Simulado online da FATEC

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Você sabia que treinar com as provas é uma das melhores técnicas de estudo para a Prova da FATEC? Por isso reunimos alguns exercícios fundamentais para te ajudar a se preparar para teste momento tão esperado.

Por isso se você está querendo passar na FATEC e já iniciou os preparativos para testar seus conhecimentos, venha fazer o Simulado Online da FATEC aqui no Guia do Vestibulinho.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores da FATEC

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores da FATEC. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

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Como foi feito esse simulado online para a FATEC?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores da FATEC e de outros vestibulinhos similares, por isso você estará tendo uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos com um material bem selecionado.

São 54 questões do mesmo nível e organizadas da mesma forma que a FATEC, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.

 

Instruções para a realização do simulado online para a FATEC

  • Você tem no máximo 5h para concluir esse Simulado Online para a FATEC (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO, hein?!);
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, é pra simular mesmo!
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito 

 

Boa prova!

 

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Começando o simulado online para a FATEC

Questão 01 

(FATEC) O conceito de precariado se refere a uma classe emergente, definida por uma combinação distinta de relações. As pessoas do precariado estão sendo forçadas a aceitar uma vida de empregos instáveis, sem uma identidade ocupacional, sendo exploradas e sem horários regulares de trabalho.

<https://tinyurl.com/y6kgyeqz> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

 

De acordo com o texto, o precariado é um grupo de pessoas qu

(A) não aceita a tutela do Estado e negocia sua força de trabalho diretamente com o governo, que o repassa às empresas, conseguindo, dessa forma, remunerações acima do mercado.
(B) não é explorado pelo fato de trabalhar sem folgas semanais, uma vez que possui registro na carteira de trabalho, e aceita, voluntariamente, não tirar as férias anuais previstas em lei.
(C) não possui um emprego formal e, portanto, não possui direitos trabalhistas, estando sujeito às atividades com longas jornadas de trabalho, por prazo determinado e em condições insalubres.
(D) não recebe mais que um salário mínimo, contudo, possui horários regulares de trabalho e está amparado pelas leis trabalhistas, que permitem uma remuneração menor que a prevista na Constituição Federal.
(E) não quer ter um emprego formal, mas tem seus direitos trabalhistas legais respeitados, mesmo cumprindo jornadas de trabalho superiores a vinte horas diárias, e também possui estabilidade no emprego de caráter oficial.

 

Questão 02

(ENEM) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar
a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma
concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro… O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade
não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).

 

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na

(A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
(B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
(C) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.
(D) valorização de uma visão ampliada do esporte.
(E) equiparação entre a forma e o conteúdo.

 

Questão 03

(ENEM) Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casas populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles.
Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um terreno enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente. Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas
e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.

HERINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.

 

Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamentado na

(A) excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.
(B) perspectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.
(C) importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.
(D) diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.
(E) experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.

 

Questão 04

(ENEM) Um amor desse
Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar pra eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro.
Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

 

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

(A) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
(B) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.
(C) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
(D) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
(E) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.

 

Questão 05

(ENEM) O que é software livre

Software livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores independentes. São centenas de milhares de hackers, que negam sua associação com os “violadores de segurança”. Esses desenvolvedores de software se recusam a reconhecer o significado pejorativo do termo e continuam usando a palavra hacker para indicar “alguém que ama programar e que gosta de ser hábil e engenhoso”. Além disso, esses programas são entregues à comunidade com o código fonte aberto e disponível, permitindo que a ideia original possa ser aperfeiçoada e devolvida novamente à comunidade. Nos programas convencionais, o código de programação é secreto e de propriedade da empresa que o desenvolveu, sendo quase impossível decifrar a programação.
O que está em jogo é o controle da inovação tecnológica. Software livre é uma questão de liberdade de expressão e não apenas uma relação econômica. Hoje existem milhares de programas alternativos construídos dessa forma e uma comunidade de usuários com milhões de membros no mundo.

BRANCO, M. Software livre e desenvolvimento social e económico. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005 (adaptado).

 

A criação de softwares livres contribui para a produção do conhecimento na sociedade porque

(A) democratiza o acesso a produtos construídos coletivamente.
(B) complexifica os sistemas operacionais disponíveis no mercado.
(C) qualifica um maior número de pessoas para o uso de tecnologias.
(D) possibilita a coleta de dados confidenciais para seus desenvolvedores.
(E) insere profissionalmente os hackers na área de inovação tecnológica.

 

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Questão 06 

(FATEC) Texto para as questões 06 e 07.

Hormônio do crescimento de plantas é alvo de pesquisa chinesa

Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas. “Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindo o amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos”, explicou o pesquisador Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim.

“Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas plantas”. Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina.

“Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como EIN3 e EIL1 representam uma integração fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.

Na caatinga brasileira, plantas como os mulungus (Erythrina spp.) são classificadas como caducifólias porque apresentam a perda sazonal das folhas.

 

O hormônio e a adaptação diretamente relacionados a esse mecanismo fisiológico são, respectivamente,

(A) ácido abcísico e aumento da transpiração.
(B) auxina e diminuição da fotossíntese.
(C) citocinina e aumento da transpiração.
(D) etileno e diminuição da transpiração.
(E) giberelina e aumento da fotossíntese.

 

Questão 07 

(FATEC) Fatores de transcrição como o EIN3 e EIL1 são proteínas essenciais no controle da expressão genética. Quando elas se ligam ao DNA de células eucarióticas, permitem que
haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA, possibilitando, assim, a transcrição e a futura tradução. Caso a equipe de pesquisadores consiga suprimir fatores
de transcrição como o EIN3 e o EIL1 em algumas células, elas deverão apresentar, quando comparadas às demais células,

(A) maior concentração de DNA.
(B) maior concentração de clorofilas.
(C) maior concentração de cloroplastos.
(D) menor concentração de celulose.
(E) menor concentração de RNA.

 

Questão 08 

(FATEC) A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios.

Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas.

A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.

Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão.
A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres.

<https://tinyurl.com/y3elt26u> Acesso em: 17.06.2019. Adaptado.

 

Em relação a essa doença, é correto que

(A) pode apresentar, em alguns casos, picos de febre alta, entre 39ºC e 40ºC, que coincidem com a ruptura de órgãos afetados e a consequente liberação de novos
vírus no sangue.
(B) pode ser prevenida evitando a proliferação dos transmissores, usando mosquiteiros ao redor das camas e telas nas portas e janelas.
(C) é causada por bactérias que atacam células do sangue (hemácias) e órgãos, como o fígado, o baço e a medula vermelha dos ossos.
(D) é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos dos agentes etiológicos.
(E) caracteriza-se por ser uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Trypanosoma.

 

Questão 09 

(FATEC) O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas. Por essa razão, esse “leite” pode ser utilizado para

(A) acentuar a cor de vegetais.
(B) cozinhar macarrão.
(C) temperar saladas.
(D) preparar bolos.
(E) amaciar carne.

 

Questão 10 

(FATEC) Quando analisamos as paredes abertas de um coração humano, observamos que a cavidade cardíaca apresenta septos. São esses septos que dividem o coração em quatro câmaras. Um desses septos, o interventricular, representa um septo sagital que divide a porção inferior do coração em duas câmaras, ou seja, dois ventrículos (direito e esquerdo).

No entanto, em alguns casos, crianças podem nascer com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma abertura no septo interventricular, que permite a comunicação entre os dois ventrículos.

 

A consequência imediata que esse defeito trará para a circulação sanguínea da criança será

(A) o bloqueio das vias respiratórias superiores, impedindo a passagem do ar para a traqueia.
(B) a mistura dos sangues arterial e venoso, prejudicando a oxigenação dos tecidos.
(C) a ausência total da oxigenação do sangue nos alvéolos pulmonares.
(D) o coração não receber mais sangue arterial dos pulmões.
(E) a produção excessiva de muco nas vias respiratórias

 

Questão 11 

(FATEC) A linha 1 (Azul) do metrô de São Paulo foi inaugurada em setembro de 1974 e opera hoje com uma extensão aproximada de 21000 metros distribuídos por 23 estações, da estação Jabaquara à estação Tucuruvi. O tempo médio, para percorrer o trajeto entre as duas estações terminais citadas, é de, aproximadamente, 45 minutos.

Se um passageiro entra no vagão de um trem (metrô) na estação Jabaquara e desce apenas na estação Tucuruvi, podemos afirmar corretamente que a sua velocidade escalar média, em km/h, é, mais próxima de

(A) 20.
(B) 30.
(C) 40.
(D) 50.
(E) 60.

 

Questão 12 

(FATEC) Em uma aula de laboratório de calorimetria, um aluno da Fatec precisa determinar o calor específico de um material desconhecido de massa 1,0 kg. Para isso, ele usa, por 1 min, um forno elétrico que opera em 220 V e 10 A.

Após decorrido esse tempo, ele observa uma variação de temperatura de 220°C.
Considerando que o forno funciona de acordo com as características apresentadas, podemos afirmar que o calor específico determinado, em J/kg·K, foi de

(A) 4,2 × 10³
(B) 8,4 × 10²
(C) 6,0 × 10²
(D) 4,9 × 10²
(E) 1,5 × 10²

 

Questão 13 

(FATEC) Sabe-se que a grandeza física potência pode ser expressa como sendo a energia utilizada pela unidade de tempo em um determinado sistema. Considerando como grandezas fundamentais o tempo (T), o comprimento (L) e a massa (M), podemos afirmar corretamente que a fórmula dimensional da potência é

(A) M.L T
(B) M.L² T
(C) M.L² T2
(D) M.L² T-²
(E) M.L²T-³

 

Questão 14 

(FATEC) Dois fios condutores idênticos, paralelos entre si, e de comprimento infinito são percorridos simultaneamente por correntes elétricas de mesmo sentido e de mesma intensidade. Considere que eles estejam dispostos perpendiculares ao plano do papel desta prova.

Nessas condições, é correto afirmar que

(A) geram campos magnéticos perpendiculares ao plano do papel.
(B) geram campos magnéticos circulares ao plano do papel.
(C) geram campos magnéticos repulsivos entre si.
(D) sofrem entre si uma força de repulsão.
(E) sofrem entre si uma força de atração.

 

Questão 15 

(FATEC) Um professor do curso de Materiais da Fatec apresentou aos alunos a seguinte citação:

“As fibras ópticas podem ser usadas para guiar a luz ao longo de um determinado caminho. A ideia é fazer um raio de luz percorrer uma fibra transparente, ricocheteando entre as suas paredes. Desde que o ângulo de incidência do raio na parede da fibra seja sempre maior que o ângulo crítico, o raio permanecerá sempre dentro dela mesmo que ela esteja curva”.

KIRK, Tim. Physics for the IB Diploma. Oxford University Press, 2003. Livre tradução.

 

Em seguida, pediu para que os alunos respondessem, de maneira assertiva, à qual conceito físico a citação se refere.

A resposta correta esperada pelo professor é

(A) difração.
(B) polarização.
(C) ângulo limite.
(D) espalhamento.
(E) dispersão luminosa.

 

Questão 16 

(FATEC) Quadro para as questões 16 e 17:

Examinando o quadro, identifique as duas substâncias simples nele presentes pelos seus nomes antigos.

(A) ar vital e ar fixo
(B) ar vital e ar inflamável
(C) sal marinho e soda aerada
(D) ácido vitriólico e ácido muriático
(E) vitríolo azul e soda efervescente

 

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Questão 17 

(FATEC) A reação química que ocorre entre as substâncias denominadas por Lavoisier como carbonato de soda e ácido muriático é evidenciada pela formação rápida de um gás que é muito conhecido por ser um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa e por ser indispensável à realização da fotossíntese vegetal.

Esse gás é o que, antigamente, era chamado de

(A) ácido vitriólico.
(B) vitríolo azul.
(C) sal marinho.
(D) ar inflamável.
(E) ar fixo.

 

Questão 18 

(FATEC)Leia o texto.

Feromônios são substâncias químicas secretadas pelos indivíduos que permitem a comunicação com outros seres vivos. Nos seres humanos, há evidências de que algumas substâncias, como o androstenol e a copulina, atuam como feromônios.

<http://tinyurl.com/hqfrxbb> Acesso em: 17.09.2016. Adaptado.

 

As fórmulas estruturais do androstenol e da copulina encontram-se representadas:

 

As funções orgânicas oxigenadas encontradas no androstenol e na copulina são, respectivamente,

(A) fenol e ácido carboxílico.
(B) álcool e ácido carboxílico.
(C) álcool e aldeído.
(D) álcool e cetona.
(E) fenol e éster.

Questão 19 

(ENEM) Um microempresário do ramo de cosméticos utiliza óleos essenciais e quer produzir um creme com fragrância de rosas. O principal componente do óleo de rosas tem cadeia poli-insaturada e hidroxila em carbono terminal. O catálogo dos óleos essenciais apresenta, para escolha da essência, estas estruturas químicas:

 

Qual substância o empresário deverá utilizar?

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

 

Questão 20 

(UNICAMP) O etilenoglicol é uma substância muito solúvel em água, largamente utilizado como aditivo em radiadores de motores de automóveis, tanto em países frios como em países quentes. Considerando a função principal de um radiador, pode-se inferir
corretamente que

(A) a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol deve começar a uma temperatura mais elevada que a da água pura e sua ebulição, a uma temperatura mais baixa que a da água pura.
(B) a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol deve começar a uma temperatura mais baixa que a da água pura e sua ebulição, a uma temperatura mais elevada que a da água pura.
(C) tanto a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol quanto a sua ebulição devem começar em temperaturas mais baixas que as da água pura.
(D) tanto a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol quanto a sua ebulição devem começar em temperaturas mais altas que as da água pura.

 

Questão 21 

(FATEC) Em Lógica Clássica, uma determinada frase é uma proposição quando é uma oração declarativa que pode ser classificada como ou verdadeira ou falsa, mas não
as duas. Neste sentido, as proposições transmitem pensamentos ao afirmarem fatos ou revelarem juízos que se formam a respeito de determinados acontecimentos, pessoas e objetos.

Dentre as frases apresentadas, assinale aquela que pode ser classificada como uma proposição lógica.

(A) Que bela prova de raciocínio lógico!
(B) Uma primorosa prova de raciocínio lógico.
(C) Toda prova de raciocínio lógico é fabulosa.
(D) Quem não gosta de uma prova de raciocínio lógico?
(E) Leia atenciosamente as questões da prova de raciocínio lógico.

 

Questão 22 

(FATEC) Ariel, estudante do Ensino Médio, achava que o seu relógio estava 3 minutos atrasado, mas, devido à sua rotina de estudos para a prova de vestibular da Fatec,
não viu que, na realidade, seu relógio estava 12 minutos adiantado. No dia do vestibular, Ariel achou que tinha perdido a prova, pois julgava que estava 8 minutos atrasada,
mas, ao chegar no local do vestibular, o portão ainda estava aberto.

Isso se deve ao fato de que Ariel estava adiantada

(A) 1 minutos.
(B) 3 minutos.
(C) 5 minutos.
(D) 7 minutos.
(E) 9 minutos.

 

Questão 23 

(FATEC) Seja N um número natural de dois algarismos não nulos. Trocando-se a posição desses dois algarismos, obtém-se um novo número natural M de modo que N – M = 63.

A soma de todos os números naturais N que satisfazem as condições dadas é

(A) 156
(B) 164
(C) 173
(D) 187
(E) 198

 

Questão 24 

(FATEC) Considere que:

 

Assim sendo, a negação da sentença “Nenhum nefelibata é pragmático” é

(A) Todo nefelibata é não pragmático.
(B) Todo não nefelibata é pragmático.
(C) Algum nefelibata é pragmático.
(D) Algum não nefelibata é pragmático.
(E) Algum não nefelibata é não pragmático.

 

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Questão 25 

(FATEC) Os números naturais de 0 a 3 000 foram dispostos, consecutivamente, conforme a figura, que mostra o começo do processo.

 

Nessas condições, o número 2 017 está na

(A) 1ª linha.
(B) 2ª linha.
(C) 3ª linha.
(D) 4ª linha.
(E) 5ª linha.

 

Questão 26 

(FATEC) Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

(A) a diminuição da taxa de oxigênio atmosférico.
(B) a diminuição da taxa do gás metano na atmosfera.
(C) o aumento da taxa de dióxido de carbono na atmosfera.
(D) o aumento da quantidade de petróleo derramado no mar.
(E) a diminuição da taxa de clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera.

 

Questão 27 

(FATEC) As duas maiores esperanças para as fontes de energia do futuro são as células a combustível por hidrogênio e as células por energia solar. O uso combinado das duas células, no qual usa-se a energia solar para quebrar moléculas de água na produção de gás hidrogênio e, posteriormente, abastecer células a combustível por hidrogênio, seria ideal, por ser particularmente limpo.

Esta é a chamada fotossíntese artificial, que vem sendo alvo de pesquisa de vários grupos de cientistas, ao redor do mundo.

Sobre o processo descrito, assinale a alternativa correta.

(A) A fotossíntese artificial é igual à fotossíntese natural, produzindo glicose e oxigênio.
(B) O processo apresenta, como desvantagem, a produção de metais pesados tóxicos.
(C) A quebra da molécula de água não necessita de energia, pois é um processo exotérmico.
(D) Uma das finalidades do processo é produzir hidrogênio para ser utilizado em células a combustível.
(E) Os cientistas conseguiram reproduzir, em laboratório, glicose e oxigênio a partir de gás carbônico e água.

 

Questão 28 

(FATEC) Leia o texto.

O ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes uns dos outros e com uma visão de mundo totalmente diversificada. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos foi Abraham Maslow, que desenvolveu a Teoria da
Hierarquia das Necessidades Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas. Portanto, motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas levando-as à ação. Ou seja, para que haja ação ou reação, é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por
isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito socialmente (no trabalho, na escola/faculdade, nos grupos de amigos etc.), de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser notado positivamente, de ser útil, de atender a suas necessidades fisiológicas, de segurança, de autoestima e de autorrealização.

<https://tinyurl.com/y968aj3g> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.

 

O texto cita a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham Maslow, com a finalidade de

(A) desmentir a ideia de que a necessidade de aceitação dificulta as ações reativas dos indivíduos.
(B) expor a tese de que o ser humano tem necessidade de estímulos que o motivem à ação.
(C) reafirmar a universalidade humana, revelada no caráter comum de suas necessidades.
(D) contestar a ideia de que o trabalho deve ser desempenhado com motivação.
(E) defender a premissa de que todo ser humano prescinde de autoafirmação.

 

Questão 29 

Mais de três mil gerentes de operações de companhias de diversos países, inclusive do Brasil, indicaram funções na área de administração e negócios, que ganham destaque no mercado de trabalho e demanda devido aos avanços tecnológicos. Entre essas funções, destacam-se as de Especialista em e-commerce, Gerente de compras on-line, Gerente de e-learning, Consultor de transformação digital e Assistente virtual. Além do impacto de inovações e ferramentas, em comum entre as funções mais citadas, há a dificuldade de
recrutamento, sobretudo no Brasil. “Por serem novas funções, a oferta de pessoas qualificadas e bem preparadas é baixa”, diz uma diretora de recrutamento.

Multinacionais e empresas de tecnologia ditam a tendência por aqui, mas a demanda deve se espalhar, nos próximos anos, para companhias das mais diversas áreas.

No Brasil, funções ligadas ao e-commerce e à área de e-learning se destacam pelo volume de vagas.

<https://tinyurl.com/y5co327k> Acesso em: 17.06.2019. Adaptado.

 

De acordo com o texto, é correto afirmar que no Brasil

(A) os empregos vinculados às atividades que utilizam a internet estão em queda face ao excesso de mão de obra disponível.
(B) os avanços tecnológicos contribuem para o aumento do desemprego, por não promoverem a criação de novas oportunidades de trabalho.
(C) o desemprego se concentra entre os trabalhadores qualificados, uma vez que os salários destes tendem a ser maiores do que os de trabalhadores de menor qualificação.
(D) as vagas de trabalho, em áreas de administração e negócios em ambientes digitais, são difíceis de serem preenchidas, pois existem poucos profissionais preparados para assumi-las.
(E) a área tecnológica, apesar de utilizar muita mão de obra sem qualificação, está entre os ramos empresariais que menos remuneram seus profissionais, daí a falta de mão de obra para esse setor.

 

Questão 30 

(FATEC) Leia os textos para responder as questões 30 e 31.

Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira
As mulheres brasileiras já engravidam menos na adolescência, estudam mais do que os
homens e tiveram aumento maior na renda média mensal, segundo mostram as Estatísticas de Gênero do IBGE, retiradas da base de dados do Censo de 2010, mas elas ainda ganham salários menores e têm dificuldades em ascender na carreira.

<http://tinyurl.com/gnbsmbs> Acesso em: 29.08.2016. Adaptado.

 

Homens recebem salários 30% maiores do que as mulheres no Brasil
O Brasil apresenta um grande nível de disparidade salarial. No país, os homens ganham
aproximadamente 30% a mais do que as mulheres de mesma idade e de mesmo nível
de instrução que eles.

<http://tinyurl.com/zuzfenl> Acesso em: 29.08.2016. Adaptado.

 

Dentre os motivos que explicam essa disparidade, podemos destacar corretamente

(A) a recente incorporação das mulheres no mercado de trabalho, legalizada a partir da Constituição Federal de 1967.
(B) a grande participação das mulheres na indústria da construção civil, causando grande concorrência entre elas e reduzindo o salário das trabalhadoras.
(C) o papel dos sindicatos, que colocam a luta das mulheres trabalhadoras em segundo plano, seguindo o que está escrito na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
(D) o entendimento, por parte de alguns gestores empresariais, de que as mulheres se ausentam mais do trabalho, pois o cuidado com a família ainda é visto como função feminina.
(E) a cultura matriarcal, que valoriza mais o trabalho da mulher, e a questão reprodutiva, em que empregadores obtêm ganhos produtivos quando as funcionárias saem de licença.

 

Questão 31 

(FATEC) O título do artigo – Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira – poderia ser substituído, sem causar prejuízo de sentido, por:

(A) Mulheres, mais escolarizadas, porventura ganham mais, entretanto possuem empecilhos para subir na carreira.
(B) Mulheres, mais escolarizadas, ainda ganham menos, bem como enfrentam obstáculos para subir na carreira.
(C) Mulheres, mais escolarizadas, às vezes ganham menos, por conseguinte apresentam especificidades para se elevarem na carreira.
(D) Mais escolarizadas, mulheres, ainda que enfrentem dificuldades para progredirem na carreira, ganham o mesmo ou mais.
(E) Mais escolarizadas, mulheres apresentam particularidades para subir na carreira, porquanto já ganham mais.

 

Questão 32 

(FATEC) No Brasil, as mulheres assalariadas têm assegurado o direito a uma licença de 120 dias, período durante o qual podem amamentar regularmente seus filhos. No entanto, é recomendável que as empresas busquem meios de permitir que suas funcionárias estendam o período da licença. Isso porque, além dos propósitos afetivo e social, a amamentação é uma adaptação biológica importante para os mamíferos em geral, já que ela

(A) garante que as fêmeas engravidem novamente sem que ocorra ovulação.
(B) garante que o filhote possa chegar à fase adulta sem doenças autoimunes.
(C) fornece as organelas citoplasmáticas, que formarão a bainha de mielina do filhote.
(D) fornece antígenos maternos, que permitem a digestão enzimática dos cátions Ca2+.
(E) fornece ao filhote anticorpos maternos, que fortalecem o sistema imune dele.

 

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Questão 33 

(FATEC) Leia o texto.

Lise Meitner, nascida na Áustria em 1878 e doutora em Física pela Universidade de Viena,
começou a trabalhar, em 1906, com um campo novo e recente da época: a radioquímica.
Meitner fez trabalhos significativos sobre os elementos radioativos (descobriu o protactínio,
Pa, elemento 91), porém sua maior contribuição à ciência do século XX foi a explicação do
processo de fissão nuclear. A fissão nuclear é de extrema importância para o  desenvolvimento de usinas nucleares e bombas atômicas, pois libera grandes quantidades de energia.

Neste processo, um núcleo de U–235 (número atômico 92) é bombardeado por um
nêutron, formando dois núcleos menores, sendo um deles o Ba–141 (número atômico 56)
e três nêutrons. Embora Meitner não tenha recebido o prêmio Nobel, um de seus colaboradores disse:

“Lise Meitner deve ser honrada como a principal mulher cientista deste século”.

KOTZ, J. e TREICHEL, P. Química e Reações Químicas. Rio de Janeiro. Editora LTC,1998. Adaptado.

FRANCO, Dalton. Química, Cotidiano e Transformações. São Paulo. Editora FTD,2015. Adaptado.

 

O número atômico do outro núcleo formado na fissão nuclear mencionada no texto é

(A) 34
(B) 35
(C) 36
(D) 37
(E) 38

 

Questão 34 

(FATEC) Leia o texto.

A polonesa Maria Skodovska Curie (1867–1934) é considerada a “mãe da Física Moderna”
e a “patrona da Química”. Madame Curie, como é conhecida, é famosa por sua pesquisa
inovadora sobre a radioatividade e pela descoberta dos elementos polônio e rádio. Ela teve
influência na trajetória de muitas outras mulheres ao redor do mundo, que enfrentavam uma época repleta de preconceitos e dificuldades profissionais.

No Brasil, na primeira metade do século XX, tivemos pelo menos três representantes
de destaque na área da Física. Yolande Monteux (1910–1998), primeira mulher formada
em Física pela USP no Brasil (1938), trabalhou em pesquisas sobre raios cósmicos,
tornando-se uma das pioneiras na área. Logo depois, em 1942, duas outras pesquisadoras
seguiram os passos dela, graduando-se, também, em Física. Uma delas, Elisa Frota-Pessoa
(1921– ), graduada pela UFRJ, trabalhou com Física Experimental. Dentre sua obra,
destaca-se o artigo intitulado “Sobre a desintegração do méson pesado positivo”. A outra foi Sonja Ashauer (1923–1948), também graduada pela USP, e que se tornou a primeira mulher brasileira a concluir um Doutorado em Física, na Universidade de Cambridge (Inglaterra), com uma tese sobre elétrons e radiações eletromagnéticas.

 

Podemos afirmar que algumas áreas da Física contempladas pelos estudos citados no texto são

(A) Termologia e Radioatividade, por estudarem a temperatura dos raios cósmicos e suas radiações.
(B) Magnetismo e Físico-Química, por terem pesquisado partículas atômicas e novos elementos.
(C) Acústica e Gases, pela descoberta do rádio e do polônio, que são gases à temperatura e pressão ambiente.
(D) Astrofísica e Física de Partículas, pelo estudo dos raios cósmicos, radioatividade e partículas subatômicas.
(E) Óptica Geométrica e Eletromagnetismo, pela observação astronômica realizada das radiações eletromagnéticas.

 

Questão 35 

(FATEC) Leia o texto para responder às questões de números 35 a 39.

Here’s how long you can work before your brain 1shuts down I’m having a hard time starting this article. According to research out of the University of Melbourne, that might
be because I’m middle-aged and work too much. Economists determined that burning the midnight oil makes you, well, dumber.” Our study highlights that too much work can have adverse effects on cognitive functioning,” they conclude.

Tell us something we didn’t know. Who hasn’t, at the end of a seemingly endless workweek, found themselves staring blankly at their computer screen or into space unable to remember what they had for lunch, let alone form a coherent thought about the task at hand?

For some employees, of course – the average resident 2 physician or, these days, that “3 gig economy” worker who makes ends meet by banging away at multiple projects – long hours are a fact of modern working life. And there’s a cost. Medical researchers have shown that working too much can affect employees’ physical and mental health.

So how much is too much? For people age 40 and older, working up to roughly 25 hours per week boosts memory, the ability to quickly process information and other aspects of cognitive function, according to the study, which drew on a longitudinal survey that tracks the well-being of 6,000 Australians. Beyond 25 hours a week, the middle-aged brain doesn’t work as well, the study indicates, noting that the findings apply to both men and women.

<http://tinyurl.com/j4os8ck> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado.

 

Glossário

1 to shut down: parar de operar/funcionar.
2 physician: médico.
3gig economy: ambiente de trabalho baseado em empregos temporários e contratos de curta duração.

 

Ao escrever, no início do texto, “I’m having a hard time starting this article”, o autor

(A) afirma discordar de pesquisas feitas na Universidade de Melbourne.
(B) afirma trabalhar melhor em horários próximos à meia-noite.
(C) expressa a dificuldade em começar a escrever o artigo.
(D) expressa a dificuldade dos economistas em explicar as altas do petróleo.
(E) expressa a falta de tempo dos economistas que trabalham na indústria de óleo.

 

Questão 36 

(FATEC) A respeito do autor, o primeiro parágrafo nos informa que ele
(A) trabalha pouco para a idade dele.
(B) é de meia-idade e trabalha demais.
(C) é muito jovem para sentir-se cansado.
(D) sente-se como um trabalhador na Idade Média.
(E) deixou a Universidade de Melbourne na metade do ano.

 

Questão 37 

(FATEC) Considere a afirmação: “Our study highlights that too much work can have adverse effects on cognitive functioning.”

Um dos efeitos adversos do trabalho excessivo apresentado pelo autor é

(A) não lembrar do que almoçara.
(B) sentir-se sozinho na hora do almoço.
(C) sentir-se sozinho sem o computador.
(D) não conseguir escrever à mão, sem o computador.
(E) não suportar a luz forte, pelo uso prolongado do computador.

 

Questão 38 

(FATEC) Afirma-se, no terceiro parágrafo, que

(A) o tratamento de doenças decorrentes de trabalhos físicos é mais caro do que o de trabalhos mentais.
(B) os médicos apresentam, em média, jornadas de trabalho mais curtas do que os economistas.
(C) o trabalho em excesso é um fator de risco somente para pessoas que têm trabalhos físicos.
(D) jornadas longas fazem parte da vida moderna de trabalho para alguns médicos residentes.
(E) muitas horas de trabalho não afetam a saúde física e mental dos empregados.

 

Questão 39 

(FATEC) O pronome relativo that, em “that tracks the well-being of 6,000 Australians”, pode ser corretamente substituído, sem alteração do sentido original, por
(A) wit.
(B) with.
(C) wish.
(D) witch.
(E) which.

 

Questão 40 

(FATEC) O Brasil foi o principal destino dos africanos escravizados especialmente no século XIX. Ainda que pressões internacionais pusessem cada vez mais restrições ao tráfico transatlântico, os portos do sudeste do país, vários deles clandestinos, foram o destino de cerca de três quartos das pessoas escravizadas no Brasil entre 1822 e 1866. A escravidão
mantinha, dessa forma, o seu papel fundamental na economia brasileira e na formação das relações sociais do país.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao contexto apresentado no texto.

(A) O Brasil proibiu oficialmente a entrada de africanos escravizados e a sua comercialização em 1866, o que levou à abolição da escravidão na década seguinte.
(B) O sudeste brasileiro, cuja economia se baseava principalmente na cafeicultura, recebeu a maior parte dos africanos escravizados no Brasil do século XIX.
(C) A Inglaterra teve êxito em coibir o tráfico transatlântico em 1888, ano em que ocorreu a abolição da escravidão no Brasil, nos Estados Unidos e no Caribe.
(D) A escravidão indígena, em detrimento da escravidão africana, foi predominante nos chamados ciclos do ouro e do café nos séculos XIX e XX.
(E) Os escravizados aportados no Brasil após 1822 vinham, em maior número, do chamado Chifre da África, região menos vigiada pela marinha britânica.

 

Questão 41 

(FATEC) “A América do Sul ficou como um continente isolado no oceano durante milhões de anos. A região amazônica era um ambiente de sedimentação e os rios equatoriais corriam no sentido oposto ao atual, desaguando no Pacífico, na atual região do golfo de Guayaquil, no Equador”.

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Quando o Amazonas corria para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia. Petrópolis, RJ. 2 ed.: VOZES, 2007.

A inversão do sentido dos rios amazônicos, mencionada no texto, ocorreu em consequência

(A) da formação de uma única massa continental, a Pangeia, na era Pré-Cambriana.
(B) do soerguimento da Cordilheira dos Andes, no período Terciário da era Cenozoica.
(C) do processo de desertificação das áreas equatoriais, no período Jurássico da era Mesozoica.
(D) do início da abertura do Oceano Atlântico e de retração do Oceano Pacífico, na era Proterozoica.
(E) do surgimento do istmo que liga a América do Norte à América do Sul, no período Carbonífero da era Paleozoica.

 

Questão 42

(FATEC) O nome com que foi batizado o maior torneio entre clubes de futebol sul-americano homenageia o conjunto de líderes dos processos de independência dos países da América do Sul. Os principais “libertadores” foram Simón Bolívar e José de San Martín, que atuaram nos processos de independência de diversos países.

<https://tinyurl.com/y72ma2xo> Acesso em: 31.05.2018. Adaptado.

 

Sobre esses processos de independência, é correto afirmar que

(A) Bolívar foi o responsável pela opção monarquista, adotada nas novas nações independentes.
(B) Venezuela, Bolívia e Panamá se tornaram, a partir do ideal dos libertadores, uma nação única.
(C) Bolívar fracassou em seu projeto de formação de uma grande nação pan-americana.
(D) Argentina, Paraguai e Uruguai se uniram ao Brasil para a criação de uma grande nação monarquista.
(E) San Martín ficou conhecido como “libertador” por seu papel na abolição da escravidão na Guatemala.

 

Questão 43

(FATEC) “O livre mercado é um termo conciso para designar um arranjo de trocas que ocorrem na sociedade. Cada troca acontece como um acordo voluntário entre duas pessoas ou entre grupos de pessoas representados por agentes. Esses indivíduos, ou seus agentes, trocam dois bens econômicos, tanto commodities tangíveis quanto serviços não-tangíveis.”

<https://tinyurl.com/yywpe8lx> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

 

A expressão “livre mercado”, presente no texto, é típica de uma sociedade

(A) anarquista, em que as relações de poder existentes permitem que o mercado se autorregule.
(B) feudal, em que as relações entre senhores feudais e os servos ocorrem na base da livre negociação.
(C) socialista, em que o poder concentrado no parlamento viabiliza as práticas autorregulatórias do mercado.
(D) monarquista, em que a ausência de poder central oportuniza relações comerciais livres, sem a regulamentação estatal.
(E) capitalista, em que as relações econômicas e o mercado se autorregulam de acordo com a demanda dos consumidores.

 

Questão 44 

(FATEC) Após ser repartida e colonizada por países europeus (especialmente a partir da Conferência de Berlim, na década de 1880), a África passou, no século XX, por diferentes processos de independência, que deram origem aos territórios da maior parte dos países do continente.

Esses processos, no contexto da Descolonização da África, têm como características comuns e principais

(A) o desenvolvimento de teorias raciais de superioridade do homem negro e a criação da Unidade Africana, que reuniu as principais lideranças rebeldes do continente e declarou guerra aos Estados Unidos.
(B) o apoio da União Soviética que, no contexto da polarização política pós-Segunda Guerra Mundial, incentivou a industrialização e a rápida arrancada de desenvolvimento verificadas nas ex-colônias europeias na África.
(C) a atuação de missionários cristãos e agentes da Organização das Nações Unidas que, aliados a agências internacionais de notícias, promoveram campanhas de conscientização da opinião pública internacional pelo fim do colonialismo.
(D) a crise econômica decorrente do aumento abrupto do valor dos escravos no mercado internacional, associada à queda do preço do barril de petróleo, principal commodity da pauta de exportações africanas, o que levou os europeus a abandonar as colônias.
(E) o enfraquecimento econômico e político dos países europeus no pós-Segunda Guerra Mundial e o surgimento de movimentos de libertação em diferentes partes do continente africano, levando à gradativa perda do controle europeu sobre as colônias na África.

 

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Questão 45

(FATEC) “No Oriente Médio, nos anos 1950, à medida que o velho Império Britânico retirava-se e se reduzia a seu arquipélago inicial, os Estados Unidos substituíam-no. Para isso, colocou à frente dos países dessa região seus “homens”, sobretudo na Arábia Saudita e no Irã, principais produtores de petróleo do mundo – junto com a Venezuela, na época já sob controle estadunidense.”

<https://tinyurl.com/y5jobeuu> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

 

Desde 1953, o Irã foi um grande aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio. Porém, essa aliança se rompeu e as relações entre os dois países foram cortadas em 1980.

O fato que levou a esse rompimento aconteceu, entre 1978 e 1979, em decorrência da

(A) Guerra Irã-Iraque, na qual o presidente do Irã, Saddam Hussein, ataca o Iraque com a intenção de expandir o islamismo xiita e se apropriar dos campos de petróleo na bacia dos rios Tigre e Eufrates.
(B) Revolução Socialista, que ocorreu no Irã e que levou o Partido Comunista desse país ao poder, suprimiu a propriedade privada e nacionalizou as companhias de petróleo estrangeiras, incluindo as estadunidenses.
(C) Guerra do Golfo, na qual o exército iraniano invadiu o Kuwait, bombardeou os poços de petróleo desse país e rumou em direção à Arábia Saudita, quando foi surpreendido pelas forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos.
(D) derrubada das torres gêmeas do Word Trade Center de Nova Iorque, ação comandada pelo iraniano Osama bin Laden, que tinha a intenção de destruir os centros de comando das Sete Irmãs do Petróleo instaladas naquele complexo de edifícios.
(E) Revolução Islâmica ocorrida no Irã, em que grupos que eram a favor da nacionalização do petróleo, organizações islâmicas e movimentos estudantis apoiaram a rebelião que derrubou a monarquia pró-Estados Unidos e proclamou a República Islâmica do Irã.

 

Questão 46

(FATEC) As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia.

(A) Desenvolveu-se na floresta Amazônica (atuais Peru, Bolívia e Suriname) e sua economia se baseava na coleta de tributos provenientes do comércio com os incas e os astecas.
(B) Ocupava a região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México), e desenvolveu saberes matemáticos, astronômicos e arquitetura sofisticados para a época.
(C) O poder era centralizado nas mãos do Imperador, cuja origem era considerada divina, e a capital, Machu Picchu, foi construída no topo de uma grande montanha para evitar ataques de povos inimigos.
(D) Habitava a região do Rio da Prata, atuais Uruguai e Argentina, onde desenvolveu a cultura de algodão, com o qual fabricava tecidos para exportação, e projetou um sistema de vigilância eficaz para se proteger de ataques inimigos.
(E) A organização social igualitária favorecia a distribuição equilibrada dos recursos naturais provenientes do comércio marítimo, realizado no Caribe, e os grandes templos e pirâmides honravam as divindades do Sol (Rá) e da Lua (Anúbis).

 

Questão 47

(FATEC) No século VIII, tropas muçulmanas, lideradas pelo general Tarik, saíram do Norte da África, atravessaram o mar Mediterrâneo pelo Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a península Ibérica.

Sobre o período de domínio muçulmano na península Ibérica, é correto afirmar que

(A) contribuiu para a consolidação do feudalismo, isolando a Europa do restante do mundo, e estimulando as pessoas a abandonarem as cidades.
(B) o desenvolvimento mercantil provocou o crescimento de cidades como Córdoba e Toledo, atraindo poetas, letrados e músicos, estimulando o ambiente intelectual.
(C) sua duração foi maior em Portugal do que na Espanha, reino do qual os muçulmanos foram expulsos pelos cruzados, cerca de trinta anos após a ocupação da península Ibérica.
(D) durou aproximadamente meio século, e foi marcado pela perseguição aos cristãos, pela obstrução das rotas mercantis e pela Peste Negra, que dizimou parte da população europeia.
(E) consolidou o sistema escravocrata medieval, fechou universidades, desestimulou o desenvolvimento científico e proibiu manifestações literárias e musicais pagãs.

Questão 48

(FATEC) O Brasil é reconhecido internacionalmente por seu amplo programa de imunização, que disponibiliza vacinas gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) teve início com 4 tipos de vacinas e, hoje, oferece 27 à população sem qualquer custo. Nem mesmo a crise econômica afeta o bilionário orçamento da iniciativa, o qual foi de R$ 3,9 bilhões em 2017.

No entanto, a cobertura vacinal no Brasil está em queda. Números do PNI analisados pela BBC Brasil, em 2017, mostram que o governo tem tido cada vez mais dificuldades em bater a meta de vacinar a maior parte da população. Um exemplo é a poliomielite: a doença, responsável pela paralisia infantil, está erradicada no País desde 1990. Para o governo, é cedo para dizer se há tendência de queda real ou se são oscilações por mudanças em
curso no sistema de notificação; porém, os números já preocupam.

“Ainda é muito precoce para dizer se há oscilação real, mas estamos preocupados, sim. O sinal amarelo acendeu,” afirma a coordenadora do PNI. O que o governo mais teme é que a redução de pessoas vacinadas crie bolsões de indivíduos suscetíveis a doenças antigas e controladas no País.

<https://tinyurl.com/y8ur2re7> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

 

Uma consequência do problema abordado é

(A) a erradicação de doenças infectocontagiosas em função da ausência de seus transmissores, pois a não imunização faz os agentes patogênicos morrerem, já que o indivíduo imunizado foi inoculado com grandes quantidades de vírus.
(B) a elevação do índice de mortalidade do grupo de pessoas que se vacinam, pois a vacina provoca uma resposta imunológica, fazendo com que o organismo pare de produzir anticorpos.
(C) a diminuição de pessoas imunizadas e a consequente eliminação dos vírus transmissores de doenças infectocontagiosas, levando ao desaparecimento das patologias.
(D) um aumento no gasto com saúde pública, pois as pessoas tendem a ficar doentes caso não sejam imunizadas, uma vez que a transmissão dos vírus tende a aumentar.
(E) um surto mundial de doenças como a poliomielite, a asma e o sarampo, uma vez que as vacinas têm um antígeno fortalecido, levando milhões de pessoas à morte.

 

Questão 49

(FATEC) Um aprendiz de feiticeiro, numa experiência investigativa, tem a sua disposição cinco substâncias distintas entre as quais deverá escolher três distintas para fazer uma poção. No entanto, duas dessas cinco substâncias, quando misturadas, anulam qualquer efeito reativo.

A probabilidade do aprendiz obter uma poção sem efeito reativo é

(A) 20%
(B) 30%
(C) 40%
(D) 50%
(E) 60%

 

Questão 50

(FATEC) Uma empresa trabalha com fretamento de ônibus para o litoral. O valor cobrado por passageiro, no caso dos 50 lugares disponíveis serem todos ocupados, é de R$ 40,00. No caso de não ocorrer a lotação máxima, cada passageiro deverá pagar R$ 2,00 a mais por assento vazio.

O valor máximo arrecadado por essa empresa, numa dessas viagens, é

(A) R$ 2.000,00
(B) R$ 2.200,00
(C) R$ 2.350,00
(D) R$ 2.450,00
(E) R$ 2.540,00

Questão 51 

(FATEC) Um grupo de 8 alunos da Fatec do curso de Têxtil e Moda está prestando consultoria a 32 startups. Cada uma dessas startups é auxiliada precisamente por 3 alunos desse grupo, e cada aluno auxilia o mesmo número de startups.

Nessas condições, a quantidade de startups que cada aluno auxilia é

(A) 8.
(B) 9.
(C) 10.
(D) 11.
(E) 12.

 

Questão 52

(FATEC) Amanda resolveu complementar seu orçamento doméstico como motorista por aplicativo. Como já possui um automóvel inscreveu-se numa plataforma em que o valor cobrado do passageiro por viagem depende basicamente de três fatores:

  • o valor fixo de R$ 2,00 cobrado no início de qualquer viagem;
  • o valor de R$ 0,26 por minuto de viagem;
  • o valor de R$ 1,40 por quilômetro rodado.

 

Além disso, Amanda sabe que

  • a plataforma do aplicativo retém um quarto do valor pago pelo passageiro;
  • terá um custo de combustível no valor de R$ 0,28 por quilômetro rodado.

 

Suponha que ela realizará apenas viagens de 5 km, com duração de 10 minutos cada.

Considerando que Amanda deseja receber mensalmente o valor líquido mínimo de R$ 2.190,00, o menor número de viagens mensais, como motorista de aplicativo, que Amanda precisa fazer é

(A) 280
(B) 300
(C) 320
(D) 340
(E) 360

 

Questão 53

(FATEC) A distância real entre a cidade A e a cidade B é de 1 500 quilômetros. Em um determinado mapa, essa distância é de 50 centímetros.

Portanto, a escala numérica desse mapa é

(A) 1:3 000
(B) 1:30 000
(C) 1:300 000
(D) 1:3 000 000
(E) 1:30 000 000

 

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Questão 54 

(FATEC) Um tanque de combustível contém 50 litros de uma mistura de gasolina e álcool na razão 2:3, nessa ordem.

Deseja-se acrescentar à mistura N litros de álcool para que a razão de gasolina e álcool, nessa ordem, passe a ser 1:3.

Assim, o valor N é

(A) 10
(B) 20
(C) 30
(D) 40
(E) 50

 

Gabarito do simulado online para a FATEC

1C 2A 3B 4C 5A 6D 7E 8B 9E 10B 11B 12C 13E 14E 15C 16B 17E 18B 19A 20B 21C 22D 23C 24C 25B 26C 27D 28B 29D 30D 31B 32E 33C 34D 35C 36B 37A 38D 39E 40B 41B 42C 43E 44E 45E 46B 47B 48D 49B 50D 51E 52B 53D 54C

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