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Como foi feito esse simulado?
Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores da ETEC e de outros vestibulinhos similares, por isso você estará tendo uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos.
São 50 questões selecionadas e organizadas, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.
Instruções para a realização do Simulado ETEC 2024
- Você tem no máximo 3h para concluir esse Simulado Online (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO)
- Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
- Prepare uma folha de rescunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito 😉
- Boa prova!
Começando o Simulado ETEC 2024
Língua Portuguesa
Leia a crônica de Paulo Brabo e responda às questões de números 01 e 02.
DUZENTAS GRAMAS
Meu amigo Hélio, que é pai do Arthur e diz sonoramente trêss e déss (ao invés de, digamos, “trêis” e “déis”) fica indignado quando peço na padaria duzentas gramas de presunto – quando a forma correta, insiste ele, é “duzentos”gramas. Sempre que acontece e estamos juntos acabamos discutindo uns dez minutos sobre modos diferentes de falar.
Ele de praxe argumenta que as regras de pronúncia e ortografia, se existem, devem ser obedecidas – eque os mais cultos (como eu, um cara que traduz livros!) devem insistir na forma correta a fim de esclarecer e encaminhar gente menos iluminada, como supõe-se seja a moça que me vende na padaria o presunto e o queijo.
Eu sempre argumento que quando ele diz que só existe uma forma correta de falar está usurpando um termo de outro ramo, e tentando aplicar a ética à gramática: como se falar “corretamente” implicasse em algum grau de correção moral; como se dizer “duzentas” gramas fosse incorrer numa falha de caráter e dizer “duzentos” fosse prova de virtude e integridade.
Questão 1
(ETEC) Segundo o texto, é possível afirmar que
(A) o autor do texto, apesar de admitir o uso de “duzentas gramas”, afirma que há formas incorretas de pronunciar palavras como “três” e “dés”.
(B) a forma correta a que o autor se refere tem como parâmetro a linguagem coloquial e não a norma culta padrão da língua portuguesa.
(C) há formas de se expressar que não devem existir,principalmente em contextos sociais como o que foi retratado pela crônica.
(D) a expressão que dá nome à crônica faz parte da oralidade do autor e implica, também, questões de prestígio social.
(E) há uma incongruência na afirmação da personagem Hélio, pois o que ele afirma não acontece na vida real.
Questão 2
(ETEC) Releia o trecho.
Meu amigo Hélio […] fica indignado quando peço na padaria duzentas gramas de presunto – quando aforma correta, insiste ele, é “duzentos” gramas. Hélio aponta um desvio da norma padrão na expressão“duzentas gramas” utilizada pelo autor no seu dia a dia.No entanto, ele não aponta o motivo dessa expressão não estar correta.
Assinale a alternativa que contenha o tipo de problema identificado por Hélio.
(A) Concordância nominal, pois o numeral deveria concordar em gênero com o substantivo.
(B) Concordância verbal, pois deveria haver concordância com o verbo que sucede o pedido.
(C) Regência nominal, pois o numeral deveriaconcordar em número com o substantivo.
(D) Regência verbal, pois deveria haver concordância com o verbo que está anteposto ao pedido.
(E) Complemento nominal, pois deveria haver concordância de número com o numeral.
Questão 3
(EMBRAER) Leia o texto para responder às questões de números 03 a 06.
O gato, o galo e o ratinho
Um ratinho vivia num buraco com sua mãe. Depois de sair sozinho pela primeira vez,contou a ela: — Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado,tinha um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas.
O outro era um monstro horrível. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua,que balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante.
Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático. — Ah, meu filho! – respondeu a mãe. – Esse teu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.
(Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. Adaptado)
O ensinamento dessa fábula está resumido na seguinte frase:
(A) Não se guie pela ambição.
(B) Não seja vaidoso.
(C) Não confie nas aparências.
(D) Não escute os medrosos.
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Questão 4
(EMBRAER) O conteúdo do seguinte comentário do ratinho – Fiquei com tanto medo que fugi correndo… – está expresso em outras palavras em:
(A) Fugi correndo por ficar com tanto medo…
(B) Fiquei com tanto medo de fugir correndo…
(C) Fugi correndo para ficar com tanto medo…
(D) Fiquei com tanto medo apesar de fugir correndo…
Questão 5
(EMBRAER) Estão empregadas com sentidos opostos as palavras destacadas em:
(A) os bichos estranhos … um monstro horrível
(B) que se movia … que balançavam
(C) grito apavorante … tanto medo
(D) uma ave inofensiva … um gato feroz
Questão 6
(EMBRAER) Dentre os adjetivos destacados em – Um era bonito e delicado, tinha um pelo muito macio e um rabo elegante… –, o único que mantém a mesma forma no masculino ou no feminino é elegante, assim como ocorre com o adjetivo destacado em:
(A) … você não imagina os bichos estranhos que encontrei!
(B) O outro era um monstro horrível.
(C) … debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua…
(D) … ia conversar um pouco com o simpático.
Leia a tirinha para responder às questões de números 07 e 08
Questão 7
(EMBRAER) Com seu comentário no primeiro quadrinho, o paciente demonstra acreditar que
(A) ir à clínica de sono é indispensável mesmo para quem não tem problemas para dormir.
(B) é preciso ir à clínica de sono mesmo quando não se tem problemas para dormir.
(C) se deve ir à clínica de sono apenas para tratar de problemas para dormir.
(D) frequentar a clínica de sono regularmente previne contra problemas para dormir.
Questão 8
(EMBRAER) A frase do médico – Eles querem estudar você. – está corretamente reescrita, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, em:
(A) Eles querem estudá-lo.
(B) Eles querem estudá-lhe.
(C) Eles querem estudar-no.
(D) Eles querem estudar-ti.
Questão 9
(EMBRAER) Considere as seguintes orações utilizadas no cartaz:
- deixe a gripe pra lá
- procure uma unidade de saúde…
- … leve a caderneta de vacinação
- … acesse saúde.gov.br/vacinagripe
Em todas essas orações, tem-se um sujeito
(A) indeterminado, que diz respeito aos brasileiros que estão com gripe.
(B) oculto, que remete ao leitor, convidando-o a se vacinar contra a gripe.
(C) simples, que corresponde aos cidadãos mais expostos ao vírus da gripe.
(D) composto, que equivale a todos os brasileiros, que são obrigados a se vacinar.
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Leia a tira para responder às questões de números 10 e 11.
Questão 10
(EMBRAER) Na história, o verbo “olhar” está empregado, nos dois primeiros quadrinhos e no último,respectivamente, com o sentido de
(A) apelo e elogio.
(B) atenção e interesse.
(C) ordem e recomendação.
(D) oferta e advertência.
Matemática
Questão 11
(EMBRAER) Na loja Alfa, 2 unidades do produto A e 3 unidades do produto B custam, juntas, R$ 120,00. Na loja Beta, 4 unidades de A e 6 unidades de B custam, juntas, R$ 204,00. Se o preço unitário de A é igual em ambas as lojas, então a diferença entre o preço unitário do produto B, nas lojas Alfa e Beta, é igual a
(A) R$ 5,00.
(B) R$ 6,00.
(C) R$ 8,00.
(D) R$ 10,00.
Leia o texto para responder às questões de números 17 e 18.
Para reduzir o consumo de derivados de petróleo,os fabricantes de produtos de plásticos iniciaram a produção de suas peças utilizando bioplástico, material biodegradável e/ou produzido a partir de fontes renováveis.
A X-plástico, indústria há 20 anos no mercado, usa 6 000 toneladas de plástico comum para fabricar 20 bilhões de peças todos os anos. Essa empresa,no início do ano de 2018, começou a produzir a linha eco-copos com bioplástico.
Essa linha representa algo em torno de 2% do número total de peças plásticas produzidas por ano nessa empresa.
Questão 12
(ETEC) Suponha que a razão anual entre as quantidades de eco-copos e o total de peças plásticas produzidas seja constante até 2030, e que a quantidade de massa plástica utilizada na confecção de cada peça seja sempre igual.
O número de toneladas de plástico comum que deixarão de ser utilizadas pela X-plástico, de 2 018 a 2 030, ao produzir as peças de eco-copos, é
(A) 10.
(B) 120.
(C) 1 320.
(D) 1 440.
(E) 1 560.
Questão 13
(ETEC) De acordo com o texto, pode-se concluir corretamente que o número de peças produzidas pela X-plástico por hora, em média, está mais próximo de
^ = elevado à
(A) 2,0 × 10^12.
(B) 2,0 × 10^9.
(C) 2,0 × 10^6.
(D) 2,0 × 10^3.
(E) 2,0 × 10^0.
Questão 14
(EMBRAER) A figura representa um campo de futebol oficial, cujo círculo central, indicado na figura, tem 18,3m de diâmetro.
Usando a aproximação π = 3, é correto afirmar que o comprimento aproximado, em metros, da circunferência do círculo central de um campo de futebol oficial será
(A) 110.
(B) 85.
(C) 70.
(D) 55.
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Questão 15
(Cotec Guaratinguetá) Hoje, a idade de Demóstenes é igual ao quádruplo da idade de seu filho Euclides. Sabe-se que Demóstenes tinha 33 anos quando Euclides nasceu.
Desse modo, é correto afirmar que, daqui a 6 anos, a idade de Demóstenes, em anos, será igual a
(A) 39.
(B) 44.
(C) 48.
(D) 50.
Questão 16
(Cotec Guaratinguetá) Sabe-se que a folha retangular ABCD tem área igual a 450 cm², e que a área da região triangular ABE é igual à terça parte da área do retângulo ABCD.
Nessas condições, é correto afirmar que a medida, em centímetros, do segmento EC é:
(A) 10.
(B) 12.
(C) 15.
(D) 20.
Questão 17
(EMBRAER) Observe a informação contida na ilustração a seguir.
Suponha que o Facebook quisesse atingir 80% do número atual de pessoas com conexão à internet.
Para tanto, o número atual de usuários do Facebook teria que ser aumentado em:
(A) 36%
(B) 25%
(C) 20%
(D) 14%
Questão 18
(ETEC) O vidro das embalagens é um material 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro pode ser reciclado várias vezes.Uma empresa de reciclagem de vidro transforma 50 kg de vidro em 125 garrafas iguais e o material utilizado para fazer 5 destas garrafas pode ser transformado em 40 copos de licor, também iguais entre si.
Assim sendo, o número de copos de licor que seria possível reciclar, com 50 kg de vidro, é
(A) 15 625.
(B) 1 600.
(C) 1 000.
(D) 160.
(E) 100.
Questão 19
(EMBRAER) Sabe-se que o valor do salário bruto mensal de Taís corresponde a 85% do valor do salário bruto mensal de Mariana, e que o salário de Mariana é R$ 525,00 maior que o de Taís.
Desse modo, é correto afirmar que o salário bruto mensal de Taís é igual a
(A) R$ 2.975,00.
(B) R$ 3.025,00.
(C) R$ 3.250,00.
(D) R$ 3.500,00.
Questão 20
(ETEC) Um técnico em edificações irá acompanhar a instalação de painéis solares em uma laje plana e horizontal.Após os cálculos necessários, ele determina que, para ocupar menos espaço nos telhados e obter melhor ângulo solar:
- cada painel deve ter uma inclinação constante e igual a 20º; e
- a distância entre os dois painéis deve ser 3,5 vezes a altura h dos painéis.
Sabendo que cada placa solar é quadrada e tem 1 m² de superfície, a distância entre dois painéis é, em metros, de
Dado: sen 20º = 0,34 , cos 20º = 0,94 , tg 20º = 0,36
(A) 0,34.
(B) 0,36.
(C) 0,94.
(D) 1,19.
(E) 1,26.
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Humanas
Questão 21
Na manhã de 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos atacaram a cidade de Hiroshima, no Japão, com uma bomba atômica que matou, instantaneamente, cerca de 60 mil pessoas. Após a explosão, a região atingida foi tomada por um incêndio, enquanto, formada por uma nuvem de poeira radioativa, uma chuva ácida contaminou rios, plantações, poços de água e o solo de Hiroshima. Nos sobreviventes, a contaminação causou perda de cabelo, falência de órgãos, colapso do sistema imunológico e desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.
(ETEC) Sobre o ataque estadunidense à cidade de Hiroshima, é correto afirmar que
(A) estabeleceu uma nova ordem mundial, na qual o Japão ocupou o centro como potência hegemônica militar e econômica.
(B) ocorreu no momento em que a Guerra Fria atingiu o ápice da tensão, como resposta dos Estados Unidos à expansão da União Soviética na região dos Sudetos.
(C) criou as condições políticas para a implementação de um novo acordo entre as potências asiáticas, no qual a Coreiado Norte desempenhou o papel de mediadora.
(D) foi um dos últimos eventos da Segunda Guerra Mundial e ocorreu quando a guerra já havia acabado no continente europeu, com a rendição da Itália e a morte de Hitler.
(E) marcou o início da intervenção militar europeia na Ásia e na África, caracterizada pela adoção de medidas econômicas protecionistas e pela exploração de metais preciosos.
Questão 22
A industrialização no período do “Brasil Ame-o ou Deixe-o”, nos anos 1970, ocasionou, entre outros fenômenos, o inchaço de nossos centros urbanos e a favelização das médias e grandes cidades brasileiras, desestruturando demograficamente várias regiões, provocando ainda mais desequilíbrios ecológicos por meio da ocupação desordenada de habitações emmeio a terrenos impróprios, sem as condições infraestruturais que a dignidade humana merece.
(ETEC) O trecho faz referência ao período da ditadura militar brasileira, mencionando o surto de industrialização verificado no governo do general Emílio Garrastazu Médici. Considerado por muitos historiadores o auge da ditadura civil-militar, o governo Médici se caracterizou por
(A) diversificar as atividades econômicas, modernizar o parque industrial nordestino, expandir a cultura do algodão na região Sul e conciliar-se com os movimentos guerrilheiros de esquerda.
(B) estimular o desenvolvimento científico, incentivar o avanço tecnológico das indústrias farmacêutica e química e aproximar-se diplomaticamente dos países da Cortina de Ferro.
(C) acelerar o crescimento econômico, conceder incentivos fiscais às grandes empresas e aumentar a repressão aos grupos que lutavam contra a ditadura.
(D) implementar a reforma agrária, que impulsionou a agricultura familiar, e abrandar as perseguições políticas, por meio do decreto que instituiu a Lei de Anistia.
(E) investir na pesquisa ambiental e na energia limpa,demarcar terras indígenas e quilombolas, assim como desenvolver o parque industrial de Volta Redonda.
Questão 23
O princípio de desenvolvimento sustentável está contemplado na Constituição Brasileira de 1988, que vigora até a atualidade. A Carta Magna do país dedicou, pela primeira vez, um capítulo inteiro ao tema Meio Ambiente. Em seu artigo 225, institui que:
Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
No artigo, é possível notar que os aspectos sociais, como a qualidade de vida dos cidadãos e a necessidade de preservação dos recursos para o futuro, não foram esquecidos, estando assim em consonância com o conceito global de desenvolvimento sustentável.
No entanto, o efetivo estabelecimento de um modelo econômico, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, pressupõe a participação ativa em ações individuais e coletivas nas esferas local, regional e mundial.
(ETEC) De acordo com o texto, é correto afirmar que
(A) a Carta Magna, que dedicou um espaço à sustentabilidade, vigorou até 1988.
(B) o uso dos recursos naturais não está de acordo com o conceito atual de sustentabilidade.
(C) a Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu mecanismos e processos que garantem desenvolvimento econômico sustentável.
(D) as ações efetivas, de acordo com a Carta Magna, são de participações individuais, não pressupondo responsabilidade do governo.
(E) a Constituição Brasileira, pela primeira vez, determina que viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito do cidadão.
Questão 24
Como sistema de governo, o feudalismo englobava certo número de concepções básicas. […] Envolvia a ideia de que todo governo se baseia num contrato. Os governantes devem concordarem governar dentro da justiça, de acordo com as leis, tanto humanas como divinas. Os súditos devem prometer obediência enquanto seus dirigentes governarem com justiça.
(E. M. Burns. História da civilização ocidental. Adaptado)
(EMBRAER) A principal característica política do feudalismo era
(A) a descentralização do poder, pois o rei tinha pouca autoridade e, em troca de ajuda militar, cedia terras a membros da nobreza.
(B) a estruturação do poder em classes sociais que mantinham clero e nobres em permanente disputa por terras e recursos vindos dos impostos.
(C) a consolidação do poder real, que representava a segurança e a estabilidade dos feudos, frequentemente ameaçados pela partida das Cruzadas.
(D) a divisão do poder entre vassalos e suseranos, que, em busca de segurança, se revezavam no comando das feiras e dos burgos.
Questão 25
(EMBRAER) A questão está relacionada à gravura de Rugendas:
Na primeira metade do século XVIII, a descoberta de ouro na região de Minas Gerais possibilitou a formação de uma sociedade
(A) semelhante à sociedade do açúcar, com forte presença de europeus e migrantes vindos de várias partes da colônia.
(B) diferente da sociedade canavieira, pois a mobilidade social era maior e havia significativa presença do trabalho livre.
(C) semelhante à sociedade formada nas áreas de criação de gado do Nordeste, porque também não possibilitava a mobilidade social.
(D) diferente da sociedade do açúcar que vivia na província de São Paulo, porque não concebia a ascensão social e o trabalho livre.
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Questão 26
(EMBRAER) Observe a charge.
A charge faz menção a um período da história contemporânea que se caracterizou
(A) pela disputa tecnológica entre europeus ocidentais e norte-americanos que pretendiam avançar nas pesquisas aeroespaciais.
(B) pelo enfrentamento econômico e político-ideológico entre norte-americanos e soviéticos pelo domínio de grandes áreas do planeta.
(C) pela cooperação entre o Leste e o Oeste para a descolonização da África e para o combate à pobreza nos países do Terceiro Mundo.
(D) pelo alinhamento internacional entre Leste e Oeste, com o objetivo de evitar novos eventos sangrentos como a Segunda Guerra Mundial.
Questão 27
(ETEC) A tabela apresenta os maiores centros urbanos do planeta em três diferentes momentos: 1900, 2001 e 2015.
Sobre a distribuição espacial dos grandes centros urbanos pelo mundo apresentados na tabela, é possível afirmar corretamente, que
(A) no final do século XIX, as maiores cidades estavam concentradas nos países subdesenvolvidos.
(B) no ano de 2015, a maioria das grandes aglomerações urbanas estava concentrada em um único continente.
(C) no ano de 2001, duas das maiores aglomerações urbanas do planeta pertenciam à América Latina.
(D ) nos três momentos registrados na tabela aparece, pelo menos, uma cidade do continente europeu.
(E) no ano de 2015, as três maiores aglomerações urbanas se encontravam no continente asiático.
Questão 28
Brasília foi inaugurada em 1960, poucos anos depois do início de sua construção. Planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a nova capital do Brasil foi estruturada a partir de dois grandes eixos que se cruzam: o Eixo Rodoviário, em torno do qual estão as áreas residenciais,e o Eixo Monumental, onde se localizam os órgãos governamentais e culturais. Em uma das extremidades do Eixo Monumental, encontra-se a Praça dos Três Poderes.
(ETEC) O nome dessa praça faz referência à teoria
(A) da divisão das responsabilidades sobre o país que,com a Constituição de 1891, definiu que o presidente,os governadores e os prefeitos exerceriam o poder deforma compartilhada.
(B) do Estado tripartido, de origem medieval, que definia as funções que deveriam ser desempenhadas pela nobreza, pela burguesia e pelos trabalhadores em benefício da sociedade.
(C) da organização da república, proposta por Platão, em que o presidente, o povo e os deputados debatem a respeito do funcionamento da sociedade.
(D) do Estado moderno europeu, segundo a qual o Senado, a Câmara e a Presidência da República exercem os poderes conferidos pela população por meio do voto direto e secreto.
(E) da separação dos poderes, proposta por Montesquieu,em que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário devem exercer os seus poderes de forma independente e equilibrada entre si.
Questão 29
A Praça Vermelha, em Moscou, é a mais importante da Rússia. Seu nome não está relacionado ao regime instaurado após um marcante fato ocorrido no país em 1917; vem do russo antigo, em que a mesma palavra usada para se referir à cor vermelha também significava “bonita”. Nessa praça estão alguns dos principais cartões-postais do país, como a Catedral de São Basílio, construída no século XVI, e o Kremlin, fortaleza construída em 1156 e que hoje abriga o palácio presidencial russo.
(ETEC) Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fato histórico ocorrido em 1917 e mencionado no texto.
(A) O início do governo do czar Nicolau II.
(B) A criação da Igreja Ortodoxa.
(C) O fim da União Soviética.
(D) A construção do Kremlin.
(E) A Revolução Russa.
Questão 30
(EMBRAER) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a dinâmica fundiária no Brasil permitem afirmar que as maiores ocupações de terra
(A) ocorrem nas áreas de baixa densidade demográfica do Norte e Nordeste.
(B) evitam a regularização de terras pelos grileiros e latifundiários.
(C) predominam nas áreas de forte pressão demográfica e de fronteira agrícola.
(D) fazem oposição às áreas tradicionalmente mantidas pelos quilombolas.
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Ciências Naturais
Questão 31
(EMBRAER) A charge a seguir representa uma situação que ocorre em nossa área rural, ou seja, agricultura caseira × agricultura química.
O uso de fertilizantes, largamente utilizado na agricultura, contribui para a fertilidade do solo e aumenta sua capacidade de produção. Dentre os fertilizantes, existem os denominados inorgânicos, sendo os nitrogenados um dos mais importantes. Já os fertilizantes orgânicos são produzidos a partir de esterco, húmus e farinha de osso.
O uso indiscriminado ou sem controle de fertilizantes inorgânicos nitrogenados e de fertilizantes orgânicos pode causar, respectivamente,
(A) poluição dos ambientes aquáticos e aumento de verminoses.
(B) falta de água no solo e produção de alimentos sem nutrientes.
(C) excesso de sais no solo e aumento de alergias na população.
(D) morte de peixes em rios e diminuição da produção de flores.
Questão 32
A Química Verde é definida, pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), como:A invenção, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e ageração de substâncias perigosas. Nessa definição, o termo “perigosas” deve ser entendido como substâncias nocivas, de algum modo, à saúde humana ou ao meio ambiente.Foram propostos alguns princípios para nortear a pesquisa em Química Verde que, fundamentalmente, resumem-se à busca da redução de rejeitos, de uso de materiais e energia, de risco, de periculosidade e de custo dos processos químicos.
(ETEC) Um desses princípios é o uso de matérias-primas de fontes renováveis, logo, segundo esse conceito, uma reação química deve ser feita por meio da utilização de matérias-primas renováveis.
Assinale a alternativa que apresenta um produto obtido obedecendo ao princípio descrito.
(A) óleo diesel
(B) alumínio
(C) gasolina
(D) etanol
(E) aço
Questão 33
A sobrevivência da civilização atual depende de um alto consumo de energia, a qual é utilizada nas indústrias,nos meios de comunicação, nos transportes, nos eletrodomésticos e nos mais variados equipamentos. Incentivar o uso de fontes ou tipos de energias renováveis é uma maneira de conter o consumo de matéria-prima e de conservar os ecossistemas.
(ETEC) São exemplos de fontes ou energias renováveis
(A) o petróleo e o etanol.
(B) o etanol e a energia eólica.
(C) o carvão mineral e a energia nuclear.
(D) o gás natural e a energia hidrelétrica.
(E) o carvão vegetal e os combustíveis fósseis.
Questão 34
(EMBRAER) Para realizar uma atividade sobre granulação e componentes de um solo, os alunos coletaram uma amostra de solo do jardim da sua escola e colocaram em uma proveta (1). No laboratório,acrescentaram água na proveta, agitaram, para que todo o conteúdo se misturasse à água, e deixaram em repouso. Após um mês, os alunos foram observar o resultado e verificaram a deposição dos componentes sólidos no fundo da proveta (1), separando-se da fase líquida, que continha apenas substâncias dissolvidas, que foi, então, transferida por meio de uma mangueira (M) para um béquer (2), conforme ilustrado a seguir.
A separação em 1 deu-se devido à diferença de _________ dos componentes, enquanto que, para separar os componentes recolhidos em 2, é necessário o processo de _________.
As lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
(A) decantação … filtração
(B) sedimentação … flotação
(C) peneiração … dissolução
(D) densidade … destilação
Questão 35
(ETEC) Para captar a água das chuvas, um caseiro decidiu construir uma cisterna usando 3 grandes recipientes plásticos cúbicos de 1m³ cada um. Cada recipiente possui, na parte superior, um furo que permite a entrada e saída de ar. O conjunto foi montado e nivelado sobre um piso horizontal e cada recipiente foi conectado como mostra a figura.
Considere que a cisterna está completamente cheia e que não haja reposição de água. Se a torneira for aberta, escoando-se toda a água possível, os níveis de água que sobrarão, nos três recipientes, estão melhor representados na alternativa
Questão 36
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre e sua obtenção depende da extração do minério bauxita. O minério deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção do metal seja economicamente viável. As reservas brasileiras de bauxita, além da ótima qualidade do minério, também estão entre as maiores do mundo.
(ETEC) O composto presente na bauxita, que leva à produção de alumínio, apresenta
(A) dois átomos.
(B) dois elementos químicos.
(C) cinco elementos químicos.
(D) uma molécula de alumínio.
(E) uma molécula de ozônio.
Questão 37
(ETEC) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema:
Nesse esquema, os números 1 e 2 podem representar, correta e respectivamente, os processos denominados
(A) decomposição e fotossíntese.
(B) fermentação e fotossíntese.
(C) fotossíntese e respiração.
(D) respiração e fermentação.
(E) respiração e decomposição.
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Questão 38
O planeta tem um estoque fixo de substâncias essenciais, que estão em constante reciclagem. O caminho dessas substâncias do ambiente para os seres vivos, e destes de volta para o ambiente, é o ciclo biogeoquímico.
No ciclo do carbono, por exemplo, a passagem dos átomos de carbono, presentes em moléculas de gás carbônico (CO2), para as moléculas de substâncias orgânicas dos seres vivos, ocorre quando o gás carbônico do ambiente é captado pelos seres autotróficos, e seus átomos são utilizados na síntese de moléculas orgânicas.
Parte substancial dessas moléculas orgânicas produzidas é degradada pelo próprio organismo autótrofo, para a obtenção de energia necessária a seu metabolismo. Nesse processo, o carbono é devolvido ao ambiente na forma de CO2. O restante da matéria orgânica produzida passa a constituir a biomassa dos produtores.
O carbono da biomassa dos produtores pode ter dois destinos: ser restituído ao ambiente, na forma de CO2 (o que ocorre com a morte do organismo produtor e a degradação de sua matéria orgânica pelos decompositores);ou ser transferido aos animais herbívoros (o que se dá quando estes se alimentam dos produtores).
Nos herbívoros, a maior parte da energia contida no alimento ingerido não é absorvida, mas eliminada nas fezes, que também sofrem a ação dos decompositores.
José Mariano Amabis & Gilberto Rodrigues Martho. Biologia: vol 3. 3º edição. Editora Moderna. 2009. Adaptado.
(Embraer) De acordo com o texto, é correto afirmar que
(A) o gás carbônico é utilizado pelas plantas no processo de decomposição e, depois, é devolvido ao meio ambiente por meio dos processos de fotossíntese, de respiração ou via cadeia alimentar.
(B) na maioria das células animais e vegetais, por meio de um processo químico realizado nas organelas celulares, ocorre a transformação e a fixação do carbono para a formação de moléculas orgânicas.
(C) no ciclo do carbono, um dos processos que garantem o retorno desse elemento químico dos organismos para o meio externo é a degradação da matéria orgânica pelos seres vivos.
(D) o aumento da quantidade de carbono na atmosfera atual tem origem nas atividades de respiração animal e de fotossíntese vegetal.
(E) no ciclo do carbono, esse elemento químico é transformado em substância inorgânica por meio da fotossíntese.
Questão 39
(EMBRAER) A concentração do gás oxigênio é considerada um fator limitante aos seres vivos nos diferentes ambientes marinhos. A quantidade de oxigênio nos oceanos é consequência da dissolução do oxigênio da atmosfera na água do mar e da fotossíntese realizada pelos vegetais.
O gráfico a seguir representa a solubilidade desse gás em função da profundidade nos ambientes marinhos.
De acordo com os dados do gráfico, é possível afirmar que a concentração de oxigênio é limitante para os seres vivos em profundidades
(A) abaixo de 100 m.
(B) próximas a 500 m.
(C) entre 0 e 1 000 m.
(D) próximas a 2 000 m.
Questão 40
Trocadores de calor são equipamentos utilizados em diversas indústrias, como as de petróleo, química, petroquímica, alimentícia e outras. Sua utilização permite o aquecimento de um fluido frio por meio do resfriamento de outro fluido, ambos existentes no mesmo processo industrial.
(EMBRAER) No caso, representado na ilustração a seguir, o objetivo é o de resfriar o vapor que entra no equipamento. Para isso, injeta-se um líquido frio que é aquecido até sair do equipamento e que resfria o vapor, o qual, ao sair, encontra-se condensado.
Com relação às substâncias que circulam no equipamento, é correto afirmar:
(A) o líquido que entra em 1 transfere calor para o vapor que sai em 4.
(B) a substância que entra em 3 muda de estado físico durante sua passagem no equipamento.
(C) elas, ao entrarem no equipamento, têm seu estado físico modificado.
(D) o líquido que sai em 2 teve sua energia inicial transformada em outro tipo de energia.
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Leia o texto e o mapa para responder às questões 41 e 42.
Você sabe qual a diferença entre Amazônia Internacional, Bacia Amazônica, Bioma Amazônia, Região Norte do Brasil e Amazônia Legal?
A Amazônia Internacional inclui todos os países que compartilham o Bioma Amazônico, inclusive o Brasil.
A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar milhões de litros d’água a cada segundo.
O Bioma Amazônia é um dos ecossistemas mais importantes e diversificados do mundo. Ele é conhecido por sua floresta tropical densa, por seus rios extensos e seus animais. Entre suas características, inclui-se uma grande variedade de espécies de plantas e animais, muitas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Alojesta [sic] cerca de metade de 40000 espécies de plantas, cerca de 20000 espécies de aves, 300 espécies de mamíferos e 2500 espécies de peixes. Além disso, possui um clima quente e úmido, e a precipitação é abundante. Outro traço distintivo importante deste Bioma, é a abundância de rios, sendo o Rio Amazonas o mais caudaloso e maior em volume de água do mundo. Ele é responsável por cerca de um quinto de toda a água doce do planeta.
A Região Norte do Brasil é uma das cinco grandes regiões brasileiras definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é composta por sete estados.
A Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), estabelecida por lei, e tem, como um de seus objetivos, conservar o patrimônio natural, que inclui elementos ecológicos, históricos, geológicos e socioculturais. Essa área engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão. A Amazônia Legal se estende além do Bioma Amazônia, englobando também parte do cerrado e do pantanal.
Questão 41
Com base no texto e com o auxílio do mapa, é correto afirmar que
(A) a Amazônia Internacional é administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(B) os estados da Região Norte do Brasil estão totalmente inseridos na Amazônia Legal.
(C) o estado do Maranhão, por pertencer à Região Norte, faz parte da Amazônia Legal.
(D) a bacia hidrográfica do Amazonas engloba todos os rios da América do Sul.
(E) o Bioma Amazônia se estende da Venezuela até o sul da Argentina.
Questão 42
A Amazônia Legal
(A) abrange todos os estados da Região Centro-Oeste do Brasil.
(B) localiza-se totalmente no hemisfério sul da Terra.
(C) engloba a maior parte do Bioma Amazônia.
(D) inclui todas as reservas indígenas existentes no Brasil.
(E) avança sobre o polígono das secas, no Nordeste brasileiro.
Questão 43
Apesar de ser um maciço florestal contínuo, a Floresta Amazônica, por sua grande extensão, é composta por estratos, cada um com características que os diferenciam uns dos outros.
Ela está subdividida em
(A) floresta aciculifoliada, mata de transição e mata ciliar.
(B) mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
(C) restinga, campos limpos e mata dos cocais.
(D) pantanal, cerrado e floresta de araucária.
(E) caatinga, campos sujos e manguezais.
Questão 44
Considerando o tipo de vegetação, é correto afirmar que o Bioma Amazônia se caracteriza, principalmente, por apresentar
(A) gramíneas e plantas arbustivas; árvores de pequeno e médio porte, com folhas transformadas em espinhos para diminuir a transpiração e caules suculentos que armazenam água.
(B) plantas, que se desenvolvem em solos lamacentos e salgados, com troncos finos, cujas raízes se adaptam à fixação e se elevam à superfície para permitir a respiração.
(C) plantas herbáceas e arbustivas que compõem os campos; árvores de médio porte, geralmente com troncos grossos e retorcidos, folhas de superfície reduzida e raízes profundas.
(D) árvores de médio e grande porte, com folhas largas e perenes; vários tipos de flores e frutos; além de diversos tipos de arbustos, trepadeiras, cipós e planta epífitas.
(E) gramíneas; plantas herbáceas; leguminosas; algumas árvores de pequeno porte; além da presença de matas ciliares e algumas árvores decíduas.
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Leia a letra da Canção pra Amazônia, composta por Nando Reis e Carlos Rennó, para responder às questões de 45 a 47.
1 Maior floresta tropical da Terra
2 a toda hora sofre um duro golpe.
3 Contra trator, corrente, motosserra,
4 a bela flora clama em vão: “Me poupe!”
5 Porém tem uma gente surda e cega
6 para a beleza e o valor da mata,
7 embora o mundo grite que já chega,
8 pois é a vida que o desmate mata.
9 Mais vasta ainda todavia é a devastação e o trauma:
10 focos de fogo nos sufocam fauna, flora e até a alma.
11 Amazônia!
12 Razão de tanta insânia e tanta insônia!
13 Objeto de omissão e ação errônea!
14 É sem igual, sem plano B nem clone a
15 Amazônia!
[…]
16 Dos povos da floresta sob pressão,
17 no índigena, seu grande guardião,
18 em comunhão com ela há milênios,
19 nos últimos e trágicos decênios,
20 vem vendo a mata sendo ameaçada
21 e cada terra deles atacada
22 por levas de peões de poderosos
23 com planos de riqueza horrorosos.
24 É invasão!, destruição!, ódio a quem são seus empecilhos!
25 Eles não pensam no amanhã nem do planeta nem dos próprios filhos!
<https://tinyurl.com/wk2zp473> Acesso em: 16.08.2023. Adaptado.
Questão 45
Segundo a letra da canção,
(A) a falta de mobilização dos povos originários para proteger os biomas mencionados resulta do curto período de convivência com a floresta.
(B) a destruição da Floresta Amazônica gera prejuízos à vida animal e à vegetal, amenizando os impactos na vida e na cultura daqueles que a habitam.
(C) os povos originários aliaram-se recentemente aos guardiões da floresta, quando houve um recrudescimento trágico do desmatamento.
(D) a Amazônia é alvo de exploração pelo caráter único de suas riquezas, ação facilitada pela ausência de medidas efetivas de proteção.
(E) os ataques à Floresta Amazônica, além de esporádicos, acarretam consequências reversíveis e restritas à fauna local.
Questão 46
Sobre os recursos gramaticais utilizados na construção do texto, é correto afirmar que
(A) os termos “porém” (v. 5), “pois” (v. 8) e “todavia” (v. 9) têm o mesmo sentido.
(B) os pronomes “seus” (v. 24) e “eles” (v. 25) referem à mesma ideia, mencionada anteriormente no texto.
(C) os dois-pontos, utilizados nos versos 4 e 9, introduzem uma justificativa para os fatos apresentados.
(D) o vocábulo “que”, nos versos 7 e 8, retoma “mundo” e “vida” respectivamente.
(E) os pronomes “seu” (v. 17) e “deles” (v. 21) antecipam uma informação posteriormente apresentada no texto.
Questão 47
Na letra dessa canção, ocorre
(A) metáfora no trecho “contra trator, corrente, motosserra”, verso 03, pois os objetos listados simbolizam a superação da floresta contra as ameaças externas.
(B) antítese entre “beleza” e “valor”, verso 6, pois são termos de sentido oposto.
(C) paronomásia no excerto “tanta insânia e tanta insônia”, verso 12, pois se aproximam termos com sons semelhantes e sentidos diferentes.
(D) paradoxo em “nos últimos e trágicos decênios”, verso 19, pois o conceito de “trágico” anula a ideia de novidade, expressa pelo termo “últimos”.
(E) personificação na passagem “eles não pensam”, verso 25, pois se atribui a capacidade de pensar a seres inanimados.
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Questão 48
Nos rios que cortam a Floresta Amazônica, são encontradas várias espécies de vertebrados, como, por exemplo, o pirarucu, o poraquê (peixe elétrico), a arraia (ou raia), o tucunaré, o peixe-boi e o boto-cor-de-rosa. Este último é conhecido por ser personagem de uma lenda do folclore brasileiro.
Com relação a todos os animais citados, é correto afirmar que
(A) realizam as trocas gasosas por meio de um par de pulmões do tipo alveolar com paredes muito delgadas.
(B) conseguem manter a temperatura corporal constante apesar de alterações da temperatura ambiental.
(C) dependem de oxigênio, que é usado na oxidação de moléculas orgânicas, como a glicose, a fim de obter energia.
(D) apresentam fecundação externa, com desenvolvimento indireto por meio de fase larval, seguida de metamorfose.
(E) possuem bexiga natatória, que é um órgão responsável pela manutenção do equilíbrio hidrostático.
Leia o texto para responder às questões de 49 e 50.
Com cerca de 670 milhões de hectares (de acordo com World Wildlife Fund – Brasil, WWF-Brasil), a maior floresta tropical do mundo é a Amazônica que se estende por vários países. Contudo, a maior parte dessa floresta, cerca de 60 %, está em território brasileiro.
Devido a essa dimensão, a Floresta Amazônica brasileira poderia movimentar um mercado com potencial para financiar a proteção de toda a sua área: o mercado de crédito de carbono. Ele funciona da seguinte forma: os países que reduzem ou deixam de emitir gases do efeito estufa geram créditos negociáveis, os quais podem ser adquiridos, como forma de compensação, por empresas ou outros países emissores desses gases em excesso.
Uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitido equivale a 1 crédito de carbono, enquanto a mesma quantidade de metano equivale a 21 créditos. Estima-se que 1 hectare de floresta gere 30 créditos de carbono e que a humanidade emite 40 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.
Na prática, esses créditos podem ser uma ferramenta para facilitar o financiamento de projetos socioambientais. De acordo com pesquisas, esse mercado cresceu 250% em 5 anos.
Questão 49
De acordo com o texto, é correto afirmar que
(A) a floresta Amazônica brasileira tem 670 milhões de hectares.
(B) a maior floresta tropical do mundo está localizada totalmente em território brasileiro.
(C) o Brasil pode comprar créditos de carbono para custear a Floresta Amazônica.
(D) países que emitem gases de efeito estufa em excesso podem adquirir créditos de carbono como forma de compensação.
(E) cada tonelada de gases de efeito estufa não emitida, como dióxido de carbono e metano, equivale a 1 crédito de carbono.
Questão 50
Considere os números destacados em negrito no texto e assinale a alternativa que apresenta, em notação científica, o seu produto.
Gabarito do simulado online para a ETEC
1D 2A 3C 4A 5D 6B 7C 8A 9B 10D 11B 12E 13C 14D 15D 16A 17A 18C 19A 20D 21D 22C 23E 24A 25B 26B 27B 28E 29E 30C 31A 32D 33B 34D 35B 36B 37C 38C 39B 40B 41B 42C 43B 44D 45D 46B 47C 48C 49D 50D
Um pouco mais sobre a ETEC
As ETECs foram criadas com o intuito de atender à demanda por formação técnica e profissional de qualidade. A primeira ETEC, denominada Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP), foi fundada em 1969. Desde então, a rede de ETECs se expandiu significativamente, contando atualmente com mais de 200 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo.
Estrutura dos Cursos
Os cursos oferecidos pelas ETECs são divididos em três modalidades principais:
- Ensino Médio Integrado ao Técnico: Os alunos cursam simultaneamente o ensino médio e o técnico, recebendo uma formação completa que combina disciplinas acadêmicas e técnicas.
- Ensino Técnico: Destinado a alunos que já concluíram o ensino médio e buscam uma formação técnica específica.
- Ensino Técnico Integrado ao EJA (Educação de Jovens e Adultos): Voltado para jovens e adultos que não concluíram o ensino médio na idade regular e desejam obter uma formação técnica e acadêmica.
Áreas de Atuação
As ETECs oferecem cursos em diversas áreas, incluindo:
- Administração
- Informática
- Eletrônica
- Mecânica
- Química
- Nutrição e Dietética
- Logística
- Turismo
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