Como montar um cronograma de estudos para a Prova da ETEC?

Publicado em

em

,

por

Como montar um cronograma de estudos para a Prova da ETEC?

Antes de montar seu cronograma de estudos e começar a revisar a matéria para a Prova da ETEC, você precisa saber quando vai ser a data da Prova da ETEC. Saber a data vai alterar muito a sua maneira de estudar, pois só assim você vai saber se tem bastante tempo (ou não) até o dia do vestibulinho.

Nesse post vamos explicar direitinho como se organizar na hora de montar seu cronograma de estudos para a ETEC. Além de dar algumas dicas de otimização de seus estudos, para você revisar mais matérias em menos tempo.

 

Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!

Está querendo passar no vestibulinho, mas não sabe por onde começar?

 

Criamos uma apostila completa para você:

  • matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
  • mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
  • mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
  • capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
  • conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
  • material utilizado por mais de 160.000 alunos
  • milhares de aprovados!

 

Estude para a ETEC, SENAI, SENAC, Jovem Aprendiz, ENCCEJA, COTUCA, CEFET, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc), Colégio Embraer e muito mais!

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Apostila do Guia do Vestibulinho

 

Quando acontece a prova da ETEC?

As provas da ETEC são realizadas duas vezes ao ano, uma no final de junho e outra nos meses de dezembro/janeiro. No caso da segunda prova, varia de ano a ano, mas normalmente a prova é feita em dezembro mesmo, por volta do dia 15 desse mês. É lógico que a data varia todos os anos, pois a prova da ETEC é aplicada sempre em um domingo, que pode cair em diferentes dias do mês.

A lógica é simples: se você fizer a prova de dezembro, vai começar a estudar em janeiro (do próximo ano). E se você fizer a prova de junho, vai começar a estudar no segundo semestre (do mesmo ano).

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Quantos meses você tem para estudar para a ETEC?

Para quem está começando, saber mais ou menos a data da prova da ETEC é essencial para planejar bem o ritmo de estudos e a quantidade de matérias a revisar.

É preciso que você calcule mais ou menos quantos meses você tem até o dia da realização da ETEC. Quanto mais meses, mais tempo para se aprofundar e exercitar mais os conteúdos. E ao contrário, quanto menos meses, menos tempo você terá de estudos e por isso deverá “apertar o passo” e estudar muito.

Só para ter um padrão, o ideal é que você comece a estudar três meses antes da prova. Esse é o tempo ideal (nem muito, nem pouco) que você precisa para ficar tranquilo para a ETEC. Porém, mesmo se você tiver menos tempo de estudo, ainda assim é possível ir bem na prova da ETEC.

 

O lance é que quanto menos meses você tiver até a prova, mais horas por dia vai precisar estudar. E o contrário também vale: quanto mais meses você tiver até a prova, menos horas por dia vai precisar estudar.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Quantas horas por dia devo estudar para o Vestibulinho ETEC?

O ideal é que você dedique 2 horas de estudos nos dias de semana e 6 horas no final de semana.

É bastante? É SIM!!! Mas é o que você precisa para se preparar bem para o vestibulinho. Vamos lembrar que na ETEC caem todas as matérias do Ensino Fundamental (e algumas do Ensino Médio).

Essa quantidade de horas é para quem tem três meses até a prova da ETEC, mas se você só tiver sobrando um mês, vai precisar dobrar essas horas diárias (no mínimo). É aí que está a sacada na hora de planejar seu cronograma de estudos para a ETEC: você precisa calcular certinho suas horas diárias de estudo.

Acesse também:

Ou veja tudo o que temos sobre o Vestibulinho ETEC.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Quantas horas colocar de cada matéria no seu cronograma de estudos para a ETEC?

Na ETEC caem 4 matérias principais: matemática, português, humanas (história e geografia) e ciências (química, física e biologia). Você precisa saber certinho quais são suas dificuldades e facilidades na hora de distribuir as matérias ao longo do seu cronograma de estudos.

A regra é clara: quanto mais dificuldade você tem em uma matéria, mais horas precisa se dedicar a ela. E vice-versa. Mas convém acrescentar que você deverá, obrigatoriamente, estudar todas elas! Não tem essa de deixar português de lado porque você é bonzão nessa matéria! Isso não existe!

Você precisa estudar todas as matérias que caem, porém dando um enfoque maior (leia-se mais horas de estudo) àquelas que você tem mais dificuldade. Eu entendo que isso é difícil, porém você precisa fazer esse esforço de estudar coisas que você não goste ou tem dificuldade.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Construindo seu cronograma de estudos para a ETEC

Tendo em mente quantos meses você tem (e quantas horas por dia você vai precisar), você precisa decidir qual momento do seu dia você irá encaixar essas horas.

Normalmente os alunos tem a noite livre, porém não são todos e esses horários podem variar. Desde que você faça as horas necessárias de estudo, não importa qual o período do seu dia. Pode ser de manhã, de tarde, de noite ou até de madrugada… Dê um jeito de encaixar essas horas de estudo e foque em cumpri-las todos os dias.

O ideal é reservar de 2 a 4 horas de estudo por assunto, dependendo da dificuldade. Mas isso pode variar, então não fique tão preocupado. Apenas tente manter uma média nesse valor.

No início de cada semana programe os assuntos que você irá estudar e tente cumprir suas metas. Sempre lembrando de dar enfoque nos assuntos que você tem mais dificuldade, hein…

Um exemplo bem simples (mas poderoso) é essa planilhinha aqui embaixo. É uma tabela com os dias da semana e as horas.

 

Cronograma semanal de estudos para a ETEC

 

A ideia é você colocar nela seus horários de escola, cursos, igreja, etc. Assim você vai ter uma visão melhor dos horários livres e do quanto você será capaz de estudar.

Parece algo bobo, mas vai te ajudar bastante.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Mas e se o Vestibulinho ETEC estiver muito próximo?

Nesse caso é preciso dar uma gás nos estudos, dobrando as horas diárias que sugerimos alguns parágrafos acima.

Além disso, foque em estudar as matérias que mais caem, deixando as outras matérias de lado. Isso não é o certo, mas se você está muito atrasado pode ser uma estratégia interessante.

E o mais importante: foque todas as suas atenções em resolver exercícios. Esse é o fator mais poderoso na hora de acelerar seus estudos na reta final.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Essas dicas não são fáceis de se aplicar, mas vão te ajudar (e muito) na hora de montar seu cronograma de estudos e colocar em prática sua revisão para a ETEC.

Posts recentes