O que cai na prova do CEFET MG?

Publicado em

em

,

por

O que cai na prova do CEFET MG

Uma das instituições mais concorridas e procuradas pelos alunos de Minas Gerais é o CEFET MG. Ele oferece diversos cursos técnicos gratuitos e de qualidade para você reforçar seu currículo e começar a trabalhar na área dos seus sonhos.

Mas para aproveitar essa oportunidade é preciso passar no processo seletivo da instituição, que todos os anos seleciona os melhores alunos para seus cursos técnicos.

Por isso o Guia do Vestibulinho preparou esse post com o conteúdo programático do CEFET MG.

 

Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!

Está querendo passar no vestibulinho, mas não sabe por onde começar?

 

Criamos uma apostila completa para você:

  • matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
  • mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
  • mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
  • capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
  • conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
  • material utilizado por mais de 160.000 alunos
  • milhares de aprovados!

 

Estude para a ETEC, SENAI, SENAC, Jovem Aprendiz, ENCCEJA, COTUCA, CEFET, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc), Colégio Embraer e muito mais!

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Apostila do Guia do Vestibulinho

 

O que é o CEFET MG?

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG) é uma instituição pública de ensino que tem mais de um século de história. São quase 15000 alunos atendidos por todas os campi da instituição, do ensino médio ao doutorado.

O CEFET MG é a maior instituição de ensino tecnológico de Minas Gerais. O objetivo da escola é gerar mão de obra qualificada para a economia das cidades mineiras, garantindo empregabilidade para os alunos. Os cursos ofertados acompanham as mudanças na economia nacional e hoje abarcam setores diversos: serviços, varejo, indústria, comunicação, construção civil, turismo, entre outros.

 

Fachada do CEFET Belo Horizonte

 

O CEFET MG oferece uma estrutura completa de educação, com bibliotecas, salas de aula modernas, quadras, eventos esportivos e culturais.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Como são os cursos técnicos do CEFET MG?

O CEFET MG oferece diversos tipos de cursos, desde o ensino médio até o doutorado. Hoje vamos focar nas provas de Ensino Médio e Técnico, nossa especialidade aqui no Guia do Vestibulinho.

 

Campus de Belo Horizonte do CEFET MG

 

São 20 opções de cursos técnicos oferecidas nas 11 unidades da instituição espalhadas pelo estado de Minas Gerais.

Os cursos oferecidos são:

  • Controle Ambiental
  • Edificações
  • Eletroeletrônica
  • Eletromecânica
  • Eletrônica
  • Eletrotécnica
  • Equipamentos Biomédicos
  • Estradas
  • Hospedagem
  • Informática
  • Informática para Internet
  • Mecânica
  • Mecatrônica
  • Meio Ambiente
  • Metalurgia
  • Mineração
  • Produção de Moda
  • Química
  • Redes de Computadores
  • Trânsito

 

Os técnicos são oferecidos em três modalidades diferentes: integrado (curso técnico + Ensino Médio no CEFET MG), concomitante externo (técnico no CEFET MG + ensino médio em outra instituição) e subsequente (depois de finalizado o ensino médio).

É muito importante saber não só a unidade e curso que você vai prestar, mas também a modalidade que mais se encaixa pra você. Cada uma das modalidades de técnico têm diferentes processos seletivos.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Conteúdo programático para o CEFET MG

O que é cobrado em cada disciplina? Pegue papel e caneta e comece a programar seu cronograma de estudos para dar conta de todos os assuntos. É bastante conteúdo, mas com um bom cronograma de estudos e conhecimento de suas dificuldades, é possível ter um excelente resultado.

 

Curso técnico integrado

Como os alunos que prestam essa modalidade estão no nono ano do Ensino Fundamental, a matéria compreende tudo o que foi passado na escola até esse período. Convém dizer também que as matérias dos últimos anos são as que mais caem.

Nesse caso a prova é composta por 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 18 questões de Ciências Naturais e 12 questões de Ciências Humanas (06 de Geografia e 06 de História).

 

Seguem os assuntos que você deverá estudar:

 

Língua portuguesa: estudos de texto [tipos e gêneros textuais; organização do texto; efeitos de sentido; discurso direto, indireto; tipos de intertextualidade (citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase e paródia)]; convenções da língua escrita (grafia de palavras; acentuação gráfica); Classes de palavras (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos e advérbios); coesão verbal; construção das frases; concordância nominal; concordância verbal; intertextualidade, figuras de linguagem e metalinguagem; elementos da narrativa (tipos de sequência narrativa; tipos de narrador; composição do enredo; tipos de personagens; relações de tempo e espaço); elementos da poesia (aspectos sonoros, visuais, sintáticos e semânticos).

Obra indicada: todos os anos é indicada uma obra literária para leitura e interpretação;

Matemática: Conjuntos numéricos, geometria básica (áreas e perímetros de formas geométricas); álgebra (operações, produtos notáveis, fatoração e simplificação de frações algébricas); funções; equações de 1º grau e 2º grau; sistemas de equações; regra de três simples e composta; juros simples; juros compostos; Retas; Ângulos; Figuras semelhantes; Teorema de Tales; Simetrias (translação, rotação e reflexão); Volumes (vistas ortogonais, volume de prismas e cilindros); Circunferência; leitura e interpretação de gráficos, noções de probabilidade e estatística.

Ciências humanas: cartografia básica; fusos horários; globalização; blocos econômicos; nova ordem mundial; organizações supra-nacionais; países desenvolvidos e sub-desenvolvidos; clima; formações geográficas; tectônica de placas; sociedade e natureza; demografia; urbanização e industrialização; agropecuária; transportes; geografia do Brasil; história americana; Brasil Colônia; Brasil Império; Brasil República; escravidão; imperialismo americano; expansão e dominação europeia; movimentos operários; idade moderna; idade contemporânea; segunda guerra mundial; guerra fria; 11 de setembro; crise do colonialismo.

Ciências Naturais: Materiais e suas propriedades; Propriedades físicas dos materiais; Substâncias puras e misturas; Sistemas homogêneos e heterogêneos; separação de misturas; Etapas dos tratamentos de água e esgoto; Reciclagem dos materiais; Ciclos da matéria e fluxo de energia nos ecossistemas; Consumo consciente de recursos naturais; Origem, evolução e constituição do Universo; Modelos atômicos; temperatura e calor; Estados físicos da matéria; átomos; Elementos químicos; carga elétrica e processos de eletrização; Circuito elétrico simples; transformações químicas; velocidade média; aceleração; força e movimento; Luz e cor; evolução das espécies; Relações ecológicas; biodiversidade; Fotossíntese; citologia básica; procariontes e eucariontes; vírus; reprodução humana; corpo humano; problemas de saúde pública; parasitoses humanas e causadores; gravidade; astronomia básica (movimento dos corpos, eclipses e astros); Substâncias químicas simples e compostas; Pressão atmosférica; impactos ambientais (ar, água e solo); desenvolvimento sustentável.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Concomitância Externa e Subsequente

Nesse caso os alunos que prestam essas provas já estão no Ensino Médio ou concluíram esse período, o que significa que matéria cobrada no vestibulinho do CEFET MG incluirá assuntos do Ensino Médio.

Já para quem quer cursar nas modalidades subsequente e concomitante externo, a matéria é mais extensa: 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 18 questões de Ciências da Natureza (06 de Física, 06 de Química, 06 de Biologia) e 12 questões de Ciências Humanas (06 de Geografia e 06 de História).

 

Seguem os assuntos que você deverá estudar:

 

Língua portuguesa: estudos de texto [tipos e gêneros textuais; organização do texto; efeitos de sentido; discurso direto, indireto; tipos de intertextualidade (citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase e paródia)]; convenções da língua escrita (grafia de palavras; acentuação gráfica); Classes de palavras (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos e advérbios); coesão verbal; construção das frases; concordânica nominal; concordância verbal; intertextualidade, figuras de linguagem e metalinguagem; elementos da narrativa (tipos de sequência narrativa; tipos de narrador; composição do enredo; tipos de personagens; relações de tempo e espaço); elementos da poesia (aspectos sonoros, visuais, sintáticos e semânticos); modos e tempos verbais; Gêneros literários; usos da crase; acentuação;

Obra indicada: todos os anos é indicada uma obra literária para leitura e interpretação;

Matemática: Conjuntos numéricos, geometria básica (áreas e perímetros de formas geométricas); álgebra (operações, produtos notáveis, fatoração e simplificação de frações algébricas); funções (afim, quadrática, exponencial e modular); equações de 1º grau e 2º grau; sistemas de equações; regra de três simples e composta; juros simples; juros compostos; Retas; Ângulos; Figuras semelhantes; Teorema de Tales; Simetrias (translação, rotação e reflexão); Volumes (vistas ortogonais, volume de prismas e cilindros); Circunferência; leitura e interpretação de gráficos, noções de probabilidade e estatística; polinômios; trigonometria.

Ciências humanas: cartografia básica; fusos horários; globalização; blocos econômicos; nova ordem mundial; organizações supra-nacionais; países desenvolvidos e sub-desenvolvidos; clima; formações geográficas; tectônica de placas; sociedade e natureza; demografia; urbanização e industrialização; agropecuária; transportes; geografia do Brasil; história americana; Brasil Colônia; Brasil Império; Brasil República; escravidão; imperialismo americano; expansão e dominação europeia; movimentos operários; idade moderna; idade contemporânea; segunda guerra mundial; guerra fria; 11 de setembro; crise do colonialismo.

Ciências Naturais: Materiais e suas propriedades; Propriedades físicas dos materiais; Substâncias puras e misturas; Sistemas homogêneos e heterogêneos; separação de misturas; Etapas dos tratamentos de água e esgoto; Reciclagem dos materiais; Ciclos da matéria e fluxo de energia nos ecossistemas; Consumo consciente de recursos naturais; Origem, evolução e constituição do Universo; Modelos atômicos; temperatura e calor; Estados físicos da matéria; átomos; Elementos químicos; carga elétrica e processos de eletrização; Circuito elétrico simples; transformações químicas; velocidade média; aceleração; força e movimento; Luz e cor; evolução das espécies; Relações ecológicas; biodiversidade; Fotossíntese; citologia básica; procariontes e
eucariontes; vírus; reprodução humana; corpo humano; problemas de saúde pública; parasitoses humanas e causadores; gravidade; astronomia básica (movimento dos corpos, eclipses e astros); Substâncias químicas simples e compostas; Pressão atmosférica; impactos ambientais (ar, água e solo); desenvolvimento sustentável; movimento circular uniforme; Leis de Newton; princípio de Arquimedes e suas aplicações; potência; quantidade de movimento; propriedades periódicas; ligações químicas; noções de íons; estequiometria; molaridade; química inorgânica (sais, óxidos, hidretos, etc…); respiração celular;

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

O Guia do Vestibulinho te deseja bons estudos!

Posts recentes