O ENEM é o maior vestibular do Brasil, sendo responsável para seleção de milhões de estudantes todos os anos. É uma das maiores e melhores oportunidades para que estudantes de baixa renda consigam ensino superior gratuito em faculdades públicas e privadas.
Nesse post vamos falar mais sobre a parte mais importante da sua prova: a redação! Com ela você consegue dar um passo a mais em direção à faculdade dos sonhos. E tem mais: ela é uma das partes mais fáceis da prova, basta que você aprende e treine bastante.
Confira abaixo todas as dicas e prepare-se desde já.
Mas antes… baixe as provas anteriores do ENEM
Antes de fazer o exame, aproveite para baixar as provas anteriores do ENEM. Elas serviram de base para a elaboração desse simulado e serão essenciais para seus próximos estudos, prepare-se para o download.
- ENEM 2024 – Provas e gabaritos
- ENEM 2023 – Provas e gabaritos
- ENEM 2022 – Provas e gabaritos
- ENEM 2021 – Provas e gabaritos
- ENEM 2020 – Provas e gabaritos
- ENEM 2019 – Provas e gabaritos
- ENEM 2018 – Provas e gabaritos
Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.
O que é o ENEM?
O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação anual realizada pelo INEP, autarquia do Ministério da Educação. Ele serve como porta de entrada de milhões de estudantes em cursos de ensino superior e é o maior vestibular do país.
Ao longo dos anos diversas universidades estaduais a aceitar a nota do ENEM em seus vestibulares, aumentando cada vez mais a procura e a importância da avaliação na vida dos vestibulandos.
Atualmente é difícil encontrar instituições superiores que não levem em conta a nota na prova. Mesmo que sua faculdade dos sonhos não esteja dentro do ENEM, ela vai considerar a nota dele na composição do resultado final. O que é especialmente importante em cursos muito concorridos.
Como é a redação do ENEM?
Todos os anos o ENEM mantém o mesmo tipo de texto cobrado dos alunos: uma dissertação argumentativa.
Na prova será cobrado de você um tema, geralmente um problema atual e que assola nosso país, e você terá de dar uma solução para esse problema baseando-se nos seus conhecimentos de vida.
Porém não basta simplesmente dizer o que fazer, mas argumentar de por que sua solução é a melhor ou faz sentido especificamente para nosso país e em relação à questão apresentada.
Outro nome dado a esse tipo de texto é artigo de opinião, pois efetivamente você precisa opinar (de forma mais disfarçada) sobre os temas que serão propostos.
Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.
Usando os textos de base de forma inteligente
Uma pergunta muito frequente é: como saber e me preparar para os temas que vão cair? Devo ficar lendo jornais o dia todo para saber das atualidades? E se cair algo que eu não sei e nunca ouvi falar?
E é para resolver essas e outras perguntas que existem os textos de base. Eles são basicamente referências, gráficos, informações e parágrafos de reportagens que são colocados na prova para que você se familiarize com o tema e possa falar sobre ele. Mesmo que você não saiba absolutamente nada.
Normalmente os próprios textos de base apresentam soluções para o problema apresentado, basta ler, compreender e usar eles com inteligência em sua produção textual. O importante não é a solução que você oferece, mas sim como sua argumentação será feita, por isso os textos de base apresentam tudo o que você precisa para mandar bem.
Porém é importante dizer: você não pode copiar os textos de apoio!
Eles estão na prova para ajudar na formulação da sua solução, você pode utilizar as ideias contidas neles, porém não pode copiar. Caso faça isso, sua redação pode ser anulada e prejudicar muito a obtenção do seu diploma.
Como estruturar sua redação do ENEM?
Uma dissertação argumentativa possui uma estrutura básica comum, que se seguida vai garantir uma boa nota para você. Você pode variar a ordem dos itens abaixo, porém recomendo que não faça isso, já que essa forma foi testada milhares de vezes por vários candidatos.
Introdução: é o começo do texto, quando você vai introduzir o tema e falar rapidamente sobre seus impactos na sociedade. Não deve tomar muito o seu tempo, a ideia é simplesmente começar o texto mesmo.
Problematização: aqui você deve começar a falar o problema em si, quem ele afeta, por que devemos prestar atenção a ele, o que pode acontecer se ele não for solucionado, etc…
Solução: aqui é a parte que você deve oferecer uma solução ao problema. E apesar de parecer muito complicado resolver problemas tão grandes, a verdade é que não importa muito o que você escolher, desde que faça sentido para nossa realidade. Propostas comuns são: educação, investimentos em prevenção, fiscalização, etc. Você só não pode oferecer soluções que firam os direitos humanos (como mandar matar todo mundo que causa o problema) ou coisas que são claramente impossíveis. Ofereça uma solução simples, mas que seja possível. E vale inclusive utilizar soluções propostas nos textos de base, desde que você não copie o texto deles.
Argumentação: essa é a parte mais importante da redação, pois aqui o corretor vai avaliar se você sabe argumentar a favor da sua solução. E a ideia também não é ser algo complexo! Você pode fazer uma argumentação simples mostrando casos anteriores que deram certo, políticas públicas similares (mas em outras áreas) ou simplesmente usar a lógica, caso dê. Evite argumentar de forma simplista: “porque eu sei”, “porque aconteceu comigo”, “porque sim”, “porque é óbvio”, etc… Use os textos de base para te ajudar a incluir dados quantitativos e históricos em sua argumentação, isso ajuda muito a melhorar o nível da sua solução.
Conclusão: assim como a introdução, a ideia da conclusão simplesmente é encerrar o texto de formar sutil, pontuando sua solução e dando uma perspectiva de futuro. Não é preciso demorar muito nessa parte, só terminar o texto mesmo.
Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.
Como estudar do jeito certo para a redação do ENEM?
A melhor maneira de estudar para a redação do ENEM é escrevendo muito! Você precisa se acostumar a organizar seu texto e a fazer ele caber em uma página, por isso é indispensável escrever seus textos à mão e com muita paciência.
E para começar é muito simples: baixe as provas anteriores do ENEM e produza textos baseados em temas que já caíram.
Treine como se fosse o dia da avaliação, seguindo as seguintes regras:
- uma folha de rascunho,
- folha oficial (para passar à limpo e à caneta),
- limite de até 35 linhas,
- e no máximo 1 hora para rascunhar e passar a limpo.
Erros comuns em redações no ENEM
Tanto a falta de preparo, quanto a falta de capricho eliminam milhares de candidatos todos os anos na produção de texto do ENEM. Seguem algumas dicas preciosas para você evitar erros bobos e garantir que seu texto tenha uma boa nota.
Redação sem título
A maioria dos candidatos esquece de colocar o título na redação e esse é um erro que pode comprometer toda sua prova. Por si só não é um fator de eliminação direta, porém pesa negativamente na avaliação.
Quando você coloca um título, por sua vez, acaba sendo um diferencial e facilita a correção por parte do corretor, já contando positivamente na correção.
A dica é: opte pela simplicidade, tente não perder muito tempo, inicie a redação e desenvolva o conteúdo, deixe o título por último e daí você cria uma frase que seja bem atraente e que transmita uma prévia do que você quer passar para o leitor.
Texto sem parágrafos
Outro erro muito comum é o candidato não colocar parágrafos no texto, ou seja escrever tudo em um parágrafo só.
Cada parágrafo deve apresentar um assunto, temas separados devem estar em parágrafos separados. Se você for mudar o assunto ou for apresentar outra ideia na sua redação, essa é a hora de criar um novo parágrafo.
Na redação do tipo dissertativa-argumentativa é fundamental ter no mínimo três parágrafos para abordar a introdução, a argumentação e a conclusão do texto.
Ainda assim, recomendamos ter 5 parágrafos: um para a introdução, outro para a conclusão e 3 para a argumentação e exemplificação.
Gírias, bordões ou chavões
Sabemos que as gírias e os chavões estão praticamente em nosso dia a dia: ‘vc’, ‘mano’, ‘miga’, ‘é nóis’, etc. Mas na redação não deve-se usar esse tipo de linguagem em nenhum momento.
Outra dica é não usar bordões como ‘enchendo linguiça’ ou ‘tipo assim’, esse tipo de linguagem é informal e não deve de forma alguma estar na sua redação.
E mesmo que vivamos em mundo globalizado, evite ao máximo utilizar estrangeirismos, ‘happy hour’, ‘game’, ‘PC’, etc. Por mais que seja comum para o candidato, não é correto utilizar essas palavras em uma redação na norma culta do português.
Não passar o texto para a Folha Oficial
O rascunho não substitui a folha oficial de redação, em hipótese alguma.
É importante que você use o rascunho para ter certeza do que irá escrever e para evitar os erros de grafia, pontuação e concordância. Mas depois disso você precisa passar sua redação à limpo na folha oficial, caprichando na letra e na organização.
Caso você entregue sua redação no rascunho e não na folha oficial, sua nota será zero e você será eliminado.
Escrever fora dos limites
Respeitar os limites mínimos e máximos de linhas é um fator muito importante e muitos candidatos acabam sendo eliminados por conta disso.
Ou seja, se você não escrever pelo menos 10 linhas seu texto será zerado. E de outra forma, se escrever além das linhas na página, sua redação pode ter penalidades graves.
Treinar em casa é uma ótima maneira de se acostumar com limites de linhas no seu texto.
Rasuras ou texto ilegível
As rasuras sempre podem acontecer, independente se você já rascunhou sua redação ou não. Mas não se preocupe, no caso de você errar, basta riscar o termo ou a palavra errada com um só risco e continuar normalmente.
Essa é a regra, não precisa ficar fazendo riscos imensos na folha, apenas um risquinho basta.
Outra dica é em relação a letra, existe uma grande diferença entre letra legível e letra bonita, a exigência é que o candidato escreva com a letra legível.
Se não for possível ler, sua redação será desconsiderada e você poderá ser eliminado. Então fique atento e treine bastante sua caligrafia também.
Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.
Exemplos de redação nota 1000 no ENEM
E para finalizar, seguem abaixo exemplos de redação que obtiveram a mais alta nota na prova. São textos preciosos que vão te ajudar a entender melhor o que os avaliadores esperam de você e como trabalhar as palavras de forma a surpreendê-los.
Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.
—
Procure não fugir dessas regras e você já estará se preparando da melhor forma possível.