Onde usar a NOTA DO ENEM? SiSU, ProUni, exterior e mais!

Publicado em

em

,

por

Onde usar a NOTA DO ENEM SiSU, ProUni, exterior e mais

Você já se perguntou o que fazer com a sua nota do ENEM? Se a resposta for sim, você não está sozinho. Todos os anos, milhões de estudantes brasileiros se preparam intensamente para o ENEM, um exame que pode abrir portas para uma infinidade de oportunidades. Mas, uma vez que os resultados são publicados, muitos estudantes se encontram em um dilema: o que fazer com a nota?

Este artigo é um guia completo para ajudá-lo a entender todas as possibilidades que a sua nota do ENEM pode proporcionar. Então, se você está se perguntando o que fazer com a sua pontuação, continue lendo.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENEM

Antes de fazer o exame, aproveite para baixar as provas anteriores do ENEM. Elas serviram de base para a elaboração desse simulado e serão essenciais para seus próximos estudos, prepare-se para o download.

 

Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

Usando a nota do ENEM para universidades e técnicos

A nota do ENEM é uma ferramenta poderosa que pode abrir muitas portas para o ensino superior. Existem várias maneiras de utilizar essa nota, e nesta seção, vamos explorar algumas das opções mais populares e eficazes.

 

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma online do MEC que reúne vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Uma das principais vantagens do SiSU em relação aos vestibulares padrão é a possibilidade de concorrer a vagas em diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil com a nota do ENEM, sem a necessidade de realizar várias provas específicas para cada instituição. Além disso, o SiSU permite que o candidato altere suas opções de curso durante o período de inscrição, de acordo com as notas de corte divulgadas diariamente.

Os cursos oferecidos pelo SiSU são de graduação em instituições públicas, nas modalidades presencial e a distância. Eles englobam as mais diversas áreas e podem ser dos seguintes tipos: Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura.

O SiSU conta com instituições participantes em praticamente todos os estados brasileiros. Algumas das universidades mais famosas incluem a USP, a UFRJ, a UFMG, entre outras.

Para participar do SiSU, é necessário ter feito a última prova do ENEM e obtido nota superior a zero na redação. Candidatos treineiros, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova somente para testar seus conhecimentos, não podem participar do SiSU. Além disso, algumas instituições podem definir notas mínimas para determinados cursos.

 

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é outra iniciativa do MEC, que visa ampliar o acesso à educação de nível superior para estudantes de baixa renda e sem diploma de nível superior. O programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino particulares.

Existem dois tipos de bolsas oferecidas: as bolsas integrais, destinadas a estudantes com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo, e as bolsas parciais, para aqueles com renda familiar per capita entre 1,5 e 3 salários mínimos.

A seleção dos candidatos leva em consideração os cursos desejados, a nota obtida no ENEM e a renda familiar per capita de cada concorrente. Os candidatos selecionados recebem bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades privadas, durante todo o curso. As bolsas são garantidas até o final do curso. O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano, normalmente no início de cada semestre letivo.

 

O processo seletivo do ProUni é realizado online e é gratuito. Os candidatos devem selecionar duas opções de curso em ordem de preferência e acompanhar a evolução da classificação parcial, que é atualizada nos dias de inscrição.

 

Site oficial do ProUni

 

A lista completa de universidades participantes pode ser encontrada no site oficial do Prouni.

 

Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa de acesso ao ensino superior gerenciado também pelo MEC. Criado em 1999, o FIES oferece financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior, mas não têm condições de arcar com os custos das mensalidades. O programa é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior, mas precisa de apoio financeiro para isso.

O FIES funciona de maneira bastante simples: o estudante se inscreve para concorrer a um contrato de financiamento estudantil. Se selecionado, o governo federal auxilia no custeio das mensalidades do curso até a sua conclusão. Após o término da graduação, o beneficiado deve devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

O financiamento da mensalidade estudantil possui três fases que são divididas de acordo com o nível de envolvimento do estudante com a dívida:

  1. Durante o curso: Nesse período, o aluno paga apenas o valor referente ao encargo operacional fixado em contrato. O custo total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento também deve ser pago durante a realização do curso.
  2. Período de Carência e Amortização: Desde 2018, o FIES não conta mais com o Período de Carência para início do pagamento da dívida – até 2017, os contratos previam um intervalo de até 18 meses de carência. Portanto, ao concluir seu curso, o estudante já inicia a fase de Amortização.
  3. Quitação da dívida: O governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.

 

O FIES é válido para cursos de graduação presenciais com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos pelas instituições participantes. Além disso, desde 2018, oferece três modalidades de financiamento, uma delas a juros zero.

Para se inscrever no FIES, é necessário que o candidato tenha participado de alguma edição do ENEM, a partir de 2010, obtido pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos para financiamentos integrais, e até cinco salários mínimos para financiamentos parciais.

 

SiSUTEC

O Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (SiSUTEC) foi  criado para democratizar e facilitar o acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante. Lançado em 2013, o SiSUTEC é um projeto complementar ao PRONATEC , que oferece vagas gratuitas em cursos de instituições públicas e particulares.

 

O SENAI é uma das escolas participantes do SiSUTEC

 

Após a inscrição, o candidato tem acesso à página com todos os cursos oferecidos. É possível filtrar por localidade, instituição e tipo de curso desejado. Durante todo o período de inscrição, é possível comparar a nota obtida no Enem com a nota de corte para a modalidade e curso selecionados. As notas de corte são atualizadas sempre à meia-noite e, caso a nota do candidato não alcance o mínimo estipulado, é possível alterar o curso selecionado e aplicar para outro.

O SiSUTEC oferece vagas em cursos técnicos e profissionalizantes. É possível encontrar vagas em universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; em escolas técnicas estaduais e municipais; em instituições do SENAI e em outras escolas técnicas privadas. Todos os cursos são gratuitos.

Podem se inscrever no SiSUTEC todos os candidatos que participaram do ENEM na edição anterior, que tenham concluído o Ensino Médio e obtido pontuação maior que zero na redação. Por se tratar de um programa que busca a democratização de vagas em instituições de Ensino Técnico, 85% das vagas ofertadas são destinadas a candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou particular como bolsista integral.

O SiSUTEC também possui um sistema de reserva de vagas para estudantes de baixa renda. No processo seletivo, 85% de todas as vagas ofertadas são destinadas a candidatos que optarem pelas vagas reservadas.

 

Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Ingresso direto em universidades privadas

Algumas faculdades privadas oferecem bolsas para estudantes que se destacaram no ENEM, independentemente do MEC. Por exemplo, a Universidade Cruzeiro do Sul oferece bolsas de até 100% durante todo o curso para alunos que obtiveram média de 750 pontos ou mais.

Algumas faculdades particulares que aceitam a nota do ENEM incluem:

  • Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Faculdade Saint Paul
  • Faculdade Unida de Vitória
  • Faculdade do Espírito Santo (FACES)
  • Faculdade Paulista de Comunicação (Faculdade Mundial)
  • Universidade Anhembi Morumbi
  • Escola Superior Dom Helder Câmara (Esdhc)
  • Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte)
  • Universidade Estácio de Sá
  • Rede de Ensino Doctum
  • Instituto de Ensino Superior de Americana (Iesa)
  • UniDrummond
  • Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)
  • Faculdade Pitágoras
  • Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)
  • Faculdade Promove
  • Universidade Veiga de Almeida (UVA)
  • Faculdades Kennedy
  • Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec-PR)
  • Faculdade Cesuca
  • Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)
  • Universidade Positivo
  • Uniftec (Ftec)
  • Unip – Universidade Paulista
  • Estácio – Universidade Estácio de Sá
  • Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul
  • Faculdades Anhanguera
  • Unopar – Universidade Norte do Paraná

 

Usando a nota do ENEM para estudar no exterior

A nota do ENEM não é apenas útil para ingressar em universidades brasileiras, mas também é reconhecida por várias universidades internacionais. Isso significa que os estudantes podem usar sua nota do exame para estudar no exterior.

 

Portugal

O ENEM Portugal é um programa que permite que estudantes brasileiros usem suas notas do exame para se candidatarem a universidades em Portugal. Este programa é resultado de um acordo entre o INEP e instituições de ensino superior portuguesas. Atualmente, o ENEM é adotado como critério de seleção de brasileiros em 51 instituições portuguesas.

Algumas das instituições que participam do programa incluem a Universidade de Coimbra, Universidade de Algarve, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade da Madeira, entre outras.

Para se candidatar a uma vaga em universidade portuguesa, os candidatos não devem ser nacionais de um Estado-membro da União Europeia ou residir legalmente há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em Portugal. Os candidatos também precisam comprovar que concluíram o Ensino Médio. As inscrições são aceitas exclusivamente pela internet, nos sites das universidades.

 

A Universidade de Coimbra participa do ENEM Portugal

 

Reino Unido

No Reino Unido, algumas das universidades mais prestigiadas aceitam a nota do ENEM. Isso inclui a Universidade de Oxford, uma das melhores universidades do mundo, a Universidade de Bristol, a Kingston University e a Open University of London. Além disso, a Universidade de Glasgow, onde partes do filme Harry Potter foram filmadas, também aceita a nota do ENEM.

 

França

Na França, o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon e a École Polytechnique, duas das melhores universidades de tecnologia do país, aceitam a nota do ENEM. Além disso, a École Normale Supérieure e a Université PSL também aceitam a nota do ENEM.

 

Canadá

No Canadá, a Universidade de Toronto, a melhor universidade do país, aceita a nota do ENEM. Além disso, a Universidade da Colúmbia Britânica também aceita a nota do ENEM.

 

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a New York University e a Columbia University aceitam a nota do ENEM.

 

Irlanda

Na Irlanda, a University College Cork e o Trinity College Dublin aceitam a nota do ENEM.

 

Lembre-se de que cada país tem suas próprias regras e modelos de aplicação, então é importante pesquisar e se preparar adequadamente antes de se candidatar. Além disso, muitas dessas universidades oferecem bolsas de estudo, então vale a pena explorar essas oportunidades também.

 

Baixe todas as provas anteriores do ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

 

A nota do ENEM é uma chave poderosa que pode abrir muitas portas para o futuro. Seja para ingressar em uma universidade pública brasileira através do SiSU, obter uma bolsa de estudos pelo ProUni, financiar seus estudos através do FIES, ingressar em um curso técnico pelo SISUTEC ou até mesmo estudar no exterior, as possibilidades são vastas.

O importante é pesquisar e explorar todas as opções disponíveis. Cada estudante tem suas próprias metas e aspirações, e a nota do ENEM pode ser a ferramenta que ajudará a alcançá-las. Portanto, não subestime o valor de uma boa preparação para o ENEM. Seus esforços podem abrir caminhos para oportunidades incríveis e transformar seu futuro.

Lembre-se, o ENEM é mais do que apenas um exame. É uma oportunidade para mostrar suas habilidades, conhecimentos e determinação. E, com a nota certa, pode ser o passaporte para a educação e as oportunidades que você sempre sonhou. Então, estude, prepare-se e faça o seu melhor. O futuro está esperando por você!

Posts recentes