Como fazer um curso técnico gratuito em um Instituto Federal?

Publicado em

em

,

por

Como fazer um curso técnico gratuito em um Instituto Federal?

Você já pensou em dar o primeiro passo rumo à sua profissionalização fazendo um curso técnico? Ter uma qualificação técnica é uma grande vantagem na hora de entrar no mercado de trabalho e é possível fazer muitos cursos de forma gratuita em um Instituto Federal!

Seja pela facilidade em ser empregado, pela aprendizagem de uma profissão, ou mesmo pela associação de ensino regular com educação profissional, de acordo com o MEC, as matrículas em cursos técnicos são as que mais crescem no país.

 

Por isso, o Guia do Vestibulinho te ajuda a entender como é possível fazer um curso técnico gratuito em um Instituto Federal, fique ligado!

 

Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!

Está querendo passar no vestibulinho, mas não sabe por onde começar?

 

Criamos uma apostila completa para você:

  • matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
  • mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
  • mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
  • capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
  • conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
  • material utilizado por mais de 160.000 alunos
  • milhares de aprovados!

 

Estude para a ETEC, SENAI, SENAC, Jovem Aprendiz, ENCCEJA, COTUCA, CEFET, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc), Colégio Embraer e muito mais!

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Apostila do Guia do Vestibulinho

 

O que é um Instituto Federal?

Em 29 de dezembro de 2008 , 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais..

Um Instituto Federal é uma instituição de educação superior, básica e profissional, gratuita, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.

 

Ao todo, são 38 campi presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ou seja, eles existem em todas as regiões do Brasil.

 

Metade de suas vagas é destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial cursos de currículo integrado. São muitas possibilidades de profissionalização e provavelmente uma delas deve se encaixar no seu perfil.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Quais são os tipos de cursos oferecidos em um Instituto Federal?

Os cursos gratuitos oferecidos por um Instituto Federal podem ter diferentes modalidades. As mais comuns são:

  • Técnico Integrado ao Ensino Médio – oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental. O curso garante tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional..
  • Técnico Concomitante ou Subsequente – oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental e que tenha concluído ou esteja cursando, no mínimo, o segundo ano do Ensino Médio.

 

Como estudar em um Instituto Federal?

Para fazer um curso técnico gratuito em um Instituto Federal há diferentes formas de ingresso, pois cada campi tem autonomia para definir o seu próprio processo seletivo. Por isso, é importante que você fique atento às especificidades do Instituto Federal de seu interesse.

De forma mais comum, o ingresso ocorre por meio dos exames de seleção (aplicação de prova) ou por meio da análise de históricos escolares dos Ensinos Fundamental e/ou do Ensino Médio (o que depende da modalidade escolhida).

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Alunos de um Instituto Federal

 

Quais são os cursos técnicos oferecidos em um Instituto Federal?

Os Institutos Federais possuem autonomia para criar cursos. Por isso a variedade é bem grande e única para cada região.

Para a escolha dos cursos de um campus, por exemplo, são utilizadas estratégias como a observação do potencial de desenvolvimento econômico e social, além de Audiências Públicas, com a presença de representantes da comunidade escolar, da sociedade e das organizações políticas e representativas de classe.

Alguns exemplo de cursos ofertados são:

 

IFSP – Jacareí

Ensino Médio Integrado ao curso técnico em: Administração; Informática.

Curso técnico – subsequente – em: Administração; Design de Interiores.

 

IFMG – Governador Valadares

Ensino Médio integrado ao curso técnico em: Edificações; Meio Ambiente; Segurança do Trabalho.

Curso técnico – subsequente – em: Segurança do Trabalho; Serviços Jurídicos.

 

IFRN

Ensino Médio integrado ao curso técnico em: Administração; Agricultura; Agroecologia; Agropecuária; Alimentos; Apicultura; Biocombustíveis; Comércio; Controle Ambiental; Cooperativismo; Edificações; Eletrônica; Eletrotécnica; Eletromecânica; Equipamentos Biomédicos; Eventos; Geologia; Informática; Informática para Internet; Jogos Digitais; Lazer; Logística; Manutenção e Suporte em Informática; Mecânica; Mecatrônica; Meio Ambiente; Mineração; Multimidia; Química; Recursos Pesqueiros; Refrigeração e Climatização; Têxtil; Vestuário; Zootecnia.

Curso técnico – subsequente – em: Administração; Agropecuária; Alimentos; Apicultura; Biocombustíveis; Comércio; Controle Ambiental; Cooperativismo; Equipamentos Biomédicos; Edificações;  Eletrônica; Eletrotécnica; Estradas; Eventos; Geologia; Guia de Turismo; Guia de Turismo (EaD); Informática; Informática para Internet (EaD); Logística; Manutenção e Suporte em Informática; Mecânica; Mecatrônica; Meio Ambiente; Mineração; Petróleo e Gás; Química; Recursos Pesqueiros; Redes de Computadores; Refrigeração e Climatização; Saneamento; Segurança do Trabalho; Segurança do Trabalho (EaD); Vestuário; Zootecnia.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Esse foram só alguns exemplos, existem centenas de cursos diferentes espalhados pelo Brasil, sempre respeitando a tradição tecnológica de cada região de localização do Instituto Federal. Se é uma região industrial, teremos cursos focados na indústria, mas se for uma região agrícola, teremos mais cursos sobre as ciências da terra, por exemplo.

É importante observar que alguns cursos ainda oferecem a modalidade de Ensino à Distância, e que ainda existe outros cursos destinados ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), não listados aqui.

Por isso, se você quer estudar em uma escola excelente e gratuita, não deixe de estudar para passar em um Instituto Federal.

Posts recentes