Provas anteriores do Colégio Naval

Publicado em

em

, ,

por

Provas Anteriores do Colégio Naval

A prova do Colégio Naval é um dos concursos militares mais difíceis e concorridos do país para estudantes entre 15 e 18 anos. O conteúdo abordado é bastante extenso e detalhado.

 

Baixe as provas anteriores do Colégio Naval

Seguem abaixo os links para download das provas anteriores do Colégio Naval com gabarito. Elas estão em formato de PDF e podem ser acessadas utilizando o aplicativo Adobe Acrobat Reader.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

O que é o Colégio Naval?

Colégio Naval é uma instituição de ensino da Marinha do Brasil com sede em Angra dos Reis (RJ), e oferece a oportunidade de realizar o ensino médio e o ensino militar-naval de forma integrada. O “Curso de Preparação de Aspirantes”, oferecido pelo Colégio Naval, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno visando uma futura seleção para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, instituição de ensino superior onde são formados oficiais da Marinha.

 

Colégio Naval em Angra dos Reis

 

Para ingressar no Colégio Naval é necessário prestar o Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval.

PODEM REALIZAR AS PROVAS ESTUDANTES DO SEXO MASCULINO QUE TIVEREM ENTRE 15 ANOS COMPLETOS E MENOS DE 18 ANOS NO DIA 1º DE JANEIRO DO INÍCIO DO CURSO.

É importante lembrar que a prova é aplicada a nível nacional e bastante concorrida. Mas é claro que com planejamento, estudo e com as dicas do Guia do Vestibulinho, é possível estar entre os aprovados.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Como é a prova do Colégio Naval?

Dividida em dois dias, a prova do Colégio Naval se estrutura da seguinte forma:

  • Dia 1) Prova Escrita Objetiva de Matemática (20 questões) e Inglês (20 questões), com duração de cinco horas.
  • Dia 2) Prova Escrita Objetiva de Estudos Sociais (12 questões), Ciências (18 questões) e Português (20 questões); e Redação dissertativa, com duração de quatro horas.

 

Assim, para conseguir alcançar um bom resultado no concurso é preciso mais do que conhecer profundamente o conteúdo exigido pela banca que prepara a prova (neste caso, a ementa está disponível no edital divulgado pela Marinha do Brasil), é preciso entender ao máximo como essa avaliação ocorre.

 

Uma boa forma de saber o que um concurso público espera de você é analisar as provas e exames que já foram aplicados nos anos anteriores pela instituição a qual você está se candidatando.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Como estudar usando as provas anteriores do Colégio Naval?

Neste caso, para quem está se preparando para prestar a prova do Colégio Naval, as provas aplicadas em anos anteriores são uma excelente demonstração do que o candidato irá encontrar no dia do concurso.

Este material pode ser uma porta de entrada e ajudar o estudante a:

  • Conhecer o nível de dificuldade da avaliação: como as questões se aprofundam em determinado tema? Todas as questões exigem um mesmo nível de conhecimento?
  • Saber como a instituição costuma trabalhar o conteúdo exigido em suas questões: cai um pouco de tudo, ou há prioridade sobre determinados assuntos?
  • Identificar temas e aplicações recorrentes: existem assuntos explorados com frequência em todas as provas anteriores? Se sim, provavelmente ele irá aparecer novamente no presente concurso e merece uma atenção especial durante a rotina de estudos.
  • Desenvolver estratégias para solucionar as questões apresentadas: por onde começar a resolver as questões? Resolver primeiro as que têm menor grau de dificuldade? Priorizar primeiro as de Português? Qual caminho parece mais eficiente?
  • Treinar o tempo de execução das questões para ter um maior controle sobre a duração total da prova: em quanto tempo você consegue resolver uma questão com alto grau de dificuldade? E as de grau médio e baixo? Esses tempos são compatíveis com o número de questões e o tempo total de prova? Se não, de que forma você pode executar mais rapidamente essas questões, ou balancear melhor o tempo gasto?
  • Entender quais estão sendo os pontos altos e baixos do seu desempenho, para assim criar uma rotina de estudos: a partir da correção das questões das provas anteriores do Colégio Naval você pode descobrir quais assuntos ainda precisam ser melhor fixados. Isso pode, por exemplo, gerar uma metodologia de estudo adaptada às suas necessidades de aprimoramento. Você escolhe o próximo conteúdo a ser revisado a partir das dificuldades encontradas durante a realização das provas.
  • Controlar o emocional: quanto mais o candidato conhecer as provas anteriores do Colégio Naval, mais acostumado vai estar com elas e, possivelmente, menos nervoso e inseguro no dia da avaliação.
  • Reconhecer truques ou pegadinhas aplicadas pela banca avaliadora: sabe aquela questão em que uma alternativa se parece muito com a outra? Ou aquelas em que existe um “não” que pode te pegar desatento e mudar todo o sentido de uma alternativa que antes parecia correta?

 

É importante lembrar que mudanças podem ocorrer de um ano para o outro, mas, o mais comum é que haja similaridade entre a prova que será aplicada neste ano e as provas anteriores do Colégio Naval. Use isso a seu favor!

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Como encaixar as provas anteriores em sua rotina de estudos?

A forma como você vai utilizar as provas dentro da sua rotina de estudo depende do método de treino que você está adotando. É possível estabelecer uma quantidade de questões para resolver por dia, ou dedicar cada dia a questões específicas de uma dada matéria. Também é possível resolver uma prova por dia, fazendo este exercício repetidas vezes até que o desempenho atinja o seu objetivo.

Você também pode resolver uma prova de cada vez, prestando atenção em quais são as questões que apresentam uma maior dificuldade para você e quais matérias estão relacionadas a elas, e assim, voltar a estudar os conteúdos específicos. Ainda é possível, também a partir das questões em que você encontrar alguma dificuldade, buscar videoaulas que apresentem a sua resolução.

Como você pode ver, são muitas as formas de utilizar as provas anteriores do Colégio Naval como meio de facilitar a sua preparação para o concurso do Colégio Naval. Você é quem vai decidir qual a melhor maneira de aplicá-las à sua rotina de estudo.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

 

Você ainda pode encontrar mais provas no site da Marinha do Brasil!

Posts recentes