Simulado online da CAIXA

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Simulado online da CAIXA

Você sabia que treinar com as provas é uma das melhores formas de estudar para o concurso da Caixa? Por isso reunimos alguns exercícios fundamentais para te ajudar na preparação da prova.

Neste post o foco será no simulado para a vaga de Técnico Bancário Novo e você encontrará abaixo:

  • Provas anteriores no formato PDF para baixar;
  • Dicas para realizar o simulado;
  • 120 questões para testar seus conhecimentos;

Por isso se você está com foco nos estudos para passar neste certame, venha fazer o Simulado Online da Caixa Econômica Federal.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores dos maiores concursos

Baixe as provas anteriores dos maiores concursos do Brasil. São materiais em PDF com gabarito para você estudar e se preparar desde já. Esses arquivos serviram de base para a elaboração desse artigo e de todos os nossos materiais de estudo.

 

Como foi feito esse simulado do concurso da Caixa?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores da Caixa, com o objetivo de te ajudar a vivenciar uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos.

São 120 questões e com as respostas sendo Certo ou Errado, selecionadas e organizadas da mesma forma que ocorrem com as provas da Caixa. É uma excelente opção para quem deseja aquecer a mente antes do Dia D.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do concurso da Caixa

Antes de fazer o exame, aproveite para baixar as provas anteriores da Caixa. Elas serviram de base para a elaboração desse simulado e serão essenciais para seus próximos estudos, prepare-se para o download.

 

2014

Operador de Caixa

 

Técnico Bancário Novo – Administrativa

 

Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação

 

Engenharia | Médico do Trabalho

 

Confira as demais provas anteriores acessando aqui.

 

Instruções para a realização do simulado do concurso da Caixa

  • Você tem no máximo 4h30 para concluir esse Simulado Online para a Caixa Econômica Federal. (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO);
  • Não vale consultar a internet ou os livros;
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito 
  • Boa prova!

 

Começando o simulado do concurso da Caixa

Conhecimentos Básicos

 

¹ A moeda, como hoje é conhecida, é o resultado de uma longa evolução. No início, não havia moeda, praticava-se o escambo. Algumas mercadorias, pela sua utilidade,
passaram a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos, assumiram a função de moeda,
circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o
valor. Eram as moedas-mercadorias. O gado, principalmente o bovino, foi dos mais utilizados. O sal foi outra moeda-mercadoria; de difícil obtenção, era muito utilizado na
¹⁰ conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua função como instrumento de troca no vocabulário português, em palavras como pecúnia e pecúlio, capital e salário.
¹³ Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem
¹⁶ facilmente perecíveis, o que não permitia o acúmulo de riquezas. Surgiram, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características semelhantes às das atuais:
²² pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor. Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se impôs, não só por sua raridade, beleza, imunidade à corrosão
²⁵ e por seu valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos. Durante muitos séculos, os países cunharam em ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre
²⁸ para os valores menores. Esses sistemas se mantiveram até o final do século XIX, quando o cuproníquel e, posteriormente, outras ligas metálicas passaram a ser empregados e a moeda
³¹ passou a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor gravado em sua face, que independe do metal nela contido. Na Idade Média, surgiu o costume de guardar os
³⁴ valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata e que, como garantia, entregava um recibo. Esse tipo de recibo passou a ser utilizado para efetuar pagamentos,
³⁷ circulando de mão em mão, e deu origem à moeda de papel. Com o tempo, da forma como ocorreu com as moedas, os governos passaram a conduzir a emissão de cédulas,
⁴⁰ controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.

Internet: <www.bcb.gov.br> (com adaptações)

 

Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.

 

Questão 01

(CESPE/UnB – CAIXA)

No trecho “devido à oscilação de seu valor, pelo serem fracionáveis e por fato de não serem facilmente perecíveis” (R.14-16), a substituição dos elementos sublinhados por ao e a, respectivamente, preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 02

(CESPE/UnB – CAIXA) O referente do sujeito da oração “e garante o seu valor” (R.21) é “marca” (R.20).

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 03

(CESPE/UnB – CAIXA) Infere-se do texto que, até que se começasse a empregar ligas metálicas na cunhagem de moedas, seu valor estava associado ao valor econômico do próprio metal com que elas eram fabricadas.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 04

(CESPE/UnB – CAIXA) Seriam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a vírgula empregada imediatamente após “centrais” (R.42) fosse suprimida, embora o sentido do trecho fosse alterado.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 05

(CESPE/UnB – CAIXA) Em “servindo para avaliar-lhes o valor” (R.6-7), o pronome “lhes”, que retoma “outros produtos” (R.6), equivale, em sentido, ao pronome seu.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.

 

Questão 06

(CESPE/UnB – CAIXA) Uma das formas de se garantir a impessoalidade dos textos oficiais consiste na supressão do nome próprio do signatário de uma comunicação, que deve ser identificado apenas por meio da menção ao cargo que ele ocupa.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 07

(CESPE/UnB – CAIXA) Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 08

(CESPE/UnB – CAIXA) Deve-se empregar o fecho Atenciosamente em comunicação oficial enviada a ministro de Estado pelo presidente da República.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Empresas reclamam da falta de profissionais qualificados na área de tecnologia da informação

¹ Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico pernambucano que abriga 68 empresas da área.
¹⁰ Apesar de não haver estatísticas que revelem a expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
¹³  profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom profissional.
¹⁶ “Independentemente da formação, o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
¹⁹ comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de carreiras Marcos Vono.
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
²² espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo. “O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
²⁵ realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”, alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da informação (TI).
²⁸ Segundo o cadastro das instituições de educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
³¹ computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
³⁴ requalificação logo que saem da universidade para poder entrar no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.

Internet: <www1.folha.uol.com.br> (com adaptações).

Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.

 

Questão 09

(CESPE/UnB – CAIXA) Os dados e as opiniões apresentados no texto indicam que a obtenção de um diploma de curso superior não garante ao profissional da área de TI um emprego nessa área.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 10

(CESPE/UnB – CAIXA) As opiniões dos profissionais apresentadas no texto para embasar a ideia defendida pelo autor são divergentes.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 11

(CESPE/UnB – CAIXA) No trecho ‘o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos’ (R.16-18), o termo ‘interessado’ qualifica ‘o aprendizado’.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 12

(CESPE/UnB – CAIXA) Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas” (R.30-31).

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 13

(CESPE/UnB – CAIXA) Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, a forma verbal “haver” (R.10) poderia ser substituída por existir.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 14

(CESPE/UnB – CAIXA) De acordo com o texto, são competências complementares de um profissional de TI a disposição para aprender continuamente e a correta percepção do ambiente profissional onde ele vai atuar.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes. Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos 15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.

Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.

 

Questão 15

(CESPE/UnB – CAIXA) O tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 3/2/2014 diminuiu em relação ao tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 16

(CESPE/UnB – CAIXA) No dia 30/1/2014, o 61.º cliente que compareceu à agência foi atendido depois das 12 h 35 min.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 17

(CESPE/UnB – CAIXA) O tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 31/1/2014 aumentou em relação ao tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.

 

Questão 18

(CESPE/UnB – CAIXA) Para a aquisição de um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Bruno dispõe das seguintes opções de pagamento:

  • opção A – pagamento à vista, com desconto de 2% do valor de tabela; ou
  • opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo no ato da compra e a segunda vencendo 1 mês após a compra.

Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Bruno.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 19

(CESPE/UnB – CAIXA) Para adquirir um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Carlos dispõe das seguintes opções de pagamento:

  • opção A – pagamento à vista, com desconto de 3% do valor de tabela; ou
  • opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra e a segunda vencendo 2 meses após a compra.

Nessa situação, a opção A é financeiramente mais vantajosa para Carlos.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 20

(CESPE/UnB – CAIXA) Para comprar um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Daniel dispõe das seguintes opções de pagamento:

  • opção A – pagamento à vista, com desconto de 10% do valor de tabela; ou
  • opção B – pagamento em doze parcelas mensais, cada uma delas igual a 1/12 do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra.

Para verificar qual dessas opções de pagamento seria financeiramente mais vantajosa para ele, Daniel utilizou 11,26 como valor aproximado para a expressão:

Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Daniel.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 21

(CESPE/UnB – CAIXA) No dia 3/12/2013, Alberto iniciou um investimento mediante um depósito de R$ 100,00 na aplicação financeira X. No dia 3/1/2014, ele fez um segundo depósito desse mesmo valor, e, no dia 3/2/2014, fez um terceiro depósito, também no valor de R$ 100,00. Durante todo esse período, nenhum montante foi retirado dessa aplicação. Nessa situação, no dia 3/2/2014, após ter efetuado o terceiro depósito, Alberto possuía mais de R$ 304,00 investidos na aplicação X.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

 

Questão 22

(CESPE/UnB – CAIXA) O valor da amortização mensal é inferior a R$ 900,00.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 23

(CESPE/UnB – CAIXA) O valor dos juros a serem pagos por ocasião do pagamento da centésima prestação será superior a R$ 2.500,00.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 24

(CESPE/UnB – CAIXA) A taxa efetiva de juros a ser paga pelo referido cliente é inferior a 1% ao mês.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.

 

Questão 25

(CESPE/UnB – CAIXA) A proposição considerada equivale à proposição “Se Paulo não está sem dinheiro, ele foi ao banco”.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 26

(CESPE/UnB – CAIXA) A negação da referida proposição pode ser expressa pela proposição “Paulo não foi ao banco e ele não está sem dinheiro”.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 27

(CESPE/UnB – CAIXA) Se as proposições “Paulo está sem dinheiro” e “Paulo foi ao banco” forem falsas, então a proposição considerada será verdadeira.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 28

(CESPE/UnB – CAIXA) A proposição em apreço equivale à proposição “Paulo foi ao banco e está sem dinheiro”.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Para utilizar o autoatendimento de certo banco, o cliente deve utilizar uma senha silábica composta por três sílabas distintas. Para que possa acessar a sua conta em um caixa eletrônico, o cliente deve informar a sua senha silábica da seguinte maneira:

  • primeiramente, é apresentada uma tela com 6 conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a primeira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar esse conjunto;
  • em seguida, é apresentada uma segunda tela com 6 novos conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a segunda sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar esse conjunto;
  • finalmente, é apresentada uma terceira tela com 6 novos conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a terceira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar esse conjunto.

A informação da senha silábica só será considerada correta se cada uma das 3 sílabas que compõem essa senha for informada na ordem solicitada: a primeira sílaba deverá estar no conjunto selecionado na primeira tela; a segunda sílaba, no conjunto selecionado na segunda tela; e a terceira sílaba, no conjunto selecionado na terceira tela.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

 

Questão 29

(CESPE/UnB – CAIXA) Se um indivíduo conseguir visualizar e anotar os 3 conjuntos de 4 sílabas selecionados corretamente por um cliente em um terminal de autoatendimento e, em seguida, listar todas as possibilidades para a senha silábica desse cliente, para, então, escolher uma dessas possíveis senhas, a probabilidade de que essa escolha coincida com a senha do correntista será inferior a 0,01.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 30

(CESPE/UnB – CAIXA) Se um cliente esquecer completamente a sua senha silábica, a probabilidade de ele acertá-la em uma única tentativa, escolhendo aleatoriamente um conjunto de sílabas em cada uma das três telas que forem apresentadas pelo terminal de autoatendimento, será inferior a 0,005.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do mundo ainda por muitos anos.

O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).

 

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.

 

Questão 31

(CESPE/UnB – CAIXA) A expressão matriz energética refere-se ao conjunto dos recursos de energia de determinada sociedade ou região e às diversas maneiras como eles são utilizados. Comparada à de outros países, a matriz energética brasileira é uma das mais equilibradas, ou seja, a produção e o consumo de energias renováveis e não renováveis no país são quase empatados.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 32

(CESPE/UnB – CAIXA) A dependência, em relação ao petróleo, do modelo econômico-industrial ainda prevalecente no planeta é fator importante para fazer do Oriente Médio uma das mais estratégicas e conflituosas regiões do mundo contemporâneo.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 33

(CESPE/UnB – CAIXA) A exploração da camada do pré-sal, iniciada há alguns anos, tornou o Brasil autossuficiente em petróleo bruto, situação favorecida pela diminuição do número de veículos automotores em circulação no país decorrente da significativa retração da indústria automobilística brasileira na última década.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 34

(CESPE/UnB – CAIXA) Os EUA buscam, com o investimento na produção de gás não convencional, recuperar a posição de maior economia do planeta, atualmente ocupada, alternadamente, pela China e pela União Europeia, que, em conjunto, respondem por quase 80% do comércio mundial.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Em documento recentemente divulgado, a União Europeia manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais “inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.

Governança em rede. In: Folha de S.Paulo. 15/2/2014. p. A2 (com adaptações).

 

Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

 

Questão 35

(CESPE/UnB – CAIXA) A defesa que a União Europeia faz de uma governança mais aberta da Internet reflete os interesses dos mais recentes integrantes do bloco, ou seja, os países do Leste europeu, em especial a Rússia, que aderiram ao projeto integracionista com a promessa de que seu já acentuado desenvolvimento tecnológico seria impulsionado.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 36

(CESPE/UnB – CAIXA) Conforme as denúncias de Edward Snowden, a espionagem eletrônica norte-americana alcançou os chefes de Estado de todo o mundo, ressalvados apenas aqueles que pertenciam aos países considerados amigos por Washington.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.

 

Questão 37

(CESPE/UnB – CAIXA) A ética empresarial, que surgiu do movimento de produção legislativa ocorrido em diversos países do mundo, visa regular as relações das empresas com seus clientes, seus funcionários e seus concorrentes com base exclusivamente nos valores de mercado.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 38

(CESPE/UnB – CAIXA) A ética profissional diz respeito às regras morais que os indivíduos devem observar em suas atividades laborais com o fim de valorizar sua profissão e atender adequadamente àqueles que deles dependam.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 39

(CESPE/UnB – CAIXA) 9 O alvo da reflexão ética é a conduta humana, avaliada a partir de valores construídos em sociedade.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 40

(CESPE/UnB – CAIXA) Os valores morais refletem decisões tomadas no seio da sociedade acerca do conceito comum de vida boa. Esses valores acarretam um conjunto de proibições e permissões que determinam o que é moralmente importante não apenas para aqueles que partilham e reconhecem esses comandos éticos, mas, universalmente, para todos os seres humanos.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

A respeito do Código de Ética da CAIXA, julgue os itens seguintes.

 

Questão 41

(CESPE/UnB – CAIXA) A CAIXA deve oferecer a seus empregados, como compromisso ético de transparência, oportunidades de ascensão profissional com critérios claros e de conhecimento público.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 42

(CESPE/UnB – CAIXA) A CAIXA deve oferecer a seus empregados, como compromisso ético de transparência, oportunidades de ascensão profissional com critérios claros e de conhecimento público.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis n.o 7.998/1990 e n.o 8.036/1990.

 

Questão 43

(CESPE/UnB – CAIXA) Luiza, contratada como empacotadora em determinado supermercado no dia 10/1/2013, recebendo mensalmente um salário mínimo, foi demitida sem justa causa no dia 5 de junho do mesmo ano. Nessa situação, Luiza, que recebia mensalmente um salário mínimo, teve o direito a receber um seguro-desemprego no valor de um salário mínimo pelo período de dois meses.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 44

(CESPE/UnB – CAIXA) Após ter recebido seu primeiro mês de seguro-desemprego, Lucas, que havia sido demitido sem justa causa após trabalhar por cinco anos em determinada empresa de transportes, sofreu um acidente e passou, então, a receber auxílio-acidente. Nessa situação, o seguro-desemprego de Lucas deverá ser suspenso.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 45

(CESPE/UnB – CAIXA) A sociedade empresária Temperança Ltda. pretende transferir seu domicílio da cidade de São Paulo para a cidade de Berlim, na Alemanha. Nessa situação, a empresa deverá apresentar o certificado de regularidade do FGTS, que é fornecido pela CAIXA.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 46

(CESPE/UnB – CAIXA) Logo depois de ter sido demitida por justa causa da empresa securitária onde trabalhou por dez anos, Ana solicitou o seguro-desemprego, benefício que ela recebeu por dois meses, período após o qual lhe foi feita uma proposta de emprego condizente com sua qualificação e com remuneração equivalente à de seu emprego anterior. Nessa situação, caso Ana recuse a referida proposta, o seguro-desemprego deverá ser cancelado.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

No que se refere aos princípios constitucionais da administração pública e à Lei Complementar n.º 7/1970, julgue os próximos itens.

 

Questão 47

(CESPE/UnB – CAIXA) Dado o princípio da eficiência, expressamente previsto na Constituição Federal, exigem-se, no âmbito da administração pública, planejamento, definição de necessidades e a indicação das melhores soluções para o atendimento das necessidades definidas.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 48

(CESPE/UnB – CAIXA) As entidades sem fins lucrativos que mantenham empregados estão dispensadas de contribuir para o Fundo de Participação do Programa de Integração Social.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Julgue os itens subsequentes com base na Lei n.º 10.836/2004.

 

Questão 49

(CESPE/UnB – CAIXA) Uma família em situação de extrema pobreza composta por uma mãe gestante, um pai e três filhas com idades inferiores a quinze anos faz jus ao benefício básico e a quatro benefícios variáveis do Programa Bolsa Família.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 50

(CESPE/UnB – CAIXA) O servidor público que contribuir culposamente para que pessoa diversa do beneficiário final receba benefício básico do Programa Bolsa Família, além de ficar obrigado a ressarcir integralmente o dano, deverá pagar multa equivalente ao quíntuplo da quantia paga indevidamente.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Conhecimentos Específicos

 

Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

 

Questão 51

(CESPE/UnB – CAIXA) Caso se comprove que o acidente ocorreu em razão de defeito do produto, a loja que comercializou o aparelho elétrico responderá pelos danos.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 52

(CESPE/UnB – CAIXA) Se, no contrato de compra e venda do aparelho elétrico assinado por Leonardo, constar cláusula que atenue a responsabilidade do fornecedor, a indenização deverá ser fixada segundo as limitações estabelecidas nessa cláusula.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 53

(CESPE/UnB – CAIXA) Flávio tem direito de buscar a reparação dos danos sofridos em virtude do acidente.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Julgue os itens subsequentes à luz do CDC e da Resolução CMN/BACEN n.º 3.694/2009.

 

Questão 54

(CESPE/UnB – CAIXA) Cliente que deseje processar seu dentista em razão de erro ocorrido em procedimento de colocação de prótese dentária não poderá recorrer ao CDC porque, nesse caso, não há situação que caracterize a vulnerabilidade do cliente

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 55

(CESPE/UnB – CAIXA) O envio de cartão de crédito ao cliente de instituição financeira, sem prévia solicitação, é considerado como prática irregular (vedada) de acordo com a resolução em apreço.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 56

(CESPE/UnB – CAIXA) O CDC determina que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não deve ser ridicularizado nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

A respeito do atendimento a clientes e da área de vendas, julgue os itens a seguir.

 

Questão 57

(CESPE/UnB – CAIXA) O processo de vendas inicia-se com a prospecção de clientes e finaliza-se com o acompanhamento do cliente após as vendas.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 58

(CESPE/UnB – CAIXA) A disponibilização do número 0800 para o cliente obter informações ou fazer reclamações de serviços requer o suporte de um telemarketing passivo.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 59

(CESPE/UnB – CAIXA) A abordagem de vendas por benefícios demonstra os atributos do serviço, suas vantagens e seus resultados aos consumidores em potencial.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.

 

Questão 60

(CESPE/UnB – CAIXA) O valor de um cliente ao longo do tempo é definido como sendo o custo da empresa em atender esse cliente.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 61

(CESPE/UnB – CAIXA) De acordo com pesquisas na área de marketing, há uma relação positiva entre a satisfação do cliente e a lealdade conativa dos consumidores.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 62

(CESPE/UnB – CAIXA) No marketing de relacionamento, enfatiza-se a transação de produtos ou serviços.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 63

(CESPE/UnB – CAIXA) Uma estratégia eficaz de relacionamento com clientes pode contribuir para que as empresas identifiquem e eliminem práticas comerciais desnecessárias.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos.

 

Questão 64

(CESPE/UnB – CAIXA) A proposição de vendas única, que é uma estratégia criativa de propaganda, consiste em se apresentar uma afirmativa genérica acerca da oferta de mercado.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 65

(CESPE/UnB – CAIXA) As atividades promocionais são orientadas para gerar vendas de forma perene.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 66

(CESPE/UnB – CAIXA) Entre as funções da propaganda, inclui-se a de agregar valor às ofertas de mercado.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Julgue os próximos itens, relativos à abertura e à movimentação de contas-correntes.

 

Questão 67

(CESPE/UnB – CAIXA) Candidato a cargo legislativo que esteja inscrito no CCF não pode abrir conta-corrente.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 68

(CESPE/UnB – CAIXA) É vedada a abertura de conta-corrente em nome de pessoa física que não esteja inscrita no CPF.

(C) Certo
(E) Errado

______

 

No que concerne ao uso de cheque, julgue os itens seguintes.

 

Questão 69

(CESPE/UnB – CAIXA) Em caso de conta-corrente conjunta, a emissão de cheque sem a necessária provisão de fundos acarretará a inscrição de todos os titulares da conta no CCF.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 70

(CESPE/UnB – CAIXA) Caso um cheque fique bloqueado por motivo de compensação por prazo superior ao regulamentado, o valor depositado deve ser remunerado, por dia de excesso, pela taxa de juros equivalente à taxa referencial do SELIC.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 71

(CESPE/UnB – CAIXA) A instituição financeira é obrigada a fornecer, gratuitamente, até dez folhas de cheques por mês ao correntista que reúna os requisitos legais para o uso desse documento.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

A instituição financeira é obrigada a fornecer, gratuitamente, até dez folhas de cheques por mês ao correntista que reúna os requisitos legais para o uso desse documento.

 

Questão 72

(CESPE/UnB – CAIXA) Caso a instituição financeira que será debitada não apresente saldo suficiente no momento da liquidação, a correspondente mensagem eletrônica enviada ao BCB por essa instituição será imediatamente cancelada.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 73

(CESPE/UnB – CAIXA) A conta de reserva bancária é de titularidade obrigatória para os bancos de investimento e bancos múltiplos sem carteira comercial.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 74

(CESPE/UnB – CAIXA) Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes.

 

Questão 75

(CESPE/UnB – CAIXA) O Brasil segue o regime de metas de inflação. Caso a meta não seja cumprida, o presidente do BCB divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao ministro de estado da Fazenda.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 76

(CESPE/UnB – CAIXA) As agências de turismo autorizadas a operar com câmbio não fazem parte do SFN, mas fazem parte do universo fiscalizável por parte do BCB.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 77

(CESPE/UnB – CAIXA) As operações de arrendamento mercantil, por não serem operações de crédito, não fazem parte do escopo de fiscalização do BCB.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 78

(CESPE/UnB – CAIXA) O CMN, órgão normativo que estabelece as regras de funcionamento e fiscalização dos entes participantes do SFN, é hierarquicamente subordinado ao BCB.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 79

(CESPE/UnB – CAIXA) O CMN, órgão normativo que estabelece as regras de funcionamento e fiscalização dos entes participantes do SFN, é hierarquicamente subordinado ao BCB.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.

 

Questão 80

(CESPE/UnB – CAIXA) As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários podem intermediar operações no mercado de câmbio.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 81

(CESPE/UnB – CAIXA) Os bancos de investimento não recebem depósitos à vista, mas estão sujeitos à regulação do sistema de normas de Basileia.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 82

(CESPE/UnB – CAIXA) Os bancos de desenvolvimento possuem, tal como os bancos comerciais, a faculdade de criar moeda na forma de empréstimos bancários.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 83

(CESPE/UnB – CAIXA) As cédulas hipotecárias fazem parte das operações ativas das sociedades de crédito imobiliário.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 84

(CESPE/UnB – CAIXA) O financiamento de capital de giro e a subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários fazem parte das operações ativas dos bancos de investimento.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 85

(CESPE/UnB – CAIXA) O financiamento de capital de giro e a subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários fazem parte das operações ativas dos bancos de investimento.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Acerca das funções e das características da CETIP e do SELIC, julgue os itens subsecutivos.

 

Questão 86

(CESPE/UnB – CAIXA) O SELIC funciona em tempo real, com liquidação da operação mediante a transferência dos recursos para a instituição financeira vendedora e a transferência dos títulos para a instituição financeira compradora.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 87

(CESPE/UnB – CAIXA) As transações realizadas na CETIP envolvem basicamente títulos públicos de renda fixa com alta liquidez.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 88

(CESPE/UnB – CAIXA) A liquidação das operações na CETIP restringe-se à compensação bilateral.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

A respeito das funções da CVM, julgue os próximos itens.

 

Questão 89

(CESPE/UnB – CAIXA) A CVM é uma entidade privada sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 90

(CESPE/UnB – CAIXA) Compete à CVM manter o registro de companhias para negociação em bolsa e em mercado de balcão.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 91

(CESPE/UnB – CAIXA) As bolsas de mercadorias e futuros têm autonomia financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela CVM.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir.

 

Questão 92

(CESPE/UnB – CAIXA) Constitui atribuição do CRSFN julgar a aplicação de multas e custos financeiros associados a recolhimento compulsório.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 93

(CESPE/UnB – CAIXA) Compete ao CRSFN julgar, em primeira instância, as infrações e penalidades relativas à legislação cambial.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil.

 

Questão 94

(CESPE/UnB – CAIXA) O BCB está autorizado a instituir recolhimento compulsório de até 100% sobre os depósitos à vista e de até 60% sobre as demais operações passivas das instituições financeiras.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 95

(CESPE/UnB – CAIXA) Operações de redesconto bancário são operações compromissadas realizadas entre o BCB e instituições previamente credenciadas, denominadas dealers, com o fim de assistência financeira de liquidez.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 96

(CESPE/UnB – CAIXA) As operações de mercado aberto são transações, realizadas diariamente, de compra e venda de títulos da dívida pública emitidos pelo BCB com o objetivo de controlar a liquidez do sistema bancário.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 97

(CESPE/UnB – CAIXA) A redução da alíquota do recolhimento compulsório e a compra de títulos em operações de mercado aberto são exemplos da adoção de política monetária expansionista, uma vez que ambas elevam a quantidade de moeda em circulação na economia.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 98

(CESPE/UnB – CAIXA) O Brasil adota, desde 1999, o sistema de metas para a inflação, em que o BCB define a meta para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sobre a qual são aplicados intervalos de tolerância, definidos em lei, de mais ou menos 2%.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Com relação às características e funções do mercado monetário e do mercado de crédito, julgue os itens que se seguem.

 

Questão 99

(CESPE/UnB – CAIXA) São operações típicas do mercado monetário e conhecidas como operações compromissadas as operações de compra com compromisso de revenda, assumido pelo comprador, ou venda com compromisso de recompra, assumido pelo vendedor.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 100

(CESPE/UnB – CAIXA) No mercado monetário, a oferta de moeda é definida pelo BCB e atende à seguinte relação: quanto maior for a taxa básica de juros da economia, maior será a demanda por moeda.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens.

 

Questão 101

(CESPE/UnB – CAIXA) Debêntures são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado, e utilizados para o financiamento de seus projetos.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 102

(CESPE/UnB – CAIXA) O mercado de balcão compreende as operações realizadas fora do ambiente de bolsa, com ativos não padronizados, que se amoldam às necessidades específicas de cada parte envolvida na transação.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 103

(CESPE/UnB – CAIXA) O mercado de balcão compreende as operações realizadas fora do ambiente de bolsa, com ativos não padronizados, que se amoldam às necessidades específicas de cada parte envolvida na transação.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 104

(CESPE/UnB – CAIXA) As ações preferenciais, embora não deem direito a voto ou restrinjam o exercício desse direito, conferem prioridades na distribuição de dividendos aos seus titulares.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 105

(CESPE/UnB – CAIXA) Uma companhia é considerada fechada se menos de 50% dos valores mobiliários de sua emissão, inclusive as debêntures, são admitidos à negociação no mercado secundário.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Acerca das características do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das operações nele realizadas, julgue os itens a seguir.

 

Questão 106

(CESPE/UnB – CAIXA) A Secretaria de Comércio Exterior, a Receita Federal do Brasil e o Banco Central do Brasil são os órgãos gestores do Sistema Integrado de Comércio Exterior, que controla as exportações e importações realizadas no país.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 107

(CESPE/UnB – CAIXA) O mercado brasileiro de câmbio é composto pelo mercado de câmbio de taxas flutuantes (turismo) e pelo mercado de câmbio de taxas livres (comercial), cada um com atribuições específicas, definidas pelo BCB.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 108

(CESPE/UnB – CAIXA) O BCB pode conceder autorização para a prática de operações no mercado de câmbio aos bancos de desenvolvimento, às sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e às sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, entre outras instituições.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 109

(CESPE/UnB – CAIXA) As operações de compra e de venda de moeda estrangeira de até US$ 3.000,00 são dispensadas da formalização de contrato de câmbio, mas devem ser registradas no Sistema Câmbio, administrado pelo BCB.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Julgue os itens subsequentes, relativos às características dos mercados primário e secundário de títulos e valores mobiliários.

 

Questão 110

(CESPE/UnB – CAIXA) O mercado primário é aquele em que os investidores, após adquirirem títulos ou valores mobiliários diretamente do emissor, podem negociar e transferir entre si esses ativos, seja no ambiente de bolsa de valores, seja no mercado de balcão organizado.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 111

(CESPE/UnB – CAIXA) A emissão de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma operação de mercado primário; a compra e venda desses títulos pelo BCB, como medida de política monetária, é realizada no mercado secundário.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 112

(CESPE/UnB – CAIXA) A emissão de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma operação de mercado primário; a compra e venda desses títulos pelo BCB, como medida de política monetária, é realizada no mercado secundário.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.

 

Questão 113

(CESPE/UnB – CAIXA) Nas cidades com população igual ou superior a 250 mil habitantes, são elegíveis a financiamento imobiliário no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida os imóveis com valor de avaliação de até R$ 175 mil.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 114

(CESPE/UnB – CAIXA) O Microcrédito Crescer CAIXA oferece créditos de R$ 300 a R$ 15 mil, com prazo de pagamento de até doze meses, para o empreendedor pessoa física que deseje investir na compra de equipamentos ou material de construção para aprimorar o seu negócio.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 115

(CESPE/UnB – CAIXA) O Penhor CAIXA é uma linha de crédito não renovável, no valor de até 130% do bem oferecido em garantia, cujo pagamento pode ser parcelado pelo prazo de até cento e oitenta dias.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 116

(CESPE/UnB – CAIXA) As casas lotéricas podem atuar como correspondentes bancários de outras instituições financeiras no país, mas a exploração dos serviços da Loteria Federal do Brasil é exclusiva da CAIXA.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 117

(CESPE/UnB – CAIXA) O programa Minha Casa Minha Vida oferece financiamentos imobiliários para famílias com renda mensal de até R$ 5 mil.

(C) Certo
(E) Errado

 

______

 

A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos.

 

Questão 118

(CESPE/UnB – CAIXA) O valor mínimo da fatura de cartão de crédito emitida por instituições financeiras, a ser paga mensalmente, não pode ser inferior a 20% do saldo total da fatura.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 119

(CESPE/UnB – CAIXA) A cobrança do uso de cartões de crédito emitidos por instituições financeiras está limitada a três tarifas específicas: anuidade, segunda via do cartão magnético e uso da função saque.

(C) Certo
(E) Errado

 

Questão 120

(CESPE/UnB – CAIXA) A cobrança de tarifa para a emissão de segunda via de cartões com a função débito é permitida nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista e decorrentes de motivos não imputáveis à instituição financeira emitente.

(C) Certo
(E) Errado

 

Gabarito

1E 2E 3C 4C 5C 6E 7E 8C 9C 10E 11E 12E 13E 14C 15C 16C 17E 18E 19C 20E 21E 22E 23E 24C 25C 26C 27E 28E 29E 30C 31X 32C 33E 34E 35E 36E 3E7 38C 39C 40E 41C 42X 43E 44E 45C 46E 47C 48E 49C 50E 51E 52E 53C 54E 55C 56C 57C 58C 59E 60E 61C 62E 63C 64E 65E 66C 67E 68X 69E 70C 71C 72E 73E 74C 75C 76C 77E 78E 79E 80C 81C 82E 83E 84C 85C 86C 87E 88E 89E 90C 91C 92C 93E 94C 95E 96E 97C 98E 99C 100E 101C 102X 103E 104C 105E 106C 107E 108C 109C 110E 111C 112E 113E 114X 115E 116C 117C 118E 119E 120C

Lembrando que a cada acerto você ganha um ponto e a cada erro você perde um ponto. As questões que foram deixadas vazias não dão e nem tiram pontos.

Os itens marcados com X são questões que foram anuladas.

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