Simulado online para a AFA

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simulado online para a afa

Treinar com provas e simulados é uma das melhores formas de estudar para o concurso da AFA. Por isso preparamos um simulado completo com gabarito para te ajudar na preparação da prova.

Então prepare-se e aproveite para pegar papel e caneta. Vamos começar a testar seus conhecimentos!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores de Concursos Militares

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de concursos militares. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

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Como foi feito esse simulado online para a AFA?

Este simulado foi feito com questões de provas anteriores da Academia de Forças Aéreas e de outros vestibulares similares, por isso você estará tendo uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos na prática.

São 64 questões selecionadas e organizadas da mesma forma que a AFA (Língua Portuguesa, Física, Matemática e Língua Inglesa), sendo uma excelente opção para quem deseja ter um gostinho antes do Dia D.

 

Instruções para a realização do simulado online para a AFA

  • Você tem no máximo 5h para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO, hein?!);
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, sem trapacear; 👀
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito.

 

Boa prova!

 

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Começando o simulado da AFA

 

Questão 01 

(AFA) TEXTO I

 

Carta

Nela [terra], até agora, não pudemos saber que haja
ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem
lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim
frios e temperados, como os de Entre Douro e Minho,
porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.
As águas são muitas; infindas. E em tal maneira é
graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo,
por bem das águas que tem.
Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me
parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a
principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
E que aí não houvesse mais que ter aqui esta
pousada para esta navegação de Calecute, bastaria.
Quando mais disposição para se nela cumprir e fazer o que
Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da
nossa santa fé.

(CAMINHA, Pero Vaz de. “Carta”. In: PEREIRA, Paulo Roberto Dias. (Org.) Os três únicos testemunhos do descobrimento do Brasil. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 1999, p. 58.)

 

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o trecho da “Carta” de Pero Vaz de Caminha:

a) O uso dos verbos “saber” (l. 1) e “ver” (l. 3) e da conjunção “nem” repetida (l. 2) mostra a importância que o ouro, a prata e outros metais tinham para o destinatário
da carta.
b) O emprego da conjunção adversativa “porém”, no primeiro parágrafo, introduz uma ideia contrária à expectativa do destinatário.
c) A presença do conectivo “porém”, no terceiro parágrafo, introduz uma ideia contrária à contida na expressão “…dar-se-á nela tudo…”, no segundo parágrafo.
d) Os substantivos “fruto” e “semente”, no terceiro parágrafo, apresentam sentido denotativo, acompanhando o sentido do verbo “dar” na expressão: “…dar-se-á nela tudo…”

 

Questão 02 

(AFA) Texto para as questões 02 e 03.

 

TEXTO II

 

Canção do exílio

(Gonçalves Dias)

 

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Coimbra, julho de 1843

 

(BARBOSA, Frederico (Org.). Clássicos da poesia brasileira – antologia da poesia brasileira anterior ao Modernismo. São Paulo: O Estado de São Paulo/Klick Editora, 1997, p. 66-67.)

 

Sobre os recursos estilísticos presentes na construção do Texto II, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Nos versos “As aves, que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá.”, a supressão das vírgulas altera a classificação sintática da oração subordinada mas mantém o sentido
ufanista proposto neste trecho.
(B) A redação do termo “Sabiá” com inicial maiúscula é uma prosopopeia que não interfere no sentido ufanista proposto pela “Canção do exílio”.
(C) Comparando-se os versos 09 e 15, observa-se que o sentido básico de ambos é o mesmo, porém a representação da solidão passa por um processo de gradação, sendo mais enfática no verso 15, devido à substituição das vírgulas pelos travessões.
(D) A repetição do pronome “nosso(a)(s)”, na 2ª estrofe do poema, é um recurso linguístico que tem por objetivo enfatizar a superioridade da terra natal do eu lírico em relação à terra estrangeira.

 

Questão 03 

(AFA) Gonçalves Dias é um profundo conhecedor da língua brasileira, sabendo usá-la com grande proveito poético. Considerando esse fato, assinale a alternativa correta quanto
à composição da primeira estrofe da “Canção do exílio”.

(A) A ausência de adjetivos dificulta a idealização romântica da terra brasileira.
(B) O emprego de verbos diferentes (“gorjear” e “cantar”) tem o objetivo de separar as aves de uma terra e de outra.
(C) A delimitação de espaços opostos é marcada pelos advérbios “aqui” e “lá”.
(D) Os substantivos “aves” e “Sabiá” são empregados como sinônimos.

 

Questão 04 

(AFA) Texto para as questões 04, 05 e 06.

 

TEXTO III

 

A Pátria

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
o pão que mata a fome, o teto que agasalha…
Quem com o seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!

 

(BILAC, Olavo. Poesias infantis. Rio de Janeiro, Minas, São Paulo: Francisco Alves & Cia,1904, p. 114-115.)

 

O poema “A Pátria”, de Olavo Bilac, está inserido no livro Poesias infantis, publicado em 1904. No prefácio daquela publicação, consta o seguinte trecho:

 

O autor deste livro destinado às escolas primárias do
Brasil não quis fazer uma obra de arte: quis dar às crianças
alguns versos simples e naturais, sem dificuldade de
linguagem e métrica, mas, ao mesmo tempo, sem a
exagerada futilidade com que costumam ser feitos os livros
do mesmo gênero /…/

 

O que o autor deseja é que se reconheça neste pequeno volume, não o trabalho de um artista, mas a boa vontade com que um brasileiro quis contribuir para a educação moral das crianças do seu país.

 

Considerando esse trecho do prefácio e o poema “A Pátria”, assinale a alternativa correta.

(A) A estruturação do poema com a presença de versos livres confirma o que se diz no prefácio sobre “versos simples e naturais, sem dificuldade de linguagem e métrica”.
(B) A interlocução entre o eu lírico e uma criança, somada à mensagem ufanista do poema, é coerente com o objetivo pedagógico proposto no prefácio.
(C) Ao abordar o objetivo de “contribuir para a educação moral das crianças”, o autor faz uma crítica à imoralidade dominante na vida cotidiana do início do século.
(D) Ao destinar o livro às escolas primárias, o autor deixa claro que a obra não é adequada para a leitura do público adulto.

 

Questão 05 

(AFA) Assinale a alternativa correta referente ao poema “A Pátria”, de Olavo Bilac:

(A) Os pontos de exclamação ajudam a reforçar o tom imperativo do poema, marcado pelo uso dos verbos amar, olhar, ver e imitar.
(B) Em “A Natureza (…) / É um seio de mãe a transbordar carinhos”, o eu lírico vale-se da ironia para mostrar que a Pátria é mãe carinhosa só para certos filhos.
(C) O poema exalta a Pátria, mas mantém o senso crítico ao abordar, na primeira estrofe, o problema dos insetos perigosos para a agricultura.
(D) Fecundar a terra com o suor do rosto (penúltima estrofe) é um modo literal de dizer que o trabalho é importante para quem quer se enriquecer no Brasil.

 

Questão 06 

(AFA) Comparando os textos I, II e III, julgue como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada assertiva a seguir, considerando os recursos linguísticos empregados com a finalidade de
demarcar no espaço a posição do emissor da mensagem.

 

( ) O advérbio “lá” (Texto I, l. 5 / Texto II, v. 4) indica que os locutores de ambos os textos estão no mesmo espaço geográfico.
( ) O advérbio “aqui” (Texto I, l. 12 / Texto II, v. 3 / Texto III, v. 4) refere-se ao mesmo espaço geográfico em todos os textos.
( ) O pronome demonstrativo “este” (Texto III, v.2) refere-se ao mesmo lugar que os advérbios “aqui” (Texto I, l. 12) e “lá” (Texto II, v.4).

 

A partir da análise das afirmativas, é correto concluir que

(A) todas estão corretas.
(B) todas estão incorretas.
(C) apenas uma está correta.
(D) apenas duas estão corretas.

 

Questão 07 

(AFA) Texto para as questões 07, 08 e 09.

 

TEXTO IV

 

Canção do expedicionário

(Guilherme de Almeida)

 

Você sabe de onde eu venho?
Venho do morro, do Engenho,
Das selvas, dos cafezais,
Da boa terra do coco,
Da choupana onde um é pouco
Dois é bom, três é demais,
Venho das praias sedosas,
Das montanhas alterosas,
Dos pampas, do seringal,
Das margens crespas dos rios,
Dos verdes mares bravios
Da minha terra natal.
Por mais terras que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse “V” que simboliza
A vitória que virá:
Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil,
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,
As asas do meu ideal,
A glória do meu Brasil.
Você sabe de onde eu venho?
É de uma Pátria que eu tenho
No bojo do meu violão;
Que de viver em meu peito
Foi até tomando jeito
De um enorme coração.
Deixei lá atrás meu terreiro,
Meu limão, meu limoeiro,
Meu pé de jacarandá,
Minha casa pequenina
Lá no alto da colina
Onde canta o sabiá.
/…/

(POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. Departamento de Educação e Cultura. Disponível em https://dec.pm.df.gov.br/images/pdf/Hinos_e_Cancoes_Militares _-_reduzido.pdf. Acesso em 24/03/2022.)

 

A descrição do espaço geográfico na “Canção do expedicionário” é mais abrangente em relação à “Canção do exílio”. É o que se comprova na estrofe:

(A) “Por mais terra que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;”

(B) “Venho do morro, do Engenho,
Das selvas, dos cafezais,
Da boa terra do coco,
Da choupana onde um é pouco
Dois é bom, três é demais,
Venho das praias sedosas,
Das montanhas alterosas,
Dos pampas, do seringal,”

(C) “Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil,
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,”

(D) “Meu pé de jacarandá,
Minha casa pequenina
Lá no alto da colina
Onde canta o sabiá.”

 

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Questão 08 

(AFA) A primeira estrofe da “Canção do exílio” estabelece um diálogo mais específico com a seguinte estrofe da “Canção do expedicionário”:

(A) “Você sabe de onde eu venho?
Venho do morro, do Engenho,
Das selvas, dos cafezais,
Da boa terra do coco,
Da choupana onde um é pouco”

(B) “Por mais terra que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse “V” que simboliza
A vitória que virá:”

(C) “Você sabe de onde eu venho?
É de uma Pátria que eu tenho
No bojo do meu violão;
Que de viver no meu peito
Foi até tomando o jeito
De um enorme coração.
(…)
Meu pé de jacarandá,
Minha casa pequenina
Lá no alto da colina
Onde canta o sabiá.”

(D) “Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil,
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,
As asas do meu ideal,
A glória do meu Brasil.”

 

Questão 09 

(AFA) Analise a definição do substantivo “exílio”, extraída do dicionário Novo Aurélio Século XXI:

 

exílio (z). [Do lat. exiliu.] S. m. 1. Expatriação, forçada ou voluntária; degredo, desterro. 2. O lugar onde reside o exilado. 3. Fig. Lugar afastado, solitário, ou desagradável de habitar.

 

Sobre a possibilidade de interpretação desses sentidos nos textos I, II, III e IV desta prova, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) No texto I, Pero Vaz de Caminha, na descrição da terra em que se encontra, caracteriza-a como “Lugar afastado, solitário, ou desagradável de habitar”.
(B) No texto II, o “lugar onde reside o exilado” está marcado pelo advérbio “cá”.
(C) No texto III, não são encontradas evidências de que o eu lírico esteja passando por uma situação de exílio conforme definida pelo Dicionário.
(D) Considerando os substantivos “fuzil”, “mira”, “bornal” e “cantil”, pode-se inferir que o exílio do eu lírico do texto IV é um lugar “desagradável de habitar”.

 

Questão 10 

(ENEM) Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casas populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles.
Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um terreno enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente. Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas
e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.

HERINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.

 

Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamentado na

(A) excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.
(B) perspectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.
(C) importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.
(D) diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.
(E) experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.

 

Questão 11 

(ENEM)

Um amor desse
Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar pra eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro

 

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

 

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

(A) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
(B) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.
(C) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
(D) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
(E) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.

 

Questão 12 

(ENEM)

 

Hino à Bandeira

 

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

 

BILAC, O.; BRAGA, F. Disponível em: www2.planalto.gov.br. Acesso em: 10 dez. 2017 (fragmento).

 

No Hino à Bandeira, a descrição é um recurso utilizado para exaltar o símbolo nacional na medida em que

(A) remete a um momento futuro.
(B) promove a união dos cidadãos.
(C) valoriza os seus elementos.
(D) emprega termos religiosos.
(E) recorre à sua história.

 

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Questão 13 

(FUVEST) Texto para as questões 13 e 14

A taxação de livros tem um efeito cascata que acaba custando caro não apenas ao leitor, como também ao mercado editorial – que há anos não anda bem das pernas – e, em última instância, ao desenvolvimento econômico do país. A gente explica. Taxar um produto significa, quase sempre, um aumento no valor do produto final. Isso porque ao menos uma parte desse imposto será repassada ao consumidor, especialmente se considerarmos que as editoras e livrarias enfrentam há anos uma crise que agora está intensificada pela pandemia e não poderiam retirar o valor desse imposto de seu já apertado lucro. Livros mais caros também resultam em queda de vendas, que, por sua vez, enfraquece ainda mais editoras e as impede de investir em novas publicações – especialmente aquelas de menor apelo comercial, mas igualmente importantes para a pluralidade de ideias. Já deu para perceber a confusão, não é? Mas, além disso, qual seria o custo de uma sociedade com menos leitores e menos livros? Taís Ilhéu. “Por que taxar os livros pode gerar retrocesso social e econômico no país”.

Guia do Estudante. Setembro/2020. Adaptado. 

 

De acordo com o texto, os eventos sequenciais aos quais alude a expressão “efeito cascata” são:

(A) livros mais caros, decréscimo de vendas, estímulo às editoras, supressão de investimento em novas publicações.
(B) aumento do valor do produto final, queda de vendas, encolhimento das editoras, aumento do investimento em novas obras.
(C) livros mais caros, instabilidade nas vendas, enfraquecimento das editoras, expansão das publicações.
(D) aumento do valor do produto final, contração nas vendas, esgotamento das editoras, falta de investimento em novas publicações.
(E) livros mais caros, equilíbrio nas vendas, diminuição das editoras, carência de investimento em novas publicações.

 

Questão 14 

(FUVEST) No texto, os pronomes em negrito referem-se, respectivamente, a:

(A) taxação de livros, mercado editorial, crise, queda de vendas.
(B) taxação de livros, leitor, crise, queda de vendas.
(C) efeito cascata, mercado editorial, crise, queda de vendas.
(D) efeito cascata, mercado editorial, livrarias, livros.
(E) efeito cascata, leitor, crise, livros.

 

Questão 15 

(FUVEST) Largo em sentir, em respirar sucinto, Peno, e calo, tão fino, e tão atento, Que fazendo disfarce do tormento Mostro que o não padeço, e sei que o sinto. O mal, que fora encubro, ou que desminto, Dentro no coração é que o sustento: Com que, para penar é sentimento, Para não se entender, é labirinto. Ninguém sufoca a voz nos seus retiros; Da tempestade é o estrondo efeito: Lá tem ecos a terra, o mar suspiros. Mas oh do meu segredo alto conceito! Pois não me chegam a vir à boca os tiros Dos combates que vão dentro no peito. Gregório de Matos e Guerra.

 

No soneto, o eu lírico:

(A) expressa um conflito que confirma a imagem pública do poeta, conhecido pelo epíteto de “o Boca do Inferno”.
(B) opta por sufocar a própria voz como estratégia apaziguadora de suas perturbações de foro íntimo.
(C) explora a censura que o autor sofreu em sua época, ao ser impedido de dar expressão aos seus sentimentos.
(D) estabelece, nos tercetos, um contraponto semântico entre as metáforas da natureza e da guerra.
(E) revela-se como um ser atormentado, ao mesmo tempo que omite a natureza de seu sofrimento.

 

Questão 16 

(FUVEST)

Nun´Álvares Pereira Que auréola te cerca?
É a espada que, volteando,
Faz que o ar alto perca Seu azul negro e brando.
Mas que espada é que, erguida, Faz esse halo no céu?
É Excalibur, a ungida, Que o Rei Artur te deu.
´Sperança consumada, S. Portugal em ser, Ergue a luz da tua espada
Para a estrada se ver!

Fernando Pessoa. In: “A Coroa”, Parte I, Mensagem.

 

A primeira parte de Mensagem, organizada como um correlativo poético do Brasão das Armas de Portugal, perfila uma série de figuras míticas e históricas que teriam sido responsáveis pela formação nacional portuguesa.

 

A seleção de Nun´Álvares Pereira para ocupar o lugar da Coroa

(A) sugere, pela imagem do halo de luz, que a verdadeira nobreza é de espírito.
(B) destaca, através da referência ao mito arturiano, o seu sangue bretão.
(C) distingue, por meio do substantivo “´sperança”, um regente digno de seu posto.
(D) enaltece, pela repetição da palavra espada, a guerra como estrada para o futuro.
(E) indica, associada ao adjetivo “consumada”, uma visão desenganada da história.

 

Questão 17 

(AFA) Seja uma circunferência de centro C, cujo diâmetro é o segmento de extremidades A (−1,10) e B (−7,2).

 

Considere que M e N são os pontos de interseção dessa circunferência com o eixo das ordenadas. A área do triângulo cujos vértices são os pontos MNC, em unidade de área, é igual a

(A) 6
(B) 12
(C) 18
(D) 24

 

Questão 18 

(AFA) Uma determinada loja pratica seus preços em reais (R$), para a venda do quilograma (Kg) de aço de acordo com a seguinte tabela:

 

 

Observe que, à medida em que a quantidade de aço, em quilograma, aumenta, o valor, em reais, por quilograma, que excede a faixa anterior fica mais barato. Ou seja, um cliente que comprar 600 Kg de aço pagará o seguinte valor:

 

V = 200 ∙ 12 + 300 ∙ 11 + 100 ∙ 10 = R$ 6700,00

 

A lei da função que associa o valor total de uma compra (V), em reais, com a quantidade comprada (Q) para compras acima de 1000 Kg é
(A) V(Q) = 8Q + 1000
(B) V(Q) = 8Q + 2300
(C) V(Q) = 8Q + 2700
(D) V(Q) = 8Q + 8000

 

Questão 19 

(AFA) O mostruário de equipamento para treinamento físico esportivo, do catálogo online, de certa loja especializada, está organizado de maneira que os 99 itens disponíveis
correspondem às modalidades para ou academias tradicionais ou aquelas da linha cross fit.
Além disso, cada uma dessas modalidades se subdivide em ou artigos importados ou artigos nacionais, os quais podem ser para o sexo ou masculino ou feminino.

 

O controle dos itens fica assim dividido:

  • o número de itens importados para o sexo masculino da linha para academia tradicional é a metade daqueles da mesma linha e sexo, porém, nacionais;
  • o número de itens do sexo masculino, importados e para academia tradicional é igual ao de nacionais, do mesmo sexo, para cross fit;
  • o número de itens femininos para cross fit importados e nacionais é igual;
  • o número de itens para academia tradicional, femininos e importados é o triplo daqueles importados, de mesmo sexo da linha cross fit;
  • o número de itens que se destinam a academia tradicional, que são nacionais para o sexo feminino é a metade daqueles da mesma linha e sexo, mas importados;
  • 50 itens são nacionais;
  • 52 itens destinados ao sexo feminino; e
  • 33 itens para a modalidade de cross fit.

 

Um item é escolhido aleatoriamente.

 

A probabilidade de ele ser importado, para o sexo masculino, na modalidade de cross fit, em relação ao total de itens importados é

(A) menor que 10%
(B) maior que 10% e menor que 20%
(C) maior que 20% e menor que 30%
(D) maior que 30%

 

Questão 20 

(AFA) Em uma turma de 5 alunos, as notas de um teste de matemática são números inteiros tais que a média aritmética e a mediana são iguais a ,5 e nenhum aluno errou todas as questões.

 

Sabendo que esse conjunto de notas é unimodal, com moda igual a 8, então a diferença entre a maior nota e a menor nota é um número que é divisor de

(A) 14
(B) 15
(C) 16
(D) 18

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Questão 21 

(AFA) No ano de 2017, 22 alunos da EPCAR foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

  • Desses alunos, 14 ganharam medalhas, sendo 3 alunos do 3º esquadrão, 9 do 2º esquadrão e 2 do 1º esquadrão.
  • Os demais receberam menção honrosa, sendo 2 alunos do 3º esquadrão, 4 do 2º esquadrão e 2 do 1º esquadrão.
  • Para homenagear os alunos premiados, fez-se uma fotografia para ser publicada pela Nascentv em uma rede social.

 

Admitindo-se que, na fotografia, os alunos que receberam menção honrosa ficaram agachados, sempre numa única ordem, sem alteração de posição entre eles, à frente de
uma fila na qual se posicionaram os alunos medalhistas, de modo que, nesta fila:

  • as duas extremidades foram ocupadas somente por alunos do 2º esquadrão que receberam medalha;
  • os alunos do 1º esquadrão, que receberam medalha, ficaram um ao lado do outro; e
  • os alunos do 3º esquadrão, que receberam medalha, ficaram, também, um ao lado do outro.

 

Marque a alternativa que contém o número de fotografias distintas possíveis que poderiam ter sido feitas.

(A) (72)⋅ !9
(B) (144)⋅ !9
(C) (288)⋅ !9
(D) (864)⋅ !

 

Questão 22 

(AFA) Pela legislação brasileira, atualmente, os ditos “Jogos de Azar” estão proibidos. Tais jogos são, na maioria das vezes, sustentados pelas perdas dos jogadores que financiam os
que vão ter sorte. Esses jogos têm por condição de existência que, na diferença entre as probabilidades de sorte e azar, predomine o azar.

Ainda que proibidos, bancas de alguns desses jogos são comumente encontradas em festas populares Brasil afora.

Exemplo desses jogos é aquele em que o jogador tem 1 bolinha para lançar sobre uma rampa, levemente inclinada, e deverá acertar uma das “casinhas” numeradas de 1 a 6
Geralmente, o dono da banca de jogo impõe condições para que o jogador ganhe um prêmio.

Suponha que uma condição de sorte seja, desconsiderando quaisquer outras influências, lançar a bolinha três vezes sucessivas de modo que, ao final dos três lançamentos, seja
observado que a soma dos números das casinhas é igual a 12.

 

Desse modo, a probabilidade de se ter sorte nesse jogo é

(A) menor que 3%
(B) maior que 8% e menor que 10%
(C) maior que 11% e menor que 13%
(D) superior a 13%

 

Questão 23 

(AFA) Dez vagas de um estacionamento serão ocupadas por seis carros, sendo: 3 pretos, 2 vermelhos e 1 branco.

 

Considerando que uma maneira de isso ocorrer se distingue de outra tão somente pela cor dos carros, o total de possibilidades de os seis carros ocuparem as dez vagas é igual a

(A) 12 600
(B) 16 200
(C) 21 600
(D) 26 100

 

Questão 24 

(AFA) Na tabela a seguir estão relacionados os salários de todos os funcionários das classes A, B e C de uma empresa cuja média salarial é R$ 1 680,00.

 

 

Se a mediana para a distribuição de frequências obtida acima é m, então a soma dos algarismos de m é igual a

(A) 10
(B) 12
(C) 15
(D) 18

 

Questão 25 

(FATEC) A linha 1 (Azul) do metrô de São Paulo foi inaugurada em setembro de 1974 e opera hoje com uma extensão aproximada de 21000 metros distribuídos por 23 estações, da estação Jabaquara à estação Tucuruvi. O tempo médio, para percorrer o trajeto entre as duas estações terminais citadas, é de, aproximadamente, 45 minutos.

 

Se um passageiro entra no vagão de um trem (metrô) na estação Jabaquara e desce apenas na estação Tucuruvi, podemos afirmar corretamente que a sua velocidade escalar média, em km/h, é, mais próxima de

(A) 20.
(B) 30.
(C) 40.
(D) 50.
(E) 60.

 

Questão 26

(FATEC) Os números naturais de 0 a 3 000 foram dispostos, consecutivamente, conforme a figura, que mostra o começo do processo.

 

 

Nessas condições, o número 2 017 está na

(A) 1ª linha.
(B) 2ª linha.
(C) 3ª linha.
(D) 4ª linha.
(E) 5ª linha.

 

Questão 27 

(FATEC) Ariel, estudante do Ensino Médio, achava que o seu relógio estava 3 minutos atrasado, mas, devido à sua rotina de estudos para a prova de vestibular da Fatec, não viu que, na realidade, seu relógio estava 12 minutos adiantado. No dia do vestibular, Ariel achou que tinha perdido a prova, pois julgava que estava 8 minutos atrasada, mas, ao chegar no local do vestibular, o portão ainda estava aberto.

 

Isso se deve ao fato de que Ariel estava adiantada

(A) 1 minutos.
(B) 3 minutos.
(C) 5 minutos.
(D) 7 minutos.
(E) 9 minutos.

 

Questão 28 

(FATEC) Seja N um número natural de dois algarismos não nulos. Trocando-se a posição desses dois algarismos, obtém-se um novo número natural M de modo que N – M = 63.

 

A soma de todos os números naturais N que satisfazem as condições dadas é

(A) 156
(B) 164
(C) 173
(D) 187
(E) 198

 

Questão 29 

(FATEC) Ariel, estudante do Ensino Médio, achava que o seu relógio estava 3 minutos atrasado, mas, devido à sua rotina de estudos para a prova de vestibular da Fatec,
não viu que, na realidade, seu relógio estava 12 minutos adiantado. No dia do vestibular, Ariel achou que tinha perdido a prova, pois julgava que estava 8 minutos atrasada,
mas, ao chegar no local do vestibular, o portão ainda estava aberto.

 

Isso se deve ao fato de que Ariel estava adiantada

(A) 1 minutos.
(B) 3 minutos.
(C) 5 minutos.
(D) 7 minutos.
(E) 9 minutos.

 

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Questão 30 

(UNICAMP) Certo país adquiriu 5.000.000 de doses das vacinas Alfa, Beta e Gama, pagando um preço de $40.000.000,00 pelo total. Cada dose das vacinas Alfa, Beta e Gama custou $5,00, $10,00 e $20,00, respectivamente.

 

Sabendo que o número de doses adquiridas da vacina Beta é o triplo do número de doses adquiridas da vacina Gama, o número de doses adquiridas da vacina Alfa foi de:

(A) 1.500.000.
(B) 2.000.000.
(C) 2.500.000.
(D) 3.000.000.

 

Questão 31 

(UNICAMP) Em uma família, cada filha tem o mesmo número de irmãs e irmãos, e cada filho tem um número de irmãs igual ao dobro do número de irmãos. O número total de filhos e filhas dessa família é igual a

(A) 11.
(B) 9.
(C) 7.
(D) 5.

 

Questão 32 

(UNIVESP) Em uma eleição para presidente de uma cooperativa com dois candidatos (candidato A e candidato B), 120 membros votaram; o resultado é mostrado no gráfico abaixo. Sabendo que 12 pessoas votaram nulo, e que a “fatia” no gráfico dos votos do candidato B é 3,5 vezes menor que a “fatia” do candidato A, assinale a alternativa
correta que apresenta quantos membros da cooperativa votaram no candidato A.

 

 

Figura: Resultado das eleições da cooperativa.

(A) 72 pessoas
(B) 80 pessoas
(C) 84 pessoas
(D) 90 pessoas
(E) 96 pessoas

 

Questão 33 

(AFA) Um sistema gasoso constituído por n mols de um gás perfeito passa do estado x para o estado y por meio dos processos distintos 1 e 2 mostrados no esquema a seguir.

 

 

Se no processo 2 o sistema realiza um trabalho de 200 J e absorve uma quantidade de calor de 500 J, é correto afirmar que

(A) quando o sistema for trazido de volta ao estado inicial x sua energia interna irá diminuir de 700 J.
(B) a variação da energia interna será a mesma tanto no processo 1 quanto no 2.
(C) o trabalho realizado no processo 1 será igual ao trabalho realizado no processo 2.
(D) se no processo 1 o trabalho realizado for de 400 J o calor recebido será de 1000 J.

 

Questão 34 

(AFA) Um balão, cheio de um certo gás, que tem volume de 2,0 m³, é mantido em repouso a uma determinada altura de uma superfície horizontal, conforme a figura abaixo.

 

 

Sabendo-se que a massa total do balão (incluindo o gás) é de 1,6 kg, considerando o ar como uma camada uniforme de densidade igual a 1,3 kg/m³, pode-se afirmar que ao
liberar o balão, ele

(A) ficará em repouso na posição onde está.
(B) subirá com uma aceleração de 6,25 m/s²
(C) subirá com velocidade constante.
(D) descerá com aceleração de 6,25 m/s²

 

Questão 35 

(AFA) Deseja-se aquecer 1,0 L de água que se encontra inicialmente à temperatura de 10 °C até atingir 100 °C sob pressão normal, em 10 minutos, usando a queima de carvão.

 

Sabendo-se que o calor de combustão do carvão é 6000 cal/g e que 80% do calor liberado na sua queima é perdido para o ambiente, a massa mínima de carvão consumida no processo, em gramas, e a potência média emitida pelo braseiro, em watts, são

(A) 15; 600
(B) 75; 600
(C) 15; 3000
(D) 75; 3000

 

Questão 36 

(AFA) Um cilindro adiabático vertical foi dividido em duas partes por um êmbolo de 6,0 kg de massa que pode deslizar sem atrito. Na parte superior, fez-se vácuo e na inferior foram
colocados 2 mols de um gás ideal monoatômico. Um resistor de resistência elétrica ôhmica R igual a 1 Ω é colocado no interior do gás e ligado a um gerador elétrico que fornece uma corrente elétrica i, constante, de 400 mA, conforme ilustrado na figura abaixo.

 

 

Fechando-se a chave Ch durante 12,5 min, o êmbolo desloca-se 80 cm numa expansão isobárica de um estado de equilíbrio para outro. Nessas condições, a variação da
temperatura do gás foi, em °C, de

(A) 1,0
(B) 2,0
(C) 3,0
(D) 5,0

 

Questão 37 

(AFA) O diagrama abaixo ilustra os níveis de energia ocupados por elétrons de um elemento químico A.

 

 

Dentro das possibilidades apresentadas nas alternativas abaixo, a energia que poderia restar a um elétron com energia de 12,0 eV, após colidir com um átomo de A, seria de, em eV,

(A) 0
(B) 1,0
(C) 5,0
(D) 5,4

 

Questão 38

(FATEC) Sabe-se que a grandeza física potência pode ser expressa como sendo a energia utilizada pela unidade de tempo em um determinado sistema. Considerando como grandezas fundamentais o tempo (T), o comprimento (L) e a massa (M), podemos afirmar corretamente que a fórmula dimensional da potência é

(A) M.L T
(B) M.L² T
(C) M.L² T2
(D) M.L² T-²
(E) M.L²T-³

 

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Questão 39 

(FATEC) Dois fios condutores idênticos, paralelos entre si, e de comprimento infinito são percorridos simultaneamente por correntes elétricas de mesmo sentido e de mesma intensidade. Considere que eles estejam dispostos perpendiculares ao plano do papel desta prova.

 

Nessas condições, é correto afirmar que

(A) geram campos magnéticos perpendiculares ao plano do papel.
(B) geram campos magnéticos circulares ao plano do papel.
(C) geram campos magnéticos repulsivos entre si.
(D) sofrem entre si uma força de repulsão.
(E) sofrem entre si uma força de atração.

 

Questão 40 

(FATEC) Um professor do curso de Materiais da Fatec apresentou aos alunos a seguinte citação:

“As fibras ópticas podem ser usadas para guiar a luz ao longo de um determinado caminho. A ideia é fazer um raio de luz percorrer uma fibra transparente, ricocheteando entre as suas paredes. Desde que o ângulo de incidência do raio na parede da fibra seja sempre maior que o ângulo crítico, o raio permanecerá sempre dentro dela mesmo que ela esteja curva”.

KIRK, Tim. Physics for the IB Diploma. Oxford University Press, 2003. Livre tradução.

 

Em seguida, pediu para que os alunos respondessem, de maneira assertiva, à qual conceito físico a citação se refere.

 

A resposta correta esperada pelo professor é

(A) difração.
(B) polarização.
(C) ângulo limite.
(D) espalhamento.
(E) dispersão luminosa.

 

Questão 41 

(FATEC) Leia o texto.

Lise Meitner, nascida na Áustria em 1878 e doutora em Física pela Universidade de Viena,
começou a trabalhar, em 1906, com um campo novo e recente da época: a radioquímica.
Meitner fez trabalhos significativos sobre os elementos radioativos (descobriu o protactínio,
Pa, elemento 91), porém sua maior contribuição à ciência do século XX foi a explicação do
processo de fissão nuclear. A fissão nuclear é de extrema importância para o  desenvolvimento de usinas nucleares e bombas atômicas, pois libera grandes quantidades de energia.

Neste processo, um núcleo de U–235 (número atômico 92) é bombardeado por um nêutron, formando dois núcleos menores, sendo um deles o Ba–141 (número atômico 56)
e três nêutrons. Embora Meitner não tenha recebido o prêmio Nobel, um de seus colaboradores disse:

“Lise Meitner deve ser honrada como a principal mulher cientista deste século”.

 

KOTZ, J. e TREICHEL, P. Química e Reações Químicas. Rio de Janeiro. Editora LTC,1998. Adaptado.

FRANCO, Dalton. Química, Cotidiano e Transformações. São Paulo. Editora FTD,2015. Adaptado.

 

O número atômico do outro núcleo formado na fissão nuclear mencionada no texto é

(A) 34
(B) 35
(C) 36
(D) 37
(E) 38

 

Questão 42 

(FATEC) Leia o texto.

A polonesa Maria Skodovska Curie (1867–1934) é considerada a “mãe da Física Moderna” e a “patrona da Química”. Madame Curie, como é conhecida, é famosa por sua pesquisa inovadora sobre a radioatividade e pela descoberta dos elementos polônio e rádio. Ela teve influência na trajetória de muitas outras mulheres ao redor do mundo, que enfrentavam uma época repleta de preconceitos e dificuldades profissionais.

No Brasil, na primeira metade do século XX, tivemos pelo menos três representantes de destaque na área da Física. Yolande Monteux (1910–1998), primeira mulher formada em Física pela USP no Brasil (1938), trabalhou em pesquisas sobre raios cósmicos, tornando-se uma das pioneiras na área. Logo depois, em 1942, duas outras pesquisadoras seguiram os passos dela, graduando-se, também, em Física. Uma delas, Elisa Frota-Pessoa (1921– ), graduada pela UFRJ, trabalhou com Física Experimental. Dentre sua obra, destaca-se o artigo intitulado “Sobre a desintegração do méson pesado positivo”. A outra foi Sonja Ashauer (1923–1948), também graduada pela USP, e que se tornou a primeira mulher brasileira a concluir um Doutorado em Física, na Universidade de Cambridge (Inglaterra), com uma tese sobre elétrons e radiações eletromagnéticas.

 

Podemos afirmar que algumas áreas da Física contempladas pelos estudos citados no texto são

(A) Termologia e Radioatividade, por estudarem a temperatura dos raios cósmicos e suas radiações.
(B) Magnetismo e Físico-Química, por terem pesquisado partículas atômicas e novos elementos.
(C) Acústica e Gases, pela descoberta do rádio e do polônio, que são gases à temperatura e pressão ambiente.
(D) Astrofísica e Física de Partículas, pelo estudo dos raios cósmicos, radioatividade e partículas subatômicas.
(E) Óptica Geométrica e Eletromagnetismo, pela observação astronômica realizada das radiações eletromagnéticas.

 

Questão 43 

(UNICAMP) “Gelo combustível” ou “gelo de fogo” é como são chamados os hidratos de metano que se formam a temperaturas muito baixas, em condições de pressão elevada.
São geralmente encontrados em sedimentos do fundo do mar ou sob a camada de solo congelada dos polos. A considerável reserva de gelo combustível no planeta pode se tornar uma promissora fonte de energia alternativa ao petróleo.

Considerando que a combustão completa de certa massa de gelo combustível libera uma quantidade de energia igual a E = 7,2 MJ , é correto afirmar que essa energia é capaz
de manter aceso um painel de LEDs de potência P = 2 kW por um intervalo de tempo igual a

(A) 1 minuto.
(B) 144 s.
(C) 1 hora.
(D) 1 dia.

 

Questão 44

(UNIVESP) Por volta do dia 21 de março, para um observador na superfície da Terra, o Sol descreve um movimento circular uniforme sobre a linha do Equador. Considere que nesse dia, num determinado instante, o Sol se encontre verticalmente posicionado sobre a cidade de Macapá.

Sabendo que a cidade de São Gabriel da Cachoeira, assim como a de Macapá, está localizada sobre a linha do Equador, porém, 15º a oeste da cidade de Macapá, o Sol estará posicionado verticalmente sobre ela após

(A) 15 minutos.
(B) 20 minutos.
(C) 30 minutos.
(D) 40 minutos.
(E) 60 minutos.

 

Questão 45 

(UNIVESP) Durante um jogo de futebol, o goleiro faz uma defesa desviando a trajetória da bola de um ângulo de 90º em relação à direção inicial do movimento.

 

Desprezando a ação da gravidade e considerando que a massa da bola era 450 g, que o módulo da velocidade da bola antes de atingir a mão do goleiro era de 16 m/s e que depois da defesa era de 12 m/s, a intensidade do impulso recebido pela bola durante o contato com a mão do goleiro foi de

(A) 1,5 N·s.
(B) 4,5 N·s.
(C) 6,3 N·s.
(D) 9,0 N·s.
(E) 12,6 N·s.

 

Questão 46 

(UNIVESP) “Cabo de guerra” além de ser expressão popular que identifica tanto a disputa entre entidades antagônicas, também caracteriza um antigo esporte que já participou das olimpíadas entre 1900 e 1920. Sua origem não é precisa mas há documentação de tersido praticada desde o século 8 a.C na China Imperial para treinamento militar. Considere que duas pessoas A e B irão disputar cabo de guerra.

A tem massa 80 kg e consegue com o movimento de recolhimento dos braços faze rforça de 1000 N; B tem massa 100 kg que consegue fazer força de 800 N. Ambos os competidores devem manter os corpos posicionados de maneira vertical durante a disputa, e podem, então, serem modelados como pontos materiais.

Perde a disputa aquele que cruzar primeiro uma linha posta a alguns metros adiante de cada competidor.

Considere que ambos competidores dispõem do coeficiente de atrito de 1,0 entre a sola do sapato o chão, e, se necessário, admita que a aceleração da
gravidade é de 10m/s².

 

Assinale a alternativa correta que apresenta um fato verdadeiro.

(A) A ficará em equilíbrio assim como B e a disputa ficará empatada
(B) B estará submetido à uma força resultante de 800N e vencerá
(C) A estará submetido à uma força resultante de 1000N e vencerá
(D) B estará submetido à uma aceleração de 12,5 m/s² e A de 10 m/s² , ganha A
(E) A, B e a corda serão todos submetidos à uma força de 200N

 

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Questão 47 

(UNICAMP) Um medicamento se apresenta na forma de comprimidos de 750 mg ou como suspensão oral na concentração de 100 mg/mL. A bula do remédio informa que o comprimido não pode ser partido, aberto ou mastigado e que, para crianças abaixo de 12 anos, a dosagem máxima é de 15 mg/kg/dose.

 

Considerando apenas essas informações, conclui-se que uma criança de 11 anos, pesando 40 kg, poderia ingerir com segurança, no máximo,

(A) 6,0 mL da suspensão oral em uma única dose.
(B) 7,5 mL da suspensão oral, ou um comprimido em uma única dose.
(C) um comprimido em uma única dose.
(D) 4,0 mL da suspensão oral em uma única dose.

 

Questão 48 

(UNIVESP) As emissoras de rádio transmitem suas programações por meio de ondas eletromagnéticas, sendo que cada emissora transmite seu sinal com uma frequência específica. As emissoras AM operam em frequências na faixa entre 535 kHz e 1705 kHz enquanto o intervalo de frequências das emissoras FM se encontra entre 88 MHz e 108 MHz.

 

Quando se propagam no ar, as ondas eletromagnéticas emitidas pelas emissoras AM, em comparação com as emitidas pelas emissoras FM, têm

(A) comprimentos de onda e períodos maiores.
(B) comprimentos de onda e períodos menores.
(C) maiores comprimentos de onda e menores períodos.
(D) maiores comprimentos de onda e períodos iguais.
(E) menores comprimentos de onda e maiores períodos.

 

Questão 49 

(AFA) Directions: Read Text IV and answer questions 49, 50 and 21 accordingly.

 

TEXT IV

 

I know I shall meet my fate
Somewhere among the clouds above;
Those that I fight I do not hate,
Those that I guard I do not love;
My country is Kiltartan Cross,
My countrymen Kiltartan’s poor,
No likely end could bring them loss
Or leave them happier than before.
Nor law, nor duty bade1
me fight,
Nor public men, nor cheering crowds,
A lonely impulse of delight
Drove to this tumult in the clouds;
I balanced all, brought all to mind,
The years to come seemed waste of breath,
A waste of breath the years behind
In balance with this life, this death.

 

(YEATS, W.B. An Irish Airman Foresees His Death in Rhyme and Reason, An Anthology. Org. O’MALLEY, Raymond. HartDavis Educational.)

 

Vocabulary:

1. Bid (bade, bidden): to tell somebody to do something.

 

In Text IV, the following phrase refers to dying:

(A) meet my fate.
(B) waste of breath.
(C) tumult in the clouds.
(D) impulse of delight.

 

Questão 50 

(AFA) According to lines 7 and 8 people will
(A) express hope of making it through war.
(B) be encouraged to fight for Kiltartan Cross.
(C) remain oblivious to the outcome of the war.
(D) be aware of the dangers they might face.

 

Questão 51 

(AFA) Lines 9-12 imply that the speaker is
(A) willing to risk his life to win honor and glory.
(B) fighting for the sheer pleasure and exhilaration of it.
(C) motivated by the desire to protect his fellow citizens.
(D) daydreaming about moving through the clouds.

 

Questão 52 

(AFA) Directions: Read Text V and answer questions 52, 52 and 53 accordingly.

 

TEXT V

 

Oh, I’ve just come from the land of the sun
From a war that must be won
In the name of truth
With our soldiers so brave
Your freedom we will save
With our rifles and grenades
And some help from God
I want to see my family
My wife and child waiting for me
I’ve got to go home
I’ve been so alone you see
You just can’t believe
The joy I did receive
When I finally got my leave
And I was going home
Oh, I flew through the sky
My convictions could not lie
For my country I would die
And I will see it soon
When I walked through the door
My wife she laid upon the floor
And with tears her eyes were sore
I did not know why
Then I looked into her hand
And I saw the telegram
Said that I was a brave, brave man
But that I was dead

 

(SUMMER, Bernard; GILBERT, Gillian; HOOK, Peter; MORRIS, Stephen. Lyrics to Love Vigilantes, performed by New Order, Low Life CD, track 1, Universal Music Publishing Group, 1986. Taken from https://lyricfind.com)

 

Read the statements below considering the aspects of grammar and meaning of Text V.

I. The war referred by the speaker is over.
II. The speaker had been conscripted to engage in combat.
III. Some parts of speech were left out of the phrase in line 4.
IV. The use of the auxiliary verb in line 13 is substandard.
V. The noun in line 17 is a false cognate.

 

The only correct statements are

(A) I and II.
(B) I and V.
(C) II and III.
(D) III and IV.

 

Questão 53 

(AFA) The following sentence shows an instance of colloquial language:

(A) I have got to go home.
(B) I have been so alone.
(C) I did not know why.
(D) I want to see my family.

 

Questão 54 

(AFA) Whose characteristic is described below? Write 4 for the speaker in Text IV, and 5 for the speaker in Text V.

 

( ) He is driven by a patriotic fervor.
( ) He is fighting because he cares who wins.
( ) He is believed to have been killed in action.
( ) Nothing else in his life seems worth pursuing.
( ) He considers aspects of his past, present and future.

 

Now, mark the correct option.

(A) 5 / 5 / 5 / 4 / 4
(B) 5 / 5 / 4 / 4 / 5
(C) 4 / 4 / 5 / 5 / 4
(D) 4 / 4 / 4 / 5 / 5

 

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Questão 55 

(AFA) Directions: Read Text VI and answer questions 55, 56, 57, 58 and 59 accordingly.

 

TEXT VI

Elon Musk, the CEO of SpaceX and Tesla, caused something of a stir at the annual Air Force Association’s Air Warfare Symposium in Orlando, Florida. During an informal ‘fireside chat’ with Lt. Gen. John Thompson of Space Command on Friday, Musk told a room packed
with fighter pilots that “the fighter jet era has passed”. Now, Musk is renowned for finding soundbites for the media to hook onto, and also of causing calculated disruption in his target audience, but even by his standards this is a well-baited line. What makes this such
a bold and controversial statement?

The contemporary battlefield is far more networked, complex, congested and lethal – it’s those that adapt that will survive. Simply being ‘a good stick’ will rapidly no longer cut it in the hostile skies of the future. Musk’s main thrust is, however, that the human in
the cockpit is the limiting factor in air combat now, not the advantage.

Firstly, humans are awkward for aircraft designers to accommodate. In a modern fighter the pilot sits on an ejection seat for emergency escape, needs an oxygen supply and air-conditioning to function at extremes of temperature and altitude, and requires flight controls and instruments to fly and fight the machine. All of these add a significant amount of weight and cost into the aircraft. Moreover, having a transparent canopy to permit the crew to see out does little to improve signature management1 as radar cross section and the chances of reflected sun glint all increase. The human also adds more weight, especially when encumbered with flight kit such as helmet, NVGs, g-suit and flight planning and survival equipment. Traditionally, pilots sit toward the front of the aircraft to afford them the best view for take-off and landing, as well as air combat.

This has implications on aerodynamics, stealth design and weight distribution factors. In short, it can make the designers life a lot simpler if the pilot/crew are not in the aircraft.

(Extracted from https://www.forbes.com/. Accessed on March 03, 2022.)

 

Vocabulary:

1. Signature management and stealth: both terms refer to technology that reduces the likelihood of personnel, aircrafts, missiles, etc. being detected.

 

According to the text, it’s eminent that Elon Musk

(A) improvises his speeches to entertain his listeners.
(B) presents pieces of information to make the news.
(C) plans what to say to keep the public heedful.
(D) disapproves of being in the spotlight.

 

Questão 56 

(AFA) Based on Musk’s position, it is right to infer that

(A) combat planes will become more pilot-friendly.
(B) high-performance fighter jets will proliferate.
(C) a new era of conflicts is a controversial issue.
(D) fighter pilots might end up becoming obsolete.

 

Questão 57

(AFA) In the future, pilots will

(A) be inconvenienced by flight helmets and survival equipment.
(B) have to rely on other qualities besides technical prowess.
(C) be considered the most important element in air combat.
(D) have to make split-second life or death decisions.

 

Questão 58 

(AFA) Decide if the sentences are true (T) or false (F) according to Text VI; then mark the right alternative.

 

I. Designers are challenged to find solutions that enable fitting flying conditions.
II. The human factor is considered an asset when it comes to air combat.
III. A transparent canopy is both an advantage and a disadvantage.
IV. The flying gear turns out to be heavy and expensive.

 

A) I. T / II. F / III. T / IV. F
(B) I. F / II. T / III. F / IV. F
(C) I. T / II. F / III. T / IV. T
(D) I. F / II. T / III. F / IV. T

 

Questão 59 

(AFA) Analyzing the grammatical aspects of Text VI, and considering the standard use of language, it’s correct to say that

(A) an (line 3) introduces a description.
(B) a lot (line 36) can be replaced by very.
(C) does (line 27) is being used as an auxiliary.
(D) causing (line 8) can be used in the form cause.

 

Questão 60 

(FATEC) Leia o texto para responder às questões de números 60 a 64.

 

Here’s how long you can work before your brain 1shuts down I’m having a hard time starting this article. According to research out of the University of Melbourne, that might
be because I’m middle-aged and work too much. Economists determined that burning the midnight oil makes you, well, dumber.” Our study highlights that too much work can have adverse effects on cognitive functioning,” they conclude.

Tell us something we didn’t know. Who hasn’t, at the end of a seemingly endless workweek, found themselves staring blankly at their computer screen or into space unable to remember what they had for lunch, let alone form a coherent thought about the task at hand?

For some employees, of course – the average resident 2 physician or, these days, that “3 gig economy” worker who makes ends meet by banging away at multiple projects – long hours are a fact of modern working life. And there’s a cost. Medical researchers have shown that working too much can affect employees’ physical and mental health.

So how much is too much? For people age 40 and older, working up to roughly 25 hours per week boosts memory, the ability to quickly process information and other aspects of cognitive function, according to the study, which drew on a longitudinal survey that tracks the well-being of 6,000 Australians. Beyond 25 hours a week, the middle-aged brain doesn’t work as well, the study indicates, noting that the findings apply to both men and women.

<http://tinyurl.com/j4os8ck> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado.

 

Glossário

1 to shut down: parar de operar/funcionar.
2 physician: médico.
3gig economy: ambiente de trabalho baseado em empregos temporários e contratos de curta duração.

 

Ao escrever, no início do texto, “I’m having a hard time starting this article”, o autor

(A) afirma discordar de pesquisas feitas na Universidade de Melbourne.
(B) afirma trabalhar melhor em horários próximos à meia-noite.
(C) expressa a dificuldade em começar a escrever o artigo.
(D) expressa a dificuldade dos economistas em explicar as altas do petróleo.
(E) expressa a falta de tempo dos economistas que trabalham na indústria de óleo.

 

Questão 61 

(FATEC) A respeito do autor, o primeiro parágrafo nos informa que ele

(A) trabalha pouco para a idade dele.
(B) é de meia-idade e trabalha demais.
(C) é muito jovem para sentir-se cansado.
(D) sente-se como um trabalhador na Idade Média.
(E) deixou a Universidade de Melbourne na metade do ano.

 

Questão 62 

(FATEC) Considere a afirmação: “Our study highlights that too much work can have adverse effects on cognitive functioning.”

 

Um dos efeitos adversos do trabalho excessivo apresentado pelo autor é

(A) não lembrar do que almoçara.
(B) sentir-se sozinho na hora do almoço.
(C) sentir-se sozinho sem o computador.
(D) não conseguir escrever à mão, sem o computador.
(E) não suportar a luz forte, pelo uso prolongado do computador.

 

Questão 63 

(FATEC) Afirma-se, no terceiro parágrafo, que

(A) o tratamento de doenças decorrentes de trabalhos físicos é mais caro do que o de trabalhos mentais.
(B) os médicos apresentam, em média, jornadas de trabalho mais curtas do que os economistas.
(C) o trabalho em excesso é um fator de risco somente para pessoas que têm trabalhos físicos.
(D) jornadas longas fazem parte da vida moderna de trabalho para alguns médicos residentes.
(E) muitas horas de trabalho não afetam a saúde física e mental dos empregados.

 

Questão 64 

(FATEC) O pronome relativo that, em “that tracks the well-being of 6,000 Australians”, pode ser corretamente substituído, sem alteração do sentido original, por

(A) wit.
(B) with.
(C) wish.
(D) witch.
(E) which.

 

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Gabarito

1D 2B 3C 4B 5A 6C 7B 8C 9A 10C 11C 12C 13D 14C 15E 16A 17B 18C 19B 20A 21D 22C 23A 24B 25B 26B 27D 28C 29D 30D 31C 32C 33B 34B 35D 36C 37C 38E 39E 40C 41C 42D 43C 44E 45D 46B 47A 48A 49A 50C 51B 52C 53A 54A 55B 56D 57B 58C 59A 60C 61B 62A 63D 64E

 

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