Você sabia que treinar com as provas é uma das melhores técnicas de estudo para a UNIFESP? Por isso reunimos alguns exercícios fundamentais para te ajudar a se preparar para teste momento tão importante.
Então você que quer passar na UNIFESP e já iniciou os preparativos para testar seus conhecimentos, venha fazer o Simulado Online da UNIFESP aqui no Guia do Vestibulinho.
Mas antes… baixe as provas anteriores dos vestibulares
Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de vários vestibulares. São mais de 300 PDFs dos maiores processos seletivos do Brasil.
- Provas anteriores do ENEM
- Provas anteriores da USP
- Provas anteriores da UNICAMP
- Provas anteriores do UNESP
- Provas anteriores do UERJ
Entre várias outras através desse link.
Como foi feito esse simulado online para a UNIFESP?
Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores da Universidade Federal de São Paulo e de outros vestibulinhos similares (como Unicamp, ENEM e FUVEST), por isso você terá uma experiência real que vai testar seus conhecimentos com um material bem selecionado.
O vestibular da UNIFESP é feito durante 2 dias com 4 horas para cada fase ( geralmente entre 14h às 18h):
1º dia – Questões de múltipla escolha & redação: De Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. São 15 questões da disciplina Língua Portuguesa, 10 questões da disciplina Língua Estrangeira e uma redação;
2º dia – Questões dissertativas: De Conhecimentos Específicos. Serão 5 questões de Biologia, 5 de Química, 5 de Física e 5 de Matemática;
No Simulado Online da UNIFESP temos exercícios do mesmo nível e organizadas da mesma forma que a UNIFESP, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.
Instruções para a realização do simulado online para a UNIFESP
- Você terá no máximo 4h no 1º dia (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO, hein?!);
- Não vale consultar a internet e nem os livros, é pra simular mesmo!
- Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para escrever anotações e anotar as respostas;
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito
Para treinar seu texto, os temas das redações nos anos anteriores foram as seguintes:
- 2022: “Derrubar monumentos? Os dilemas entre relembrar e apagar o passado.”
- 2021: “A engenharia genética ameaça a dignidade humana?”
- 2020: “Vestimentas religiosas do esporte: legitimação da opressão ou liberdade de manifestação religiosa?”
- 2019: “Eutanásia: entre a liberdade de escolha e a preservação da vida”
- 2018: “As redes sociais estreitam os laços entre as pessoas ou as tornam egoístas?”
- 2017: “O voto nulo é um ato político eficaz?”
- 2016: “A adoção da pena de morte pode contribuir para a redução do número de crimes hediondos no Brasil?”
- 2015: “O financiamento de campanhas eleitorais por empresas deve ser proibido?”
- 2014: “Programa de espionagem norte-americano: autoproteção ou violação dos direitos das outras nações?”
Aproveite para praticar com alguns desses temas! E agora, bora iniciar o simulado online da UNIFESP!
Boa prova!
Começando o simulado online para a UNIFESP
1º dia – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação
Questão 01
(UNIFESP) Para responder às questões de 01 a 05, leia o trecho inicial de uma crônica de Machado de Assis, publicada originalmente em 17.07.1892.
Um dia desta semana, farto de vendavais, naufrágios, boatos, mentiras, polêmicas, farto de ver como se descompõem os homens, acionistas e diretores, importadores e industriais, farto de mim, de ti, de todos, de um tumulto sem vida, de um silêncio sem quietação, peguei de uma página de anúncios, e disse comigo:
— Eia, passemos em revista as procuras e ofertas, caixeiros desempregados, pianos, magnésias, sabonetes, oficiais de barbeiro, casas para alugar, amas de leite, cobradores,
coqueluche, hipotecas, professores, tosses crônicas… E o meu espírito, estendendo e juntando as mãos e os braços, como fazem os nadadores, que caem do alto, mergulhou
por uma coluna abaixo. Quando voltou à tona, trazia entre os dedos esta pérola:
“Uma viúva interessante, distinta, de boa família e independente de meios, deseja encontrar por esposo um homem de meia-idade, sério, instruído, e também com meios de vida, que esteja como ela cansado de viver só; resposta por carta ao escritório desta folha, com as iniciais M.R…., anunciando, a fim de ser procurada essa carta.”
Gentil viúva, eu não sou o homem que procuras, mas desejava ver-te, ou, quando menos, possuir o teu retrato, porque tu não és qualquer pessoa, tu vales alguma coisa mais que o comum das mulheres. Ai de quem está só! dizem as sagradas letras, mas não foi a religião que te inspirou esse anúncio. Nem motivo teológico, nem metafísico. Positivo também não, porque o positivismo é infenso às segundas núpcias. Que foi então, senão a triste, longa e aborrecida experiência? Não queres amar; estás cansada de viver só.
E a cláusula de ser o esposo outro aborrecido, farto de solidão, mostra que tu não queres enganar, nem sacrificar ninguém. Ficam desde já excluídos os sonhadores, os que
amem o mistério e procurem justamente esta ocasião de comprar um bilhete na loteria da vida. Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-
-idade, zona em que as paixões arrefecem, onde as flores vão perdendo a cor purpúrea e o viço eterno. Não há de ser um náufrago, à espera de uma tábua de salvação, pois que
exiges que também possua. E há de ser instruído, para encher com as coisas do espírito as longas noites do coração, e contar (sem as mãos presas) a tomada de Constantinopla.
Viúva dos meus pecados, quem és tu que sabes tanto? O teu anúncio lembra a carta de certo capitão da guarda de Nero. Rico, interessante, aborrecido, como tu, escreveu um
dia ao grave Sêneca, perguntando-lhe como se havia de curar do tédio que sentia, e explicava-se por figura: “Não é a tempestade que me aflige, é o enjoo do mar”. Viúva minha, o que tu queres realmente, não é um marido, é um remédio contra o enjoo. Vês que a travessia ainda é longa — porque a tua idade está entre trinta e dois e trinta e oito anos —, o mar é agitado, o navio joga muito; precisas de um preparado para matar esse mal cruel e indefinível. Não te contentas com o remédio de Sêneca, que era justamente a solidão, “a vida retirada, em que a alma acha todo o seu sossego”. Tu já provaste esse preparado; não te fez nada. Tentas outro; mas queres menos um companheiro que uma companhia.
(Machado de Assis. Crônicas escolhidas, 2013.)
Para o cronista, a viúva
(A) ainda não se mostra preparada para um novo relacionamento amoroso.
(B) revela, sobretudo, receio de se mostrar uma mulher vulnerável.
(C) revela, sobretudo, receio de passar o restante da vida sozinha.
(D) procura um novo companheiro que a faça perder o medo de amar.
(E) ainda não encontrou, ao longo da vida, um amor verdadeiro.
Questão 02
(UNIFESP) No sexto parágrafo, por “náufrago, à espera de uma tábua de
salvação” deve-se entender um homem
(A) pobre.
(B) preguiçoso.
(C) religioso.
(D) melancólico.
(E) egoísta.
Questão 03
(UNIFESP) “e disse comigo:
— Eia, passemos em revista as procuras e ofertas, caixeiros desempregados, pianos, magnésias, sabonetes, oficiais de barbeiro, casas para alugar, amas de leite, cobradores, coqueluche, hipotecas, professores, tosses crônicas…”
(1o e 2o parágrafos)
Nesse trecho, observa-se um diálogo interior do cronista. Se a fala do cronista fosse dirigida a um outro personagem, o termo sublinhado assumiria, na transposição do trecho para o discurso indireto, a forma:
(A) passe.
(B) passasse.
(C) passaria.
(D) passou.
(E) passara.
Questão 04
(UNIFESP) Em “perguntando-lhe como se havia de curar do tédio que sentia” (7o parágrafo), os termos sublinhados referem-se, respectivamente,
(A) a Sêneca e a Nero.
(B) a Nero e ao capitão da guarda de Nero.
(C) ao capitão da guarda de Nero e a Sêneca.
(D) a Nero e a Sêneca.
(E) a Sêneca e ao capitão da guarda de Nero.
Questão 05
(UNIFESP) O prefixo “in-” que compõe a palavra “indefinível” (7o parágrafo) tem o mesmo sentido do prefixo da palavra:
(A) contramão.
(B) interconectado.
(C) metafísico.
(D) anormal.
(E) transnacional.
Questão 06
(UNIFESP) Leia o trecho do texto “A invenção das crenças”, de Adauto Novaes, para responder às questões de 08 a 11.
Nos três últimos livros publicados na série “Mutações”, procuramos analisar as principais questões postas pelas grandes transformações por que passa o Ocidente a partir das revoluções tecnocientífica, biotecnológica e da informática.
Os três livros foram:
- Mutações — Novas configurações do mundo. Este primeiro livro mostra de que maneira a ciência e a técnica estão produzindo transformações sem precedentes na história, em
todas as áreas da atividade humana. - Mutações — A condição humana. No segundo livro, os ensaios respondem à questão: o que é viver neste novo mundo?
- Mutações — A experiência do pensamento. Este terceiro livro procurou analisar um problema muito específico dessa mutação: posto que ela se origina da revolução tecnocientífica e praticamente sem a ação dos pressupostos das ciências humanas, tendemos a dizer que ela é feita no vazio do pensamento. Ou melhor, vivemos uma realidade tão inteiramente nova que nem mesmo os velhos conceitos conseguem explicar o que acontece. Como escreveu, portanto, Montaigne: quando a razão falha, voltemos à experiência. O que há de peculiar na mutação hoje é que ela não recorre às “duas maiores invenções da humanidade, o passado e o futuro”. Tomemos como exemplo outra prodigiosa mutação que foi o Renascimento: ela apontava ao mesmo tempo para o futuro e para o passado, verdadeira paixão pelo novo e paixão pelo antigo. Seus eruditos, escreve o filósofo Alexandre Koyré, “exumaram todos os textos esquecidos em velhas bibliotecas monásticas: leram tudo, estudaram tudo, tudo editaram. Fizeram renascer todas as doutrinas esquecidas dos velhos filósofos da Grécia e do Oriente: Platão, Plotino, o estoicismo, o epicurismo e pitagorismo, o hermetismo e a cabala. Seus sábios tentaram fundar uma nova ciência, uma nova física, uma nova astronomia; ampliação sem precedente da imagem histórica, geográfica, científica do homem e do mundo. Efervescência confusa e fecunda de ideias novas e ideias renovadas. Renascimento de um mundo esquecido e nascimento de um mundo novo. Mas também: crítica, abalo e, enfim, destruição e morte progressiva das antigas crenças, das antigas concepções, das antigas verdades tradicionais, que davam ao homem a certeza do saber e a segurança da ação”. Nada disso vemos hoje na mutação tecnocientífica, a não ser o elogio dos fatos e dos acontecimentos técnicos e, principalmente, o elogio do presente eterno, sem passado nem futuro.
(https://artepensamento.ims.com.br. Adaptado.)
De acordo com o autor, a atual mutação tecnocientífica,
(A) diferentemente do Renascimento, mostra-se atenta aos fatos produzidos pela técnica.
(B) diferentemente do Renascimento, mostra-se empenhada em destruir antigas crenças.
(C) a exemplo do Renascimento, mostra-se atenta aos fatos produzidos pela técnica.
(D) a exemplo do Renascimento, mostra-se empenhada em resgatar antigas crenças.
(E) a exemplo do Renascimento, mostra-se preocupada com as consequências futuras da ciência.
Questão 07
(UNIFESP) Em relação ao Renascimento, o autor ressalta, sobretudo, seu caráter
(A) ambivalente.
(B) conservador.
(C) ingênuo.
(D) dogmático.
(E) visionário.
Questão 08
(UNIFESP) Dos seguintes trechos extraídos do texto, aquele cuja formulação pode ser considerada mais objetiva e impessoal é:
(A) “Tomemos como exemplo outra prodigiosa mutação que foi o Renascimento: ela apontava ao mesmo tempo para o futuro e para o passado, verdadeira paixão pelo novo e paixão pelo antigo.” (4o parágrafo)
(B) “Nos três últimos livros publicados na série ‘Mutações’, procuramos analisar as principais questões postas pelas grandes transformações por que passa o Ocidente a partir das revoluções tecnocientífica, biotecnológica e da informática.” (1o parágrafo)
(C) “Ou melhor, vivemos uma realidade tão inteiramente nova que nem mesmo os velhos conceitos conseguem explicar o que acontece.” (4o parágrafo)
(D) “Este terceiro livro procurou analisar um problema muito específico dessa mutação: posto que ela se origina da revolução tecnocientífica e praticamente sem a ação dos pressupostos das ciências humanas, tendemos a dizer que ela é feita no vazio do pensamento.” (4o parágrafo)
(E) “Este primeiro livro mostra de que maneira a ciência e a técnica estão produzindo transformações sem precedentes na história, em todas as áreas da atividade humana.”
(2o parágrafo)
Questão 09
(UNIFESP) “posto que ela se origina da revolução tecnocientífica e praticamente sem a ação dos pressupostos das ciências humanas, tendemos a dizer que ela é feita no vazio do pensamento.”
(4o parágrafo)
Em relação ao trecho que a sucede, a oração sublinhada expressa ideia de
(A) comparação.
(B) conclusão.
(C) condição.
(D) causa.
(E) consequência.
Questão 10
(UNIFESP) Este movimento foi complexo e contraditório, com linhas centrais e linhas secundárias, mas iniciou uma era de transformações essenciais. Depois de ter sido considerado excentricidade e afronta ao bom gosto, acabou tornando-se um grande fator de renovação e o ponto de referência da atividade artística e literária. De certo modo, abriu a fase mais fecunda da literatura brasileira, que já havia adquirido maturidade suficiente para assimilar com originalidade as sugestões das matrizes culturais, produzindo em larga escala uma literatura própria.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
O movimento a que o texto se refere é o
(A) Modernismo.
(B) Romantismo.
(C) Arcadismo.
(D) Realismo.
(E) Naturalismo.
Questão 11
(FUVEST) Texto para as questões 11 e 12.
A escrita faz de tal modo parte de nossa civilização que poderia servir de definição dela própria. A história da humanidade se divide em duas imensas eras: antes e a partir da escrita. Talvez venha o dia de uma terceira era — depois da escrita. Vivemos os séculos da civilização escrita. Todas as nossas sociedades baseiam-se no escrito. A lei escrita substitui a lei oral, o contrato escrito substitui a convenção verbal, a religião escrita se seguiu à tradição lendária. E sobretudo não existe história que não se funde sobre textos.
Charles Higounet. A história da escrita. Adaptado.
A escrita poderia servir de definição da nossa civilização, uma vez que
(A) a terceira era está prestes a acontecer.
(B) o escrito respalda as atividades humanas.
(C) as convenções verbais substituíram o escrito.
(D) a oralidade deixou de ser usada em períodos remotos.
(E) os textos pararam de se modificar a partir da escrita.
Questão 12
(FUVEST) A locução conjuntiva “de tal modo…que” e o advérbio “sobretudo”, respectivamente, expressam noção de:
(A) conformidade e dúvida.
(B) consequência e realce.
(C) condição e negação.
(D) consequência e negação.
(E) condição e realce.
Questão 13
(ENEM) Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casas populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles.
Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um terreno enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente. Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas
e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.
HERINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.
Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamentado na
(A) excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.
(B) perspectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.
(C) importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.
(D) diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.
(E) experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.
Questão 14
(UNICAMP) (…) eu sou um pobre relojoeiro que, cansado de ver que os relógios deste mundo não marcam a mesma hora, descrido ofício. (…) Um exemplo. O Partido Liberal, segundo li, estava encasacado e pronto para sair, com o relógio na mão, porque a hora pingava. Faltava-lhe só o chapéu, que seria o chapéu Dantas, ou o chapéu Saraiva (ambos da chapelaria Aristocrata); era só pô-lo na cabeça, e sair. Nisto passa o carro do paço com outra pessoa, e ele descobre que ou o seu relógio está adiantado, ou o de Sua Alteza é que se atrasara. Quem os porá de acordo?
(Machado de Assis, Bons dias. Introdução e notas John Gledson. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008, p. 79.)
Com relação ao excerto da crônica de Machado de Assis, publicada em 05 de abril de 1888 na Gazeta de Notícias, é correto afirmar que a metáfora mecânica faz referência à passagem do tempo, aludindo à expectativa de mudança de
(A) regime a partir de discordâncias políticas que levaram à eleição do governo imperial.
(B) século, marcada pela perspectiva da chegada do meteorito de Bendegó na corte imperial.
(C) mentalidade escravagista, com um pacto político para suspensão de costumes imperiais.
(D) legislação, com a alternância entre partidos para a formação de um novo ministério do governo imperial
Questão 15
(FUVEST) Leia o trecho extraído de uma notícia veiculada na internet:
“O carro furou o pneu e bateu no meio fio, então eles foram obrigados a parar. O refém conseguiu acionar a população, que depois pegou dois dos três indivíduos e tentaram linchar eles. O outro conseguiu fugir, mas foi preso momentos depois por uma viatura do 5º BPM”, afirmou o major.
Disponível em https://www.gp1.com.br/.
No português do Brasil, a função sintática do sujeito não possui, necessariamente, uma natureza de agente, ainda que o verbo esteja na voz ativa, tal como encontrado em:
(A) “O carro furou o pneu”.
(B) “e bateu no meio fio”.
(C) “O refém conseguiu acionar a população”.
(D) “tentaram linchar eles”.
(E) “afirmou o major”.
INGLÊS
Questão 16
(UNIFESP) Leia o texto para responder às questões de 16 a 22.
Facebook officials had internal research in March 2020 showing that Instagram — the social media platform most used by adolescents — is harmful to teen girls’ body image and well-being but swept those findings under the rug to continue conducting business as usual, according to a Sept. 14, 2021, Wall Street Journal report.
Facebook’s policy of pursuing profits regardless of documented harm has sparked comparisons to Big Tobacco, which knew in the 1950s that its products were carcinogenic but publicly denied it into the 21st century. Those of us who study social media use in teens didn’t need a suppressed internal research study to know that Instagram can harm teens.
Understanding the impact of social media on teens is important. A Pew Research Center poll shows that 89% of teens report they are online “almost constantly” or “several times a day”. Teens are more likely to log on to Instagram than any other social media site. It is a prevalent part of adolescent life. Yet studies consistently show that the more often teens use Instagram, the worse their overall well-being, self-esteem, life satisfaction, mood and body image.
But Instagram isn’t problematic simply because it is popular. There are two key features that seem to make it particularly risky. First, it allows users to follow both celebrities and peers, both of whom can present a manipulated, filtered picture of an unrealistic body along with a highly curated impression of a perfect life. Meanwhile, Facebook has been relegated to the uncool soccer moms and grandparents. For teens, this integration of celebrities and retouched versions of real-life peers presents a ripe environment for upward social comparison, or comparing yourself to someone who is “better” in some respect.
Instagram is also risky for teens because its emphasis on pictures of the body leads users to focus on how their bodies look to others. Being an object for others to view doesn’t help
the “selfie generation” feel empowered and sure of themselves — it can do exactly the opposite. These are not insignificant health concerns, because body dissatisfaction during the teen years is a powerful and consistent predictor of later eating disorder symptoms.
Facebook has acknowledged internally what researchers have been documenting for years: Instagram can be harmful to teens. The big question will be how Facebook handles these damaging results. History and the courts have been less than forgiving of the head-in-the-sand approach of Big Tobacco.
(Christia Spears Brown. www.theconversation.com, 16.09.2021. Adaptado.)
A publicação do texto no site theconversation.com, na data de 16 de setembro de 2021, deve-se, em particular,
(A) à relevância que temas relacionados às mídias sociais assumem no universo da pesquisa hoje em dia.
(B) à divulgação recente de acobertamento de informações relevantes à saúde pública por parte de empresa de mídia social.
(C) à urgência de exposição ao grande público de determinados comportamentos nocivos dos jovens.
(D) ao interesse de grandes companhias americanas em salvaguardar o bem-estar da população.
(E) à preocupação da sociedade quanto à crescente obsessão dos jovens pelo uso do Facebook ou Instagram.
Questão 17
(UNIFESP) Facebook and Big Tobacco have been put side by side in the first two paragraphs for the reason that
(A) neither of the two have publicly acknowledged proven health damage precipitated by their products.
(B) their products, though at different time periods, have been top brands in the world market.
(C) both companies have admitted their eagerness for increasing gains and achieving success.
(D) they have both been subject of articles by The Wall Street Journal, an important mainstream media institution.
(E) both companies have been the subject of research papers on carcinogenic illnesses.
Questão 18
(UNIFESP) On the first line of the second paragraph “Facebook’s policy of pursuing profits”, the underlined term can be replaced, with no change in meaning, by
(A) exhibiting.
(B) generating.
(C) increasing.
(D) seeking.
(E) hiding.
Questão 19
(UNIFESP) According to the third paragraph, studies about the impact of social media on the teen generation are justified considering that
(A) they have been carried out by well-reputed institutions such as the Pew Research Center.
(B) social media platforms are part of nearly every age group’s lives nowadays.
(C) social media have proved to be a source of life satisfaction for a number of young people.
(D) Instagram is, by far, the most suitable platform for teenagers’ mental health.
(E) Instagram occupies a highly significant space in teenagers’ day-to-day time.
Questão 20
(UNIFESP) In the fragment from the third paragraph “Yet studies consistently show that the more often teens use Instagram”, the underlined word indicates a
(A) cause-and-effect relation.
(B) consequence.
(C) contrast.
(D) reiteration.
(E) time relation.
Questão 21
(UNIFESP) According to the fourth and fifth paragraphs, Instagram is problematic and risky because it
(A) has contributed to ever increasing instances of eating disorder symptoms in youth.
(B) is a fruitful context for unhealthy analogies with edited versions of other people’s lives.
(C) deliberately manipulates and plays on young people’s feelings of insecurity and inadequacy.
(D) somehow sabotages the empowerment ardously achieved by the youngest generations.
(E) offers easy access to celebrities and their unreachable and perfect life styles.
Questão 22
(UNIFESP) The last paragraph goes back to the comparison between Facebook and Big Tobacco and states that the latter has
(A) been forgiven for its clandestine approach to business.
(B) been condemned for its attitude on the confirmed health risks of its goods.
(C) continued using an aggressive business style despite court warnings.
(D) been able to bring History and the courts to its side of the story.
(E) had accusations against it dismissed as complete falsehood.
Questão 23
(ENEM) Finally, Aisha finished with her customer and asked what colour Ifemelu wanted for her hair attachments. “Colour four.” “Not good colour,” Aisha said promptly. “That’s what I use.” “It look dirty. You don’t want colour one?” “Colour one is too black, it looks fake,” Ifemelu said, loosening her headwrap. “Sometimes I use colour two, but colour four is closest to my natural colour.” […] She touched Ifemelu’s hair. “Why you don’t have relaxer?” “I like my hair the way God made it.” “But how you comb it? Hard to comb,” Aisha said. Ifemelu had brought her own comb. She gently combed her hair, dense, soft and tightly coiled, until it framed her head like a halo. “It’s not hard to comb if you moisturize it properly,” she said, slipping into the coaxing tone of the proselytizer that she used whenever she was trying to convince other black women about the merits of wearing their hair natural. Aisha snorted; she clearly could not understand why anybody would choose to suffer through combing natural hair, instead of simply relaxing it. She sectioned out Ifemelu’s hair, plucked a little attachment from the pile on the table and began deftly to twist.
ADICHIE, C. Americanah: A novel. New York: Anchor Books, 2013.
A passagem do romance da escritora nigeriana traz um diálogo entre duas mulheres negras: a cabeleireira, Aisha, e a cliente, Ifemelu.
O posicionamento da cliente é sustentado por argumentos que
(A) reforçam um padrão de beleza.
(B) retratam um conflito de gerações.
(C) revelam uma atitude de resistência.
(D) demonstram uma postura de imaturidade.
(E) evidenciam uma mudança de comportamento.
Questão 24
(UNICAMP)
Reproduz-se abaixo uma carta do poeta inglês John Keats a sua amada Fanny Brawne.
Sweetest Fanny,
When you passed my window home yesterday, I was filled with as much admiration as if I had then seen you for the first time. You uttered a half complaint once that I only loved your Beauty. Have I nothing else then to love in you but that? Do not I see your heart? Nothing has been able to turn your thoughts a moment from me. Even if you did not love me I could not help an entire devotion to you: how much more deeply then must I feel for you knowing you love me. My Mind has been the most discontented and restless one that ever was put into a body too small for it. I never felt my Mind repose upon anything with complete and undistracted enjoyment – upon no person but you. When you are in the room my thoughts never fly out of window: you always concentrate my whole senses.
Your affectionate,
J. Keats
(Adaptado de http://www.john-keats.com/briefe/. Acessado em 25/08/20.)
O autor da carta
(A) lamenta o fato de que a mulher que ele adora não o ama da mesma forma.
(B) revela que o amor por essa mulher lhe trouxe intranquilidade e pensamentos negativos.
(C) mostra sua admiração por uma mulher que, para ele, encarna a beleza em sua essência.
(D) afirma que seus sentimentos pela mulher não mudariam mesmo se não fosse correspondido.
Questão 25
(UNICAMP)
All aboard the flat earth cruise – just don’t tell them about nautical navigation
A group of people who believe the Earth is flat have announced their “boldest adventure yet”: a Flat Earth cruise scheduled for 2020. Flat earthers will enjoy swimming pools and perhaps even an artificial surf wave. There’s just one problem for those celebrating the flatness of the Earth. The navigational systems cruise ships, and other vessels, use rely on the fact that the Earth is not flat. “Nautical charts are designed with that in mind: that the Earth is round. GPS relies on 24 main satellites which orbit the Earth to provide positional and navigational information. The reason why 24 satellites were used is because of the curvature of the Earth,” said Henk Keijer, a former cruise ship captain who sailed all over the globe during a 23-year career. “At least three satellites are required to determine a position. But someone located on the other side of the Earth would also like to know their position, so they also require a certain number of satellites. Had the Earth been flat, a total of three satellites would have been enough to provide this information to everyone on Earth. But it is not enough, because the Earth is round.”
(Adaptado de https://www.theguardian.com/science/2019/jan/09/flat-earth-cruisenautical-navigation. Acessado em 20/08/2020.)
A respeito do fato noticiado, o autor do texto ressalta
(A) uma contradição.
(B) uma confirmação.
(C) um equívoco da ciência.
(D) uma inversão de valores.
2º dia – Conhecimentos Específicos
Acesse questões anteriores para realizar as questões dissertativas:
- 2º dia | UNIFESP – Prova de conhecimentos específicos – 2022
- 2º dia | UNIFESP – Prova de conhecimentos específicos – 2021
- 2º dia | UNIFESP – Prova de conhecimentos específicos – 2020
- 2º dia | UNIFESP – Prova de conhecimentos específicos – 2019
Gabarito
1º dia – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação
1C 2A 3B 4E 5D 6C 7A 8E 9D 10A 11B 12B 13B 14D 15A 16B 17A 18D 19E 20C 21B 22B 23C 24D 25A