Uma das melhores maneiras para se estudar para a prova da EsPCEx é realizar simulados e resolver provas anteriores.
O Guia do Vestibulinho preparou uma prova completo com questões anteriores da EsPCEx e outras provas com conteúdo similar para você testar seus conhecimentos e já ir treinando para a prova oficial.
Leia atentamente as instruções e siga tudo direitinho, assim você terá certeza de estar aproveitando esse material do jeito certo.
Mas antes… baixe as provas anteriores de Concursos Militares
Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de concursos militares. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.
- AMAN – Provas e gabaritos
- AFA – Provas e gabaritos
- Escola Naval – Provas e gabaritos
- EEAR – Provas e gabaritos
- ESA – Provas e gabaritos
- EsPCEx – Provas e gabaritos
- EPCAr – Provas e gabaritos
- Colégio Naval – Provas e gabaritos
- Colégios Militares (Brasília, RJ, SP, PR, etc) – Provas e gabaritos
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Como foi feito esse simulado para a EsPCEx?
Esse simulado online foi preparado com questões de provas anteriores da EsPCEx e de outras provas de colégio militares (EEAR, Colégio Naval, etc), assim você terá uma experiência real para testar seus conhecimentos.
Instruções para realização das questões
Para aproveitar ao máximo esse material é importante ler com atenção as instruções abaixo e segui-las totalmente:
- Você tem no máximo 4h30min para concluir cada uma das duas provas (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO);
- Não vale consultar a internet e nem os livros;
- Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
- Faça sua redação primeiro em uma folha de rascunho e depois passe a limpo em uma folha oficial (as duas podem ser folhas de caderno mesmo, apenas para representar).
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito.
Boa prova!
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Começando o simulado online para a EsPCEx
Prova 1
Língua portuguesa
O fim do canudinho de plástico
Em 2015, um vídeo perturbador de uma tartaruga marinha oliva sofrendo com um canudo plástico preso em sua narina viralizou, mudando a atitude de muitos espectadores quanto ao utensílio plástico tão conveniente para muitos.
Mas, como pode o canudo plástico, um item insignificante utilizado brevemente antes de ser descartado, causar tanto estrago? Primeiramente, ele consegue chegar facilmente aos oceanos devido a sua leveza.
Ao chegar lá, o canudo não se decompõe. Pelo contrário, ele se fragmenta lentamente em pedaços cada vez menores, conhecidos como microplásticos, que são frequentemente confundidos com comida pelos
animais marinhos.
E, em segundo lugar, ele não pode ser reciclado. “Infelizmente, a maioria dos canudos plásticos são leves demais para os separadores manuais de reciclagem, indo parar em aterros sanitários, cursos d’água e, por fim, nos oceanos”, explica Dune Ives, diretor executivo da organização Lonely Whale. A ONG viabilizou uma campanha de marketing de sucesso chamada “Strawless in Seattle” (ou “Sem Canudos em Seattle”) em apoio à iniciativa “Strawless Ocean” (ou “Oceanos Sem Canudos”).
Nos Estados Unidos, milhões de canudos de plástico são descartados todos os dias. No Reino Unido, estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente. Hotéis são alguns dos piores infratores: o Hilton Waikoloa Village, que se tornou o primeiro resort na ilha do Havaí a banir os canudos plásticos no início deste ano, utilizou mais de 800 mil canudos em 2017.
Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos. “Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado e 50% do plástico que utilizamos é de uso único e descartado imediatamente”, diz Tessa Hempson, gerente de operações do Oceans Without Borders, uma nova fundação da empresa de safáris de luxo & Beyond.
“Um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas, e uma lista crescente de espécies de peixes já foram documentados com plástico dentro ou em volta de seus corpos”.
Mas, agora, o próprio canudo plástico começou a finalmente se tornar uma espécie ameaçada, com algumas cidades nos Estados Unidos (Seattle, em Washington; Miami Beach e Fort Myers Beach, na Flórida; e Malibu, Davis e San Luis Obispo, na Califórnia) banindo seu uso, além de outros países que limitam itens de plástico descartável, o que inclui os canudos. Belize, Taiwan e Inglaterra estão entre os mais recentes países a proporem a proibição.
Mesmo ações individuais podem causar um impacto significativo no meio ambiente e influenciar a indústria: a proibição em uma única rede de hotéis remove milhões de canudos em um único ano. As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017, e a AccorHotels estima o uso de 4,2 milhões de canudos nos Estados Unidos e Canadá também no último
ano.
Embora utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles, como aqueles com deficiências ou dentes e gengivas sensíveis. Se quiser usar um canudo, os reutilizáveis de metal ou vidro são a alternativa ideal. A Final Straw, que diz ser o primeiro canudo retrátil reutilizável do mercado, está arrecadando fundos através do Kickstarter.
“A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico.
“A indústria hoteleira tem a obrigação de começar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos que gera”.
Adaptado de https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/07/fim-canudinhoplastico-canudo-poluicao-oceano . Acesso em 14 de março de 2019.
1 – (EsPCEx) Marque a alternativa correta de acordo com o texto.
[A] Em nossos oceanos, os resíduos plásticos são compostos praticamente por canudos. [B] Pessoas com deficiências ou indivíduos com dentes e gengivas sensíveis são o fator responsável por ainda não ter ocorrido proibição do uso de canudos plásticos. [C] O descarte indiscriminado de canudos plásticos constitui uma ameaça para a vida marinha, mas já existem iniciativas para a solução desse problema. [D] Estados Unidos e Reino Unido são os países que mais lançam canudos plásticos nos oceanos. [E] Os canudos vão parar nos oceanos por serem uma quantidade monumental de resíduos plásticos.
2 – (EsPCEx) Assinale a alternativa correta.
“Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos”.
O fragmento, transcrito do texto “O fim do canudinho de plástico”, permite concluir que:
[A] além dos canudos, há outros resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos. [B] os canudos caracterizam a maior parte dos resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos. [C] apenas os canudos que se tornam resíduos plásticos vão parar em nossos oceanos. [D] os resíduos plásticos que vão parar em nossos oceanos são compostos essencialmente por canudos. [E] há uma quantidade monumental de canudos plásticos em nossos oceanos que são compostos de resíduos plásticos.
3 – (EsPCEx) Marque a alternativa correta de acordo com o texto.
[A] O vídeo da tartaruga marinha oliva foi o que levou as grandes redes hoteleiras a proporem o fim dos canudos de plástico. [B] Os canudos plásticos são muito leves e, por isso, acabam escapando dos separadores manuais de reciclagem. [C] Nos Estados Unidos, estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente. [D] Pessoas com alguma deficiência ou com gengivas sensíveis são os principais causadores da epidemia de uso de canudos plásticos. [E] David Laris, principal produtor de canudos plásticos no mundo, pensa nas consequências de sua atitude.
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4 – (EsPCEx) No trecho a seguir, a oração adjetiva sublinhada refere-se a qual elemento, de acordo com o entendimento proporcionado pelo texto?
“A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar
um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico.
5 – (EsPCEx) “As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017.”
Assinale a alternativa em que a oração sublinhada abaixo tem a mesma função daquela destacada na frase acima.
[A] Ele se fragmenta em pedaços cada vez menores, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos. [B] É claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos. [C] Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado. [D] As empresas não precisam esperar que o governo institua a proibição antes de implementarem a sua própria. [E] Redes hoteleiras que estão eliminando os canudos plásticos já testaram diversas alternativas descartáveis.
6 – (EsPCEx) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados pela mesma regra.
[A] plástico, últimos, mamíferos, único. [B] contrário, hipóteses, sensíveis, hotéis. [C] indústria, países, além, já. [D] reutilizáveis, através, início, resíduos. [E] próprio, sanitários, lá, descartável.
7 – (EsPCEx) “Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.
Assinale a alternativa em que a reescrita do fragmento está de acordo com as regras de
pontuação da norma gramatical.
8 – (EsPCEx) No excerto ”A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas”, o verbo sublinhado está no singular porque o autor
[A] quis colocar-se como o único que pensa nas consequências da utilização de canudos plásticos. [B] preferiu a concordância enfática com a ideia de pluralidade sugerida pelo sujeito. [C] efetuou a concordância erroneamente, já que o núcleo do sujeito anteposto está no plural. [D] optou por uma concordância ideológica, já que se refere a um número pequeno de pessoas. [E] efetuou a concordância estritamente gramatical com o coletivo singular.
Rap: uma linguagem dos guetos
Entre as vozes que se cruzam na cacofonia urbana da sociedade globalizada, há uma que se sobressai pela sua radicalidade marginal: o rap. A moderna tradição negra dos guetos norte-americanos é, hoje, cantada pelos jovens das periferias de todos os quadrantes do globo. Mas diferentemente das estereotipias produzidas pela nação hegemônica e difundidas em escala planetária, a cultura hip-hop costuma ser assimilada como uma fala histórica essencialmente crítica por uma juventude com tão escassas vias de fuga ao sempre igual.
Quando, por exemplo, jovens de uma favela brasileira incorporam esta linguagem tornada universal, por mais que a sua realidade seja diferente daquela dos marginalizados do país de origem, a forma permanece associada a um conteúdo crítico – uma visão de mundo subalterna e frequentemente subversiva.
O rap é hoje uma forma de expressão comunitária, por meio da qual se comunicam e afirmam sua identidade habitantes dos morros e comunidades populares.
O surgimento do movimento hip-hop nos remete ao contexto no qual estavam inseridos os
Estados Unidos dos anos 60 e 70, no auge da Guerra Fria. Foram anos de tensão e muita agitação política. O descontentamento popular com a guerra do Vietnã somava-se à pressão das comunidades negras segregadas, submetidas a leis similares às do apartheid sul-africano. O clima de revolta e inconformismo tomava conta dos guetos negros.
Na trilha da agitação política ocorriam inovações culturais. Nos guetos, o que se ouvia era o soul, que foi importante para a organização e conscientização daquela população. No mesmo período surge uma variedade de outros ritmos, como o funk, marcados por pancadas poderosas que causavam estranhamento aos brancos, letras que invocavam a
valorização da cultura negra e denunciavam as condições às quais eram submetidas as populações dos guetos. O soul e o funk foram as bases musicais que permitiram o surgimento do rap, que virá a ser um dos elementos do movimento hip-hop. /…/
Por essa época ou um pouco antes, jovens negros já dançavam [o break] nas ruas ao som do soul e do funk de uma forma inovadora, executando passos que lembravam ao mesmo tempo uma luta e os movimentos de um robô. /…/
Finalmente, além da música e da dança, propagava-se pelos guetos, ainda, o hábito de desenhar e escrever em muros e paredes. /…/
Nesse contexto de efervescência político-cultural, grafiteiros, breakers e rappers começaram a se reunir para realizar eventos juntos, afinal suas artes estavam relacionadas a uma experiência comum, a cultura de rua. /…/
Por volta de 1982, o rap chegou ao Brasil, fixando-se, sobretudo, em São Paulo. /…/
Nos últimos anos da década de 90, o rap brasileiro ultrapassou os limites da periferia dos grandes centros e chegou à classe média. /…/
O rap de caráter mais comercial passou então a ser amplamente difundido pelo país, ao mesmo tempo em que, em sua forma marginal, a linguagem continuava a se desenvolver nos espaços populares.
Há que se destacar o caráter inovador do rap nacional, que reelabora, de forma criadora, a partir de tradições populares brasileiras, a linguagem dos guetos norte-americanos, mesclando o ritmo do Bronx a gêneros como o samba e a embolada.
Não se trata, no entanto, de idealizar o hip-hop como forma de conhecimento. O movimento, seguramente, não é homogêneo: possui tendências mais ou menos politizadas, mais ou menos engajadas e críticas. Há, por assim dizer, uma vertente cuja tônica é a denúncia, a agitação e o protesto. Outra, espontânea, sem uma linha política coerente e definida. E outra ainda, talvez hegemônica, já assimilada pelo mercado, que reproduz o modelo de comportamento, aspirações e ideais dominantes (consumismo, individualismo e exaltação da vida privada), como a maioria das canções ditas “de massa”.
(COUTINHO, Eduardo Granja, ARAÚJO, Marianna. Rap: uma linguagem dos
guetos. In: PAIVA, Raquel, TUZZO, Simone Antoniaci (Orgs.). Comunidade, mídia e
cidade: possibilidades comunitárias na cidade hoje. Goiânia: FIC/UFG, 2014.)
9 – (EPCAr) Nota-se, no primeiro parágrafo do texto, que os autores enfatizam a informação presente no título, isto é, a relação do rap com o gueto, com espaços desprestigiados.
Assinale a única palavra que NÃO foi empregada para reforçar esse aspecto no parágrafo.
a) Marginal
b) Periferias
c) Favela
d) Subversiva
[sendpulse-form id=”3071″]10 – (EPCAr) De acordo com as informações do texto e o modo como ele
está organizado, é correto afirmar que os autores
a) defendem os ditos movimentos de rua, utilizando-se de argumentos sólidos que valorizam o rap.
b) apresentam dados temporais e espaciais para defender a divulgação do rap na sociedade.
c) são preconceituosos com relação à cultura de massa, que, segundo eles, é hegemônica em aspectos como exaltação da individualidade.
d) expõem o tema rap, contextualizando-o em sua origem e desenvolvimento ao longo dos anos.
11 – (EPCAr) Considerando o contexto em que foi empregada, a
expressão “cultura de rua” pode ser definida como:
a) conjunto de ritmos musicais típicos dos guetos negros dos anos de 1960 e 1970.
b) dança apresentada nas ruas, cujos movimentos lembram os passos de um robô.
c) conjunto de artes (música, dança e grafite) que se expressa no espaço público, na rua.
d) linguagem artística que mistura vários ritmos, como o funk, o samba e a embolada.
12 – (EPCAr) Assinale a alternativa que apresenta uma leitura correta
acerca do texto.
a) A juventude marginalizada, em todos os quadrantes do globo, tem no rap uma solução para a sua situação de criminalidade.
b) O rap alcançou a classe média fora das comunidades populares e atua, hoje, como um importante instrumento de conscientização dessa classe, devido a sua
linguagem rebelde e marginal.
c) A raiz histórica do rap está na tensão e na insatisfação geradas pela Guerra Fria, as quais tomaram conta dos guetos ao redor do mundo nas décadas de 60 e 70.
d) Embora seja a incorporação de uma linguagem surgida em outra realidade, extremamente diferente da deles, o rap transformou-se em uma espécie de voz dos jovens dos morros e das comunidades brasileiras.
13 – (EPCAr) Assinale a alternativa cuja palavra ou expressão entre parênteses NÃO substitui corretamente a anterior a ela.
a) “O movimento, seguramente (certamente), não é homogêneo (uniforme): possui tendências mais ou menos politizadas…”
b) “O rap de caráter mais comercial passou então (desse modo) a ser amplamente difundido (divulgado) pelo país…”
c) “Por volta de (Em meados de) 1982, o rap chegou ao Brasil, fixando-se, sobretudo (exclusivamente) em São Paulo.”
d) “E outra ainda, talvez hegemônica (predominante), já assimilada (absorvida) pelo mercado, que reproduz o modelo de comportamento…”
14 – (Colégio Naval) No que se refere à concordância verbal, observe as frases abaixo.
I – Espera-se muitas novidades no campo da informática educacional este ano.
II – Em todos os países, faz-se muitas promessas aos fabricantes de mídias digitais.
III – Choveram reclamações sobre o novo celular disponibilizado nas lojas do ramo.
IV – Houveram-se muito bem os expositores da Feira de Tecnologia no Anhembi.
Assinale a opção correta.
a) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
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15 – (Colégio Naval) Assinale a opção na qual a palavra em destaque está acentuada conforme a regra ortográfica vigente.
a) O marido estava com os pêlos do braço emaranhados por esfregá-los na toalha.
b) Alegando estar com cefaléia, a mulher continuou em silêncio até o final do jantar.
c) O marido pediu ao garçom uma pêra flambada com calda de chocolate para dois.
d) A mulher não prestou atenção ao escarcéu que o marido fez por causa da Internet.
e) De um pólo a outro, muitos abdicam de uma conversa ao vivo para usar o whatsApp.
16 – (Colégio Naval) Em que opção a colocação pronominal está de acordo com a modalidade padrão?
a) Quando o casal chegou ao restaurante, se calou por motivos bem diferentes.
b) Os pais distral-lo-iam com novas tecnologias, embora o pediatra condenasse.
c) Por que a mulher questionou-os sobre o silêncio que pairava no restaurante?
d) Por favor, solicitamos que entreguem-nos os celulares antes da hora da prova.
e) O homem usava a Internet, e o garçom não interrompeu-o para servir a comida.
O Sal da Terra
Beto Guedes
Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da
Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra
(www.mundojovem.com.br/musicas/o-sal-da-terra-beto-guedestransito. Acesso em 18/04/2016.)
17 – (EPCAr) Leia as afirmativas abaixo acerca do texto “O Sal da Terra”.
I. O locutor esboça sua preocupação com as gerações futuras e considera fundamental pautar suas ações no sentido de construir-lhes um lugar melhor para viver.
II. A “paz na terra” depende tanto do cuidado com a natureza quanto do fim da ganância e das desigualdades sociais.
III. O emissor da mensagem em “Quero não ferir meu semelhante/Nem por isso quero me ferir” argumenta que pensar no bem-estar alheio é prejudicial ao indivíduo.
IV. A necessidade de mudanças na preservação do planeta não é uma novidade, mas o locutor exorta todos a realizá-las o mais rápido possível.
As inferências corretas são apenas
a) I, II e IV.
b) II, III e IV.
c) I e IV.
d) II e III.
18 – (EPCAr) Assinale a opção que contém uma informação correta sobre a canção “O Sal da Terra”
a) A função apelativa é predominante no texto.
b) Apenas a linguagem padrão foi empregada em toda a canção.
c) Foi utilizado, no texto, apenas pronome de segunda pessoa gramatical para se referir à Terra.
d) A canção foi escrita apenas para dois interlocutores: a Terra e o Tempo.
19 – (EPCAr) Assinale a alternativa INCORRETA quanto à classificação das figuras de linguagem.
a) “Quero viver mais duzentos anos.” (hipérbole)
b) “A felicidade mora ao lado.” (prosopopeia)
c) “Um mais um é sempre mais que dois.” (paradoxo)
d) “Tu que és a nave nossa irmã.” (eufemismo)
20 – (EPCAr) Assinale a alternativa que apresenta uma análise sintática ou morfológica INCORRETA.
a) A palavra “que”, no verso “Tu que és do homem, a maçã” (v. 26), classifica-se como partícula denotativa de realce.
b) Em “Tão te maltratando por dinheiro” (v. 21), há uma locução verbal cujo verbo no gerúndio aponta para uma ação continuada e repetitiva.
c) O pronome “quem”, em “Para merecer quem vem depois” (v. 32), é sujeito da segunda oração e compõe o objeto direto da oração principal.
d) A conjunção “e”, em “E quem não é tolo pode ver” (v. 14) e em “E nos alimenta com seus frutos” (v. 25), possui valor adversativo.
Física
21 – (EsPCEx) Duas polias, A e B, ligadas por uma correia inextensível têm raios RA = 60cm e RB = 20cm, conforme o desenho abaixo.
Admitindo que não haja escorregamento da correia e sabendo que a frequência da polia A é fA = 30rpm, então a frequência da polia B é
[A] 10rpm. [B] 20rpm. [C] 80rpm. [D] 90rpm. [E] 120rpm.
22 – (EsPCEx) Uma viga rígida homogênea Z com 100cm de comprimento e 10N de peso está apoiada no suporte A, em equilíbrio estático. Os blocos X e Y são homogêneos, sendo que o peso do bloco Y é de 20N, conforme o desenho abaixo.
O peso do bloco X é
[A] 10,0N. [B] 16,5N. [C] 18,0N. [D] 14,5N. [E] 24,5N.
23 – (EsPCEx) Com relação às ondas, são feitas as seguintes afirmações:
I. As ondas mecânicas propagam-se somente em meios materiais.
II. As ondas eletromagnéticas propagam-se somente no vácuo.
III. As micro-ondas são ondas que se propagam somente em meios materiais.
Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas a(s)
[A] I. [B] II. [C] I e III. [D] I e II. [E] II e III.
24 – (EsPCEx) O gráfico abaixo está associado ao movimento de uma motocicleta e de um carro que se deslocam ao longo de uma estrada retilínea. Em t=0h ambos se encontram no quilômetro 0 (zero) dessa estrada.
Com relação a esse gráfico, são feitas as seguintes afirmações:
I. A motocicleta percorre a estrada em movimento uniformemente retardado.
II. Entre os instantes 0h e 2h, o carro e a motocicleta percorreram, respectivamente, uma distância de 60km e 120km.
III. A velocidade do carro aumenta 30km/h a cada hora.
IV. O carro e a motocicleta voltam a estar na mesma posição no instante t=2h.
Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas a(s)
[A] IV. [B] II, III e IV. [C] I, III e IV. [D] II e III. [E] I e III.
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25 – (EsPCEx) Um cubo de massa 4kg está inicialmente em repouso sobre um plano horizontal sem atrito.
Durante 3s, aplica-se sobre o cubo uma força constante F, horizontal e perpendicular no centro de uma de suas faces, fazendo com que ele sofra um deslocamento retilíneo de 9m, nesse intervalo de tempo, conforme representado no desenho abaixo.
No final do intervalo de tempo de 3s, os módulos do impulso da força F e da quantidade de movimento do cubo são respectivamente:
[A] 36 N·s e 36 kg·m/s [B] 24 N·s e 36 kg·m/s [C] 24 N·s e 24 kg·m/s [D] 12 N·s e 36 kg·m/s [E] 12 N·s e 12 kg·m/s
26 – (EsPCEx) Um aluno irá montar um circuito elétrico com duas lâmpadas incandescentes, L1 e L2, de resistências elétricas constantes, que têm as seguintes especificações técnicas fornecidas pelo fabricante, impressas nas lâmpadas:
– L1: 30 V e 60 W ;
– L2: 30 V e 30 W.
Além das duas lâmpadas, ele também usará um gerador ideal de tensão elétrica contínua de 60 V, um resistor ôhmico de 30 Ω e fios condutores elétricos ideais.
Utilizando todo material acima descrito, a configuração da montagem do circuito elétrico,
para que as lâmpadas funcionem corretamente com os valores especificados pelo fabricante das lâmpadas será:
27 – (EsPCEx) O espelho retrovisor de um carro e o espelho em portas de elevador são, geralmente, espelhos esféricos convexos. Para um objeto real, um espelho convexo gaussiano forma uma imagem
[A] real e menor. [B] virtual e menor. [C] real e maior. [D] virtual e invertida. [E] real e direita
28 – (Colégio Naval) Em uma aula prática, um grupo de alunos recebeu como tarefa a montagem de um dispositivo elétrico que fosse capaz de produzir a maior potência possível quando ligado a uma fonte de 125 V. Para isso, receberam 4 resistores iguais, conforme mostrado na figura a seguir.
Sendo assim, para cumprir essa atividade de forma correta, o grupo associou
a) quatro resistores em série e obteve um dispositivo de 625W.
b) quatro resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 625W.
c) três resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 680W.
d) dois resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 470W.
e) dois resistores em série e obteve um dispositivo de 470W.
29 – (EsPCEx) Uma esfera, sólida, homogênea e de massa 0,8 kg é abandonada de um ponto a 4 m de altura do solo em uma rampa curva.
Uma mola ideal de constante elástica k=400 N/m é colocada no fim dessa rampa, conforme
desenho abaixo. A esfera colide com a mola e provoca uma compressão.
Desprezando as forças dissipativas, considerando a intensidade da aceleração da gravidade
g = 10 m/s² e que a esfera apenas desliza e não rola, a máxima deformação sofrida pela mola é de:
[A] 8 cm [B] 16 cm [C] 20 cm [D] 32 cm [E] 40 cm [sendpulse-form id=”3071″]
30 – (EsPCEx) Quatro objetos esféricos A, B, C e D, sendo respectivamente suas massas mA, mB, mC e mD, tendo as seguintes relações mA>mB e mB=mC=mD, são lançados dentro de uma piscina contendo um líquido de densidade homogênea. Após algum tempo, os objetos ficam em equilíbrio estático.
Os objetos A e D mantêm metade de seus volumes submersos e os objetos C e B ficam totalmente submersos conforme o desenho abaixo.
Sendo VA, VB, VC e VD os volumes dos objetos A, B, C e D, respectivamente, podemos afirmar que
[A] VA=VD>VC=VB [B] VA=VD>VC>VB [C] VA>VD>VB=VC [D] VA<VD=VB=VC [E] VA=VD<VC<VB
31 – (ETEC) Para captar a água das chuvas, um caseiro decidiu construir uma cisterna usando 3 grandes recipientes plásticos cúbicos de 1m³ cada um. Cada recipiente possui, na parte superior, um furo que permite a entrada e saída d
e ar. O conjunto foi montado e nivelado sobre um piso horizontal e cada recipiente foi conectado como mostra a figura.
Considere que a cisterna está completamente cheia e que não haja reposição de água. Se a torneira for aberta, escoando-se toda a água possível, os níveis de água que sobrarão, nos três recipientes, estão melhor representados na alternativa
32 – (EsPCEx) O desenho abaixo representa um sistema composto por duas barras rígidas I e II, homogêneas e de massas desprezíveis na posição horizontal, dentro de uma sala.
- O sistema está em equilíbrio estático.
- No ponto M da barra II, é colocado um peso de 200 N suspenso por um cabo de massa desprezível. A barra I está apoiada no ponto N no vértice de um cone fixo no piso.
- O ponto A da barra I toca o vértice de um cone fixo no teto.
- O ponto B da barra I toca o ponto C, na extremidade da barra II.
- O ponto D, localizado na outra extremidade da barra II, está apoiado no vértice de um cone fixo no piso.
Os módulos das forças de contato sobre a barra I, nos pontos A e N, são respectivamente:
[A] 75 N, 150 N [B] 150 N, 80 N [C] 80 N, 175 N [D] 75 N, 225 N [E] 75 N, 100 N
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Química
33 – (EsPCEx) Considerando a distribuição eletrônica do átomo de bismuto (83 Bi) no seu estado fundamental, conforme o diagrama de Linus Pauling, pode-se afirmar que seu subnível mais energético e o período em que se encontra na tabela periódica são, respectivamente:
[A] 5d5 e 5º período. [B] 5d9 e 6º período. [C] 6s2 e 6º período. [D] 6p5 e 5º período. [E] 6p3 e 6º período.
34 – (EsPCEx) Muitas sínteses orgânicas podem ser realizadas como uma sequência de reações químicas.
Considere a sequência de reações químicas representadas a seguir, como a monocloração de alcanos (1ª etapa) e a reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos (2ª etapa).
Para obtenção de um haleto orgânico, na primeira etapa é feita uma reação de halogenação (“substituição de hidrogênios de compostos orgânicos por átomos de haletos como o cloro, denominada de reação de cloração”).
Em seguida, na segunda etapa, é feito um processo conhecido por reação de alquilação
Friedel-Crafts (“reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos ou, simplesmente, a ligação de grupos alquil à estrutura de compostos orgânicos como anéis aromáticos”).
Acerca das substâncias correspondentes, representadas genericamente pelas letras “A” e
“B”, são feitas as seguintes afirmativas:
I – O nome (aceito pela IUPAC) da substância “A” é cloroetano.
II – O nome (aceito pela IUPAC) da substância “B” é o etilbenzeno.
III – Todos os carbonos da substância “B” apresentam hibridização sp2.
IV – A fórmula molecular da substância “B” é C8H10.
V – O processo de alquilação, representado pela equação da reação na segunda etapa, pode ser classificado como reação de substituição.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
[A] I, II e III. [B] II, III, IV e V. [C] I, IV e V. [D] II, IV e V. [E] III e IV.
35 – (Colégio Naval) O elemento químico Al (alumínio), largamente utilizado em utensílios domésticos, tem número atômico 13, número de massa 27 e seu íon AI3+ é muito utilizado no solo.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o número de prótons, elétrons e nêutrons presentes no íon AI3+.
a) 13,10,14.
b) 10,10,14.
c) 13,13,27.
d) 10,10,27.
e) 13,16,14.
36 – (EsPCEx) O propan-2-ol (álcool isopropílico), cuja fórmula é C3H8O, é vendido comercialmente como álcool de massagem ou de limpeza de telas e de monitores.
Considerando uma reação de combustão completa com rendimento de 100% e os dados de entalpias padrão de formação (∆Hf ) das espécies participantes desse processo e da densidade do álcool, a quantidade de energia liberada na combustão completa de 10,0L desse álcool será de
[A] 974783 kJ. [B] 747752 kJ. [C] 578536 kJ. [D] 469247 kJ. [E] 258310 kJ.
37 – (EsPCEx) O polímero Kevlar® (poliparafenileno de tereftalamida), usado em materiais de proteção balística, foi descoberto pela química sueca Stephanie Kwolek, na tentativa de desenvolver um novo polímero para uso em pneus. Apresenta elevada resistência térmica e mecânica por suas cadeias estabelecerem uma rede polimérica, por meio de interações intermoleculares fortes.
Pode ser sintetizado a partir da reação entre as substâncias 1,4-fenileno-diamina (1,4 – diaminobenzeno) e ácido tereftálico (ácido 1,4 – benzenodicarboxílico) como mostra a equação da reação a seguir:
Com relação a esta reação e às estruturas apresentadas, são feitas as seguintes afirmativas:
I – a hibridização de todos os carbonos nas estruturas dos reagentes é do tipo sp2;
II – a reação de obtenção do poliparafenileno de tereftalamida é classificada como de substituição, por adicionar uma molécula de água à estrutura do polímero;
III – o Kevlar é uma substância iônica de alta massa molecular;
IV – a fórmula molecular da substância 1,4-fenileno-diamina é C6H8N2;
V – as interações intermoleculares que mantêm as cadeias do Kevlar unidas, formando redes poliméricas, são do tipo ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio).
Estão corretas apenas as afirmativas
[A] II e V. [B] III e IV. [C] I, IV e V. [D] III, IV e V. [E] I, II e IV.
38 – (EsPCEx) Neste ano de 2019, foi realizada pelos alunos da EsPCEx uma prática no laboratório de química envolvendo eletrólise com eletrodos ativos conforme a descrição experimental:
- Num béquer de capacidade 100mL (cuba eletrolítica) coloque cerca de 50mL de solução
aquosa de sulfato de cobre II de concentração 1 mol.L-1. - Tome como eletrodos uma barra fina de cobre e um prego de ferro.
- Ligue-os com auxílio de fios a uma fonte externa de eletricidade com uma corrente contínua de intensidade de 3Ampères.
- Esta fonte tem capacidade para efetuar perfeitamente esse processo de eletrólise.
- O prego deve ser ligado ao polo negativo da fonte e a barra de cobre ao polo positivo da fonte.
- Mergulhe os eletrodos na solução durante 16 minutos e 5 segundos e observe.
Considere o arranjo eletrolítico (a 25ºC e 1atm) e o sal completamente dissociado, conforme visto na figura a seguir:
Dado: 1 Faraday (F) = 96500 Coulomb (C) / mol de elétrons
Na discussão apresentada nos relatórios dos diversos grupos de alunos, surgiram as seguintes afirmativas:
I – Na superfície do prego ocorreu a deposição de cobre metálico.
II – Durante o processo a barra de cobre se oxida.
III – A massa de cobre metálico que se depositou na superfície do prego foi de 2,45g.
IV – A semi-reação de redução que ocorre no cátodo é Cu2+ + 2e- > Cuº.
V – A reação global é Fe2+ + Cuº > Feº + Cu2+
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
[A] I, II e IV. [B] II, III e V. [C] I, IV e V. [D] I, II, III e IV. [E] I, II e V.
39 – (EsPCEx) Algumas viaturas militares administrativas possuem motores à combustão que utilizam como combustível a gasolina. A queima (combustão) de combustíveis como a gasolina, nos motores à combustão, fornece a energia essencial para o funcionamento dessas viaturas militares.
Considerando uma gasolina na condição padrão (25 0C e 1 atm), composta apenas por n-octano (C8H18) e que a sua combustão seja completa (formação exclusiva de CO2 e H2O gasosos como produtos), são feitas as seguintes afirmativas:
I – a combustão da gasolina (C8H18) é uma reação exotérmica;
II – na combustão completa de 1 mol de gasolina, são liberados 16 mols de gás carbônico (CO2);
III – a entalpia de combustão (calor de combustão) dessa gasolina é – 5080 kJ/mol
(∆Hc=- 5080 kJ/mol);
IV – o calor liberado na combustão de 57 g de gasolina é de 1270 kJ.
Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas a
[A] I, II e III. [B] I, III e IV. [C] I e II. [D] II e IV. [E] I e III.
40 – (EsPCEx) “Houston, temos um problema” – Esta frase retrata um fato marcante na história das viagens espaciais, o acidente com o veículo espacial Apollo 13. Uma explosão em um dos tanques de oxigênio da nave causou a destruição parcial do veículo, obrigando os astronautas a abandonarem o módulo de comando e ocuparem o módulo lunar, demovendo-os do sonho de pisar na lua nessa missão espacial.
Não foram poucos os problemas enfrentados pelos astronautas nessa missão. Um específico referiu-se ao acúmulo de gás carbônico (dióxido de carbono – CO2) exalado pelos astronautas no interior do módulo lunar. No fato, os astronautas tiveram que improvisar um filtro com formato diferente do usado comumente no módulo. Veículos espaciais são dotados de filtros que possuem hidróxidos que reagem e neutralizam o gás carbônico exalado pelos tripulantes.
Para neutralização do gás carbônico, o hidróxido mais utilizado em veículos espaciais é o hidróxido de lítio. Em sua reação com o dióxido de carbono, o hidróxido de lítio forma carbonato de lítio sólido e água líquida.
Considerando o volume de 246 L de gás carbônico produzido pelos astronautas (a 27 ºC e 1 atm), a massa de hidróxido de lítio necessária para reagir totalmente com esse gás é de
Dados: R = 0,082 atm·L·mol-1·K-1
T (Kelvin) = t (Celsius) + 273
41 – (EsPCEx) Em uma aula prática de química, o professor forneceu a um grupo de alunos 100 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio de concentração 1,25 mol·L-1. Em seguida solicitou que os alunos realizassem um procedimento de diluição e transformassem essa solução inicial em uma solução final de concentração 0,05 mol·L-1.
Para obtenção da concentração final nessa diluição, o volume de água destilada que deve ser adicionado é de
[A] 2400 mL. [B] 2000 mL. [C] 1200 mL. [D] 700 mL. [E] 200 mL.
42 – (EsPCEx) Compostos contendo enxofre estão presentes, em certo grau, em atmosferas naturais não poluídas, cuja origem pode ser: decomposição de matéria orgânica por bactérias, incêndio de florestas, gases vulcânicos etc.
No entanto, em ambientes urbanos e industriais, como resultado da atividade humana, as concentrações desses compostos é alta. Dentre os compostos de enxofre, o dióxido de enxofre (SO2) é considerado o mais prejudicial à saúde, especialmente para pessoas com dificuldade respiratória.
(Adaptado de BROWN, T.L. et al, Química a Ciência Central. 9ª ed, Ed. Pearson, São Paulo, 2007)
Em relação ao composto SO2 e sua estrutura molecular, pode-se afirmar que se trata de um composto que apresenta
[A] ligações covalentes polares e estrutura com geometria espacial angular. [B] ligações covalentes apolares e estrutura com geometria espacial linear. [C] ligações iônicas polares e estrutura com geometria espacial trigonal plana. [D] ligações covalentes apolares e estrutura com geometria espacial piramidal. [E] ligações iônicas polares e estrutura com geometria espacial linear.
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43 – (EsPCEx) Devido ao intenso calor liberado, reações de termita são bastante utilizadas em aplicações militares como granadas incendiárias ou em atividades civis como solda de trilhos de trem.
A reação de termita mais comum é a aluminotérmica, que utiliza como reagentes o alumínio metálico e o óxido de ferro III.
A reação de termita aluminotérmica pode ser representada pela equação química não balanceada:
Dados: valores arredondados de entalpias padrão de formação das espécies
∆Hof Al2O3 = – 1676 kJ/mol; ∆Hof Fe2O3 = – 826 kJ/mol
Acerca desse processo, são feitas as seguintes afirmativas:
I – Após correto balanceamento, o coeficiente do reagente alumínio na equação química é 2.
II – Essa é uma reação de oxidorredução e o agente oxidante é o óxido de ferro III.
III – Na condição padrão, o ∆H da reação é – 503kJ para cada mol de óxido de alumínio
produzido.
IV – Na condição padrão, para a obtenção de 56g de ferro metálico, o calor liberado na
reação é de 355kJ.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
[A] I, II e IV. [B] II, III e IV. [C] I e II. [D] I e III. [E] III e IV
44 – (EsPCEx) Os corais fixam-se sobre uma base de carbonato de cálcio (CaCO3), produzido por eles mesmos.
O carbonato de cálcio em contato com a água do mar e com o gás carbônico dissolvido pode estabelecer o seguinte equilíbrio químico para a formação do hidrogenocarbonato de cálcio:
Considerando um sistema fechado onde ocorre o equilíbrio químico da reação mostrada acima, assinale a alternativa correta.
[A] Um aumento na concentração de carbonato causará um deslocamento do equilíbrio no sentido inverso da reação, no sentido dos reagentes. [B] A diminuição da concentração do gás carbônico não causará o deslocamento do equilíbrio químico da reação. [C] Um aumento na concentração do gás carbônico causará um deslocamento do equilíbrio no sentido direto da reação, o de formação do produto. [D] Um aumento na concentração de carbonato causará, simultaneamente, um deslocamento do equilíbrio nos dois sentidos da reação. [E] Um aumento na concentração do gás carbônico causará um deslocamento do equilíbrio no sentido inverso da reação, no sentido dos reagentes.
Redação
Leia os textos abaixo.
TEXTO I
A SUSIPE (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará) desenvolve 20 Projetos sociais.
São projetos desenvolvidos por vários órgãos do Governo do Estado do Pará, para atender às necessidades humanas, agroindustriais do Sistema Penitenciário; reinserir internos na sociedade por meio de serviços de reparos de escolas e logradouros públicos; por meio do trabalho; da atividade de auxiliar de serviços gerais e gradeamento de madeira; capacitação profissional, qualificação para o trabalho e geração de emprego e renda; auxiliar de cozinha e serviços gerais, dentre tantas outras:
O Projeto Nascente – 210 internos; Conquistando a Liberdade – 961 internos; Puxirum – 50 internos; Florescer – 15 internos: Papo di Rocha – 300 internos; F1 – 13 internas; Sementes – 50 internos; Olimpo – 40 internos; Alvorecer – 10 internos; Transformando Vidas – 6 internos; João de Barro – 30 internos; Projeto Ipê – 25 internos; Cantina Livre – 16 internos; Lavoro – 10 internos; Esperançar – 09 Internos; Projeto Primavera – 15 Internos; Projeto Vianda – 24 internos; Projeto Arte de Recomeçar – 01 interno; Projeto LibertAção – 30 internos; Projeto ReplantaAÇÃO – 30 internos.
(Texto adaptado) FONTE: http://www.susipe.pa.gov.br/content/projetos-sociais. Acesso em 14/05/2017.
TEXTO II
Pró-Egresso – Programas – Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania
O Programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – PRÓ-EGRESSO, do Estado de São Paulo, é resultado da conjunção de esforços entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (SERT) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).
O Pró-Egresso oferece os serviços desenvolvidos pela SERT, pela SDECT e pela SAP, potencializando os efeitos do Programa “Emprega São Paulo” (intermediação de mão de obra), do “Via Rápida Emprego” (qualificação profissional) e dos programas de Reintegração Social, realizado nas Unidades Prisionais e nas Unidades de Atendimento de Reintegração Social no Estado de São Paulo. Podem ser cadastrados egressos do sistema penitenciário (o liberado definitivo); os liberados definitivos lato sensu (cumpriram pena e estão em liberdade há mais de um ano); em situação especial de cumprimento de pena (casos como os de detentos que cumprem pena em regime semiaberto ou aberto, foram beneficiados pela suspensão condicional da pena e foram condenados a penas alternativas; anistiados, agraciados, indultados, perdoados judicialmente; adolescentes que estejam cumprindo ou já cumpriram medida socioeducativa na Fundação Casa.
(Texto adaptado) FONTE: http://www.reintegracaosocial.sp.gov.br/pro_egresso.php. Acesso em 13/05/17.
TEXTO III
TEXTO IV
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—
Com base nos textos de apoio e em seus conhecimentos gerais, construa um texto dissertativo-argumentativo, em terceira pessoa, de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas, sobre o tema:
“A Reintegração Social do Preso no Brasil”
OBSERVAÇÕES:
- Seu texto deve ter, obrigatoriamente, de 25 (vinte cinco) a 30 (trinta) linhas.
- Aborde o tema sem se restringir a casos particulares ou específicos ou a uma determinada pessoa.
- Formule uma opinião sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista, sem transcrever literalmente trechos dos textos de apoio.
- Não se esqueça de atribuir um título ao texto.
- A redação será considerada inválida (grau zero) nos seguintes casos:
– texto com qualquer marca que possa identificar o candidato;
– modalidade diferente da dissertativa;
– insuficiência vocabular, excesso de oralidade e/ou graves erros gramaticais;
– constituída de frases soltas, sem o emprego adequado de elementos coesivos;
– fuga do tema proposto;
– texto ilegível;
– em forma de poema ou outra que não em prosa;
– linguagem incompreensível ou vulgar; e
– texto em branco ou com menos de 17 (dezessete) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas. - Se sua redação tiver entre 17 (dezessete) e 24 (vinte quatro) linhas, inclusive, ou entre 31 (trinta e uma) e 38 (trinta e oito) linhas, também inclusive, sua nota será diminuída, mas não implicará grau zero.
Prova 2
1 – (EsPCEx) Se a equação polinomial x² +2x+8=0 tem raízes a e b e a equação x² +mx+n=0 tem raízes (a+1) e (b+1), então m+n é igual a
[A] -2. [B] -1. [C] 4. [D] 7. [E] 8.
2 – (EsPCEx) Assinale a alternativa que representa o conjunto de todos os números reais para os quais está definida a função
3 – (EPCAr) Considere a = 1150, b = 4100, c = 2150 e assinale a alternativa correta.
a) c < a < b
b) c < b < a
c) a < b < c
d) a < c < b
4 – (Colégio Naval) Analise as afirmativas a seguir.
I – Sejam a, b e c os lados de um triângulo, com c>b≥a. Pode-se afirmar que c2=a2 + b2 se, e somente se, o triângulo for retângulo.
II – Se um triângulo é retângulo, então as bissetrizes internas dos ângulos agudos formam entre si um ângulo de 45º ou 135º.
III – O centro de um círculo circunscrito a um triângulo retângulo está sobre um dos catetos.
IV – O baricentro de um triângulo retângulo é equidistante dos lados do triângulo.I – Sejam a, b e c os lados de um triângulo, com c>b≥a. Pode-se afirmar que c2=a2 + b2 se, e somente se, o triângulo for retângulo. II – Se um triângulo é retângulo, então as bissetrizes internas dos ângulos agudos formam entre si um ângulo de 45º ou 135º. III – O centro de um círculo circunscrito a um triângulo retângulo está sobre um dos catetos.
IV – O baricentro de um triângulo retângulo é equidistante dos lados do triângulo.
Assinale a opção correta.
a) Somente I e II são verdadeiras.
b) Somente II e III são verdadeiras.
c) Somente I e IV são verdadeiras.
d) Somente I, II e IV são verdadeiras.
e) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
5 – (EsPCEx) No plano complexo, temos uma circunferência λ de raio 2 centrada na origem. Sendo ABCD um quadrado inscrito à λ , de acordo com a figura abaixo, podemos afirmar que o número complexo que representa o vértice B é
6 – (EPCAr) Considere os números X e Y , expressos por:
Marque a alternativa verdadeira.
a) X é um número racional não inteiro positivo.
b) X ⋅ Y é um número inteiro e negativo.
c) X + Y é um número irracional.
d) X/Y é um número racional não inteiro e positivo.
7 – (EsPCEx) Se o perímetro de um triângulo equilátero inscrito em um círculo é 3cm, a área do círculo (em cm²) é igual a
8 – (Colégio Naval) O número h tem 241 algarismos e h = (z . w)x. O MDC (x, 25), com x natural, resolvido pelo algoritmo das divisões sucessivas de Euclides, gera o esquema a seguir:
Sendo assim, é correto afirmar que a soma x + y + z + w é igual a
a) 274
b) 224
c) 199
d) 149
e) 99
9 – (Embraer) Na figura, observa-se um jardim circular de centro O, no qual destaca-se um canteiro com a forma de um triângulo retângulo ABC, cujos vértices estão situados na linha da circunferência do jardim circular.
Sabe-se que a medida do segmento AC é igual à medida do diâmetro do círculo, de raio r = 4m. Usando a aproximação √2 = 1,4 , pode-se concluir corretamente que a medida aproximada, em metros, do perímetro do canteiro triangular é
a) 13,6
b) 15,2
c) 17,6
d) 19,2
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10 – (EsPCEx) Dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta uma função trigonométrica de período 2π, cujo gráfico está representado na figura abaixo é
11 – (EsPCEx) O conjunto solução da inequação 2cos²x+sen x > 2, no intervalo [0, π], é
12 – (EsPCEx) Na figura abaixo está representado um trecho do gráfico de uma função real da forma y=m·sen(nx)+k, com n>0.
Os valores de m, n e k, são, respectivamente,
13 – (EsPCEx) A área da região compreendida entre o gráfico da função f(x)=||x-4|-2|, o eixo das abscissas e as retas x=0 e x=6 é igual a (em unidades de área)
[A] 2. [B] 4. [C] 6. [D] 10. [E] 12.
14 – (EsPCEx) O Sargento encarregado de organizar as escalas de missão de certa organização militar deve escalar uma comitiva composta por um capitão, dois tenentes e dois sargentos. Estão aptos para serem escalados três capitães, cinco tenentes e sete sargentos.
O número de comitivas distintas que se pode obter com esses militares é igual a
[A] 630. [B] 570. [C] 315. [D] 285. [E] 210.
15 – (EsPCEx) A equação abaixo tem duas raízes reais. O produto dessas raízes é
16 – (Colégio Naval) A idade de cada um dos três filhos de um adulto, incluindo os dois filhos gêmeos, é representada por números inteiros. A soma das idades é igual a 21 e o produto igual a 320.
Se colocarmos em forma de potência a maior idade e a menor idade deles, de tal modo que a maior seja a base da potência e a menor seja o expoente, está correto afirmar que ela terá o mesmo resultado do que:
a) 310
b) 59
c) 213
d) 38
e) 215
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17- (EPCAr) Dois botes estão no mar a uma distância d um do outro. Um observador, situado na praia, observava-os, calculando distâncias e ângulos em dois pontos de observação, como
no esboço abaixo.
A distância d entre os botes, em metros, é igual a
Dado: sen 120° = cos 30°
a) 10√15
b) 15(√6 + √2)
c) 10(√3 + √2)
d) 15(√6 -√2)
18 – (EsPCEx) A população de peixes em uma lagoa varia conforme o regime de chuvas da região. Ela cresce no período chuvoso e decresce no período de estiagem. Esta população é descrita pela expressão abaixo, em que o tempo t é medido em meses.
É correto afirmar que
19 – (EPCAr) Numa competição matemática entre as esquadrilhas do Esquadrão Phoenix, atual 1º esquadrão do CPCAr, havia um desafio entre as duas duplas A e B finalistas. Tal desafio consistia em escolher uma caixa na qual poderia haver um objeto escondido.
Foram colocadas 8 caixas e em apenas uma encontrava-se o tal objeto desejado. Ganhava o desafio aquela dupla que apontasse a caixa na qual estivesse o objeto. Sabe-se que, na competição, as duplas alternariam na escolha da caixa e, caso a dupla errasse, a caixa seria eliminada.
Sorteada a ordem de competição, a dupla A fez a 1ª escolha e errou. A 2ª escolha foi feita pela dupla B que também errou. No entanto, a dupla B foi a vencedora do desafio, o que só aconteceu na última caixa restante.
Em relação à probabilidade de cada dupla ser vencedora do desafio no momento de escolha da caixa, é correto afirmar que a
a) maior probabilidade de acerto que a dupla A teve numa de suas escolhas foi menor que 40 %.
b) probabilidade de acerto da dupla A em sua 3ª escolha foi maior que 15% e menor que 17%.
c) probabilidade de acerto da dupla B era sempre o dobro da probabilidade de acerto da dupla A, se consideradas duas escolhas consecutivas.
d) 3ª maior probabilidade de acerto da dupla B foi de 20%.
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20 – (EsPCEx) De uma caixa contendo 50 bolas numeradas de 1 a 50 retiram-se duas bolas, sem reposição. A probabilidade do número da primeira bola ser divisível por 4 e o número da segunda bola ser divisível por 5 é
Geografia
21 – (EsPCEx) “Brexit é uma abreviação para “British exit” (saída britânica, na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se refere à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia”.
Fonte: BBC News Brasil. O que é o Brexit? Entenda a polêmica saída do Reino Unido da União Europeia com esta e outras 10 questões. In: www.bbc.com/portuguese (acesso em 29 mar 19).
Considerando a composição do Reino Unido, escolha aquela que melhor expressa a representação cartográfica do Brexit dentre as alternativas abaixo:
22 – (Embraer) Leia as duas notícias extraídas das seções de meio ambiente de jornais e revistas.
I. Hoje é o bioma brasileiro que concentra o maior rebanho bovino (cerca de 36% de todo o gado) e onde mais se produz soja. Em menos de 50 anos, quase 50% da vegetação original desapareceu, e 30% da área virou pasto. Foi um processo de desmatamento muito rápido, sem precedentes, que afeta, também, as maiores bacias hidrográficas que têm rios nascendo na região do bioma.
(http://epoca.globo.com/tudo-sobre/noticia/2017/05/ desmatamento.html. Acesso em 10.ago.2017. Adaptado)
II. O Brasil perdeu 20% da área do bioma em 17 anos. A redução da área é ligada principalmente à ocupação imobiliária, tanto causada pelo crescimento do turismo, a instalação de novos resorts, hotéis, pousadas, como também pela ocupação das comunidades mais vulneráveis, que acabam sendo pressionadas e ocupando as margens do bioma, construindo suas casas com a madeira retirada do local.
(http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/levantamento-mostra-que-brasil-perdeu-em-17-anos.ghtml. Acesso em 10.ago.2017. Adaptado)
As notícias I e II referem-se, correta e respectivamente,
a) à Caatinga e à Mata dos Cocais.
b) ao Cerrado e à Mata Atlântica.
c) à Mata Atlântica e à floresta Amazônica.
d) ao Cerrado e ao Mangue.
23 – (Colégio Naval) Leia o texto abaixo.
1888 – O decreto nº 9.912-A, de 26 de março de 1888, regulou o direito à aposentadoria dos empregados dos Correios. Fixava em 30 anos de efetivo serviço e idade mínima de 60 anos os requisitos para a aposentadoria. (…)
1892 – A lei nº 217, de 29 de novembro de 1892, instituiu a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte dos operários do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. (…) ]
1923 – O decreto nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923, na verdade a conhecida Lei Elói Chaves (o autor do projeto respectivo), determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de cada empresa ferroviária. É considerada o ponto de partida, no Brasil, da Previdência Social propriamente dita. (…)
1930 – O decreto nº 19.433, de 26 de novembro de 1930, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, tendo como uma das atribuições orientar e supervisionar a Previdência Social, inclusive como órgão de recursos das decisões das Caixas de Aposentadorias e Pensões. (…)
1943 – O decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho, elaborada pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e que elaborou também o primeiro projeto de Consolidação das Leis de Previdência Social.
(Fonte: http://www, previdencia.gov.br/acesso-a- informacao/institucional/historico)
Durante o governo Getúlio Vargas (1943), foi instituída a Consolidação das Leis do Trabalho e Previdência Social, que é considerada um marco na história da previdência social brasileira. De acordo com a linha do tempo, a respeito da incorporação de direitos previdenciários ao trabalhador brasileiro, é correto afirmar que
a) a previdência social sofria diversas dificuldades para ser implantada até que Getúlio Vargas decidiu criá-la em 1943, mas apenas para os trabalhadores rurais.
b) Getúlio Vargas foi um dos maiores inimigos do direito do trabalhador à aposentadoria, impedindo que ela fosse instituída durante seu governo.
c) a previdência social, conforme conhecemos hoje, surgiu ainda no Império do Brasil, por vontade do senador Joaquim Nabuco.
d) o direito à aposentadoria estendido a todos os brasileiros foi instituído em 1923 pela Lei Elói Chaves.
e) o Governo Getúlio Vargas se apropriou de várias práticas e leis previdenciárias já existentes e as regulamentou na Consolidação das Leis do Trabalho e Previdência Social.
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24 – (EsPCEx) “Relatórios da ONU alertam que se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1.8 bilhão de pessoas estarão vivendo em regiões com absoluta escassez de água, e dois terços da população do mundo poderá estar vivendo sob condições de estresse hídrico”.
(redeglobo.globo.com/ globoecologia/noticia/2013/05/mundoenfrenta.crise-de-agua-doce)
Sobre os fatores relacionados à crise de abastecimento de água potável no mundo, podemos afirmar que
I- embora a água doce disponível no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da água é uma realidade no planeta.
II- em muitos países, as reservas de água subterrâneas renovam-se em velocidade menor que a retirada de água, provocando a secagem de poços e um efeito de subsidência (rebaixamento) bastante pronunciado em suas áreas urbanas, que compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos.
III- a construção de barragens em rios compartilhados por diferentes países, viabilizando projetos de irrigação e beneficiando as atividades agrícolas, tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre esses países.
IV- o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de recursos hídricos para o Centro-Sul do Brasil, a qual ainda não está sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si só, garantem o abastecimento da região mais dinâmica do País.
V- entre os diversos usos da água, o uso industrial é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
[A] I e II [B] II e III [C] II e IV [D] I, IV e V [E] II, III e V
25 – (EsPCEx) A figura a seguir representa as placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. O movimento dessas placas está indicado por setas. Na figura estão plotados alguns pontos geográficos (de I a V).
Considerando as consequências advindas da deriva dos continentes (dinâmica tectônica) e a localização geográfica dos pontos I a V, assinale a afirmativa correta.
[A] O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Nazca e a Norte-americana. [B] O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas conservativas do Pacífico e a Sul-americana. [C] O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana. [D] O ponto IV se refere à fossa abissal do Atlântico Norte e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Norte-americana e a Europeia. [E] O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas divergentes Arábica e Indiana.
26 – (EsPCEx) O mundo moderno é um voraz consumidor de energia. Atender a essa demanda, pressionada cada vez mais pelas economias emergentes, bem como observar as exigências de um mercado balizado pelo paradigma da eficiência, são desafios incontornáveis.
Sobre as características e a participação das diversas fontes de energia, considere as seguintes afirmativas:
I – O drástico aumento do preço do petróleo causado pelas crises internacionais de 1973 e 1979/1980 teve um duplo efeito: viabilizou sua extração em locais de difícil acesso (Sibéria, Alasca e plataformas continentais) e estimulou a pesquisa de fontes alternativas.
II – Impulsionado pelas políticas de redução das emissões de CO2 adotadas pela China, o gás natural já é, desde 2010, a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo.
III – Fontes de energia como o etanol e o biodiesel despontam atualmente como excelentes alternativas, pois apresentam os seguintes benefícios: poluem menos que os combustíveis fósseis, geram vários empregos no campo e dinamizam a economia por conta do seu efeito multiplicador.
IV – Isenta de impactos ambientais, a energia eólica vem conquistando cada vez mais espaço na matriz energética de países como China, EUA, Alemanha, Espanha e Índia.
V – Países como França, Ucrânia, Japão e Coreia do Sul continuam a ter nas usinas nucleares uma importante fonte energia, mesmo com problemas relacionados à destinação dos seus rejeitos, à pressão da opinião pública e aos altos custos de construção e manutenção.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
[A] I, II e III [B] I, III e V [C] I, IV e V [D] II, III e IV [E] II, IV e V
27 – (EsPCEx) Sobre a projeção cartográfica utilizada na produção do mapa abaixo, é correto afirmar que se refere a uma projeção
[A] cilíndrica conforme, muito útil à navegação marítima, pois não deforma os ângulos, que permanecem com seus valores reais. [B] plana azimutal, que já foi muito utilizada na geopolítica, como instrumento de análise estratégica dos Estados. [C] azimutal equidistante, que produz um tipo de mapa cujas distâncias e direções não são deformadas, propriedades estas muito úteis ao planejamento estratégico-militar. [D] cilíndrica equivalente, que destaca as áreas situadas nas latitudes intertropicais e preserva as dimensões relativas entre os continentes e países. [E] cilíndrica interrompida, que conserva a proporção das áreas representadas, e é muito utilizada nos atlas escolares americanos.
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28 – (EsPCEx) Observe o esquema topográfico a seguir:
A partir da análise e interpretação do esquema, é correto afirmar que:
I- A porção norte é a mais favorável ao emprego da mecanização agrícola.
II- As menores altitudes estão localizadas na porção nordeste do esquema.
III- As encostas mais íngremes e, portanto, mais sujeitas aos processos erosivos são observadas à margem esquerda do rio.
IV- A jusante do rio encontra-se na direção oeste do esquema.
V- A distância real entre os pontos X e Y traçados no esquema é de 15 Km.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
[A] I, II e III [B] I, II e V [C] I, III e IV [D] II, IV e V [E] III, IV e V
29 – (EsPCEx) Observe o climograma de uma cidade brasileira e considere as afirmativas relacionadas a este.
I- O clima representado é denominado equatorial, em cuja área está presente uma vegetação do tipo hidrófila e latifoliada, característica da Floresta Equatorial.
II- Refere-se a um clima sob forte influência da massa Polar atlântica (mPa) e que apresenta uma significativa amplitude térmica anual.
III-Trata-se de um clima subtropical úmido, com precipitações ao longo de todo o ano, sem ocorrência de estação seca.
IV- Nas áreas em que esse clima predomina, observam-se precipitações que ultrapassam os 2.200mm, o que, aliado às altas temperaturas, favorece o processo de lixiviação e a consequente laterização do solo.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
[A] I e II [B] III e IV [C] I e IV [D] II e III [E] II e IV
30 – (Colégio Naval) “Uma das alterações produzidas recentemente, causada pela incorporação do elemento ambiental no discurso do desenvolvimento, foi o estabelecimento de novas diretrizes para o uso da terra. A Amazônia, um dos principais objetos de preocupação dos ambientalistas, voltou à cena e tornou-se objeto de disputa pela sua significação.”
(Rabello, Antônio Cláudio. (2013). Amazônia: uma fronteira volátil. Estudos Avançados, 27(78), 213-235. )
Sobre os problemas ligados à ocupação do espaço amazônico que vêm preocupando os ambientalistas, assinale a opção correta.
a) O avanço do chamado “arco de devastação” teve seu período mais intenso durante o governo de Getúlio Vargas, fase de grande expansão da indústria regional, principalmente depois da criação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).
b) Para além da dimensão aparente do desmatamento, o “arco de devastação” amazônico dá conta de um processo mais amplo e menos visível, como uma intrincada e oculta teia de tráfego clandestino de animais, de biopirataria, de garimpo e de madeira acontecendo sob as copas das árvores.
c) Os modos de vida tradicionais dos chamados “povos da floresta” têm sido determinantes na configuração da catástrofe ambiental amazônica devido, principalmente, à ligação indissociável entre o baixo nível tecnológico das atividades que desenvolvem e a degradação ambiental.
d) A província mineral da serra dos Carajás, no sudoeste do Pará, é a maior reserva de minério de ferro do mundo, tendo sido administrada, desde o início de sua operação, pela hoje privatizada Companhia Vale do Rio Doce, e é considerada modelo de extração mineral sustentável.
e) Em 2006, foi aprovada a Lei de Gestão das Florestas Nacionais (Flonas), que estabelece critérios para o manejo da floresta, como limites para a derrubada de árvores e estímulo ao manejo múltiplo, associando a proteção da floresta ao uso econômico sustentável, o que impedirá, definitivamente, o avanço do desmatamento.
31 – (Embraer) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.
A Economia no Século XVIII
Assinale a alternativa que apresenta a legenda correta do mapa.
a) 1 – Cultivos de subsistência – atividade destinada à produção de gêneros utilizados para a compra de escravos.
b) 2 – Pecuária – atividade secundária que possibilitou a ocupação de grandes áreas interioranas.
c) 3 – Cana-de-açúcar – atividade que concentrava mão de obra escrava e gerava riqueza para os senhores de engenho.
d) 4 – Borracha – atividade extrativa que ampliava o comércio colonial, mas atraía muitos estrangeiros.
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32 – (EsPCEx) Uma fábrica de tratores agrícolas, que começou a produzir em 2010, estabeleceu como meta produzir 20.000 tratores até o final do ano de 2025. O gráfico abaixo mostra as quantidades de tratores produzidos no período 2010-2017.
Admitindo que a quantidade de tratores produzidos evolua nos anos seguintes segundo a mesma razão de crescimento do período 2010-2017, é possível concluir que a meta prevista
[A] deverá ser atingida, sendo superada em 80 tratores. [B] deverá ser atingida, sendo superada em 150 tratores. [C] não deverá ser atingida, pois serão produzidos 1.850 tratores a menos. [D] não deverá ser atingida, pois serão produzidos 150 tratores a menos. [E] não deverá ser atingida, pois serão produzidos 80 tratores a menos.
História
33 – O Mundo Feudal baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência pessoal.
Havia uma grande massa de camponeses presos à terra, que viviam sob o domínio dos senhores feudais e que se dividiam em dois grupos com características particulares:
[A] Suseranos e vassalos [B] Cavaleiros e soldados [C] Servos e baixo clero [D] Servos e vilões [E] Vilões e salteadores
34 -(Colégio Naval) Eleito Jerônimo de Albuquerque por capitão-mor da conquista do Maranhão, como temos dito, se foi logo às aldeias do nosso gentio pacífico, e por lhes saber falar bem a língua, e o modo com que se levam, ajuntou quantos quis: contarei só do que houve em uma aldeia, para que se veja a facilidade com que se leva este gentio de quem os entende e conhece, e foi que pôs a uma parte bom feixe de arcos, e flechas, a outra outro de rocas, e fusos, e mostrando-lhos lhes disse: “Sobrinhos, eu vou à guerra, estas são as armas dos homens esforçados e valentes, que me hão de seguir, estas das mulheres fracas, e que hão de ficar em casa fiando; agora quero ouvir quem é homem, ou mulher”, As palavras não eram ditas, quando se começaram todos a desempunhar, e pegar dos arcos, e flechas, dizendo que eram homens, e que partissem logo para a guerra; ele os quietou, escolhendo os que havia de levar, e que fizessem mais flechas, e fossem esperar a armada ao Rio Grande, onde de passagem os iria tomar. (…)
Feito isto se embarcaram todos dia de S. Bartolomeu, 24 de agosto da era de 1614 anos, em uma caravela, dois patachos e cinco caravelões (…)
(Frei Vicente do Salvador)
É correto afirmar que o relato do Frei Vicente do Salvador está relacionado à retomada do território que ficou conhecido como
a) França Equinocial.
b) França Antártica.
c) Brasil holandês.
d) Quilombo dos Palmares.
e) Cisplatina.
35 – (Embraer) Leia o que um cronista escreveu a respeito dos motivos da presença dos colonizadores na América: “… servir a Deus, a sua Majestade, e dar luz àqueles que estavam nas trevas:… e também ganhar riquezas, que é o que todos os homens geralmente procuram”
(http://blog.quadrante.com.br/a-conquista-e-a-colonizacao-da-america-por-rafael-ruiz/. Acesso em 12.ago.2017. Adaptado).
Os motivos apresentados
a) explicavam o tipo de colonização dos ingleses calvinistas na América do Norte.
b) guiavam os franceses e holandeses que ocuparam o sul e o oeste da América do Sul.
c) destacavam o tipo de colonização que foi adotado pelos espanhóis e portugueses.
d) justificavam a defesa dos colonos contra ataques de piratas e corsários nas terras americanas.
36 – Procurando colocar em prática a politica de solidariedade esboçada no Congresso de Viena, Alexandre I propôs, em 1815, a criação de uma organização militarizada, denominada Santa Aliança entre as monarquias europeias tradicionais e cristãs.
Participaram da Santa Aliança o
[A] Reino da Prússia, Império Francês e Império Britânico. [B] Império Austríaco, Império Britânico e Reino da Prússia. [C] Império da Rússia, Império Austríaco e Reino da Prússia. [D] Império da Rússia, Império Francês e Império Britânico. [E] Império Britânico, Império Austríaco e Império Francês.
37 – Em 1985, a inflação brasileira chegou a 235% ao ano. Para corrigir essa situação, o governo Sarney anunciou, em fevereiro do ano seguinte, um plano de estabilização econômica, conhecido como Plano Cruzado. Observe as afirmativas abaixo.
I – Instituição da moeda chamada Real;
II – Congelamento de preços;
III – “Gatilho” salarial, determinando que os salários seriam reajustados sempre que a inflação chegasse a 20% ao mês;
IV – Substituição da moeda corrente no país, o cruzeiro, pelo cruzeiro novo;
V – Introdução da Unidade Real de Valor (URV).
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão relacionadas ao plano econômico supracitado.
[A] I e II. [B] I e V. [C] II e III. [D] III e V. [E] IV e V.
38 – Entre 1939 e 1945, o mundo foi abalado pela Segunda Guerra Mundial. O Brasil, inicialmente, adotou uma posição de neutralidade, porém, em 1941, acordos internacionais começaram a ser feitos, para apoiar os aliados.
Sobre a participação brasileira na Guerra é correto afirmar que
[A] o governo brasileiro era totalmente favorável a acordos com os aliados desde o início do conflito. [B] os alemães afundaram navios brasileiros no final de 1941. [C] a FEB participou da Campanha da Itália, como parte do 5º Exército Norte Americano. [D] a Alemanha declara guerra ao Brasil em 1941. [E] no Dia D, por ocasião do desembarque, o Brasil sofreu grandes perdas.
39 – Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um conflito direto entre as superpotências, por outro, a disputa entre elas por áreas de influência em todo o mundo deu-se de forma intensa.
Uma conferência internacional, que reuniu 29 nações africanas e asiáticas, em 1955, teve a intenção de ser uma alternativa à bipolarização mundial entre os Estados Unidos e União Soviética . Esta conferência foi realizada em
[A] Bandung. [B] Teerã. [C] Yalta. [D] Pan Munjon. [E] Varsóvia.
40 – No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão X negociou com o banqueiro Jacob Függer a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem.
Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado:
[A] Erasmo de Roterdã [B] Thomas Morus [C] Pieter Bruegel [D] Martinho Lutero [E] Nicolau Copérnico
41 – Entre 1945 e 1964, existiam no Brasil dois projetos de Nação que disputavam a preferência dos eleitores, o nacional estatismo, liderado por Getúlio Vargas, e o liberalismo conservador, liderado por Carlos Lacerda. Avalie as informações abaixo listadas.
I- O Estado devia intervir na economia.
II- Abertura total às empresas e aos capitais estrangeiros.
III- O Brasil deveria alinhar-se com os EUA incondicionalmente.
IV- Criação das empresas estatais em áreas estratégicas.
A alternativa que apresenta propostas do liberalismo conservador é
[A] I e II. [B] I e III. [C] II e III. [D] II e IV. [E] III e IV.
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42 – “Os primeiros trinta anos da História do Brasil são conhecidos como período Pré-Colonial. Nesse período, a coroa portuguesa iniciou a dominação das terras brasileiras, sem no entanto, traçar um plano de ocupação efetiva, […]
A atenção da burguesia metropolitana e do governo português estavam voltados para o comércio com o Oriente, que desde a viagem de Vasco da Gama, no final do século XV, havia sido monopolizado pelo Estado português. […]
O desinteresse português em relação ao Brasil estava em conformidade com os interesses mercantilistas da época, como observou o navegante Américo Vespúcio, após a exploração do litoral brasileiro, pode-se dizer que não encontramos nada de proveito”.
(Berutti,2004)
[A] desinteresse português pelo Brasil nos primeiros anos de colonização, deu-se em decorrência dos tratados comerciais assinados com a Espanha, que tinha prioridade pela exploração de terras situadas a oeste de Greenwich. [B] maior distância marítima era a maior desvantagem brasileira em relação ao comércio com as Índias. [C] desinteresse português pode ser melhor explicado pela resistência oferecida pelos indígenas que dificultavam o desembarque e o reconhecimento das novas terras. [D] abertura de um novo mercado na América do Sul, ampliava as possibilidades de lucro da burguesia metropolitana portuguesa. [E] relativo descaso português pelo Brasil, nos primeiros trinta anos de História, explica-se pela aparente inexistência de artigos (ou produtos) que atendiam aos interesses daqueles que patrocinavam as expedições.
43 – Durante o período conhecido por União Ibérica, ocorreu o Embargo Espanhol ao comércio das colônias portuguesas com os holandeses. Isto motivou a Holanda a atacar o Nordeste brasileiro com a finalidade de romper o embargo e reativar as rotas comerciais entre o Brasil e a Europa.
É fato relacionado à primeira investida dos holandeses ao Brasil, ocorrida em 08 de maio de 1624, a (o)(s)
[A] conquista de Porto Calvo por Matias de Albuquerque. [B] ocupação de Salvador. [C] governo de Maurício de Nassau. [D] fundação do Arraial do Bom Jesus. [E] Batalhas de Guararapes.
44 – Na segunda metade do século XVIII, durante a administração do marquês de Pombal (1750 a 1777), foram adotadas medidas que objetivavam tornar mais ágil e eficiente a administração da colônia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:
[A] a elevação do Estado do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve. [B] o reconhecimento da importância das Regiões do Sul e Sudeste, em função do incremento do ciclo econômico do café. [C] a transferência da capital do estado do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro. [D] o estado do Grão-Pará e Maranhão recebeu a denominação de estado do Maranhão. [E] a restauração do sistema de Capitanias Hereditárias.
Inglês
45 – (Colégio Naval) Read the information in the box below.
Now read the questions.
I – How many sugar is there in an orange? / II – How much sugar is there in an orange?
I -How many eggs are there in a carton? / II – How much eggs are there in a carton?
I – How many calories are there in a banana? II – How much calorie is there in a banana?
Choose the right questions for the information in the box respectively:
a) II – I – II
b) II – I – I
c) I – II – I
d) I – I – II
e) II – II – I
46 – (Colégio Naval) Complete the dialogue using the right form of the adjectives.
A: Would you like to go to the beach on Friday?
B: Actually, I think Saturday is _____ for me. Friday is my _____ day.
Choose the item that respectively completes the gaps.
a) the best / busier
b) better / busiest
c) good / the most busiest
d) best / the busiest
e) good / the busier
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Japan WW2 Soldier Who Refused to Surrender Dies
A Japanese soldier who refused to surrender after World War Two ended and spent 29 years in the jungle has died aged 91 in Tokyo. Hiroo Onoda remained in the jungle on Lubang Island near Luzon, in the Philippines, until 1974 because he did not believe that the war had ended. He was finally persuaded to emerge after his ageing former commanding officer was flown in to see him.
Onoda was greeted as a hero on his return to Japan. The young soldier had orders not to surrender – a command he obeyed for nearly three decades. “I became an officer and I received an order. If I could not carry it out, I would feel shame. I am very competitive”, he said. Three other soldiers were with him at the end of the war.
One emerged from the jungle in 1950 and the other two died. Mr Onoda ignored several attempts to get him to surrender. He later said that he dismissed search parties sent to him, and leaflets dropped by Japan, because there was always something suspicious, so he never believed that the war had really ended.
Though Onoda had been officially declared dead in December 1959, search parties were sent out in 1972, when the last person from his group was killed by local police, but they did not find him. Onoda was now alone. On February 20, 1974, a Japanese man, Norio Suzuki, found Onoda after four days of searching.
They became friends, but Onoda still refused to surrender, saying that he was waiting for orders from a superior officer. Suzuki returned to Japan with photographs of himself and Onoda as proof of their encounter, and the Japanese government located Onoda’s commanding officer, Major Yoshimi Taniguchi. He flew to Lubang where on March 9, 1974, he finally met with Onoda and rescinded his original orders in person.
The Philippine government granted him a pardon, although many in Lubang never forgave
him for killing 30 people during his campaign on the island. The news media reported on this and other misgivings, but at the same time welcomed his return home.
Adapted from http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-25772192 and http://en.wikipedia.org/wiki/Hiroo_Onoda
47 – (EsPCEx) According to the text, read the statements and choose the correct alternative.
I) Hiroo Onoda was in the jungle for 29 years.
II) Hiroo Onoda was abandoned in the jungle by his country after the war ended.
III) Hiroo Onoda tried to go back home many times.
IV) Hiroo Onoda had another soldier with him until 1972.
V) Hiroo Onoda was admired by people in Lubang.
48 – (EsPCEx) In the sentence “The news media reported on this and other misgivings…”, this refers to
[A] other misgivings. [B] killing 30 people. [C] so much attention. [D] the Philippine government. [E] original orders.
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A handwritten note from September 11
In moments of crisis, our first thoughts are usually to get in contact with the people we love. September 11, 2001, was a day when many people wanted to know that their loved ones were safe. At 9:37 a.m., the Pentagon was attacked by terrorists who crashed an airplane into the western side of the building.
Many people tried using the mobile phones that existed then, but few were successful. Franklin and Daria Gaillard (Frank and Chip) were both members of the Air Force and worked at the Pentagon. They worked in different parts of the building and had a previous agreement that they would meet at their car in the parking lot if there were any emergency.
Daria was the first to arrive at the car and wrote a note to Franklin saying “Frank – Sweetie I am okay. I’m w/ my office over by the Lyndon B. Johnson Memorial Sign. I’ll stay there till you come. Love lots & lots, Chip.” Frank found the note and was able to locate his wife in the aftermath of the attack.
What makes this story so interesting is the handwritten note. Today, in our digital culture, we have a variety of ways to let people know that we are safe. Text messages, voicemail, and different forms of social media can be used to get the information out to loved ones. In 2001, when these attacks __________(1), the cellular network was still growing and was not as robust as it is today.
This letter is just one of the many objects that The National Museum of American History __________(2) since 2001. To learn more, visit our online exhibition September 11th: Bearing Witness to History.
Adapted from http://americanhistory.si.edu/blog/handwritten-note-september-11-2001
49 – (EsPCEx) According to the text, choose the correct statement.
[A] Frank and Chip found a note on the western side of the building. [B] Frank and Chip wrote a note together before the attack. [C] Frank and Chip had a meeting at the Air Force HQ. [D] Frank and Chip relied on pen and paper to communicate. [E] Frank and Chip located each other using social media.
50 – (EsPCEx) In the sentence “the cellular network… was not as robust as it is today”, the word robust means
[A] capable of producing repeated failures in bad conditions. [B] capable of performing without failure under a variety of conditions. [C] capable of predicting critical weather changes in other countries. [D] capable of creating standard responses to technical problems. [E] capable of manufacturing its own components in bad conditions.
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51 – (EsPCEx) Choose the alternative containing the correct verb tenses to complete gaps (1) and (2)
[A] have happened, collected [B] have happened, have collected [C] has happened, has collected [D] happened, has collected [E] happened, have collected
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Operation Desert Storm Was Not Won By Smart Weaponry Alone
Technology has long been a deciding factor on the battlefield, from powerful artillery to new weaponry to innovations in the seas and the skies. Twenty-five years ago, it was no different, as the United States and its allies proved overwhelmingly successful in the Persian Gulf War. A coalition of U.S. Army Apache attack helicopters, cruise missiles from naval vessels, and Lockheed F-117 Nighthawk “stealth fighters” soundly broke through Saddam Hussein’s army defenses in Kuwait during Operation Desert Storm, which became known as the “100-hour war”.
But for all the possibilities that this “Computer War” offered, Operation Desert Storm was not won by smart weaponry, alone. Despite the “science fiction”-like technology deployed, 90 percent of the pieces of ammunition used in Desert Storm were actually “dumb weapons”. The bombs, which weren’t guided by lasers or satellites, were lucky to get within half a kilometer of their targets after they were dumped from planes.
While dumb bombs might not have been exciting enough to make the headlines during the attack, they were cheaper to produce and could be counted on to work. But frequency of use doesn’t change why history will remember Desert Storm for its smart weapons, rather than its dumb ones.
Adapted from http://www.smithsonianmag.com/history/operation-desert-storm-was-not-won-smart-weaponry-alone180957879/
52 – (EsPCEx) Choose the alternative that has the sentence “Operation Desert Storm was not won by smart weaponry” correctly changed into active voice.
[A] Smart weaponry hasn’t won operation desert storm. [B] Smart weaponry didn’t win operation desert storm. [C] Smart weaponry doesn’t win operation desert storm. [D] Smart weaponry isn’t winning operation desert storm. [E] Smart weaponry won’t win operation desert storm.
53 – (EsPCEx) According to the text, “dumb weapons” were
[A] bombs that couldn’t reach any coalition planes. [B] bombs that were “science fiction”-like targets. [C] bombs that weren’t guided by lasers or satellites. [D] bombs that became known as smart weaponry. [E] bombs that were exciting enough for the headlines.
54 – (EsPCEx) Choose the alternative that correctly substitutes the expression rather than in the sentence “… history will remember Desert Storm for its smart weapons, rather than its dumb ones.”
[A] as well as [B] besides [C] in addition to [D] aside from [E] instead of
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CYBERBULLYING ON THE RISE
Bullying among children and teenagers is not something new but it is getting more and more common by modern methods of communication.
Cyberbullying happens when an adolescent is put in danger by another child or teenager by photos or text messages sent to cell phones or posted on social networks. Sometimes cyberbullies send mails with sexual comments or take passwords of other teenagers and log on to websites with false identities. Children also play Internet games and make fun of each other in many ways.
A study by a Canadian University shows that half of the young people interviewed said that they suffer bullying. One of the reasons is the great use of cell phones over the past years. Today’s children are connected with each other electronically. They call friends every time they want or communicate with them on Facebook.
Cyberbullying is getting extremely popular because teens can stay anonymous. Many adolescents act this way because they feel frustrated or angry and want to punish somebody for something that happened to them. At other times they do it just for fun or because have nothing else to do. Parents usually don’t know their child is a cyberbully. They perceive it just when the victim or the victim’s parents contact them.
This kind of bullying is not as inoffensive as many people think. In some cases it can lead to suicide. Many countries have organized campaigns to inform adults and children of its dangers.
There are a few ways to prevent cyberbullying. First, it is important to show children that they have to respect others and they are responsible for what they do. For victims it is important not to play the bully’s game or answer their emails and text messages. It is also important to get help from parents and teachers.
Often schools get involved. They bring together the parents of victims and cyberbullies and talk with them. Cyberbullying does not always end at school. Often, parents go to the police and accuse the bullies.
(Adapted from http://www.english-online.at/society/ cyberbullying/cyberbullying-on-the-rise.htm)
55 – (EPCAr) Cyberbullying is a/an
a) way to use technology for fun.
b) inoffensive kind of bullying at schools.
c) popular way to communicate with teenagers.
d) offensive use of technology to make someone angry or unhappy.
[sendpulse-form id=”3071″]56 – (EPCAr) Victims of cyberbullying
a) don’t respect other teenagers.
b) suffer bullying for different reasons.
c) are very popular adolescents at school.
d) are irresponsible and frustrated children.
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Gabarito
Compare suas respostas com o gabarito do simulado e saiba quantas questões acertou na sua prova.
Prova 1
1 D | 2 B | 3 B | 4 B | 5 A | 6 E | 7 B | 8 E | 9 D | 10 D | 11 C | 12 D | 13 C | 14 E | 15 D | 16 B | 17 A | 18 A | 19 D | 20 D | 21 C | 22 E | 23 A | 24 D | 25 C | 26 C | 27 B | 28 B | 29 E | 30 C | 31 B | 32 D | 33 E | 34 D | 35 A | 36 E | 37 C | 38 A | 39 E | 40 E | 41 A | 42 A | 43 C | 44 C
Prova 2
1 D | 2 C | 3 A | 4 E | 5 C | 6 B | 7 A | 8 D | 9 D | 10 E | 11 E | 12 D | 13 C | 14 A | 15 D | 16 E | 17 A | 18 A | 19 D | 20 D | 21 A | 22 D | 23 E | 24 A | 25 C | 26 B | 27 D | 28 C | 29 D | 30 B | 31 B | 32 E | 33 D | 34 A | 35 C | 36 C | 37 C | 38 C | 39 A | 40 D | 41 C | 42 E | 43 B | 44 C | 45 B | 46 B | 47 C | 48 B | 49 D | 50 B | 51 D | 52 B | 53 C | 54 E | 54 D | 56 B
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