Uma das instituições mais concorridas e procuradas pelos alunos de Minas Gerais é o CEFET MG. Ele oferece diversos cursos técnicos gratuitos e de qualidade para você reforçar seu currículo e começar a trabalhar na área dos seus sonhos.
Mas para aproveitar essa oportunidade é preciso passar no processo seletivo da instituição, que todos os anos seleciona os melhores alunos para seus cursos técnicos.
Por isso o Guia do Vestibulinho preparou esse post com o conteúdo programático do CEFET MG.
Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!
Está querendo passar no vestibulinho, mas não sabe por onde começar?
Criamos uma apostila completa para você:
- matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
- mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
- mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
- capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
- conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
- material utilizado por mais de 160.000 alunos
- milhares de aprovados!
Estude para a ETEC, SENAI, SENAC, Jovem Aprendiz, ENCCEJA, COTUCA, CEFET, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc), Colégio Embraer e muito mais!
O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
O que é o CEFET MG?
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG) é uma instituição pública de ensino que tem mais de um século de história. São quase 15000 alunos atendidos por todas os campi da instituição, do ensino médio ao doutorado.
O CEFET MG é a maior instituição de ensino tecnológico de Minas Gerais. O objetivo da escola é gerar mão de obra qualificada para a economia das cidades mineiras, garantindo empregabilidade para os alunos. Os cursos ofertados acompanham as mudanças na economia nacional e hoje abarcam setores diversos: serviços, varejo, indústria, comunicação, construção civil, turismo, entre outros.
O CEFET MG oferece uma estrutura completa de educação, com bibliotecas, salas de aula modernas, quadras, eventos esportivos e culturais.
O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Como são os cursos técnicos do CEFET MG?
O CEFET MG oferece diversos tipos de cursos, desde o ensino médio até o doutorado. Hoje vamos focar nas provas de Ensino Médio e Técnico, nossa especialidade aqui no Guia do Vestibulinho.
São 20 opções de cursos técnicos oferecidas nas 11 unidades da instituição espalhadas pelo estado de Minas Gerais.
Os cursos oferecidos são:
- Controle Ambiental
- Edificações
- Eletroeletrônica
- Eletromecânica
- Eletrônica
- Eletrotécnica
- Equipamentos Biomédicos
- Estradas
- Hospedagem
- Informática
- Informática para Internet
- Mecânica
- Mecatrônica
- Meio Ambiente
- Metalurgia
- Mineração
- Produção de Moda
- Química
- Redes de Computadores
- Trânsito
Os técnicos são oferecidos em três modalidades diferentes: integrado (curso técnico + Ensino Médio no CEFET MG), concomitante externo (técnico no CEFET MG + ensino médio em outra instituição) e subsequente (depois de finalizado o ensino médio).
É muito importante saber não só a unidade e curso que você vai prestar, mas também a modalidade que mais se encaixa pra você. Cada uma das modalidades de técnico têm diferentes processos seletivos.
O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Conteúdo programático para o CEFET MG
O que é cobrado em cada disciplina? Pegue papel e caneta e comece a programar seu cronograma de estudos para dar conta de todos os assuntos. É bastante conteúdo, mas com um bom cronograma de estudos e conhecimento de suas dificuldades, é possível ter um excelente resultado.
Curso técnico integrado
Como os alunos que prestam essa modalidade estão no nono ano do Ensino Fundamental, a matéria compreende tudo o que foi passado na escola até esse período. Convém dizer também que as matérias dos últimos anos são as que mais caem.
Nesse caso a prova é composta por 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 18 questões de Ciências Naturais e 12 questões de Ciências Humanas (06 de Geografia e 06 de História).
Seguem os assuntos que você deverá estudar:
Língua portuguesa: estudos de texto [tipos e gêneros textuais; organização do texto; efeitos de sentido; discurso direto, indireto; tipos de intertextualidade (citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase e paródia)]; convenções da língua escrita (grafia de palavras; acentuação gráfica); Classes de palavras (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos e advérbios); coesão verbal; construção das frases; concordância nominal; concordância verbal; intertextualidade, figuras de linguagem e metalinguagem; elementos da narrativa (tipos de sequência narrativa; tipos de narrador; composição do enredo; tipos de personagens; relações de tempo e espaço); elementos da poesia (aspectos sonoros, visuais, sintáticos e semânticos).
Obra indicada: todos os anos é indicada uma obra literária para leitura e interpretação;
Matemática: Conjuntos numéricos, geometria básica (áreas e perímetros de formas geométricas); álgebra (operações, produtos notáveis, fatoração e simplificação de frações algébricas); funções; equações de 1º grau e 2º grau; sistemas de equações; regra de três simples e composta; juros simples; juros compostos; Retas; Ângulos; Figuras semelhantes; Teorema de Tales; Simetrias (translação, rotação e reflexão); Volumes (vistas ortogonais, volume de prismas e cilindros); Circunferência; leitura e interpretação de gráficos, noções de probabilidade e estatística.
Ciências humanas: cartografia básica; fusos horários; globalização; blocos econômicos; nova ordem mundial; organizações supra-nacionais; países desenvolvidos e sub-desenvolvidos; clima; formações geográficas; tectônica de placas; sociedade e natureza; demografia; urbanização e industrialização; agropecuária; transportes; geografia do Brasil; história americana; Brasil Colônia; Brasil Império; Brasil República; escravidão; imperialismo americano; expansão e dominação europeia; movimentos operários; idade moderna; idade contemporânea; segunda guerra mundial; guerra fria; 11 de setembro; crise do colonialismo.
Ciências Naturais: Materiais e suas propriedades; Propriedades físicas dos materiais; Substâncias puras e misturas; Sistemas homogêneos e heterogêneos; separação de misturas; Etapas dos tratamentos de água e esgoto; Reciclagem dos materiais; Ciclos da matéria e fluxo de energia nos ecossistemas; Consumo consciente de recursos naturais; Origem, evolução e constituição do Universo; Modelos atômicos; temperatura e calor; Estados físicos da matéria; átomos; Elementos químicos; carga elétrica e processos de eletrização; Circuito elétrico simples; transformações químicas; velocidade média; aceleração; força e movimento; Luz e cor; evolução das espécies; Relações ecológicas; biodiversidade; Fotossíntese; citologia básica; procariontes e eucariontes; vírus; reprodução humana; corpo humano; problemas de saúde pública; parasitoses humanas e causadores; gravidade; astronomia básica (movimento dos corpos, eclipses e astros); Substâncias químicas simples e compostas; Pressão atmosférica; impactos ambientais (ar, água e solo); desenvolvimento sustentável.
O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Concomitância Externa e Subsequente
Nesse caso os alunos que prestam essas provas já estão no Ensino Médio ou concluíram esse período, o que significa que matéria cobrada no vestibulinho do CEFET MG incluirá assuntos do Ensino Médio.
Já para quem quer cursar nas modalidades subsequente e concomitante externo, a matéria é mais extensa: 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 18 questões de Ciências da Natureza (06 de Física, 06 de Química, 06 de Biologia) e 12 questões de Ciências Humanas (06 de Geografia e 06 de História).
Seguem os assuntos que você deverá estudar:
Língua portuguesa: estudos de texto [tipos e gêneros textuais; organização do texto; efeitos de sentido; discurso direto, indireto; tipos de intertextualidade (citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase e paródia)]; convenções da língua escrita (grafia de palavras; acentuação gráfica); Classes de palavras (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos e advérbios); coesão verbal; construção das frases; concordânica nominal; concordância verbal; intertextualidade, figuras de linguagem e metalinguagem; elementos da narrativa (tipos de sequência narrativa; tipos de narrador; composição do enredo; tipos de personagens; relações de tempo e espaço); elementos da poesia (aspectos sonoros, visuais, sintáticos e semânticos); modos e tempos verbais; Gêneros literários; usos da crase; acentuação;
Obra indicada: todos os anos é indicada uma obra literária para leitura e interpretação;
Matemática: Conjuntos numéricos, geometria básica (áreas e perímetros de formas geométricas); álgebra (operações, produtos notáveis, fatoração e simplificação de frações algébricas); funções (afim, quadrática, exponencial e modular); equações de 1º grau e 2º grau; sistemas de equações; regra de três simples e composta; juros simples; juros compostos; Retas; Ângulos; Figuras semelhantes; Teorema de Tales; Simetrias (translação, rotação e reflexão); Volumes (vistas ortogonais, volume de prismas e cilindros); Circunferência; leitura e interpretação de gráficos, noções de probabilidade e estatística; polinômios; trigonometria.
Ciências humanas: cartografia básica; fusos horários; globalização; blocos econômicos; nova ordem mundial; organizações supra-nacionais; países desenvolvidos e sub-desenvolvidos; clima; formações geográficas; tectônica de placas; sociedade e natureza; demografia; urbanização e industrialização; agropecuária; transportes; geografia do Brasil; história americana; Brasil Colônia; Brasil Império; Brasil República; escravidão; imperialismo americano; expansão e dominação europeia; movimentos operários; idade moderna; idade contemporânea; segunda guerra mundial; guerra fria; 11 de setembro; crise do colonialismo.
Ciências Naturais: Materiais e suas propriedades; Propriedades físicas dos materiais; Substâncias puras e misturas; Sistemas homogêneos e heterogêneos; separação de misturas; Etapas dos tratamentos de água e esgoto; Reciclagem dos materiais; Ciclos da matéria e fluxo de energia nos ecossistemas; Consumo consciente de recursos naturais; Origem, evolução e constituição do Universo; Modelos atômicos; temperatura e calor; Estados físicos da matéria; átomos; Elementos químicos; carga elétrica e processos de eletrização; Circuito elétrico simples; transformações químicas; velocidade média; aceleração; força e movimento; Luz e cor; evolução das espécies; Relações ecológicas; biodiversidade; Fotossíntese; citologia básica; procariontes e
eucariontes; vírus; reprodução humana; corpo humano; problemas de saúde pública; parasitoses humanas e causadores; gravidade; astronomia básica (movimento dos corpos, eclipses e astros); Substâncias químicas simples e compostas; Pressão atmosférica; impactos ambientais (ar, água e solo); desenvolvimento sustentável; movimento circular uniforme; Leis de Newton; princípio de Arquimedes e suas aplicações; potência; quantidade de movimento; propriedades periódicas; ligações químicas; noções de íons; estequiometria; molaridade; química inorgânica (sais, óxidos, hidretos, etc…); respiração celular;
O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
—
O Guia do Vestibulinho te deseja bons estudos!