Provas anteriores da UNICAMP

Publicado em

em

, ,

por

Provas anteriores da UNICAMP

Se você quer passar no Vestibular UNICAMP, a melhor dica é conhecer as provas dos anos anteriores. Com elas você aprende o jeitão da prova e começa a se habituar com a dificuldade das questões.

Preparamos um post completo com as últimas provas da instituição, separadas por ano e com gabarito, além de dicas fundamentais que vão contribuir na sua rotina de estudos.

 

Baixando as provas anteriores do Vestibular UNICAMP

Baixe as provas antigas da UNICAMP à partir do ano de 2017. Todos os arquivos possuem prova e gabarito, estão em formato PDF e podem ser abertos com o aplicativo Adobe Acrobat Reader.

 

O que é a UNICAMP?

Com forte tradição de ensino e considerada uma das melhores universidades do Brasil, a Universidade Estadual de Campinas é uma das primeiras escolhas entre os jovens que desejam se formar em um curso universitário reconhecido e que garante uma rápida colocação no mercado.

 

Aluno aprovado na UNICAMP
Aluno aprovado na UNICAMP

Com diversas opções de cursos, sendo 66 de graduação, 155 de pós-graduação, além de parcerias no exterior, a UNICAMP atende mais de 34 000 alunos todos os anos. Além disso, é referência para empresas, setor público e até mesmo outras universidades.

O campus principal é localizado na cidade de Campinas, mas ela também possui três campi satélites em Limeira, Piracicaba e Paulínia.

 

Como é o vestibular da UNICAMP?

São ofertadas cerca de 3.340 vagas todos os anos através de seu vestibular, no qual os alunos concorrem entre si e são avaliados em seus conhecimentos do ensino básico. É um exame muito concorrido e procurado por estudantes de todo o Brasil, por isso é preciso dedicação e muito estudo.

 

Primeira fase

Na primeira fase, as provas são iguais para todas as áreas e cursos. São 90 questões de múltipla escolha que envolvem todo o conteúdo que você aprendeu durante o ensino médio e fundamental. Cada questão possui 4 alternativas e todas valem 1 ponto.

A prova é dividida da seguinte maneira:

  • 13 questões de português e literatura;
  • 13 questões de matemática;
  • 12 questões interdisciplinares.
  • 9 questões de história;
  • 9 questões de geografia;
  • 9 questões de física;
  • 9 questões de química;
  • 9 questões de biologia;
  • 7 questões de inglês;

Você terá 5 horas para finalizá-la e preencher o gabarito.

 

Segunda fase

Na segunda e última fase, as questões são discursivas e divididas em três dias de prova. Só participam dessa fase os candidatos que foram aprovados na primeira.

Durante o primeiro dia você precisará concluir:

  • Redação;
  • 6 questões dissertativas de Língua Portuguesa;

 

Para o segundo dia:

  • 6 questões de Matemática;
  • 6 questões de Geografia;
  • 6 questões de História;

 

Agora, no último dia:

  • 6 questões de Química;
  • 6 questões de Biologia e Física;

 

São no total 42 questões dissertativas e muita paciência para passar por cada etapa (vai valer a pena!).

 

 

Como estudar resolvendo as provas antigas da UNICAMP?

Existem 2 maneiras muito eficazes de estudar usando as provas anteriores da UNICAMP. E são tão eficazes que recomendamos sempre, porque vai fazer muita diferença durante seus estudos.

 

Resolva as questões do Vestibular UNICAMP

Se você ainda está no começo dos seus estudos, recomendamos usar as provas como exercícios diários e iniciar de fato sua rotina para o vestibular.

A ideia aqui é aprender as matérias e tentar resolver as questões da prova. Com certeza você vai sentir muita dificuldade e vai errar algumas vezes: isso é normal e tá tudo bem. Mas ao longo do tempo você vai começar a pegar prática e acertar as questões de primeira, então as vitórias farão parte da sua rotina também!

E é aí que está o segredo: a galera tenta fazer, erra e desiste. Mas na verdade, a sacada é que você precisa errar mesmo! Como assim? A ideia é você pegar prática em errar, errar muito e errar enquanto você está apenas treinando. Porque aí você perceberá onde está errando e começará a acertar!

Está fazendo gol atrás de gol? Questão certa atrás de questão certa? Bora para o próximo exercício e se desafiar. Erre sim, para acertar e aprender. É um jeito de ajudar seu cérebro a potencializar o entendimento do conteúdo e contribuir para você assimilar as matérias. Afinal são dias de prova que te aguardam!

Mas lembre-se: não saia fazendo as provas logo de cara. Estude a teoria, resolva exercícios que você já viu na escola mesmo e só depois vá para as questões das provas antigas da UNICAMP.

Ah, outra dica: deixe pelo menos uma prova sem resolver. Guarde ela para que você possa usar na próxima dica de estudo aqui em baixo.

 

Simulando o Vestibular UNICAMP

Já mais pro final dos seus estudos, quando estiver próximo do grande dia de realizar a Prova da UNICAMP, você precisará pegar uma prova que não tenha feito nada ainda e simular como se estivesse realmente fazendo o vestibular.

É bem simples:

  • Antes de mais nada, prepare sua mesa com a prova impressa ou no seu notebook/pc;
  • Ative um cronômetro no seu celular e lembre-se: a prova tem duração de 5h da primeira fase + 4h de cada dia da segunda fase. É esse o tempo que será sua base, hein?!
  • Deixe um copo de água próximo e aquele snack para te abastecer durante as horas de simulado (relembre da redação e das questões);

Não vale trapacear! Tem que ser como se fosse a prova de verdade mesmo, inclusive com gabarito no final (nesse caso, use uma folha de caderno mesmo). Será fundamental para conseguir organizar seu tempo entre a redação e as questões (múltipla escolha e dissertativas).

Esse vai ser seu termômetro antes do dia D! E com certeza vai ser mais proveitoso se você fizer isso pelo menos umas 2 vezes (com provas diferentes, lógico). Ainda dá tempo de você preparar essa rotina intensa e colher os frutos da sua dedicação.

Respire fundo, prepare-se e relembre: todo seu esforço vai valer a pena!

Posts recentes