Simulado online para a AMAN

Publicado em

em

, ,

por

Simulado online para a AMAN

Você sabia que treinar com provas e simulados é uma das melhores formas de estudar? Se você sonha em entrar para o Exército Brasileiro e prestar a prova da AMAN, precisa treinar e estudar com questões reais.

Por isso preparamos um simulado completo com gabarito para te ajudar na preparação da prova. Pegue papel e caneta e comece a testar seus conhecimentos!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores de Concursos Militares

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de concursos militares. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Como foi preparado esse simulado?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores da Academia Militar das Agulhas Negras e de outros vestibulares similares, por isso você terá uma experiência real e poderá avaliar sua preparação para a prova.

São 100 questões selecionadas e organizadas da mesma forma que a AMAN, sendo uma excelente opção para quem deseja se preparar antes do Dia D.

 

Instruções para a prova

  • Você terá  no máximo 4h30 para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO, hein?!);
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, é pra simular mesmo!
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito 

 

Boa prova!

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Começando o simulado online da AMAN

 

PORTUGUÊS

 

Questão 01 

(AMAN) Leia o poema abaixo.

 

Encomenda

Desejo uma fotografia
como esta — o senhor vê? — como esta:
em que para sempre me ria
como um vestido de eterna festa.
Como tenho a testa sombria,
derrame luz na minha testa.
Deixe esta ruga, que me empresta
um certo ar de sabedoria.
Não meta fundos de floresta
nem de arbitrária fantasia…
Não… Neste espaço que ainda resta,
ponha uma cadeira vazia.

 

Fonte: Cecília Meireles (In: Vaga Música, 1942).

 

Quanto aos aspectos da linguagem poética presentes no poema “Encomenda”, de Cecília Meireles:

I – A composição do poema é feita em forma de soneto.
II – Na segunda estrofe, o eu poético lança mão da antítese na percepção que tem de si
mesmo.
III – Na construção dos versos, optou-se pela composição em redondilhas maiores.
IV – Como recurso para conferir musicalidade aos versos, há o emprego de rima alternada e de rima interpolada.
V – Tendo em vista se tratar de um poema do Modernismo brasileiro, optou-se pela
construção em versos brancos.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

(A) II e IV.
(B) I e II.
(C) III e IV.
(D) II, III e V.
(E) IV e V.

 

Questão 02 

(AMAN) Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa correta.

 

Que auroras, que sol, que vida,
que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

 

Quanto à estrofe transcrita, é correto afirmar que

(A) faz parte de um poema de Olavo Bilac, evidenciando a complexidade do fazer poético.
(B) é construída por antíteses, evocando a realidade espiritual e a realidade concreta,
respectivamente, “céu” e “terra”- e pertence ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens.
(C) exalta, com liberdade formal, a natureza brasileira, espaço em que se desenvolvem os temas indianistas – poesia indianista de Gonçalves Dias.
(D) explora o tema saudosismo e pertence ao poeta ultrarromântico Casimiro de Abreu.
(E) expressa a proposta nacionalista da primeira geração modernista – Manifestos pau-brasil e Nhengaçu verde-amarelo – e pertence a Cassiano Ricardo.

 

Questão 03 

(AMAN) Leia a estrofe a seguir e marque a alternativa correta.

 

Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim com a alma minha se conforma,
Está no pensamento como ideia;
E o vivo e puro amor de que sou feito,
Como a matéria simples busca a forma.

 

Quanto aos versos camonianos acima, é correto afirmar que

(A) integrando o Classicismo, giram em torno da temática amorosa (em que o eu lírico manifesta um amor puro, de absoluta devoção à mulher amada, dona de uma beleza perfeita (linda e pura) – gênero lírico.
(B) o “carpe diem” constitui a temática desta estrofe, trazendo as reflexões a respeito do impacto da passagem do tempo sobre o ser humano e a natureza – gênero lírico.
(C) se trata de uma epopeia, exaltação aos feitos heroicos dos portugueses. Os versos cantam as grandes navegações, o expansionismo marítimo português, envolto de seres mitológicos, ninfas, deuses e monstros – gênero épico.
(D) a temática aborda o sofrimento dos poetas ultrarromânticos, por considerar a mulher amada inatingível; idealiza-a, então, como uma deusa, restando-lhe, apenas, o amor platônico – mal do século – Romantismo.
(E) encerram a vassalagem amorosa, em que o trovador não devia revelar, em sua cantiga, o nome da dama a quem dirige elogios. Fala, entretanto, de mesura (mérito, valor) de sua dama e pede que ela reconheça sua cortesia e lhe garanta o galardam (o prêmio) – Trovadorismo.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 04 

(AMAN) Leia o trecho a seguir e marque a alternativa correta.

“[…] Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. […] Esses gerais são sem tamanho[…] O sertão está em toda a parte. Do demo? Não gloso. Senhor pergunte aos moradores. […] De primeiro, eu fazia e mexia, e pensar não pensava. Não possuía prazos. Vivi puxando difícil de difícel, peixe vivo no moquém: quem mói no asp’ro, não fantasêia. Mas, agora, feita a folga que me vem, e sem pequenos dessossegos, estou de range rede. E me inventei neste gosto, de especular ideia. O diabo existe e não existe? Dou o dito. […]

 

A respeito do fragmento, é correto afirmar que

(A) a narrativa está situada no sertão mineiro de Guimarães Rosa, caracterizando o romance como regional, uma vez que fixa, no espaço da narrativa, as fronteiras geográficas.
(B) as marcas regionais são evidentes nos termos utilizados, na recriação da fala de sertanejos, mas as questões tratadas abordam dramas humanos: dor, incertezas, medos… ampliando o regionalismo na ficção roseana para uma dimensão universal.
(C) o fragmento é marcado pela presença de neologismos, recriação de palavras como “asp’ro”; “fantasêia”…, característica de Guimarães Rosa, inovando o romance regional, caracterizando de modo diferenciado o falar dos sertanejos.
(D) apresenta os dramas, medos, sofrimentos, incertezas do sertanejo. Trata-se de sofrimentos provenientes das agruras do sertão, evidenciando uma abordagem exclusivamente regional do universo ficcional de Guimarães Rosa.
(E) caracteriza a fuga não só dos retirantes da caatinga como também de criminosos, conforme atesta a passagem “onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade”, compondo o universo regional de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

 

Questão 05 

(AMAN)

 

Assiste à demolição

 

– Morou mais de vinte anos nesta casa? Então vai sentir “uma coisa” quando ela for demolida.

Começou a demolição. Passando pela rua, ele viu a casa já sem telhado, e operários, na poeira, removendo caibros. Aquele telhado que lhe dera tanto trabalho por causa das goteiras, tapadas aqui, reaparecendo ali. Seu quarto de dormir estava exposto ao céu, no calor da manhã. Ao fundo, no terraço, tinham desaparecido as colunas da pérgula, e a cobertura de ramos de buganvília – dois troncos subindo do pátio lá embaixo e enchendo de florinhas vermelhas o chão de ladrilho, onde gatos da vizinhança amavam fazer sesta e surpreender tico-ticos.

Passou nos dias seguintes e viu o progressivo desfazer-se das paredes, que escancarava a casa de frente e de flancos jogando-a por assim dizer na rua. Os marcos das portas apareciam emoldurando o vazio. O azul e as nuvens circulavam pelos cômodos, em composição surrealista. E o pequeno balcão da fachada, cercado de ar, parecia um mirante espacial, baixado ao nível dos míopes.

A demolição prosseguiu à noite, espontaneamente. Um lanço de parede desabou sozinho, para fora do tapume, quando já cessara na rua o movimento dos lotações. Caiu discreto, sem ferir ninguém, apenas avariando – desculpem – a rede telefônica.

A casa encolhera-se, em processo involutivo. Já agora de um só pavimento, sem teto, aspirava mesmo à desintegração. Chegou a vez da pequena sala de estar, da sala de jantar com seu lambri envernizado a preto, que ele passara meses raspando a poder de gilete, para recuperar a cor da madeira.

E a vez do escritório, parte pensante e sentinte de seu mecanismo individual, do eu mais íntimo e simultaneamente mais público, eu de gavetas sigilosas, manuseadas por um profissional da escrita. De todo o tempo que vivera na casa, fora ali que passara o maior número de horas, sentado, meio corcunda, desligado de acontecimentos, ouvindo, sem escutar, rumores que chegavam de outro mundo – cantoria de bêbados, motor de avião, chorinho de bebê, galo na madrugada.

E não sentiu dor vendo esfarinharem-se esses compartimentos de sua história pessoal. Nem sequer a melancolia do desvanecimento das coisas físicas. Elas tinham durado, cumprido a tarefa. Chega o instante em que compreendemos a demolição como um resgate de formas cansadas, sentença de liberdade. Talvez sejamos levados a essa compreensão pelo trabalho similar, mais surdo, que se vai desenvolvendo em nós. E não é preciso imaginar a alegria de formas novas, mais claras, a surgirem constantemente de formas caducas, para aceitar de coração sereno o fim das coisas que se ligaram à
nossa vida.

Fitou tranquilo o que tinha sido sua casa e era um amontoado de caliça e tijolo, a ser removido. Em breve restaria o lote, à espera de outra casa maior, sem sinal dele e dos seus, mas destinada a concentrar outras vivências. Uma ordem, um estatuto pairava sobre os destroços, e tudo era como devia ser, sem ilusão de permanência.

Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. 12. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1979.

 

Vocabulário

  • caibro s.m. elemento estrutural de um telhado, geralmente peças de madeira que se dispõem da cumeeira ao frechal, a intervalos regulares e paralelas umas às outras, em que se cruzam e assentam as ripas, frequentemente mais finas e compridas, e sobre as quais se apoiam e se encaixam as telhas
  • pérgula s. f. espécie de galeria coberta de barrotes espacejados assentados em pilares, geralmente guarnecida de trepadeiras
  • buganvília s.f. designação comum às plantas do gênero bougainvillea, trepadeira, muito cultivadas como ornamentais
  • de flanco s. m. pela lateral
  • marco s. m. parte fixa que guarnece o vão de portas e janelas, e onde as folhas destas se encaixam, prendendo-se por meio de dobradiças
  • tapume s. m. cerca ou vala guarnecida de sebe que defende uma área; anteparo, geralmente de madeira, com que se veda a entrada numa área, numa construção
  • lambri s. m. revestimento interno de parede, usado com fim decorativo ou para proteger contra frio, umidade ou barulho; feito de madeira, mármore, estuque, numa só peça ou composto por painéis, que vão até certa altura ou do chão ao teto (mais usado no plural)
  • caliça s.f. conjunto de resíduos de uma obra de alvenaria demolida ou em desmoronamento, formado por pó ou fragmentos dos materiais diversos do reboco (cal, argamassa ressequida) e de pedras, tijolos desfeitos
  • lote s. m. porção de terra autônoma que resulta de loteamento ou desmembramento; terreno de pequenas dimensões, urbano ou rural, que se destina a construções ou à pequena agricultura

 

Fonte: HOUAISS, A. e Villar, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Elaborado no instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Objetiva, 2009.

 

Com base no trecho “Os marcos das portas apareciam emoldurando o vazio. O azul e as nuvens circulavam pelos cômodos, em composição surrealista.”, é correto afirmar:

(A) Da rua, o protagonista podia ver a pintura (quadro), de composição surrealista, que havia permanecido na casa.
(B) Como havia nas portas pinturas surrealistas que retratavam o céu e as nuvens, os marcos das portas eram utilizados como molduras.
(C) De onde observava, o protagonista via o azul do céu e as nuvens circulando pelos cômodos do pavimento superior, algo que se assemelhava a uma composição surrealista.
(D) Tendo em vista a derrubada dos marcos e das portas, o personagem percebe, gravadas nas paredes que ainda restavam de pé, imagens surrealistas do céu azul e das nuvens.
(E) O vazio emoldurado pelos marcos das portas causou tamanha impressão no ex-morador que ele desejou produzir uma tela que expressasse a beleza surrealista do azul do céu e das nuvens.

 

Questão 06 

(ENEM) Expostos na web desde a gravidez

Mais da metade das mães e um terço dos pais ouvidos em uma pesquisa sobre compartilhamento paterno em mídias sociais discutem nas redes sociais sobre a educação dos filhos. Muitos são pais e mães de primeira viagem, frutos da geração Y (que nasceu junto com a internet) e usam esses canais para saberem que não estão sozinhos na empreitada de educar uma criança. Há, contudo, um risco no modo como as pessoas estão compartilhando essas experiências. É a chamada exposição parental exagerada, alertam
os pesquisadores. De acordo com os especialistas no assunto, se você compartilha uma foto ou vídeo do seu filho pequeno fazendo algo ridículo, por achar engraçadinho,
quando a criança tiver seus 11, 12 anos, pode se sentir constrangida. A autoconsciência vem com a idade. A exibição da privacidade dos filhos começa a assumir uma característica de linha do tempo e eles não participaram da aprovação ou recusa quanto à veiculação desses conteúdos. Assim, quando a criança cresce, sua privacidade pode já estar violada.

OTONI, A. C. O Globo, 31 mar. 2015 (adaptado).

 

Sobre o compartilhamento parental excessivo em mídias sociais, o texto destaca como impacto o(a)

(A) interferência das novas tecnologias na comunicação entre pais e filhos.
(B) desatenção dos pais em relação ao comportamento dos filhos na internet.
(C) distanciamento na relação entre pais e filhos provocado pelo uso das redes sociais.
(D) fortalecimento das redes de relações decorrente da troca de experiências entre as famílias.
(E) desrespeito à intimidade das crianças cujas imagens têm sido divulgadas nas redes sociais.

 

Questão 07 

 

(ENEM) TEXTO I

 

Estratos

Na passagem de uma língua para outra, algo sempre permanece, mesmo que não haja ninguém para se lembrar desse algo. Pois um idioma retém em si mais memórias que os seus falantes e, como uma chapa mineral marcada por camadas de uma história mais antiga do que aquela dos seres viventes, inevitavelmente carrega em si a impressão das eras pelas quais passou. Se as “línguas são arquivos da história”, elas carecem de livros de registro e catálogos. Aquilo que contêm pode apenas ser consultado em parte, fornecendo ao pesquisador menos os elementos de uma biografia do que um estudo geológico de uma
sedimentação realizada em um período sem começo ou sem fim definido.

HELLER-ROAZEN, D. Ecolalias: sobre o esquecimento das línguas. Campinas: Unicamp, 2010.

 

TEXTO II

 

Na reflexão gramatical dos séculos XVI e XVII, a influência árabe aparece pontualmente, e se reveste sobretudo de item bélico fundamental na atribuição de rudeza aos idiomas português e castelhano por seus respectivos detratores. Parecer com o árabe, assim,
é uma acusação de dessemelhança com o latim.

SOUZA, M. P. Linguística histórica. Campinas: Unicamp, 2006.

 

Relacionando-se as ideias dos textos a respeito da história e memória das línguas, quanto à formação da língua portuguesa, constata-se que

(A) a presença de elementos de outras línguas no português foi historicamente avaliada como um índice de riqueza.
(B) o estudioso da língua pode identificar com precisão os elementos deixados por outras línguas na transformação da língua portuguesa.
(C) o português é o resultado da influência de outras línguas no passado e carrega marcas delas em suas múltiplas camadas.
(D) o árabe e o latim estão na formação escolar e na memória dos falantes brasileiros.
(E) a influência de outras línguas no português ocorreu de maneira uniforme ao longo da história.

 

Questão 08 

(ENEM) Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo
de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem
feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião.

Atenciosamente, Tobias Gregson.

 

DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017.

 

Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de

(A) restringir a investigação, deixando-a sob a responsabilidade do autor da carta.
(B) refutar possíveis causas da morte do cavalheiro, auxiliando na investigação.
(C) identificar o local da cena do crime, localizando-o no Jardim Lauriston.
(D) introduzir o destinatário da carta, caracterizando sua personalidade.
(E) apresentar o vigia, incluindo-o entre os suspeitos do assassinato.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 09 

(ENEM) Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa
do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito
sempre igual:
— “Quem herda, não rouba”.
Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.

ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

 

Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a
intenção de

(A) criticar a natureza forte do filho.
(B) justificar o gênio difícil de Chiquito.
(C) legitimar o direito do filho à herança.
(D) conter o ânimo violento de Chico Lourenço.
(E) condenar a agressividade do marido contra o filho

 

Questão 10 

(ENEM)

 

Senhor Juiz

O instrumento do “crime” que se arrola
Nesse processo de contravenção
Não é faca, revólver ou pistola,
Simplesmente, doutor, é um violão.
Será crime, afinal, será pecado,
Será delito de tão vis horrores,
Perambular na rua um desgraçado
Derramando nas praças suas dores?
Mande, pois, libertá-lo da agonia
(a consciência assim nos insinua)
Não sufoque o cantar que vem da rua,
Que vem da noite para saudar o dia.
É o apelo que aqui lhe dirigimos,
Na certeza do seu acolhimento
Juntada desta aos autos nós pedimos
E pedimos, enfim, deferimento.

 

Disponível em: www.migalhas.com.br. Acesso em: 23 set. 2020 (adaptado).

 

Essa petição de habeas corpus, ao transgredir o rigor da linguagem jurídica,

(A) permite que a narrativa seja objetiva e repleta de sentidos denotativos.
(B) mostra que o cordel explora termos próprios da esfera do direito.
(C) demonstra que o jogo de linguagem proposto atenua a gravidade do delito.
(D) exemplifica como o texto em forma de cordel compromete a solicitação pretendida.
(E) esclarece que os termos “crime” e “processo de contravenção” são sinônimos.

 

Questão 11 

(AMAN) Leia o poema de Charles Baudelaire a seguir.

 

Correspondências

A Natureza é um templo onde vivos pilares
Deixam sair às vezes palavras confusas:
Por florestas de símbolos, lá o homem cruza
Observado por olhos ali familiares.
Tal longos ecos longe onde lá se confundem,
Dentro de tenebrosa e profunda unidade,
Imenso como a noite e como a claridade,
Os perfumes, as cores e os sons se transfundem.
Perfumes de frescor tal a carne de infantes,
Doces como o oboé, verdes igual ao prado,
– Mais outros, corrompidos, ricos, triunfantes,
Possuindo a expansão de um algo inacabado,
Tal como o âmbar, almíscar, benjoim e incenso,
Que cantam o enlevar dos sentidos e o senso.

 

Das características do Simbolismo descritas abaixo, assinale a que mais está presente no poema.

(A) A expressão de campos sensoriais por meio da sinestesia.
(B) O conflito constante entre matéria e espírito.
(C) A transcendência espiritual por meio da morte.
(D) A expressão verbal carregada de aliterações.
(E) A angústia e a sublimação sexual que visa ao sagrado.

 

Questão 12 

(EMBRAER) Leia a tira.

 

 

A frase que sintetiza as informações contidas nos quadrinhos, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, é:

(A) A garota ora vê mais intensidade ora vê menas intensidade no sentimento, mas quando ele é perfeito ela não lhe quer.
(B) Para a garota, ora o sentimento é mais grande, ora mais pequeno, e quando é perfeito, ela não quer ele.
(C) O sentimento ora é grande demais, ora pequeno demais para a garota, porém, quando é perfeito, ela não quer à ele.
(D) A garota ora considera o sentimento muito grande, ora muito pequeno, mas quando é perfeito, ela não o quer.

 

Questão 13 

simulado online para a etec questão português

 

(EMBRAER) Considere as seguintes orações utilizadas no cartaz:

  • deixe a gripe pra lá
  • procure uma unidade de saúde…
  • … leve a caderneta de vacinação
  • … acesse saúde.gov.br/vacinagripe

 

Em todas essas orações, tem-se um sujeito

(A) indeterminado, que diz respeito aos brasileiros que estão com gripe.
(B) oculto, que remete ao leitor, convidando-o a se vacinar contra a gripe.
(C) simples, que corresponde aos cidadãos mais expostos ao vírus da gripe.
(D) composto, que equivale a todos os brasileiros, que são obrigados a se vacinar.

 

Questão 14

(EMBRAER) Leia a tirinha.

 

simulado online para a etec questão português

 

A interpretação do humor da tirinha se dá, em partes, pelo entendimento do funcionamento da crase utilizada no segundo quadrinho.

 

Assinale a alternativa em que há a explicação correta para esse caso específico do uso da crase.

(A) O verbo “chegar” estabelece, no segundo quadrinho, regência com a preposição “a”, a qual se aglutina com o artigo que sucede o verbo.
(B) O uso da crase é opcional, pois a regência nominal do substantivo “primavera” determina o uso do artigo “a”.
(C) Sempre que o verbo “chegar” estiver conjugado na primeira pessoa do singular haverá a crase.
(D) O uso da crase é facultativo, uma vez que sucede uma locução prepositiva.
(E) Antes de pronomes possessivos femininos o uso da crase é obrigatório.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 15

(ENEM) Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casas populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles.
Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um terreno enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente. Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas
e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.

HERINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.

 

Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamentado na

(A) excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.
(B) perspectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.
(C) importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.
(D) diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.
(E) experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.

 

Questão 16 

(UNICAMP)

(…)

Eu tenho uma ideia.
Eu não tenho a menor ideia.
Uma frase em cada linha. Um golpe de exercício.
Memórias de Copacabana. Santa Clara às três da tarde.
Autobiografia. Não, biografia.
Mulher.
Papai Noel e os marcianos.
Billy the Kid versus Drácula.
Drácula versus Billy the Kid.
Muito sentimental.
Agora pouco sentimental.
Pensa no seu amor de hoje que sempre dura menos que o
seu amor de ontem.
Gertrude: estas são ideias bem comuns.
Apresenta a jazz-band.
Não, toca blues com ela.
Esta é a minha vida.
Atravessa a ponte.

(…)

(Ana Cristina Cesar, A teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 9.)

 

Esse trecho do poema de abertura de A teus pés, de Ana Cristina Cesar,

(A) expressa nostalgia do passado, visto que mobiliza referências à cultura pop dos anos 1970.
(B) requisita a participação do leitor, já que as referências biográficas são fragmentárias.
(C) exclui a dimensão biográfica, pois se refere a personagens imaginários e de ficção.
(D) tematiza a descrença na poesia, uma vez que a poeta se contradiz continuamente.

 

Questão 17 

(UNICAMP) Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.

As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto – e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.

(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto”. Disponível em www.facebook.com/eduardo22affonso/.)

 

Segundo o texto, as proparoxítonas são palavras que

(A) garantem sua pronúncia graças à exigência de uma sílaba tônica.
(B) conferem nobreza ao léxico da língua graças à facilidade de sua pronúncia.
(C) revelam mais prestígio em função de seu pouco uso e de sua dupla acentuação.
(D) exibem sempre sua prepotência, além de imporem a obrigatoriedade da acentuação.

 

Questão 18 

(UNIVESP) Um fato marcante da urbanização brasileira nos últimos anos é o contínuo crescimento das regiões metropolitanas […]. Antes de qualquer análise da metropolização no Brasil, é importante uma reflexão a respeito do termo metrópole, em virtude do que ela
representa.

(SCARLATO, 2011)

 

A respeito das características de uma metrópole, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Um crescimento expande a cidade, prolongando-a para fora de seu perímetro, e absorve aglomerados rurais e outras cidades.
( ) Com a expansão e a integração, desaparecem os limites físicos entre os diferentes núcleos urbanos, fenômeno chamado de cidades gêmeas.
( ) O termo região metropolitana pode ser usado quando há fluxo pendular de população entre as cidades vizinhas, que devem obrigatoriamente somar pelo menos 10 milhões de habitantes.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

(A) F, F, F
(B) V, F, F
(C) V, V, F
(D) F, V, V
(E) V, F, V

 

Questão 19 

(ENEM)

Um amor desse
Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar pra eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro.
Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

 

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

(A) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
(B) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.
(C) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
(D) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
(E) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.

 

Questão 20 

(UNICAMP) Tudo na vida é mortal, tudo se apaga. Se a tua chama se apaga é em ti que está a falta. Faz o que te digo e magia nenhuma te derrubará nesta vida. Tu és feitiço por
excelência e não deves procurar mais magia nenhuma. Corpo de mulher é magia. Força. Fraqueza. Salvação. Perdição. O universo inteiro cabe nas curvas de uma mulher.

(Paulina Chiziane, Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. p. 38.)

 

O excerto acima corresponde a uma das primeiras lições que a conselheira amorosa oferece a Rami, a personagem principal do romance. Tendo em vista as várias peripécias
vividas por Rami, essa lição é

(A) aceita pela protagonista, mas sua trajetória lhe ensina que o corpo feminino é, no fim das contas, perdição.
(B) abandonada pela personagem principal, uma vez que seu marido não se encanta com seus novos ardis.
(C) frustrada, pois Rami, ao conhecer suas rivais, percebe que não possui todos os atributos desejáveis.
(D) confrontada com a experiência pessoal de Rami e de suas rivais, transformando-as de modo significativo.

 

QUÍMICA

Questão 21 

(AMAN) Leia o texto a seguir e resolva as questões 21 e 22:

“Catalisadores são ferramentas fundamentais para os químicos, mas os pesquisadores
acreditaram por muito tempo que havia, em princípio, somente dois tipos de catalisadores
disponíveis: metais e enzimas. Benjamin List e David MacMillan foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química de 2021 porque ambos, em 2000, de forma independente, desenvolveram um terceiro tipo de catálise. Ela é chamada organocatálise assimétrica e se baseia em pequenas moléculas orgânicas. (…)

Catalisadores orgânicos têm uma estrutura estável de átomos de carbono, à qual podem ser inseridos grupos químicos mais ativos. Eles frequentemente possuem elementos comuns como oxigênio, nitrogênio, enxofre ou fósforo. (…)

A rápida expansão no uso de catalisadores orgânicos se deve principalmente a sua
capacidade de conduzir catálise assimétrica. Quando moléculas estão sendo sintetizadas,
geralmente ocorrem situações nas quais duas moléculas diferentes podem ser formadas, em que – assim como nossas mãos – uma é a imagem ao espelho da outra. Os químicos normalmente desejam apenas uma delas, particularmente na produção de fármacos. (…)”

Adaptado de: https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2021/press-release/. Acesso em 15 Fev 22.

 

A respeito dos assuntos tratados no texto, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O catalisador é uma espécie química que acelera a velocidade de uma reação química.
II – A ação de um catalisador provoca a diminuição da variação de entalpia do processo
global.
III – A estrutura orgânica estável referenciada no texto pressupõe a ocorrência exclusiva de átomos de carbono quaternários.
IV – Todos os elementos químicos citados no texto são classificados como metais.
V – Dentre todos os elementos químicos citados no texto, o oxigênio é o que possui maior
eletronegatividade.

 

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

(A) I, II e III.
(B) I e V.
(C) I, III e V.
(D) II, IV e V.
(E) III e IV.

 

Questão 22 

(AMAN) Assinale a alternativa que apresenta as palavras que completam, correta e respectivamente, a seguinte frase:

 

Quando duas moléculas diferentes são imagens espelhadas não sobreponíveis uma da outra, estas moléculas são consideradas __________; a condição para a ocorrência desta situação é que as moléculas sejam __________.

(A) enantiômeros – simétricas
(B) diastereoisômeros – simétricas
(C) estereoisômeros – simétricas
(D) enantiômeros – assimétricas
(E) diastereoisômeros – assimétricas

 

Questão 23 

(AMAN) A elaboração de representações científicas é muito importante para organizar observações e conclusões resultantes do trabalho de pesquisa dos cientistas. Na Química, um dos mais emblemáticos exemplos dessa prática são os modelos atômicos. Cada um reúne a contribuição de diversos estudiosos, apesar de geralmente ser atribuído a apenas um deles. Nas alternativas abaixo, são apresentados alguns dos modelos atômicos (por meio da referência nominal aos seus respectivos elaboradores) e os nomes de alguns cientistas cujos trabalhos, citados entre parênteses, contribuíram para a elaboração de alguns desses modelos.

 

Podemos afirmar que a relação entre o modelo atômico e o estudioso cujo trabalho contribuiu para a construção do respectivo modelo está corretamente apresentada na alternativa:

(A) Modelo de Dalton – Plücker (comprovação da existência dos raios catódicos)
(B) Modelo de Thomson – Becquerel (observação do fenômeno da radioatividade)
(C) Modelo de Rutherford – Heisenberg (Princípio da Incerteza)
(D) Modelo de Böhr – Planck (propôs o conceito de quantização da energia)
(E) Modelo de Sommerfeld – Chadwick (descoberta da partícula nêutron)

 

Questão 24 

(AMAN) “A grande quantidade de CO lançada diariamente na atmosfera afeta a irradiação de calor para fora da Terra potencializando __________, que provoca alterações no clima.”

“O SO2 liberado na queima de combustíveis fósseis agrava as enfermidades do aparelho
respiratório e pode originar __________.”

Fonte: FONSECA, Martha Reis Marques da. Química. 1ª ed., São Paulo: Editora Ática, 2014, v. 1, p. 354.

 

Os termos que completam, correta e respectivamente, as duas lacunas do texto acima, bem como a correta classificação das substâncias CO2 e SO2 quanto ao seu comportamento na presença de água constam na alternativa:

(A) o efeito estufa – a chuva ácida – óxidos neutros
(B) a chuva ácida – o efeito estufa – óxidos básicos
(C) o efeito estufa – a chuva ácida – óxidos básicos
(D) a chuva ácida – o efeito estufa – óxidos ácidos
(E) o efeito estufa – a chuva ácida – óxidos ácidos

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 25 

(AMAN) Uma substância possui fórmula molecular hipotética XnZm, em que X e Z representam genericamente os símbolos de seus elementos químicos constituintes e as letras n e m representam seus respectivos índices. Considere que X é o elemento de menor raio atômico do grupo 14 da Tabela Periódica, que Z é o único elemento que apresenta um isótopo sem nêutrons em seu núcleo, e que cada molécula da referida substância possui somente ligações do tipo sigma (σ) e cadeia aberta.

 

Baseado nestas informações, são feitas as seguintes afirmativas:

I – A substância em questão é classificada como uma substância simples.
II – Caso n seja igual a 4 (quatro), a substância em questão possuirá 2 (dois) isômeros planos (constitucionais), e o que possuir cadeia normal ou for menos ramificado apresentará pontos de fusão e de ebulição maiores que o de cadeia mais ramificada.
III – As moléculas da substância em questão se atraem por meio de interações
intermoleculares do tipo dipolo induzido–dipolo induzido.
IV – Se a substância em questão possuir somente 1 (um) átomo de carbono em cada uma de suas moléculas, sua massa molar será igual à massa molar da substância oxigênio.

 

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

 

Questão 26

(AMAN) Leia o texto a seguir e resolva a questão:

“Soldados recebem palestra sobre ansiedade e depressão Cascavel (PR) – O 15º Batalhão Logístico promoveu, no dia 11 de março, uma palestra com o tema “Ansiedade e Depressão na Juventude”. A atividade foi voltada para os jovens soldados recém incorporados às fileiras do Exército. Colaborou com a atividade o Dr. Marco Antônio da Silva Cristovam, professor e médico pediatra com área de atuação em Medicina do Adolescente.

A atividade faz parte do Programa de Valorização da Vida.”

Fonte: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito. Acessado em 16 MAR 21.

 

Atualmente, medicamentos à base de sais de lítio (Li) vêm sendo empregados para o tratamento de casos de depressão em pacientes maníaco-depressivos. A respeito do elemento químico lítio e de suas espécies químicas, avalie as seguintes afirmativas:

 

I) Um átomo neutro de lítio com número de massa 7 possui 3 prótons, 3 elétrons e 4 nêutrons.
II) O íon Li1+ possui distribuição eletrônica semelhante à de um átomo neutro de berílio.
III) O átomo de lítio é o que possui o menor raio atômico dentre os metais alcalinos.
IV) O estabelecimento da ligação química entre um átomo de lítio e um átomo de cloro, no sal cloreto de lítio, dá-se por meio de uma ligação iônica.
V) O elemento químico lítio está localizado no grupo 2 e no período 1 da Tabela Periódica.

 

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) I, III e V.
(D) II, IV e V.
(E) II, III e IV

 

Questão 27 

(ETEC) O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre e sua obtenção depende da extração do minério bauxita. O minério deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção do metal seja economicamente viável. As reservas brasileiras de bauxita, além da ótima qualidade do minério, também estão entre as maiores do mundo.

 

O composto presente na bauxita, que leva à produção de alumínio, apresenta

(A) dois átomos.
(B) dois elementos químicos.
(C) cinco elementos químicos.
(D) uma molécula de alumínio.
(E) uma molécula de ozônio.

 

Questão 28 

(UNIVESP) Uma semana depois do rompimento de duas barragens na cidade de Mariana, na região central de Minas, foi divulgada a primeira análise que comprova a alta concentração de metais pesados no rio Doce.

Entre os índices elevados, estão os de arsênio, que apresentou concentração de 2,63 mg/L (o normal seria somente de 0,01 mg/L), chumbo, com 1,03 mg/L, (sendo que o recomendável seria de 0,01 mg/L) e manganês, com 61,22 mg/L, muito acima do 0,1 mg/L adequado para o tratamento da água.

 

 

A concentração, em mol/L, de chumbo encontrada no rio Doce é, aproximadamente, de

(A) 1 . 10 –3
(B) 1 . 10–2
(C) 5 . 10–6
(D) 5 . 10–3
(E) 5 . 10–2

 

Questão 29 

(UNICAMP) O etilenoglicol é uma substância muito solúvel em água, largamente utilizado como aditivo em radiadores de motores de automóveis, tanto em países frios como em países quentes. Considerando a função principal de um radiador, pode-se inferir
corretamente que

(A) a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol deve começar a uma temperatura mais elevada que a da água pura e sua ebulição, a uma temperatura mais baixa que a da água pura.
(B) a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol deve começar a uma temperatura mais baixa que a da água pura e sua ebulição, a uma temperatura mais elevada que a da água pura.
(C) tanto a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol quanto a sua ebulição devem começar em temperaturas mais baixas que as da água pura.
(D) tanto a solidificação de uma solução aquosa de etilenoglicol quanto a sua ebulição devem começar em temperaturas mais altas que as da água pura.

 

Questão 30 

(ENEM) Um microempresário do ramo de cosméticos utiliza óleos essenciais e quer produzir um creme com fragrância de rosas. O principal componente do óleo de rosas tem cadeia poli-insaturada e hidroxila em carbono terminal. O catálogo dos óleos essenciais apresenta, para escolha da essência, estas estruturas químicas:

 

 

Qual substância o empresário deverá utilizar?

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

 

Questão 31 

(FATEC) Leia o texto.

Feromônios são substâncias químicas secretadas pelos indivíduos que permitem a comunicação com outros seres vivos. Nos seres humanos, há evidências de que algumas substâncias, como o androstenol e a copulina, atuam como feromônios.

<http://tinyurl.com/hqfrxbb> Acesso em: 17.09.2016. Adaptado.

 

As fórmulas estruturais do androstenol e da copulina encontram-se representadas:

 

 

As funções orgânicas oxigenadas encontradas no androstenol e na copulina são, respectivamente,

(A) fenol e ácido carboxílico.
(B) álcool e ácido carboxílico.
(C) álcool e aldeído.
(D) álcool e cetona.
(E) fenol e éster.

 

Questão 32 

(FATEC) A reação química que ocorre entre as substâncias denominadas por Lavoisier como carbonato de soda e ácido muriático é evidenciada pela formação rápida de um gás que é muito conhecido por ser um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa e por ser indispensável à realização da fotossíntese vegetal.

 

Esse gás é o que, antigamente, era chamado de

(A) ácido vitriólico.
(B) vitríolo azul.
(C) sal marinho.
(D) ar inflamável.
(E) ar fixo.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

FÍSICA

Questão 33

(AMAN) Dois carros, A e B, percorrem uma mesma estrada, e suas respectivas funções
horárias da posição são dadas por SA(t) = 2t – 5 e SB(t) = t2 – 4 onde S é dado em metros e t é dado em segundos.

 

No instante em que os carros se encontram, o movimento do carro B é classificado como:

(A) retrógrado e acelerado.
(B) retrógrado e retardado.
(C) progressivo e acelerado.
(D) progressivo e retrógrado.
(E) progressivo e constante.

 

Questão 34 

(AMAN) Um dos fenômenos ópticos que observamos na propagação da luz é a refração. Com relação à refração de um feixe luminoso monocromático que ocorre quando ele incide na superfície de separação de dois meios distintos, é correto afirmar que

(A) o princípio da reversibilidade dos raios luminosos não é obedecido.
(B) o ângulo de incidência e o ângulo de refração são suplementares.
(C) no meio mais refringente o feixe se propaga com menor velocidade.
(D) o meio com maior índice de refração absoluto é o menos refringente.
(E) o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refração são iguais.

 

Questão 35 

(AMAN) Uma corda homogênea de seção transversal constante e de comprimento 15,60 m é esticada na horizontal e suas extremidades são presas a paredes paralelas e opostas. Uma onda estacionária é estabelecida nessa corda de modo que se formam apenas três ventres entre as suas extremidades.

 

Sabendo que a velocidade de propagação da onda na corda é de 2,60 m/s, podemos afirmar que a frequência da onda é de:

(A) 0,15 Hz
(B) 0,25 Hz
(C) 0,50 Hz
(D) 2,00 Hz
(E) 4,00 Hz

 

Questão 36 

(AMAN) Um corpo de massa 10 kg é abandonado no repouso no ponto A e passa a deslizar com atrito constante, ao longo de um plano inclinado AB. Plano que forma um ângulo de 60° com o eixo vertical h, onde estão indicadas as alturas dos pontos em relação ao solo. A partir do ponto B, o bloco cai sem a ação de forças dissipativas atuando sobre ele até atingir o ponto C, no solo, conforme representado no desenho abaixo. O corpo toca o solo com uma velocidade de intensidade 19 m/s e o módulo da aceleração da gravidade é de 10 m/s². Considerando os dados numéricos do desenho, a intensidade da força de atrito que age no corpo, no trecho AB, é:

Um corpo de massa 10 kg é abandonado no repouso no ponto A e passa a deslizar com atrito constante, ao longo de um plano inclinado AB. Plano que forma um ângulo de 60° com o eixo vertical h, onde estão indicadas as alturas dos pontos em relação ao solo. A partir do ponto B, o bloco cai sem a ação de forças dissipativas atuando sobre ele até
atingir o ponto C, no solo, conforme representado no desenho abaixo. O corpo toca o solo com uma velocidade de intensidade 19 m/s e o módulo da aceleração da gravidade é de 10 m/s2.

Considerando os dados numéricos do desenho, a intensidade da força de atrito que age no corpo, no trecho AB, é:

 

 

(A) 10,4 N
(B) 17,3 N
(C) 19,5 N
(D) 20,0 N
(E) 22,7 N

 

Questão 37  

(AMAN) As máquinas térmicas operam em ciclos, entre duas fontes de calor e realizam trabalho.

 

Com relação a essas máquinas, podemos afirmar que

(A) para haver rendimento, o trabalho realizado por elas deve ser maior do que a quantidade de calor cedida à fonte fria.
(B) todas têm o mesmo rendimento máximo, se operarem de acordo com o ciclo de Carnot.
(C) mesmo com o rendimento máximo, o calor que elas recebem da fonte quente não pode
ser totalmente convertido em trabalho.
(D) o seu rendimento é o máximo possível quando o calor recebido da fonte quente for
máximo.
(E) o seu rendimento é o máximo possível quando as temperaturas da fonte quente e da
fonte fria são iguais.

 

Questão 38 

(UNICAMP) Uma sonda viaja a uma velocidade de módulo constante igual a 5 v = × 5 10 km/h (aproximadamente a velocidade atingida pela sonda em abril de 2021), tangenciando a superfície da Terra ao longo da Linha do Equador.

 

Em uma hora, aproximadamente quantas voltas a sonda dá em torno da Terra?

Dado: Raio da Terra 3 6,0 10 km. RTerra = ×

(A) 83.
(B) 30.
(C) 14.
(D) 0,5.

 

Questão 39

(ENEM) Com o avanço das multifunções dos dispositivos eletrônicos portáteis, como os smartphones, o gerenciamento da duração da bateria torna-se cada vez mais crítico. O manual de um telefone celular diz que a quantidade de carga fornecida pela sua bateria é de 1 500 mAh.

 

A quantidade de carga fornecida por essa bateria, em coulomb, é de

(A) 90.
(B) 1 500.
(C) 5 400.
(D) 90 000.
(E) 5 400 000.

 

Questão 40 

(UNICAMP) Considere um drone que utiliza uma bateria com carga total q = 900 mAh . Se o drone operar por um intervalo de tempo igual a ∆t = 90 min, a corrente média fornecida pela bateria nesse intervalo de tempo será igual a

(A) 10 mA.
(B) 600 mA.
(C) 1350 mA.
(D) 81000 mA.

 

Questão 41 

(ENEM) Alguns cinemas apresentam uma tecnologia em que as imagens dos filmes parecem tridimensionais, baseada na utilização de óculos 3D. Após atravessar cada lente dos óculos, as ondas luminosas, que compõem as imagens do filme, emergem vibrando apenas na direção vertical ou apenas na direção horizontal.

 

Com base nessas informações, o funcionamento dos óculos 3D ocorre por meio do fenômeno ondulatório de

(A) difração.
(B) dispersão.
(C) reflexão.
(D) refração.
(E) polarização.

 

Questão 42 

(FATEC) Em uma aula de laboratório de calorimetria, um aluno da Fatec precisa determinar o calor específico de um material desconhecido de massa 1,0 kg. Para isso, ele usa, por 1 min, um forno elétrico que opera em 220 V e 10 A.

Após decorrido esse tempo, ele observa uma variação de temperatura de 220°C.

 

Considerando que o forno funciona de acordo com as características apresentadas, podemos afirmar que o calor específico determinado, em J/kg·K, foi de

(A) 4,2 × 10³
(B) 8,4 × 10²
(C) 6,0 × 10²
(D) 4,9 × 10²
(E) 1,5 × 10²

 

Questão 43 

(FATEC) Dois fios condutores idênticos, paralelos entre si, e de comprimento infinito são percorridos simultaneamente por correntes elétricas de mesmo sentido e de mesma intensidade. Considere que eles estejam dispostos perpendiculares ao plano do papel desta prova.

 

Nessas condições, é correto afirmar que

(A) geram campos magnéticos perpendiculares ao plano do papel.
(B) geram campos magnéticos circulares ao plano do papel.
(C) geram campos magnéticos repulsivos entre si.
(D) sofrem entre si uma força de repulsão.
(E) sofrem entre si uma força de atração.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 44 

(FATEC) Sabe-se que a grandeza física potência pode ser expressa como sendo a energia utilizada pela unidade de tempo em um determinado sistema. Considerando como grandezas fundamentais o tempo (T), o comprimento (L) e a massa (M), podemos afirmar corretamente que a fórmula dimensional da potência é

(A) M.L T
(B) M.L² T
(C) M.L² T2
(D) M.L² T-²
(E) M.L²T-³

 

MATEMÁTICA

Questão 45 

(AMAN) Considere a função f :[−3 ;1]→ℝ cuja lei de formação é f (x)=x² – 4 . Sejam L, H (pertencentes à Imagem de f ) e r (pertencente ao Domínio de f ) tais que:

L é valor mínimo de f
H é valor máximo de f
r é zero de f

 

Os valores de L, H e r são, respectivamente,

(A) 0; –3 e 2.
(B) –3; 0 e 2.
(C) –4; –3 e –2.
(D) –4; 5 e –2.
(E) –4; 5 e 2.

 

Questão 46 

(AMAN) A senha de acesso à conta-corrente de um banco deve ser composta por quatro
algarismos distintos, escolhidos entre os algarismos 1, 3, 4, 5, 7, 8 e 9.

 

Nesse caso, a quantidade de senhas que têm como último dígito um algarismo par é

(A) 120.
(B) 240.
(C) 360.
(D) 600.
(E) 16 400.

 

Questão 47 

(AMAN) Sobre os conceitos de Geometria Espacial de Posição, analise as proposições a seguir.

I – Se dois planos são secantes, então qualquer reta de um deles é concorrente ao
outro.
II – Se uma reta é paralela a um plano, ela é paralela a infinitas retas desse plano.
III – Se dois planos têm uma única reta em comum, eles são secantes.
IV – Duas retas perpendiculares a uma terceira são perpendiculares entre si.
V – Se dois planos são perpendiculares, então toda reta de um deles é perpendicular
ao outro.

 

Sobre essas proposições, é correto afirmar que

(A) apenas a II e a III são verdadeiras.
(B) apenas a II, a III e a IV são verdadeiras.
(C) apenas a I e a IV são falsas.
(D) apenas a IV e a V são falsas.
(E) todas são verdadeiras.

 

Questão 48 

(AMAN) Um polígono regular tem 36 diagonais passando pelo seu centro. Cada ângulo interno desse polígono mede

(A) 350º.
(B) 180º.
(C) 175º.
(D) 170º.
(E) 72º.

 

Questão 49 

(AMAN) Dado o polinômio p(x) = (m + 39)x + x³ – 36 – 14x² e sabendo-se que 1 é uma raiz de p(x), é correto afirmar que as outras duas raízes de p(x) são números

(A) inteiros primos.
(B) irracionais.
(C) inteiros quadrados perfeitos.
(D) inteiros cubos perfeitos.
(E) inteiros múltiplos de 5.

 

Questão 50 

(ENEM) Um determinado campeonato de futebol, composto por 20 times, é disputado no sistema de pontos corridos. Nesse sistema, cada time joga contra todos os demais times em dois turnos, isto é, cada time joga duas partidas com cada um dos outros times, sendo que cada jogo pode terminar empatado ou haver um vencedor.

 

Sabendo-se que, nesse campeonato, ocorreram 126 empates, o número de jogos em que houve ganhador é igual a

(A) 64.
(B) 74.
(C) 254.
(D) 274.
(E) 634.

 

Questão 51

(UNICAMP) A microfluídica é uma área de pesquisa que trabalha com a manipulação precisa de líquidos em canais com dimensões submilimétricas, chamados de microcanais, possibilitando o desenvolvimento de sistemas miniaturizados de análises químicas e biológicas. Considere que uma seringa com êmbolo cilíndrico de diâmetro D = 4 mm seja usada para injetar um líquido em um microcanal cilíndrico com diâmetro de d = 500 μm.

 

Se o êmbolo for movido com uma velocidade de V = 4 mm/s, a velocidade v do líquido no microcanal será de

(A) 256,0 mm/s.
(B) 32,0 mm/s.
(C) 62,5 μm/s.
(D) 500,0 μm/s.

 

Questão 52

(ENEM) Um cordão de 200 pequenas lâmpadas é utilizado em árvores de Natal. Uma pessoa verifica que, ao retirar somente uma lâmpada de qualquer posição, outras nove não acendem mais, porém as demais 190 lâmpadas permanecem em pleno funcionamento. Com base nessa informação, ela tenta identificar a estrutura do circuito e a relação entre os valores das quantidades físicas envolvidas, entre as quais a razão entre as intensidades da corrente elétrica em uma das lâmpadas e da corrente elétrica total no cordão com as 200 lâmpadas ligadas.

 

O valor dessa razão é igual a

(A) 1/200.
(B) 1/100.
(C) 1/20.
(D) 1/10.
(E) 1.

 

Questão 53 

(ETEC) O vidro das embalagens é um material 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro pode ser reciclado várias vezes. Uma empresa de reciclagem de vidro transforma 50 kg de vidro em 125 garrafas iguais e o material utilizado para fazer 5 destas garrafas pode ser transformado em 40 copos de licor, também iguais entre si.

 

Assim sendo, o número de copos de licor que seria possível reciclar, com 50 kg de vidro, é

(A) 15 625.
(B) 1 600.
(C) 1 000.
(D) 160.
(E) 100.

 

Questão 54 

(EMBRAER) A figura representa um campo de futebol oficial, cujo círculo central, indicado na figura, tem 18,3m de diâmetro.

 

simulado online para a etec questão matemática

 

Usando a aproximação π = 3, é correto afirmar que o comprimento aproximado, em metros, da circunferência do círculo central de um campo de futebol oficial será

(A) 110.
(B) 85.
(C) 70.
(D) 55.

 

Questão 55 

(EMBRAER) Na loja Alfa, 2 unidades do produto A e 3 unidades do produto B custam, juntas, R$ 120,00. Na loja Beta, 4 unidades de A e 6 unidades de B custam, juntas, R$ 204,00. Se o preço unitário de A é igual em ambas as lojas, então a diferença entre o preço unitário do produto B, nas lojas Alfa e Beta, é igual a

(A) R$ 5,00.
(B) R$ 6,00.
(C) R$ 8,00.
(D) R$ 10,00.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 56 

(FUVEST) João tem R$150,00 para comprar canetas em3 lojas. Na loja A, as canetas são vendidas em dúzias, cada dúzia custa R$40,00 e há apenas 2 dúzias em estoque. Na loja B, as canetas são vendidas em pares, cada par custa R$7,60 e há 10 pares em estoque. Na loja C, as canetas são vendidas avulsas, cada caneta custa R$3,20 e há 25 canetas em
estoque.

 

O maior número de canetas que João pode comprar nas lojas A, B e C utilizando no máximo R$150,00 é igual a

(A) 46
(B) 45
(C) 44
(D) 43
(E) 42

 

Questão 57 

(ENEM) Três sócios resolveram fundar uma fábrica. O investimento inicial foi de R$ 1 000 000,00. E, independentemente do valor que cada um investiu nesse primeiro momento, resolveram considerar que cada um deles contribuiu com um terço do investimento inicial.

Algum tempo depois, um quarto sócio entrou para a sociedade, e os quatro, juntos, investiram mais R$ 800 000,00 na fábrica. Cada um deles contribuiu com um quarto desse valor.

Quando venderam a fábrica, nenhum outro investimento havia sido feito. Os sócios decidiram então dividir o montante de R$ 1 800 000,00 obtido com a venda, de modo proporcional à quantia total investida por cada sócio.

 

Quais os valores mais próximos, em porcentagens, correspondentes às parcelas financeiras que cada um dos três sócios iniciais e o quarto sócio, respectivamente, receberam?

(A) 29,60 e 11,11.
(B) 28,70 e 13,89.
(C) 25,00 e 25,00.
(D) 18,52 e 11,11.
(E) 12,96 e 13,89.

 

Questão 58 

(UNIVESP) O valor de x para que os pontos (x,2), (x,4) e (3x,4), num plano cartesiano (x, y), formem um triângulo de área igual a 10 é

(A) 1
(B) 3
(C) 5
(D) 7
(E) 9

 

Questão 59 

(UNICAMP) A representação decimal de certo número inteiro positivo tem dois algarismos. Se o triplo da soma desses algarismos é igual ao próprio número, então o produto dos
algarismos é igual a

(A) 10.
(B) 12.
(C) 14.
(D) 16.

 

Questão 60 

(FATEC) A distância real entre a cidade A e a cidade B é de 1 500 quilômetros. Em um determinado mapa, essa distância é de 50 centímetros.

 

Portanto, a escala numérica desse mapa é

(A) 1:3 000
(B) 1:30 000
(C) 1:300 000
(D) 1:3 000 000
(E) 1:30 000 000

 

Questão 61 

(FATEC) A linha 1 (Azul) do metrô de São Paulo foi inaugurada em setembro de 1974 e opera hoje com uma extensão aproximada de 21000 metros distribuídos por 23 estações, da estação Jabaquara à estação Tucuruvi. O tempo médio, para percorrer o trajeto entre as duas estações terminais citadas, é de, aproximadamente, 45 minutos.

 

Se um passageiro entra no vagão de um trem (metrô) na estação Jabaquara e desce apenas na estação Tucuruvi, podemos afirmar corretamente que a sua velocidade escalar média, em km/h, é, mais próxima de

(A) 20.
(B) 30.
(C) 40.
(D) 50.
(E) 60.

 

Questão 62 

(FATEC) Ariel, estudante do Ensino Médio, achava que o seu relógio estava 3 minutos atrasado, mas, devido à sua rotina de estudos para a prova de vestibular da Fatec,
não viu que, na realidade, seu relógio estava 12 minutos adiantado. No dia do vestibular, Ariel achou que tinha perdido a prova, pois julgava que estava 8 minutos atrasada,
mas, ao chegar no local do vestibular, o portão ainda estava aberto.

 

Isso se deve ao fato de que Ariel estava adiantada

(A) 1 minutos.
(B) 3 minutos.
(C) 5 minutos.
(D) 7 minutos.
(E) 9 minutos.

 

Questão 63 

(FATEC) Seja N um número natural de dois algarismos não nulos. Trocando-se a posição desses dois algarismos, obtém-se um novo número natural M de modo que N – M = 63.

 

A soma de todos os números naturais N que satisfazem as condições dadas é

(A) 156
(B) 164
(C) 173
(D) 187
(E) 198

 

Questão 64 

(FATEC) Um grupo de 8 alunos da Fatec do curso de Têxtil e Moda está prestando consultoria a 32 startups. Cada uma dessas startups é auxiliada precisamente por 3 alunos desse grupo, e cada aluno auxilia o mesmo número de startups.

 

Nessas condições, a quantidade de startups que cada aluno auxilia é

(A) 8.
(B) 9.
(C) 10.
(D) 11.
(E) 12.

 

GEOGRAFIA

Questão 65 

(AMAN) “Uma projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, tendo como referência paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica”.

Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo: Ática, 2018, p. 51.

 

Sobre projeção cartográfica, pode-se afirmar que:

I – A projeção conforme é aquela que preserva o tamanho da área, porém com alteração das formas, ou seja, os ângulos não são idênticos aos do globo terrestre, como o exemplo da projeção de Mercator.
II – Na projeção equivalente, as áreas mantêm-se idênticas às do globo terrestre, porém há distorção das formas quando comparadas com a original, como por exemplo a projeção de Peters.
III – Na projeção afilática, as áreas e as formas são preservadas na sua forma original, por
isso, tem sido uma das mais utilizadas em atlas e mapas de divulgação, como por exemplo a projeção de Robinson.
IV – A projeção equidistante é geralmente utilizada para fins específicos. As distâncias,
quando traçadas do centro da projeção, são precisas. Porém, há distorções nas formas e nas áreas.

 

Das afirmações acima estão corretas apenas

(A) I e IV.
(B) II e IV.
(C) III e IV.
(D) I e II.
(E) II e III.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 66 

(AMAN) Com um mundo globalizado e com trocas de fluxos cada vez mais intensas, o surgimento de blocos econômicos para facilitar os acordos entre as nações é cada vez mais necessário. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar que:

 

I – O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio), foi assinado pelos Estados
Unidos, Canadá e México e entrou em vigor em 1994. O NAFTA propõe uma zona de livre comércio que tem como objetivo a liberação do fluxo de mercadorias e de capitais dentro do bloco.
II – A UE (União Europeia) é um bloco econômico que adota o mercado comum que visa a
integração total dos países membros com a padronização de legislação, livre circulação de pessoas e de mercadorias. A UE, em 1999, passou a adotar o Euro como moeda única, tendo sido adotado por todos os Estados membros.
III – O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado por meio de assinatura do Tratado de Assunção, em 1991. O objetivo Inicial era estabelecer uma união aduaneira. Com a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), após assinatura do Protocolo de Ouro Preto, o bloco econômico passou a ser uma zona de livre comércio.
IV – A SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 1992 para
assegurar a cooperação e o desenvolvimento na região austral do continente Africano. Em 2008, foi lançada a Área de Livre-Comércio da SADC, e, desde então, vem se ampliando a lista de produtos com tarifa zero.

 

Das afirmações acima estão corretas apenas

(A) I, III e IV.
(B) I e IV.
(C) I, II e IV.
(D) II e III.
(E) III e IV.

 

Questão 67 

(AMAN) A Terra possui cerca de 4,6 bilhões de anos. Nosso planeta passou e continua passando por diversas transformações. Agentes endógenos e exógenos agiram ao longo das eras geológicas e determinaram as formas da superfície terrestre. As estruturas geológicas emersas da Terra são caracterizadas pela origem e idade das rochas, que podem ser classificadas em escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares.

 

Sobre as estruturas geológicas é correto afirmar que:

I – Escudos cristalinos, também denominados de crátons, são encontrados nas áreas de
consolidação da crosta terrestre na formação mais recente do tempo geológico. São constituídos de minerais metálicos e não metálicos.
II – Dobramentos modernos apresentam elevadas altitudes e forte instabilidade tectônica,
possuem formação relativamente recente no tempo geológico, como por exemplo as Cordilheiras dos Andes e do Himalaia.
III – Bacias sedimentares são áreas de depressão formadas por fragmentos minerais e
sedimentos orgânicos. Nestes locais podem ser encontradas jazidas de petróleo e de gás natural.

 

Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas

(A) I.
(B) I e III.
(C) III.
(D) II e III.
(E) I e II.

 

Questão 68 

(AMAN) O Brasil é um país de dimensões continentais com uma vasta diversidade climática. Isso favorece a heterogeneidade da nossa vegetação, desde florestas tropicais a campos naturais. Apesar das intensas atividades antrópicas ao longo dos séculos, os biomas brasileiros ainda são elementos marcantes na paisagem.

 

Sobre os biomas e formações vegetais do Brasil, pode-se afirmar que:

I – A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Em seu relevo predominam
planícies e planaltos de baixas altitudes e apresentam 3 (três) substratos de vegetação: mata de terra firme, mata de igapó e mata de várzea. Com solos profundos e alta fertilidade que proporciona uma rica biodiversidade.
II – A Mata Atlântica possui uma formação muito densa e uma rica biodiversidade.
Originalmente cobria, ao longo do litoral, uma área desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e alargando-se para interior de Minas Gerais e São Paulo.
III – A Caatinga predomina em clima semiárido. A vegetação é xerófila, com folhas pequenas e estreitas, árvores retorcidas e arbustos espinhosos. Rios intermitentes e solos rasos são características desse bioma.
IV – No Cerrado, nascem curso de água que escoam para as bacias dos rios Amazonas,
Tocantis, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai. A vegetação é adaptada ao clima tropical, com chuvas abundantes no verão e períodos de seca no inverno.
V – Os Pampas ou campos naturais têm formações rasteiras ou herbáceas constituídas por
gramíneas que atingem até 60 cm de altura. O relevo é caracterizado por ser acidentado e com presença de escarpas.

 

Das afirmações acima estão corretas apenas

(A) II, III e IV.
(B) I, II e III.
(C) I, III e V.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e V.

 

Questão 69 

(AMAN)“No dia 9 de novembro de 1989, sob o fogo de imensas manifestações públicas na maioria das cidades do país, o regime comunista da Alemanha Oriental anunciou a abertura da fronteira interalemã de Berlim. A queda do muro de Berlim, como ficou conhecido o evento histórico, assinalou simbolicamente o fim da Guerra Fria”.

Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 453.

 

Com o fim da Guerra Fria o mundo deixaria de ser “bipolar” e tomaria outros rumos no
cenário geopolítico. Sobre a nova ordem mundial, pode-se afirmar que

(A) os países do antigo bloco soviético aderiram à aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Entre 1999 e 2009, ingressaram na Organização do Tratado Aliança do Norte (OTAN) países como: Polônia, Hungria, Croácia, Eslováquia e Áustria.
(B) o Japão, mesmo no auge do seu poder econômico, era uma potência com limitações
geopolíticas. Por isso nas últimas décadas investiu nas suas Forças Armadas, mais, especificamente, em armas nucleares.
(C) a Índia e o Brasil são considerados potências militares regionais, apesar de nenhum dos dois possuírem arsenal nuclear.
(D) na visão do mundo “unipolar”, o poder geopolítico-militar pertence aos países membros da União Europeia, pela sua capacidade econômica e nuclear.
(E) o relativo enfraquecimento dos Estados Unidos, o fortalecimento econômico da China e a emergência do G20 e do grupo conhecido como BRICS fizeram com que a tese da unipolaridade fosse superada.

 

Questão 70 

(AMAN) “A influência de cada cidade no conjunto de rede depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços. As cidades que exercem influência sobre todo o território ocupam os postos mais altos na hierarquia urbana”.

Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.268.

 

De acordo com a hierarquia dos centros urbanos definida pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, pode-se afirmar que:

I – São Paulo e Rio de Janeiro são classificados como Grandes Metrópoles Nacionais, pois
concentram a maior parte das sedes das grandes empresas nacionais e transnacionais que atuam no Brasil.
II – Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza são exemplos de Metrópoles.
III – Brasília é classificada como Metrópole Nacional.
IV – Todas as capitais dos estados da Federação são classificadas como Metrópoles por
exercer alguma influência, mesmo em escala regional.

 

Das afirmações acima, estão corretas apenas

(A) II e III.
(B) I, II e III.
(C) I, III.
(D) III e IV.
(E) I, II e IV.

 

Questão 71 

(AMAN) “Segundo essa teoria, o alto crescimento demográfico seria uma das principais causas da generalização da pobreza em regiões subdesenvolvidas. O aumento descontrolado do número de pessoas atrapalharia o desenvolvimento dos Estados pobres, desviando recursos para investimentos não produtivos, como creches e escolas, e criando relação desfavorável entre o número de pessoas em idade de trabalhar e o total de habitantes. Logo o controle da natalidade seria a resposta para o desenvolvimento”.

Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015 (Moderna Plus – volume único, contendo as partes I, II e III, p. 74).

 

A teoria demográfica descrita no enunciado refere-se à

(A) Neomalthusiana.
(B) Malthusiana.
(C) Transição Demográfica.
(D) Reformista.
(E) Sistematizada.

 

Questão 72 

(AMAN) Com um clima de predominância úmida, o Brasil possui uma extensa e densa rede
hidrográfica. Os rios são usados para diversos fins, como: irrigação, lazer, consumo humano e transporte fluvial.

 

Sobre a hidrografia do Brasil, pode-se afirmar que:

I – Predominam os rios de planície, muitos dos quais escoam por áreas de elevado índice
pluviométrico.
II – Os rios perenes predominam no Brasil, e rios de regimes intermitentes encontram-se em locais de clima semiárido.
III – Os rios da Região Norte, como o Amazonas, o Madeira e o Tapajós, são de grande
importância no transporte fluvial.
IV – Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial.

 

Das afirmações acima, estão corretas apenas:

(A) I, II e III.
(B) II, III e IV.
(C) I e II.
(D) I e III.
(E) II e III.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 73 

(EMBRAER) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir

 

simulado online para a etec questões geografia

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a dinâmica fundiária no Brasil permitem afirmar que as maiores ocupações de terra

(A) ocorrem nas áreas de baixa densidade demográfica do Norte e Nordeste.
(B) evitam a regularização de terras pelos grileiros e latifundiários.
(C) predominam nas áreas de forte pressão demográfica e de fronteira agrícola.
(D) fazem oposição às áreas tradicionalmente mantidas pelos quilombolas.

 

Questão 74 

(ETEC) A tabela apresenta os maiores centros urbanos do planeta em três diferentes momentos: 1900, 2001 e 2015.

 

simulado online para a etec questões geografia

 

Sobre a distribuição espacial dos grandes centros urbanos pelo mundo apresentados na tabela, é possível afirmar corretamente, que

(A) no final do século XIX, as maiores cidades estavam concentradas nos países subdesenvolvidos.
(B) no ano de 2015, a maioria das grandes aglomerações urbanas estava concentrada em um único continente.
(C) no ano de 2001, duas das maiores aglomerações urbanas do planeta pertenciam à América Latina.
(D ) nos três momentos registrados na tabela aparece, pelo menos, uma cidade do continente europeu.
(E) no ano de 2015, as três maiores aglomerações urbanas se encontravam no continente asiático.

 

Questão 75 

(UNIVESP) Um fato marcante da urbanização brasileira nos últimos anos é o contínuo crescimento das regiões metropolitanas […]. Antes de qualquer análise da metropolização no Brasil, é importante uma reflexão a respeito do termo metrópole, em virtude do que ela
representa.

(SCARLATO, 2011)

 

A respeito das características de uma metrópole, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Um crescimento expande a cidade, prolongando-a para fora de seu perímetro, e absorve aglomerados rurais e outras cidades.
( ) Com a expansão e a integração, desaparecem os limites físicos entre os diferentes núcleos urbanos, fenômeno chamado de cidades gêmeas.
( ) O termo região metropolitana pode ser usado quando há fluxo pendular de população entre as cidades vizinhas, que devem obrigatoriamente somar pelo menos 10 milhões de habitantes.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

(A) F, F, F
(B) V, F, F
(C) V, V, F
(D) F, V, V
(E) V, F, V

 

Questão 76 

(UNIVESP) A ampliação das relações capitalistas no campo, desestruturando as antigas relações tradicionais de trabalho (a parceria, o arrendamento etc.), a mecanização da agricultura, a substituição da lavoura por pastos e a grande especulação imobiliária foram
causas que estimularam a fuga da população do campo para as cidades. Ao mesmo tempo em que o campo expulsava, a cidade atraía.

(SCARLATO, 2011).

 

A respeito do nome do fenômeno caracterizado no enunciado, assinale a alternativa correta.

(A) Migração pendular
(B) Migração sazonal
(C) Diáspora
(D) Êxodo urbano
(E) Êxodo rural

 

HISTÓRIA

Questão 77 

(AMAN) No período da União Ibérica (1580-1640), os limites estabelecidos no Tratado de Tordesilhas (1494), foram ignorados tanto por portugueses quanto por espanhóis, uma vez que Portugal estava integrado ao reino espanhol. Ao término da União, foi necessário negociar e fixar novas fronteiras coloniais.

 

A respeito do assunto, é correto afirmar que

(A) o desrespeito aos limites estabelecidos no Tratado de Tordesilhas restringiu-se à região da América do Sul.
(B) o Tratado de Madri foi cumprido integralmente por ambas as partes, até sua revogação.
(C) o Tratado de Santo Ildefonso (1777) levou à Guerra Guaranítica, violenta luta armada envolvendo portugueses, espanhóis e indígenas.
(D) as fronteiras constantes no Tratado de Badajós (1801) confirmavam aquelas que, basicamente, tinham sido definidas pelo Tratado de Madrid (1750).
(E) os Sete Povos das Missões, hoje solo gaúcho, foram fundados pelos portugueses, em
consequência da fundação da Colônia de Sacramento, hoje solo uruguaio, pelos espanhóis.

 

Questão 78

(AMAN) “O feudalismo termina quando os mortos, que a Igreja havia colocado no centro do espaço social, são reconduzidos para fora das cidades e aldeias”. Com essa metáfora,Jérôme Baschet (A Civilização Feudal: do ano 1000 à Colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. P. 281) quis destacar

(A) que, no final da Idade Média, como medida sanitária, ocorreu uma exumação generalizada de restos mortais nos cemitérios urbanos.
(B) a modificação dos cortejos fúnebres, que passaram a percorrer itinerários fora dos centros urbanos.
(C) a proibição da construção de cemitérios em áreas urbanas.
(D) a proibição do sepultamento de suicidas em solo santo.
(E) que a presença dos cemitérios no centro das cidades e aldeias, em torno de lugares de culto religioso, pode ser considerada um elemento marcante da sociedade feudal.

 

Questão 79 

(AMAN) tentativa do rei Jaime II (1685-1689) de impor o catolicismo aos ingleses, contrariando o Parlamento, de maioria protestante, levou este último a convidar o príncipe holandês Guilherme de Orange, casado com a filha protestante de Jaime II, a ocupar o trono inglês. Guilherme, então, entrou na Inglaterra com seu exército e destronou o sogro, no movimento que ficou conhecido como Revolução Gloriosa. Relativamente a esse momento histórico, analise as assertivas abaixo.

 

I – Guilherme de Orange jurou obedecer à Declaração de Direitos (Bill of Rights), que passou a vigorar na Inglaterra desde então.
II – O processo revolucionário inglês foi inspirado nas ideias do pensador político Maquiavel.
III – A Revolução, de inspiração liberal, favoreceu o desenvolvimento do capitalismo e
expansão dos negócios da burguesia manufatureira e mercantil, colaborando para o pioneirismo inglês na vindoura Revolução Industrial.
IV – A partir da Revolução Gloriosa, tornou-se comum dizer que, na Inglaterra, “o rei reina,
mas quem governa é o Parlamento”.

 

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.

(A) I, II, III e IV.
(B) I, II e III.
(C) I, III e IV.
(D) II, III e IV.
(E) Nenhumas das opções apresentadas.

 

Questão 80 

(AMAN) No início da década de 1990, ganhou impulso, inclusive no Brasil, uma ideologia contrária ao Estado intervencionista e protecionista, com a defesa do “Estado mínimo”, subordinado à economia de mercado e capaz de atrair investimentos internacionais.

 

Pode-se dizer que, assim, adotava-se

(A) a economia normativa.
(B) a abordagem microeconômica.
(C) o neoliberalismo.
(D) a globalização.
(E) o nacional-desenvolvimentismo.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 81 

(ETEC)

O princípio de desenvolvimento sustentável está contemplado na  Constituição Brasileira de 1988, que vigora até a atualidade. A Carta Magna do país dedicou, pela primeira vez, um capítulo inteiro ao tema Meio Ambiente. Em seu artigo 225, institui que:

Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

 

No artigo, é possível notar que os aspectos sociais, como a qualidade de vida dos cidadãos e a necessidade de preservação dos recursos para o futuro, não foram esquecidos, estando assim em consonância com o conceito global de desenvolvimento sustentável.

No entanto, o efetivo estabelecimento de um modelo econômico, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, pressupõe a participação ativa em ações individuais e coletivas nas esferas local, regional e mundial.

 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) a Carta Magna, que dedicou um espaço à sustentabilidade, vigorou até 1988.
(B) o uso dos recursos naturais não está de acordo com o conceito atual de sustentabilidade.
(C) a Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu mecanismos e processos que garantem desenvolvimento econômico sustentável.
(D) as ações efetivas, de acordo com a Carta Magna, são de participações individuais, não pressupondo responsabilidade do governo.
(E) a Constituição Brasileira, pela primeira vez, determina que viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito do cidadão.

 

Questão 82

(ETEC) A industrialização no período do “Brasil Ame-o ou Deixe-o”, nos anos 1970, ocasionou, entre outros fenômenos, o inchaço de nossos centros urbanos e a favelização das médias e grandes cidades brasileiras, desestruturando demograficamente várias regiões, provocando ainda mais desequilíbrios ecológicos por meio da ocupação desordenada de habitações em meio a terrenos impróprios, sem as condições infraestruturais que a dignidade humana merece.

 

simulado online para a etec questão história

 

O trecho faz referência ao período da ditadura militar brasileira, mencionando o surto de industrialização verificado no governo do general Emílio Garrastazu Médici. Considerado por muitos historiadores o auge da ditadura civil-militar, o governo Médici se caracterizou por

(A) diversificar as atividades econômicas, modernizar o parque industrial nordestino, expandir a cultura do algodão na região Sul e conciliar-se com os movimentos guerrilheiros de esquerda.
(B) estimular o desenvolvimento científico, incentivar o avanço tecnológico das indústrias farmacêutica e química e aproximar-se diplomaticamente dos países da Cortina de Ferro.
(C) acelerar o crescimento econômico, conceder incentivos fiscais às grandes empresas e aumentar a repressão aos grupos que lutavam contra a ditadura.
(D) implementar a reforma agrária, que impulsionou a agricultura familiar, e abrandar as perseguições políticas, por meio do decreto que instituiu a Lei de Anistia.
(E) investir na pesquisa ambiental e na energia limpa, demarcar terras indígenas e quilombolas, assim como desenvolver o parque industrial de Volta Redonda.

 

Questão 83 

(FUVEST) No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas
realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.

Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 18701889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.

 

A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma

(A) eleitoral, que, ao instituir o voto direto para os cargos eletivos do Império, ao mesmo tempo em que proibiu o voto dos analfabetos, reduziu notavelmente a participação eleitoral dos setores populares.
(B) religiosa, com a adoção do ultramontanismo como política oficial para as relações entre o Estado brasileiro e o poder papal, o que permitiu ao Império ganhar suporte internacional.
(C) fiscal, com a incorporação integral das demandas federativas do movimento republicano por meio da revisão dos critérios de tributação provincial e municipal.
(D) burocrática, que rompeu as relações de patronato empregadas para a composição da administração imperial, com a adoção de um sistema unificado de concursos para preenchimento de cargos públicos.
(E) militar, que abriu espaço para que o alto comando do Exército, vitorioso na Guerra do Paraguai, assumisse um maior protagonismo na gestão dos negócios internos do Império

 

Questão 84 

(UNICAMP) Os quilombos, espaços da resistência e da insurgência negra desde a sua origem, foram criados como estratégia de enfrentamento ao sistema escravocrata. Nos processos de resistência e sobrevivência dos quilombos que chegam aos dias atuais, as relações culturais, as identidades e os conflitos têm como elemento central os territórios, tensionados por interesses ilegítimos e inconstitucionais de terceiros em disputa pela propriedade da terra.

Pouco se divulga que existem, atualmente no território brasileiro, aproximadamente 3.500 comunidades quilombolas que guardam um sentimento de pertença a um grupo e a um lugar. Estão distribuídas por todas as regiões do país, com destaque para os estados do Pará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

(Adaptado de Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas [CONAQ]; TERRA DE DIREITOS, Racismo e violência contra quilombos no Brasil. Disponível em https://cdhpf.org.br/cat_galeria/publicacoes/estudos/racismo-e-violenciacontra quilombos-no-brasil/. Acessado em 03/07/2021.)

 

Sobre a demarcação e titulação das terras quilombolas no Brasil, é correto afirmar que teve início com a

(A) lei de Terras de 1850; avançou na segunda metade do século XIX, especialmente após a abolição da escravatura e a institucionalização dos territórios quilombolas rurais.
(B) Constituição de 1988; ainda está em curso o processo de demarcação e poucos territórios quilombolas (rurais e urbanos) receberam a titulação da propriedade até o
momento.
(C) lei de Terras de 1850; na ocasião, foram demarcados os territórios rurais quilombolas, uma vez que não havia trabalho para homens negros e mulheres negras nas cidades.
(D) Constituição de 1988; na década passada, por meio de políticas públicas, foi finalizada a demarcação e a titulação dos territórios quilombolas rurais, ficando pendente a titulação dos quilombos urbanos.

 

Questão 85 

(UNICAMP) Como regime social, o fascismo social pode coexistir com a democracia política liberal. Em vez de sacrificar a democracia às exigências do capitalismo global, trivializa a
democracia até o ponto de não ser necessário sacrificá-la para promover o capitalismo. Trata-se, pois, de um fascismo pluralista e, por isso, de uma forma de fascismo que nunca existiu. Podemos estar entrando num período em que as sociedades são politicamente democráticas e socialmente fascistas.

(Adaptado de Boaventura de Sousa Santos, Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 47.)

 

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, a coexistência entre fascismo e democracia é

(A) facilitada por processos eleitorais que dão continuidade a fascismos que sempre existiram.
(B) promovida pela aceitação social que banaliza a democracia em favor do capitalismo global.
(C) dificultada por processos eleitorais que renovam a democracia, inviabilizando os fascismos.
(D) possibilitada pela aceitação social de sociedades politicamente fascistas e socialmente democráticas.

 

Questão 86 

(FATEC) “O livre mercado é um termo conciso para designar um arranjo de trocas que ocorrem na sociedade. Cada troca acontece como um acordo voluntário entre duas pessoas ou entre grupos de pessoas representados por agentes. Esses indivíduos, ou seus agentes, trocam dois bens econômicos, tanto commodities tangíveis quanto serviços não-tangíveis.”

<https://tinyurl.com/yywpe8lx> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

 

A expressão “livre mercado”, presente no texto, é típica de uma sociedade

(A) anarquista, em que as relações de poder existentes permitem que o mercado se autorregule.
(B) feudal, em que as relações entre senhores feudais e os servos ocorrem na base da livre negociação.
(C) socialista, em que o poder concentrado no parlamento viabiliza as práticas autorregulatórias do mercado.
(D) monarquista, em que a ausência de poder central oportuniza relações comerciais livres, sem a regulamentação estatal.
(E) capitalista, em que as relações econômicas e o mercado se autorregulam de acordo com a demanda dos consumidores.

 

Questão 87 

(FATEC) “No Oriente Médio, nos anos 1950, à medida que o velho Império Britânico retirava-se e se reduzia a seu arquipélago inicial, os Estados Unidos substituíam-no. Para isso, colocou à frente dos países dessa região seus “homens”, sobretudo na Arábia Saudita e no Irã, principais produtores de petróleo do mundo – junto com a Venezuela, na época já sob controle estadunidense.”

<https://tinyurl.com/y5jobeuu> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

 

Desde 1953, o Irã foi um grande aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio. Porém, essa aliança se rompeu e as relações entre os dois países foram cortadas em 1980.

O fato que levou a esse rompimento aconteceu, entre 1978 e 1979, em decorrência da

(A) Guerra Irã-Iraque, na qual o presidente do Irã, Saddam Hussein, ataca o Iraque com a intenção de expandir o islamismo xiita e se apropriar dos campos de petróleo na bacia dos rios Tigre e Eufrates.
(B) Revolução Socialista, que ocorreu no Irã e que levou o Partido Comunista desse país ao poder, suprimiu a propriedade privada e nacionalizou as companhias de petróleo estrangeiras, incluindo as estadunidenses.
(C) Guerra do Golfo, na qual o exército iraniano invadiu o Kuwait, bombardeou os poços de petróleo desse país e rumou em direção à Arábia Saudita, quando foi surpreendido pelas forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos.
(D) derrubada das torres gêmeas do Word Trade Center de Nova Iorque, ação comandada pelo iraniano Osama bin Laden, que tinha a intenção de destruir os centros de comando das Sete Irmãs do Petróleo instaladas naquele complexo de edifícios.
(E) Revolução Islâmica ocorrida no Irã, em que grupos que eram a favor da nacionalização do petróleo, organizações islâmicas e movimentos estudantis apoiaram a rebelião que derrubou a monarquia pró-Estados Unidos e proclamou a República Islâmica do Irã.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 88 

(FATEC) No século VIII, tropas muçulmanas, lideradas pelo general Tarik, saíram do Norte da África, atravessaram o mar Mediterrâneo pelo Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a península Ibérica.

 

Sobre o período de domínio muçulmano na península Ibérica, é correto afirmar que

(A) contribuiu para a consolidação do feudalismo, isolando a Europa do restante do mundo, e estimulando as pessoas a abandonarem as cidades.
(B) o desenvolvimento mercantil provocou o crescimento de cidades como Córdoba e Toledo, atraindo poetas, letrados e músicos, estimulando o ambiente intelectual.
(C) sua duração foi maior em Portugal do que na Espanha, reino do qual os muçulmanos foram expulsos pelos cruzados, cerca de trinta anos após a ocupação da península Ibérica.
(D) durou aproximadamente meio século, e foi marcado pela perseguição aos cristãos, pela obstrução das rotas mercantis e pela Peste Negra, que dizimou parte da população europeia.
(E) consolidou o sistema escravocrata medieval, fechou universidades, desestimulou o desenvolvimento científico e proibiu manifestações literárias e musicais pagãs.

 

INGLÊS

Questão 89 

(AMAN) Leia o texto a seguir para responder as questões 89, 90 e 91.

(Título omitido propositadamente)

Often when mentoring, in a one-to-one session, it will be clear that the mentee’s worst critic is the one they see very regularly – daily, in fact. Often when they are tired and stressed. Often when they are at a low point. It’s the one they look (1)________ the mirror.

I mean most of the time, the worst critic lives inside people’s head. It might be the criticism that you heard at school or college. It might be the voice of so-called friends. It might be a parent or guardian, sibling or perfect cousin. You can’t always shut those voices up. No matter how much you want to. You can, however, recognise that they are internal voices and cultivate a strategy to counteract them.

If you can have an internal critic, you can also have an internal cheerleader. One technique is to give yourself advice that you would give your best friend in that situation. If you’re worrying about not being good (2)________ something, what would you say to your best friend in that state? You’d probably tell them that it would be alright, they’ll sail through it, that you believe (3)________ them. If you can do it for your best friend, you can do it for yourself.

Adapted from https://www.campaignlive.co.uk/article.

 

Choose the most appropriate title for the text.

(A) Why are you so tired?
(B) Who’s your biggest critic?
(C) How often do you talk to a friend?
(D) Where’s the best place to relax?
(E) Is it the voice of your parents?

 

Questão 90 

(AMAN) Choose the alternative that correctly substitutes counteract in the sentence “You can, however, recognise that they are internal voices and cultivate a strategy to counteract them.” (paragraph 2).

(A) neutralize
(B) encourage
(C) forget
(D) remember
(E)] listen to

 

Questão 91 

(AMAN) Choose the alternative with prepositions that respectively complete gaps (1), (2) and (3) in the correct way.

(A) on, in, on
(B) in, at, at
(C) at, at, on
(D) on, in, in
(E) in, at, in

 

Questão 92 

(AMAN) leia o texto para responder as questões 92 e 93.

Cornelius Ryan, the Irish D-Day Reporter Who Re-Invented Journalism

The father of modern literary journalism is Cornelius Ryan, whose massive “I was there” coverage of D-Day and its aftermath led to two incredible books and movies, The Longest Day and A Bridge Too Far. He was an unlikely war correspondent.

Ryan was on a boat that ditched on Normandy Beach on June 6, 1944. He followed the Allied invasion attached to General Patton’s army. Years later he put together perhaps the best book about war ever written. It was exquisite writing and research, and as Michael Shapiro wrote in the Columbia Journalism Review in 2010, “it broke completely new ground”.

Shapiro wrote, “The book (The Longest Day) was a triumph, earning rave reviews and sales that, within a few years, would stretch into the tens of millions in eighteen different languages. I opened the book on the eve of a long weekend. I was hooked after a single page. Something was taking place in the telling of this story that transcended journalism.”

The book was written when Ryan placed an ad in several newspapers in 1957 which went, “June 6th, 1944: Were You There?” One thousand, one hundred, and fifty people wrote back. And of that group, he interviewed 172 alone or with his assistants. Out of that came a book that puts you at the heart of the greatest invasion of all time. You are there as the invasion forces first gain the beaches and the Germans, taken by surprise, fight back furiously.

Ryan died at just 54 from prostate cancer. On his gravestone in Connecticut is his name and one word: “Reporter.” No one has earned that title more. He deserves to be remembered.

Adapted from https://www.irishcentral.com/roots/history/cornelius-ryan-irish-dday-reporter.

 

In the sentence “…whose massive ‘I was there’ coverage of D-Day…” (paragraph 1), the word whose refers to

(A) literary journalism.
(B) D-Day.
(C) journalism.
(D) Cornelius Ryan.
(E) books and movies.

 

Questão 93

(AMAN) How many people wrote back when Ryan placed an ad in the newspapers in 1957 (paragraph 4)?

(A) 1.155
(B) 1.550
(C) 1.150
(D) 1.105
(E) 1.115

 

Questão 94

(FUVEST)

 

Harlem 

What happens to a dream deferred?
Does it dry up
like a raisin in the sun?
Or fester like a sore—
And then run?
Does it stink like rotten meat?
Or crust and sugar over—
like a syrupy sweet?
Maybe it just sags
like a heavy load.
Or does it explode?
Langston Hughes, Selected Poems of Langston Hughes (1990).

Disponível em http://www.poetryfoundation.org/.

 

As tentativas de resposta do poeta à pergunta “What happens to a dream deferred?” evocam imagens de

(A) animosidade e revolta.
(B) remorso e compaixão.
(C) deterioração e destruição.
(D) empatia e complacência.
(E) aprisionamento e passividade.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 95

(UNIVESP) Assinale a alternativa correta para o verbo em destaque na frase abaixo.

 

––The first generation that “can” end a corrupt relationship between the powerful and the weaker parts of the world….

 

(A) capacity
(B) probability
(C) permission
(D) obligation
(E) advice

 

Questão 96 

(UNIVESP) Leia o excerto a seguir.

 

Some artists were imprisoned during the dictatorship in Brazil. _____, some of them were exiled.

 

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

(A) Despite
(B) So
(C) As a result
(D) However
(E) Afterwards

 

Questão 97

There is no evidence that hydroxychloroquine helps C0vid-19 patients. So why is Congress still discussing it

By Ashish Jha Dean of the Brown University School of Public Health – Nov 24, 2020

Last week, in the United States Senate, the conversation was all about the drug hydroxychloroquine. There has been no evidence that hydroxychloroquine improves outcomes for C0vid-19 patients; some studies have found that it causes more harm than good. The hearing and the theater around it reflect the disinformation campaigns that have undermined belief in science. Neither Ron Johnson, the Wisconsin senator who is the chairman of the committee, nor his chosen witnesses showed more than a passing interest in evidence. Intuition and the personal experiences of individual doctors were the guiding principles. Early in the pandemic, President Trump referred to hydroxychloroquine as a “game changer”; “I feel good about it”, he said.

That’s not how we practice medicine. We have to protect lives through public health measures while we await widespread vaccinations. By endorsing unfounded therapies, we risk jeopardizing a century’s work of medical progress. Do we really want to go back to not using the best evidence to decide which treatments work? Do we want to let politicians prescribe our medications? Science and evidence are the tools we use to know what is true. They are the foundation of modern medicine and public health.

(Adaptado de https://www.nytimes.com/2020/11/24/opinion/hydroxychloroquine-c0vid.html. Acessado em 06/06/2021.)

 

Com base no texto, assinale a alternativa que responde à pergunta apresentada no título do artigo.

(A) Porque a propagação de notícias falsas confunde os especialistas e fomenta discussões prejudiciais ao avanço da medicina moderna.
(B) Porque a grande mídia se sobrepõe às evidências da ciência, o que leva a tomada de decisões para um âmbito político.
(C) Porque faltam estudos que comprovem a ineficácia da hidroxicloroquina como tratamento para C0vid-19, o que demanda novas pesquisas.
(D) Porque algumas discussões no âmbito político e administrativo são pautadas por aspectos subjetivos e não por dados empíricos.

 

Questão 98 

(FUVEST) Assigning female genders to digital assistants such as Apple’s Siri and Amazon’s Alexa is helping entrench harmful gender biases, according to a UN agency

Research released by Unesco claims that the often submissive and flirty responses offered by the systemsto many queries – including outright abusive ones – reinforce ideas of women as subservient. “Because the speech of most voice assistants is female, it sends a signal that women are obliging, docile and eager‐to‐ please helpers, available at the touch of a button or with a blunt voice command like ‘hey’ or ‘OK’”, the report said.

“The assistant holds no power of agency beyond what the commander asks of it. It honours commands and responds to queries regardless of their tone or hostility. In many communities, this reinforces commonly held gender biases that women are subservient and tolerant of poor treatment.” The Unesco publication was entitled “I’d Blush if I Could”;
a reference to the response Apple’s Siri assistant offers to the phrase: “You’re a slut.” Amazon’s

Alexa will respond: “Well, thanks for the feedback.” The papersaid such firms were “staffed by overwhelmingly male engineering teams” and have built AI (Artificial Intelligence) systems that “cause their feminised digital assistants to greet verbal abuse with catch‐me‐if‐you‐can flirtation”.

Saniye Gülser Corat, Unesco’s director for gender equality, said: “The world needs to pay much closer attention to how, when and whether AI technologies are gendered and,
crucially, who is gendering them.”

The Guardian, May, 2019. Adaptado

 

Conforme o texto, em relação às mulheres, um efeito decorrente do fato de assistentes digitais reforçarem estereótipos de gênero é

(A) a inclusão de uma única voz nos dispositivos.
(B) a normalização de formas de assédio sexista.
(C) o poder de influência positiva sobre as pessoas.
(D) o incremento de vendas e customização de robôs.
(E) a busca por formas que reflitam problemas sociais.

 

Questão 99 

(FATEC) Leia o texto para responder às questões de números 99 e 100.

Here’s how long you can work before your brain 1shuts down I’m having a hard time starting this article. According to research out of the University of Melbourne, that might
be because I’m middle-aged and work too much. Economists determined that burning the midnight oil makes you, well, dumber.” Our study highlights that too much work can have adverse effects on cognitive functioning,” they conclude.

Tell us something we didn’t know. Who hasn’t, at the end of a seemingly endless workweek, found themselves staring blankly at their computer screen or into space unable to remember what they had for lunch, let alone form a coherent thought about the task at hand?

For some employees, of course – the average resident 2 physician or, these days, that “3 gig economy” worker who makes ends meet by banging away at multiple projects – long hours are a fact of modern working life. And there’s a cost. Medical researchers have shown that working too much can affect employees’ physical and mental health.

So how much is too much? For people age 40 and older, working up to roughly 25 hours per week boosts memory, the ability to quickly process information and other aspects of cognitive function, according to the study, which drew on a longitudinal survey that tracks the well-being of 6,000 Australians. Beyond 25 hours a week, the middle-aged brain doesn’t work as well, the study indicates, noting that the findings apply to both men and women.

<http://tinyurl.com/j4os8ck> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado.

 

Glossário

1 to shut down: parar de operar/funcionar.
2 physician: médico.
3 gig economy: ambiente de trabalho baseado em empregos temporários e contratos de curta duração.

 

Ao escrever, no início do texto, “I’m having a hard time starting this article”, o autor

(A) afirma discordar de pesquisas feitas na Universidade de Melbourne.
(B) afirma trabalhar melhor em horários próximos à meia-noite.
(C) expressa a dificuldade em começar a escrever o artigo.
(D) expressa a dificuldade dos economistas em explicar as altas do petróleo.
(E) expressa a falta de tempo dos economistas que trabalham na indústria de óleo.

 

Questão 100

(FATEC) A respeito do autor, o primeiro parágrafo nos informa que ele

(A) trabalha pouco para a idade dele.
(B) é de meia-idade e trabalha demais.
(C) é muito jovem para sentir-se cansado.
(D) sente-se como um trabalhador na Idade Média.
(E) deixou a Universidade de Melbourne na metade do ano.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Gabarito

1A 2D 3A 4B 5C 6E 7C 8B 9B 10C 11A 12D 13B 14A 15B 16B 17C 18D 19C 20D 21B 22D 23D 24E 25C 26B 27B 28C 29B 30A 31B 32E 33C 34C 35B 36C 37C 38C 39C 40B 41E 42C 43E 44E 45D 46B 47A 48C 49C 50C 51A 52C 53C 54D 55B 56C 57C 58C 59D 60D 61B 62D 63C 64E 65B 66B 67D 68A 69E 70A 71A 72E 73C 74B 75B 76E 77D 78E 79C 80C 81E 82C 83A 84B 85B 86E 87E 88B 89B 90A 91E 92D 93C 94D 95A 96E 97D 98D 99C 100B

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

Posts recentes