Como trabalhar como Jovem Aprendiz no Itaú?

Publicado em

em

por

Como trabalhar como Jovem Aprendiz do Itaú?

Já pensou em aos 16 anos estar trabalhando em uma das maiores empresas do Brasil? Parece impossível, mas não é! Por meio do programa Jovem Aprendiz no Itaú, você pode fazer parte da equipe do maior banco do país, começando sua carreira com o pé direito.

Criado em 2008, a partir de uma fusão entre as duas instituições financeiras que dão o seu nome, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil. Com cerca de cinco mil agências, sua atuação ainda se estende por outros 20 países. Além disso, o Itaú é uma das instituições que integram o Programa Jovem Aprendiz.

Quer saber mais como esse processo funciona? Então fique atento, o Guia do Vestibulinho te conta tudo o que você precisa saber para se candidatar à vaga de Jovem Aprendiz no Itaú!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores dos vestibulinhos

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de vários vestibulinhos. São provas de escolas que oferecem ensino médio e técnico gratuitamente, garantindo uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar como jovem aprendiz e futuramente como técnico.

 

Entre várias outras através desse link.

 

O que é o Programa Jovem Aprendiz do Itaú?

O desenvolvimento do jovem é um dos principais fatores para o crescimento econômico e cultural de um país. Assim, o Programa Jovem Aprendiz surgiu como uma exigência legal no Brasil, a partir da Lei 10.097 – 19 de dezembro de 2000 –, com o intuito de  proporcionar aprendizagem aos indivíduos, além de inseri-los no mercado de trabalho, abrindo caminhos para que os jovens obtenham o seu primeiro emprego, sem comprometer os seus estudos e o seu desenvolvimento como pessoa.

 

O Jovem Aprendiz pode atuar na empresa em um prazo que vai de seis a 24 meses, geralmente dividido em dois módulos. O primeiro módulo é composto pela aprendizagem vivencial, que é a prática no ambiente de trabalho, sob a supervisão do orientador interno da empresa que deseja treinar o candidato. O segundo módulo é a aprendizagem teórica: é o programa de aprendizagem profissional metódica.

É importante lembrar que existem algumas diferenças importantes entre o aprendiz e o estagiário. Uma das principais é relacionada ao vínculo empregatício. O Jovem Aprendiz deve ser contratado pela empresa e possui o cargo regido pela CLT, o que não acontece com o estagiário.

As atividades do Jovem Aprendiz também não precisam ter relação direta com a formação escolar – até porque em muitos casos eles ainda estão cursando o ensino superior.

A única exigência é que o trabalho não exponha o jovem a riscos, ou seja, não pode ser realizado em locais que prejudiquem sua formação nem seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social. Além disso, o trabalho exercido pelo Jovem Aprendiz não pode ser feito em horários que atrapalhem as atividades da instituição na qual está matriculado.

Oferecer a oportunidade do primeiro emprego a um Jovem Aprendiz é mais do que mudar a realidade de um jovem, é mostrar a todos os funcionários de uma empresa a importância de exercer a responsabilidade social e que cada um é agente de transformação.

E esse objetivo tem tudo a ver com o propósito do Itaú, que é, segundo o banco, estimular o poder de transformação das pessoas, como o seu próprio slogan propõe: “Somos gente que move gente”.

 

Como é o Programa Jovem Aprendiz do Itaú?

De acordo com dados disponibilizados pelo próprio Itaú, mensalmente são contratados, em média 200 jovens para o Programa Jovem Aprendiz, o que representa mais de 1700 novos aprendizes por ano, em todo o Brasil.

O programa tem duração de dois anos, com jornada de trabalho de até seis horas diárias com mais de 600 horas de capacitação teórica (cultura geral, temas bancários, informática, etiqueta corporativa, questões éticas e comportamentais, etc.).

Para ser Jovem Aprendiz no Itaú é preciso:

  • Ter entre 16 e 22 anos, concluído ou cursando o Ensino Médio, ou desejável cursando o Ensino Superior;
  • Preferencialmente alunos da rede pública;
  • Ter muita disposição e vontade de aprender!

O Programa Jovem Aprendiz no Itaú possibilita a atuação tanto na Rede de Agências como na Administração Central do banco.

Na Rede de Agências, o aprendiz atua próximo aos caixas eletrônicos ou hall de entrada, interagindo com o cliente para indicar o canal mais adequado à sua solicitação. Já na Administração Central, o aprendiz atua dando suporte às atividades administrativas das mais diversas áreas do banco.

As vagas são para agências em todo o Brasil. Não há prazos para a aplicação, basta que elas já tenham sido formalmente abertas no ano de inscrição.

Os benefícios oferecidos ao Jovem Aprendiz no Itaú são:

  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte sem descontos;
  • Política salarial diferenciada;
  • Seguro de vida em grupo;
  • Assistência médica e odontológica.

 

A remuneração chega a R$ 979,00, com benefícios. A estimativa é baseada nos salários postados no site Glassdoor, pelos funcionários do banco Itaú que trabalham como Jovem Aprendiz.

 

Como se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz do Itaú?

Para ser Jovem Aprendiz no Itaú é necessário enviar seu currículo na plataforma disponibilizada pelo banco. Para te ajudar, o Guia do Vestibulinho mostra o passo a passo desta aplicação.

Primeiro é necessário acessar o site do Itaú, clicando aqui, ou copiando e colando o link: https://www.itau.com.br/carreira/diversidade/aprendiz/.

Com a janela aberta, clique em “Inscreva-se”. Você será direcionado para página de recrutamento do Itaú no site Vagas.com. Nela, clique em “candidatura”.

Para continuar o processo é preciso que você crie um perfil no site Vagas.com e cadastre o seu currículo. Sugerimos que você faça isso em outra aba (abrindo o site Vagas.com), para não perder o acesso à candidatura no Itaú. Quando já tiver finalizado, volte à aba da aplicação para Jovem Aprendiz no Itaú e faça o login.

Preencha a “Ficha Complementar”, e outras fichas que porventura possam ser exigidas, e confirme a candidatura.

Agora que seu currículo foi enviado é só cruzar os dedos e aguardar o contato da empresa. Se você for selecionado, passará ainda por uma entrevista individual ou dinâmica de grupo com o gestor da área.

Nesta etapa é interessante mostrar que você se preocupou em saber um pouco mais sobre o Itaú, sobre o Programa Jovem Aprendiz, que entende quais são os desafios gerais que o setor bancário vivencia e conhece a cultura e propósito do banco. São atitudes pequenas que fazem bastante diferença em um processo seletivo.

 

Qual a vantagem de trabalhar como Jovem Aprendiz no Itaú?

As grandes vantagens em participar do Programa Jovem Aprendiz no Itaú são:

  • Possibilidade de entrar no mercado de trabalho e ter o primeiro registro em carteira com todos os direitos de acordo com a lei do aprendiz;
  • Estar em contato com profissionais experientes que podem ensinar muito;
  • E, se fizer um bom trabalho você ainda tem chances de ser efetivado no final do contrato 🙂 .

E aí, pronto para se candidatar? O Guia do Vestibulinho está torcendo pelo seu sucesso!

Posts recentes