Simulado online para o ENCCEJA Ensino Fundamental

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Simulado online para o ENCCEJA Nível Médio

Vai prestar o ENCCEJA e deseja testar seus conhecimentos? O Guia do Vestibulinho preparou um simulado completo para você treinar e se preparar para conseguir seu diploma.

Não perca tempo, organize seu calendário e comece a se preparar hoje para o exame.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

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Como foi feito esse simulado para o Encceja Ensino Fundamental?

O simulado online que preparamos foi criado unindo questões de provas anteriores do próprio ENCCEJA e outras avaliações aplicadas em vestibulinhos como o Colégio Embraer e ETEC, que exigem o mesmo nível escolar dos candidatos, abordando conteúdos do Ensino Fundamental.

São 120 questões selecionadas e organizadas da mesma forma que a prova que você irá enfrentar, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.

 

Instruções para realização das questões

Para aproveitar ao máximo esse material é importante ler com atenção as instruções abaixo e segui-las totalmente:

  • Esse simulado contém 4 provas: Ciências Naturais (1), Matemática (2), História e Geografia (3) e Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (4);
  • Cada uma das provas tem 30 questões;
  • Você tem no máximo 4h para concluir as provas 1 e 2, e mais 4h para concluir as provas 3 e 4. Cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO;
  • Assim como ocorre no ENCCEJA, sugerimos que você faça as provas 1 e 2 pela manhã, tenha uma pausa para almoço, e depois faça as provas 3 e 4;
  • Não vale consultar a internet e nem os livros;
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Faça sua redação primeiro em uma folha de rascunho e depois passe a limpo em uma folha oficial (as duas podem ser folhas de caderno mesmo, apenas para representar).
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito.

 

Boa prova!

 

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Começando o simulado online para o ENCCEJA Ensino Fundamental

 

Prova 1 – Ciências Naturais

 

1 – (Encceja) A carne pode ser conservada por meio de processos como o salgamento, a defumação, a desidratação ou na gordura. Caso haja disponibilidade de energia elétrica, pode-se resfriar a carne utilizando-se uma geladeira.

 

Todos esses processos são eficazes porque o(a)

a) sangue existente na carne se altera e age como conservante.
b) ambiente torna-se desfavorável para os microrganismos.
c) carne sofre alteração em suas fibras, tornando-as mais rígidas.
d) carne reage com o sal, formando uma camada protetora.

 

2 – (Encceja) O xampu é um produto de uso doméstico utilizado para lavagem dos cabelos, removendo a oleosidade capilar, sujeira e pele morta que vão se acumulando no couro cabeludo com o tempo.

 

Por causa dessas propriedades, esse produto também pode ser utilizado para

a) enxágue bucal.
b) desinfecção de ferimentos.
c) remoção de esmalte de unhas.
d) limpeza de gordura em tecidos.

 

3 – (Colégio da Embraer) O plástico da forma que conhecemos existe há cerca de 70 anos. E, desde então, o uso desse material se disseminou: da confecção de roupas à culinária, passando pela engenharia, design e até o comércio varejista. Uma das grandes vantagens do plástico é o fato de durar muitos e muitos anos. Isso, no entanto, tem gerado uma quantidade enorme de resíduos, pois pouco material é reciclado ou reaproveitado.

(https://www.bbc.com. Adaptado)

 

Considere o esquema a seguir que representa o tipo de material plástico que pode ou não ser reciclado.

 

 

Os números 1 e 2 devem ser preenchidos, correta e respectivamente, por

a) garrafa de refrigerante e pote de manteiga; cabo de panela e adesivos.
b) isopor, embalagens metalizadas; recipientes de produtos de limpeza e copos.
c) acrílico e brinquedos; tampas e garrafas de suco.
d) frascos de remédio e sacolas de celofane: garrafas e frascos de xampu.

 

4 – (ETEC) A pele, maior órgão do corpo humano, é importante na manutenção da saúde porque reveste toda a superfície corporal, atuando, entre outras coisas, na proteção contra germes e raios solares, e é também responsável pela sensibilidade tátil e pela manutenção da temperatura corporal. O ser humano apresenta a temperatura corporal normal de 36,5ºC. A elevação ou redução dessa temperatura pode ter efeitos danosos ao organismo.

 

Assim, na pele, entre os fatores que contribuem para a manutenção da temperatura corporal em dias frios, em ambientes abertos, destacam-se

a) a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos e maior eliminação de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
b) a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos e maior eliminação de suor pelas glândulas sudoríparas.
c) a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos e eliminação contínua de suor pelas glândulas sebáceas.
d) a contração dos vasos sanguíneos periféricos e menor eliminação de suor pelas glândulas sudoríparas.
e) a contração dos vasos sanguíneos periféricos e maior eliminação de suor pelas glândulas sebáceas.

 

5 – (Encceja) Esse símbolo tem aparecido cada vez mais nas embalagens de produtos comprados nos supermercados. Esses produtos contêm um ou mais ingredientes com seu código genético alterado pela introdução de uma ou mais sequências de genes provenientes de outras espécies. Produtos com esse símbolo contêm

 

 

a) glúten.
b) aspartame.
c) transgênicos.
d) gorduras trans.

 

Leia o texto para responder às questões 6 e 7:

A mineração, apesar de ser considerada uma atividade econômica bastante importante, traz alguns problemas. A maior parte deles é no campo ambiental, como o rompimento das barragens de rejeitos da produção de minério de ferro de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais. 

Os danos causados pelo rompimento das barragens transcenderam a ordem material com a perda de vidas, de padrões de organização social, de identidade coletiva, de vínculos de vizinhança e comunitários, além da perda de práticas culturais diversas, que configuram os modos de vida e que foram extintas.

Além disso, há problemas sociais causados pelo desemprego devido ao esgotamento das jazidas minerais e ao abandono destas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico.

 

6 – (ETEC) Do ponto de vista econômico, social e ambiental, para minimizar a possibilidade de catástrofes ambientais, como a mencionada no texto, é adequado:

a) impedir as atividades de empresas mineradoras em todo o território nacional.
b) deslocar pessoas e a biodiversidade para outros locais até a atividade mineradora se esgotar.
c) construir barragens de rejeito ao longo do curso dos rios, pois se romperem, destruirão um bem natural de menor importância.
d) fiscalizar os empreendimentos de forma mais eficiente e efetiva e garantir o cumprimento de normas técnicas para reduzir os impactos socioambientais.
e) transferir as barragens existentes para áreas desérticas onde possíveis impactos ambientais, gerados por um rompimento, não afetem a biodiversidade.

 

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7 – (ETEC) O minério exportado pelo Brasil, em maior quantidade, é extraído, principalmente, em Minas Gerais e Pará. Esse minério vem da mineração de

a) cromita, para obtenção de FeO ∙ Cr2O3 e posterior produção de cromo.
b) hematita, para a obtenção de Fe2O3 e posterior produção de ferro.
c) galena, para a obtenção de PbS e posterior produção de chumbo.
d) cassiterita, para obtenção de SnO₂ e posterior produção de estanho.
e) calcopirita, para a obtenção de CuFeS2 e posterior produção de cobre.

 

8 – (Encceja) Os diferentes movimentos do nosso planeta criam uma série de fenômenos. A figura ilustra um desses movimentos.

 

 

O movimento representado determina os(as):

a) fases da Lua.
b) dias e as noites.
c) estações do ano.
d) períodos de chuva e de seca.

 

9 – (Encceja) Uma mulher com ciclo menstrual regular de 30 dias menstruou no dia 1 de janeiro. Ela está planejando engravidar. Ela terá mais chances de conseguir engravidar no período de

a) 1 a 3 de janeiro.
b) 14 a 16 de janeiro.
c) 21 a 23 de janeiro.
d) 27 a 29 de janeiro.

 

10 – (Encceja) Vários estudantes sobem em um prédio em diferentes andares para deixar cair bolas de futebol. Eles soltam as bolas e medem com um cronômetro o tempo de queda até o chão. Os resultados obtidos para três diferentes alturas, desprezando a resistência do ar, são mostrados no quadro.

 

 

De que altura um estudante deverá soltar a bola para que a queda dure 4 segundos?

a) 50 m
b) 60 m
c) 70 m
d) 80 m

 

11 – (Colégio da Embraer) A zika é uma das mais temidas infecções do mundo porque causa microcefalia e uma série de malformações em bebês, além de distúrbios neurológicos em adultos. Em relação a essa doença, são apresentadas as afirmações a seguir.

(1) Desde a epidemia de 2015, numerosos grupos de pesquisa buscam desenvolver uma vacina, até agora sem sucesso.

(2) Chamou a atenção dos cientistas o fato de haver mais casos de microcefalia e da chamada síndrome da zika congênita no Nordeste, onde a cobertura vacinal contra a febre amarela não chega a 5% na maioria dos estados. E também que os casos de zika diminuíram depois que a epidemia de febre amarela emergiu em 2017 e foram iniciadas campanhas de vacinação contra a febre amarela no Sudeste.

(3) A vacina da febre amarela poderia proteger contra a infecção pelo vírus zika.

(4) O trabalho realizado com camundongos, que foram imunizados e depois infectados pelo zika, mostrou que o cérebro dos animais vacinados apresentou baixíssima concentração de vírus e nenhum sinal da doença, em contraste daqueles não imunizados.

(oglobo.globo.com.março de 2019. Adaptado)

 

Considerando as etapas do método científico, no que diz respeito a essa doença, e as afirmações feitas, conclui-se que a parte do texto indicado pelo número:

a) 1 corresponde à hipótese.
b) 2 corresponde à observação.
c) 3 corresponde à experimentação.
d) 4 corresponde ao problema

 

12 – (Encceja) Dois caminhões idênticos, inclusive nos seus sistemas de frenagem, um carregado e o outro descarregado, descem com a mesma velocidade, num trecho de uma estrada retilínea, quando ambos são obrigados a parar no mesmo intervalo de tempo.

 

A razão pela qual o caminhão descarregado consegue parar com maior facilidade é a sua:

a) força ser menor.
b) inércia ser menor.
c) desaceleração ser maior.
d) energia cinética ser maior.

 

13 – (Encceja) A energia eólica tem crescido muito nos últimos anos. Em 2016, este setor apresentou um aumento de 55% na produção de eletricidade em relação ao ano anterior, representando 5,4% da matriz elétrica brasileira. Os estados que se destacam na produção de energia eólica são: Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí.

Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).

 

A predominância de estados do Nordeste brasileiro para a implantação desse tipo de usinas deve-se à

a) existência de quedas-d’água decorrentes do relevo.
b) baixa umidade do ar característica de regiões litorâneas.
c) ocorrência de ventos constantes durante a maior parte do ano.
d) maior insolação recebida pela proximidade com o equador.

 

14 – (FATEC) Durante o ciclo lunar de aproximadamente quatro semanas, observa-se uma mudança no diâmetro da Lua, quando a vemos de um mesmo local da superfície da Terra e sob a mesma altura no céu, relativamente ao horizonte.

A imagem apresenta uma montagem que permite a comparação desses diferentes tamanhos no decorrer de um ciclo completo.

 

 

Admitindo-se que:

  • a metade esquerda da imagem corresponde ao maior diâmetro observável da Lua; e
  • a metade direita da imagem corresponde ao menor diâmetro observável da Lua.

 

Podemos dizer que a parte esquerda e a parte direita da imagem correspondem, nesta ordem, ao momento em que a Lua se encontra em seu

a) apogeu e perigeu.
b) afélio e periélio.
c) periélio e afélio.
d) perigeu e afélio.
e) perigeu e apogeu.

 

15 – (Encceja) Um médico recomendou a seu paciente que evitasse alimentos ácidos. Consultando o diagrama, encontrou a indicação do pH de alguns produtos alimentícios.

 

 

O paciente, ao atender à recomendação, escolhe:

a) Óleo de milho e brócolis cru.
b) Arroz branco e margarina.
c) Bacon e chocolate.
d) Melancia e pudim.

 

16 – (Encceja) Não é saudável resistir às transformações, pois isso significa estar em descompasso com o próprio tempo. Ao fenômeno no qual novos produtos ou processos extinguem sistemas, empresas e itens completos, o economista austríaco Joseph Schumpter chamou de destruição criativa. Exemplos dessa extinção são os aparelhos de fax, as antigas agendas eletrônicas, as listas telefônicas de papel, dentre outros.

ALMEIDA, L. A. P. Disponível em: https://canaltech.com.br. Acesso em:10 set. 2018 (adaptado).

 

Esses exemplos de “destruição criativa” estão relacionados ao(à)

a) surgimento e popularização do uso da internet.
b) baixa procura por aparelhos de fax e agendas eletrônicas.
c) desenvolvimento de redes de comunicação locais fechadas.
d) dificuldade encontrada no uso das listas telefônicas de papel.

 

17 – (ENCCEJA) Algumas plantas têm sementes aladas, cujas “asas” são uma expansão de tecido vegetal da semente.

 

 

Essas sementes são dispersadas principalmente

a) pela água.
b) pelo vento.
c) pelos animais.
d) pela própria planta.

 

18 – (ETEC) O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios importantes: o social, o ambiental e o econômico; os quais precisam estar integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça.

 

 

Os aspectos ambientais da sustentabilidade abrangem a conservação do meio ambiente. Eles se referem aos recursos bióticos e abióticos do planeta Terra e à forma como são utilizados pela sociedade a fim de não comprometerem a sobrevivência das gerações futuras.

 

A partir dessas considerações, os biocombustíveis são importantes, pois

a) são formados a partir da decomposição de matéria orgânica em um processo que leva milhares de anos.
b) são recursos não renováveis e sua duração depende do uso responsável que a humanidade fizer deles.
c) abrem o mercado para o biodiesel, cuja produção depende diretamente da extração do petróleo.
d) constituem alternativas viáveis para suprir parte da demanda energética mundial.
e) são recursos renováveis e sua queima impede a poluição atmosférica.

 

19 – (Encceja) Em 2007 foi registrado o maior desastre ambiental da Baía de Todos-os-Santos até então. No episódio em questão, mais de 50 toneladas de peixes e mariscos apareceram mortos por intoxicação, sendo que a principal causa foi o fenômeno chamado de “maré vermelha”.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 ago. 2015 (adaptado).

 

Os organismos responsáveis por esse fenômeno são classificados como

a) algas.
b) fungos.
c) bactérias.
d) protozoários.

 

20 – (Colégio da Embraer) O gráfico a seguir representa a solubilidade do oxigênio (O2) na água em função da temperatura.

 

 

Em um lago, a temperatura média da água foi medida nas quatro estações do ano, na superfície e em profundidade de 30 m. Os resultados encontram-se na tabela a seguir.

 

 

Considerando as informações, a época do ano em que o oxigênio (O2) apresenta maior solubilidade na água desse lago é

a) no verão.
b) no outono.
c) no inverno.
d) na primavera.

 

21 – (Encceja) As lâmpadas incandescentes utilizam filamentos que são aquecidos pela passagem da corrente elétrica e emitem luz, enquanto as fluorescentes emitem luz a partir das colisões dos elétrons livres com os gases contidos no seu interior. As incandescentes possuem em seu interior gases inertes ao meio ambiente, enquanto as fluorescentes contêm mercúrio e, assim, devem ser descartadas de maneira adequada.

 

Embora as lâmpadas incandescentes sejam mais baratas, sua substituição por lâmpadas fluorescentes é incentivada, pois

a) exigem cuidados especiais no seu descarte.
b) fornecem menor quantidade de energia luminosa.
c) contêm materiais que podem contaminar o meio ambiente.
d) dissipam grande quantidade de energia elétrica em forma de calor.

 

22 – (Encceja) A partir da Segunda Guerra Mundial, começaram a circular carros que chegavam a 120 km/h, mas durante o século XVII e até meados do século XIX, a maioria dos transportes eram feitos por carruagens puxadas por cavalos ou carros de boi, que atingiam velocidades da ordem de 5 km/h. Assim, as carruagens dos membros da Família Real demoravam um tempo de 20 horas para ir do Rio de Janeiro até Petrópolis, que se encontra a 100 km de distância, aproximadamente.

 

Considere que uma família, hoje, desenvolva uma velocidade média de 50 km/h para percorrer esse mesmo trajeto. Quantas horas de viagem essa família economiza em comparação com o tempo que era gasto pela Família Real?

a) 2
b) 10
c) 18
d) 19

 

24 – (ETEC) No estudo de substâncias puras e misturas, a professora apresentou dois sistemas a seus alunos, conforme representado nas figuras. Ela solicitou que analisassem e fizessem duas afirmações sobre cada sistema. Nas alternativas, encontram-se algumas das afirmações feitas pelos alunos. Analise-as e assinale a alternativa que apresenta apenas a afirmação correta sobre um dos sistemas representados.

 

a) No sistema 1, temos duas substâncias simples.
b) O sistema 1 é uma substância pura.
c) No sistema 1, temos cinco componentes.
d) O sistema 2 é uma mistura.
e) No sistema 2, temos dois componentes.

 

25 – (Colégio da Embraer) Para realizar uma atividade sobre granulação e componentes de um solo, os alunos coletaram uma amostra de solo do jardim da sua escola e colocaram em uma proveta (1). No laboratório, acrescentaram água na proveta, agitaram, para que todo o conteúdo se misturasse à água, e deixaram em repouso. Após um mês, os alunos foram observar o resultado e verificaram a deposição dos componentes sólidos no fundo da proveta (1), separando-se da fase líquida, que continha apenas substâncias dissolvidas, que foi, então, transferida por meio de uma mangueira (M) para um béquer (2), conforme ilustrado a seguir.

 

 

A separação em 1 deu-se devido à diferença de _________ dos componentes, enquanto que, para separar os componentes recolhidos em 2, é necessário o processo de _________.

 

As lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:

a) decantação … filtração.
b) sedimentação … flotação.
c) peneiração … dissolução.
d) densidade … destilação.

 

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26 – (Encceja) A meta de consolidar uma matriz de energia “limpa” no Brasil a partir dos avanços em biocombustíveis e outras fontes renováveis requer um maior investimento para os próximos anos, apontou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29 ago. 2013 (adaptado).

 

O combustível que atende a essa matriz de energia é o

a) etanol.
b) urânio.
c) diesel.
d) gás natural.

 

27 – (Encceja) Em uma experiência para estudar as possibilidades de se colonizar o espaço, em um ambiente similar ao da Terra, alguns homens e mulheres tentaram viver desconectados do mundo durante quatro anos dentro de um ecossistema artificial e autossustentável. Foram reproduzidos vários biomas com milhares de espécies de animais e vegetais, que viviam diversas relações ecológicas. No entanto, esse imenso laboratório fracassou, em parte, porque as plantações foram atacadas por pragas,
já que não havia agrotóxicos para combatê-las.

LAYRARGUES, P. P. A crise ambiental na perspectiva da relação entre ser humano, tecnologia e natureza. In: FERREIRA, A. A.; FREITAS, E. S. M. Meio ambiente em cena. Belo Horizonte:RHJ, 2012 (adaptado).

 

Para evitar as pragas nesse ambiente com várias restrições, poderia ter sido adotado(a) o(a)

a) cultivo das plantas com as raízes na água.
b) reprodução dos vegetais por mudas.
c) controle biológico de populações.
d) plantação conjunta com leguminosas.

 

28 – (Encceja) O homem contribui para o surgimento de terremotos? Dois estudos publicados na revista Science mostram que ações humanas podem facilitar a ocorrência dos chamados tremores induzidos.

Disponível em: www.diariodepernambuco.com.br. Acesso em: 2 ago. 2015 (adaptado).

 

Qual a origem desses tremores induzidos?

a) Colisão de meteoros com a Terra.
b) Transposição e retificação de rios.
c) Movimentação das placas tectônicas.
d) Extração de minérios e de água submersa.

 

29 – (Colégio da Embraer) Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo.

 

 

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral. O melhor mesmo, para limpar a água das impurezas, é o bom e velho filtro de barro. Os estudos relacionados ao tema, publicados no livro The Drinking Water Book, indicam que esse sistema de filtro de barro do Brasil, considerado um dos mais eficientes, é baseado na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior. 

(http://www.newsrondonia.com.br)

 

Por meio do filtro de barro, é possível obter água potável, pois ele apresenta em seu interior uma cerâmica porosa, denominada vela, que, ao filtrar, retira da água

a) os sais que estão dissolvidos.
b) as partículas sólidas em suspensão.
c) as substâncias ácidas dissolvidas.
d) os componentes que tornam a água destilada.

 

30 – (Encceja) No salto com vara, o atleta desenvolve uma velocidade e, com o auxílio de uma vara flexível, tenta superar um sarrafo que se encontra numa determinada altura. Esse processo pode ser dividido em três etapas:

1ª) o atleta corre;
2ª) o atleta usa a vara para dar impulso ao salto, tirando os pés do chão;
3ª) o atleta solta a vara e passa por cima do sarrafo, caindo posteriormente na área
de aterrissagem.

ALVES, E. Disponível em: www.atletx.com.br. Acesso em: 18 jul. 2015 (adaptado).

 

Nesse tipo de salto, a energia potencial gravitacional do atleta pode ser considerada constante na(s)

a) última etapa.
b) primeira etapa.
c) duas últimas etapas.
d) duas primeiras etapas.

 

Prova 2 – Matemática

 

31 – (Encceja) O sistema binário, utilizado pelos computadores, faz uso exclusivo dos algarismos 0 e 1. Um programador obteve a sequência abaixo pela repetição da célula “100111011000”:

10011101100010011101100…

 

Quais são os próximos três dígitos da sequência?

a) 010
b) 011
c) 101
d) 111

 

32 – (Encceja) Um novo aparelho celular foi lançado por R$ 750,00 para pagamento à vista. A Loja 1 oferece esse aparelho com o seguinte plano de financiamento:

Loja 1: Entrada de R$ 550,00 paga no ato da compra, sendo o restante pago em parcela única, 2 meses após a compra, com taxa de juros simples de 2,50% ao mês.

Uma segunda loja também decide comercializar esse aparelho, oferecendo um plano no
mesmo formato do que é ofertado pela Loja 1: uma entrada de R$ 250,00, paga no ato da compra, e o restante a ser pago em parcela única, 2 meses após a compra, sujeita a uma taxa mensal de juros simples.

 

Para que o plano de financiamento dessa segunda loja resulte num desembolso total igual ao que o cliente teria ao comprar esse aparelho financiado na Loja 1, a segunda loja deve propor, em seu financiamento, uma taxa mensal de juros simples igual a

a) 1,00%
b) 1,14%
c) 2,50%
d) 6,25%

 

 

33 – (ETEC) O cartum brinca com a palavra parábola, que tem diferentes significados de acordo com o contexto em que é empregada.

 

Em Matemática, no estudo de funções, a parábola é uma curva que representa uma função polinomial

a) constante e sua expressão geral é dada por f(x) = a, com a ≠ 0.
b) de 1º grau e sua expressão geral é dada por f(x) = ax + b, com a ≠ 0.
c) de 1º grau e sua expressão geral é dada por f(x) = ax² + bx + c, com a ≠ 0.
d) de 2º grau e sua expressão geral é dada por f(x) = ax + b, com a ≠ 0.
e) de 2º grau e sua expressão geral é dada por f(x) = ax² + bx + c, com a ≠ 0.

 

34 – (Encceja) No dia 1° de setembro do ano passado, uma dona de casa tinha R$ 1 000,00 para serem aplicados em um banco que rende 1% ao mês a juros simples. Ela havia decidido usar parte dessa quantia para comprar um fogão, tirando dessa quantia o quanto fosse necessário para efetuar a parcela de pagamento exigida. Há quatro formas de pagamento previstas para a compra desse fogão:

I. Uma parcela única de R$ 600,00 para pagamento à vista;

II. Uma entrada de R$ 400,00, paga no ato da compra, mais uma parcela de R$ 200,00,
paga 30 dias após a compra;

III. Uma parcela única de R$ 605,00, paga 30 dias após a compra;

IV. Uma entrada de R$ 300,00, paga no ato da compra, mais uma parcela de R$ 305,00,
paga 30 dias após a compra.

 

Lembre que j = C i t.

 

Qual das quatro formas de pagamento é a mais vantajosa financeiramente para essa dona de casa?

a) I
b) II
c) III
d) IV

 

35 – (Colégio da Embraer) Representada em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, uma circunferência λ tem como centro a origem do sistema. Sabe-se que a área da região circular determinada pela circunferência λ é igual a 9 π. A circunferência λ intersecta o eixo das abscissas nos pontos

a) (0, –3) e (0, 3).
b) (–3, 0) e (3, 0).
c) (–6, 0) e (0, 6).
d) (0, –6) e (6, 0).

 

36 – (Encceja) Roger Penrose, professor na Universidade de Oxford e especialista mundial em relatividade e teoria quântica, descobriu um belíssimo tipo de pavimentação aperiódica, constituída apenas por dois tipos de ladrilhos, como se observa na figura 1.

 

 

Esses dois tipos de ladrilhos, pelos seus aspectos, foram batizados de “flechas” e “papagaios” por John Conway (outro entusiasta de diversões matemáticas, à semelhança de Penrose). As “flechas” e os “papagaios” podem ser obtidos pela fragmentação de um polígono, como mostra a figura 2.

 

 

Disponível em: www.educ.fc.ul.pt. Acesso em: 15 dez. 2012 (adaptado).

 

Esse polígono é um

a) trapézio.
b) triângulo.
c) octógono.
d) paralelogramo.

 

37 – (Encceja) A Secretaria de Meio Ambiente de uma cidade propôs uma disputa entre bairros, cuja meta é aumentar a quantidade de lixo reciclável recolhido em 70%. Os bairros a seguir foram aqueles que obtiveram melhores resultados, sendo apresentados os aumentos na quantidade de lixo reciclável recolhido em cada um deles.

Bairro Campos: de 5 para 8 toneladas;
Bairro Flores: de 3 para 5 toneladas;
Bairro Jardim: de 5 para 7 toneladas;
Bairro Roseira: de 7 para 9 toneladas.

 

O bairro que mais se aproximou da meta foi

a) Campos.
b) Flores.
c) Jardim.
d) Roseira.

 

38 – (Colégio da Embraer) Sejam x e y dois números naturais, tais que x + y = 103. Dividindo-se o maior deles pelo menor, obtêm-se quociente 10 e resto 4. Sendo y o menor desses dois números, é correto afirmar que x – y é igual a

a) 85.
b) 88.
c) 94.
d) 99.

 

39 – (Colégio da Embraer) Uma malha quadriculada, formada por quadradinhos congruentes de 2,5 cm de lado, preenche totalmente uma folha retangular, cuja medida do comprimento é igual ao dobro da medida da largura, conforme figura, com medidas em centímetros.

 

 

Se a folha retangular tem 180 cm de perímetro, então o número de quadradinhos da malha é

a) 216.
b) 244.
c) 266.
d) 288.

 

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40 – (ETEC) No munícipio de São Paulo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 12 milhões de habitantes e, segundo o Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no mesmo município, existem 9 milhões de eleitores registrados.

 

Nessas condições, pode-se afirmar que, no município de São Paulo, para cada 3 eleitores registrados, existem

a) 75 habitantes.
b) 40 habitantes.
c) 30 habitantes.
d) 4 habitantes.
e) 3 habitantes.

 

41 – (Encceja) Em uma gincana escolar, as equipes participam de um torneio de perguntas e respostas. São apresentadas 20 perguntas para cada equipe. A cada pergunta respondida corretamente, a equipe recebe 3 pontos; para cada pergunta cuja resposta estiver errada, perde 2 pontos; e para cada pergunta não respondida, perde 1 ponto. Represente por C, E e N as quantidades de respostas corretas, respostas erradas e perguntas não respondidas por uma equipe, respectivamente.

 

A expressão algébrica que fornece a pontuação final obtida por uma equipe nesse torneio é

a) 3C − 2E − N
b) 3C − 2E + N
c) 3C − 2E
d) 3C − 3E

 

42 – (Encceja)Uma artesã irá fazer uma colcha de retalhos composta por quadrados e triângulos retângulos, na qual as figuras com o mesmo número de lados são congruentes, conforme o molde. Ela comprará os retalhos e sabe que com um quadrado poderá fazer dois triângulos.

 

 

A quantidade de quadrados que ela precisa comprar para fazer um molde é

a) 3.
b) 6.
c) 9.
d) 12.

 

43 – (Encceja) Em uma cidade, uma comunidade formada por 50 pessoas se estabeleceu nas proximidades de uma estação de esgoto. Testes laboratoriais concluíram que 12 delas apresentavam algum problema alérgico.

 

Ao se escolherem, aleatoriamente, dois moradores dessa comunidade, a probabilidade de ambos apresentarem algum problema alérgico é

a) 12/50 x 11/49.
b) 12/50 x 12/50.
c) 12/50 + 11/49.
d) 12/50 + 12/50.

 

44 – (Encceja) Uma prestadora de serviços cobra pela visita à residência do cliente e pelo tempo necessário para realizar o serviço na residência.

O valor da visita é R$ 40,00 e o valor da hora para realização do serviço é R$ 20,00.

 

Uma expressão que indica o valor a ser pago (P) em função das horas (h) necessárias à execução do serviço é

a) P = 40h
b) P = 60h
c) P = 20 + 40h
d) P = 40 + 20h

 

45 – (Colégio da Embraer) Em uma cidade, há uma praça quadrada ABCD, de área igual a 40 000 m². Tiago está posicionado no ponto T, situado no lado AB dessa praça, e Rodrigo está posicionado no ponto R, situado no lado AD, conforme mostra a figura.

 

 

A distância entre Tiago e Rodrigo, indicada por x na figura, é de

a) 130 m.
b) 120 m.
c) 110 m.
d) 100 m.

 

46 – (Encceja) Uma exportadora de café verificou que o Brasil teve na safra de café, no primeiro semestre de 2015, um estoque de 5,06 milhões de sacas de 60 kg. A quantidade é menos da metade do total observado no mesmo semestre de 2014, que foi de 12,2 milhões de sacas de 60 kg.

Disponível em: http://revistagloborural.globo.com. Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).

 

A quantidade de café, em milhão de quilograma, produzido a mais no primeiro semestre de 2014 foi de

a) 230,4.
b) 376,8.
c) 428,4.
d) 1 035,6.

 

47 – (ETEC) Leia o texto e responda:

A Feira do Peixe Vivo, em Caxias do Sul, visa promover uma melhor qualidade de vida à
população ao estimular o consumo de peixes.

A feira ocorre uma vez ao mês e comercializa espécies como carpa capim (11 reais o quilograma), carpa húngara (9 reais o quilograma) e o bagre (X reais o quilograma).

<https://tinyurl.com/y39spmdy> Acesso em: 07.10.2019. Adaptado.

 

Em sua barraca, um piscicultor comercializava bagres, cujas massas variavam de 1,3 kg a 1,6 kg. Um freguês comprou o bagre de maior massa por R$ 25,00. De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que

a) X < 15.
b) 15 < X < 20.
c) 15 > X > 20.
d) 15 < X > 20.
e) X > 20.

 

48 – (Encceja) Um produto passou a ser comercializado em uma nova embalagem, cuja capacidade é 0,2 litro maior do que a da embalagem anterior.

 

Em quantos mililitros a capacidade da nova embalagem é maior do que a da embalagem anterior?

a) 2
b) 20
c) 200
d) 2 000

 

49 – (Encceja) O síndico de um prédio está preocupado com o excesso de peso no elevador, pois este é pequeno, antigo e comporta, no máximo, quatro pessoas. Em razão disso, foi a uma loja procurar avisos confeccionados em placas de alumínio para colocar na entrada do elevador. O vendedor apresentou o mostruário com os seguintes modelos, sendo que no espaço em branco será registrado um número natural.

 

 

Nessas condições, qual é o modelo que tem a unidade mais adequada para o aviso?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

 

50 – (Colégio da Embraer) Abel tomou um empréstimo de R$ 10.000,00, a ser pago acrescido de juro simples de 1% ao mês. Três meses após, ele fez um pagamento de R$ 5.800,00, que incluiu os juros devidos até aquele momento mais a parte do valor emprestado. Um mês após esse pagamento, ele fez um segundo pagamento e liquidou todo o seu débito.

 

O valor do segundo pagamento foi de

a) R$ 3.980,00.
b) R$ 4.242,00.
c) R$ 4.545,00.
d) 5.600,00.

 

51 – (Colégio da Embraer) Um professor de Educação Física recebeu certo número de ingressos para um evento esportivo e pretende distribuí-los entre os alunos do colégio que praticam atletismo. Ele verificou que, se der 2 ingressos a cada aluno, sobrarão 20 ingressos, e que, para dar 3 ingressos a cada aluno, para que possam ser acompanhados pelos pais, faltarão 10 ingressos.

 

O número total de ingressos recebidos pelo professor foi

a) 90.
b) 80.
c) 70.
d) 60.

 

52 – (Encceja) Um casal com dois filhos fez um levantamento sobre os valores cobrados pelos dois planos de saúde disponíveis em sua cidade. O valor mensal a ser cobrado em cada plano é definido somando-se os valores de referência para todos os membros da família que serão cadastrados. O resultado desse levantamento, considerados os mesmos tipos de cobertura nos dois planos, está listado no quadro, que apresenta os valores mensais de referência.

 

 

As idades dos membros dessa família são:

 

 

A opção que terá a menor mensalidade para essa família nos próximos dois anos é o plano

a) I, com o pai como titular.
b) I, com a mãe como titular.
c) II, com o pai como titular.
d) II, com a mãe como titular.

 

53 – (Encceja) Quatro lojas que vendem roupas por atacado apresentam os seguintes anúncios de descontos:

 

 

Uma cliente deseja adquirir 5 peças de um produto que é comercializado por todas essas lojas pelo mesmo preço unitário.

 

Essa cliente pagará a menor quantia por essas 5 peças se comprar na loja

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.

 

54 – (ETEC) Numa partitura musical, figuras rítmicas são símbolos utilizados para representar a duração de cada nota ou acorde. A tabela mostra o nome da figura rítmica, seu símbolo e o tempo de duração relativo.

 

 

De acordo com a tabela, é correto afirmar que

a) o tempo de duração da fusa é o dobro do tempo de duração da semicolcheia.
b) o tempo de duração da mínima é metade do tempo de duração da semínima.
c) a soma da duração de duas semínimas é igual ao tempo de duração de uma colcheia.
d) com exceção da semibreve, cada figura rítmica apresenta metade do tempo de duração da figura dada na linha anterior.
e) com exceção da semibreve, cada figura rítmica apresenta o dobro do tempo de duração da figura dada na linha anterior.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

55 – (Encceja) Um marceneiro está construindo um portão de madeira. Já providenciou a estrutura principal, formada por quatro tábuas pregadas, conforme indicado na figura.

 

 

Visando dar estabilidade ao portão, o marceneiro decidiu pregar tábuas para dar mais firmeza à estrutura principal, evitando a sua deformação. A opção que o marceneiro pode empregar, que faz uso do menor número de tábuas e que é capaz de conferir ao portão a firmeza desejada, é:

 

a)

b)

c)

d)

 

56 – (Encceja) Uma região forneceu uma colheita de 1 200 sacas de milho. Durante uma entrevista, especialistas afirmaram que a probabilidade de, entre as 1 200 sacas, apenas 1 150 serem próprias para venda é igual a 1. Também foi dito que as sacas impróprias serão utilizadas na fabricação de ração para o gado.

 

Quantas sacas de milho serão transformadas em ração?

a) 12
b) 50
c) 58
d) 60

 

57 – (Encceja) Uma família consome, em média, 12 m³ de água por mês. Porém, em um determinado mês, o consumo teve um aumento de 4 000 litros. Quantos litros de água essa família consumiu nesse determinado mês?

a) 16 000
b) 5 200
c) 4 120
d) 4 012

 

58 – (Encceja) Para criar a tela Réptiles, o pintor Escher utilizou a técnica de recortes e colagens em papel para formar um lagarto. Inicialmente, ele utilizou um pedaço de papel, com dupla camada, no formato de um hexágono regular, conforme a figura.

Depois, desenhou e recortou partes em uma das camadas, por exemplo, a cauda do réptil, representada pelo número 6, que foi colada na parte externa do hexágono, deixando assim aparente, na outra camada do papel, a figura F, igual à figura 6. O lagarto será formado pelo conjunto de todas as partes claras.

 

 

Um professor mostra essa obra aos seus alunos, ensinando que figuras iguais são congruentes e, por isso, têm áreas iguais. Apresenta, então, quatro propostas para obtenção da área do lagarto formado pelos recortes e colagens:

I. cálculo da área total do hexágono;
II. soma das áreas das figuras representadas por números;
III. soma das áreas das figuras representadas por números e letras;
IV. cálculo da área do hexágono menos as áreas das figuras representadas por números.

 

Qual das propostas apresentadas pelo professor representa a área do lagarto formado pelos recortes e colagens?

a) I
b) II
c) III
d) IV

 

59 – (Encceja)Durante uma viagem, Pedro, João e Carlos gastaram juntos R$ 450,00. João gastou R$ 30,00 a mais que Pedro e Carlos Gastou R$ 60,00 a mais que João.

 

Nessa viagem, quanto João gastou?

a) R$ 120,00
b) R$ 140,00
c) R$ 150,00
d) R$ 180,00

 

60 – (Colégio da Embraer) Uma montadora deveria entregar 120 carros novos em certo dia, que seriam repartidos igualmente entre x concessionárias da marca. Mas, 6 dessas concessionárias não puderam receber os carros e, desse modo, foram entregues apenas 72 carros, divididos igualmente entre as demais concessionárias, sendo que cada uma recebeu a quantidade prevista originalmente.

 

O número inicial de concessionárias que deveriam receber os carros nesse dia era

a) 10.
b) 12.
c) 15.
d) 20.

 

Prova 3 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

 

Proposta de Redação (ETEC)

 

TEXTO 1

 

 

Os ideais de beleza física, para a mulher ou para o homem, são cultuados desde a Antiguidade. Na mitologia grega, Afrodite (Vênus, para os romanos) era um símbolo de beleza. A imagem representa essa personagem, em versão renascentista italiana. É o quadro “O nascimento de Vênus”, pintado por Sandro Botticelli, por volta de 1485.

(Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/forma-fisica-corpo-perfeito-e-consumismo.jhtm).

 

TEXTO 02

 

Riscos X Vontade

Ser capaz de enfrentar qualquer sacrifício em favor da boa forma parece estar mais perto da realidade brasileira nos últimos tempos. As academias se proliferam pelas ruas das cidades, assim como salões de beleza com fórmulas mágicas de redução de medidas do corpo prometendo à mulher – e por que não ao homem também? – entrar naquele jeans tamanho 38, para ela. E vale também arriscar uma lipoaspiração e muitas pessoas estão recorrendo, embora a princípio a indicação deva ser exclusivamente para a boa saúde, à cirurgia bariátrica, a de redução de estômago, para ter aquele corpo que talvez nunca nem tivesse sonhado em ter. As próteses vêm sendo procuradas por uma camada cada vez mais jovem de pacientes. E de diferentes classes sociais. São alertados de todos os riscos, mas minimizados em favor da vontade.

(Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/forma-fisica-corpo-perfeitoe-consumismo.jhtm).

 

TEXTO 03

 

Ditadura da beleza

A “ditadura do corpo perfeito”, pregada a ferro e fogo pela sociedade, tem se transformado em armadilha para aqueles que acreditam que a felicidade está em músculos grandes, em corpos magros e sem gordura. Em busca da beleza escultural, homens e mulheres ingerem e injetam substâncias capazes de fazer milagres. Por um lado, deixam o corpo bonito, forte e aparentemente saudável em pouco tempo. Em contrapartida, os produtos cobram um preço alto por isso: funcionam como um tsunami interno no organismo, causando doenças graves e, em alguns casos, até a morte. Preocupados com o cenário que já se tornou uma obsessão global, muitos especialistas dizem tentar convencer as pessoas sobre os riscos que correm, mas o esforço, segundo contam, tem sido em vão, principalmente entre os jovens que buscam essa fórmula da beleza a qualquer custo.

(Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/forma-fisica-corpo-perfeito-e-consumismo.jhtm).

 

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema “Limites entre estética e saúde”, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

 

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 25 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

 

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 4 (quatro) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

 

 

1 – (Colégio da Embraer) A frase correta quanto às regras de concordância é:

a) Os tópicos e notícias são comparado às artérias e veias.
b) As reportagens são comparadas aos pulmões.
c) O artigo de fundo e o fígado são equivalente.
d) As seções e o aparelho digestivo se equivale.

 

2 – (Encceja) Fui ver titia e ela continua insatisfeita com o poder aquisitivo do cruzeiro. Sabe muito bem que a inflação diminui, sabe muito bem que o produto bruto aumenta, mas acha que isso tudo, infelizmente, está custando a chegar no supermercado. Diz que o problema é o custo do aluguel, o custo do feijão, da carne e do arroz. O resto, realmente, não interessa. Olhei para titia, com meus olhos sábios, e não pude deixar de sorrir com tristeza – o problema dela é que não consegue abandonar essa medíocre mania de querer simplificar a economia.

FERNANDES, M. 30 anos de mim mesmo. Rio de Janeiro: Desiderata, 2006.

 

A realidade social vivida pelas personagens, no texto, adquire expressividade pelo olhar de um narrador

a) debochado quanto às diferentes visões sobre a riqueza.
b) saudosista em relação aos anos da sua infância rica.
c) cruel com o ponto de vista da tia sobre a economia.
d) detalhista no relato dos fatos do seu tempo.

 

Doping no esporte

A dopagem no esporte é o uso de agentes estranhos ao organismo ou de substâncias
fisiológicas em quantidade anormal, capazes de provocar no atleta, no momento da competição, um comportamento anormal, positivo ou negativo, sem correspondência com sua real capacidade orgânica ou funcional. O doping é proibido por representar uma vantagem desleal que pode ser obtida por atletas para melhorar o desempenho e também por poder produzir efeitos colaterais prejudiciais à saúde.

Disponível em: web.taktos.com.br. Acesso em: 11 out. 2013 (adaptado).

 

3 – (Encceja) O texto permite entender que a proibição da dopagem esportiva tem o objetivo de

a) impedir a projeção do atleta no desporto.
b) assegurar os princípios da ética no esporte.
c) diminuir o nível de desempenho na competição.
d) garantir a qualidade das performances esportivas.

 

Leia o texto e a charge de Alberto Montt para responder às questões de números 04 a 06.

 

Charles Baudelaire, poeta do século XIX, é autor do livro As Flores do Mal. Nele, seus poemas abordam temas que questionam as convenções morais da sociedade francesa, sendo, por isso, tachado como obsceno, como um insulto aos bons costumes da época. A partir dele, originaram-se na França os chamados “poetas malditos”.

 

 

4 – (ETEC) O título da charge retoma o título da obra de Baudelaire, As Flores do Mal. O autor, para construir o humor em seu texto, utiliza-se de

a) metalinguagem, na representação das ores, que recitam versos compostos pelo poeta ao próprio Baudelaire.
b) saudosismo, nas falas das flores, pois elas representam costumes morais inerentes à sociedade francesa do século XIX.
c) metáfora, na representação do poeta como flores que apenas dizem verdades, indiferentes às regras morais da sociedade.
d) polissemia do substantivo “flores”, uma vez que podem se referir às próprias ores representadas na charge ou aos desejos moralmente rejeitados pelo poeta.
e) ambiguidade na locução adjetiva “do mal”, pois, no título original, a locução representa a temática dos poemas, mas, na charge, representa o conteúdo dos conselhos das flores.

 

5 – (ETEC) Leia os trechos seguintes:

 

I – “Quando te escreverem uma mensagem, visualize, mas não responda.”

II – “Assista às maratonas de séries nos dias úteis.”

III – “Coma bacon.”

 

Sobre os períodos apresentados, é correto afirmar que

a) o primeiro apresenta um desvio da norma culta, pois utiliza a terceira pessoa nos verbos “visualize” e “responda”, mas utiliza o pronome da segunda pessoa, “te”, sendo, contudo, adequado ao ambiente informal.
b) o segundo seria adequado ao diálogo formal das flores com o poeta se fosse “Que as maratonas sejam assistidas nos dias úteis!”, devido ao teor religioso das falas.
c) o terceiro apresenta o conteúdo adequado a hábitos de vida saudável para a personagem, representando a necessidade de abstenção de atitudes agradáveis.
d) os três apresentam análises críticas sobre o comportamento humano, utilizando a variedade culta da linguagem para expressar o discurso típico da poesia.
e) os três apresentam verbos conjugados no subjuntivo para expressar desejos do poeta que só podem ser verbalizados pelas Flores do Mal.

 

6 – (ETEC) Se as falas das flores fossem transpostas para o discurso indireto, teríamos: As flores do mal aconselharam a Baudelaire que…

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com as falas transpostas.

a) caso lhe escreverem uma mensagem, visualizasse, mas não responderia; pois assistiria às maratonas de séries naqueles dias úteis enquanto comia bacon.
b) quando lhe escrevessem uma mensagem, visualizasse, mas não respondesse; que assistisse às maratonas de séries nos dias úteis; e que comesse bacon.
c) quando lhe escreveriam uma mensagem, visualizaria, mas não responderia; que assistiria às maratonas nestes dias úteis; e que comeria bacon.
d) se lhe escreverem uma mensagem, visualizá-la-ia, mas não a responderia; que assistisse às maratonas nos dias úteis; e que comeria bacon.
e) ao te escreverem uma mensagem, visualize, contudo sem responder; assiste às maratonas de séries nesses dias úteis; e comas bacon

 

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

7 – (Encceja) Ao preencher o formulário eletrônico, o internauta

a) substitui um e-mail por outro.
b) envia convites de aniversário.
c) solicita uma assinatura digital.
d) cria conta em uma rede social.

 

 

8 – (Encceja) A charge tem a função social de provocar reflexões a respeito de questões cotidianas por meio da crítica e do humor. Essa charge apresenta uma crítica social ao fato de

a) as pessoas idosas e as mulheres grávidas serem sonolentas.
b) as viagens de ônibus causarem sono, por serem muito lentas.
c) o ser humano desrespeitar as regras de convivência em sociedade.
d) os assentos no transporte coletivo serem insuficientes para todos os passageiros.

 

9 – (Encceja)

 

Diminutivos

Sempre pensei que ninguém batia o brasileiro no uso do diminutivo, essa nossa mania de reduzir tudo à mínima dimensão, seja um cafezinho, um cineminha ou uma vidinha. “Operação”, por exemplo. É uma palavra assustadora. Pior do que “intervenção cirúrgica”, porque promete uma intervenção muito mais radical nos intestinos. Já uma operaçãozinha é uma mera formalidade. Anestesia local e duas aspirinas depois. Uma coisa tão banal que quase dispensa a presença do paciente.

 

No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente em relação à comida.

— Mais um feijãozinho?
— Um pouquinho.
— E uma farofinha?
— Ao lado do arrozinho?
— Isso.

 

O diminutivo é também uma forma de disfarçar o nosso entusiasmo pelas grandes porções. E tem um efeito psicológico inegável.

— E agora, um docinho.

E surge um tacho de ambrosia que é um porta-aviões.

 

VERISSIMO, L. F. Comédia da vida privada:101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: LP&M, 1994 (adaptado).

 

Além de indicar a redução de tamanho, as palavras usadas no diminutivo podem apresentar outros sentidos. No texto, o diminutivo também foi empregado para

a) demonstrar a intensidade do que se queria dizer.
b) ressaltar uma forma carinhosa de tratamento.
c) reproduzir exatamente o significado das palavras.
d) atenuar o impacto das palavras que se desejava usar

 

Leia o texto para responder às questões de números 10 a 12.

 

Doodle do Google homenageia a brasileira Dorina Nowill, ativista pelos direitos dos deficientes visuais

A educadora e ativista pelos direitos dos deficientes visuais Dorina Nowill é homenageada pelo doodle do Google nesta terça-feira [28.05.2019], no centenário do seu nascimento. A paulistana morreu em 2010 aos 91 anos de idade e dá nome à Fundação Dorina Nowill, instituição especializada na produção e distribuição gratuita de livros acessíveis a deficientes visuais.

Conhecida como a “dama da inclusão”, Dorina de Gouvêa Nowill nasceu na cidade de
São Paulo em 1919 e ficou cega aos 17 anos, vítima de uma doença não identificada. Ela foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos, em São Paulo, e ainda colaborou para a integração de outra menina cega na mesma escola. Dorina também contribuiu para a elaboração da lei de integração escolar, regulamentada em 1956.

Em 1946, tendo conhecimento da baixíssima produção literária adaptada para pessoas
com deficiência visual, ela criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, aumentando a produção de livros acessíveis no país. Nowill também chegou a se especializar em educação de cegos no Teacher’s College da Universidade Columbia, em Nova York. No ano de 1948, a Fundação  para o Livro do Cego no Brasil recebeu uma imprensa braille completa, com maquinários, papel e outros materiais, doação da Kellog’s Foundation e da American Foundation for Overseas Blind.

A educadora foi homenageada pelo cartunista Maurício de Souza, em 2004, após servir de inspiração para a criação da personagem Dorinha, uma menina cega que passou a fazer parte das histórias da turma da Mônica.

(Bernardo Falcão, “Doodle do Google homenageia a brasileira Dorina Nowill, ativista pelos direitos dos deficientes visuais”. https://oglobo.globo.com. Adaptado)

 

10 – (Colégio da Embraer) As informações do texto delineiam o perfil de Dorina Nowill como uma mulher que

a) enxergou questões à frente do seu tempo, como bem o demonstra a sua dedicação aos estudos e a sua luta pela causa das pessoas com deficiência visual.
b) buscou ajudar outras pessoas com deficiências físicas diversas, ao fazer a difusão do escasso material que o Brasil produziu ao longo de décadas.
c) precisou interromper os seus estudos na Escola Normal Caetano de Campos porque, ainda jovem, foi vítima de uma doença não identificada.
d) criou a personagem Dorinha, menina cega que passou a fazer parte das histórias da turma da Mônica, a fim de combater os preconceitos contra a cegueira.

 

11 – (Colégio da Embraer) A passagem do texto em que o autor empregou predicado verbal para mostrar o espírito empreendedor de Dorina Nowill é:

a) A paulistana morreu em 2010 aos 91 anos de idade e dá nome à Fundação Dorina Nowill… (1º parágrafo)
b) … ela criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, aumentando a produção de livros acessíveis no país. (3º parágrafo)
c) No ano de 1948, a Fundação para o Livro do Cego no Brasil recebeu uma imprensa braille completa… (3º parágrafo)
d) A educadora foi homenageada pelo cartunista Maurício de Souza, em 2004… (4º parágrafo).

 

12 – (Colégio da Embraer) Assinale a alternativa em que os termos retirados do texto correspondem, respectivamente, a um substantivo, que pode referir-se tanto a uma pessoa do sexo masculino quanto a uma pessoa do sexo feminino, e a um adjetivo, cuja forma como está flexionado lhe confere sentido de intensidade.

a) ativista (1º parágrafo) e visuais (1º parágrafo).
b) vítima (2º parágrafo) e acessíveis (3º parágrafo).
c) deficientes (1º parágrafo) e baixíssima (3º parágrafo).
d) pessoas (3º parágrafo) e homenageada (4º parágrafo).

 

 

13 – (Encceja) Na pintura, o artista Salvador Dalí criou um universo fantástico ao

a) distorcer os objetos presentes na imagem.
b) aproximar a pintura da realidade da fotografia.
c) reorganizar os elementos compondo novas imagens.
d) estabelecer semelhança entre os objetos representados.

 

14 – (Encceja) La ciudad de Córdoba fue fundada el 6 de julio de 1573, por don Jerónimo Luis de Cabrera, a orillas del Río Suquía, que atraviesa a la ciudad histórica y físicamente. Córdoba es un destacado centro de actividad educativa, cultural y social. Su Universidad Nacional es la primera en fundarse en Argentina. La ciudad presenta una agitada vida turística que no se acaba en la belleza natural de sus serranías vecinas, sino que dentro de la misma traza urbana contiene valores que ameritan detenimiento, como su Manzana Jesuítica que forma parte del Patrimonio Cultural de la Humanidad Unesco.

Disponível em: www2.cordoba.gov.ar. Acesso em: 10 ago. 2014.

 

Ao discorrer acerca da cidade de Córdoba, na Argentina, o autor do texto pretende

a) informar sobre as atrações de Córdoba.
b) instruir sobre o turismo ecológico na Argentina.
c) apresentar os acessos à cidade via Rio Suquía.
d) evidenciar a importância da Universidad Nacional para a cidade.

 

15 – (Encceja) No Brasil, a presença de modalidades como o futebol tem se destacado historicamente, mostrando-se predominante em inúmeros contextos e circunstâncias: nas “peladas”, disputadas em praças, várzeas e em ruas pouco movimentadas; no vestuário, mediante o uso dos uniformes de grandes e pequenos clubes; na tela da televisão, distribuindo-se entre transmissões ao vivo de partidas e noticiários especializados que retratam a rotina dos atletas e as competições. Frente a essa realidade, é comum que o futebol seja encarado como um componente fundamental de nossa identidade nacional, atuando como símbolo de uma suposta “brasilidade”.

Disponível em: http://catalogo.educacaonaculturadigital.mec.gov.br. Acesso em: 18 mar. 2018 (adaptado).

 

O texto representa historicamente o futebol como uma modalidade

a) promotora da moda na indústria esportiva.
b) associada ao discurso nacionalista.
c) caracterizada pelo amadorismo.
d) escassa na mídia virtual.

 

Analise o cartum para responder às questões 16 e 17.

 

 

16 – (ETEC) Após a leitura do cartum, pode-se concluir corretamente que ele

a) representa os hábitos primitivos compartilhados entre os seres humanos e outras espécies.
b) corrige o modelo darwiniano, evidenciando o desenvolvimento das espécies por meio da convivência pacífica e ordenada.
c) distorce o modelo evolucionista, retratando a influência negativa do consumo desenfreado na manutenção da biodiversidade.
d) critica o modelo evolucionista, segundo o qual os seres vivos surgem a partir do material orgânico descartado de outros seres vivos.
e) utiliza a teoria da evolução para evidenciar hábitos ambientais destrutivos do ser humano, como poluir o ambiente do qual se originou.

 

17 – (ETEC) Gênero textual define-se como composições socialmente estáveis que têm o objetivo de passar determinadas informações. Cada gênero textual tem peculiaridades que variam de acordo com seus objetivos (informar, criticar, convencer, relatar…), com seu público alvo (adultos, crianças, escritores, professores…), com seu canal de veiculação (mídia impressa, revistas on-line…) e assim por diante. Para atingir seus objetivos, os gêneros textuais podem utilizar tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.

 

Sobre o cartum apresentado, assinale a alternativa que identifique, corretamente, as características desse gênero, seu objetivo e a linguagem predominantes.

a) CARACTERÍSTICAS: Desenho humorístico ou caricatural, espécie de anedota gráfica que satiriza comportamentos humanos.

OBJETIVO: Criticar

LINGUAGEM: Não verbal.

b) CARACTERÍSTICAS: Desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, que tem por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de
caricatura, uma ou mais personagens envolvidas.

OBJETIVO: Informar.

LINGUAGEM: Verbal.

c) CARACTERÍSTICAS: Segmento de história em quadrinhos, apresentado em jornais ou revistas numa só faixa horizontal.

OBJETIVO: Ironizar.

LINGUAGEM: Verbal e não verbal.

d) CARACTERÍSTICAS: Desenhos em sequência, inicialmente sobre cartão e depois em papel ou afim, em preto ou em cores, para fins caricaturais ou humorísticos de amplo
espectro de percepção e aceitação.

OBJETIVO: Entreter.

LINGUAGEM: Verbal.

e) CARACTERÍSTICAS: Narração de particularidade curiosa ou jocosa que acontece à margem dos eventos mais importantes, e por isso pouco divulgada, de uma determinada personagem ou passagem histórica

OBJETIVO: Comover.

LINGUAGEM: Não verbal.

 

18 – (Encceja)

Perú

En las arenas del desierto. Un lugar único en el mundo, lleno de misterio y misticismo,
con maravillosas formas de inmensas figuras y líneas de espectacular perfección. Trabajo de una muy antigua civilización peruana, las Líneas de Nazca, lugar declarado como Patrimonio Cultural de la Humanidad por Unesco. También se le ofrece visitar los complejos arqueológicos de Cahuachi, Estaquería, Chauchilla, Cantayoc y los geoglifos de Palpa.

Disponível em: www.go2peru.com. Acesso em: 6 set. 2014.

 

Ao empregar palavras como “único”, “lleno”, “maravillosas” e “espectacular”, o autor do texto pretende

a) informar sobre pontos turísticos do país.
b) incentivar a visitação a um ponto turístico do Peru.
c) comunicar o reconhecimento do Peru como patrimônio cultural.
d) sensibilizar sobre a importância da preservação de pontos turísticos.

 

 

19 – (Encceja) A palavra soft, em inglês, pode significar macio. Na propaganda do hotel, essa palavra foi usada para expressar a ideia de que os hotéis da rede Soft Inn são

a) elegantes e confortáveis.
b) acessíveis e confortáveis.
c) agradáveis e sofisticados.
d) confortáveis e bonitos.

 

20 – (Encceja)

 

Sou negrão

 

Sou negrão, certo, sangue bom
20 de novembro temos que repensar
A liberdade do negro, tanto teve de lutar
O negro não é marginal, não é perigo
Negro ser humano, só quer ter amigo
Na antiga era o funk, agora é o rap
Vem puxando o movimento com o negro de talento […]

Luiz Gonzaga era preto, era o rei do baião
Jair Rodrigues disparou no festival da canção
Dener com a bola, mais que um dom
Preto quer trabalhar, não quer meter um oitão
Futuro, presente, passado, realmente jogados
Fizemos a história, perdemos a memória
Temos nosso valor, temos nosso valor […]

Luta marcial, jogar capoeira
Negra mulher, preta Dandara
Leci Brandão, Jovelina, Ivone Lara
Cabelo rasta, dança afoxé
Anastácia e Benedita, muito axé […]

E esse é o recado que acabamos de mandar
Pra toda raça negra escutar e agitar
Portanto, honre sua raça, honre sua cor
Não tenha medo de falar, fale com muito amor

Sou negrão, hei
Sou negrão, hou

 

RAPPIN’ HOOD. Disponível em: www.vagalume.com.br. Acesso em: 29 set. 2013.

 

Na letra do rap Sou negrão, o uso de nomes próprios contribui para

a) negar o funk e confirmar o rap como produto da cultura negra.
b) destacar e ratificar o papel da mulher negra na luta pelos seus direitos.
c) denunciar a falta de um dia específico para se festejar a raça negra no Brasil.
d) reafirmar a importância das pessoas negras na construção do perfil da sociedade brasileira.

 

Leia o texto para responder às questões de números 21 a 25.

 

Lembrei-me de uma piada que ouvi em adolescente; os meus pais tinham em vinil discos de espetáculos de comédia de Juca Chaves ou Chico Anísio. Não me lembro qual dos humoristas brasileiros era, mas a cena era um soldado que dizia ao seu superior “não se preocupe comigo, capitão, comigo é sempre ou mato ou morro”. O capitão, claro, elogia-lhe a bravura e aponta-o como exemplo. Mas mal ele vira as costas, o soldado elucida os companheiros de armas: “o que eu quis dizer é que se eles vierem pelo mato, eu fujo para o morro, se vierem pelo morro, eu fujo para o mato”.

 

21 – (Colégio da Embraer) O efeito de humor da piada contada deve-se

a) à repetição dos verbos “matar” e “morrer”, quando o soldado conversa com os
companheiros de armas, o que permite concluir que ele era corajoso, e as palavras do capitão orgulhavam-no.
b) ao fato de ser um texto ouvido pelo autor em sua adolescência, quando ainda era comum o uso dos discos de vinil, de tal forma que ele entendeu que o capitão elogiava o soldado para que este criasse coragem.
c) ao trocadilho com as palavras “mato” e “morro”, entendidas pelo capitão como flexões dos verbos matar e morrer, razão pela qual ele admirava o soldado, que, na verdade, era medroso.
d) à forma como o soldado expressa ao capitão sua bravura, com a frase “ou mato ou morro”, concluindo-se corretamente que os companheiros de armas ouviam perplexos o segredo do soldado.

 

22 – (Colégio da Embraer) Considere as passagens:

• O capitão, claro, elogia-lhe a bravura…
• Mas mal ele vira as costas, o soldado elucida os companheiros de armas…

 

No contexto em que estão empregados, os termos em destaque significam, correta e respectivamente:

a) afirmativamente; logo que; corrige.
b) serenamente; enquanto; comenta.
c) enfaticamente; como; explica.
d) evidentemente; assim que; esclarece.

 

23 – (Colégio da Embraer) Na oração – “não se preocupe comigo, capitão…” –, o sujeito é do mesmo tipo do que está presente em:

a) Amigos, novas esperanças haveremos de encontrar!
b) Havia mais flores do campo neste vaso, minha querida?
c) Que horas acabam as aulas do período vespertino?
d) Foram às montanhas em férias o garoto e sua família.

 

24 – (Colégio da Embraer) Assinale a alternativa em que o pronome destacado expressa ideia de posse.

a) Lembrei-me de uma piada…
b) “não se preocupe comigo, capitão…”
c) O capitão, claro, elogia-lhe a bravura…
d) Mas mal ele vira as costas…

 

25 – (Colégio da Embraer) Na passagem – Lembrei-me de uma piada que ouvi em adolescente; os meus pais tinham em vinil discos de espetáculos… –, a preposição “em” estabelece, correta e respectivamente, relações de

a) tempo e matéria.
b) lugar e posse.
c) modo e instrumento.
d) companhia e finalidade

 

 

26 – (Encceja) Na imagem, a representação dos corpos assume a função de expressar

a) um gesto humano.
b) a ideia de movimento e ritmo.
c) uma coreografia padronizada.
d) a intensidade emocional na pintura.

 

27 – (Encceja)

O cão e a carne

Ia um cão atravessando um rio; levava na boca um bom pedaço de carne. No fundo da
água, viu a sombra da carne; era muito maior. Cobiçoso, soltou a que tinha na boca para
agarrar na outra; por mais, porém, que mergulhasse, não alcançou.

Disponível em: www.ebooksbrasil.org. Acesso em: 25 set. 2013 (adaptado).

 

A fábula é um texto cujos personagens, geralmente, são animais com características humanas. O objetivo desse texto é apresentar

a) exemplos de vida.
b) denúncias sociais.
c) ensinamentos morais.
d) experiências pessoais.

 

28 – (Encceja)

Espíritos da cidade

Não acredito nesses mitos da natureza, apesar de curtir a trilogia do Senhor dos Anéis.
Mas acredito fortemente em certos seres místicos urbanos. Não estou falando, claro, da
loira do banheiro. Estou falando de algumas presenças que surgem em meio ao caos urbano para tentar ajudar os mais desavisados.

Engana-se quem, ao ler isto, pensou no Batman. Vou contar um caso que ocorreu
comigo. Cheguei numa avenida muito movimentada, bem no horário de pico e eu só
pensando “vou atravessar essa bagaça numa corrida só”.

Quando tomei fôlego para fazer isso, senti alguém segurar meu braço. “Calma, meu
filho”, disse uma senhorinha de um metro e nada de altura, com uma aparência de ter
uns 214 anos. “Eu ajudo você a atravessar.” Começamos a cruzar as pistas e foi como se os carros estivessem parando para nós. Quando chegamos ao outro lado, ela me deu um beijo no rosto e sumiu numa esquina.

FREITAS, A. V. B. As histórias que escrevi. Lisboa: Chiado, 2017.

 

As palavras do texto que estão diretamente relacionadas ao tema desenvolvido são:

a) Bagaça, esquina.
b) Desavisados, pistas.
c) Senhor dos Anéis, Batman.
d) Seres místicos, senhorinha.

 

29 – (ETEC) Eu herdei da minha mãe esse trabalho de artesanato com barro. E, desde a minha bisavó, já se fazia desse jeito. Ela era índia. Então, a minha mãe fazia pote, bilha, qualquer tipo de louça. A gente faz assim: pega o barro mole, mistura com caraipé*, amassa até ele ficar mesmo bem ligado e, depois que ele já está bem ligado, a gente já vai começar a formar a louça.

Agora, tem que ter uma coisa, tem que saber a temperatura e a quantia que o barro pega do caraipé. Se estiver bem areadinho, ele já tá bom. E eu tenho esperança que meu filho também vai continuar a trabalhar e alguém além dele vai também. Vai aprender um filho dele, um sobrinho, porque toda criança sempre mostra logo uma coisa que ela quer ser, que ela quer fazer.

Eu acho que vai ter alguém assim, não vai ficar parado, não. Vão continuar a fazer essas panelas aqui.

<https://tinyurl.com/y6lw6rbu> Acesso em: 09.10.2019.

 

*Árvore cujas cinzas são utilizadas pelos oleiros da região Amazônica para misturar com o barro, também denominada caripé-verdadeiro (Licania floribunda).

 

O depoimento de Maria da Saúde de Souza, artesã do Pará, foi gravado em vídeo e transcrito pelo Museu da Pessoa, website dedicado a coletar e a publicar as histórias de vida de milhares de brasileiros. Os depoimentos orais são considerados fontes

a) históricas, pois contêm informações e conhecimentos transmitidos de geração a geração ou a versão pessoal de indivíduos que testemunharam acontecimentos históricos.
b) etnográficas, pois são utilizadas para confirmar as diferenças culturais existentes no interior de uma mesma sociedade, fortalecendo os preconceitos e preservando os privilégios.
c) científicas, pois sua obtenção se dá por meio de entrevistas realizadas por repórteres profissionais, vinculados aos grandes portais de notícias.
d) epistemológicas, pois são documentos certificados por instituições extraoficiais, vinculadas a organismos diplomáticos internacionais.
e) mitológicas, pois as versões pessoais são ratificadas pelos cientistas, comprometendo a credibilidade dos testemunhos.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

30 – (Colégio da Embraer) Em resposta _____ epidemias de dengue, zika e chikungunya que têm afetado o Brasil, pesquisadores de várias partes do país se dedicam ______ estudos para entender, prevenir ou tratar essas doenças. No Rio de Janeiro, um encontro reuniu cientistas de universidades e centros de pesquisa públicos e privados do estado para divulgar e avaliar os avanços na área. Entre os resultados mais discutidos, estão os relacionados ______ criação de uma potencial vacina contra o vírus zika, em desenvolvimento no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM)
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

(http://cienciahoje.org.br, agosto de 2018. Adaptado)

 

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

a) a … à … a
b) às … a … à
c) à … a … à
d) às … à … a

Prova 4 – História e Geografia

 

31 – (Encceja)

 

TEXTO I

A roda dos expostos (local onde eram colocadas as crianças indesejadas) foi uma
das instituições brasileiras de mais longa vida. Só foi extinta definitivamente na década de 1950.

FREITAS, M. Disponível em: www.capemisasocial.org.br. Acesso em: 15 set. 2013 (adaptado).

 

TEXTO II

Art. 4º – É dever da família e da sociedade em geral assegurar, com absoluta prioridade,
a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à
convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes.

BRASIL. Lei 8 069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, 13 jul. 1990 (adaptado).

 

Apesar de suas diferenças, os textos apresentam como objetivo comum

a) garantir proteção social às crianças mais vulneráveis.
b) regulamentar o emprego juvenil de populações carentes.
c) aplicar regras disciplinares a jovens privados de liberdade.
d) assegurar inculpabilidade perante a lei a menores infratores.

 

32 – (Encceja)

 

Nosso sítio era pequeno
Pelas grandes fazendas cercado
Precisamos vender a propriedade
Para um grande criador de gado
E partimos para a cidade grande
A saudade partiu ao meu lado
A lavoura virou colonião
E acabou-se o meu reino encantado

REIS, V.; MACHADO, V. P. Meu reino encantado. São Paulo: Warner Music Brasil, 2000 (fragmento).

 

O processo evidenciado na canção traz como consequência para o campo, no Brasil, o(a)

a) declínio da pecuária leiteira.
b) ampliação dos créditos rurais.
c) redução das áreas de monocultura.
d) aumento da concentração de terras.

 

33 – (Colégio da Embraer) Leia a seguir o trecho de uma reportagem do site G1, de março de 2017.

Por décadas, houve um consenso de que a globalização trouxe mais postos de trabalho,
salários maiores e preços mais baixos – não só para os países mais ricos, mas também para as nações pobres ou em desenvolvimento. Mas há um movimento crescente de raiva ou descontentamento vinda de pessoas que tiveram seus cargos substituídos por máquinas, ou viram velhas indústrias desaparecer e novas ondas de migração transformar realidades locais.

(https://g1.globo.com/mundo/noticia/. Acesso em 27.08.2018. Adaptado)

 

Em virtude dos fatos destacados no artigo, tem-se observado em várias partes do mundo

a) aumento do protecionismo e questionamento de acordos comerciais entre países e blocos econômicos.
b) forte redução do comércio internacional de mercadorias, principalmente de bens
manufaturados.
c) sensível avanço das atividades econômicas nos países do sul da Ásia, recentemente
industrializados.
d) incentivos econômicos para modernizar parques industriais e reduzir custos na produção de bens.

 

34 – (ETEC) Região é uma porção territorial que possui determinadas características naturais e humanas dominantes. Em 1970, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) implantou uma nova divisão regional que continua válida até os dias de hoje, porém, algumas transformações territoriais no espaço geográfico brasileiro ocorreram após essa data.

 

Dentre essas transformações e suas distribuições no território brasileiro, podemos citar corretamente

a) o surgimento do estado de Tocantins, desmembrado do estado de Goiás e incorporado à região Centro-Oeste.
b) a transformação dos antigos territórios federais de Rondônia, Roraima e Amapá em estados pertencentes à região Norte.
c) a incorporação do antigo território federal de Fernando de Noronha ao estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste.
d) a divisão do estado de Mato Grosso em duas novas unidades da federação, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso, na região Sudeste.
e) o desmembramento do estado da Guanabara do estado do Rio de Janeiro quando da criação da cidade de Brasília, na região Sul.

 

 

35 – (Encceja) A situação apresentada no gráfico aponta para qual problema socioambiental?

a) Erosão de áreas de encosta.
b) Contaminação de recursos hídricos.
c) Degradação de solos agricultáveis.
d) Redução de índices de periferização.

 

36 – (Encceja) Construídas entre o fim do século XIX e início do século XX, as estações de trem perderam espaço ao longo do tempo. Com algumas exceções, as estações da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ganharam novas utilidades, e a maioria foi transformada em espaços culturais.

BACCHETTI, B. Estações de trem viram espaços culturais na RMC. Correio Popular, 14 abr. 2014.

 

A proposta identificada no texto valoriza aspectos ligados ao conceito de paisagem cultural, pois constitui um instrumento de

a) valorização imobiliária.
b) preservação do patrimônio.
c) compartimentação utilitária.
d) conservação da funcionalidade.

 

37 – (Encceja) A sudanesa condenada à morte em maio de 2014 e acusada de falsificar documentos para sair do país foi recebida pelo papa Francisco depois de a Itália lhe ter concedido asilo. Ela foi detida em fevereiro, acusada de renunciar ao islamismo, credo oficial do Sudão, e de adultério, por estar casada desde 2011 com um cristão do sul, de nacionalidade americana.

Disponível em: www.dn.pt. Acesso em: 3 ago. 2014 (adaptado).

 

A notícia descreve um episódio no qual foi violado o direito fundamental à

a) opção religiosa.
b) identidade racial.
c) liberdade política.
d) orientação sexual.

 

38 – (Encceja) Fatores climáticos, particularmente temperatura e umidade, são de grande importância na taxa de alteração química da rocha. O ambiente ideal para o intemperismo químico é a combinação de temperaturas quentes e elevada umidade.

FONSECA, A. C. Geoquímica dos solos. In: GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M. (Org.). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005 (adaptado).

 

O bioma brasileiro mais suscetível a esse tipo de ação é o(a)

a) Pampa.
b) Cerrado.
c) Caatinga.
d) Amazônia.

 

39 – (Colégio da Embraer) Como sistema de governo, o feudalismo englobava certo número de concepções básicas. […] Envolvia a ideia de que todo governo se baseia num contrato. Os governantes devem concordar em governar dentro da justiça, de acordo com as leis, tanto humanas como divinas. Os súditos devem prometer obediência enquanto seus dirigentes governarem com justiça.

(E. M. Burns. História da civilização ocidental. Adaptado)

 

A principal característica política do feudalismo era

a) a descentralização do poder, pois o rei tinha pouca autoridade e, em troca de ajuda militar, cedia terras a membros da nobreza.
b) a estruturação do poder em classes sociais que mantinham clero e nobres em permanente disputa por terras e recursos vindos dos impostos.
c) a consolidação do poder real, que representava a segurança e a estabilidade dos feudos, frequentemente ameaçados pela partida das Cruzadas.
d) a divisão do poder entre vassalos e suseranos, que, em busca de segurança, se revezavam no comando das feiras e dos burgos.

 

 

40 – (Colégio da Embraer) A respeito das escalas, é correto afirmar que a escala I

a) é chamada de gráfica, e a II, de escala numérica.
b) é chamada de numérica, e a II, de escala gráfica.
c) permite estabelecer cálculos no mapa, mas a II não permite.
d) está apresentada corretamente, mas a II apresenta erro.

 

41 – (Encceja) Funk, agora, é oficialmente cultura. O ritmo foi reconhecido, na terça, 1º de setembro de 2009, como patrimônio cultural pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. No mesmo dia, a Alerj revogou uma lei, criada no ano passado, que restringia a realização de bailes funk e raves no estado.

Disponível em: http://rollingstone.uol.com.br. Acesso em: 12 ago. 2013.

 

A mudança legal apresentada no texto teve como consequência para esse gênero musical a sua

a) aprovação como instrumento de denúncia.
b) legitimação como parte da identidade local.
c) aceitação como movimento artístico pela elite.
d) valorização como produto comercial na região.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

42 – (Encceja)

 

TEXTO I

Em maio de 1964, o então presidente dos EUA, Lyndon Jonhson, defendeu em discurso uma “grande sociedade”, em que cada cidadão fosse tratado de forma igual, independentemente de “crença, raça ou cor da pele”. O conceito estaria presente na Lei dos Direitos Civis, assinada por ele em 2 de julho daquele mesmo ano, que estabeleceu o fim da segregação racial em escolas, ambientes de trabalho e lugares públicos em todo o país.

FLECK, I. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 27 jul. 2015 (adaptado).

 

TEXTO II

Quando Nelson Mandela foi empossado, em Pretória, no ano de 1994, como o primeiro
presidente democraticamente eleito da África do Sul, ele encarnava as esperanças de uma nação. O regime segregacionista do apartheid saiu de cena, dando lugar à nação do arco-íris e a um momento de grande otimismo no país. Uma das razões desse otimismo era a esperança de uma economia ascendente, afinal, o fim do apartheid significava o fim das duras sanções impostas ao país.

DAVIES, M. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 27 jul. 2015 (adaptado).

 

Qual transformação social é comum aos dois eventos históricos apresentados nos textos?

a) Término da desigualdade jurídica.
b) Suspensão da restrição comercial.
c) Desaparecimento da diferença cultural.
d) Implantação da democracia representativa.

 

43 – (ETEC) A Indonésia, um dos países mais populosos do mundo, é também o segundo com a maior biodiversidade do planeta. Nesse país estão as Molucas, que ficaram conhecidas no passado como as “Ilhas das especiarias”. Foi a partir delas que provavelmente se espalhou pelo mundo o cravo-da-índia.

Hoje, a ilha de Zanzibar, que faz parte da Tanzânia, é a maior produtora mundial de cravo-da-índia. São grandes produtores também Madagáscar e a própria Indonésia. No Brasil, a Bahia é o principal produtor comercial desse item.

<https://tinyurl.com/y9johgqz> Acesso em: 03.02.2019. Adaptado.

 

Assinale a alternativa que apresenta o processo histórico que pôs os lugares citados no texto em contato.

a) As cruzadas do século II a.C.
b) As caravanas indianas do século XII
c) As navegações ibéricas do século XV
d) O surgimento da rota da seda no século IV a.C.
e) Os movimentos migratórios islâmicos no século III

 

44 – (Colégio da Embraer) “Preciso de vós, trabalhadores do Brasil, meus amigos, meus companheiros de uma longa jornada; preciso de vós, tanto quanto precisais de mim. Preciso da vossa união; preciso que vos organizeis solidariamente em sindicatos; preciso que formeis um bloco forte e coeso que possa dispor de toda a força de que necessita para resolver os vossos próprios problemas.”

 

O texto é um trecho de um discurso de

a) Juscelino Kubitschek, que tinha como propósito organizar os trabalhadores para atrair as multinacionais automobilísticas.
b) João Goulart, que, para se manter no cargo de presidente, criou concessões aos trabalhadores, entre elas a associação em sindicatos.
c) Garrastazu Médici, que considerou a formação dos sindicatos o meio mais viável de
pacificação das greves de trabalhadores.
d) Getúlio Vargas, que buscava fortalecer os vínculos entre o seu governo e os trabalhadores organizados em sindicatos.

 

45 – (ETEC) Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.

 

Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre

a) apoiadores de Napoleão e de Robespierre, importantes lideranças políticas conservadoras que lutavam pela manutenção da monarquia francesa.
b) burguesia e trabalhadores rurais e urbanos, já que o clero e a nobreza não tinham participação significativa na política francesa no período pré-revolucionário.
c) Girondinos e Sans Culottes, grupos rivais que disputavam a hegemonia política e representavam os diferentes interesses da burguesia na relação com o rei Luís XVI.
d) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.
e) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam a minoria da população, mas pagavam, sozinhos, todas as taxas e os impostos diretos que financiavam os programas assistenciais que mantinham parte do Terceiro Estado.

 

 

46 – (Encceja) A culinária brasileira é uma prova viva da riqueza de nosso patrimônio cultural. O quadro apresenta vários exemplos de pratos típicos das regiões do país. Essa variedade existe porque cada região

 

 

a) está sob forte influência cultural de uma culinária nacional comum.
b) reinventa continuamente seus pratos típicos, que permanecem, assim, desconhecidos das populações de outras regiões.
c) possui uma tradição culinária resultante de sua história, costumes e peculiaridades naturais.
d) utiliza os ingredientes e temperos criados por um dos segmentos da civilização brasileira: portugueses, índios ou negros.

 

 

47 – (Encceja) Destinação final do lixo

 

 

A inversão dos números representados no gráfico reduziria os índices de

a) consumo de produtos degradáveis.
b) poluição dos lençóis freáticos e rios.
c) despejo de resíduos de indústrias e fábricas.
d) empregabilidade no setor de limpeza urbana.

 

48 – (Encceja)

 

Estado violência

Estado violência
Deixem-me querer
Estado violência
Deixem-me pensar
Estado violência
Deixem-me sentir
Estado violência
Deixem-me em paz

 

TITÃS. Cabeça dinossauro ao vivo. Rio de Janeiro: Universal, 2012 (fragmento).

 

A ação do Estado na canção é reveladora de uma postura identificada em:
a) Restrição da liberdade de expressão.
b) Ausência de deveres individuais.
c) Limitação da autoridade policial.
d) Redução da liberdade religiosa.

 

49 – (Colégio da Embraer) A questão está relacionada ao mapa a seguir.

 

 

Da leitura do mapa, é possível concluir que

a) os quilombolas na Amazônia tiveram a área reduzida pela construção de usinas hidrelétricas.
b) a maior parte dos quilombolas ainda luta pela concretização da posse das terras.
c) as terras quilombolas têm sido disputadas por posseiros no Norte e Nordeste do país.
d) os quilombolas do Centro-Oeste ocupam terras anteriormente voltadas ao agronegócio.

 

 

50 – (Encceja) Na época indicada, o alto valor impresso na cédula era indicativo do(s)

a) perigo permanente de confisco da poupança.
b) planos sucessivos de estabilização da economia.
c) aperfeiçoamento técnico da cobrança de impostos.
d) aumentos frequentes dos preços das mercadorias.

 

51 – (Encceja) Há várias visões da Independência do Brasil: uma de D. Pedro I como herói; outra de que foi um arranjo familiar entre D. João VI e D. Pedro I, que se acertaram e o Brasil aceitou; e uma terceira, de que foi um complô das elites para fazer a Independência e manter a escravidão.

CARVALHO, J. M. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 27 jul. 2015 (adaptado).

 

As três visões mencionadas são elitistas, isto é, desconsideram a contribuição dos(as)

a) camadas populares para a reforma política.
b) poderes regionais para a unidade territorial.
c) mercadores coloniais para o comércio externo.
d) lideranças religiosas para a organização social.

 

52 – (ETEC) A colonização europeia da América foi responsável pela devastação de grandes áreas de floresta em diferentes partes do continente. Ela também provocou uma corrida por metais, a exemplo do ouro e da prata, o que teve impacto destrutivo para a natureza e para a vida das sociedades que aqui viviam, como ocorreu com a prata espanhola de Potosí, na atual Bolívia, e com o ouro das Minas Gerais, no atual Brasil.

Nessas áreas, economias voltadas para a alimentação foram urbanizadas e  orientadas para a mineração, provocando fome. Além disso, a grande demanda por mão de obra intensificou as guerras e a escravização de povos indígenas e africanos por parte dos colonizadores.

 

O objetivo de buscar avidamente o ouro e a prata da América estava relacionado a uma política econômica praticada pelas nações europeias, a partir do século XVI, conhecida como

a) Materialismo, caracterizado pela valorização do desenvolvimento espiritual em detrimento dos bens materiais.
b) Autoritarismo, caracterizado pela ausência de eleições livres e pelo uso da força militar para conter as dissidências.
c) Maniqueísmo, caracterizado pela divisão da sociedade em dois grupos antagônicos, que disputavam espaços de poder e prestígio.
d) Liberalismo, caracterizado pela abertura dos mercados mundiais, pela livre concorrência e pela criação de mecanismos de autorregulação do mercado financeiro.
e) Mercantilismo, caracterizado pela acumulação de metais, pela adoção de medidas econômicas protecionistas e pelo controle mais rígido das colônias pelas metrópoles europeias.

 

53 – (Colégio da Embraer) Assinale a alternativa que apresenta um dos principais efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

a) A redefinição da ordem mundial em favor das superpotências: Estados Unidos e União
Soviética.
b) A fundação da Liga das Nações, entidade fundamental para garantir a paz mundial desde então.
c) A ascensão e hegemonia da Europa Ocidental, que passou a comandar o mundo capitalista.
d) O início da exploração neocolonial, que atingiu a maior parte dos continentes africano e asiático.

 

54 – (Encceja)

 

CLT completa 70 anos entre conquistas, retrocessos e críticas

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não caiu no gosto dos patrões. Havia uma resistência muito forte ao então presidente Getúlio Vargas por parte das lideranças empresariais de São Paulo. Diziam que a lei afetava as relações econômicas.

A universalização desses direitos tem encontrado dificuldades até hoje. O trabalhador
rural só foi receber as garantias da CLT em 1988, e as empregadas domésticas só foram
conquistar direitos há pouquíssimo tempo.

Disponível em: www.sul21.com.br. Acesso em: 17 set. 2013 (adaptado).

 

A implementação da legislação descrita no texto teve como principal objetivo

a) normatizar o emprego juvenil.
b) legalizar o movimento grevista.
c) legitimar os ofícios domésticos.
d) regulamentar as relações de trabalho.

 

55 – (ENCCEJA) O eucalipto espalhou-se pelo país durante a década de 1970, numa faixa que vai do Rio Grande do Sul à Bahia. Já fomos os maiores produtores de mamão e graviola do mundo. Hoje, Eunápolis tem apenas 18 hectares de feijão, e outras cidades da região não têm nada, afirma a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. A entidade mostrou que mais de 70% das áreas agricultáveis dos municípios da região estão tomadas pelo eucalipto.

PERES, J. Disponível em: www.redebrasilatual.com.br. Acesso em: 7 set. 2013 (adaptado).

 

Essas grandes plantações de eucalipto têm sido chamadas de desertos verdes porque

a) contêm o êxodo rural.
b) inviabilizam a agricultura familiar.
c) esgotam o solo e as fontes hídricas.
d) utilizam agrotóxicos e fertilizantes.

 

56 – (Colégio da Embraer) Os ataques de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, estão entre os acontecimentos da atualidade que mais geraram impacto no mundo.

 

 

Após o 11 de setembro, os Estados Unidos assumiram novas posições visando, principalmente, questões de ordem geopolítica, dentre as quais destacam-se

a) as políticas antimigratórias impostas com o objetivo de restringir a chegada de migrantes latino-americanos.
b) as ações militares no Iraque e no Afeganistão, atendendo à necessidade de maior domínio sobre os países que abrigavam grupos terroristas.
c) os entraves diplomáticos aos países que, à época, ainda permaneciam comunistas, como a Coreia do Norte e Cuba.
d) as alianças com países europeus para a formação de uma organização militar mais ágil que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

 

57 – (Encceja) Aguardente: bebida extraída da cana-de-açúcar, de alto teor alcoólico, produzida no Brasil desde o século XVI, quando então era denominada “aguardente da terra”, para diferenciá-la da bagaceira fabricada na Metrópole.

BOTELHO, A. V.; REIS, L. M. Dicionário histórico do Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

 

A aguardente é fabricada no Brasil desde o período colonial e se constitui, hoje, em patrimônio cultural do país, pois é considerada uma bebida

a) típica dos escravos.
b) característica da Região Sul.
c) consumida pela elite.
d) genuinamente nacional.

 

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58 – (Encceja) O termo quilombo vem expressar alguma necessidade de parte da sociedade brasileira de mudar o olhar sobre si própria, de reconhecer as diferenças que são produzidas como raciais ou étnicas. Através da luta e de uma complexa dinâmica iniciada no período colonial, o quilombo chega até os dias atuais para falar de algo ainda por se resolver, por se definir, que é a própria cidadania dos afrodescendentes quilombolas.

LEITE, I. B. Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Etnográfica, n. 2, 2000.

 

Uma ação governamental para assegurar o atendimento da demanda histórica do grupo citado é a

a) regularização de terras ocupadas.
b) legalização de terreiros de candomblé.
c) construção de moradias de qualidade.
d) criação de escolas de ensino integral.

 

59 – (ETEC) As rochas são agregados naturais de um ou mais minerais. Existem diferentes tipos de rochas, cada um deles formado por processos distintos. Sobre os tipos de rochas, podemos afirmar corretamente que aquelas formadas pela transformação de outras rochas existentes no interior da Terra, submetidas a enormes pressões e altas temperaturas, são conhecidas como

a) ígneas.
b) plutônicas.
c) magmáticas.
d) sedimentares.
e) metamórficas.

 

60 – (Encceja)

TEXTO I

O Paraguai é descrito como um país sem analfabetos e onde todos tinham terras para
trabalhar. Possuía telégrafo, estaleiro, correios, fundição e tudo construído com recursos
próprios. Uma situação que os ingleses não iriam permitir; e para proteger seus interesses comerciais e financeiros, a Inglaterra manipulou o Brasil, a Argentina e o Uruguai para destruir o desenvolvimento do Paraguai.

Guerra do Paraguai. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 14 set. 2013.

 

TEXTO II

A guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco
Solano López, de colocar em prática uma proposta expansionista, com o objetivo de
ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu.

Guerra do Paraguai. Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 14 set. 2013.

 

A comparação entre esses dois textos revela diferentes visões sobre os(as)

a) interesses do Império brasileiro na região.
b) causas que colocaram os países em conflito.
c) acordos entre os países da bacia do Rio da Prata.
d) situações socioeconômicas dos países envolvidos

 

Gabarito

Compare suas respostas e veja quantas questões você acertou:

Gabarito PROVA 1

1 B | 2 D | 3 A | 4 D | 5 C | 6 D | 7 B | 8 B | 9 B | 10 D | 11 B | 12 B | 13 C | 14 E | 15 A | 16 A | 17 B | 18 D | 19 A | 20 C | 21 D | 22 C | 23 C | 24 A | 25 D | 26 A | 27 C | 28  D | 29 B | 30 B

 

Gabarito PROVA 2

31 A | 32 A | 33 E | 34 B | 35 B | 36 D | 37 B | 38 A | 39 D | 40 D | 41 A | 42 B | 43 A | 44 D | 45 A | 46 C | 47 B | 48 C | 49 A | 50 C | 51 B | 52 C | 53 A | 54 D | 55 C | 56 B | 57 A | 58 A | 59 B | 60 C

 

Gabarito PROVA 3

1 B | 2 A | 3 B | 4 E | 5 A | 6 B | 7 D | 8 C | 9 D | 10 A | 11 B | 12 C | 13 A | 14 A | 15 B | 16 E | 17 A | 18 B | 19 B | 20 D | 21 C | 22 D | 23 A | 24 C | 25 A | 26 B | 27 C | 28 D | 29 A | 30 B

 

Gabarito PROVA 4

31 A | 32 D | 33 A | 34 B | 35 B | 36 B | 37 A | 38 D | 39 A | 40 B | 41 B | 42 A | 43 C | 44 D | 45 D | 46 C | 47 B | 48 A | 49 B | 50 D | 51 A | 52 E | 53 A | 54 D | 55 C | 56 B | 57 D | 58 A | 59 E | 60 B

 

 

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