Provas anteriores da FUVEST

Publicado em

em

, ,

por

Se você sonha em passar na USP, a melhor dica é conhecer as provas dos anos anteriores. Com elas você aprende o jeitão da prova e começa a se habituar com a dificuldade das questões.

Preparamos um post completo com as últimas provas da FUVEST, separadas por ano e com gabarito, além de dicas fundamentais que vão contribuir na sua rotina de estudos.

 

Baixando as provas anteriores da FUVEST

Todos os arquivos possuem prova e gabarito, estão em formato PDF e podem ser abertos com o aplicativo Adobe Acrobat Reader.

 

Baixe todas as provas anteriores do ENEM, USP, UNESP, UNICAMP, FATEC e mais pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como é a prova da FUVEST?

Importante saber que esse vestibular é dividido em duas fases, sendo a primeira de múltipla escolha e a segunda com questões dissertativas (escritas).

 

Primeira fase

A primeira fase conta com uma prova de 90 questões de múltipla escolha em todas as áreas do conhecimento. São cinco horas para responder as questões e passá-las para o gabarito. Vale dizer também que prova é mesma para todos os cursos oferecidos pela USP.

As matérias que englobam as 90 questões são: matemática, português, biologia, física, química, geografia, história, inglês e algumas questões interdisciplinares. Sâo abordados diversos conteúdos dos 3 anos de ensino médio, então é necessário se preparar bem, revisando tudo que você aprendeu na escola.

O propósito da primeira fase é fazer a seleção dos candidatos que prosseguirão para a segunda fase. Ela também dá base às três notas principais para formar a classificação final: 1ª fase, 2ª fase e redação.

 

Segunda fase

Na segunda fase a prova é dividida em dois dias, com questões dissertativas e 4 horas em cada dia para finalizar sua avaliação.

  • 1º dia: 10 questões de português e uma redação dissertativa-argumentativa.
  • 2º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas, divididas igualmente e interligadas à escolha do curso feita pelo candidato.

 

Nota final

Após os dois dias de provas da segunda fase, a seguinte conta será feita:

  • Resultado da 1ª fase + Resultado da 2ª fase (questões + redação) = Nota classificatória final.

 

O que cai no Vestibular FUVEST? Checklist completo de matérias

 

Baixe todas as provas anteriores do ENEM, USP, UNESP, UNICAMP, FATEC e mais pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como estudar para a USP resolvendo as provas antigas?

Nossa dica de ouro se divide em duas etapas, já que existem 2 maneiras muito eficazes de estudar usando as provas anteriores da FUVEST. E são tão eficazes que recomendamos repetidas vezes, porque vai fazer muita diferença durante as duas fases de prova que te aguardam. Vem descobrir e já se preparar para praticar!

 

Resolva as questões da FUVEST

Se você ainda está no começo dos seus estudos ou fez uma pausa e está recomeçando agora, recomendamos usar as provas como exercícios diários e iniciar de fato sua rotina para o vestibular.

A ideia aqui é aprender as matérias e tentar resolver as questões da prova. Com certeza você vai sentir muita dificuldade e vai errar algumas vezes: isso é normal e tá tudo bem. Mas ao longo do tempo você vai começar a pegar prática e acertar as questões de primeira, então as vitórias farão parte da sua rotina também!

E é aí que está o segredo mais secreto: a galera tenta fazer, erra e desiste. Mas na verdade, a sacada é que você precisa errar mesmo! “Como assim preciso errar?!” A ideia é você pegar prática em errar, errar muito e errar enquanto você está apenas treinando. Porque aí você perceberá onde está errando e começará a acertar!

Está fazendo gol atrás de gol? Questão certa atrás de questão certa? Bora para o próximo exercício e se desafiar. Erre sim, para acertar e aprender. É um jeito de ajudar seu cérebro a potencializar o entendimento do conteúdo e contribuir para você assimilar as matérias. Afinal são dias de prova que te aguardam!

Mas lembre-se: não saia fazendo as provas logo de cara. Estude a teoria, resolva exercícios que você já viu na escola mesmo e só depois vá para as questões das provas antigas da USP.

 

Ah, outra dica: deixe pelo menos uma prova sem resolver. Guarde para que você possa usar na próxima dica de estudo aqui embaixo.

 

Simulando a prova da FUVEST

Já mais pro final dos seus estudos, quando estiver próximo do grande dia de realizar a Prova da USP, você precisará pegar uma avaliação que não tenha feito nada ainda e simular como se estivesse realmente fazendo o vestibular.

Próximo do grande dia da prova é muito importante você fazer essa preparação, vai contribuir muito no seu desempenho durante a avaliação.

  • Organize três dias da sua semana. Afinal você terá 1 dia para a primeira fase e mais 2 dias para a segunda fase;
  • Antes de mais nada, prepare sua mesa com a prova impressa ou no seu notebook/pc;
  • Ative um cronômetro no seu celular e lembre-se: a 1ª fase são 5 horas e na 2ª fase cada dia são 4 horas de prova. Lembre-se disso quando se organizar, hein?!
  • Deixe um copo de água próximo e aquele snack para te abastecer durante as horas de simulado (relembre da redação e das questões);

 

Não vale trapacear! Tem que ser como se fosse a prova de verdade mesmo, inclusive com gabarito no final (nesse caso, use uma folha de caderno mesmo). Será fundamental para conseguir organizar seu tempo entre a redação e as questões (múltipla escolha e dissertativas).

Esse vai ser seu termômetro antes do dia D! E com certeza vai ser mais proveitoso se você fizer isso pelo menos umas 2 vezes (com provas diferentes, lógico). Ainda dá tempo de você preparar essa rotina intensa e colher os frutos da sua dedicação.

 

Alunos aprovados no Vestibular FUVEST aguardando a matrícula.

 

Baixe todas as provas anteriores do ENEM, USP, UNESP, UNICAMP, FATEC e mais pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Um pouco mais sobre a FUVEST

Todos os anos milhares de alunos fazem a prova e concorrem entre si para as disputadas vagas da USP, que oferece cursos superiores em todas as áreas do conhecimento.

A FUVEST, ou Fundação Universitária para o Vestibular, nada mais é do que uma instituição da Universidade de São Paulo, responsável pela realização do vestibular e admissão de alunos na USP. É o segundo maior vestibular do Brasil, ficando apenas atrás do ENEM.

Posts recentes