Simulado online para a UERJ

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Simulado online para a UERJ

Você sabia que treinar com provas e simulados é uma das melhores formas de estudar para o Vestibular UERJ? Foi por esse motivo que preparamos um simulado completo com gabarito para te ajudar na preparação da prova.

Então pegue papel, caneta e comece a testar seus conhecimentos!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores dos vestibulares

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de vários vestibulares. São mais de 300 PDFs dos maiores processos seletivos do Brasil.

Entre várias outras através desse link.

 

Como foi feito esse simulado online para a UERJ?

Este simulado foi feito com questões de provas anteriores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e de outros vestibulares similares, por isso você estará tendo uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos na prática.

São 60 questões selecionadas e organizadas da mesma forma que a UERJ, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.

 

Instruções para a realização do simulado online para a UERJ

  • Você tem no máximo 5h para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO, hein?!);
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, sem trapacear; 👀
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito.
  • Boa prova!

 

Chegou a hora de começar o simulado online para a UERJ

 

Questão 01 

(UERJ) Texto base – Questões 01 & 02

O poder criativo da imperfeição

Já escrevi sobre como nossas teorias científicas sobre o mundo são aproximações de uma
realidade que podemos compreender apenas em parte. Nossos instrumentos de pesquisa, que tanto ampliam nossa visão de mundo, têm necessariamente limites de precisão. Não há dúvida de que Galileu, com seu telescópio, viu mais longe do que todos antes dele. Também não há dúvida de que hoje vemos muito mais longe do que Galileu poderia ter sonhado em 1610. E certamente, em cem anos, nossa visão cósmica terá sido ampliada de forma imprevisível.

No avanço do conhecimento científico, vemos um conceito que tem um papel essencial: simetria. Já desde os tempos de Platão, há a noção de que existe uma linguagem secreta da natureza, uma matemática por trás da ordem que observamos.
Platão – e, com ele, muitos matemáticos até hoje – acreditava que os conceitos matemáticos existiam em uma espécie de dimensão paralela, acessível apenas através da razão. Nesse caso, os teoremas da matemática (como o famoso teorema de Pitágoras) existem como verdades absolutas, que a mente humana, ao menos as mais aptas, pode ocasionalmente descobrir. Para os platônicos, a matemática é uma descoberta, e não uma invenção humana. Ao menos no que diz respeito às forças que agem nas partículas fundamentais da matéria, a busca por uma teoria final da natureza é a encarnação moderna do sonho platônico de um código secreto da natureza. As teorias de unificação, como são chamadas, visam justamente a isso, formular todas as forças como manifestações de uma única, com sua simetria abrangendo as demais. Culturalmente, é difícil não traçar uma linha entre as fés monoteístas e a busca por uma unidade
da natureza nas ciências. Esse sonho, porém, é impossível de ser realizado.

Primeiro, porque nossas teorias são sempre temporárias, passíveis de ajustes e revisões futuras. Não existe uma teoria que possamos dizer final, pois nossas explicações mudam de acordo com o conhecimento acumulado que temos das coisas. Um século atrás, um elétron era algo muito diferente do que é hoje. Em cem anos, será algo muito diferente outra vez. Não podemos saber se as forças que conhecemos hoje são as únicas que existem. Segundo, porque nossas teorias e as simetrias que detectamos nos padrões regulares da natureza são em geral aproximações. Não existe uma perfeição no mundo, apenas em nossas mentes. De fato, quando analisamos com calma as “unificações” da física, vemos que são aproximações que funcionam apenas dentro de certas condições.
O que encontramos são assimetrias, imperfeições que surgem desde as descrições das
propriedades da matéria até as das moléculas que determinam a vida, as proteínas e os ácidos nucleicos (RNA e DNA). Por trás da riqueza que vemos nas formas materiais, encontramos a força criativa das imperfeições.

MARCELO GLEISER
Adaptado de Folha de São Paulo, 25/08/2013.

 

Texto II

Star Trek ou “Jornada nas Estrelas”, um clássico da ficção científica, completou 50 anos de existência em 2016. A série mostrava as aventuras da tripulação da nave USS Enterprise no século XXIII, com mundos e raças alienígenas convivendo. Ao fazer analogias com situações da época, abordava questões sociais contemporâneas em um contexto futurista.
O elenco era bem diferenciado, apresentando uma mulher negra, um asiático e um russo,
que trabalhavam juntos e com papéis de destaque. O monólogo de introdução em cada
episódio afirmava: “Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de
cinco anos, para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações,
audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve”.

Adaptado de gamehall.uol.com.br.

O desenvolvimento dos conhecimentos no campo da astronomia amplia a visão cósmica, como lembra o texto do físico Marcelo Gleiser, e as novas possibilidades de intervenção humana repercutem na produção de textos e filmes de ficção científica, a exemplo da série televisiva “Jornada nas Estrelas”.

De acordo com a reportagem, os episódios da série fizeram analogias com situações das décadas de 1960 e 1970 ao tematizar os seguintes tópicos:

(A) avanço científico e controle territorial
(B) corrida espacial e diversidade étnica
(C) uniformização cultural e expansionismo militarista
(D) globalização econômica e dominação imperialista

 

Questão 02 

(UERJ) Marcelo Gleiser sustenta que a ciência descreve a realidade por meio de uma série de aproximações.

Desse modo, ele recusa a compreensão de que o objetivo da ciência seja estabelecer:

(A) cálculos complexos
(B) certezas imutáveis
(C) observações subjetivas
(D) propostas interpretativas

 

Questão 03 

(UERJ) O mapa milenar chinês “Yu Gong” fazia uma divisão esquemática de todo o mundo em cinco zonas retilíneas, organizadas de acordo com os quatro pontos cardeais baseados nos ventos. A civilização encontra-se no núcleo da imagem, destacando o domínio imperial.
O grau de barbárie aumenta a cada quadrado que se afasta desse núcleo: governantes
tributários, as regiões fronteiriças, os bárbaros “aliados” e, finalmente, a zona selvagem, sem cultura, que incluía a Europa.

Adaptado de BROTTON, J. Uma história do mundo em doze mapas. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

Tal como as teorias científicas, as concepções de mundo expressas através da cartografia
também são aproximações passíveis de ajustes e revisões.

No texto, a descrição do referencial utilizado para a criação de um mapa milenar chinês aponta para o seguinte aspecto, igualmente presente em documentos cartográficos de outras culturas:

(A) atraso técnico da elaboração
(B) fundamento místico da orientação
(C) interesse econômico da delimitação
(D) caráter etnocêntrico da representação

 

Questão 04 

(UERJ)

SONETO I

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor1 espanto,
Que não se muda já como soía2.
1 mor − maior
2 soía − costumava

(*Edição e notas de Cleonice S. M. Berardinelli. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa,1980.)

No soneto, é possível observar a exposição de ideias segundo uma lógica argumentativa.
Dois recursos empregados no soneto I que articulam as ideias presentes na primeira estrofe às presentes nas outras três são, respectivamente:

(A) gradação e enumeração
(B) declaração e comparação
(C) pressuposição e conclusão
(D) generalização e particularização

 

Questão 05 

(UERJ) A charge expressa uma crítica às novas relações de trabalho no mundo contemporâneo. Essa crítica tem como alvo a:

(A) exaltação da jornada flexível
(B) elitização da inovação material
(C) fetichização da tecnologia avançada
(D) glamourização da precariedade laboral

 

Questão 06 

(UERJ) A ação do governo brasileiro à época revela a seguinte postura diante de conflitos rurais:

(A) contenção violenta da reforma agrária
(B) redistribuição autoritária da propriedade fundiária
(C) expropriação arbitrária da comunidade tradicional
(D) modernização conservadora da estrutura produtiva

 

Questão 07 

(UERJ) A partir do texto, a demora no reconhecimento ao escritor Alexandre Dumas teve como razão a:

(A) redução da intolerância
(B) atenuação da discriminação
(C) persistência do preconceito
(D) continuidade do supremacismo

 

Questão 08 

(UNICAMP)

As Ondas

Entre as trêmulas mornas ardentias,
A noite no alto-mar anima as ondas.
Sobem das fundas úmidas Golcondas,
Pérolas vivas, as nereidas frias:
Entrelaçam-se, correm fugidias,
Voltam, cruzando-se; e, em lascivas rondas,
Vestem as formas alvas e redondas
De algas roxas e glaucas pedrarias.
Coxas de vago ônix, ventres polidos
De alabastro, quadris de argêntea espuma,
Seios de dúbia opala ardem na treva;
E bocas verdes, cheias de gemidos,
Que o fósforo incendeia e o âmbar perfuma,
Soluçam beijos vãos que o vento leva…

(Olavo Bilac, Tarde. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1919, p.48)

Ardentia: s.f. fosforescência sobre as ondas do mar, à noite.
Golconda: s. f. (fig.) mina de riquezas.

Nereida: s.f. cada uma das ninfas do mar, filhas de Nereu.

(Disponíveis em www.aulete.com.br/ Acessado em 30/07/2021.)

Em relação ao soneto de Olavo Bilac (no contexto de sua época), é correto afirmar que a seleção lexical favorece a

(A) descrição objetiva que o eu lírico faz da fantasia amorosa recorrendo à riqueza mineral dos oceanos.
(B) representação estética que o eu lírico faz do desejo amoroso associado a fenômenos naturais.
(C) descrição científica que o eu lírico faz do corpo feminino recorrendo a fenômenos da natureza.
(D) representação natural que o eu lírico faz do jogo de sensualidade associado à mitologia grega.

 

Questão 09 

(UNICAMP) Na Era da Catástrofe (1914-1945), com a Grande Depressão desencadeada pela crise de 1929, tornava-se cada vez mais claro que a paz, a estabilidade social, a
economia, as instituições políticas e os valores intelectuais da sociedade liberal burguesa entraram em decadência ou colapso.

(Adaptado de E. J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 112.)

A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre o período histórico que vai de 1914 a 1945, é correto afirmar:

(A) A crise de 1929 e as guerras mundiais levaram ao colapso do liberalismo político e econômico na Europa e, ao mesmo tempo, à expansão das democracias liberais em países africanos e do Oriente Médio.
(B) As soluções para a crise de 1929 centraram-se em um aprofundamento das políticas liberais do New Deal, que promoviam responsabilidade fiscal e diminuição do papel do Estado como motor de desenvolvimento.
(C) São marcos da crise do liberalismo na Europa: o colapso das principais democracias, a ascensão de governos totalitários e autoritários e a descrença no livre-mercado após a crise de 1929.
(D) Verificou-se nesse período o colapso das democracias liberais, com a ascensão do totalitarismo na Europa, e o aumento das liberdades econômicas, com a diminuição do papel do Estado como solução para a crise de 1929.

 

Questão 10 

(ENEM) A cidade medieval é, antes de mais nada, uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco povoadas. Em seguida, é um lugar de produção e de trocas, onde se articulam o artesanato e o comércio, sustentados por uma economia monetária. É também o centro de um sistema de valores particular, do qual emerge a prática laboriosa e criativa do trabalho, o gosto pelo negócio e pelo dinheiro, a inclinação para o luxo, o senso da beleza. É ainda um sistema de organização de um espaço fechado com muralhas, onde se penetra por portas e se caminha por ruas e praças e que é guarnecido por torres.

LE GOFF, J.; SCHMITT, J.-C. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2006.

No texto, o espaço descrito se caracteriza pela associação entre a ampliação das atividades urbanas e a

(A) emancipação do poder hegemônico da realeza.
(B) aceitação das práticas usurárias dos religiosos.
(C) independência da produção alimentar dos campos.
(D) superação do ordenamento corporativo dos ofícios.
(E) permanência dos elementos arquitetônicos de proteção.

 

Questão 11 

(ENEM) Art. 90. As nomeações dos deputados e senadores para a Assembleia Geral, e dos membros dos Conselhos Gerais das províncias, serão feitas por eleições, elegendo a massa dos cidadãos ativos em assembleias paroquiais, os eleitores de província, e estes, os representantes da nação e província. Art. 92.

São excluídos de votar nas assembleias paroquiais:

I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais se não compreendem os casados, os oficiais
militares, que forem maiores de vinte e um anos, os bacharéis formados e os clérigos de ordens sacras.

II. Os filhos de famílias, que estiverem na companhia de seus pais, salvo se servirem a
ofícios públicos.

III. Os criados de servir, em cuja classe não entram os guarda-livros, e primeiros caixeiros das casas de comércio, os criados da Casa Imperial, que não forem de galão branco, e os
administradores das fazendas rurais e fábricas.

IV. Os religiosos e quaisquer que vivam em comunidade claustral.

V. Os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio, ou emprego.

BRASIL. Constituição de 1824. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 4 abr. 2015 (adaptado).

De acordo com os artigos do dispositivo legal apresentado, o sistema eleitoral instituído no início do Império é marcado pelo(a)

(A) representação popular e sigilo individual.
(B) voto indireto e perfil censitário.
(C) liberdade pública e abertura política.
(D) ética partidária e supervisão estatal.
(E) caráter liberal e sistema parlamentar.

 

Questão 12 

(UERJ) Texto base para as questões de 12 a 15.

Ocorre que o poder do espelho – esse de vidro e aço pendurado na parede (l. 12)
O fragmento introduzido pelo travessão especifica o sentido de espelho.

 

Além da função de especificar o sentido de uma palavra, esse fragmento também cumpre, no parágrafo, o papel de:

(A) antecipar emprego diferenciado do termo
(B) limitar usos atuais do discurso da ciência
(C) contradizer antiga expectativa do leitor
(D) indicar opinião implícita da autora

 

Questão 13 

(UERJ) o espelho do humano é, antes de mais nada, o olhar do semelhante. (l. 15)

No trecho, a expressão sublinhada enfatiza uma ideia, tal como se observa em:

(A) A cultura contemporânea do narcisismo, ao remeter as pessoas a buscar continuamente o testemunho do espelho, (l. 13-14)
(B) Além disso, dentre todas as partes do corpo, o rosto é a que faz apelo ao outro. (l. 20-21)
(C) A parte que se comunica, expressa amor ou ódio e, sobretudo, demanda amor. (l. 21)
(D) A paciente francesa, que agradeceu aos médicos a recomposição de uma face humana,
ainda que não seja a “sua”, (l. 29-30)

 

Questão 14 

(UERJ) É que o rosto não se reduz à dimensão da imagem: ele é a própria presentificação de um ser humano, em sua singularidade irrecusável. (l. 18-20)

Em relação à declaração feita antes dos dois-pontos, o trecho sublinhado possui valor de:

(A) condição
(B) conclusão
(C) explicação
(D) comparação

 

Questão 15 

(UERJ) A literatura pode nos ajudar a amenizar o drama da paciente francesa. (l. 22)

No penúltimo parágrafo, a história do personagem citado pela autora reforça a seguinte tese central do texto:

(A) interferência do progresso sobre as ações individuais
(B) imposição da imaginação sobre os fatos objetivos
(C) insuficiência da civilização para o bem-estar geral
(D) importância do contato para a condição humana

 

Questão 16 

(ENEM) Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa
do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito
sempre igual:
— “Quem herda, não rouba”.
Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.

ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a
intenção de

(A) criticar a natureza forte do filho.
(B) justificar o gênio difícil de Chiquito.
(C) legitimar o direito do filho à herança.
(D) conter o ânimo violento de Chico Lourenço.
(E) condenar a agressividade do marido contra o filho

 

Questão 17 

(UNICAMP) Tudo na vida é mortal, tudo se apaga. Se a tua chama se apaga é em ti que está a falta. Faz o que te digo e magia nenhuma te derrubará nesta vida. Tu és feitiço por
excelência e não deves procurar mais magia nenhuma. Corpo de mulher é magia. Força. Fraqueza. Salvação. Perdição. O universo inteiro cabe nas curvas de uma mulher.

(Paulina Chiziane, Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. p. 38.)

O excerto acima corresponde a uma das primeiras lições que a conselheira amorosa oferece a Rami, a personagem principal do romance. Tendo em vista as várias peripécias
vividas por Rami, essa lição é

(A) aceita pela protagonista, mas sua trajetória lhe ensina que o corpo feminino é, no fim das contas, perdição.
(B) abandonada pela personagem principal, uma vez que seu marido não se encanta com seus novos ardis.
(C) frustrada, pois Rami, ao conhecer suas rivais, percebe que não possui todos os atributos desejáveis.
(D) confrontada com a experiência pessoal de Rami e de suas rivais, transformando-as de modo significativo.

 

Questão 18 

(ENEM)

TEXTO I

Estratos

Na passagem de uma língua para outra, algo sempre permanece, mesmo que não haja ninguém para se lembrar desse algo. Pois um idioma retém em si mais memórias que os seus falantes e, como uma chapa mineral marcada por camadas de uma história mais antiga do que aquela dos seres viventes, inevitavelmente carrega em si a impressão das eras pelas quais passou. Se as “línguas são arquivos da história”, elas carecem de livros de registro e catálogos. Aquilo que contêm pode apenas ser consultado em parte, fornecendo ao pesquisador menos os elementos de uma biografia do que um estudo geológico de uma
sedimentação realizada em um período sem começo ou sem fim definido.

HELLER-ROAZEN, D. Ecolalias: sobre o esquecimento das línguas. Campinas: Unicamp, 2010.

 

TEXTO II

Na reflexão gramatical dos séculos XVI e XVII, a influência árabe aparece pontualmente, e se reveste sobretudo de item bélico fundamental na atribuição de rudeza aos idiomas português e castelhano por seus respectivos detratores. Parecer com o árabe, assim,
é uma acusação de dessemelhança com o latim.

SOUZA, M. P. Linguística histórica. Campinas: Unicamp, 2006.

Relacionando-se as ideias dos textos a respeito da história e memória das línguas, quanto à formação da língua portuguesa, constata-se que

(A) a presença de elementos de outras línguas no português foi historicamente avaliada como um índice de riqueza.
(B) o estudioso da língua pode identificar com precisão os elementos deixados por outras línguas na transformação da língua portuguesa.
(C) o português é o resultado da influência de outras línguas no passado e carrega marcas delas em suas múltiplas camadas.
(D) o árabe e o latim estão na formação escolar e na memória dos falantes brasileiros.
(E) a influência de outras línguas no português ocorreu de maneira uniforme ao longo da história.

 

Questão 19 

(UERJ) A simetria também é observada na estrutura corporal dos animais, influenciando, por exemplo, a distribuição interna dos órgãos.

Uma característica associada à simetria bilateral, presente em todos os animais com esse padrão corporal, é:

(A) grande cefalização
(B) organização metamérica
(C) sistema circulatório aberto
(D) sistema digestório incompleto

 

Questão 20  

(UERJ)

Onça e libra são unidades de massa do sistema inglês. Sabe-se que 16 onças equivalem a 1 libra e que 0,4 onças é igual a x libras.

O valor de x é igual a:

(A) 0,0125
(B) 0,005
(C) 0,025
(D) 0,05

 

Questão 21 

(UERJ) As farmácias W e Y adquirem determinado produto com igual preço de custo. A farmácia W vende esse produto com 50% de lucro sobre o preço de custo. Na farmácia Y, o preço de venda do produto é 80% mais caro do que na farmácia W.

O lucro da farmácia Y em relação ao preço de custo é de:

(A) 170%
(B) 150%
(C) 130%
(D) 110%

 

Questão 22 

(UERJ) Em uma revendedora, uma motocicleta custa à vista R$ 10.404,00. Esse valor também pode ser pago a prazo, sem juros, em duas parcelas de R$ 5.202,00, sendo a primeira um mês após a compra e a segunda dois meses após a compra.

Um comprador tem o valor de R$ 10.404,00 em uma aplicação que rende juros de 2% ao mês. Ele decide manter esse valor aplicado e, ao final do primeiro mês, retira apenas R$ 5.202,00 para pagar a primeira parcela. Um mês depois retira R$ 5.202,00 e faz o pagamento da segunda parcela. Isso equivale a ter um desconto no ato da compra.

Esse desconto, em percentual, está mais próximo de:

(A) 3,0%
(B) 3,5%
(C) 4,0%
(D) 4,5%

 

Questão 23 

(UNIVESP) Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com esse estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. O Rio de Janeiro aparece como a cidade com maior prevalência de diagnóstico médico da doença, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes.

<https://tinyurl.com/y5vav28z> Acesso em: 17.05.2019

De acordo com o texto, a taxa de cariocas diagnosticados com diabetes é mais próxima de

(A) 0,0001%.
(B) 0,01%.
(C) 1%.
(D) 10%.
(E) 61%.

 

Questão 24 

(UNIVESP) Em uma eleição para presidente de uma cooperativa com dois candidatos (candidato A e candidato B), 120 membros votaram; o resultado é mostrado no gráfico abaixo. Sabendo que 12 pessoas votaram nulo, e que a “fatia” no gráfico dos votos do candidato B é 3,5 vezes menor que a “fatia” do candidato A, assinale a alternativa
correta que apresenta quantos membros da cooperativa votaram no candidato A.

Figura: Resultado das eleições da cooperativa.

(A) 72 pessoas
(B) 80 pessoas
(C) 84 pessoas
(D) 90 pessoas
(E) 96 pessoas

 

Questão 25 

(UNICAMP) O projeto PRODES – Monitoramento do desmatamento das formações florestais na Amazônia Legal -, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), monitora as
áreas desmatadas da Amazônia legal e mantém um registro da área desmatada por ano.

Um levantamento sobre esses dados a partir de 2016 mostrou que em 2019 houve um acréscimo de 35% da área desmatada em relação a 2018, de 45% em relação a 2017 e de 28% em relação a 2016.

(Fonte: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br. Acessado em 12/12/2020.)

Sabendo que a soma das áreas desmatadas nos anos de 2017, 2018 e 2019 foi de 24.600 km² , a área desmatada no ano de 2019 está entre

(A) 8.601 km² e 9.200 km².
(B) 9.201 km² e 9.800 km².
(C) 8.801 km² e 10.400 km².
(D) 10.401 km² e 11.200 km².

 

Questão 26 

(UERJ) A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular.

Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:

(A) síntese de proteínas
(B) armazenamento de glicídios
(C) transporte seletivo de substâncias
(D) transcrição da informação genética

 

Questão 27 

(UERJ) O processo de dispersão de sementes é encontrado na maioria das espécies vegetais.

Uma vantagem evolutiva decorrente desse processo é:

(A) produção de flores vistosas
(B) conquista de novos ambientes
(C) desenvolvimento de frutos secos
(D) fecundação independente da água

 

Questão 28 

(UERJ) O tecido adiposo marrom, abundante em recém-nascidos e em mamíferos que hibernam, é rico em mitocôndrias, que possuem em sua membrana interna uma proteína desacopladora da fosforilação oxidativa. Essa proteína, ao desfazer o gradiente de prótons, permite o fluxo desses íons do espaço intermembranas para a matriz mitocondrial, o que assegura a sobrevivência dos organismos.

Desse modo, os adipócitos da gordura marrom apresentam redução do seguinte processo:

(A) liberação de calor
(B) produção de ATP
(C) consumo de oxigênio
(D) transporte de elétrons

 

Questão 29 

(UERJ) A tatuagem do corpo, que já era realizada no Egito entre 4000 e 2000 anos a.C., é feita por meio de pigmentos introduzidos na pele por agulhas. Como uma boa cicatrização é fundamental para a aparência de uma tatuagem, pessoas com predisposição à formação de cicatrizes aparentes, chamadas queloides, podem não apreciar o resultado do procedimento.

No processo de cicatrização, a formação de queloides deve-se à ação de células denominadas:

(A) fibroblastos
(B) mieloblastos
(C) osteoblastos
(D) condroblastos

 

Questão 30 

(UNICAMP) A descoberta do processo celular de interferência por RNA (RNAi) rendeu aos cientistas Andrew Fire e Craig Mello o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2006. O RNAi intercepta e destrói as informações celulares conduzidas pelo RNA dentro da célula antes que sejam processadas em proteínas. Com os avanços da biotecnologia, foram
desenvolvidas moléculas sintéticas de RNAi de aplicação tópica, que, pulverizadas nas lavouras, conferem proteção agrícola, reduzindo perdas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir.

O (i) __________ entra em contato com o RNAi pulverizado, que atua em seu processo celular, impedindo que o (ii) __________ seja traduzido como proteína. Como o (iii) __________ está associado a uma função essencial, ao ser silenciado, ocasiona a morte do organismo.

(A) (i) fungo; (ii) códon; (iii) RNAm.
(B) (i) inseto; (ii) RNAt; (iii) DNA.
(C) (i) inseto; (ii) RNAm; (iii) gene.
(D) (i) fungo; (ii) RNAr; (iii) código genético.

 

Questão 31 

(UNICAMP) Na construção de tecidos biológicos, as células se ancoram em uma rede de microfibras tridimensional (3D), em uma matriz extracelular. Interessados em recriar
tecidos biológicos em laboratório utilizando técnicas de engenharia genética e de tecidos, cientistas confirmaram divisões e ligações celulares nas construções 3D obtidas a
partir de proteínas de seda recombinantes. Ao observarem células interfásicas e em divisão, formação de actina filamentosa e pontos de adesão focal, os cientistas
verificaram que o conjunto de células e matriz extracelular apresentou viabilidade e força biomecânica muito semelhantes às da parede arterial humana.

(Fonte: https://phys.org/news/2019-04-ecm-like-fibers-bioactive-silk-d.html. Acessado em
20/05/ 2019.)

Considerando as informações referentes ao estudo mencionado, e as relações entre célula e seu ambiente, é correto afirmar que as condições experimentais permitiram

(A) a respiração aeróbica e anaeróbica para conservar as trocas gasosas e as fases do ciclo celular durante a formação da parede arterial humana.

(B) a síntese, o transporte e o armazenamento de macromoléculas no citoplasma para fortalecer a estrutura celular, como na parede arterial humana.

(C) a presença de cromossomos alinhados na placa equatorial das células estacionadas na fase interfásica, tal como na parede arterial humana.

(D) a adesão e a proliferação celular para sustentar o metabolismo e a funcionalidade semelhantes aos das artérias humanas.

 

Questão 32 

(UNICAMP) A dupla fecundação é um processo característico em angiospermas, resultando na formação do zigoto e do núcleo triploide. As sementes com cotilédones, embrião,
endosperma e casca são formadas e protegidas no interior dos frutos.

Considerando a origem e a ploidia das estruturas citadas, assinale a alternativa correta.

(A) O núcleo triploide (3n) é formado pela junção dos núcleos polares com o núcleo espermático.

(B) O zigoto (2n) é formado a partir dos núcleos polares e da oosfera, oriundos dos sacos embrionário e polínico.

(C) Os carpelos originam o ovário, que se transforma nos cotilédones (2n) e na casca da semente.

(D) O endosperma (3n) origina-se do núcleo triploide, formando posteriormente os cotilédones da semente.

 

Questão 33 

(UERJ) A corrente elétrica no enrolamento primário de um transformador corresponde a 10 A, enquanto no enrolamento secundário corresponde a 20 A.

Sabendo que o enrolamento primário possui 1200 espiras, o número de espiras do enrolamento secundário é:

(A) 600
(B) 1200
(C) 2400
(D) 3600

 

Questão 34 

(UERJ) Após o processo de usinagem, uma peça de alumínio com massa de 500 g atinge a temperatura de 80 ºC. Para ser manuseada, essa peça é imediatamente imersa em um recipiente que contém 1000 g de água a 22,2 °C.

Sabe-se que o calor específico da água é igual a 1,00 cal/g °C e o do alumínio, a 0,22 cal/g °C. Admita que só ocorra troca de calor entre a peça e a água.

Nessas condições, a temperatura de equilíbrio térmico, em ºC, é aproximadamente igual a:

(A) 25
(B) 28
(C) 31
(D) 34

 

Questão 35 

(UERJ) O funcionário de um supermercado recolhe as mercadorias deixadas nos caixas e as coloca em carrinhos. Após certo tempo de trabalho, as mercadorias recolhidas ocupam quatro carrinhos, interligados pelas correntes I, II e III para facilitar a locomoção, como ilustra a imagem. Ao deslocar os carrinhos, o funcionário exerce uma força F de intensidade igual a 8 N.

Considere que cada carrinho, com os produtos neles contidos, possui massa de 10 kg.

Desprezando os atritos, a tração na corrente II, em newtons, corresponde a:

(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5

 

Questão 36 

(ENEM) Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na superfície da Lua. Ele foi seguido por Edwin Aldrin, ambos da missão Apollo 11. Eles, e os astronautas que os seguiram, experimentaram a ausência de atmosfera e estavam sujeitos às diferenças gravitacionais. A aceleração da gravidade na Lua tem 1/6 do valor na Terra.

Em relação às condições na Terra, um salto oblíquo na superfície da Lua teria alcance

(A) menor, pois a força normal com o solo é menor.
(B) menor, pois a altura do salto seria maior.
(C) igual, pois o impulso aplicado pelo astronauta é o mesmo.
(D) maior, pois a aceleração da gravidade é seis vezes menor.
(E) maior, pois na ausência de atmosfera não há resistência do ar.

 

Questão 37 

(UNIVESP) “Cabo de guerra” além de ser expressão popular que identifica tanto a disputa entre entidades antagônicas, também caracteriza um antigo esporte que já participou das olimpíadas entre 1900 e 1920. Sua origem não é precisa mas há documentação de ter
sido praticada desde o século 8 a.C na China Imperial para treinamento militar. Considere que duas pessoas A e B irão disputar cabo de guerra.

A tem massa 80 kg e consegue com o movimento de recolhimento dos braços fazer força de 1000 N; B tem massa 100 kg que consegue fazer força de 800 N. Ambos os competidores devem manter os corpos posicionados de maneira vertical durante a disputa, e podem, então, serem modelados como pontos materiais. Perde a disputa aquele que cruzar primeiro uma linha posta a alguns metros adiante de cada competidor.

Considere que ambos competidores dispõem do coeficiente de atrito de 1,0 entre a sola do sapato o chão, e, se necessário, admita que a aceleração da
gravidade é de 10m/s².

Assinale a alternativa correta que apresenta um fato verdadeiro.

(A) A ficará em equilíbrio assim como B e a disputa ficará empatada
(B) B estará submetido à uma força resultante de 800N e vencerá
(C) A estará submetido à uma força resultante de 1000N e vencerá
(D) B estará submetido à uma aceleração de 12,5 m/s² e A de 10 m/s² , ganha A
(E) A, B e a corda serão todos submetidos à uma força de 200N

 

Questão 38 

(UNIVESP) A partir de testes cognitivos se obtém que o tempo de reação dos seres humanos em média é de cerca de 0,2 s = 200 ms (milissegundos). Trata-se do tempo
entre a percepção de um movimento e a realização de uma resposta motora. Considere que uma pessoa, cuja resposta motora/mecânica siga a média populacional descrita e esteja submetida às circunstâncias listadas.

I. Medir com um cronômetro o tempo de queda de um objeto, a partir do repouso e
bem descrito pelo modelo de queda livre, de uma altura de 20 cm (considere g = 10 m/s²).

II. Frear um carro que se desloca a 54 km/h (20 m/s) após surgimento repentino de um obstáculo 2m à frente evitando a colisão (considere que o movimento do carro modelado por movimento desacelerado em taxa constante).

III. Desviar de uma bola que se desloca horizontalmente a 20 m/s com velocidade
constante que partiu de uma distância de 5 m.

Considerando que resposta mecânica em tempos menores ou iguais a 200 ms é considerada “improvável”, e em tempos maiores que 200 ms é considerada “possível”.

Assinale a alternativa que classifica corretamente as situações de I a III.

(A) I – possível; II – possível; III – possível
(B) I – improvável; II – possível; III – improvável
(C) I – possível; II – improvável; III – possível
(D) I – improvável; II – improvável; III – possível
(E) I – improvável; II – improvável; III – improvável

 

Questão 39 

(UNIVESP) Durante um jogo de futebol, o goleiro faz uma defesa desviando a trajetória da bola de um ângulo de 90º em relação à direção inicial do movimento.


Desprezando a ação da gravidade e considerando que a massa da bola era 450 g, que o módulo da velocidade da bola antes de atingir a mão do goleiro era de 16 m/s e que depois
da defesa era de 12 m/s, a intensidade do impulso recebido pela bola durante o contato com a mão do goleiro foi de

(A) 1,5 N·s.
(B) 4,5 N·s.
(C) 6,3 N·s.
(D) 9,0 N·s.
(E) 12,6 N·s.

 

ESPANHOL: 

 

Questão 40 

(UERJ) En “O poder criativo da imperfeição” e “Belleza inalcanzable”, los autores discuten el tema de la búsqueda por la perfección.

Según los textos, la perfección presenta el siguiente rasgo:

(A) reside únicamente en las asimetrías
(B) existe solamente en el imaginario humano
(C) forma parte principalmente de la naturaleza
(D) depende básicamente de los códigos genéticos

 

Questão 41 

(UERJ) Esta presión socio-cultural, transmitida y potenciada por los medios de comunicación y la publicidad, “educa”, o más bien adoctrina a la población sobre los beneficios de la imagen y el “cuerpo perfecto”. (l. 8-10)

Las comillas son recursos tipográficos utilizados con diferentes objetivos.

En el fragmento, su finalidad es:

(A) indicar crítica
(B) resaltar neologismo
(C) marcar extranjerismo
(D) destacar coloquialismo

 

Questão 42 

(UERJ) Sin embargo, la derrota es inevitable. (l. 16)

Se aclara la naturaleza de esa derrota en:

(A) El modelo de belleza que nos vende la publicidad está basado en la perfección. (l. 17)
(B) Pero lo fundamental de esta perfección es que es inalcanzable. (l. 20)
(C) Las niñas beben este mensaje de perfección desde una edad cada vez más temprana. (l. 23)
(D) Esta obsesión con la belleza, la perfección, la extremada delgadez es un problema de salud pública (l. 29-30)

 

Questão 43 

(UERJ) La supermodelo Cindy Crawford dijo: “Ojalá tuviese el aspecto de Cindy Crawford”. (l. 20-21)

El habla de la modelo enfatiza la falsedad de las imágenes que se venden en las publicidades.

La declaración de Cindy Crawford cría un efecto que se identifica como:

(A) eufemístico
(B) metonímico
(C) hiperbólico
(D) paradojal

 

Questão 44 

(UERJ) en cuanto alcancen la pubertad, (l. 25-26)

El conector subrayado se puede sustituir, sin alteración importante de sentido, por:

(A) si
(B) aunque
(C) apenas
(D) mientras

 

INGLÊS:

 

Questão 40 

(UERJ)  The texts “O poder criativo da imperfeição” and “Our (im)perfect bodies” discuss the concept of perfection, using examples from their respective areas.

The sentence that best represents the idea discussed in both texts is:

(A) Nothing is perfect.
(B) Practice makes perfect.
(C) You either become perfect or die trying.
(D) Let the perfect be the enemy of the good.

 

Questão 41 

(UERJ) the exact number on the scale I was at that particular time in my life. (l. 5-6)

Concerning the author’s feelings, the statement above illustrates the following fact:

(A) she is still weight-conscious
(B) she is well over weight issues
(C) she is never troubled by weight
(D) she is more obsessed with weight

 

Questão 42 

(UERJ) But I’ve been there, done that. (l. 14)

The underlined expression refers to the author’s experiencing the situation described below:

(A) travelling to her hometown
(B) being happy with her condition
(C) worrying about her appearance
(D) feeling comfortable about her past

 

Questão 43 

(UERJ) Though I had seen them many times, (l. 21)

The typical use of the underlined verb form signals the following aspect of this action:

(A) it happened after another
(B) it happened before another
(C) it was a condition to another
(D) it was simultaneous with another

 

Questão 44 

(UERJ) In the last two paragraphs, the author establishes a relationship between the ideas of self-worth and one’s looks.

This relationship is best expressed in:

(A) self-regard and fairness should be linked
(B) self-respect and prettiness should be combined
(C) self-concern and charm should not be connected
(D) self-esteem and appearance should not be associated

 

FRANCÊS:

 

Questão 40 

(UERJ) Dans les textes “O poder criativo da imperfeição” et “Changer le corps et soigner l’âme”, l’idée de changement dans le temps concerne, respectivement, les deux sujets suivants:

(A) la vision de monde et la position sociale
(B) la force innovatrice et l’image médiatique
(C) le concept de simétrie et les traits ethniques
(D) le savoir scientifique et les critères de beauté

 

Questão 41 

(UERJ) nous croyons “savoir” que cette personne est également bonne! (l. 5)

L’emploi des guillemets suggère que ce savoir doit être compris comme:

(A) pertinent
(B) rigoureux
(C) concluant
(D) contestable

 

Questão 42 

(UERJ) Le pronom on peut être remplacé par nous dans les alternatives suivantes, sauf dans:

(A) on savait que la beauté venait de l’intérieur. (l. 1-2)
(B) on a l’impression que tout le monde se ressemble. (l. 19-20)
(C) on ne vous demandera pas si vous avez subi une opération (l. 26)
(D) on pourra modifier toutes les parties du corps. (l. 27-28)

 

Questão 43 

(UERJ) Le présent de l’indicatif peut assumer des valeurs différentes selon le contexte.

L’emploi du présent pour rapporter une action passée est attesté dans:

(A) Les premiers clients de la chirurgie esthétique viennent de la classe moyenne. (l. 9)
(B) Nous nous confirmons donc dans notre idée. (l. 22-23)
(C) celui qui ne se trouve pas “beau” est malheureux. (l. 24)
(D) Notre corps vieillit d’une manière indépendante de notre esprit. (l. 29)

 

Questão 44 

(UERJ) Il faut donc le soigner. (l. 25)

Un mot de même valeur que donc et le référent de le sont présents, respectivement, dans:

(A) de plus − l’homme laid
(B) alors − l’être malheureux
(C) en effet − le corps vieilli
(D) d’ailleurs − le monde malade

 

Questão 45 

(UERJ) Em 2019, a pecuária brasileira apresentou produtividade média de 1,2 animais/ha.
Contudo, no país, já são encontradas áreas de criação bovina que possuem produtividade
superior a 8 animais/ha, utilizando meios mais sustentáveis como os sistemas integrados.

Adaptado de pp.nexojornal.com.br, 04/07/2021.

A reduzida produtividade média da pecuária nacional é explicada pela associação dessa atividade econômica com o seguinte processo:

(A) grilagem de terras públicas
(B) implantação de cooperativas rurais
(C) expropriação de latifúndios ociosos
(D) povoamento de espaços quilombolas

 

Questão 46 

(UERJ) O grafite reproduzido, do artista Bansky, está localizado nas proximidades de um mercado no norte da cidade de Londres. Nele, um braço robótico de um caixa eletrônico segura uma menina.

A obra remete a uma discussão acerca dos impactos das novas tecnologias no capitalismo
contemporâneo.

Um impacto socioeconômico no atual modelo produtivo é o aumento da:

(A) fabricação de bens padronizados
(B) necessidade de grandes estoques
(C) durabilidade de artigos industriais
(D) exigência de trabalhadores qualificados

 

Questão 47 

(UERJ) Naquele Império, a arte da cartografia alcançou tal perfeição que o mapa de uma única província ocupava uma cidade inteira, e o mapa do Império uma província inteira. Com o tempo, estes mapas desmedidos não bastaram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos dedicadas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes decidiram que esse dilatado mapa era inútil e não sem impiedade entregaram-no às inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa habitadas por animais e por mendigos.

BORGES, J. L. Sobre o rigor na ciência. Em: História universal da infâmia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.

No conto de Jorge Luís Borges, apresenta-se uma reflexão sobre as funções da linguagem
cartográfica para o conhecimento geográfico.

A compreensão do conto leva à conclusão de que um mapa do tamanho exato do Império se tornava desnecessário pelo seguinte motivo:

(A) extensão da grandeza do território político
(B) imprecisão da localização das regiões administrativas
(C) precariedade de instrumentos de orientação tridimensional
(D) equivalência da proporcionalidade da representação espacial

 

Questão 48 

(UERJ) Em uma cidade contemporânea, desenrolam-se, há muitas décadas, os processos paralelos de atomização e massificação. Na esteira deles, a cidade foi deixando de ser um mosaico de bairros coerentes, cada um polarizado por sua própria centralidade, até se chegar à cidade como um todo, nitidamente polarizada por seu Central Business District (CBD – Distrito Central de Negócios), para se tornar, hoje, uma estrutura muito mais complexa e difícil de resumir. Muitos bairros viram seus centros de comércio e serviços desaparecerem ou serem reduzidos à irrelevância e, não raro, o próprio CBD perder prestígio e decair.

Adaptado de SOUZA, M. L. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015

A transformação para a atual estrutura interna das metrópoles, descrita no texto, é evidenciada pelo seguinte processo:

(A) expansão dos shopping centers
(B) redução dos movimentos pendulares
(C) modernização dos transportes de massa
(D) retração dos mecanismos de segregação

 

Questão 49 

(UERJ) No mapa, identificam-se países cuja população muçulmana é superior a 75%.
Esses países apresentam forte vínculo histórico com a expansão territorial do seguinte Império:

(A) persa
(B) árabe
(C) romano
(D) britânico

 

Questão 50 

(UERJ) O dia 6 de janeiro de 2021 entrou para a história. O Congresso dos Estados Unidos, a maior democracia do mundo, foi invadido. Manifestantes forçaram a passagem até que os policiais do Capitólio não deram conta de segurar a multidão. Nos corredores, o confronto acontecia.

A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo; houve luta corporal. Do lado de fora, a escadaria também foi tomada por apoiadores de Donald Trump, com bandeiras dos Estados Unidos e de apoio ao presidente derrotado nas eleições. Horas depois de o Capitólio ser invadido, Trump divulgou um vídeo repetindo que as eleições foram roubadas e pediu para que seus eleitores deixassem o prédio. Milhares de pessoas marcharam pela capital americana entoando frases que o presidente tem repetido, sem apresentar provas: “Parem com o roubo! A eleição foi roubada”.

NÚRIA SALDANHA
Adaptado de cnnbrasil.com.br, 07/01/2021.

O episódio descrito na reportagem causou perplexidade mundial, por ter acontecido em uma das mais antigas democracias do mundo.

Ao longo das últimas décadas na sociedade estadunidense, ocorreu a seguinte transformação fundamental para a compreensão desse episódio:

(A) crescimento da polarização política
(B) esgotamento do regime republicano
(C) enfraquecimento do poder judiciário
(D) incremento da fragmentação partidária

 

Questão 51 

(ENEM) Em regiões desérticas, a obtenção de água potável não pode depender apenas da precipitação. Nesse sentido, portanto, sistemas para dessalinização da água do mar têm sido uma solução. Alguns desses sistemas consistem basicamente de duas câmaras (uma contendo água doce e outra contendo água salgada) separadas por uma membrana semipermeável. Aplicando-se pressão na câmara com água salgada, a água pura é
forçada a passar através da membrana para a câmara contendo água doce.

O processo descrito para a purificação da água é denominado

(A) filtração.
(B) adsorção.
(C) destilação.
(D) troca iônica.
(E) osmose reversa.

 

Questão 52 

(UNICAMP) Em nosso planeta em rápida urbanização, a vida cotidiana da crescente população de urbanoides é cada vez mais sustentada por sistemas vastos e incrivelmente complexos de infraestrutura e tecnologia. Ainda que muitas vezes passem despercebidos – pelo menos quando funcionam –, esses sistemas permitem que a vida urbana moderna
exista. Seus encanamentos, dutos, servidores, fios e túneis sustentam os fluxos, as conexões e os metabolismos que são intrínsecos às cidades contemporâneas.

(Adaptado de Stephen Graham, Cidades sitiadas. O novo urbanismo militar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016, p. 345.)

Depreende-se do texto que

(A) a vida na cidade é composta por um conjunto de individualidades autossuficientes, sem a necessidade de interconexões e solidariedades.

(B) as cidades contemporâneas são dependentes de sistemas técnicos infraestruturais, mas cada vez menos dependentes do trabalho técnico e social.

(C) os bastidores infraestruturais e sociais da vida urbana cotidiana, em geral ocultos, tornam-se claros e palpáveis em momentos de interrupções sistêmicas.

(D) a dependência das infraestruturas em rede existe apenas em cidades modernas e tecnologicamente avançadas, as chamadas cidades hight-tech.

 

Questão 53 

(UNICAMP) As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. Através da interseção de um meridiano com um paralelo, podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Como a Terra apresenta uma superfície quase esférica, é possível determinar dois pontos diametralmente opostos,
denominados antípodas. Apenas algumas cidades brasileiras têm uma cidade antípoda, como Coari (AM) e Pontes e Lacerda (MT).

Assinale a alternativa que indica duas cidades antípodas.

(A) Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 15º latitude N e 60º longitude E.

(B) Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 63º longitude E.

(C) Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 117º longitude E.

(D) Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 75º latitude N e 120º longitude E.

 

Questão 54 

(UERJ) O cloreto de sódio, principal composto obtido no processo de evaporação da água do mar, apresenta a fórmula química NaCl.

Esse composto pertence à seguinte função química:

(A) sal
(B) base
(C) ácido
(D) óxido

 

Questão 55 

(UERJ) Em testes de perfuração realizados em plataformas de petróleo, pode ser utilizado o brometo de cálcio. Considere um teste para o qual foi preparada uma solução aquosa desse sal na concentração de 3000 g/L.

Admitindo a completa dissociação do sal, a concentração de íons brometo, em mol/L, nessa
solução, é igual a:

(A) 15
(B) 30
(C) 45
(D) 60

 

Questão 56 

(UERJ) Observe a fórmula estrutural plana da DEET, substância empregada como repelente de insetos:

Com base na análise dessa estrutura química, verifica-se que a DEET pertence à seguinte função orgânica:

(A) éter
(B) amina
(C) amida
(D) cetona

 

Questão 57 

(UERJ) O ácido acetilsalicílico é um medicamento usado no combate à febre e à dor. No organismo, ele é hidrolisado, formando o ácido salicílico e um composto X, conforme representado na equação química abaixo.

O composto X, formado nessa reação, é denominado:

(A) etanoato de etila
(B) ácido etanoico
(C) etoxietano
(D) etanol

 

Questão 58 

(UNICAMP) Balões de Mylar metalizados são bastante comuns em festas, sendo comercializados em lojas e parques. Ascendem na atmosfera quando preenchidos com gás
hélio e só murcham definitivamente se apresentarem algum vazamento. Imagine que um cliente tenha comprado um desses balões e, após sair da loja, retorna para reclamar, dizendo: “não bastasse a noite fria que está lá fora, ainda tenho que voltar para trocar o balão com defeito”.

O vendedor da loja, depois de conversar um pouco com o cliente, sugere não trocá-lo e afirma que o balão está

a) como saiu da loja; garante que estará normal na casa do cliente, pois as moléculas do gás irão aumentar de tamanho, voltando ao normal num ambiente mais quente.
b) como saiu da loja; garante que não há vazamento e que o balão estará normal na casa do cliente, considerando que o gás irá se expandir num ambiente mais quente.
c) murcho; propõe enchê-lo com ar, pois o balão é menos permeável ao ar, o que garantirá que ele não irá murchar lá fora e, na casa do cliente, irá se comportar como se estivesse cheio com hélio.
d) murcho; propõe enchê-lo novamente com hélio e garante que o balão não voltará a murchar quando for retirado da loja, mantendo o formato na casa do cliente.

 

Questão 59

(UNICAMP) “O sal faz a água ferver mais rápido?” Essa é uma pergunta frequente na internet, mas não tente responder com os argumentos lá apresentados. Seria muito difícil
responder à pergunta tal como está formulada, pois isso exigiria o conhecimento de vários parâmetros termodinâmicos e cinéticos no aquecimento desses líquidos. Do ponto de vista termodinâmico, entre tais parâmetros, caberia analisar os valores de calor específico
e de temperatura de ebulição da solução em comparação com a água pura.

Considerando massas iguais (água pura e solução), se apenas esses parâmetros fossem levados em consideração, a solução ferveria mais rapidamente se o seu calor específico fosse

(A) menor que o da água pura, observando-se ainda que a temperatura de ebulição da solução é menor.
(B) maior que o da água pura, observando-se ainda que a temperatura de ebulição da solução é menor.
(C) menor que o da água pura, observando-se, no entanto, que a temperatura de ebulição da solução é maior.
(D) maior que o da água pura, observando-se, no entanto, que a temperatura de ebulição da solução é maior.

 

Questão 60 

(UNIVESP) As substâncias químicas diariamente utilizadas são compostas por átomos. Estes átomos podem estar ligados entre si através de ligações químicas.

Considere os três tipos de ligação química: iônica, covalente e metálica e assinale a alternativa correta.

(A) A ligação iônica ocorre entre dois átomos de ametais, onde há a transferência de elétrons de um átomo para outro, tornando a molécula polar.
(B) A ligação covalente ocorre entre átomos de ametais através do compartilhamento de elétrons. Se um átomo é mais eletronegativo, este átomo atrai este(s) elétron(s) compartilhado(s) com uma força menor e assim, a molécula é polar.
(C) A ligação metálica ocorre entre os átomos de metais. Estes átomos se unem através da transferência de elétrons de um átomo para o outro, chamados de cátion e ânion.
(D) A ligação iônica ocorre entre átomos de metais e átomos de ametais. Os cátions apresentam carga positiva enquanto os ânions apresentam carga negativa. Na ligação iônica, o cátion doa seu(s) elétron(s) para o ânion, formando assim um composto iônico estável com carga elétrica neutra.
(E) Na ligação covalente entre os átomos, o átomo de maior eletronegatividade doa seu elétron para o átomo com menor eletronegatividade, obtendo-se assim, uma molécula apolar.

 

GABARITO

1B 2B 3D 4D 5D 6C 7C 8B 9C 10E 11B 12A 13C 14C 15D 16B 17D 18C 19A 20C 21A 22A 23B 24C 25C 26C 27B 28B 29A 30C 31D 32A 33A 34B 35C 36D 37B 38D 39D [Espanhol] 40B 41A 42B 43D 44C [Inglês] 40A 41A 42C 43B 44D [ Francês] 40D 41D 42C 43A 44B 45A 46D 47D 48A 49B 50A 51E 52C 53C 54A 55B 56C 57B 58B 59C 60D

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