Simulado online para a EPCAR

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Simulado Online da EPCAR

Está se preparando para prestar a prova da EPCAR? Então você deve estar estudando muito! Mas, mais do que uma rotina intensa de estudos, é importante que você conheça a prova que vai prestar!

Então, para te dar aquela força, o Guia do Vestibulinho montou um Simulado Online para a prova da EPCAr!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores de Concursos Militares

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de concursos militares. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

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Como foi feito esse Simulado Online para a EPCAR?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores, de 2014 a 2019, e tem o intuito de proporcionar a você a oportunidade de ter uma experiência prévia do que será a aplicação do exame.

Por isso, aproveite essa chance de se preparar e arrasar na prova! Lembre-se de fazer o simulado com comprometimento e seriedade! Tudo foi preparado com muito carinho pensando no seu sucesso!

 

Instruções para a realização do Simulado Online para a EPCAr

  • A prova da EPCAr se divide em quatro partes: Língua Portuguesa (16 questões), Matemática (16 questões), Língua Inglesa (16 questões) e Redação.
  • Você terá 5h20 para responder às questões e preencher o gabarito.
  • Cronometre o tempo no seu celular e não extrapole o limite!
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Assim que finalizar as questões vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito;

 

Boa prova!

 

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Começando o Simulado Online para a EPCAr

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

TEXTO 1

 

O Sal da Terra

Beto Guedes

 

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra

 

(www.mundojovem.com.br/musicas/o-sal-da-terra-beto-guedestransito. Acesso em 18/04/2016.)

 

1 – Leia as afirmativas abaixo acerca do texto “O Sal da Terra”.

I. O locutor esboça sua preocupação com as gerações
futuras e considera fundamental pautar suas ações no
sentido de construir-lhes um lugar melhor para viver.

II. A “paz na terra” depende tanto do cuidado com a
natureza quanto do fim da ganância e das
desigualdades sociais.

III. O emissor da mensagem em “Quero não ferir meu
semelhante/Nem por isso quero me ferir” argumenta
que pensar no bem-estar alheio é prejudicial ao
indivíduo.

IV. A necessidade de mudanças na preservação do planeta
não é uma novidade, mas o locutor exorta todos a
realizá-las o mais rápido possível.

 

As inferências corretas são apenas

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

 

2 – Assinale a opção que contém uma informação correta sobre a canção “O Sal da Terra”

a) A função apelativa é predominante no texto.

b) Apenas a linguagem padrão foi empregada em toda a canção.

c) Foi utilizado, no texto, apenas pronome de segunda pessoa gramatical para se referir à Terra.

d) A canção foi escrita apenas para dois interlocutores: a Terra e o Tempo.

 

3 – Assinale a alternativa INCORRETA quanto à classificação das figuras de linguagem.

a) “Quero viver mais duzentos anos.” (hipérbole)

b) “A felicidade mora ao lado.” (prosopopeia)

c) “Um mais um é sempre mais que dois.” (paradoxo)

d) “Tu que és a nave nossa irmã.” (eufemismo)

 

4 – Assinale a alternativa que apresenta uma análise sintática ou morfológica INCORRETA.

a) A palavra “que”, no verso “Tu que és do homem, a maçã” (v. 26), classifica-se como partícula denotativa de realce.

b) Em “Tão te maltratando por dinheiro” (v. 21), há uma locução verbal cujo verbo no gerúndio aponta para uma ação continuada e repetitiva.

c) O pronome “quem”, em “Para merecer quem vem depois” (v. 32), é sujeito da segunda oração e compõe o objeto direto da oração principal.

d) A conjunção “e”, em “E quem não é tolo pode ver” (v. 14) e em “E nos alimenta com seus frutos” (v. 25), possui valor adversativo.

 

TEXTO 2

 

Rap: uma linguagem dos guetos

Entre as vozes que se cruzam na cacofonia urbana da sociedade globalizada, há uma que se sobressai pela sua radicalidade marginal: o rap. A moderna tradição negra dos guetos norte-americanos é, hoje, cantada pelos jovens das periferias de todos os quadrantes do globo. Mas diferentemente das estereotipias produzidas pela nação hegemônica e difundidas em escala planetária, a cultura hip-hop costuma ser assimilada como uma fala essencialmente crítica por uma juventude com tão escassas vias de fuga ao sempre igual. Quando, por exemplo, jovens de uma favela brasileira incorporam esta linguagem tornada universal, por mais que a sua realidade seja diferente daquela dos marginalizados do país de origem, a forma permanece associada a um conteúdo crítico – uma visão de mundo subalterna e frequentemente subversiva.

O rap é hoje uma forma de expressão comunitária, por meio da qual se comunicam e afirmam sua identidade habitantes dos morros e comunidades populares. /…/

O surgimento do movimento hip-hop nos remete ao contexto no qual estavam inseridos os Estados Unidos dos anos 60 e 70, no auge da Guerra Fria. Foram anos de tensão e muita agitação política. O descontentamento popular com a guerra do Vietnã somava-se à pressão das comunidades negras segregadas, submetidas a leis similares às do apartheid sul-africano. O clima de revolta e inconformismo tomava conta dos guetos negros.
/…/

Na trilha da agitação política ocorriam inovações culturais. Nos guetos, o que se ouvia era o
soul, que foi importante para a organização e conscientização daquela população. /…/ No mesmo período surge uma variedade de outros ritmos, como o funk, marcados por pancadas poderosas que causavam estranhamento aos brancos, letras que invocavam a
valorização da cultura negra e denunciavam as condições às quais eram submetidas as populações dos guetos. O soul e o funk foram as bases musicais que permitiram o surgimento do rap, que virá a ser um dos elementos do movimento hip-hop.

Por essa época ou um pouco antes, jovens negros já dançavam [o break] nas ruas ao som do soul e do funk de uma forma inovadora, executando passos que lembravam ao mesmo tempo uma luta e os movimentos de um robô. /…/

Finalmente, além da música e da dança, propagava-se pelos guetos, ainda, o hábito de desenhar e escrever em muros e paredes. /…/ Nesse contexto de efervescência político-cultural, grafiteiros, breakers e rappers começaram a se reunir para realizar eventos juntos, afinal suas artes estavam relacionadas a uma experiência comum, a cultura de rua. /…/

Por volta de 1982, o rap chegou ao Brasil, fixando-se, sobretudo, em São Paulo. /…/ Nos últimos anos da década de 90, o rap brasileiro ultrapassou os limites da periferia dos grandes centros e chegou à classe média. /…/ O rap de caráter mais comercial passou então a ser amplamente difundido pelo país, ao mesmo tempo em que, em sua
forma marginal, a linguagem continuava a se desenvolver nos espaços populares.

Há que se destacar o caráter inovador do rap nacional, que reelabora, de forma criadora, a partir de tradições populares brasileiras, a linguagem dos guetos norte-americanos, mesclando o ritmo do Bronx a gêneros como o samba e a embolada.

Não se trata, no entanto, de idealizar o hip-hop como forma de conhecimento. O movimento, seguramente, não é homogêneo: possui tendências mais ou menos politizadas, mais ou menos engajadas e críticas. Há, por assim dizer, uma vertente cuja tônica é a denúncia, a agitação e o protesto. Outra, espontânea, sem uma linha política coerente e definida. E outra ainda, talvez hegemônica, já assimilada pelo mercado, que reproduz o modelo de comportamento, aspirações e ideais dominantes (consumismo, individualismo e
exaltação da vida privada), como a maioria das canções ditas “de massa”.

(COUTINHO, Eduardo Granja, ARAÚJO, Marianna. Rap: uma linguagem dos guetos. In: PAIVA, Raquel, TUZZO, Simone Antoniaci (Orgs.). Comunidade, mídia e cidade: possibilidades comunitárias na cidade hoje. Goiânia: FIC/UFG, 2014.)

 

5 – Nota-se, no primeiro parágrafo do texto, que os autores enfatizam a informação presente no título, isto é, a relação do rap com o gueto, com espaços desprestigiados. Assinale a única palavra que NÃO foi empregada para reforçar esse aspecto no parágrafo.

a) Marginal

b) Periferias

c) Favela

d) Subversiva

 

6 – De acordo com as informações do texto e o modo como ele está organizado, é correto afirmar que os autores

a) defendem os ditos movimentos de rua, utilizando-se de argumentos sólidos que valorizam o rap.

b) apresentam dados temporais e espaciais para defender a divulgação do rap na sociedade.

c) são preconceituosos com relação à cultura de massa, que, segundo eles, é hegemônica em aspectos como exaltação da individualidade.

d) expõem o tema rap, contextualizando-o em sua origem e desenvolvimento ao longo dos anos.

 

7 – Considerando o contexto em que foi empregada, a expressão “cultura de rua” pode ser definida como:

a) conjunto de ritmos musicais típicos dos guetos negros dos anos de 1960 e 1970.

b) dança apresentada nas ruas, cujos movimentos lembram os passos de um robô.

c) conjunto de artes (música, dança e grafite) que se expressa no espaço público, na rua.

d) linguagem artística que mistura vários ritmos, como o funk, o samba e a embolada.

 

8 – Assinale a alternativa que apresenta uma leitura correta acerca do texto.

a) A juventude marginalizada, em todos os quadrantes do globo, tem no rap uma solução para a sua situação de criminalidade.

b) O rap alcançou a classe média fora das comunidades populares e atua, hoje, como um importante instrumento de conscientização dessa classe, devido a sua linguagem rebelde e marginal.

c) A raiz histórica do rap está na tensão e na insatisfação geradas pela Guerra Fria, as quais tomaram conta dos guetos ao redor do mundo nas décadas de 60 e 70.

d) Embora seja a incorporação de uma linguagem surgida em outra realidade, extremamente diferente da deles, o rap transformou-se em uma espécie de voz dos jovens
dos morros e das comunidades brasileiras.

 

9 – Assinale a alternativa cuja palavra ou expressão entre parênteses NÃO substitui corretamente a anterior a ela.

a) “O movimento, seguramente (certamente), não é homogêneo (uniforme): possui tendências mais ou menos politizadas…” (l. 72 a 74)

b) “O rap de caráter mais comercial passou então (desse modo) a ser amplamente difundido (divulgado) pelo país…” (l. 60 a 62)

c) “Por volta de (Em meados de) 1982, o rap chegou ao Brasil, fixando-se, sobretudo (exclusivamente) em São Paulo.” (l. 56 e 57)

d) “E outra ainda, talvez hegemônica (predominante), já assimilada (absorvida) pelo mercado, que reproduz o modelo de comportamento…” (l. 77 a 79)

 

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10 – Assinale a alternativa em que a reescrita proposta NÃO está de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.

a) “O rap é hoje uma forma de expressão comunitária, por meio da qual se comunicam…” (l. 18 e 19) => O rap é hoje uma forma de expressão comunitária, com à qual se comunicam.

b) “O descontentamento popular com a guerra do Vietnã somava-se à pressão das comunidades negras…” (l. 25 a 27) => Ao descontentamento popular com a guerra do
Vietnã somava-se a pressão das comunidades negras.

c) “…submetidas a leis similares às do apartheid…” (l. 28) => …submetidas a leis similares àquelas do apartheid.

d) “…denunciavam as condições às quais eram submetidas as populações dos guetos.” (l. 39 a 41) => denunciavam as condições a que eram submetidas as populações dos
guetos.

 

11 – Há, em um dos fragmentos abaixo, uma marca evidente da presença dos autores no texto. Assinale-o.

a) “O surgimento do movimento hip-hop nos remete ao contexto no qual estavam inseridos os Estados Unidos dos anos 60 e 70, no auge da Guerra Fria.”

b) “Há, por assim dizer, uma vertente cuja tônica é a denúncia, a agitação e o protesto.”

c) “E outra ainda, talvez hegemônica, já assimilada pelo mercado…”

d) “Finalmente, além da música e da dança, propagava-se pelos guetos, ainda, o hábito de desenhar e escrever em muros e paredes.”

 

12 – Assinale a alternativa que aponta o sentido INCORRETO das expressões conectoras destacadas abaixo.

a) “…além da música e da dança, propagava-se pelos guetos, ainda, o hábito de desenhar e escrever em muros e paredes.” – Adição

b) “Por essa época ou um pouco antes, jovens negros já dançavam nas ruas ao som do soul e do funk de uma forma inovadora…” – Proporcionalidade

c) “…afinal suas artes estavam relacionadas a uma experiência comum, a cultura de rua.” – Explicação

d) “E outra, ainda, talvez hegemônica, já assimilada pelo mercado, que reproduz o modelo de comportamento…” – Inclusão

 

13 – Assinale a alternativa em que a reescrita mantém a correção da língua formal.

a) “O clima de revolta e inconformismo tomava conta dos guetos dos negros.” => O clima de revolta e inconformismo tomavam conta dos guetos negros.

b) “Na trilha da agitação política ocorriam inovações culturais.” => Na trilha da agitação política haviam inovações culturais.

c) “…propagava-se pelos guetos, ainda, o hábito de desenhar e escrever…” => Eram propagados pelos guetos, ainda, o hábito de desenhar e escrever.

d) …como a maioria das canções ditas “de massa” reproduz… => como a maioria das canções ditas “de massa” reproduzem.

 

14 – Analise as afirmativas abaixo.

 

Tirinha Mafalda

 

I) A vírgula utilizada depois da palavra “contente” separa um vocativo, enquanto os dois pontos empregados depois de “doente” introduzem apostos.

II) Na frase “Eu estaria sendo hipócrita”, há dois verbos e duas orações.

III) O vocábulo “Aí” marca a coloquialidade do diálogo e poderia ser substituído, em um registro mais formal, pela expressão “desse modo”, sem modificação do sentido.

IV) Em “analisar o que me deixa”, o pronome “que”, sintaticamente, exerce a função de objeto direto.

 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) II.

b) I, II e IV.

c) I e III.

d) III e IV.

 

TEXTO 3

 

UMA CARTA DE MACHADO DE ASSIS

Machado de Assis tinha 65 anos quando Carolina, sua mulher, morreu em 1904; viveria ainda quatro anos. Joaquim Nabuco, um de seus melhores amigos, era dez anos mais moço, e correspondia-se com Machado, desde a adolescência.

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 1904.

 

Meu caro Nabuco,

Tão longe, e em outro meio, chegou-lhe a notícia da minha grande desgraça, e você expressou a sua simpatia por um telegrama. A única palavra com que lhe agradeci é a mesma que ora lhe mando, não sabendo outra que possa dizer tudo o que sinto e me
acabrunha. Foi-se a melhor parte da minha vida e aqui estou só no mundo. Note que a solidão não me é enfadonha, antes me é grata, porque é um modo de viver com ela, ouvi-la, assistir aos mil cuidados que essa companheira de 35 anos de casados tinha comigo; mas não há imaginação que não acorde, e a vigília aumenta a falta da pessoa amada. Éramos velhos, e eu contava morrer antes dela, o que seria um grande favor; primeiro,
porque não acharia a ninguém que melhor me ajudasse a morrer; segundo, porque ela deixa alguns parentes que a consolariam das saudades, e eu não tenho nenhum. Os meus são amigos, e verdadeiramente são os melhores; mas a vida os dispersa, no espaço, nas
preocupações do espírito e na própria carreira que a cada um cabe. Aqui me fico, por ora na mesma casa, no mesmo aposento, com os mesmos adornos seus. Tudo
me lembra a minha meiga Carolina.

Como estou à beira do eterno aposento, não gastarei muito tempo em recorda-la. Irei vê-la, ela me esperará.

Não posso, caro amigo, responder agora à sua carta de 8 de outubro; recebi-a dias depois do falecimento de minha mulher, e você compreende que apenas posso falar deste fundo golpe.

Até outra e breve; então lhe direi o que convém ao assunto daquela carta que, pelo afeto e sinceridade, chegou à hora dos melhores remédios. Aceite este abraço do triste amigo velho

 

Machado de Assis

 

http://rosebud-rose-bud.blogspot.com/2007/02/uma-carta-demachado-de-assis.html, acessado em 04/05/2013.

 

15 – Assinale a alternativa que revela o sentimento de Machado de Assis em relação à morte de sua esposa.

a) Sente-se revoltado pelo falecimento de Carolina.

b) Encontra-se com ideias suicidas, por não saber viver sem a esposa.

c) Sente saudade, porém se reconforta na possibilidade de, em breve, rever a esposa.

d) Mostra-se apático em relação à situação vivida.

 

16 – Sobre o trecho abaixo, é correto afirmar que

 

“Não posso amigo, caro amigo, responder agora à sua carta de 8 de outubro; recebi-a dias depois do falecimento de minha mulher, e você compreende que apenas posso falar
desse fundo golpe. Até outra e breve; então lhe direi o que convém ao assunto daquela carta que, pelo afeto e sinceridade, chegou à hora dos melhores remédios. Aceite
este abraço do triste amigo velho.”

 

a) falecimento e sinceridade são palavras formadas pelo processo de sufixação; enquanto convém e daquela por prefixação.

b) o ponto e vírgula (1ª linha) pode ser substituído por uma conjunção conclusiva, mantendo o sentido original do trecho.

c) A reescrita da expressão triste amigo velho para velho amigo triste não altera o sentido original do período.

d) o pronome pessoal oblíquo a só deve ser usado na posição enclítica.

 

MATEMÁTICA

17 – Juntamente com o Governador de um Estado, foram para uma reunião 4 Prefeitos. Cada Prefeito levou 4 Secretários e cada Secretário levou 4 Vereadores. Sabendo-se que nessa reunião não houve participação de mais nenhuma pessoa, então, o número T, total de participantes, é múltiplo de

a) 7

b) 11

c) 17

d) 19

 

18 – Dois botes estão no mar a uma distância d um do outro. Um observador, situado na praia, observava-os, calculando distâncias e ângulos em dois pontos de observação, como
no esboço abaixo.

 

Matemática EPCAR

 

A distância d entre os botes, em metros, é igual a

Dado: sen 120° = cos 30°

a) 10√15

b) 15(√6 + √2)

c) 10(√3 + √2)

d) 15(√6 -√2)

 

19 – Considere os números X e Y , expressos por:

 

 

Marque a alternativa verdadeira.

a) X é um número racional não inteiro positivo.

b) X ⋅ Y é um número inteiro e negativo.

c) X + Y é um número irracional.

d) X/Y é um número racional não inteiro e positivo.

 

20 – O gráfico a seguir é de uma função polinomial do 1º grau e descreve a velocidade v de um móvel em função do tempo t:

 

 

Assim, no instante 10 t = horas o móvel está a uma velocidade de 55 km/h, por exemplo. Sabe-se que é possível determinar a distância que o móvel percorre calculando a área limitada entre o eixo horizontal t e a semirreta que representa a velocidade em função do tempo. Desta forma, a área hachurada no gráfico fornece a distância, em km, percorrida pelo móvel do instante 6 a 10 horas.

 

É correto afirmar que a distância percorrida pelo móvel, em km, do instante 3 a 9 horas é de

a) 318

b) 306

c) 256

d) 212

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

21 – Considere a = 1150, b = 4100, c = 2150 e assinale a alternativa correta.

a) c < a < b

b) c < b < a

c) a < b < c

d) a < c < b

 

22 – Uma das curvas radicais de uma montanha russa será construída de modo que, quando observada, perceba-se a forma de uma parábola como mostra a figura. Será possível alcançar a maior altura, 280 m do solo, em dois pontos dessa curva, distantes 900 m um do outro, e a descida atingirá o ponto mais baixo da curva a 30 metros do solo, como se vê na figura.

 

 

A distância horizontal entre o centro da roda dianteira do carrinho 1 e o centro da roda traseira do carrinho 3 quando esses centros estiverem a m 70 do solo, são

a) 200 metros.

b) 250 metros.

c) 360 metros.

d) 400 metros.

 

23 – Bhaskara vende bolos na feira. Num certo dia, ele atendeu três fregueses somente.

Euler, o primeiro freguês, comprou, do total de bolos da banca, metade dos bolos mais meio bolo.

Tales, o segundo freguês, também comprou do total de bolos, que havia na banca, metade dos bolos mais meio bolo.

Por fim, Cartesiano, o terceiro freguês, também comprou do total de bolos, que havia na banca, metade dos bolos mais meio bolo.

 

Sabendo-se que, nesse dia, sobraram 10 bolos na banca de Bhaskara, e que cada bolo foi vendido por R$6,00, então

a) Bhaskara, com a venda dos bolos, recebeu mais de 500 reais.

b) Tales gastou com os bolos a metade do que Cartesiano gastou.

c) Após Euler comprar os bolos, sobraram na banca menos de 40 bolos.

d) A soma da quantidade de bolos comprados por Euler e Cartesiano, juntos, é um número divisível por 5.

 

24 – Fernando, um aluno aplicado em matemática, propôs a seus colegas o desafio de descobrirem os coeficientes e as raízes de três equações do 2º grau, todas na forma ax2 + bx + c = 0 .

Ele afirmou que:

  • Os coeficientes dos termos de maiores graus da 2ª e da 3ª equações são iguais ao menor número inteiro positivo.
  • O conjunto solução da 1ª equação é {−1,−2} e a 2ª equação possui duas raízes reais e iguais a 3;
  • O coeficiente do termo de maior grau da 1ª equação é igual ao oposto do coeficiente de maior grau da 3ª equação;
  • O coeficiente de x da 3ª equação é a metade do coeficiente de x da 2ª equação.
  • O produto das raízes da 3ª equação é igual a unidade.

 

Com base nesses dados, marque a alternativa FALSA.

a) A soma dos coeficientes da 1ª equação é um número que pode ser escrito como 2k , tal que k ∈ ℤ.

b) A soma das raízes das três equações é igual ao oposto do coeficiente de x da 2ª equação.

c) A razão entre o termo independente de x da 3ª equação e o termo independente de x da 1ª equação é um número do conjunto ℚ_.

d) A diferença entre as raízes da 3ª equação é um número racional.

 

25 – Numa competição matemática entre as esquadrilhas do Esquadrão Phoenix, atual 1º esquadrão do CPCAR, havia um desafio entre as duas duplas A e B finalistas. Tal desafio consistia em escolher uma caixa na qual poderia haver um objeto escondido.

Foram colocadas 8 caixas e em apenas uma encontrava-se o tal objeto desejado. Ganhava o desafio aquela dupla que apontasse a caixa na qual estivesse o objeto. Sabe-se que, na competição, as duplas alternariam na escolha da caixa e, caso a dupla errasse, a caixa seria eliminada.

Sorteada a ordem de competição, a dupla A fez a 1ª escolha e errou. A 2ª escolha foi feita pela dupla B que também errou. No entanto, a dupla B foi a vencedora do desafio, o que só aconteceu na última caixa restante.

Em relação à probabilidade de cada dupla ser vencedora do desafio no momento de escolha da caixa, é correto afirmar que a

a) maior probabilidade de acerto que a dupla A teve numa de suas escolhas foi menor que 40 %.

b) probabilidade de acerto da dupla A em sua 3ª escolha foi maior que 15% e menor que 17%.

c) probabilidade de acerto da dupla B era sempre o dobro da probabilidade de acerto da dupla A, se consideradas duas escolhas consecutivas.

d) 3ª maior probabilidade de acerto da dupla B foi de 20%.

 

26 – Com a intenção de padronizar as barracas dos vendedores ambulantes, a prefeitura da cidade de Eulerópolis solicitou a uma empresa especializada no ramo que fizesse um orçamento do material a ser empregado e do custo para finalização das barracas. Segue um esboço do que foi apresentado pela empresa:

 

 

O ponto O é a projeção ortogonal do ponto V sobre a base hexagonal regular da barraca.

Considere: √7 = 2,6 e √2 = 1,4

No modelo apresentado, a parte hachurada indica onde existe tecido, ou seja, no telhado e na parte de baixo da lateral, ao custo de R$ 2,00 o metro quadrado. Além disso, em cada aresta está uma barra de alumínio ao custo de R$ 4,00 o metro linear.

 

Se a empresa cobra uma taxa de mão de obra equivalente a 30% do custo de todo o material gasto, então é correto afirmar que o custo total de uma barraca padrão, em reais, é um número compreendido entre

a) 390 e 400

b) 401 e 410

c) 411 e 420

d) 421 e 430

 

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27 – Um grupo de n alunos sai para lanchar e vai a uma pizzaria. A intenção do grupo é dividir igualmente a conta entre os n alunos, pagando, cada um, p reais. Entretanto, 2 destes alunos vão embora antes do pagamento da referida conta e não participam do rateio. Com isto, cada aluno que permaneceu teve que pagar (p + 10) reais.

 

Sabendo que o valor total da conta foi de 600 reais, marque a opção INCORRETA.

a) O valor que cada aluno que permaneceu pagou a mais corresponde a 20% de p

b) n é um número maior que 11

c) p é um número menor que 45

d) O total da despesa dos dois alunos que saíram sem pagar é maior que 80 reais.

 

28 – Uma caixa de capacidade 6,4m3 deve ser abastecida com água. Abaixo estão representados três recipientes que podem ser utilizados para esse fim.

 

 

Considerando que não há perda no transporte da água, afirma-se que:

 

I) Pode-se usar qualquer um dos recipientes 100 vezes para encher a caixa.

II) Se os recipientes A, B e C forem usados, respectivamente, 16, 33 e 50 vezes, a caixa ficará com sua capacidade máxima.

III) Após usar 20 vezes cada um dos recipientes, ainda não teremos metade da capacidade da caixa ocupada.

 

Das afirmativas acima, tem-se que é (são) verdadeira(s)

a) nenhuma delas.

b) apenas a III.

c) apenas a II.

d) apenas a I.

 

29 – Considere quatro números naturais distintos tais que, quando adicionados três a três, resultem em: 152, 163, 175 e 185

 

Sobre esses quatro números é correto afirmar que

a) todos são números menores que 70

b) nenhum é múltiplo de 10

c) apenas um é número primo

d) algum é quadrado perfeito

 

30 – Um escritório de engenharia foi contratado para desenhar um projeto de construção de uma praça.

 

Para a execução do projeto, deverão ser atendidas as seguintes condições:

  • a praça será em forma de um triângulo escaleno;
  • as medidas dos lados da praça são números inteiros;
  • a medida do maior lado é o dobro da medida do menor lado;
  • o perímetro da praça é 120 metros.

 

O número de projetos que poderão ser executados, atendendo às condições acima, é x. O número x é

a) múltiplo de 7

b) primo maior que 3

c) divisor de 27

d) quadrado perfeito menor que 20

 

31 – Uma revendedora de automóveis usados apresenta um modelo e o anuncia por x reais. Para atrair clientes, a revendedora oferece duas formas de pagamento:

 

 

Um cliente comprou um automóvel e optou pelo pagamento no cartão de crédito em 10 parcelas iguais de R$ 3 240,00.

 

Considerando as informações anteriores, é correto afirmar que

a) o valor x anunciado pela revendedora é menor que R$ 25 000,00.

b) se esse cliente tivesse optado pelo pagamento à vista, então ele gastaria mais de R$ 24 500,00 com essa compra.

c) a opção que esse comprador fez usando o cartão de crédito representou um acréscimo de 30% sobre o valor que seria pago à vista.

d) se o cliente tivesse pago à vista, ao invés de utilizar o cartão de crédito, então teria economizado mais de R$ 8 000,00.

 

32 – No concurso CPCAR foi concedido um tempo T para a realização de todas as provas: Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa; inclusive marcação do cartão resposta.

Um candidato gastou  1/3 deste tempo T com as questões de Língua Portuguesa e 25% do tempo restante com a parte de Língua Inglesa. A partir daí resolveu as questões de Matemática empregando 80% do tempo que ainda lhe restava. Imediatamente a seguir, ele gastou 5 minutos preenchendo o cartão-resposta e entregou a prova faltando 22 minutos para o término do tempo T estabelecido.

 

É correto afirmar que o tempo T, em minutos, é tal que

a) T < 220

b) 220 ≤ T < 240

c) 240 ≤ T < 260

d) T ≥ 260

 

LÍNGUA INGLESA

 

TEXTO I

 

SOME OF THE INTERNET’S CRAZIEST CONSPIRACY THEORIES

 

Michael Jackson Is Still Alive

The advent of the internet hasn’t just cooked up1 new conspiracy theories, it’s also accelerated existing ones. If you refuse to believe that it was the Iranians that killed him, perhaps you’ll be convinced that MJ is actually still alive. Proof? His own daughter Paris Jackson took a photo of him. Seriously. What do you mean you don’t see him? He’s right there in the back seat, stacked2 under that pile of clothes wearing his iconic hat. Believe, man. Thriller Vol.2 to drop next year.

 

The Moon Doesn’t Exist

It’s no good looking at it, night after night. The moon doesn’t exist. It’s a hologram, put there by persons unknown. Of course, serial conspiracy theorist David Icke has a theory. There are also countless YouTubers keeping an eye out, one of whom has gone as far as “looking at it regularly for a year”.

 

Jay Z Is A Time-Travelling Vampire

There are vast regions of the internet devoted to explaining why Jay Z is part of the Illuminati. Hence3 when this photo, which was taken in New York in 1939, appeared last year, he was accused of being a timetraveller. And a vampire. This video lists other old-time celebrity lookalikes4 , as well as suggesting that Hollywood stars don’t age because they’re the immortal bloodsucking undead. Not because they’re stuffed5 with botox, then?

 

The Earth Is Hollow

Don’t give up, readers. We’re halfway through this list. We can make it to the end. Dig6 deep. Well, not too deep. You see, the Earth is hollow7 and accessible via portals at the north and south poles. Luckily though, it’s quite habitable down there, providing excellent living quarters8 for the lost Viking colonies of Greenland and the Nazis, while “aliens” are in fact just visitors from the subterranean areas.

 

Siri Can Predict The Apocalypse

Amazing as it may seem, given that it can’t do anything else you actually ask it to do, Siri can predict the apocalypse. When asked “What day is 27th July 2014?”, Apple’s assistant replied, “The opening of the gate of Hades”, aka9 The End Of The World. That date has now passed without issue10. Say what you like about the maligned MS Office paperclip, but at least he didn’t scaremonger11 that the end was near.

 

We All Live In The Matrix And Billionaires Want To Break Us Out Of It

The New Yorker’s Tad Friend claims that many people in Silicone Valley are obsessed with the idea that we’re all living in a Matrix-like simulation, and some are taking that obsession a stage further: “Two tech billionaires have gone so far as to secretly engage scientists to work on breaking us out of the simulation.”Here’s hoping Mark Zuckerberg is ‘The One’, yeah?

 

Hitler Is Still Alive

“Hitler is still alive” rumours have circulated since the 1970s, fuelled by the fact that his crony Josef Mengele hid in South America. Stories like this one, however, speculate the 125-year-old Hitler has been responsible for various world disasters, including 9/11 and the 2010 Gulf oil spill, which happened on his birthday. Other theories say he died in 1984 in Brazil, aged 94. Or in Argentina, aged 73.

 

(Adapted from http://www.shortlist.com/entertainment/20-of-the-internets-craziestconspiracy-theories/Acesso em: 14 de fev 2017)

 

Glossary:

1 – cook up – to invent a story, a plan, etc.
2 – stacked – covered with things
3 – hence – the reason, the explanation for
4 – lookalikes – similar in appearance
5 – stuffed – filled with something
6 – dig – to make a hole in the ground
7 – hollow – a hole or empty space
8 – quarter – a place to live
9 – aka – abbreviation for also known as
10 – issue – problem
11 – scaremonger – a person that creates stories that cause public fear

 

33 – We can deduce from the first paragraph that

a) the new conspiracy theories were created to reinforce the advent of the internet.

b) conspiracy theories are reliable speculations.

c) technology spread the existence of conspiracy theories.

d) the internet convinced people to be against conspiracy theories.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

34 – According to the second paragraph, the moon

a) is not real.

b) was created by YouTubers.

c) is just one among countless moons.

d) is an hologram created by David Icke.

 

35 – “Hollywood stars don’t age”. It means that

a) famous actors don’t celebrate their birth.

b) stars’ age is not countable.

c) these people don’t look older.

d) some stars never die.

 

36 – Complete the fragment below with the grammatically correct verb tense.

 

According to paragraph four, if the earth is hollow, you ________ it via portals at the north and south poles.

a) accessed

b) have entered

c) will reach

d) stays

 

37 – Mark the alternative that can answer the question below according to the text. Why can Siri predict the apocalypse? Because

a) it mentions a date that has a specific meaning.

b) the tool opened the gate of Hades.

c) it is responsible for the end of the world.

d) the tool created a new conspiracy theory.

 

38 – The main purpose of the text is to

a) alert people to the possibility of unexpected events.

b) inform about conspiracy theories.

c) justify how dangerous conspiracy theories are.

d) make people believe in true facts.

 

39 –The advent of the internet hasn’t […] cooked up new conspiracy theories”.

 

Mark the correct option to make the sentence above interrogative.

a) Doesn’t the advent of the internet cook up new conspiracy theories?

b) Hasn’t the advent of the internet cooked up new conspiracy theories?

c) Didn’t the advent of the internet cook up new conspiracy theories?

d) Haven’t the advent of the internet cook up new conspiracy theories?

 

40 – “We all live in the matrix and billionaires want to break us out of it” is

a) an important governmental action to set us free.

b) the new version of the movie Matrix starring Mark Zuckerberg.

c) another conspiracy theory.

d) the slogan of the new Matrix-like simulation.

 

TEXTO II

 

CYBERBULLYING ON THE RISE

Bullying among children and teenagers is not something new but it is getting more and more common by modern methods of communication.

Cyberbullying happens when an adolescent is put in danger by another child or teenager by photos or text messages sent to cell phones or posted on social networks. Sometimes cyberbullies send mails with sexual comments or take passwords of other teenagers and log on to websites with false identities. Children also play Internet games and make fun of each other in many ways.

A study by a Canadian University shows that half of the young people interviewed said that they suffer bullying. One of the reasons is the great use of cell phones over the past years. Today’s children are connected with each other electronically. They call friends every time they want or communicate with them on Facebook.

Cyberbullying is getting extremely popular because teens can stay anonymous. Many adolescents act this way because they feel frustrated or angry and want to punish somebody for something that happened to them. At other times they do it just for fun or because have nothing else to do. Parents usually don’t know their child is a cyberbully. They perceive it just when the victim or the victim’s parents contact them.

This kind of bullying is not as inoffensive as many people think. In some cases it can lead to suicide. Many countries have organized campaigns to inform adults and children of its dangers.

There are a few ways to prevent cyberbullying. First, it is important to show children that they have to respect others and they are responsible for what they do. For victims it is important not to play the bully’s game or answer their emails and text messages. It is also important to get help from parents and teachers.

Often schools get involved. They bring together the parents of victims and cyberbullies and talk with them. Cyberbullying does not always end at school. Often, parents go to the police and accuse the bullies.

(Adapted from http://www.english-online.at/society/ cyberbullying/cyberbullying-on-the-rise.htm)

 

41 – Cyberbullying is a/an

a) way to use technology for fun.

b) inoffensive kind of bullying at schools.

c) popular way to communicate with teenagers.

d) offensive use of technology to make someone angry or unhappy.

 

42 – Victims of cyberbullying

a) don’t respect other teenagers.

b) suffer bullying for different reasons.

c) are very popular adolescents at school.

d) are irresponsible and frustrated children.

 

43 – Choose the option that has the same meaning of “Parents usually don’t know their child is a cyberbully.”

a) Parents’ child usually don’t know he is a cyberbully.

b) Parents child’s usually don’t know he is a cyberbully.

c) Child parents’ usually don’t know he is a cyberbully.

d) Child’s parents usually don’t know he is a cyberbully.

 

44 – The text shows that schools

a) never get involved with bullying.

b) can help the victims and the cyberbullies.

c) often go to the police and accuse the bullies.

d) make the parents and the bullies become friends.

 

45 – The sixth paragraph

a) explains why cyberbullying is so common.

b) gives some ideas to reduce cyberbullying.

c) shows the importance of answering the bully’s emails.

d) says that parents and teachers are responsible for the bully’s games.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

46 – Mark the option to complete the sentence with the correct tag question form. “They bring together the parents of victims, ________” (lines 37-38)

a) do they?

b) are they?

c) don’t they?

d) aren’t they?

 

47 –Many adolescents act this way because they feel frustrated or angry (…)”. The comparative form of the underlined word is

a) more angry.

b) angrier than.

c) more angrier.

d) more angry than.

 

48 –  Mark the option that is the correct question for the sentence “One of the reasons is the great use of cell phones (…)”

a) When do children practice cyberbullying?

b) What kind of children practice cyberbullying?

c) Why do children often practice cyberbullying?

d) How often do children practice cyberbullying?

 

PROVA DE REDAÇÃO

 

TEXTO I

 

Relato de tráfico humano

Maria acorda cedo, levanta-se antes do sol. Pega duas conduções para chegar a um bairro grã-fino, onde trabalha. Chega à casa exausta. Sabe que a vida pode ser mais do que isso. Maria tem um sonho: dar um destino melhor para seus pais. É bonita, a Maria! E um dia recebe uma proposta para trabalhar em uma boate na Espanha. Desconfia, mas o dinheiro é tanto, dizem. Pode garantir o futuro. Sem saber o que a espera, resolve arriscar. Maria ainda não sabe, mas terá o mesmo destino de outras 75 mil brasileiras que foram traficadas na Europa. Assim que chegar à boate combinada, ficará sabendo que deve a passagem. Seu passaporte será retido pelos cafetões, para que ela não fuja. Do dinheiro prometido, não vai ver a cor.

(Disponível em http://reporterbrasil.org.br/2005/09/quando-o-sonho-vira-pesadelo/. Acesso em 23/02/2013)

 

TEXTO II

 

Direitos Humanos Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 trabalhadores em Minas

Operação de fiscalização resgatou 59 trabalhadores em condição de trabalho análoga à escravidão no final de agosto, no interior de Minas Gerais. A informação foi divulgada hoje (3) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A fiscalização foi feita em conjunto por auditores-fiscais do trabalho e agentes da Polícia Rodoviária Federal, no período de 19 a 28 de agosto.

De acordo com o ministério, os trabalhadores estavam em cafezais nos municípios de Campos Altos e Santa Rosa da Serra e retiravam, de forma manual, o resto do café que havia ficado nas plantas, após colheita feita por máquinas. A fiscalização constatou que os resgatados não tinham a Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada e não recebiam pelo trabalho nem o pagamento proporcional ao salário mínimo.

Os trabalhadores também não recebiam equipamentos de proteção individual para realizar as atividades. não havia água potável, local adequado para refeições e instalações sanitárias nas frentes de trabalho.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-09/trabalho-escravo-fiscalizacao-resgata-59-trabalhadores-em-minas)

 

TEXTO III

Empregada doméstica indígena é resgatada de trabalho escravo em São José dos Campos, SP

Jovem de 20 anos foi trazida de uma aldeia no Amazonas para trabalhar com serviços domésticos e como babá do bebê do casal. Segundo o MPT, ela não era remunerada e não tinha contato com a família. Casal foi preso e vai responder por tráfico de pessoas.

(https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/09/04/empregada-domestica-indigena-e-resgatada-de-trabalho-escravo-sao-jose-dos-campos-sp.ghtml)

 

Desenvolva um texto dissertativo sobre o trabalho escravo contemporâneo.

 

Atenção:

  • Considere os textos anteriores como motivadores e fonte de dados. Não os copie, sob pena de ter a redação zerada.
  • A redação deverá conter no mínimo 100 (cem) palavras, considerando-se palavras todas aquelas pertencentes às classes gramaticais da Língua Portuguesa.
  • Recomenda-se que a redação seja escrita em letra cursiva. Caso seja utilizada letra de forma (caixa alta), as letras maiúsculas deverão receber o devido realce.
  • Dê um título à redação.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Gabarito do Simulado

1 – A | 2 – A | 3 – D | 4 -D | 5 – D | 6 – D | 7 – C | 8 – D | 9 – C | 10 – A | 11 – A | 12 – B | 13 – D | 14 – C | 15 – C | 16 – D | 17 – C | 18 – A | 19 – B | 20 – A | 21 – A | 22 – C | 23 – D | 24 – D | 25 – D | 26  – B | 27 – C | 28 – D | 29 – C | 30 – B | 31 – D | 32 – D | 33 – C – 34 – A | 35 – C | 36 – C | 37 – A | 38 – B | 39 – B | 40 – C | 41 – D | 42 – B | 43 – D | 44 – B | 45 – B | 46 – C | 47 – B  | 48 – C |

 

 

O Guia do Vestibulinho te deseja boa sorte!

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