Simulado online para o Colégio Naval

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Simulado Online para o Colégio Naval

Se entrar no Colégio Naval faz parte dos seus planos, você deve saber que é necessário estudar muito! E mais do que isso, um bom candidato deve conhecer a estrutura da avaliação que irá enfrentar para garantir o melhor desempenho. Foi pensando nisso que o Guia do Vestibulinho desenvolveu esse Simulado Online!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores de Concursos Militares

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de concursos militares. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

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Como foi feito esse Simulado Online para o Colégio Naval?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores do Colégio Naval e de outros vestibulinhos similares, e tem o intuito de proporcionar a você a oportunidade de ter uma experiência prévia do que será a aplicação do exame.

Por isso, aproveite essa chance de se preparar e arrasar na prova do Colégio Naval! Faça o simulado com comprometimento e seriedade! Tudo foi preparado com muito carinho.

 

Instruções para a realização do Simulado Online para o Colégio Naval

Como a prova do Colégio Naval é realizada em dois dias, simularemos aqui a mesma situação, dividindo as questões em duas etapas.

  • Na primeira etapa você vai ter no máximo 5h para concluir as questões de Matemática (20) e Inglês (20);
  • Na segunda etapa, com duração de no máximo 4h, você terá que responder questões de Português (20 questões), Estudos Sociais (12 questões) e Ciências (18 questões); e ainda realizar uma Redação dissertativa;
  • Cronometre o tempo no seu celular e não extrapole o limite!
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Assim como na aplicação da prova do Colégio Naval, faça as etapas em dias diferentes, mas consecutivos. Realizar toda a prova em um só dia é muito cansativo e pode comprometer o seu rendimento;
  • Depois de terminar cada uma das etapas, vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito;

 

Boa prova!

 

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Começando o Simulado Online para o Colégio Naval

PRIMEIRA PARTE

MATEMÁTICA

 

1- (Colégio Naval) Considere as afirmações a seguir.

 

I – Seja P o conjunto dos números naturais pares positivos P = {2,4, 6, 8 10, 12,…}. A soma de parcelas distintas, formada pelos inversos dos elementos de P, desde 2 até ‘m’, com m ∈ P, terá como resultado um número inteiro.

II – Se x é um número real e x < 0, então √x2 = x.

III – A medida da corda determinada por uma reta numa circunferência é menor ou igual à medida do seu diâmetro.

 

Essas afirmações são, respectivamente:

a) Falsa – Falsa – Verdadeira

b) Verdadeira – Falsa – Verdadeira

c) Falsa – Falsa – Falsa

d) Falsa – Verdadeira – Verdadeira

e) Verdadeira – Verdadeira – Verdadeira

 

2 – (Embraer) Sejam x e y dois números naturais, tais que x + y = 103. Dividindo-se o maior deles pelo menor, obtêm-se quociente 10 e resto 4.

 

Sendo y o menor desses dois números, é correto afirmar que x – y é igual a

a) 85

b) 88

c) 94

d) 99

 

3 – (Embraer) Em um frasco, contendo x mililitros de soro, foram adicionados y mililitros de certo medicamento, sendo y = 0,1 x, formando a mistura M. Sabendo-se que 3/5 de M correspondem a 330 mililitros, é correto afirmar que a quantidade de medicamento utilizada para compor essa mistura foi, em mililitros, igual a

a) 45

b) 50

c) 55

d) 60

 

4- (Colégio Naval) Os elementos do conjunto X são números naturais distintos formados apenas por algarismos iguais a 1, ou seja, X = {1, 11,111, 1111, 11111,…}, onde o maior elemento é formado por 2018 algarismos iguais a 1.

 

Sabendo que 111111=15873×7, determine a quantidade de elementos do conjunto X que são divisíveis por 7 e marque a opção correta.

a) 128

b) 256

c) 336

d) 446

e) 512

 

5 – (Colégio Naval) Seja A o conjunto formado pelos pares (x,y), onde x e y são inteiros positivos tais que 2x+3y = 2018. Sendo assim, é correto afirmar que a quantidade de elementos do conjunto A é:

a) 256

b) 336

c) 512

d) 640

e) 720

 

6 – (Colégio Naval) Um jardim foi dividido em 4 canteiros, sendo 2 quadrados (Q1 e Q2 ) e 2 retangulares (R1 e R2 ), conforme mostra a figura.

 

 

Se os canteiros Q1 e Q2 têm, juntos, área igual a 45 m2 , então os canteiros R1 e R2 têm, juntos, área igual a:

a) 40m2

b) 35m2

c) 33m2

d) 28m2

 

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7 – (Colégio Naval) A idade de cada um dos três filhos de um adulto, incluindo os dois filhos gêmeos, é representada por números inteiros. A soma das idades é igual a 21 e o produto igual a 320. Se colocarmos em forma de potência a maior idade e a menor idade deles, de tal modo que a maior seja a base da potência e a menor seja o expoente, está correto afirmar que ela terá o mesmo resultado do que:

a) 310

b) 59

c) 213

d) 38

e) 215

 

8 – (Embraer) Um professor de Educação Física recebeu certo número de ingressos para um evento esportivo e pretende distribuí-los entre os alunos do colégio que praticam atletismo. Ele verificou que, se der 2 ingressos a cada aluno, sobrarão 20 ingressos, e que, para dar 3 ingressos a cada aluno, para que possam ser acompanhados pelos pais, faltarão 10 ingressos.

 

O número total de ingressos recebidos pelo professor foi

a) 90

b) 80

c) 70

d) 60

 

9 – (Embraer) Na figura, observa-se um jardim circular de centro O, no qual destaca-se um canteiro com a forma de um triângulo retângulo ABC, cujos vértices estão situados na linha da circunferência do jardim circular.

 

 

Sabe-se que a medida do segmento AC é igual à medida do diâmetro do círculo, de raio r = 4 m. Usando a aproximação √2 = 1,4 , pode-se concluir corretamente que a medida aproximada, em metros, do perímetro do canteiro triangular é

a) 13,6

b) 15,2

c) 17,6

d) 19,2

 

10 – (COTUCA) Qual é a área do triângulo ABC?

 

 

a) 2(√2+√3)

b) 2(3+√2)

c) 2(3+√3)

d) 3(2+√3)

e) 3(2+√2)

 

11 – (COTUCA) Realizando a adição N = 21 + 22 + 23 + … + 22014 + 22015, qual é o último algarismo (algarismo das unidades) do número N ?

a) 0

b) 2

c) 4

d) 6

e) 8

 

12 – (Colégio Naval) Observe a figura a seguir.

 

 

A figura acima exibe um total de n peças idênticas de um quebra-cabeças que, resolvido, revela uma coroa circular. Sabe-se que 6cm é a menor distância entre as circunferências concêntricas pontilhadas da figura e que raio da menor dessas circunferências é igual a 9cm.

 

Se a área de cada peça é (12π)cm2, é correto afirmar que n é igual a

a) 6

b) 8

c) 9

d) 12

e) 15

 

13 – (Colégio Naval) O número h tem 241 algarismos e h = (z . w)x. O MDC (x, 25), com x natural, resolvido pelo algoritmo das divisões sucessivas de Euclides, gera o esquema a seguir:

 

 

Sendo assim, é correto afirmar que a soma x + y + z + w é igual a

a) 274

b) 224

c) 199

d) 149

e) 99

 

14 – (Colégio Naval) Analise as afirmativas a seguir.

I – Sejam a, b e c os lados de um triângulo, com c>b≥a. Pode-se afirmar que c2=a2 + b2 se, e somente se, o triângulo for retângulo.

II – Se um triângulo é retângulo, então as bissetrizes internas dos ângulos agudos formam entre si um ângulo de 45º ou 135º.

III – O centro de um círculo circunscrito a um triângulo retângulo está sobre um dos catetos.

IV – O baricentro de um triângulo retângulo é equidistante dos lados do triângulo.I – Sejam a, b e c os lados de um triângulo, com c>b≥a. Pode-se afirmar que c2=a2 + b2 se, e somente se, o triângulo for retângulo. II – Se um triângulo é retângulo, então as bissetrizes internas dos ângulos agudos formam entre si um ângulo de 45º ou 135º. III – O centro de um círculo circunscrito a um triângulo retângulo está sobre um dos catetos.

IV – O baricentro de um triângulo retângulo é equidistante dos lados do triângulo.

Assinale a opção correta.

a) Somente I e II são verdadeiras.
b) Somente II e III são verdadeiras.
c) Somente I e IV são verdadeiras.
d) Somente I, II e IV são verdadeiras.
e) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

 

15 – (COTUCA) A soma dos valores de x e y que satisfazem o sistema de equações a seguir é:

 

 

a) 13

b) 14

c) 15

d) 16

e) 17

 

16 – (Embraer) Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, sendo de 1 cm as unidades dos eixos, localize os pontos A(–3, 0) e B(3, 0), que determinam as extremidades da base de triângulos ABC, de áreas iguais a 12 cm².

 

 

Nessas condições, é correto afirmar que os possíveis valores da ordenada do vértice C são

a) – 6 e 6

b) – 5 e 5

c) – 4 e 4

d) – 3 e 3

 

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17 – (COTUCA) Um barbeiro B segura um espelho plano E2, de espessura desprezível, paralelamente a outro espelho plano E1, também de espessura desprezível, permitindo que seu cliente A observe, no espelho E1, o seu corte de cabelo na parte posterior da cabeça.

 

 

Determine a menor distância entre o cliente e a imagem que ele observa da sua nuca no espelho E1, considerando que a cabeça do cliente também possui dimensões desprezíveis.

a) 1,6

b) 2,0

c) 2,2

d) 2,6

e) 3,2

 

18 – (Embraer) Um cabo, totalmente esticado a partir do topo de uma torre, foi preso em uma estaca, posicionada perpendicularmente ao solo, e também preso no solo, em um ponto distante a 25,5 m da base da torre, conforme mostra a figura.

 

 

Com base nas informações da figura, é correto afirmar que o comprimento total, em metros, desse cabo, é igual a

a) 30

b) 32,5

c) 34

d) 35,5

 

19 – (Colégio Naval) Considere a expressão (20182018)2018, que é a potência de uma potência.

 

É correto afirmar que o último algarismo do resultado dessa expressão é:

a) 0

b) 2

c) 4

d) 6

e) 8

 

20 – (Colégio Naval) Um triângulo isósceles ABC tem base BC=16cm e lados congruentes AB = AC = 17cm.

 

O raio do círculo inscrito ao triângulo ABC em cm é igual a:

a) 32/15

b) 24/5

c) 35/8

d) 28/5

e) 17/4

 

INGLÊS

 

Read text I to do questions 21 to 24 based on it.

 

TEXT I

 

Social media ‘destroying how society works’

A former Facebook executive has said social media is doing great harm to society around the world. The executive is a man called Chamath Palihapitiya. He _____________ Facebook in 2007 and ____________ a vice president. He was responsible for increasing the number of users Facebook had. Mr Palihapitiya said he feels very guilty about getting more people to use social networks. He said the networks are destroying society because they are changing people’s behavior. Twenty years ago, people talked to each other face to face. Today, people message each other and do not talk. People also really care about what other people think of them. They post photos and wait to see how many people like the photo. They get very sad if people do not like the photo.

Mr. Palihapitiya said people should take a long break from social media so they can experience real life. He wants people to value each other instead of valuing online “hearts, likes, and thumbs-up”. Palihapitiya also points out how fake news is affecting how we see the world. It is becoming easier for large websites to spread lies. It is also becoming easier to hurt other people online. Anyone can hide behind a fake user name and post lies about other people. Palihapitiya said this was a global problem. He is worried about social media so much that he has banned his children from using it. However, he did state that Facebook was a good company. He said: “Of course, it’s not all bad. Facebook overwhelmingly does good in the world.”

 

21 – (Colégio Naval) Read the statements to check if they are TRUE (T) or FALSE (F).

 

I – An ex-Facebook boss said social media is damaging society.

II – Itis becoming more difficult for big websites to spread fake news.

III – People message each other today instead of talking face to face.

IV – Palihapitiya said social media does not change our behavior.

 

Choose the option that respectively represents the statements above.

a) (F) (T) (T) (F)

b) (F) )(F) (T) (T)

c) (T) (F) (T) (F)

d) (T) (T) (F) (T)

e) (F) (F) (F) (T)

 

22 – (Colégio Naval) All the underlined words in text I are adjectives, EXCEPT:

a) social

b) global

c) long

d) executive

e) former

 

23 – (Colégio Naval) Which verb forms respectively complete the gaps in text I?

a) joined / become

b) joined / became

c) joins /becomes

d) joint / became

e) was joined / become

 

24 – (Colégio Naval) Mark the option in which there is NO Present Continuous Tense.

a) A former Facebook executive has said social media is doing great harm to society around the world.

b) He was responsible for increasing the number of users Facebook had.

c) He said the networks are destroying society because they are changing people’s behavior.

d) Palihapitiya also points out how fake news is affecting how we see the world.

e) It is becoming easier for large websites to spread lies.

 

25 – (Colégio Naval) Match the questions to the aswers.

 

(1) Are you on vacation?
(2) Where’s she from?
(3) Are you and Ana married?
(4) Is Julie Italian?

 

( ) Yes, we are.
( ) She’s from Italy
( ) No, she isn’t.
( ) No, I’m not.

 

Choose the option with the correct order.

a) 3 – 2 – 4 -1

b) 1 – 2 – 4 – 3

c) 3 – 4 – 2 – 1

d) 1 – 4 – 2 – 3

e) 1 – 4 – 3 – 2

 

26 – (Colégio Naval) Complete the sentences using an article when necessary.

 

I – Is Mario _____ honest man?

II – The students wear _____ uniform here.

III – _____ Smiths lives next to the supermarket.

IV – _____ Brasilia was made the capital in 1960.

 

Choose the correct option.

a) a / an/ – / –

b) a / an / The / The

c) an / a / The / The

d) a / an / – / The

e) an / a / The / –

 

27 – (Colégio Naval) Mark the option in which all the verbs are written in the Simple Past.

a) put – drank – ate – heard – taken

b) knew – brought – wanted – made – was

c) wrote – come – felt – had – flew

d) told – were – begun – gave – read

e) left – spent – slept – swun – traveled

 

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28 – (Colégio Naval) Read the comic strip in order to do the question below.

 

 

The correct pronoun that completes the third bubble speech is

a) they.

b) it.

c) theirs.

d) its.

e) them.

 

(Colégio Naval) Read the text below to do questions 29 to 33.

TEXT II

STEPHEN HAWKING

Stephen Hawking, one of the most famous scientists of the 21st century, died on March 14th, 2018. But his ideas on gravity, black holes and the Big Bang are the greatest legacy he left to the world.

 

Early Life and College

On January 8th, 1942, Stephen Hawking was born to a successful family in Oxford, England. He was not the best student at fundamental or high school, but he was very smart. His dad wanted him to become a medical doctor, but Stephen really wanted to study math.

Despite his poor grades at school, Stephen aced his exams for college. He was admitted to Oxford University, but they didn’t have math as a major. So, he decided to study physics and chemistry instead.

Stephen became a member of a rowing team when he was in college. After he graduated, he decided to continue his education and went to graduate school,

 

Graduate School, Marriage and Health Problems

While in graduate school, he had some health problems. He began tripping for no reason, and his speech became hard to understand. His family encouraged him to go to the doctor. Stephen was diagnosed with a disease called ALS, or Lou Gehrig’s disease, which affects the brain and spine. He was only twenty one, and the doctors initialy gave him only a few years to live. Luckily, his condition progressed more slowly than is often the case.

During this time, Stephen had a relationship with a woman named Jane. He said she and his work were his inspiration for living. Stephen earned his Ph.D. degree in 1965. He started to get worse, and eventually became confined to a wheelchair. Nonetheless, he and Jane married in 1965 and were able to have three children.

He studied how space and time are related, including scientific studies of black holes in space and how they work in the universe. He also had a lot of success in his work as a college professor,

 

A New Voice

In 1985, Stephen got really sick and doctors were able to save him, but he was unable to speak. He could only use his eyebrows to communicate. Eventually, he was able to use a special voice synthesizer, allowing him to talk by moving his cheek muscles and using a mouse pad.

 

Famous Works and Prizes

His most notorious theory is that black holes can emit radiation; also known as Hawking radiation. He received numerous awards but never won the Nobel Prize.

Stephen always enjoyed writing books. His best seller, “A Brief History in Time” made terms like the Big Bang and black holes easy to understand. Other famous Stephen Hawking books include: “A Briefer History in Time”, “On the Shoulders of Giants” and “The Universe in a Nutshell”. He also wrote many books for children along with his daughter Lucy. His famous books for children include “George’s Cosmic Treasure Hunt” and “George and the Big Bang”.

 

His last work, submitted only two weeks before his death, reveals the universe will come to an end when stars run out of energy. However, his theory suggests that scientists will be able to find parallel universes using probes on spaceships.

 

29 – Mark the sentence which has an adjective that is NOT in the superlative degree.

a) Stephen Hawking, one of the most famous scientists of the 21st century (…).

b) But his ideas (…) are the greatest legacy he left to the world.

c) He was not the best student at fundamental or high school.

d) His most notorious theory is that black holes can emit radiation.

e) He started to get worse, and, eventually, became confined to a wheelchair.

 

30 – Say if the following statements are T (true) or F (false) about Hawking’s disease. Then mark the correct option, from top to bottom.

 

( ) It confined him to a wheelchair.
( ) It affected his ability to speak.
( ) It was diagnosed when he was 21 years old.
( ) It progressed more quickly than expected.
( ) It made him stumble for no reason.

 

a) (T) (T) (T) (F) (F)

b) (T) (F) (T) (F) (F)

c) (T) (T) (T) (F) (T)

d) (F) (T) (F) (T) (T)

e) (F) (T) (F) (T) (F)

 

31 – What statement is correct about Hawking’s last work?

a) It predicted the end of the universe.

b) If suggests there are no parallel universes.

c) lt could not be finished because of his death.

d) lt was his bestselling book and received a prize.

e) It introduced his theory about the Big Bang.

 

32 – It can be inferred from the text that Stephen Hawking

a) received numerous awards, including a Nobel Prize.

b) was seventy six years old when he died.

c) married Jane one year after he got his Ph.D degree.

d) wrote “A Brief History in Time” for kids.

e) wanted to be a doctor, but studied physics instead.

 

33 – In the sentence, “Despite his poor grades at school, Stephen aced his exams for college.” (paragraph 3), the underlined phrase means that Stephen

a) got bad grades in his tests.

b) passed with average grades.

c) achieved high marks in the test.

d) tried hard but did not pass.

e) had a second change and passed.

 

34 – (Colégio Naval) Read the sentence in order to do the question below.

“This is my friends’ car and that one is my car.”

 

Mark the option which rewrites the sentence using the correct possessive.

a) This car is theirs and that one is mine.

b) This is theirs cars and that is my car.

c) This is their car and that one is my.

d) This car is them and that one is my.

e) This is theirs car and that one is mine.

 

(Colégio Naval) Read the text II in order to answer items 35 and 36.

 

My name is Patrick. I _____ on vacation to Brazil last Summer, and I _____ in a five-star hotel in front of the beach in Rio de Janeiro.

I went to Rio by plane and I _____ a month there. I _____ a lot of people and we _____ a great time! I want to go back to Brazil as soon as possible.

 

35 – According to text II, it’s correct to say that the statements are true, EXCEPT:

a) He liked the trip and intends to visit Brazil again.

b) He flew to Rio de Janeiro to spend his vacation there.

c) Patrick had a great time with many people.

d) He traveled to Rio de Janeiro last summer.

e) He spent thirty days in a hotel near the city of Rio de Janeiro.

 

36 – Choose the option which completes the gaps in text respectively.

a) traveled / stayed / spend / knew / had

b) traveled / were / spent / knew / did

c) went / stayed / spent / met / had

d) went / were / spend / met / did

e) were / went / stayed / knew / have

 

37 – (Colégio Naval) Mark the INCORRECT option according to the Genitive Case.

a) The door’s car is open.

b) The world’s population is increasing.

c) I’m going to Grandma’s.

d) Which are Fred’s and Eric’s cars?

e) This is my mother-in-law’s house.

 

38 – (Colégio Naval) Read the sentences below.

 

I – Can you give me some information, please?
II – Those women are my teachers.
III – He doesn’t have much money.
IV – Life is great!

 

Choose the option which defines the underlined nouns as U (uncountable) or C (countable).

a) U-C-U-U

b) C-C-C-C

c) C-C-U-U

d) U-U-U-U

e) C-U-C-C

 

39 – (Colégio Naval) Complete the dialogue using the right form of the adjectives.

 

A: Would you like to go to the beach on Friday?

B: Actually, I think Saturday is _____ for me. Friday is my _____ day.

 

Choose the item that respectively completes the gaps.

a) the best / busier

b) better / busiest

c) good / the most busiest

d) best / the busiest

e) good / the busier

 

40 – (Colégio Naval) Read the information in the box below.

 

 

Now read the questions.

 

I – How many sugar is there in an orange? / II – How much sugar is there in an orange?
I -How many eggs are there in a carton? / II – How much eggs are there in a carton?
I – How many calories are there in a banana? II – How much calorie is there in a banana?

 

Choose the right questions for the information in the box respectively:

a) II – I – II

b) II – I – I

c) I – II – I

d) I – I – II

e) II – II – I

 

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Gabarito do simulado online para o Colégio Naval – Primeira Parte

1 – D | 2 – A | 3 – B | 4 – C | 5 – B | 6 – C | 7 – E | 8 – B | 9 – D | 10 – C | 11 – C | 12 – D | 13 – D | 14 – E | 15 – A | 16 – C | 17 – E | 18 – C | 19 – D | 20 – B | 21 – C | 22 – B | 23 – D | 24 – A | 25 – A | 26 – E | 27 – B | 28 – E | 29 – E | 30 – C | 31 – A | 32 – B | 33 – C | 34 – A | 35 – E | 36 – C | 37 – A | 38 – A | 39 – B | 40 – B |

 

SEGUNDA PARTE

PORTUGUÊS

 

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 04.

 

Elas são conhecidas como tartarugas gigantes das ilhas de Galápagos, mas quando nascem
medem cerca de seis centímetros. Desde o momento em que saem dos ninhos, os bebês de tartaruga enfrentam sozinhos o mundo e suas dificuldades. Quando conseguem sobreviver, podem chegar a 150 anos de idade. No entanto, para eles, hoje um dos maiores desafios é o crescente impacto da atividade humana.

Há anos, uma equipe internacional de cientistas rastreia a migração de populações de tartarugas adultas. Porém, os bebês são muito pequenos para receber os atuais equipamentos de rastreamento. Mas agora novos dispositivos em miniatura podem ser colocados nos recém nascidos. Os sinais serão captados por receptores na Estação Espacial Internacional.

“Ao colocar esses transmissores em um grande número de tartarugas bebês, podemos
segui-las ao longo de sua vida”, explicou Stephen Blake, coordenador do Programa de Ecologia do Movimento das Tartarugas Gigantes de Galápagos. “Poderemos compreender em que medida elas conseguem sobreviver e, se não conseguem, qual foi o problema. Entender isso é crucial para a conservação da espécie no futuro”, diz.

(Alejandra Martins. www.bbc.com. Adaptado)

 

1 – (Embraer) A partir da leitura do primeiro parágrafo, conclui-se que a atividade humana é

a) um modo de combater os predadores das tartarugas.

b) uma garantia de vida longa para as tartarugas.

c) uma forma de auxiliar a reprodução das tartarugas.

d) um obstáculo para a sobrevivência das tartarugas.

 

2 – (Embraer) O texto apresenta como uma novidade

a) o fato de as tartarugas bebês enfrentarem sozinhas as dificuldades da vida na natureza.

b) uma equipe de cientistas que rastreia a migração de populações de tartarugas adultas.

c) a existência de equipamentos de rastreamento que permitem localizar as tartarugas.

d) os transmissores em miniatura que serão usados para seguir as tartarugas desde bebês.

 

3 – (Embraer) As palavras migração e crucial, em destaque nos segundo e terceiro parágrafos, são empregadas, correta e respectivamente, com os sentidos de

a) moradia e provável.

b) deslocamento e importante.

c) extinção e indispensável.

d) transformação e danoso.

 

4 – (Embraer) As formas verbais destacadas em “Poderemos compreender em que medida elas conseguem sobreviver e, se não conseguem, qual foi o problema…” (3º parágrafo) – estão correta e respectivamente substituídas, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical, por:

a) conseguirem … seria

b) consigam … era

c) conseguirão … fosse

d) conseguissem … é

 

5 – (Colégio Naval) No que se refere à concordância verbal, observe as frases abaixo.

 

I – Espera-se muitas novidades no campo da informática educacional este ano.
II – Em todos os países, faz-se muitas promessas aos fabricantes de mídias digitais.
III – Choveram reclamações sobre o novo celular disponibilizado nas lojas do ramo.
IV – Houveram-se muito bem os expositores da Feira de Tecnologia no Anhembi.

 

Assinale a opção correta.

a) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

c) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.

 

6 – (Colégio Naval) Assinale a opção na qual a palavra em destaque está acentuada conforme a regra ortográfica vigente.

a) O marido estava com os pêlos do braço emaranhados por esfregá-los na toalha.

b) Alegando estar com cefaléia, a mulher continuou em silêncio até o final do jantar.

c) O marido pediu ao garçom uma pêra flambada com calda de chocolate para dois.

d) A mulher não prestou atenção ao escarcéu que o marido fez por causa da Internet.

e) De um pólo a outro, muitos abdicam de uma conversa ao vivo para usar o whatsApp.

 

7 – (Colégio Naval) Em que opção a colocação pronominal está de acordo com a modalidade padrão?

a) Quando o casal chegou ao restaurante, se calou por motivos bem diferentes.

b) Os pais distral-lo-iam com novas tecnologias, embora o pediatra condenasse.

c) Por que a mulher questionou-os sobre o silêncio que pairava no restaurante?

d) Por favor, solicitamos que entreguem-nos os celulares antes da hora da prova.

e) O homem usava a Internet, e o garçom não interrompeu-o para servir a comida.

 

8 – (Colégio Naval) Em que opção todas as preposições em destaque estão de acordo com a regência do nome?

a) Por ter sido transferido, o marinheiro foi morar à Rua Martinez, local próximo ao quartel.

b) Em nosso país, temos ojeriza por guerra, mas temos capacidade para lutar sem medo.

c) Os alunos oriundos de outros Estados ficam curiosos para conhecer Angra dos Reis.

d) Desejoso pela aprovação, este candidato demonstra capacidade para qualquer faina.

e) É preferível não se alimentar do que alimentar-se com produtos nocivos ao organismo.

 

9 – (Embraer) Leia o cartaz.

 

 

Considere as seguintes orações utilizadas no cartaz:

deixe a gripe pra lá
procure uma unidade de saúde…
… leve a caderneta de vacinação
… acesse saúde.gov.br/vacinagripe

 

Em todas essas orações, tem-se um sujeito

a) indeterminado, que diz respeito aos brasileiros que estão com gripe.

b) oculto, que remete ao leitor, convidando-o a se vacinar contra a gripe.

c) simples, que corresponde aos cidadãos mais expostos ao vírus da gripe.

d) composto, que equivale a todos os brasileiros, que são obrigados a se vacinar.

 

Leia o texto para responder às questões de números 10 a 13.

 

Cabeça desocupada é oficina de criatividade

Quanto mais você ocupa o cérebro com informações variadas e listas de pendências, menos criativo consegue ser. A conclusão é de um estudo publicado neste ano pela Universidade Bar-Ilan, de Israel.

Neurocientistas constataram que pessoas sobrecarregadas têm menos energia para criar
soluções diferentes daquelas com as quais já estão acostumadas. Os pesquisadores dividiram os 135 participantes em dois grupos. Um decorou uma sequência de números curta e outro, uma longa. Em seguida, todos respondiam o que vinha à cabeça ao ouvir determinada palavra.

O primeiro grupo fez associações livres mais criativas, como ligar “branco” a “nuvem”; o
segundo recorria a fórmulas convencionais (ligar “branco” a “preto”). “Vimos que as pessoas são mais criativas quando estão com a mente livre”, diz uma das pesquisadoras, Shira Baror.

Moral da história, segundo a neurocientista israelense: “É preciso poupar recursos do
cérebro para investi-los na busca de soluções originais”.

(Anna Rangel, Folha de S.Paulo, 07.08.2016)

 

10 – (Embraer) O objetivo do texto é

a) informar resultados de estudos israelenses que associam a criatividade a cérebros que estejam sem excesso de informações.

b) incentivar as pessoas a utilizar o máximo de informações possíveis para ampliarem sua
capacidade criativa.

c) convencer o público de que é perigoso manter a cabeça desocupada, devendo-se estimulá-la a buscar soluções originais.

d) sensibilizar as pessoas a fim de que entendam que existem aquelas que são naturalmente criativas e outras mais convencionais.

 

11 – (Embraer) Assinale a alternativa em que a preposição “de” faz a correta articulação entre o verbo e seu complemento.

a) Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan concluíram de que há uma relação entre a ocupação do cérebro e a sua capacidade criativa.

b) Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan não duvidam de que há relação entre a ocupação do cérebro e a sua capacidade criativa.

c) Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan não concordam de que é impossível relacionar a
ocupação do cérebro e a sua capacidade criativa.

d) Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan

 

12 – (Embraer) Na oração – Neurocientistas constataram… (2º parágrafo) –, o substantivo em destaque é comum de dois gêneros, ou seja, sabe-se se está se referindo a homens ou mulheres pela utilização do artigo: os neurocientistas / as neurocientistas.

 

Segue essa mesma regra de distinção dos gêneros o substantivo destacado em:

a) Vítima de atentado passa a ter crises de pânico constantes.

b) Biólogo busca descobrir novas espécies na Amazônia brasileira.

c) Criança hoje em dia já passa a ter problemas com a obesidade.

d) Repórter confunde nome de entrevistado e gafe vai ao ar ao vivo.

 

13 – (Embraer) De acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir.

 

Os estudos da Universidade Bar-Ilan, de Israel, _____ mostrar que, frente a um ____ de vida intenso, o cérebro das pessoas se sobrecarrega e a busca por soluções fica mais _____.

 

a) veem … rítmo … dificil

b) veem … ritmo … difícil

c) vêm … ritmo … difícil

d) vem … rítmo … difícil

 

14 – (Colégio Naval) No enunciado “O pensamento do candidato em sucesso pessoal é refletido em dedicação”, os termos destacados exercem, respectivamente, a função sintática de:

a) predicativo do sujeito e complemento nominal.

b) predicativo do sujeio e adjunto adnominal.

c) adjunto adnominal e complemento nominal.

d) adjunto adnominal e adjunto adverbial.

e) complemento nominal e adjunto adverbial.

 

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Texto para as questões 15 e 16

 

 

15 – (Colégio Naval) Assinale a opção que apresenta a reescrita do enunciado “aqui seu cão sai um gato”, estabelecendo-se adequação com as regras gramaticais.

a) Daqui seu cão sai-se um gato.

b) Daqui seu cão se sai um gato.

c) Aqui seu cão sai-se um gato.

d) Aqui seu cão se sai um gato.

e) Daqui seu cão sai um gato.

 

16 – (Colégio Naval) No texto apresentado o autor

a) não tem intenção de se comunicar com o leitor.

b) gera ambiguidade na articulação dos vocábulos.

c) explora a polissemia como recurso para gerar humor.

d) divulga determinado produto para venda.

e) articula palavras contrárias, comprometendo o sentido a ser veiculado.

 

Leia o texto para responder às questões de números 17 a 20.

 

O gato, o galo e o ratinho

Um ratinho vivia num buraco com sua mãe. Depois de sair sozinho pela primeira vez,
contou a ela:

— Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado,
tinha um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O outro era um monstro horrível. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático.

— Ah, meu filho! – respondeu a mãe. – Esse teu monstro era uma ave inofensiva; o
outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.

(Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. Adaptado)

 

17 – (Embraer) O ensinamento dessa fábula está resumido na seguinte frase:

a) Não se guie pela ambição.

b) Não seja vaidoso.

c) Não confie nas aparências.

d) Não escute os medrosos.

 

18 – (Embraer) O conteúdo do seguinte comentário do ratinho – Fiquei com tanto medo que fugi
correndo… – está expresso em outras palavras em:

a) Fugi correndo por ficar com tanto medo…

b) Fiquei com tanto medo de fugir correndo…

c) Fugi correndo para ficar com tanto medo…

d) Fiquei com tanto medo apesar de fugir correndo…

 

19 – (Embraer) Estão empregadas com sentidos opostos as palavras destacadas em:

a) os bichos estranhos … um monstro horrível

b) que se movia … que balançavam

c) grito apavorante … tanto medo

d) uma ave inofensiva … um gato feroz

 

20 – (Embraer) Dentre os adjetivos destacados em – Um era bonito e delicado, tinha um pelo muito macio e um rabo elegante… –, o único que mantém a mesma forma no masculino ou no feminino é elegante, assim como ocorre com o adjetivo destacado em:

a) … você não imagina os bichos estranhos que encontrei!

b) O outro era um monstro horrível.

c) … debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua

d) … ia conversar um pouco com o simpático.

ESTUDOS SOCIAIS

 

21 – (Embraer) Em decisão histórica, que tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas, os britânicos decidiram em referendo deixar a União Europeia (UE). A opção de “sair” (Brexit) venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença, em resultado divulgado por volta das 3 horas desta sexta-feira (24.06.2016).

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/reinounido-decide-deixar-uniao-europeia-em-referendo.html).

 

Após o Brexit,

a) o Reino Unido se integrará à Apec ou ao Acordo do Pacífico, uma vez que a permanência em um bloco econômico é exigência fundamental da globalização.

b) o Reino Unido incentivará países fundadores do bloco europeu, como a Grécia, a criar um novo bloco mais receptivo aos imigrantes do que a União Europeia.

c) a União Europeia permanecerá como bloco integrando 27 membros que, atualmente, enfrentam os problemas resultantes da chegada de refugiados.

d) a União Europeia enfrentará o dilema de perder grandes mercados para suas commodities, que representam seus principais produtos de exportação.

 

22 – (Embraer) Leia as duas notícias extraídas das seções de meio ambiente de jornais e revistas.

 

I. Hoje é o bioma brasileiro que concentra o maior rebanho bovino (cerca de 36% de todo o gado) e onde mais se produz soja. Em menos de 50 anos, quase 50% da vegetação original desapareceu, e 30% da área virou pasto. Foi um processo de desmatamento muito rápido, sem precedentes, que afeta, também, as maiores bacias hidrográficas que têm rios nascendo na região do bioma.

(http://epoca.globo.com/tudo-sobre/noticia/2017/05/ desmatamento.html. Acesso em 10.ago.2017. Adaptado)

 

II. O Brasil perdeu 20% da área do bioma em 17 anos. A redução da área é ligada principalmente à ocupação imobiliária, tanto causada pelo crescimento do turismo, a instalação de novos resorts, hotéis, pousadas, como também pela ocupação das comunidades mais vulneráveis, que acabam sendo pressionadas e ocupando as margens do bioma, construindo suas casas com a madeira retirada do local.

(http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/levantamento-mostra-que-brasil-perdeu-em-17-anos.ghtml. Acesso em 10.ago.2017. Adaptado)

 

As notícias I e II referem-se, correta e respectivamente,

a) à Caatinga e à Mata dos Cocais.

b) ao Cerrado e à Mata Atlântica.

c) à Mata Atlântica e à floresta Amazônica.

d) ao Cerrado e ao Mangue.

 

23 – (Colégio Naval) “Hoje não basta produzir. É indispensável pôr a produção em movimento, pois agora é a circulação que preside a produção.”

(SANTOS, M. & SILVEIRA, M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo, Editora Record, 2001.)

 

Em tempos de economia globalizada e alta competitividade internacional, o crescimento econômico brasileiro vem esbarrando em dificuldades impostas pela inadequação de seu sistema de transporte, ainda predominantemente rodoviário. A respeito das políticas de transporte de cargas no Brasil, assinale a opção correta.

a) As dimensões continentais do país, associadas a algumas de suas condições naturais, como um relevo fortemente acidentado, impediram a implantação de uma matriz de transportes multimodal.

b) O transporte ferroviário é pouco utilizado no território brasileiro por se tratar de um sistema caro e complexo, incompatível com o nível de desenvolvimento econômico contemporâneo do país.

c) O transporte de carga por caminhões tem um custo mais elevado do que o realizado por outros meios, como trens e navios, visto que o volume de mercadorias transportado por litro de combustível é menor.

d) O transporte ferroviário tem se apresentado como o principal substituto do sistema rodoviário em função dos maciços investimentos estatais na expansão desse modal no fim do século XX.

e) A opção pelo transporte rodoviário ainda predomina nó Brasil devido à queda do preço dos combustíveis no país, em especial após a descoberta de grandes reservas de petróleo conhecidas como pré-sal.

 

24 – (Colégio Naval) Observe a imagem a seguir.

 

 

A dinâmica do crescimento da população brasileira se alterou substancialmente ao longo do século XX. Sobre a transição demográfica brasileira, assinale a opção correta.

a) A queda na taxa de fecundidade brasileira está relacionada à crise econômica e às altas taxas de desemprego que atingiram o país durante as décadas de 1980 e 1990.

b) A população brasileira aumentou significativamente durante o século XX em virtude da entrada maciça de imigrantes que vieram atender à expansão da demanda de mão de obra industrial.

c) O incremento populacional no país durante o século XX pode ser explicado pelo predomínio de políticas de controle de natalidade por parte do governo federal, reconhecidamente neomalthusiano.

d) A redução do número de filhos é uma mudança demográfica característica dos países em processo de industrialização devido, essencialmente, aos movimentos nacionais de emancipação feminina.

e) A vida urbana apresenta maior custo, um número crescente de mulheres no mercado de trabalho, além da disponibilidade de métodos contraceptivos, o que resulta na redução da taxa de fecundidade.

 

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25 – (Colégio Naval) Leia o texto abaixo.

1888 – O decreto nº 9.912-A, de 26 de março de 1888, regulou o direito à aposentadoria dos empregados dos Correios. Fixava em 30 anos de efetivo serviço e idade mínima de 60 anos os requisitos para a aposentadoria. (…)

1892 – A lei nº 217, de 29 de novembro de 1892, instituiu a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte dos operários do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. (…) ]

1923 – O decreto nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923, na verdade a conhecida Lei Elói Chaves (o autor do projeto respectivo), determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de cada empresa ferroviária. É considerada o ponto de partida, no Brasil, da Previdência Social propriamente dita. (…)

1930 – O decreto nº 19.433, de 26 de novembro de 1930, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, tendo como uma das atribuições orientar e supervisionar a Previdência Social, inclusive como órgão de recursos das decisões das Caixas de Aposentadorias e Pensões. (…)

1943 – O decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho, elaborada pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e que elaborou também o primeiro projeto de Consolidação das Leis de Previdência Social.

(Fonte: http://www, previdencia.gov.br/acesso-a- informacao/institucional/historico)

 

Durante o governo Getúlio Vargas (1943), foi instituída a Consolidação das Leis do Trabalho e Previdência Social, que é considerada um marco na história da previdência social brasileira. De acordo com a linha do tempo, a respeito da incorporação de direitos previdenciários ao trabalhador brasileiro, é correto afirmar que

a) a previdência social sofria diversas dificuldades para ser implantada até que Getúlio Vargas decidiu criá-la em 1943, mas apenas para os trabalhadores rurais.

b) Getúlio Vargas foi um dos maiores inimigos do direito do trabalhador à aposentadoria, impedindo que ela fosse instituída durante seu governo.

c) a previdência social, conforme conhecemos hoje, surgiu ainda no Império do Brasil, por vontade do senador Joaquim Nabuco.

d) o direito à aposentadoria estendido a todos os brasileiros foi instituído em 1923 pela Lei Elói Chaves.

e) o Governo Getúlio Vargas se apropriou de várias práticas e leis previdenciárias já existentes e as regulamentou na Consolidação das Leis do Trabalho e Previdência Social.

 

26 – (Embraer) Leia o que um cronista escreveu a respeito dos motivos da presença dos colonizadores na América: “… servir a Deus, a sua Majestade, e dar luz àqueles que estavam nas trevas:… e também ganhar riquezas, que é o que todos os homens geralmente procuram”

(http://blog.quadrante.com.br/a-conquista-e-a-colonizacao-da-america-por-rafael-ruiz/. Acesso em 12.ago.2017. Adaptado).

 

Os motivos apresentados

a) explicavam o tipo de colonização dos ingleses calvinistas na América do Norte.

b) guiavam os franceses e holandeses que ocuparam o sul e o oeste da América do Sul.

c) destacavam o tipo de colonização que foi adotado pelos espanhóis e portugueses.

d) justificavam a defesa dos colonos contra ataques de piratas e corsários nas terras americanas.

 

27 – (Embraer) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.

A Economia no Século XVIII

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a legenda correta do mapa.

a) 1 – Cultivos de subsistência – atividade destinada à produção de gêneros utilizados para a compra de escravos.

b) 2 – Pecuária – atividade secundária que possibilitou a ocupação de grandes áreas interioranas.

c) 3 – Cana-de-açúcar – atividade que concentrava mão de obra escrava e gerava riqueza para os senhores de engenho.

d) 4 – Borracha – atividade extrativa que ampliava o comércio colonial, mas atraía muitos estrangeiros.

 

28 – (Colégio Naval) Eleito Jerônimo de Albuquerque por capitão-mor da conquista do Maranhão, como temos dito, se foi logo às aldeias do nosso gentio pacífico, e por lhes saber falar bem a língua, e o modo com que se levam, ajuntou quantos quis: contarei só do que houve em uma aldeia, para que se veja a facilidade com que se leva este gentio de quem os entende e conhece, e foi que pôs a uma parte bom feixe de arcos, e flechas, a outra outro de rocas, e fusos, e mostrando-lhos lhes disse: “Sobrinhos, eu vou à guerra, estas são as armas dos homens esforçados e valentes, que me hão de seguir, estas das mulheres fracas, e que hão de ficar em casa fiando; agora quero ouvir quem é homem, ou mulher”, As palavras não eram ditas, quando se começaram todos a desempunhar, e pegar dos arcos, e flechas, dizendo que eram homens, e que partissem logo para a guerra; ele os quietou, escolhendo os que havia de levar, e que fizessem mais flechas, e fossem esperar a armada ao Rio Grande, onde de passagem os iria tomar. (…)

Feito isto se embarcaram todos dia de S. Bartolomeu, 24 de agosto da era de 1614 anos, em uma caravela, dois patachos e cinco caravelões (…)

(Frei Vicente do Salvador)

 

É correto afirmar que o relato do Frei Vicente do Salvador está relacionado à retomada do território que ficou conhecido como

a) França Equinocial.

b) França Antártica.

c) Brasil holandês.

d) Quilombo dos Palmares.

e) Cisplatina.

 

29 – (Colégio Naval) “Uma das alterações produzidas recentemente, causada pela incorporação do elemento ambiental no discurso do desenvolvimento, foi o estabelecimento de novas diretrizes para o uso da terra. A Amazônia, um dos principais objetos de preocupação dos ambientalistas, voltou à cena e tornou-se objeto de disputa pela sua significação.”

(Rabello, Antônio Cláudio. (2013). Amazônia: uma fronteira volátil. Estudos Avançados, 27(78), 213-235. )

 

Sobre os problemas ligados à ocupação do espaço amazônico que vêm preocupando os ambientalistas, assinale a opção correta.

a) O avanço do chamado “arco de devastação” teve seu período mais intenso durante o governo de Getúlio Vargas, fase de grande expansão da indústria regional, principalmente depois da criação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).

b) Para além da dimensão aparente do desmatamento, o “arco de devastação” amazônico dá conta de um processo mais amplo e menos visível, como uma intrincada e oculta teia de tráfego clandestino de animais, de biopirataria, de garimpo e de madeira acontecendo sob as copas das árvores.

c) Os modos de vida tradicionais dos chamados “povos da floresta” têm sido determinantes na configuração da catástrofe ambiental amazônica devido, principalmente, à ligação indissociável entre o baixo nível tecnológico das atividades que desenvolvem e a degradação ambiental.

d) A província mineral da serra dos Carajás, no sudoeste do Pará, é a maior reserva de minério de ferro do mundo, tendo sido administrada, desde o início de sua operação, pela hoje privatizada Companhia Vale do Rio Doce, e é considerada modelo de extração mineral sustentável.

e) Em 2006, foi aprovada a Lei de Gestão das Florestas Nacionais (Flonas), que estabelece critérios para o manejo da floresta, como limites para a derrubada de árvores e estímulo ao manejo múltiplo, associando a proteção da floresta ao uso econômico sustentável, o que impedirá, definitivamente, o avanço do desmatamento.

 

30 – (Embraer) Observe a charge.

(https://passeinafuvest.files.wordpress.com/2015/08/jpg. Acesso em 10.ago.2017)

 

A charge faz menção a um período da história contemporânea que se caracterizou

a) pela disputa tecnológica entre europeus ocidentais e norte-americanos que pretendiam avançar nas pesquisas aeroespaciais.

b) pelo enfrentamento econômico e político-ideológico entre norte-americanos e soviéticos pelo domínio de grandes áreas do planeta.

c) pela cooperação entre o Leste e o Oeste para a descolonização da África e para o combate à pobreza nos países do Terceiro Mundo.

d) pelo alinhamento internacional entre Leste e Oeste, com o objetivo de evitar novos eventos sangrentos como a Segunda Guerra Mundial.

 

31 – (Colégio Naval) Observe o fragmento de texto em destaque e a tabela abaixo.

 

 

O texto e a tabela acima tratam do reordenamento espacial da indústria brasileira a partir da segunda metade do século XX. Sobre o espaço industrial brasileiro e suas recentes transformações, assinale a opção correta.

a) O reordenamento do espaço produtivo no Brasil é resultado da combinação entre novas formas de produção e de organização social surgidas a partir dos anos 1970, somadas ao planejamento estatal.

b) O processo de desconcentração das atividades produtivas para fora da região Sudeste culminou com uma indiscutível perda de comando dessa região sobre o sistema industrial nacional.

c) Seguindo a tendência percebida nos países centrais, a desconcentração industrial brasileira produziu espaços que se destacam como a vanguarda tecnológica do país, como é o caso da região Nordeste.

d) A desconcentração industrial brasileira atingiu, de forma mais contundente, o estado de São Paulo, que perdeu sua posição de liderança no parque industrial brasileiro no início do século XXI.

e) Entre 1964 e 1985 foram criados pelo Estado órgãos de planejamento e desenvolvimento regional cujo propósito único era fomentar o aproveitamento apenas das potencialidades naturais das macrorregiões.

 

32 – (Colégio Naval) “As precárias condições de trabalho ainda são uma realidade marcante no campo brasileiro. Atualmente, estima-se em 12 anos a vida útil de um trabalhador rural, ou seja, o período no qual é produtivo; e o salário, muitas vezes, não é suficiente para sustentar sua família.” (SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marton Clovis. GEOGRAFIA: Para viver juntos. São Paulo, Edições SM, 2012.)

 

Sabendo que as condições acima descritas são produzidas pela forma como a produção e o trabalho estão organizados na agricultura brasileira, analise as afirmativas abaixo.

I – O latifúndio, ou seja, as grandes propriedades dedicadas a uma produção exclusivamente voltada para o mercado externo, absorve a imensa maioria da população empregada no campo brasileiro.

II – O trabalhador assalariado no campo brasileiro, assim como na cidade, é aquele que recebe um pagamento mensal por seu trabalho, tendo ou não registro formal.

III – As unidades familiares de subsistência são pequenas propriedades nas quais, por meio do trabalho familiar, busca-se garantir a total autossuficiência e independência do grupo diante do mercado.

IV – O trabalho temporário, apresentado sob a forma do boia-fria ou do trabalhador volante, tem ainda hoje, presença . marcante no campo brasileiro, representando importante fator de deterioração das condições de trabalho.

 

Assinale a opção correta.

a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.

 

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CIÊNCIAS

 

33 – (Embraer) Considere a ilustração a seguir, que representa as etapas relacionadas à captação, ao tratamento e à distribuição da água em uma estação de tratamento.

 

 

Na etapa de tratamento da água, os processos de separação de mistura

a) homogênea são verificados em 1 e 2.

b) heterogênea são verificados em 2 e 3.

c) heterogênea são verificados em 1 e 4.

d) homogênea são verificados em 3 e 4.

 

34 – (Colégio Naval) Marque a opção que apresenta apenas substâncias compostas.

a) H2, O2, S8

b) I2, O3, H2

c) CO, He, NH3

d) H20, N2, CI2

e) NO2, H20, NaCl

 

35 – (Colégio Naval) Considere os seguintes processos:

 

I – Atração do ferro pelo ímã
II – Combustão da gasolina III – Desaparecimento de bolinhas de naftalina
IV – Enferrujamento de um prego

 

São processos químicos somente

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

 

36 – (Embraer) Para realizar uma atividade sobre granulação e componentes de um solo, os alunos coletaram uma amostra de solo do jardim da sua escola e colocaram em uma proveta (1). No laboratório, acrescentaram água na proveta, agitaram, para que todo o conteúdo se misturasse à água, e deixaram em repouso. Após um mês, os alunos foram observar o resultado e verificaram a deposição dos componentes sólidos no fundo da proveta (1), separando-se da fase líquida, que continha apenas substâncias dissolvidas, que foi, então, transferida por meio de uma mangueira (M) para um béquer (2), conforme ilustrado a seguir.

 

 

A separação em 1 deu-se devido à diferença de _________ dos componentes, enquanto que, para separar os componentes recolhidos em 2, é necessário o processo de _________.

 

As lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:

a) decantação … filtração

b) sedimentação … flotação

c) peneiração … dissolução

d) densidade … destilação

 

37 – (Colégio Naval) O elemento químico Al (alumínio), largamente utilizado em utensílios domésticos, tem número atômico 13, número de massa 27 e seu íon AI3+ é muito utilizado no solo. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o número de prótons, elétrons e nêutrons presentes no íon AI3+.

a) 13,10,14.

b) 10,10,14.

c) 13,13,27.

d) 10,10,27.

e) 13,16,14.

 

38 – Considere a figura a seguir, em que está representada a ação da água atuando no intemperismo de uma rocha.

 

 

Na parte A da figura, está representada a propriedade de dissolução que a água tem em relação aos materiais terrestres, propriedade importante na fragmentação de uma rocha. Na parte B, está representada uma situação comum que ocorre quando a água se congela. Nesse caso, ao mudar do estado líquido para sólido, ela aumenta de volume e atua no sentido de partir a rocha.

 

Considerando essas duas situações, é correto afirmar que estão ocorrendo transformações

a) químicas em A e B.

b) físicas em A e B.

c) física em A e química em B.

d) química em A e física em B.

 

39 – (Colégio Naval) Durante uma avaliação de desempenho físico, um candidato percorreu, em 12 min, a distância de 2400 metros e consumiu uma energia total estimada em 160 kcal. Supondo que a energia consumida nessa prova possa ser usada integralmente no aquecimento de 50 kg de água, cujo calor específico vale 1 cal/g ºC, é correto afirmar que a variação da temperatura da água, na escala Fahrenheit, e a velocidade média do candidato valem, respectivamente:

a) 5,76ºF e 12kmhh.

b) 5,76ºF e 14kmh.

c) 4,28ºF e 12 kmhh.

d) 3,20ºF e 12 km.

e) 3,20ºF e 14 kmfh.

 

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40 – (Colégio Naval) Em uma aula prática, um grupo de alunos recebeu como tarefa a montagem de um dispositivo elétrico que fosse capaz de produzir a maior potência possível quando ligado a uma fonte de 125 V. Para isso, receberam 4 resistores iguais, conforme mostrado na figura a seguir.

 

 

Sendo assim, para cumprir essa atividade de forma correta, o grupo associou

a) quatro resistores em série e obteve um dispositivo de 625 W.

b) quatro resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 625 W.

c) três resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 680 W.

d) dois resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 470 W.

e) dois resistores em série e obteve um dispositivo de 470 W.

 

41 – (Embraer) No Museu do Instituto Biológico de São Paulo, encontra-se a exposição Planeta Inseto, que mostra a importância desses organismos na vida humana. A mostra retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos em relação aos insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública. Uma das atividades apresentadas no Museu é a corrida de baratas, conforme a ilustração a seguir.

 

 

Os insetos “largam” do local A e atingem o local B após 5 segundos, em média. Supondo que a distância percorrida por esses insetos seja de 1,60 m, a velocidade desses animais, em km/h, é, aproximadamente, igual a

a) 1

b) 18

c) 30

d) 100

 

42 – (Colégio Naval) Com relação aos conceitos da física, assinale a opção correta.

a) Em qualquer meio transparente, a propagação da luz ocorre sempre em linha reta.

b) A patinação sobre o gelo acontece porque o aumento da pressão, exercida pelos patins, altera a temperatura de fusão do gelo.

c) As garrafas e outros objetos jogados no mar chegam até as praias transportados pelas ondas.

d) No processo de eletrização por contato, o corpo que recebe elétrons fica negativo e o que perde elétrons fica positivo.

e) As bússolas magnéticas são muito importantes na navegação porque apontam precisamente para o norte geográfico.

 

43 – (Colégio Naval) A figura abaixo representa uma grua (também chamada de guindaste e, nos navios, pau de carga), que é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados. Seu funcionamento é semelhante a uma máquina simples que cria vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana.

 

 

Considerando que o contrapeso da grua mostrada na figura acima tenha uma massa de 15 toneladas, pode-se afirmar que a carga máxima, em kg, que poderá ser erguida por ela nas posições 1, 2 e 3, respectivamente, é de

a) 12000; 8000; 6000

b) 12000; 6500; 5000

c) 12000; 7500; 6000

d) 10000; 8500; 7000

e) 10000; 7500; 6000

 

44 – (Colégio Naval) Com relação à óptica geométrica, analise as afirmativas abaixo.

A energia solar é a conversão da luz solar em eletricidade, quer diretamente, utilizando energia fotovoltaica (PV), ou indiretamente, utilizando energia solar concentrada (CSP). Sistemas CSP usam lentes ou espelhos para focar uma grande área de luz solar em uma pequena viga, enquanto a PV converte a luz em corrente elétrica usando o efeito fotoelétrico.

 

Sendo assim, pode-se afirmar que, no sistema CsP:

I – as lentes são côncavas e possuem comportamento óptico divergente.
II – as lentes são convexas e possuem comportamento óptico convergente.
III – os espelhos são côncavos e podem produzir imagem virtual.
IV – os espelhos são convexos e podem produzir imagem virtual.
V – a pequena viga encontra-se no ponto focal dos espelhos e das lentes.

 

Assinale a opção correta

a) Somente as alternativas I e III são verdadeiras.

b) Somente as alternativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as alternativas II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as alternativas I, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as alternativas III, IV e V são verdadeiras.

 

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45 – (Embraer) Na ilustração a seguir, encontra-se representado o fenômeno da polinização, processo relativo ao transporte do grão de pólen de uma planta para outra de mesma espécie, para que ocorra reprodução.

 

 

Conforme a ilustração, o processo de polinização depende de fatores

a) bióticos, responsáveis pela formação dos frutos pelas plantas.

b) abióticos, garantindo o transporte de sementes de uma planta para a outra.

c) bióticos e abióticos, atuando para a ocorrência da fecundação das flores.

d) bióticos e abióticos, que favorecem a liberação dos gametas masculino e feminino.

 

46 – (Colégio Naval) A divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos por meio do qual uma célula, chamada célula-mãe, divide- se em células-filhas, com informações genéticas relativas à espécie. Dependendo do tipo de célula, esta se dividirá por mitose ou por meiose, eventos complexos que fazem parte do ciclo celular.

 

A mitose é importante por diversos motivos, EXCETO porque

a) substitui as células mortas por outras novas.

b) regenera as partes lesadas do organismo.

c) as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe.

d) são as células somáticas que fazem esse tipo de divisão celular.

e) ocorre tanto com células haploides quanto com células diploides.

 

47 – (Colégio Naval) Um aluno do curso de doutorado em Biologia queria entender as relações ecológicas que ocorriam entre cinco espécies de protozoários diferentes (K, X, Y,Z e W). Ele, a princípio, cultivou as espécies separadamente (gráfico I) e, depois, reunidas duas a duas (gráficos II, III e IV), fornecendo-lhes diariamente quantidades constantes de alimento.

Os gráficos a seguir mostram as curvas de crescimento populacional das espécies nas diferentes situações.

 

 

Que tipo de relações ecológicas é apresentado nos gráficos II, III e IV, respectivamente?

a) Predação, mutualismo e protocooperação.

b) Sociedade, predação e protocooperação.

c) Mutualismo, colônia e inquilinismo.

d) Predação, protocooperação e comensalismo.

e) Mutualismo, protocooperação e predação.

 

48 – (Embraer) Políticas para o gerenciamento da Amazônia precisam levar em conta o desmatamento na região, concluiu uma equipe do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que levantou o impacto da devastação da floresta na saúde da população.

Uma análise publicada, em outubro, relacionou dados de desmatamento e estatísticas de doenças em 773 municípios da Amazônia Legal entre 2004 e 2012. Constatou-se que para cada 1% de floresta derrubada por ano, viu-se um acréscimo de 23% nos casos de malária. Não foram registrados impactos da retirada da vegetação sobre doenças como diarreia, dengue e males respiratórios. O estudo, feito pelo biólogo Nilo Saccaro Junior e pelos economistas Lucas Mation e Patrícia Sakowski, sugere que determinadas características dos vetores podem explicar a diferença.

O mosquito Anopheles, transmissor da malária, vive mais tempo e viaja distâncias maiores que o Aedes aegypti, que propaga a dengue, e com isso se deslocaria até em áreas povoadas após a devastação de seus hábitats.

(http://amazonia.org.br/2015/12. Adaptado)

 

Pela análise do texto, é possível concluir que o desmatamento

a) é responsável pela distância que os mosquitos da dengue e da malária viajam para obter seu alimento.

b) elimina a fonte de alimento do mosquito da malária, obrigando-o a procurar locais habitados pelo homem.

c) destrói a vegetação, que é a principal fonte de alimento do mosquito, estimulando-o a procurar outras fontes alimentares.

d) desenvolve o hábito de os mosquitos da dengue e da malária viajarem para conseguir seu alimento.

 

49 – (Colégio Naval) Durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, os atletas, para atingirem melhores resultados, faziam uma dieta rigorosa com alguns alimentos específicos como frango, ovos, banana e leite, pois possuem nutrientes que irão proporcionar ao ser humano força, velocidade e resistência necessária para a competição. Assinale a opção que indica a ordem correta dos órgãos que esses alimentos percorrem desde a sua ingestão até a eliminação do que não for necessário para o organismo.

a) Boca, faringe, estômago, pâncreas, intestino delgado e ânus.

b) Boca, esôfago, faringe, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

c) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

d) Boca, esôfago, faringe, estômago, intestino grosso e intestino delgado.

e) Boca, esôfago, fígado, intestino delgado, estômago e ânus.

 

50 – (Colégio Naval) Assinale a opção que apresenta métodos contraceptivos de barreira, hormonal e intrauterino, respectivamente.

a) camisinha masculina/ DIU / pílula do dia seguinte.

b) camisinha masculina/ pílula anticoncepcional / DIU.

c) camisinha feminina / DIU / adesivo anticoncepcional.

d) adesivo anticoncepcional / pílula do dia seguinte / implante.

e) diafragma / implante / DIU

 

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Gabarito da Segunda Parte

1 – D | 2 – D | 3 – B | 4 – A | 5 – E | 6 – D | 7 – B | 8 -B | 9 – B | 10 – A | 11 – B | 12 – D | 13 – C | 14 – C | 15 – E | 16 – C | 17 – C | 18 – A | 19 – D | 20 – B | 21 – C | 22 – D | 23 – C | 24 – E | 25 – E | 26 – C | 27 – B | 28 – A | 29 – B | 30 – B | 31 – A | 32 – D | 33 – B | 34 – E | 35 – D | 36 – D | 37 – A | 38 – D | 39 – A | 40 – B | 41 – A | 42 – B | 43 – E | 44 – C | 45 – C | 46 – C | 47 – E | 48 – B | 49 – C | 50 – B

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Título: “O espírito militar”.

O texto deve ter no mínimo 20 linhas contínuas e no máximo 30 linhas.

 

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O Guia do Vestibulinho te deseja uma boa sorte!

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