Simulado online do Colégio Embraer

Publicado em

em

, ,

por

o que cai na prova da embraer

Quem acompanha o Guia do Vestibulinho sabe que nós já demos muitas dicas sobre como alcançar um excelente desempenho no vestibulinho dos Colégios Embraer, mas agora preparamos um simulado igualzinho à prova, com questões de exames anteriores da instituição.

Por isso se você está querendo ser o próximo estudante a entrar nos Colégios Embraer, pegue papel e caneta e se aproveite esse material que preparamos para você.

 

Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!

Está querendo passar no vestibulinho, mas não sabe por onde começar?

 

Criamos uma apostila completa para você:

  • matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
  • mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
  • mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
  • capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
  • conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
  • material utilizado por mais de 160.000 alunos
  • milhares de aprovados!

 

Estude para a ETEC, SENAI, SENAC, Jovem Aprendiz, ENCCEJA, COTUCA, CEFET, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc), Colégio Embraer e muito mais!

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Apostila do Guia do Vestibulinho

 

Como foi feito esse simulado online para a Embraer?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores do Colégio Embraer e de outros vestibulinhos similares, por isso você estará tendo uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos.

São 50 questões selecionadas e organizadas da mesma forma que o exame que você irá fazer, sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.

 

Instruções para a realização do simulado online para a Embraer

  • Você tem no máximo 4h30 para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e não passe do tempo, hein?);
  • Não vale consultar a internet e nem os livros!
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas, como você faria se tivesse um gabarito;
  • Assim que terminar a sua prova, vá beber uma água e descansar! Só depois, já com a cuca fresca, compare suas respostas com o gabarito disponibilizado no fim desse post 😉
  • Boa prova e boa competência! Nós acreditamos em você.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Começando o simulado online para a Embraer

 

Língua Portuguesa

 

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 04.

Catadora de lixo e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, na segunda metade da
década de 1950, Carolina Maria de Jesus usava os cadernos que encontrava no lixo para escrever sobre seu cotidiano. Seus escritos em forma de diário resultaram no livro Quarto de despejo, traduzido para vários idiomas.

Carolina de Jesus aponta que, enquanto o centro da cidade é a sala de visitas, a favela é o
quarto onde se joga o indesejável, o entulho, tudo aquilo que se quer esconder. Sua escrita, no entanto, é sua forma de se recusar a ser “despejo”, a ser “resto”.

Sua voz é marcante não pelos “erros” gramaticais preservados pela edição, mas sim pela
sensibilidade para os detalhes normalmente desprezados pelo nosso olhar. Carolina está
acostumada a olhar para o lixo e ver o que tem valor ali, ou a catar as luzes distantes das estrelas quando todos ao seu redor já estão de olhos fechados.

“Eu deixei o leito¹ as 3 da manhã porque quando a gente perde o sono começa pensar nas
miserias que nos rodeia.” – trecho do livro Quarto de despejo, de 1960.

(Aline Valek. www.cartacapital.com.br. Publicado em: 15.03.2016. Adaptado)

¹leito: cama.

 

Questão 01

A partir da leitura do texto, entende-se que o título do livro – Quarto de despejo – faz referência

(A) aos cadernos de escola.
(B) ao centro da cidade.
(C) à vida na favela.
(D) ao céu de São Paulo.

 

Questão 02

De acordo com o texto, o estilo de Carolina Maria de Jesus é marcante principalmente por

(A) seu otimismo ingênuo.
(B) sua sensibilidade.
(C) seus erros gramaticais.
(D) seu desprezo ao cotidiano.

 

Questão 03

“Eu deixei o leito as 3 da manhã porque quando a gente perde o sono começa pensar nas
miserias que nos rodeia.” Essa frase está reescrita na norma-padrão da língua com as seguintes alterações destacadas em negrito:

(A) Eu deixei o leito às 3 da manhã porque quando a gente perde o sono começa à pensar nas misérias que nos rodeia.
(B) Eu deixei o leito as 3 da manhã porque quando agente perde o sono começa a pensar nas misérias que nos rodeiam.
(C) Eu deixei o leito às 3 da manhã porque quando agente perde o sono começa à pensar nas misérias que nos rodeia.
(D) Eu deixei o leito às 3 da manhã porque quando a gente perde o sono começa a pensar nas misérias que nos rodeiam.

 

Questão 04

A relevância da obra de Carolina de Jesus é praticamente um _____ entre os estudiosos da
literatura. Ao denunciar o preconceito a que os negros e os favelados são ______ e reivindicar igualdade de direitos, ela ______ reconhecida como uma grande escritora do Brasil.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas desse texto.

(A) consenso … expostos … torna-se
(B) concenso … espostos … torna-se
(C) concenso … expostos … tornasse
(D) consenso … espostos … tornasse

 

Questão 05

Charge "Cinema 3D", por Raphael Salimena

 

Descrição da Charge:
1998: “Uau, vai ter cinema 3D um dia!”
2008: “Cinema 3D chega ano que vem!”
2009: “Finalmente vou ver um filme em 3D!”
2009 – Horas depois: “Melhor experiência da vida!”
2010: “É bom, mas deixa o filme meio escuro, não?”
2012: “Por que diabos isso é mais caro? E esses óculos incomodam um pouco…”
2014: “Só tem 3D…”; “Deixa, a gente baixa em casa”

 

Os quadrinhos mostram que o cinema 3D foi recebido pelo público com

(A) curiosidade, frustrando, logo de início, a expectativa das pessoas.
(B) excitação, tornando-se cada vez menos atraente ao longo dos anos.
(C) desdém, surpreendendo a todos ao se popularizar a partir de 2010.
(D) animação, tomando lugar do cinema tradicional, que era mais caro.

 

Questão 06

No penúltimo quadrinho, com a frase – Por que diabos isso é mais caro? –, a personagem
expressa uma

(A) ironia, com a intenção de dizer que o cinema 3D é para poucos.
(B) pergunta, pois quer saber o preço certo da entrada do cinema 3D.
(C) crítica, com a qual ela contesta o valor da entrada do cinema 3D.
(D) brincadeira, com a qual ela insinua não ter como pagar o cinema 3D.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Leia o poema para responder às questões de números 07 a 10.

 

O Coveiro

Uma tarde de abril suave e pura
Visitava eu somente ao derradeiro
Lar; tinha ido ver a sepultura
De um ente caro, amigo verdadeiro.
Lá encontrei um pálido coveiro
Com a cabeça para o chão pendida;
Eu senti a minh’alma entristecida
E interroguei-o: “Eterno companheiro
Da morte, quem matou-te o coração?”
Ele apontou para uma cruz no chão,
Ali jazia o seu amor primeiro!
Depois, tomando a enxada, gravemente,
Balbuciou, sorrindo tristemente:
– “Ai, foi por isso que me fiz coveiro!”

(Augusto dos Anjos. Eu e outras poesias, 2011)

 

Questão 07

O poema retrata

(A) a opção do coveiro pela profissão depois de ter o coração partido pelo seu primeiro amor, cujo paradeiro de fato desconhecia.
(B) a visita de um homem ao cemitério, onde encontra um coveiro que dedicava a sua vida a rezar pelas almas de quem enterrava.
(C) a tristeza de um coveiro por um amor não correspondido o qual era justamente o primeiro amor do visitante do cemitério.
(D) a situação de um homem apaixonado que, ao perder a mulher amada, opta por ser coveiro para estar sempre ao lado dela.

 

Questão 08

Nos versos – Visitava eu somente ao derradeiro / Lar; tinha ido ver a sepultura / De um ente caro, amigo verdadeiro. (primeira estrofe) – e – Depois, tomando a enxada, gravemente (quarta estrofe) –, os termos em destaque têm como sinônimos, correta e respectivamente:

(A) primeiro – conhecido – duramente.
(B) oportuno – prezado – vagarosamente.
(C) último – querido – seriamente.
(D) macabro – amado – serenamente.

 

Questão 09

No poema, há exemplo de predicado verbo-nominal no verso:

(A) Lá encontrei um pálido coveiro
(B) Eu senti a minh’alma entristecida
(C) “…quem matou-te o coração?”
(D) Ali jazia o seu amor primeiro

 

Questão 10

Assinale a alternativa em que a preposição em destaque pode ser eliminada sem prejuízo à sintaxe e ao sentido dos versos.

(A) Uma tarde de abril suave e pura / Visitava eu somente ao derradeiro / Lar;
(B) tinha ido ver a sepultura / De um ente caro, amigo verdadeiro.
(C) Lá encontrei um pálido coveiro / Com a cabeça para o chão pendida;
(D) “Eterno companheiro / Da morte, quem matou-te o coração?”

 

Questão 11

Analise o gráfico:

 

POPULAÇÃO RESIDENTE, SEGUNDO O SEXO E OS GRUPOS DE IDADE (%)

População Residente

 

Analisando os dados apresentados no gráfico, conclui-se corretamente que, de 2012 a 2019, houve

(A) queda da população com idade entre 35 e 39 anos.
(B) aumento da população com mais de 60 anos.
(C) diminuição da população feminina com mais de 50 anos.
(D) elevação da população infantil com idade entre 0 e 4 anos.

 

Leia os textos I e II para responder às questões de números 12 a 15.

 

Texto I

O espaço físico das ruas é finito e precisa acomodar distintos usos. Diante dessa premissa
básica, devemos refletir sobre onde devem circular as patinetes elétricas e como é importante regrar esse uso.

As patinetes trazem à tona um debate importante sobre espaço viário e limites de velocidade. Nas ruas em que a velocidade máxima permitida é de 30 km/h – uma tendência mundial na questão de segurança para vias urbanas –, as patinetes, que rodam a até 20 km/h, podem compartilhar o leito viário com os demais veículos. Onde a velocidade praticada é maior, a vulnerabilidade de quem anda de patinete impõe uma infraestrutura à parte, e as ciclovias aparecem como boa opção.

(Luís Antonio Lindau, Doutor em transportes pela Universidade de Southampton (Inglaterra) e diretor do Programa de Cidades do WRI (World Resources Institute) Brasil. “A regulamentação criada para as patinetes em São Paulo é adequada?”. Em: Folha de S.Paulo, 25.05.2019. Adaptado)

 

Texto II

Não percebemos como chegaram, nem por que chegaram, mas as patinetes elétricas, de
uma hora para outra, passaram a fazer parte do cotidiano das grandes cidades brasileiras.
As empresas locadoras desse meio de transporte a motor elétrico foram chegando devagar – até que invadiram calçadas, ruas e ciclovias da cidade. E, nessa disputa por espaço para
circulação e necessário convívio, os conflitos começaram.

Patinetes nas calçadas prejudicando a circulação de pedestres, patinetes nas ruas usando
ciclovias e ciclofaixas, patinetes disputando espaço com ciclistas, motociclistas, carros, ônibus e caminhões nas faixas de circulação de avenidas e ruas e os inevitáveis acidentes ocorrendo de maneira frequente.

(Maurício Januzzi Santos, Ex-presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP e professor e mestre em direito pela PUC-SP. “A regulamentação criada para as patinetes em São Paulo é adequada?”. Em: Folha de S.Paulo, 25.05.2019. Adaptado)

 

Questão 12

A leitura comparativa dos dois textos permite concluir que

(A) os dois autores são favoráveis à circulação das patinetes elétricas nas cidades, mas emitem suas opiniões sem estarem aptos profissionalmente para analisar o assunto.
(B) o primeiro é contrário à circulação das patinetes elétricas nas cidades e o segundo não
apresenta uma opinião definida, apesar de ambos autores atuarem na área de transportes.
(C) os dois autores são contrários à circulação de patinetes elétricas nas cidades, pois as
consideram perigosas, já que conhecem a fundo o assunto apresentado.
(D) o primeiro autor é favorável à circulação das patinetes elétricas nas cidades, ao contrário do segundo, e ambos têm atuação profissional compatível com o assunto.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 13

Assinale a alternativa em que o trecho, reescrito com base nas informações textuais, altera o sentido exposto no texto original.

(A) … as patinetes podem dividir o leito viário com os demais veículos. (Texto I)
(B) … até que tomaram conta das calçadas, ruas e ciclovias da cidade. (Texto II)
(C) O espaço físico das ruas é ilimitado e precisa acomodar distintos usos. (Texto I)
(D) … e os inevitáveis acidentes ocorrendo de maneira habitual. (Texto II)

 

Questão 14

Assinale a alternativa em que a preposição destacada forma uma expressão com valor
adjetivo.

(A) O espaço físico das ruas é finito… (Texto I)
(B) … que rodam a até 20 km/h… (Texto I)
(C) … nas faixas de circulação de avenidas e ruas… (Texto II)
(D) … ocorrendo de maneira frequente. (Texto II)

 

Questão 15

Há sujeito composto expresso após o verbo e este devidamente flexionado de acordo com a norma-padrão em:

(A) Atendendo à tendência mundial na questão de segurança urbana, as patinetes e os demais veículos podem compartilhar o leito viário das cidades.
(B) Foi invadido as calçadas, as ruas e as ciclovias da cidade pelas empresas locadoras desse meio de transporte a motor elétrico, que virou moda.
(C) Onde a velocidade praticada é maior, a vulnerabilidade das pessoas que andam de patinete elétrica impõem uma infraestrutura à parte.
(D) Nas ruas das cidades, vêm disputando espaço com as patinetes elétricas os ciclistas, os
motociclistas, os carros, os ônibus e os caminhões.

 

Ciências Humanas

Questão 16

Em 2006, quando foi realizado o Censo Agropecuário no país, as terras destinadas à atividade agropecuária ocupavam 39% do território nacional, com tamanho médio de 64 hectares por proprietário. Onze anos depois (no Censo Agropecuário de 2017), 41% do território brasileiro é ocupado por terras agricultáveis, com tamanho médio de 69 hectares por dono.

(Repórter Brasil. https://bit.ly/3f72rw4. Acesso em 01.07.2020. Adaptado)

(A) o aumento da área agricultável representou o fortalecimento da pequena propriedade familiar.
(B) a substituição da pecuária pela agricultura de exportação explica o aumento da área
agricultável.
(C) as áreas de fronteiras agrícolas do Sul e Sudeste garantiram o aumento das terras agricultáveis.
(D) a expansão da área agricultável pode ser relacionada à concentração de terras no país.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 17

No Brasil, nos governos militares entre 1968 e 1973, houve um período de forte crescimento econômico denominado “milagre brasileiro”, quando houve grandes investimentos em infraestrutura. Outro fato importante no período foi

(A) a diminuição da presença das multinacionais no país.
(B) a permanência de pequena produção agrícola.
(C) o aumento da concentração de renda.
(D) a redução do número de empresas estatais.

 

Questão 18

A sociedade francesa do Antigo Regime tinha por fundamento a desigualdade. Distinguiam-se três ordens ou estados – a primeira: o clero; a segunda: a nobreza; e a terceira: os demais membros da sociedade. Destas três ordens ou estados, as duas primeiras eram privilegiadas.

(Rogério Forastieri da Silva, A Revolução Francesa. Adaptado)

Entre esses privilégios, o clero e a nobreza.

(A) eram os participantes únicos do parlamento.
(B) detinham os monopólios comerciais no país.
(C) tinham o direito exclusivo de possuir terras.
(D) estavam isentos do pagamento de impostos.

 

Questão 19

Considere a charge.

Charge_Corrernogelo

 

Assinale a alternativa que está corretamente relacionada ao tema da charge.

(A) Nem sempre lembrados, os oceanos têm papel fundamental semelhante ao das florestas para regular as temperaturas atmosféricas.
(B) As áreas com baixa latitude, onde há maior homogeneidade ambiental, são consideradas mais sujeitas às mudanças climáticas.
(C) Atualmente, sabe-se que fatores internos como vulcanismo e abalos sísmicos têm influência decisiva para o aumento da temperatura da Terra.
(D) As últimas Conferências climáticas mostraram que a elevação das temperaturas do planeta são normais e desvinculadas das ações humanas.

 

Questão 20

Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é
possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente. E ao modo com que se há com eles depende tê-los bons ou maus para o serviço. Por isso, é necessário comprar cada ano algumas peças o reparti-las pelos partidos, roças, serrarias e barcas.

E, porque comumente são de nações diversas, e uns mais boçais que outros e de forças muito diferentes, se há de fazer a repartição com reparo e escolha, e não às cegas. Os ardas e os minas são robustos. Os de Cabo Verde e de São Tomé são mais fracos. Os de Angola são mais capazes de aprender ofícios mecânicos que os das outras partes já nomeadas. Entre os congos, há também alguns bastantemente industriosos e bons não somente para o serviço da cana, mas para as oficinas e para o meneio da casa.

(André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711. Adaptado)

 

No texto, Antonil, um padre jesuíta que viveu na América portuguesa, trata da

(A) importância central do trabalho escravo e das diversas ocupações exercidas pelos cativos.
(B) maior qualidade do trabalho dos escravos em relação à mão de obra livre e da necessidade do castigo físico.
(C) resistência dos escravos às imposições religiosas e da ausência de formação técnica dos
cativos africanos.
(D) condenação religiosa ao tráfico negreiro e à escravidão, e da necessidade de oferta de
catequese aos africanos.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 21

 

Mapa-Prova-Embraer

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a legenda correta do mapa.

(A) 1 – Cultivos de subsistência – atividade destinada à produção de gêneros utilizados para a compra de escravos.
(B) 2 – Pecuária – atividade secundária que possibilitou a ocupação de grandes áreas interioranas.
(C) 3 – Cana-de-açúcar – atividade que concentrava mão de obra escrava e gerava riqueza para os senhores de engenho.
(D) 4 – Borracha – atividade extrativa que ampliava o comércio colonial, mas atraía muitos estrangeiros.

 

Questão 22

“Preciso de vós, trabalhadores do Brasil, meus amigos, meus companheiros de uma longa
jornada; preciso de vós, tanto quanto precisais de mim. Preciso da vossa união; preciso que vos organizeis solidariamente em sindicatos; preciso que formeis um bloco forte e coeso que possa dispor de toda a força de que necessita para resolver os vossos próprios problemas.”

O texto é um trecho de um discurso de

(A) Juscelino Kubitschek, que tinha como propósito organizar os trabalhadores para atrair as multinacionais automobilísticas.
(B) João Goulart, que, para se manter no cargo de presidente, criou concessões aos trabalhadores, entre elas a associação em sindicatos.
(C) Garrastazu Médici, que considerou a formação dos sindicatos o meio mais viável de
pacificação das greves de trabalhadores.
(D) Getúlio Vargas, que buscava fortalecer os vínculos entre o seu governo e os trabalhadores organizados em sindicatos.

 

Questão 23

Na Idade Média não existe nenhuma supercidade, mas um grande número de cidades médias. Assim, podemos dizer que, predominantemente, a urbanização do fim do período feudal foi marcada pela proliferação do número de cidades. Muitas delas atingiram tamanhos expressivos para a época, sobretudo na Itália.

(Maria Encarnação Sposito. Capitalismo e urbanização. São Paulo, Contexto, 1988. Adaptado)

O crescimento do número de cidades no período mencionado no texto deveu-se, entre outros fatores,

(A) ao ressurgimento das Cruzadas que eram incentivadas pelo alto clero e pelos ex-servos libertos.
(B) ao enfraquecimento das corporações de ofício, cada vez mais enraizadas nas áreas de produção de matérias-primas.
(C) ao declínio da capacidade de produção dos latifúndios, que eram uma das bases do sistema feudal.
(D) à reativação das atividades comerciais, muitas das quais organizadas e controladas pelos burgueses.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 24

As inovações tecnológicas do século XVIII podem ser resumidas em três principais: 1) o
aparecimento de máquinas modernas, que executam as mesmas operações antes executadas pela mão do homem; 2) a utilização do vapor para acionar a máquina; 3) a melhoria marcante na obtenção e no trabalho de novas matérias-primas.

Essas inovações significam a passagem de uma economia agrária e artesanal para outra, dominada pela indústria e pelo maquinismo. A passagem se completou com a consolidação das novas formas de organização do trabalho produtivo.

(Letícia Bicalho Canêdo, A revolução industrial.)

Sobre as “novas formas de organização do trabalho produtivo” é correto afirmar que

(A) o operário industrial mantinha o seu conhecimento sobre todas as etapas de produção, mas era obrigado a se tornar assalariado.
(B) o cansativo trabalho do produtor independente foi atenuado com a utilização de ferramentas por parte do operário industrial.
(C) o antigo artesão, desprovido dos meios de produção, transformou-se em vendedor da sua força de trabalho para um empresário.
(D) a ligação do trabalhador fabril com as ferramentas não sofreu grande transformação, mas a produtividade individual tornou-se menor.

 

Questão 25

Em um mapa aparecem as seguintes escalas:

 

Prova da Embraer - Escala

 

A respeito das escalas, é correto afirmar que a escala I

(A) é chamada de gráfica, e a II, de escala numérica.
(B) é chamada de numérica, e a II, de escala gráfica.
(C) permite estabelecer cálculos no mapa, mas a II não permite.
(D) está apresentada corretamente, mas a II apresenta erro.

 

Matemática

 

Questão 26

Em uma grande cidade, um motorista pode ir de um ponto A para um ponto B pela rota I ou pela rota II, sendo que, se optar pela rota II, irá percorrer 900 m a mais do que se utilizar a rota I. Se a terça parte do percurso total pela rota I mais a sexta parte do percurso total pela rota II é igual a 1 500 m, então o percurso entre os pontos A e B, feito pela rota II, tem um total de

(A) 3,4 km.
(B) 3,6 km.
(C) 3,7 km.
(D) 3,9 km.

 

Questão 27

Considere três notas, a, b, c, referentes, respectivamente, a três provas de Matemática feitas por Fábio, tais que a + b = 13, a + c = 17 e b + c = 14. A diferença entre a maior e a menor dessas notas é igual a

(A) 3.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 28

Jogadores de outros países são presença cada vez maior no Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A, em 2018. A tabela, em que os números estão substituídos por x e submúltiplos de x, relaciona os clubes com o maior número de jogadores estrangeiros.

 

clube_e_jogadores

 

Sabendo-se que os sete clubes relacionados têm, juntos, 36 jogadores estrangeiros, é correto afirmar que o número de jogadores estrangeiros no clube Santos/SP é

(A) 8.
(B) 6.
(C) 5.
(D) 4.

 

Questão 29

Um cabo, totalmente esticado a partir do topo de uma torre, foi preso em uma estaca, posicionada perpendicularmente ao solo, e também preso no solo, em um ponto distante a 25,5 m da base da torre, conforme mostra a figura.

 

Matemática_Prova_Embraer

 

Com base nas informações da figura, é correto afirmar que o comprimento total, em metros, desse cabo, é igual a

(A) 30.
(B) 32,5.
(C) 34.
(D) 35,5.

 

Questão 30

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe redução do consumo de açúcar. Limite seria 50 gramas por dia. (O Estado de S.Paulo, 05.03.2015. Adaptado)

Sabe-se que um copo de suco de laranja e uma unidade de certo biscoito recheado têm, juntos, 38g de açúcar, e que dois copos de suco de laranja e quatro unidades desse biscoito têm, juntos, 104g de açúcar. Assim, uma pessoa que tiver ingerido um copo de suco de laranja mais três unidades desse biscoito recheado já terá ingerido uma quantidade de gramas de açúcar que supera o limite recomendado pela OMS em:

(A) 20%
(B) 26%
(C) 30%
(D) 32%

 

Questão 31

Em uma empresa, uma máquina produz 2.500 unidades de determinada peça a cada 3 horas de funcionamento ininterrupto. Se em certo dia essa máquina iniciar a produção de um lote com 4.500 unidades dessa mesma peça às 8 horas e 15 minutos, e seu funcionamento tiver uma única interrupção de 15 minutos para ajustes técnicos, a produção de todas as peças desse lote estará concluída às

(A) 13 horas e 54 minutos.
(B) 13 horas e 39 minutos.
(C) 13 horas e 30 minutos.
(D) 12 horas e 50 minutos.

 

Questão 32

Daniela comprou um tampo de mesa, de formato circular, sendo o comprimento da
circunferência desse tampo igual a 4,34 m. Considerando-se π = 3,1, é correto afirmar que a área, em metros quadrados, do tampo comprado por Daniela é de, aproximadamente,

(A) 1,34
(B) 1,48
(C) 1,52
(D) 1,60

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 33

De três irmãs, Anita é a mais nova e tem, hoje, apenas 4 anos. Já Carolina tem 7 anos a mais que Beatriz. Há 3 anos, a idade de Carolina era igual ao triplo da soma das idades, em anos, de Anita e Beatriz. Hoje, a idade de Carolina é

(A) 12 anos.
(B) 11 anos.
(C) 10 anos.
(D) 9 anos.

 

Questão 34

Sendo

 

matemática_embraer

 

o resultado da operação x . y, na forma simplificada, é

(A) 20
(B) 10
(C) – 10
(D) – 20

 

Questão 35

Paulo aplicou R$ 20.000,00 no sistema de juro simples. Se esse capital tivesse permanecido aplicado por um ano, ele teria recebido R$ 3.600,00 reais de juros. Como a aplicação foi resgatada antes de completar um ano, ele recebeu apenas R$ 2.400,00 de juros. A taxa mensal de juros e o prazo dessa aplicação foram, respectivamente,

(A) 1,25% e 8 meses.
(B) 1,5% e 8 meses.
(C) 1,75% e 4 meses.
(D) 2% e 4 meses.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 36

“Grandes variações de tamanho nas cédulas foram utilizadas por alguns países para indicar valores diferentes. Na Itália do início do século passado, por exemplo, cédulas de 1 lira tinham medidas bem reduzidas, enquanto que as de 10 mil liras tinham tamanho bastante grande e desconfortável para o manuseio e transporte.”

(Museu de Valores – Banco Central do Brasil)

Sabe-se que, nessa cédula de 10 mil liras, de formato retangular e com 74 cm de perímetro, a medida do comprimento era 12 cm maior que a medida da largura. A medida do lado maior dessa cédula de 10 mil liras era

(A) 24,5 cm.
(B) 20,5 cm.
(C) 18,0 cm.
(D) 16,0 cm.

 

Questão 37

Uma folha quadrada A e uma folha retangular B, cujas dimensões estão indicadas em centímetros, têm áreas iguais.

 

Questão_Matemática

 

Nessas condições, uma equação que permite calcular a medida positiva do lado menor da folha retangular B é:

(A) x² + 5x + 25 = 0
(B) x² + 5x – 25 = 0
(C) x² + 5x – 50 = 0
(D) x² + 5x + 50 = 0

 

Questão 38

Na figura, observa-se um jardim circular de centro O, no qual destaca-se um canteiro com a forma de um triângulo retângulo ABC, cujos vértices estão situados na linha da circunferência do jardim circular.

 

Prova da Embraer - Matemática

 

Sabe-se que a medida do segmento AC é igual à medida do diâmetro do círculo, de raio r=4m. Usando a aproximação √2 = 1,4, pode-se concluir corretamente que a medida aproximada, em metros, do perímetro do canteiro triangular é

(A) 13,6.
(B) 15,2.
(C) 17,6.
(D) 19,2.

 

Questão 39

Certa biblioteca escolar recebeu 28 pacotes com livros didáticos de Matemática e de Português, num total de 144 livros. Sabe-se que os livros de Matemática foram enviados em pacotes contendo 4 unidades cada um, e os de Português, em pacotes contendo 6 unidades cada um. Desse modo, pode-se concluir que o número de livros de Matemática recebidos pela biblioteca foi

(A) 48.
(B) 64.
(C) 72.
(D) 96.

 

Questão 40

O gráfico mostra o número de celulares, no Brasil, para cada grupo de 100 habitantes, de 2003 a 2008, e a respectiva projeção para 2010.

 

Questão número de celulares_prova da embraer

 

Considere uma cidade cuja população total, em 2008, era de 0,45 milhão de habitantes. Utilizando-se dos dados do gráfico, pode-se estimar que o número de aparelhos existentes em 2008, nessa cidade, era

(A) 3 600.
(B) 36 000.
(C) 360 000.
(D) 366 000.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Ciências Naturais

 

Questão 41

Em boa parte do Brasil, junho é sinônimo de noites frias e longas, e também de céu límpido, quando podemos apreciar a beleza de noites com céu estrelado. No mês de junho de 2020, alguns acontecimentos puderam ser observados no céu. Assinale a alternativa em que um desses acontecimentos e sua descrição estão corretamente  indicados:

(A) Dia 4: foi possível visualizar o planeta Mercúrio, maior planeta do Sistema Solar, após o pôr do Sol, na posição oeste.
(B) Dia 5: a Lua atravessou a região de penumbra da sombra da Terra, ficando parte dela
encoberta, e ocorreu um eclipse lunar parcial.
(C) Dia 19: às 5 da manhã foi possível observar o alinhamento da Lua com o planeta Vênus, fenômeno chamado de fases da Lua.
(D) Dia 20: o Sol atingiu a posição mais ao norte, ficando a pino no Equador, marcando a
posição de início do Equinócio de inverno.

 

Questão 42

Considere os seguintes fenômenos:

1. destilação do petróleo originando gasolina;
2. ação de enzima digestiva sobre proteína originando aminoácido;
3. mastigação de um alimento;
4. troca gasosa que ocorre no pulmão humano.

São exemplos, respectivamente, de transformação física e transformação química os fenômenos de números

(A) 1 e 3.
(B) 2 e 4.
(C) 3 e 2.
(D) 4 e 1.

 

Questão 43

Trocadores de calor são equipamentos utilizados em diversas indústrias, como as de petróleo, química, petroquímica, alimentícia e outras. Sua utilização permite o aquecimento de um fluido frio por meio do resfriamento de outro fluido, ambos existentes no mesmo processo industrial. No caso, representado na ilustração a seguir, o objetivo é o de resfriar o vapor que entra no equipamento. Para isso, injeta-se um líquido frio que é aquecido até sair do equipamento e que resfria o vapor, o qual, ao sair, encontra-se condensado.

 

Ciências Naturais_Prova da Embraer

 

Com relação às substâncias que circulam no equipamento, é correto afirmar:

(A) o líquido que entra em 1 transfere calor para o vapor que sai em 4.
(B) a substância que entra em 3 muda de estado físico durante sua passagem no equipamento.
(C) elas, ao entrarem no equipamento, têm seu estado físico modificado.
(D) o líquido que sai em 2 teve sua energia inicial transformada em outro tipo de energia.

 

Questão 44

Considere o texto a seguir em que são relatados os problemas relativos à transição dos sistemas naturais para o uso humano.

SOLO: Processo de formação e uso para Atividade Agrícola

A capacidade produtiva do solo está estritamente ligada à manutenção das características necessárias para que ele possa exercer sua atividade biológica. A importância e a necessidade de se manter o equilíbrio podem ser expostas quando se observa que o conceito de pragas e doenças só existe em ecossistemas em que se faz presente a ação do homem, sendo os sistemas agrícolas os principais exemplos. Isso porque a atividade agrícola realiza a transição de área natural, com plantas e animais convivendo em equilíbrio ecológico dinâmico, para a área agrícola, com espécies convivendo em desequilíbrio, tornando os sistemas agrícolas extremamente dependentes do uso de pesticidas e
fertilizantes.

(Fabiola Yamamoto. Engenharia de Alimentos e Meio-Ambiente. UNICAMP. Adaptado)

De acordo com o texto, comparando-se ambientes naturais e ambientes agrícolas, verifica-se que nos ambientes agrícolas

(A) a capacidade produtiva é desequilibrada.
(B) as pragas e as doenças ficam em equilíbrio.
(C) há uma perda da biodiversidade.
(D) a reciclagem da matéria fica aumentada.

 

Questão 45

Considere a ilustração a seguir em que estão representados dois recipientes contendo dois tipos de misturas.

 

Questão Ciências Naturais - Prova da Embraer

 

Com relação às misturas apresentadas, é correto afirmar que

(A) as fases líquidas dos dois recipientes apresentam a mesma densidade.
(B) os líquidos do recipiente 2 têm diferentes densidades e formam uma mistura heterogênea.
(C) as substâncias misturadas em 1 têm densidades iguais e formam uma mistura homogênea.
(D) as substâncias misturadas em 2 têm mesma densidade e formam uma mistura homogênea.

 

Questão 46

Observe a figura.

 

Física - Prova da Embraer

 

Ela ilustra uma situação muito comum do nosso cotidiano, que pode ser explicada da seguinte maneira: quando empurramos um objeto, sentimos a resistência que ele oferece ao movimento e precisamos aplicar uma força para vencer essa resistência e fazer com que o objeto se desloque – 3.ª Lei de Newton.

 

A figura e a explicação podem ser comparadas, corretamente, pela seguinte situação:

(A) um cavalo, ao parar bruscamente durante um passeio, joga a sua montaria ao chão, pois a força que estava atuando sobre a pessoa continua a agir e a tendência é continuar o movimento.
(B) ao aplicar uma força com a mão em uma caixa, observa-se uma aceleração, ao usar a força de duas mãos sobre a mesma caixa, a aceleração será proporcionalmente maior.
(C) colocando sobre um copo um pedaço de cartolina e sobre esta uma moeda, ao puxar a cartolina bruscamente, a moeda permanece com o mesmo movimento e cai no fundo do copo.
(D) o gás, resultante da combustão, expande-se em câmaras existentes na turbina e é expelido pelo avião para trás, exercendo sobre esse avião uma força que o impele para a frente.

 

Questão 47

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de transmissão vertical do vírus HIV em algumas regiões brasileiras pode chegar a 20%. Foram notificados ao Ministério da Saúde, de janeiro de 1983 a junho de 2006, 10 846 casos de AIDS em menores de 5 anos de idade devido à transmissão vertical. Esse número, no entanto, vem diminuindo ano a ano com a adoção de medidas de prevenção.

Essa forma de transmissão ocorre quando

(A) a criança recebe sangue contaminado com o vírus.
(B) a criança recebe o vírus por herança genética do pai.
(C) o vírus de mãe grávida atinge a própria criança.
(D) a criança é atingida por objeto perfurante contaminado.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 48

Apesar dos impactos, as obras atuais do Metrô utilizam medidas inovadoras ao construir estações em que a luz natural chega a 35 m de profundidade. É o caso da estação Vila Prudente. No caso dos trens, duas medidas inovadoras estão sendo adotadas. A primeira é uma tecnologia já utilizada na maioria dos vagões: nas frenagens, ocorre dispersão de calor, e este calor é convertido em energia, que, por sua vez, é reaproveitada na própria linha para os outros trens. A outra medida é a “reciclagem” de trens antigos. A reforma, além de trazer mais eficiência aos trens, evita gastos adicionais na aquisição de
composições novas.

(www.revistanovoambiente.com.br. Modificado. Acesso: agosto/2011)

Os procedimentos descritos e adotados pelo Metrô em São Paulo têm por objetivo principal

(A) o aprimoramento do descarte de equipamentos antigos.
(B) o aumento do consumo de energia utilizando novas tecnologias.
(C) a recomposição da paisagem permitindo menor incidência de luz natural.
(D) a busca pela sustentabilidade, diminuindo o consumo de energia.

 

Questão 49

Considere o texto a seguir.

O dispositivo intrauterino (DIU) pode ser utilizado como método contraceptivo de emergência, depois de uma relação sexual sem proteção. A conclusão é de um estudo publicado pela revista Human Reproduction, que revisou vários dados científicos fornecidos ao longo dos últimos 35 anos. Em geral, o DIU é usado como um contraceptivo de longo prazo. O pequeno objeto, feito de plástico e cobre, fica colocado dentro do útero e impede a gravidez por cerca de cinco anos. Segundo o artigo, o DIU demonstrou eficácia superior a 99,9% quando usado depois da relação. Em mais de 7 mil casos em que ele foi usado em situações de emergência, apenas 10 mulheres ficaram grávidas.

(Ciência e Saúde, 13.05.2012. Adaptado)

Segundo o texto, o DIU, na situação descrita, desempenha o mesmo papel

(A) da camisinha.
(B) da pílula convencional.
(C) da pílula do dia seguinte.
(D) do diafragma

 

Questão 50

Grande número de espécies de anfíbios apresenta ciclo de vida bifásico, com uma fase larval aquática – exclusiva de água doce – e outra fase terrestre, pós-metamorfose. Na fase larval, pode-se encontrar dietas que variam de acordo com a espécie: as larvas podem ser comedoras de algas, detritívoras, filtradoras, onívoras ou carnívoras. Na fase pós-metamorfose, os anfíbios são carnívoros por excelência, capturando presas nos ambientes aquáticos e terrestres, principalmente invertebrados. Dessa forma, é correto afirmar que, nas cadeias alimentares das quais essas espécies de anfíbios participam, o anfíbio

(A) pode ser um consumidor primário ou secundário na fase larval, e, na forma adulta, pode ser um consumidor secundário.
(B) é um consumidor terciário na fase de vida aquática, enquanto na fase de vida adulta é um consumidor primário.
(C) pode ser um consumidor primário e secundário, tanto na fase de vida larval quanto na fase de vida adulta.
(D) é um consumidor primário na fase de vida larval, enquanto na fase adulta atua como um consumidor primário e terciário.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

Gabarito

  1. C
  2. B
  3. D
  4. A
  5. B
  6. C
  7. D
  8. C
  9. B
  10. A
  11. B
  12. D
  13. C
  14. A
  15. D
  16. D
  17. C
  18. D
  19. A
  20. A
  21. B
  22. D
  23. D
  24. C
  25. B
  26. B
  27. B
  28. D
  29. C
  30. D
  31. A
  32. C
  33. A
  34. B
  35. B
  36. A
  37. C
  38. D
  39. A
  40. C
  41. B
  42. C
  43. B
  44. C
  45. B
  46. D
  47. C
  48. D
  49. C
  50. A

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Posts recentes