Provas anteriores da EsPCEx

Publicado em

em

, ,

por

Provas anteriores da EsPCEx

A inscrição para a prova da EsPCEX (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) é feita todos os anos e você já deve estar esquentando os motores para começar a estudar, não é mesmo?

E foi pensando em você que o Guia do Vestibulinho preparou esse post, para te ajudar a encontrar um bom caminho para iniciar a sua rotina de estudos para as provas da EsPCEx.

 

Baixe as provas anteriores da EsPCEx

A primeira, e mais importante, coisa a ser feita quando vamos prestar um concurso público é: conhecer a prova.

Você deve procurar compreender de que maneira a avaliação a qual será submetido é estruturada. Então, a melhor forma de desvendar o concurso da EsPCEx é analisar as provas que foram aplicadas pela instituição em concursos anteriores, pois elas são uma demonstração do que você vai encontrar no dia da sua avaliação.

 

Seguem as provas anteriores em PDF com gabarito para você baixar e estudar em sua casa:

 

Ou veja todas as provas de concursos militares na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Um pouco mais sobre a EsPCEx

A EsPCEx, localizada em Campinas (SP), é uma instituição que desde 1939 seleciona alunos para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB), com o intuito de preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende – RJ.

Inicialmente, o curso tem duração de um ano. Se o aluno concluí-lo com aproveitamento, prosseguirá para a AMAN, onde, após 4 anos, será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

 

No edital lançado em 2019, a prova da EsPCEx vai selecionar 450 candidatos (400 para o sexo masculino e 50 para o sexo feminino).

Entre os requisitos, é preciso ter concluído o ensino médio, possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, e ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou no mínimo 1,55m se do sexo feminino.

 

A primeira etapa do processo de seleção consiste em um exame intelectual, composto por uma prova teórica realizada em dois dias, cada um deles com duração de quatro horas e trinta minutos (a serem realizadas na data provável de 28 e 29 de setembro de 2019).

No primeiro dia, a EsPCEx aborda as disciplinas de Português (20 questões objetivas de peso 2), Redação (questão discursiva de caráter eliminatório), Física (12 questões objetivas de peso 1) e Química (12 questões objetivas e peso 1).

No segundo dia, as disciplinas abordadas na prova da EsPCEx são:

  • Matemática (20 questões objetivas de peso 2);
  • Geografia (12 questões objetivas de peso 1);
  • História (12 questões objetivas de peso 1);
  • Inglês (12 questões objetivas e peso 1).

 

Agora que todos os detalhes estão bem esclarecidos (e se você precisar de mais informações é só acessar o edital completo da EsPCEx), vamos às dicas de estudo!

Bons estudos e para o que precisar pode contar com o Guia do Vestibulinho.

Posts recentes