

 

Que noite mais funda calunga
No porão de um navio negreiro
Que viagem mais longa candonga
Ouvindo o batuque das ondas
Compasso de um coração de pássaro
No fundo do cativeiro
É o semba do mundo calunga
Batendo samba em meu peito
Kawo Kabiecile Kawo Okê arô oke
Quem me pariu foi o ventre de um navio
Quem me ouviu foi o vento no vazio
Do ventre escuro de um porão
Vou baixar o seu terreiro
Epa raio, machado, trovão
Epa justiça de guerreiro


MENDES, R.; CAPINAM. Disponível em: http://multishow.globo.com. Acesso em: 29 set. 2013 (fragmento).


A canção Ya yá Massemba mistura palavras de origem africana ao vocabulário da língua portuguesa, mostrando que elas integraram o nosso patrimônio linguístico. Em qual dos versos há exemplos que comprovam esse aspecto?

a) “No fundo do cativeiro”.
b)
“Vou baixar o seu terreiro”.
c)
“É o semba do mundo calunga”.
d)
“No porão de um navio negreiro”.

 

Leia o texto abaixo para responder às questões 19 e 20.

 

 

19 – (COTUCA) Assinale a alternativa que melhor analisa o post da página do Facebook “Caneta Desmanipuladora”.

a) Na versão original da manchete, ao usar a prosopopeia para atribuir um sentimento humano à Av. Roberto Marinho, o jornalista conduz a atenção do leitor para ela. Desse modo, o “SEM TETO” é objetificado e apresentado como um sintoma da “doença” que aflige a Avenida.
b) Na versão original da manchete, ao usar a metáfora para atribuir um sentimento humano à Av. Roberto Marinho, o jornalista conduz a atenção do leitor para ela. Desse modo, o “SEM TETO” é marginalizado e apresentado como um invasor do espaço público.
c) Na versão original da manchete, ao usar a metonímia para gerar uma relação de causa e efeito, o jornalista conduz a atenção do leitor para a ocupação da Av. Roberto Marinho e para a degradação social do espaço público.
d) Ao reescrever a manchete, a Caneta Desmanipuladora inverte a ideia original, de forma que o “SEM TETO” torna-se o causador da “doença” que aflige a Avenida.
e) Ao reescrever a manchete, a Caneta Desmanipuladora mantém a ideia original, transmitindo preocupação com a questão econômica que aflige todos os moradores da Av. Roberto Marinho.

 

20 – (COTUCA) Levando em consideração as regras ortográficas da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009, assinale a alternativa que apresenta as grafias corretas dos termos “SEM TETO” e “SOCIO-ECONOMICA”, a partir das relações sintáticas estabelecidas no texto do post analisado.

a) Sem-teto e socio-econômica.
b)
Sem-teto e socioeconômica.
c)
Sem teto e sócio-econônima.
d)
Sem-teto e sócioeconômica.
e)
Sem teto e socioeconomica.

 

21 – (Encceja)

Internet na escola da inclusão

O uso da internet na escola é exigência da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional-cultural que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século XXI. Novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação.

SILVA, M. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 22 set. 2013.

 

Com o surgimento de novas tecnologias, as escolas das futuras gerações serão diferentes das atuais, sendo essa realidade uma preocupação de todos. No texto, argumenta-se que a escola deve

a) difundir, cada vez mais, as mídias eletrônicas.
b)
reorganizar a função social da mídia na atualidade.
c)
inovar por meio de espaços virtuais de comunicação.
d)
informar os alunos sobre os recursos das novas tecnologias.

 

22 – (Encceja) A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio aos alunos e educadores também nos dispositivos móveis. Existem vários aplicativos e games educativos para tirar o máximo de proveito de tablets e smartphones na hora de estudar, veja um exemplo.

 

Agenda do Estudante

 

É um aplicativo que ajuda a gerenciar a vida acadêmica do estudante. Ele permite cadastrar data das provas, data da entrega de trabalhos, fazer o controle das notas obtidas nas avaliações, agendar lembretes de eventos e alertas de devolução de livros.

Plataforma: Android (acesse aqui)
Preço: Gratuito

 

PRASS, R. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 5 set. 2013 (adaptado).

 

A internet oferece uma série de recursos cada vez mais conhecidos e utilizados pelos usuários. O aplicativo apresentado como exemplo no texto tem a função de

a) facilitar a pesquisa pela internet.
b) permitir a troca de mensagens entre os jovens.
c) possibilitar o registro de informações importantes.
d) auxiliar na resolução de exercícios durante as aulas.

 

23 – (CEFET-MG) Os pedaços de papel presos perpendicularmente, que vinham caídos sobre os outros, finalmente se apartaram, balançando soltos e revelando o que verdadeiramente eram: orelhas e tromba. As extremidades mostraram-se como pernas e o imenso miolo, antes informe, o corpo de um elefante que, agora, pairava desengonçado sobre o convés do navio. E as crianças corriam e riam muito porque o elefante estava finalmente de pé, imponente e frágil.

STIGGER, Veronica. Opisanie Świata. São Paulo: SESI-SP, 2018. p. 95-96.

 

Considere as seguintes afirmações sobre as formas linguísticas do excerto:

I – O advérbio “verdadeiramente” exprime a intenção do narrador de ironizar o objeto construído pelas crianças.
II –
O verbo expressa a ideia de “aparência” na frase “As extremidades mostraram-se como pernas”.
III –
O adjetivo “informe” altera o sentido do substantivo “miolo”.
IV –
A expressão “imponente e frágil” é contraditória, porque relaciona duas características mutuamente excludentes.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I, II e III.
b)
I e IV.
c)
II e IV.
d)
II e III.

 

24 – (Encceja) 

 

Vai aí a Kombi

Em breve, em nenhuma concessionária perto de você.

 

Todo carro merece um anúncio de lançamento. Mas só um ícone como a Kombi merece
também um anúncio de deslançamento.

Isso mesmo, a última Kombi do mundo será fabricada no final deste ano. E, como toda Kombi, já vai sair sem computador de bordo, sem airbag, sem freios ABS, sem painel touchscreen. Mas com estilo retrô e charme de fábrica.

O carro que fez diferença na vida de tanta gente está se aposentando, mas vai deixar muitas lembranças. Conte a sua no site vw.com.br/Kombi.

Vem aí, ou melhor, vai aí a Kombi. O deslançamento menos esperado da indústria
automobilística mundial.

 

Disponível em: www.vrum.com.br. Acesso em: 26 set. 2013 (adaptado).

 

O texto é um anúncio publicitário que utiliza recursos inesperados, tais como a palavra
“deslançamento” e a informação de que a Kombi não estará mais disponível nas concessionárias. A explicação para isso é o fato de que

a) o uso da palavra destacada está equivocado.
b) a popularidade do carro justifica sua despedida.
c) o modelo do automóvel receberá itens atualizados.
d) a produção de um veículo antigo trará prejuízos ao fabricante.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

25 – (Encceja) A ginástica laboral consiste em um programa implementado por empresas que prevê pausas na rotina de trabalho, com a realização de exercícios físicos previamente programados, que levam em consideração demandas físicas existentes nos mais diversos setores.

 

As razões que mobilizam empresas e indústrias a adotarem a ginástica laboral em suas rotinas estão amparadas nos benefícios do(a)

a) prevenção de lesões musculares e consequente aumento da produtividade.
b) reconhecimento de doenças musculares, objetivando relativizar a produção.
c) entretenimento da equipe para o relaxamento nas atividades de produção.
d) diversidade no trabalho, reconhecendo os limites da produtividade.

 

26 – (EsPCEx) Analise as duas frases abaixo:

I – Os ladrões estão roubando! Prendam-nos!
II – Somos os assaltantes! Prendam-nos!

 

Assinale a alternativa cuja descrição gramatical dos termos sublinhados está correta.

a) Em I, “nos” é pronome pessoal oblíquo da 1ª pessoa do plural. Em II, “nos” é pronome pessoal oblíquo da 3ª pessoa do plural.
b) Ambos são pronomes pessoais oblíquos referentes à 1ª pessoa do plural.
c) Em I, “nos” é pronome reto da 3ª pessoa do plural. Em II, “nos” é pronome reto da 1ª pessoa do plural.
d) Em I, “nos” é pronome pessoal oblíquo da 3ª pessoa do plural. Em II, “nos” é pronome pessoal oblíquo da 1ª pessoa do plural.
e) Ambos são pronomes pessoais retos referentes à 1ª pessoa do plural.

 

26 – (COTUCA)  Muitos textos apresentam a ambiguidade como um recurso para explorar sentidos poéticos. Com ela, é possível contrapor sentidos muito diferentes em um mesmo contexto e criar, por exemplo, ironia ou humor. O cartaz a seguir apresenta esse efeito:

 

 

Escolha a alternativa que melhor interpreta esse cartaz.

a) O sentido poético do texto está centrado na palavra “vida”, que pode ser interpretada como o cotidiano ou como a duração entre o nascimento e a morte.
b) A ambiguidade é desfeita no texto pela palavra “um”, que particulariza as interpretações que seriam possíveis para a palavra “emaranhado”.
c) A palavra “emaranhado” indicaria a compreensão de “nós” como um substantivo concreto, se a palavra “vida” não pudesse ser interpretada como cotidiano.
d) O sentido poético do texto está centrado na palavra “um”, que pode ser interpretada como pronome indefinido ou como numeral.
e) O sentido poético do texto está centrado na palavra “nós”, que pode ser interpretada como uma manobra feita numa corda, ou como um pronome.

 

Leia e responda as questões 27 e 28.

 

Para Tess

 

Lá fora no estreito o mar ondula branquejando,
como dizem por aqui. Está bravo, e eu feliz
de não estar lá. De ter pescado hoje
na enseada, jogando minha melhor isca pra trás
e pra frente. Não peguei nada. Nenhuma fisgada
sequer, nem uma. Mas foi bom. Foi ótimo!
Eu levava o canivete de seu pai e fui seguido
algum tempo por um cachorro chamado Dixie.
Certas horas me sentia tão feliz que precisava parar
a pesca. Então deitei na beira de olhos fechados,
ouvindo o som que a água fazia,
e o vento no topo das árvores. O mesmo vento
que sopra no estreito, mas diferente, também.
Por um tempo até me deixei imaginar estando morto –
e isso não foi ruim, pelo menos num par
de minutos, até realmente afundar na ideia: Morto.
Enquanto eu deitava ali de olhos fechados,
logo após ter imaginado como poderia ser
se de fato eu não me levantasse mais, pensei em você.
Abri meus olhos então e levantei depressa
e voltei para a minha felicidade outra vez.
Sou grato a você, percebe? E queria te dizer.

CARVER, R. apud LACERDA, Rodrigo. O Fazedor de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 92-93.

 

27 – (CEFET-MG) Citado pelo narrador como um de seus textos preferidos, o poema de Raymond Carver caracteriza-se pelo modo como o poeta

a) confere emotividade a elementos do cotidiano.
b)
opõe a felicidade individual à contemplação da natureza.
c)
manifesta sentimentos de angústia diante da morte iminente.
d)
associa o sofrimento amoroso às incertezas quanto ao futuro.

 

28 – (CEFET-MG) O sufixo -inho exprime um tom de crítica na passagem:

a) Eu, meu Deusinho, ficaria tão feliz de ser o escolhido! (p.36).
b) A saudade da Mayumi, mesmo sem diminuir nem um tiquinho, deixou de ser tão doída. (p. 134).
c) […] até onde era possível saber, não tinha nenhum confidente no mundinho acadêmico. (p. 51).
d) Calei a minha boca na hora. Lembro direitinho. Aprendi de uma vez por todas. Não adiantava calar a tristeza. (p. 139).

 

29 – (Encceja)

 

 

O cartaz da campanha publicitária destaca o tráfico internacional de mulheres ao combinar a

a) imagem de uma pessoa de costas com a ausência de cores.
b) silhueta de uma jovem com a mensagem sobre suas costas.
c) orientação “Desconfie” com a frase “Não seja a próxima vítima”.
d) palavra “passaporte” com a instrução “Procure a Polícia Federal”.

 

30 – (Encceja) RINS: (do latim renes) é a parte inferior da região lombar dos vertebrados. Mas não muito inferior… O célebre humorista brasileiro Aparício Torelli, o Barão de Itararé, prestava exame no curso de medicina, quando o professor lhe perguntou: “Quantos rins nós temos?” O aluno Aparício respondeu: “Quatro, professor”. Diante do olhar espantado do mestre e das gargalhadas dos colegas, emendou: “Quatro. Dois meus e dois seus”. O examinador, querendo ser engraçado também, pediu um feixe de capim… Mas Aparício foi mais rápido ainda: “E para mim um cafezinho”.

SILVA, D. De onde vêm as palavras: frases e curiosidades da língua portuguesa. São Paulo: Mandarim, 1997.

 

Nesse texto, a mistura de gêneros textuais foi utilizada para

a) registrar o diálogo entre aluno e professor.
b)
informar o leitor sobre um humorista.
c)
descrever comicamente um verbete.
d)
relatar uma situação cômica.

 

Prova 4 – Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

31 – (Encceja) O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho despojam o trabalho do operário de seu caráter autônomo. O produtor passa a ser um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona, mais fácil de aprender.

MARX, K.; ENGELS, F. Burgueses e proletários. In: FERNANDES, F. (Org.). K. Marx, F. Engels: História. São Paulo: Ática, 1989.

 

Comparado ao artesanal, o tipo de trabalho descrito no texto caracteriza-se pela

a) flexibilização de jornadas e funções.
b)
conservação da lógica manufatureira.
c)
organização de sindicatos independentes.
d)
separação das atividades manuais e intelectuais.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

32 – (Encceja)

Negros vão à luta nos Estados Unidos

Em maio de 1961, numa transmissão de rádio dirigida ao estrangeiro, Robert Kennedy, ministro da Justiça norte-americana, afirmou que “os preconceitos raciais estão sendo derrubados nos estados, e talvez um negro se torne presidente da República nos próximos 30 ou 40 anos”. Com essa tirada de otimismo, o irmão do presidente Kennedy procurava apagar a péssima repercussão externa das violências racistas no Alabama. Dois anos depois, a situação racial nos Estados Unidos volta ao centro das atenções da opinião pública mundial, com cenas de violência ainda mais dramáticas.

Disponível em: http://acervo.folha.com.br. Acesso em: 28 ago. 2013.

 

Ainda que com pequeno atraso, a previsão do ministro dos EUA seria confirmada. Uma medida tomada pelo governo daquele país, que contribuiu para isso foi a

a) adoção das ações afirmativas.
b) redução da maioridade penal.
c) promoção da igualdade econômica.
d) participação dos eleitores analfabetos.

 

33 – (Encceja) Os anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na história do mundo. Apesar disso, a história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada “Guerra Fria”.

HOBSBAWM, E. A era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado).

 

O autor reconhece que a característica fundamental do período mencionado é a

a) fragilidade dos países socialistas.
b) bipolaridade da economia mundial.
c) regionalização dos conflitos militares.
d) criação da Organização das Nações Unidas.

 

34 – (CEFET-MG) A criação de espaços democráticos em Unidades de Conservação
é fundamental para que a participação e o controle social estejam presentes nesse espaço de gestão que, por definição, representa interesses em disputa e situações de conflitos.

LOUREIRO, C.F.B e CUNHA, C. C. Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação: elementos para se pensar a sustentabilidade democrática. Revista Ambiente & Sociedade. Campinas v. XI, n. 2 – jul.-dez. 2008, p.150.

 

A ação que NÃO favorece a gestão compartilhada das Unidades de Conservação é:

a) Participar do debate para a elaboração do Plano de Manejo.
b) Estabelecer, coletivamente, regras sustentáveis que orientem o comportamento dos usuários.
c) Promover tomadas de decisões que envolvam os usuários nos resultados de ações executadas.
d) Controlar o acesso de usuários potenciais aos parques urbanos para preservar os recursos naturais.

 

35 – (Encceja)

 

 

O bumba meu boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega diversos bens associados, como as performances dramáticas, musicais e coreográficas associadas aos bordados do boi e à confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 12 set. 2013 (adaptado).

 

Quanto ao festejo apresentado, sua identificação como patrimônio brasileiro diz respeito à valorização da

a) vida aristocrática e dos costumes antigos.
b) identidade popular e das tradições culturais.
c) sociedade rural e da exploração do sertanejo.
d) influência colonial e dos valores conservadores.

 

36 – (Encceja) A partir do final da década de 1870, as novas condições econômicas e sociais que alteravam a realidade brasileira possibilitaram a organização do movimento abolicionista no Brasil. A progressiva introdução do trabalho livre dos imigrantes europeus nas fazendas, a crescente urbanização e a diversificação da economia do Centro-Sul provocaram uma verdadeira divisão entre os proprietários. Enquanto escravocratas e abolicionistas enfrentavam-se no Parlamento, proliferavam os jornais, os clubes e as associações abolicionistas, e intensificavam-se as manifestações e comícios nas ruas das cidades.

TEIXEIRA, F. M. P.; TOTINI, M. E. História econômica e administrativa do Brasil. São Paulo: Ática, 1991 (adaptado).

 

Um grupo da camada social dominante brasileira que se opôs fortemente ao movimento citado era aquele composto pelos

a) oficiais do Exército do Império.
b)
cafeicultores do Vale do Paraíba.
c)
industriais da cidade de São Paulo.
d)
pecuaristas do sertão do Nordeste.

 

37 – (EsPCEx) O Mundo Feudal baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência pessoal.

 

Havia uma grande massa de camponeses presos à terra, que viviam sob o domínio dos senhores feudais e que se dividiam em dois grupos com características particulares:

a) Suseranos e vassalos
b) Cavaleiros e soldados
c) Servos e baixo clero
d) Servos e vilões
e) Vilões e salteadores

 

38 – (Encceja) A Marcha da família com Deus pela liberdade, em março de 1964, consistiu numa série de manifestações, organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas, em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964, durante o qual João Goulart anunciou seu programa de reformas de base.

LAMARÃO, S. A conjuntura de radicalização ideológica e o golpe militar: a marcha da família com Deus pela liberdade. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 26 ago. 2014 (adaptado).

 

O evento descrito foi uma reação de parcela da sociedade que tinha como objetivo

a) conter os grupos guerrilheiros.
b) criticar as propostas dos liberais.
c) apoiar a deposição do presidente.
d) diminuir as desigualdades sociais.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

39 – (CEFET-MG) Considere o mapa do Continente Africano.

 

 

Disponível em: <http:<//schoolserver.escuela40.caacupe.paraguayeduca.org/archivos/BIBLIOTECA/Multimedia/Graficos/Mapas/Mapa%20mundo/Continentes/Africa.jpg>. Acesso em: 22 set. 2018.

 

Dentre os países que foram indicados no mapa pelos números de 1 a 4, o que foi corretamente identificado quanto à sua localização e às suas características é a(o)

a) 1 – Argélia, na região Ocidental do continente, possui maioria de sua população de etnia caucasiana e de origem árabe.

b) 2 – Níger, na região boreal, possui o maior contingente populacional do continente e elevado crescimento demográfico.

c) 3 – Sudão, na África Central, é o maior país do continente e sobrevive economicamente da exploração de seus recursos naturais.

d) 4 – República Democrática do Congo, na região central do continente, é marcada por diversos conflitos civis e políticos, além de graves problemas socioeconômicos.

 

40 – (CEFET-MG) Analise as pirâmides etárias do Brasil (2012 e 2018).

 

 

Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html>. Acesso em: 18 set. 2019.

 

As mudanças apresentadas entre as pirâmides etárias de 2012 e de 2018 demonstram uma redução do(a)

a) saldo migratório.
b) rendimento médio.
c) expectativa de vida.
d) taxa de natalidade.

 

41 – (Encceja) A compatibilidade da liberdade com a igualdade não é evidente por si, pois um dos dilemas da nossa época é o de que as sociedades que se aventuraram na criação de uma sociedade igualitária terminaram por abolir a liberdade, enquanto as sociedades livres repousam frequentemente em grandes desigualdades sociais.

ROSENFIELD, D. L. O que é democracia. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).

 

A polêmica citada no texto encontra-se presente na discussão sobre as vantagens e desvantagens de quais sistemas econômico-políticos?

a) Anarquia versus tirania.
b) Democracia versus monarquia.
c) Comunismo versus capitalismo.
d) Liberalismo versus neoliberalismo.

 

42 – (EsPCEx) O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre.

 

Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que

a) as cadeias orogênicas resultam de movimentos tectônicos de curta duração geológica, que, exercendo pressão em sentido horizontal na crosta, originam grandes cordilheiras, como a dos Andes.
b) o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da elevada amplitude térmica diária nessas áreas.
c) a Falha de San Andréas, provocada pelo rebaixamento da Placa de Nazca em relação à Placa do Pacífico, é um exemplo de força endógena que atua na construção e modelagem do relevo.
d) as planícies aluviais, detentoras de grande fertilidade, são exemplos de alteração no modelado do relevo provocada principalmente pelo processo de sedimentação pluvial.
e) a Dorsal Mesoatlântica resulta da expansão do assoalho oceânico devido ao movimento convergente entre as Placas Africana e Sul-Americana.

 

43 – (CEFET-MG) Observe a imagem abaixo.

 

 

A imagem refere-se a um “talão de greves”, emitido pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), que traz informações de um movimento ocorrido na fábrica Calfat & Cia Fiações e Tecelagem, como:

  • Número de operários: 700 aprox. Mulheres: 400
  • Início da greve: 11/10/1935 Término: 14/10/1935
  • Motivo: Aumento salarial
  • Agitadores da fábrica: [nomes]
  • Agitadores estranhos: [nomes]
  • Solução: de acordo

 

A análise desse documento permite constatar que, durante o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas (1934-1937), o movimento operário era

a) controlado por meio de uma polícia política oficial.
b) formado por trabalhadores de origem estrangeira.
c) apoiado pelo presidente por meio de ações grevistas.
d) liderado por sindicatos organizados pelos anarquistas.

 

44 – (Encceja) O armazenamento de água nos caules e a presença de espinhos no mandacaru, facheiro e outros cactos são exemplos de água nas plantas. A queda total das folhas da aroeira e do juazeiro também diminui a perda de água pelas folhas. Só assim essas plantas conseguem sobreviver ao longo período de seca a que estão constantemente submetidas.

YOUSSEF, M. P. B.; HARA, M.; RODRIGUES, R. M. Ambientes brasileiros: recursos e ameaças. São Paulo: Scipione, 1992.

 

A prática de recuperação adequada às características do bioma descrito é o(a)

a) replantio de espécies nativas nas áreas atingidas na Caatinga.
b) realização de queimadas programadas em áreas delimitadas do Cerrado.
c) introdução de árvores transgênicas em regiões desmatadas da Amazônia.
d) controle da pecuária extensiva nos espaços degradados da Mata Atlântica.

 

45 – (EsPCEx) No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:

I – o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo
II – o desenvolvimento da imprensa
III – a estratificação da sociedade
IV – a ação dos mecenas

 

Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade

a) I e II          b) I e III          c) II e III          d) II e IV          e) III e IV

 

46 – (Encceja) Na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo, os termômetros indicam 30 graus Celsius às 15 horas. No mesmo dia, na mesma hora, no sul e no norte do município, onde se encontram as áreas rurais e de proteção dos mananciais, a temperatura é de 20 graus, 10 graus a menos que na zona central da cidade.

LOUREIRO, T. Disponível em: http://abril.com.br. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

 

As diferenças descritas no texto observadas em um mesmo município derivam do seguinte fator componente da paisagem:

a) Vazão dos rios.
b) Grau de arborização.
c) Declividade do relevo.
d) Intensidade das chuvas.

 

47 – (Encceja)

 

 

A interação com a tecnologia satirizada na charge contribui para atuação de instituições educacionais sob o ponto de vista da

a) difusão do acesso à informação.
b) utilização de linguagens universais.
c) manutenção de métodos e técnicas.
d) padronização de aspectos culturais.

 

48 – (Encceja) Em várias partes do Brasil, as danças folclóricas sobrevivem e são fundamentais sociologicamente. As danças folclóricas e regionais, que geralmente aconteciam nos fins de colheitas, são bons elementos para se ensinar os costumes, histórias orais e mesmo sobre épocas de plantio de algumas regiões.

GORZONI, P. Um povo que dança! Geografia, n. 33, out. 2010 (adaptado).

 

O folclore é a expressão da identidade de um povo, de uma região, de um país, na medida em que

a) destaca a individualidade dos membros do grupo e de seu espaço.
b) privilegia grupos sociais com origens étnicas ou raciais comuns.
c) expõe as diferenças entre as diversas classes sociais de uma mesma região.
d) simboliza as ligações dos indivíduos com o meio cultural em que vivem.

 

49 – (EsPCEx) Entre 1945 e 1964, existiam no Brasil dois projetos de Nação que disputavam a preferência dos eleitores, o nacional estatismo, liderado por Getúlio Vargas, e o liberalismo conservador, liderado por Carlos Lacerda.

 

Avalie as informações abaixo listadas.

I – O Estado devia intervir na economia.
II – Abertura total às empresas e aos capitais estrangeiros.
III – O Brasil deveria alinhar-se com os EUA incondicionalmente.
IV – Criação das empresas estatais em áreas estratégicas.

 

A alternativa que apresenta propostas do liberalismo conservador é

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

50 – (CEFET-MG) O trecho a seguir do jornal O Pharol comentava a lei provincial e tratava dos subsídios à imigração de trabalhadores estrangeiros.

Os mineiros compreendem perfeitamente a necessidade econômica, a força imperativa da civilização, da humanidade e religião, os interesses físicos, morais e intelectuais que determinam o desaparecimento, inadiável e improrrogável do elemento escravizado. […] Necessário é que desde já surta seus efeitos a lei provincial; para isso é mister que nos  estabelecimentos rurais se inicie a construção de cômodos para os trabalhadores livres.

O Pharol, 10 fev. 1888. Setor de Memória da Biblioteca Municipal Murilo Mendes. Juiz de Fora, MG.

 

Entre os argumentos utilizados em defesa da vinda de imigrantes para trabalhar no Brasil, no período final da escravidão, é INCORRETO incluir a

a) visão dos homens livres como mais adequados à economia do país.
b) formação europeia especializada nas práticas da cafeicultura.
c) idealização dos europeus como mais eficazes na agricultura.
d) facilidade de inserção dos italianos na sociedade brasileira.

 

51 – (Encceja) O desenvolvimento dos direitos do homem passou por três fases: 1) os direitos de liberdade, isto é, direitos que tendem a limitar o poder do Estado e a reservar para o indivíduo uma esfera de liberdade em relação ao Estado; 2) os direitos políticos, que tiveram como consequência a participação cada vez mais ampla, generalizada
e frequente no poder político; 3) os direitos sociais, com novas exigências e novos valores, como os do bem-estar e da igualdade não apenas formal.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).

 

O processo de evolução dos direitos descritos caracteriza-se como:

a) Crescimento da economia mundial.
b) Prolongamento da estrutura feudal.
c) Aumento da produtividade capitalista.
d) Desenvolvimento da cidadania moderna.

 

52 – (EsPCx) A partir de 1764, o governo inglês adotou medidas que aumentaram a arrecadação fiscal e restringiram a autonomia das 13 colônias norte-americanas. Nas alternativas abaixo, assinale a medida que provocou o protesto dos representantes das 13 colônias que realizaram o Primeiro Congresso da Filadélfia.

a) Leis Intoleráveis
b)  Lei do Chá
c) Lei dos Alojamentos
d) Lei do Selo
e) Lei do Açúcar

 

53 – (Encceja) Mineirão é o primeiro estádio da Copa do Mundo com fonte solar de abastecimento elétrico. A iniciativa de se instalar uma central geradora a partir dos raios do sol no Mineirão foi inspirada nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suíça, e nos estádios construídos para a Eurocopa 2008. A produção será de 1 825 MWh/ano, suficiente para abastecer cerca de 1 200 residências de médio porte.

Disponível em: www.minasarena.com.br. Acesso em: 5 set. 2014 (adaptado).

 

A opção pelo uso dessa matriz elétrica nos locais citados se deve à

a) dificuldade na geração local.
b) necessidade de energia sustentável.
c) atração do custo de instalação.
d) popularização do consumo doméstico

 

54 – (Encceja) O Conselho Nacional de Saúde é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundo suplentes, representantes de associações e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades de profissionais de saúde, de prestadores de serviço e empresariais da área da saúde, comunidade científica e governo federal.

BRASIL. Ministério da Saúde. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br. Acesso em: 30 ago. 2014.

 

A composição do órgão citado no texto atende a um princípio democrático ao

a) consolidar o controle privado da gestão.
b) assegurar a participação da sociedade civil.
c) garantir a arrecadação de recursos tributários.
d) favorecer o modelo empresarial de fiscalização.

 

55 – (EsPCEx) Observe o gráfico a seguir, que mostra a evolução da participação dos grupos de idade na população brasileira no período de 1940 a 2050.

 

 

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a demografia brasileira, pode-se afirmar que:

 

I – o aumento da participação de adultos e idosos no conjunto total da população é fruto da redução do número de óbitos.

II – a queda da proporção de crianças no conjunto total da população brasileira está fortemente relacionada às elevadas taxas de mortalidade infantil que assolam o País.

III – do ponto de vista demográfico, o Brasil vive uma fase favorável ao crescimento
econômico, pois, com a redução das taxas de natalidade, houve uma redução da razão de dependência, isto é, do peso econômico das crianças e dos idosos sobre a população economicamente ativa do País.

IV – ao final da década de 2030, a população brasileira deverá parar de crescer e logo
sofrer redução, pois o número de óbitos tenderá a ser maior do que o número de nascimentos.

V – a pressão demográfica observada atualmente no crescimento populacional revela a necessidade de aumento do número de vagas nas escolas e de leitos hospitalares.

 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

a) I e III

b) I e II

c) III e IV

d) III e V

e) II, IV e V

 

56 – (CEFET-MG) A classe dominante brasileira era, em sua maioria, conservadora (…). Desejava manter as estruturas econômicas e sociais coloniais baseadas no sistema agrícola, na escravidão e na exportação de produtos agrícolas tropicais para o mercado europeu. Contudo, havia nas cidades (…) alguns liberais que esperavam mudanças mais profundas na política e na sociedade: soberania popular, democracia e mesmo uma república.

(BETHELL, Leslie. A independência do Brasil. In: História da América Latina. São Paulo: EDUSP, 2009. V. 3, p. 213.)

 

A aceitação de D. Pedro pela elite senhorial, como líder do processo de independência do Brasil, eclodido em 1822, visava a

a) manter nosso país sob a tutela da metrópole lusitana.
b) evitar transformações mais bruscas na ordem social e política.
c) defender a República como sistema de governo para o novo país.
d) impossibilitar a escolha do regime monárquico após a emancipação.

 

57 – (CEFET-MG) O texto a seguir apresenta reformulações curriculares na área de História produzidas pelo governo do Estado de Israel, na década de 1970, quando já haviam decorrido intensos conflitos com os países árabes.

 

Um estudo ainda superficial do curso de História revela que ele é feito para enaltecer a história dos judeus e apresentá-la sob a melhor luz possível, ao passo que a visão da história árabe é a tal ponto deturpada que beira a mentira. A história árabe é apresentada como uma série de revoluções, massacres e disputas intermináveis,
de modo a obscurecer as conquistas árabes. Do mesmo modo, o tempo dedicado à história árabe é curto. No quinto ano, por exemplo, alunos de dez anos passam dez horas (ou períodos) estudando os “hebreus” e somente cinco a “Península Arábica”. E, mesmo quando estudam a Península Arábica, sua atenção é atraída para as comunidades judaicas, como estipulado no programa. […]

JIRYIS, S. The Arabs in Israel. Trad. Inea Englet. New York: Monthly Review Press, 1976, p. 210-2 Apud SAID, Edward. A Questão da Palestina. São Paulo: Editora Unesp, 2012, p. 147.

 

Nesse contexto, o ensino de História em Israel assumiu o papel de

a) promover sentimento de pertencimento e lealdade por meio da educação.
b) valorizar conteúdos que abordassem a diversidade religiosa presente na região.
c) desenvolver uma consciência que favorecia o isolamento dos israelenses no território.
d) utilizar a educação como ferramenta de assimilação das diferenças entre árabes e palestinos.

 

58 – (Encceja) 

 

TEXTO I

Voltaire, filósofo francês (1694-1778): “O trabalho espanta três males: o vício, a
pobreza e o tédio”.

 

TEXTO II

Máximo Gorki, escritor russo (1868-1936): “Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando é dever, a vida é escravidão”.

Superinteressante, n. 5, maio 1998.

 

Sobre o valor do trabalho na vida humana, Voltaire, no contexto do Iluminismo, destaca alguns de seus aspectos positivos; Máximo Gorki, no contexto posterior à Revolução
Industrial, aponta para uma visão bastante negativa acerca do mesmo elemento.

 

Dessa forma, a diferença do segundo autor em relação ao primeiro se deve ao fato de que, após a Revolução Industrial,

a) o trabalhador deixou de receber um salário pelo trabalho realizado nas fábricas.
b) as máquinas aumentaram a dificuldade das tarefas a serem realizadas pelos
trabalhadores.
c) o trabalho em troca de baixos salários se tornou a única opção para a maioria das
pessoas.
d) as ocupações destinadas aos trabalhadores pobres exigiam maior qualificação profissional.

 

59 – (Encceja) 

 

TEXTO I

Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio
Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê.

 

BATISTA, W. Lenço no pescoço. São Paulo: RCA Victor, 1933 (fragmento).

TEXTO II

Deixa de arrastar o teu tamanco
Pois tamanco nunca foi sandália
E tira do pescoço o lenço branco
Compra sapato e gravata
Joga fora esta navalha
Que te atrapalha
Malandro é palavra derrotista
Que só serve pra tirar
Todo o valor do sambista
Proponho ao povo civilizado
Não te chamar de malandro
E sim de rapaz folgado.

 

ROSA, N. Rapaz folgado. São Paulo: RCA Victor, 1938 (fragmento).

 

Ao tratar da figura do malandro, as letras das canções apresentam uma divergência baseada na

a) aceitação social dos artistas populares.
b) condição econômica das classes trabalhadoras.
c) participação política de indivíduos transgressores.
d) opção religiosa da população afrodescendente.

 

60 – (Encceja) A violência não é fato inédito em nossa cinematografia. Na fase silenciosa de nosso cinema, crimes e criminosos famosos foram retratados nas telas brasileiras em realizações como: Os estranguladores do Rio (1906), Rocca, Carleto e Pegatto na casa de detenção (1906), A mala sinistra (1908), O crime da mala (1908), O crime da Paula Matos (1913), O crime de Banhados (1913), Dioguinho (1916), O crime de Cravinhos (1920).

RAMOS, P. R. A imagem, o som e a fúria: a representação da violência no documentário brasileiro. Estud. Av., n. 61, set./dez. 2007.

 

A temática da produção cinematográfica mencionada está relacionada a transformações
ocorridas no Brasil na época, entre elas o(a)

a) organização de associações artísticas.
b) desenvolvimento de projetos sociais.
c) ampliação da influência americana.
d) crescimento da população urbana.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

GABARITOS

 

GABARITO PROVA 1 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

1 C | 2 A | 3 A | 4 B | 5 C | 6 B | 7 C | 8 D | 9 C | 10 E | 11 B | 12 D | 13 A | 14 B | 15 c | 16 A | 17 C | 18 A | 19 C | 20 D | 21 C | 22 A | 23 A | 24 A | 25 B | 26 A | 27 B | 28 B | 29 D | 30 C

 

GABARITO PROVA 2 – Matemática e suas Tecnologias

31 B | 32 B | 33 A | 34 A | 35 D | 36 D | 37 C | 38 C | 39 C | 40 D | 41 B | 42 D | 43 C | 44 B | 45 C | 46 C | 47 A | 48 A | 49 B | 50 D | 51 A | 52 B | 53 D | 54 B | 55 B | 56 B | 57 A | 58 B | 59 C | 60 B

 

GABARITO PROVA 3 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

01 B | 02 A | 03 A | 04 B | 05 C | 06 C | 07 B | 08 D | 09 E | 10 D | 11 A | 12 C | 13 C | 14 A | 15 C | 16 A | 17 D | 18 C | 19 A | 20 B | 21 C | 22 C | 23 D | 24 B | 24 A | 25 D | 26 E | 27 A | 28 C | 29 B | 30 C

 

GABARITO PROVA 4 – Ciências Humanas e suas Tecnologias

31 D | 32 A | 33 B | 34 D | 35 B | 36 B | 37 D | 38 C | 39 D | 40 D | 41 C | 42 A | 43 A | 44 A | 45 D | 46 B | 47 A | 48 D | 49 C | 50 B | 51 D | 52 A | 53 B | 54 B | 55 C | 56 B | 57 A | 58 C | 59 A | 60 D

 

 

Veja mais na página oficial do ENCCEJA aqui no Guia do Vestibulinho.

Posts recentes