O que estudar para a prova do ENCCEJA? (atualizado)

Publicado em

em

por

O que estudar para a prova do ENCCEJA

Uma das etapas iniciais e mais importantes para terminar seus estudos é saber o que estudar para a prova do ENCCEJA, assim você pode se preparar com antecedência e começar do jeito certo.

Nesse post vamos falar um pouquinho mais em detalhes de como é a prova do ENCCEJA e efetivamente quais matérias vão cair na prova.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como é a prova do ENCCEJA?

A prova do ENCCEJA é dividida em dois períodos de um mesmo dia, você fará uma parte da avaliação de manhã e a outra à tarde. São 120 questões (60 de manhã e 60 à tarde) divididas igualmente entre as principais áreas do conhecimento.

Praticamente todas as matérias que você estudou no Ensino Fundamental ou Médio caem na respectiva prova do ENCCEJA. Com certeza é bastante conteúdo, por isso você precisa se preparar com alguns meses de antecedência, resolvendo exercícios e revendo o conteúdo. A avaliação em si não é difícil, porém você tem de se preparar para ficar muitas horas dentro da sala sem se cansar.

Se uma forma geral, o ENCCEJA tem um formato parecido com o ENEM, porém com menos questões e você não estará competindo com ninguém, afinal não há disputa por vagas como acontece no vestibular.

É importante resolver as provas anteriores do Encceja

 

Algo importante a se destacar é que, assim como o próprio ENEM, a divisão de matérias na prova não fica muito clara. A ideia do INEP é que o aluno saiba resolver uma questão de matemática com conceitos de história, por exemplo. É uma maneira de fazer com que o alunos entenda como os conceitos estudados podem ser aplicado em sua vida.

Por isso é muito importante baixar as provas anteriores e se familiarizar com a forma com que as questões são feitas. Não basta só relembrar as matérias que você estudou, você precisa pegar o “jeitão” de como as questões são cobradas.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Matérias para o ENCCEJA do Ensino Fundamental

A avaliação proposta pelo MEC para certificação do Ensino Fundamental é composta de 4 provas:

  1. Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física)
  2. Matemática
  3. Ciências Humanas (História e Geografia)
  4. Ciências Naturais

 

Preparando-se para as diversas questões do Encceja

 

Tomando como base as orientações fornecidas pelo próprio INEP, segue abaixo um resumo dos principais conteúdos para focar seus estudos.

 

Linguagens e Conteúdos

Língua portuguesa: Linguagem verbal (oral e escrita); linguagens e formas de expressão; distinguindo os recursos das linguagens; escrita, leitura e análise de textos; subjetividade e objetividade; conotação e denotação; textos em verso; textos narrativos em prosa; comparação de textos; o tema de um texto; a literatura como memória da humanidade; gênero de texto; variação linguística e a norma culta; sentidos e significados das palavras; expressões idiomáticas; sinônimos e antônimos;

Língua estrangeira: palavras e expressões em outras línguas; palavras emprestadas, que não são originais do português; recursos verbais e recursos não-verbais; o texto e seus elementos de organização; o texto e seus sentidos; instruções em língua estrangeira; as diferentes tradições.

Educação física: elementos do movimento humano; convenções e códigos de comunicação pelo movimento; movimento e atividades de lazer;  a dança; o teatro; o público nas manifestações artísticas.

Educação artística: artes visuais; o olhar brasileiro na arte;arte e cultura; música e dança, sons e movimento; teatro como espelho do cotidiano.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Matemática

Grandezas matemáticas no cotidiano; resolução de problemas, raciocínio lógico; números positivos e negativos; conjuntos numéricos; leitura de escrita numérica; a história da geometria; principais formas geométricas, interpretar informações e aplicar estratégias geométricas na solução de problemas do cotidiano; unidades de medida (distância, peso, energia, horas e datas). velocidade média e proporcionalidade; representação gráfica da variação de grandezas; porcentagens e razões; fórmulas e equações; interpretação de gráficos; notação científica e as potências; combinações; porcentagens; probabilidades.

 

Ciências Humanas

A chegada dos portugueses; a fixação das fronteiras brasileiras;  as terras indígenas; o transporte no Brasil; fluxos migratórios no Brasil; as décadas de 1950 e 1960; as décadas de 1960 e 1970; Crescimento econômico e danos ao meio ambiente; mudança no espaço geográfico brasileiro, terras de quilombolas; os quilombos nos dias de hoje; a história do quilombo no vale do ribeira; identidade cultural; patrimônio cultural; as leis trabalhistas; lutas recentes sobre o processo de flexibilização da CLT; sociais, cidadania e democracia; os movimentos indígenas e a questão das terras; distribuição da população urbana e rural no Brasil; o crescimento das cidades; a questão do campo; distribuição regional no Brasil moderno; desigualdades; o uso e apropriação dos recursos naturais no campo e na cidade; saneamento e desmatamento; diferentes transformações dos ambientes; o clima e os recursos naturais; problemas ambientais nas cidades e no campo; desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais; o que mudou e o que permaneceu na organização das cidades ao longo do século XX; as ferrovias e as hidrovias; as mudanças das técnicas do campo; produção e consumo; o consumo mundial e os meios de comunicação; onde começa a organização da sociedade; a constituição; o poder que emana do povo; o clientelismo político no Brasil; a política; o estado e a consolidação das formas de organização das sociedades; como se organiza o estado brasileiro.

 

Ciências Naturais

Fenômenos naturais; a terra e o universo; a energia, suas fontes e suas transformações; o consumo de energia elétrica; conservação de alimentos; meios de transporte; meios de comunicação; os animais e suas adaptações contra os predadores; mosquitos na cidade e o combate contra eles; desmatamento; solo; poluição do ar: queima de cana e o uso dos combustíveis; tecnologia e geração de empregos; mortalidade infantil; doenças; insalubridade; acidentes de trabalho; sexualidade; métodos anticoncepcionais; doenças sexualmente transmissíveis; a água; substâncias químicas; estados físicos da matéria; rótulos de produtos e alimentos; embalagens; plástico, vidro e seus usos; a temperatura; composição dos materiais; fuso-horário; o calendário; o dia e a noite; o movimento da terra; as fases da lua; vida fora da terra; terremotos, chuva e seca, enchente; meio ambiente; aquecimento global; recursos renováveis e não renováveis; recursos energéticos; redução, reutilização e reciclagem; deterioração da água; preservação ambiental;

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Matérias para o ENCCEJA do Ensino Médio

A avaliação proposta pelo MEC para certificação do Ensino Médio é composta de 4 provas:

  1. Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física)
  2. Matemática
  3. Ciências Humanas (matemática, geografia e estudos sociais)
  4. Ciências Naturais (física, química e biologia)

Tomando como base as orientações fornecidas pelo próprio INEP, segue abaixo um resumo dos principais conteúdos para focar seus estudos.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Linguagens e Códigos

Língua portuguesa: Linguagem verbal, visual e sonora; formas de linguagem; comunicação; sistemas de comunicação: publicitário, informativo, artístico e de entretenimento; Luis de Camões; Machado de Assis; Fernando Pessoa; Martins Pena; cultura literária; o que é um texto; função narrativa; características da narrativa; função expositiva; texto dissertativo; texto jornalístico; texto instrucional; função persuasiva; carta argumentativa; variação linguística e a norma culta; meios de comunicação; o surgimento da escrita; tecnologias da informação; tecnologias gráficas e de impressão; tecnologias eletrônicas audiovisuais; tecnologia da informática.

Língua estrangeira: a presença de várias línguas no nosso cotidiano; semelhanças e diferenças entre as línguas; os produtos culturais estrangeiros;

Educação Física: as transformações do movimento; a cultura do esporte; os benefícios do movimento; a influência do esporte.

Educação Artística: relação entre arte e beleza; o belo e os meios de comunicação; o nascimento da arte; Brasil pré-histórico; rituais e magias; Brasil, arte e religiosidade; música, dança teatro e carnaval; transformações na arte; rompimento com o real.

 

Matemática

razões trigonométricas; números complexos; sequências; sistema numérico; frações; números negativos; números irracionais; teorema de Pitágoras; ângulos; geometria 3D; os múltiplos e submúltiplos de uma unidade de medida; conversão entre sistemas de medida; medida de ângulos e arcos; escalas, plantas e mapas; velocidade média e tempo; comparar grandezas; razão e proporção; porcentagem; juros simples e compostos; pontos, retas e circunferências; equações algébricas, inequações e sistemas lineares; interpretação dos gráficos e tabelas; leitura de tabelas; uso de tabelas; leitura de gráficos; aproximações; variações e períodos; estatística; contagem, medida e cálculo de probabilidades; análise de dados; média aritmética.

 

Ciências Humanas

Identidade social; produção da memória e do espaço geográfico pelas sociedades humanas; diversidade do patrimônio cultural e artístico; formação e transformação dos territórios; trabalho e território; o êxodo rural; território e movimentos sociais; as divisões regionais do Brasil; formação de blocos econômicos; utilização do espaço terrestre; a água no planeta terra; industrialização e urbanização; densidade demográfica; agricultura e pecuária; os problemas gerados pelo homem e suas possíveis soluções; fundação de Roma; o estado e o direito; o código legal; a limitação dos espaços; o despotismo; a igreja romana; os estados e o direito internacional; a ONU; o direito ao voto; o Brasil no século XIX; o século XX; o Brasil recente; a Constituição de 1988; produção industrial e consumo; a produção de lixo e de esgoto; a água doce e as cidades; as diversas formas de poluição das cidades; impactos ambientais no campo; a agricultura tradicional e orgânica; a produção da energia; a hidroeletricidade; a produção e o processamento de petróleo; o álcool; as energias nuclear, solar, eólica e das marés; sistema fabril; as fontes de energia; a revolução tecnológica do século XX; Segunda Guerra Mundial; educação e trabalho; as tecnologias no campo; a globalização; medidas de tempo e espaço; meios de localização.

 

Ciências Naturais

Princípio da inércia; a eletricidade; os sinais e os códigos da ciência; processo de calagem; ambiente saudável; determinação de paternidade ou maternidade; a invenção do avião; a produção de alimentos; a poluição; Terceira Revolução Industrial; ondas e radiações; características do som a sua produção e recepção; características da luz aos processos de formação de imagens; variáveis como pressão, densidade e vazão de fluidos; biodiversidade; corrente, tensão, resistência e potência; reciclagem de recursos naturais e matérias-primas; propriedades químicas, físicas e biológicas da água perturbações ambientais e suas fontes;  transporte e destinos dos poluentes e seus efeitos nos sistemas naturais, produtivos e sociais; vantagens e desvantagens da biotecnologia; atividades sociais e econômicas; indicadores de saúde e desenvolvimento humano (mortalidade, natalidade, longevidade, nutrição, saneamento, renda e escolaridade); processos vitais do organismo humano (defesa, manutenção do equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade, etc.); saúde individual e coletiva; processos de trocas de calor; transformações de energia; geração de energia; nomenclatura da química; transformações químicas e de energia (a partir de petróleo, carvão, biomassa, gás natural, e dispositivos como pilhas e outros tipos de baterias); importância social e econômica da eletricidade, dos combustíveis ou recursos minerais; transformações químicas e de energia envolvendo fontes naturais (como petróleo, carvão, biomassa, gás natural, e dispositivos como pilhas e outros tipos de baterias) e os riscos e possíveis danos decorrentes de sua produção e uso; fenômenos biológicos; indústria alimentícia, produção de medicamentos, decomposição de matéria orgânica; ciclo do nitrogênio; evolução dos seres vivos.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Ufa! Parece mesmo muita coisa, não é? Mas fique tranquilo.

Mais uma vez: o foco da prova do ENCCEJA são questões que apresentam o conteúdo de maneira cotidiana, relacionada ao dia a dia dos candidatos. Estude com calma! As apostilas são bastante completas e detalhadas, e logo que você iniciar a leitura dos cadernos de estudo vai ver que não é tão difícil assim.

Posts recentes