Simulado online para a UNIVESP

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simulado online para a univesp

Você sabia que treinar com provas e simulados é uma das melhores formas de estudar para a prova da UNIVESP? Para te ajudar a se preparar, montamos um simulado completo com gabarito para fortalecer seus conhecimentos antes da prova oficial.

Então prepare-se! Aproveite para pegar papel, caneta, água e escolha um local tranquilo para você se concentrar. Vamos começar a testar seus conhecimentos!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores da UNIVESP

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores da UNIVESP. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Baixe todas as provas anteriores da UNIVESP, ENEM e outros vestibulares pela nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como foi feito esse simulado para a UNIVESP?

Sim! Este simulado foi feito com questões originais de provas anteriores da Universidade Virtual de São Paulo e de outros vestibulares similares (como FUVEST, UNICAMP e etc), por isso você terá uma experiência real para testar seus conhecimentos na prática.

 

Instruções para a realização do simulado online para a UNIVESP

  • Você terá no máximo 5h para concluir esse simulado, é o tempo real que você terá no dia da prova! Cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO, hein?!;
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, sem trapacear; 👀
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito.

Boa prova!

 

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Começando o simulado da UNIVESP

Questão 01 

(UNIVESP) Para responder às questões de números 01 e 02, examine a tirinha de Pietro Soldi, publicada em sua conta do Instagram em 10.07.2020.

 

 

Contribui para o efeito de humor da tirinha o recurso

(A) à antítese: a oposição, em uma mesma expressão ou frase, de duas palavras de sentido contrário.
(B) ao eufemismo: a atenuação do sentido desagradável de uma palavra ou de uma expressão.
(C) à personificação: a atribuição de características humanas a seres inanimados ou irracionais.
(D) ao pleonasmo: a repetição desnecessária de palavras ou expressões para enunciar uma ideia.
(E) à hipérbole: a ênfase resultante do exagero na expressão ou comunicação de uma ideia.

 

Questão 02 

(UNIVESP) Observa-se o emprego de verbo no modo imperativo

(A) no primeiro quadrinho, apenas.
(B) no segundo quadrinho, apenas.
(C) no terceiro quadrinho, apenas.
(D) no quarto quadrinho, apenas.
(E) no terceiro e no quarto quadrinhos.

 

Questão 03 

(UNIVESP)

 

 

O efeito de humor do cartum advém do fato de o garoto

(A) ficar feliz com o fato de o pai pedalar a bicicleta.
(B) afirmar que, tal qual a vida de seu pai, a bicicleta não se deslocava.
(C) usar palavras de uso pouco comum e de maneira incorreta, como é o caso de metáfora.
(D) entender que a bicicleta é a responsável pela anulação da existência do pai dele.
(E) criticar o pai que, em vez de trabalhar, passa o tempo pedalando e fazendo metáforas.

 

Questão 04 

(UNIVESP) A alternativa que apresenta uma metáfora é

(A) O professor indicou a leitura de Machado de Assis.
(B) Suas palavras eram amargas e frias.
(C) Não foi trabalhar, pois o pai estava entre a vida e a morte.
(D) Estou morrendo de fome!
(E) Depois de muito tempo, ela entregou-lhe a chave do seu coração.

 

Questão 05 

(UNIVESP) A vírgula é um sinal de pontuação usado para marcar uma pausa no enunciado. Assinale a alternativa que apresenta um período corretamente pontuado, seguindo a norma padrão da língua portuguesa

(A) O aluno levantou, o braço, pois tinha, uma dúvida.
(B) O aluno, levantou o braço, pois tinha uma dúvida.
(C) O aluno levantou o braço, pois tinha uma dúvida.
(D) O aluno levantou o braço pois, tinha uma dúvida.
(E) O aluno levantou o braço pois tinha uma dúvida.

 

Questão 06 

(UNIVESP) Leia o poema “Erro de Português”, de Oswald de Andrade, e assinale a alternativa correta.

Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.

(A) O título do poema “Erro de Português” faz alusão tanto a questões linguísticas como
socioculturais, preocupações típicas da segunda fase modernista, também conhecida
como regionalista, de que esse poema é um importante representante.
(B) O texto é um exemplo modernista do “poema piada”, caracterizado pela brevidade formal e pelo conteúdo crítico mordaz, cuja intenção, por meio do humor anedótico, era dissociar a literatura das questões sociais, aproximando-a do entretenimento.
(C) O poema é um exemplo da fase heroica do Modernismo brasileiro, uma estética ligada à construção identitária nacional e bastante apegada aos procedimentos poéticos do Classicismo.
(D) A imagem do índio despindo o português ligase ao canibalismo, um tema recorrente na
literatura de informação, que, durante o século XVI, foi muito praticada no Brasil.
(E) Há ironia na forma como o eu-lírico atribui a colonização do português a uma questão
circunstancial atmosférica, sugerindo que esse fator natural foi determinante para a construção da história brasileira.

 

Questão 07 

(FUVEST) Texto para as questões 07 e 08.

No modelo hegemônico, quase todo o treinamento é reservado para o desenvolvimento muscular, sobrando muito pouco tempo para a mobilidade, a flexibilidade, o treino restaurativo, o relaxamento e o treinamento cardiovascular. Na teoria, seria algo em torno de 70% para o fortalecimento, 20% para o cárdio e 10% para a flexibilidade e outros. Na prática, muitos alunos direcionam 100% do tempo para o fortalecimento. Como a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista. Nuno Cobra Jr. “Fitness não é saúde”.

Uol. 06/05/2021. Adaptado. 78 

Dentre as expressões destacadas, a que exerce a mesma função sintática do termo sublinhado em “o treino restaurativo, o relaxamento e o treinamento cardiovascular” é:

(A) um atleta de seleção precisa de treinamento intenso.
(B) o amor ao esporte é fundamental para o atleta.
(C) a população incorpora radicalmente atitudes saudáveis.
(D) muitas pessoas se beneficiam de alimentos verdes.
(E) todo tipo de atividade física faz bem à saúde mental.

 

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Questão 08 

(FUVEST) Sem alteração de sentido, o segundo parágrafo do texto poderia ser reescrito da seguinte maneira:

(A) Ainda que a prática cardiovascular seja infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, essa ordem deveria ser revista, podendo
ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.
(B) Para evitar que a prática cardiovascular se torne infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.
(C) Quando a prática cardiovascular for infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, essa ordem deveria ser revista, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.
(D) Quanto mais a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.
(E) Essa ordem deveria ser revista: a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.

 

Questão 09 

(UNICAMP) Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.

As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto – e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.

(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e
o resto”. Disponível em www.facebook.com/eduardo22affonso/.)

Segundo o texto, as proparoxítonas são palavras que

(A) garantem sua pronúncia graças à exigência de uma sílaba tônica.
(B) conferem nobreza ao léxico da língua graças à facilidade de sua pronúncia.
(C) revelam mais prestígio em função de seu pouco uso e de sua dupla acentuação.
(D) exibem sempre sua prepotência, além de imporem a obrigatoriedade da acentuação.

 

Questão 10 

(ENEM)

 

Senhor Juiz
O instrumento do “crime” que se arrola
Nesse processo de contravenção
Não é faca, revólver ou pistola,
Simplesmente, doutor, é um violão.
Será crime, afinal, será pecado,
Será delito de tão vis horrores,
Perambular na rua um desgraçado
Derramando nas praças suas dores?
Mande, pois, libertá-lo da agonia
(a consciência assim nos insinua)
Não sufoque o cantar que vem da rua,
Que vem da noite para saudar o dia.
É o apelo que aqui lhe dirigimos,
Na certeza do seu acolhimento
Juntada desta aos autos nós pedimos
E pedimos, enfim, deferimento.

Disponível em: www.migalhas.com.br. Acesso em: 23 set. 2020 (adaptado).

 

Essa petição de habeas corpus, ao transgredir o rigor da linguagem jurídica,

(A) permite que a narrativa seja objetiva e repleta de sentidos denotativos.
(B) mostra que o cordel explora termos próprios da esfera do direito.
(C) demonstra que o jogo de linguagem proposto atenua a gravidade do delito.
(D) exemplifica como o texto em forma de cordel compromete a solicitação pretendida.
(E) esclarece que os termos “crime” e “processo de contravenção” são sinônimos.

 

Questão 11 

(UNIVESP) Em um determinado jogo de computador, conforme o jogador vai evoluindo, novos personagens vão sendo desbloqueados para o jogador. Estes personagens são classificados em três tipos: atacantes, defensores e curandeiros.
Um jogador possui desbloqueados 9 atacantes, 7 defensores e 5 curandeiros, e precisa montar duas equipes, com cinco personagens cada, para duas missões do jogo. Os critérios são os seguintes:

Missão 1: Cinco personagens quaisquer.
Missão 2: Dois atacantes, dois defensores e um curandeiro.

Considere que a ordem dos personagens em uma equipe não importa, e que um mesmo
personagem pode fazer parte das duas equipes. Assinale a alternativa correta que
apresenta quantas formas diferentes ele pode montar as equipes para cada uma das duas
missões.

(A) Missão 1: 20.349 formas; Missão 2: 3.360 formas
(B) Missão 1: 20.349 formas; Missão 2: 3.780 formas
(C) Missão 1: 15.504 formas; Missão 2: 3.360 formas
(D) Missão 1: 15.504 formas; Missão 2: 3.780 formas
(E) Missão 1: 26.334 formas; Missão 2: 3.036 formas

 

Questão 12 

(UNIVESP) Em uma eleição para presidente de uma cooperativa com dois candidatos (candidato A e candidato B), 120 membros votaram; o resultado é mostrado no gráfico abaixo.

Sabendo que 12 pessoas votaram nulo, e que a “fatia” no gráfico dos votos do candidato B é 3,5 vezes menor que a “fatia” do candidato A, assinale a alternativa correta que apresenta quantos membros da cooperativa votaram no candidato A.

 

 

(A) 72 pessoas
(B) 80 pessoas
(C) 84 pessoas
(D) 90 pessoas
(E) 96 pessoas

 

Questão 13 

(UNIVESP) Em uma papelaria, os valores de uma caixa de lápis, de um caderno, de um fichário e de uma agenda, nesta ordem, formam uma progressão aritmética cuja soma dos termos é R$ 72,00. Se a razão dessa progressão é um quarto do valor do caderno, o valor do fichário é

(A) R$ 16,00.
(B) R$ 18,00.
(C) R$ 20,00.
(D) R$ 22,00.
(E) R$ 24,00.

 

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Questão 14 

(UNIVESP) Um estudante dispõe de folhas de papel sulfite nas cores azul e amarelo, no total de 200 folhas. Após utilizar 50 folhas azuis e 10 folhas amarelas, o número restante de folhas das duas cores ficou o mesmo. O número de folhas restantes da cor amarela é

(A) 110.
(B) 100.
(C) 90.
(D) 80.
(E) 70

 

Questão 15 

(UNIVESP) A tabela mostra algumas informações sobre o número de pontos feitos por um atleta nas seis primeiras partidas de basquete realizadas pelo seu time.

 

 

Considerando o número de pontos nessas seis partidas e sabendo que a moda é 34, o valor da média e da mediana são, respectivamente, iguais a

(A) 34 e 32.
(B) 32 e 34.
(C) 31 e 35.
(D) 31 e 32.
(E) 31 e 34.

 

Questão 16 

(UNIVESP) Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com esse estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. O Rio de Janeiro aparece como a cidade com maior prevalência de diagnóstico médico da doença, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes.

<https://tinyurl.com/y5vav28z> Acesso em: 17.05.2019

De acordo com o texto, a taxa de cariocas diagnosticados com diabetes é mais próxima de
(A) 0,0001%.
(B) 0,01%.
(C) 1%.
(D) 10%.
(E) 61%

 

Questão 17 

(UNIVESP) É o primeiro ano de funcionamento, no Brasil, do visto eletrônico para cidadãos australianos, americanos, canadenses e japoneses. O Canadá foi o país que apresentou o maior crescimento no número de visitantes, passando de 48 951, em 2017, para 71 160, em 2018.

<https://tinyurl.com/yyjvsvm5> Acesso em: 16.05.2019. Adaptado.

Um estudante, ao ler essa notícia, ficou pensando em quantos turistas entrarão no Brasil nos próximos anos. Ele supôs que uma função polinomial de primeiro grau estabelecia o número de turistas canadenses ano a ano e, de acordo com os dados do texto, fez os cálculos.
Sabendo que os cálculos feitos por esse estudante estavam corretos, o número que ele encontrou, para turistas canadenses que entrariam no Brasil em 2022, foi

(A) 111 045.
(B) 115 578.
(C) 120 111.
(D) 122 209.
(E) 159 996.

 

Questão 18 

(UNICAMP) Certo país adquiriu 5.000.000 de doses das vacinas Alfa, Beta e Gama, pagando um preço de $40.000.000,00 pelo total. Cada dose das vacinas Alfa, Beta e Gama custou $5,00, $10,00 e $20,00, respectivamente.

Sabendo que o número de doses adquiridas da vacina Beta é o triplo do número de doses adquiridas da vacina Gama, o número de doses adquiridas da vacina Alfa foi de:

(A) 1.500.000.
(B) 2.000.000.
(C) 2.500.000.
(D) 3.000.000.

 

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Questão 19 

(UNICAMP) Texto para as questões 15 e 16.

O projeto PRODES – Monitoramento do desmatamento das formações florestais na Amazônia Legal -, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), monitora as
áreas desmatadas da Amazônia legal e mantém um registro da área desmatada por ano.

Um levantamento sobre esses dados a partir de 2016 mostrou que em 2019 houve um acréscimo de 35% da área desmatada em relação a 2018, de 45% em relação a 2017 e de 28% em relação a 2016.

(Fonte: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br. Acessado em 12/12/2020.)

Sabendo que a soma das áreas desmatadas nos anos de 2017, 2018 e 2019 foi de 24.600 km² , a área desmatada no ano de 2019 está entre

(A) 8.601 km² e 9.200 km².
(B) 9.201 km² e 9.800 km².
(C) 8.801 km² e 10.400 km².
(D) 10.401 km² e 11.200 km².

 

Questão 20 

(UNICAMP) Considerando os dados apresentados, relativos ao período analisado, é correto afirmar:

(A) O ano que teve a menor área desmatada foi 2016.
(B) A área desmatada em 2019 corresponde a 80% da área total desmatada no período de 2017 a 2018.
(C) A área desmatada em 2018 foi 35% menor do que em 2019.
(D) A área desmatada em 2018 foi menor que a área desmatada em 2016.

 

Questão 21 

(UNIVESP) Uma estrada serrana possui dois túneis: UM e DOIS. A extensão do túnel DOIS é o quádruplo da do túnel UM. Um carro A entra no túnel UM com uma velocidade V. Nesse exato instante, um outro carro B, com o dobro da velocidade de A, adentra o túnel DOIS.

Considerando que ambos mantiveram velocidades constantes em todo o trajeto, em relação ao intervalo de tempo que cada carro demorou para percorrer toda a extensão do túnel, podemos concluir corretamente que o intervalo de tempo do carro B é

(A) o quadruplo do intervalo de tempo do carro A.
(B) o dobro do intervalo de tempo do carro A.
(C) igual ao intervalo de tempo do carro A.
(D) a metade do intervalo de tempo do carro A.
(E) um quarto do intervalo de tempo do carro A.

 

Questão 22 

(UNIVESP) Em corridas de Fórmula 1, é comum vermos os pilotos se aproximarem da parte interna de uma curva e optarem por uma trajetória tangente a essa. Nessa categoria de automobilismo, milésimos de segundos fazem a diferença. Portanto, quanto menor for o tempo para percorrer um trajeto, melhor será a performance.

 

 

A figura apresenta a trajetória de um carro de Fórmula 1 percorrendo uma sequência de curvas, denominada de chicane, logo após uma longa reta.

Para o piloto efetuar as curvas com maior segurança e melhor performance, ele deverá aumentar a força de atrito. Assim sendo, podemos deduzir corretamente que, ao iniciar a curva, ele deve procurar

(A) aumentar o raio de curvatura e aumentar a velocidade tangencial, aumentando a força centrípeta.
(B) aumentar o raio de curvatura e diminuir a velocidade tangencial, aumentando a força centrípeta.
(C) aumentar o raio de curvatura e diminuir a velocidade tangencial, diminuindo a força centrípeta.
(D) diminuir o raio de curvatura e diminuir a velocidade tangencial, diminuindo a força centrípeta.
(E) diminuir o raio de curvatura e aumentar a velocidade tangencial, aumentando a força centrípeta.

 

Questão 23 

(UNIVESP) Durante uma competição de saltos ornamentais, uma atleta posiciona-se na ponta do trampolim de 5 metros para pegar impulso. Após esse movimento, ela se joga para cima para começar a sua exibição. Mesmo com os movimentos estéticos
apresentados pela atleta ao longo da exibição, podemos notar que ela traça no ar uma trajetória parabólica ao sair do trampolim até a água do tanque.

Considerando o sistema conservativo, sobre o salto, podemos afirmar corretamente que

(A) as suas energias potencial gravitacional e cinética são máximas ao tocar a água.
(B) a somatória de todas as forças aplicadas à atleta é zero durante todo o percurso até a água.
(C) a sua energia potencial gravitacional é máxima e sua energia cinética é mínima no ponto mais alto da trajetória.
(D) a sua velocidade tangencial é máxima no exato instante em que se encontra no ponto mais alto de sua trajetória.
(E) a energia mecânica é a soma das energias potenciais e cinética e é maior mais próximo à água da piscina por ser sistema conservativo.

 

Questão 24 

(UNIVESP) Numa bonita tarde de outono e com o céu limpo de nuvens, é possível ver uma das belas cenas da Natureza: o nascer, ou o por, do Sol ou da Lua cheia. A beleza se dá porque, nesse instante, o “tamanho“ avistado do Sol ou da Lua está consideravelmente ampliado. É comum algumas pessoas acharem que isso ocorre por esses astros estarem mais próximos da Terra. Entretanto, essa percepção é equivocada.

Tendo como base a cena descrita, o correto é afirmar que

(A) isso só é possível por acontecer no ponto cardeal Leste.
(B) a dispersão luminosa está presente devido à natureza da luz refletida da Lua e emitida pelo Sol.
(C) o “tamanho” real do Sol e da Lua é semelhante e isso faz com que seja possível essa imagem.
(D) isso é possível graças ao fenômeno da refração da luz ao passar pelas diferentes camadas da atmosfera.
(E) o fenômeno da difração das ondas eletromagnéticas, causada pelo espaçamento entre as partículas atmosféricas, justifica tal aparência.

 

Questão 25 

(UNICAMP) “Gelo combustível” ou “gelo de fogo” é como são chamados os hidratos de metano que se formam a temperaturas muito baixas, em condições de pressão elevada.
São geralmente encontrados em sedimentos do fundo do mar ou sob a camada de solo congelada dos polos. A considerável reserva de gelo combustível no planeta pode se tornar uma promissora fonte de energia alternativa ao petróleo.

Considerando que a combustão completa de certa massa de gelo combustível libera uma quantidade de energia igual a E = 7,2 MJ , é correto afirmar que essa energia é capaz de manter aceso um painel de LEDs de potência P = 2 kW por um intervalo de tempo igual a

(A) 1 minuto.
(B) 144 s.
(C) 1 hora.
(D) 1 dia.

 

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Questão 26 

(UNICAMP) Numa colisão inelástica da sonda DART com o asteroide Didymoon,

a) a energia cinética do conjunto sonda + asteroide é conservada e o momento linear do conjunto também é conservado.
b) a energia cinética do conjunto sonda + asteroide não é conservada; já o momento linear do conjunto é conservado.
c) a energia cinética do conjunto sonda + asteroide é conservada; já o momento linear do conjunto não é conservado.
d) a energia cinética do conjunto sonda + asteroide não é conservada e o momento linear do conjunto também não é conservado.

 

Questão 27 

(UNIVESP) Conforme dados de 2016 do Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira encontra-se com sobrepeso.

Esse fenômeno decorre tanto do aumento do sedentarismo quanto do maior consumo de alimentos relativamente mais calóricos, particularmente ricos em

(A) proteínas, água e vitaminas.
(B) água, sais minerais e lipídios.
(C) vitaminas, carboidratos e fibras.
(D) sais minerais, fibras e vitaminas.
(E) proteínas, carboidratos e lipídios.

 

Questão 28 

(UNIVESP) Embora novas espécies continuem sendo reveladas pela ciência no século XXI, muitas são classificadas já sob ameaça de extinção. É o caso dos mangabeis-das-terras-altas (Rungwecebus kipunji), primatas com longa pelagem e cerca de 13 kg de massa, que aparentemente vivem apenas em um parque nacional da Tanzânia.

Analisando a zoologia dos vertebrados sob o paradigma da Sistemática Filogenética, é correto afirmar que os Rungwecebus kipunji compartilham um ancestral mais recente com

(A) as salamandras europeias que com os jabutis americanos.
(B) os esquilos americanos que com os humanos australianos.
(C) as serpentes americanas que com as sardinhas asiáticas.
(D) os tubarões africanos que com os cangurus australianos.
(E) os pinguins americanos que com os lagartos africanos.

 

Questão 29 

(UNIVESP) O desenvolvimento da moral em jovens está correlacionado com o comportamento parental, mas o papel das influências genéticas nessa relação ainda não havia sido examinado.

Estudando 720 jovens divididos em quatro categorias (que incluíam irmãos gêmeos e não gêmeos), examinamos o quanto alguns aspectos morais estão relacionados com os níveis de conflito no convívio entre os jovens e os pais deles.

Os resultados indicam que, em convívios mais conflituosos, o caráter virtuoso dos jovens se deve principalmente a influências hereditárias. Em contraste, em convívios mais harmoniosos, o senso de responsabilidade dos jovens se deve principalmente a influências ambientais.

Essas descobertas ressaltam a influência hereditária na formação da moral, que anteriormente era assumida como apenas influenciada pelo ambiente, enfatizando a complexidade dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento do caráter dos seres humanos.

<http://tinyurl.com/y5vc46uy> Acesso em: 25.06.2019. Adaptado.

Considerando as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.

(A) O genótipo é mais importante que o fenótipo na determinação das propriedades pessoais.
(B) A formação moral nos jovens é uma manifestação fenotípica que tem influência genotípica.
(C) Nos jovens, o comportamento é determinado pelo genótipo; já nos pais deles; é pelo fenótipo.
(D) Os conflitos familiares tendem a determinar genótipos, alterando o fenótipo das próximas gerações.
(E) O meio ambiente contribui igualmente para o fenótipo e para o genótipo de uma pessoa, quanto às condutas.

 

Questão 30 

(UNICAMP) “Eu estava tão fraca, meu corpo estava tão debilitado, que pensava: só quero terminar a obra antes de morrer”, relatou a artista plástica Gillian Genser durante a
confecção da escultura que representaria Adão. Nessa obra, a artista utilizou conchas de mexilhão azul, que vive nas águas da costa Atlântica do Canadá. Mas durante a criação da obra, a artista apresentou sintomas de demência severa, dores que a imobilizavam, problemas de fala, desorientação espacial, perda de memória. Foi diagnosticada com envenenamento por arsênico e por chumbo, apesar de dizer aos especialistas que não
trabalhava com materiais tóxicos, apenas naturais.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46908197. Acessado em 11/06/2021.)

Considerando o relato da reportagem e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre os mexilhões.

(A) São moluscos bivalves – considerados predadores ativos das cadeias tróficas –, capazes de metabolizar e excretar elevadas taxas de arsênico e chumbo.
(B) São moluscos bivalves – considerados bentônicos filtradores – tolerantes à poluição e capazes de bioacumular elevadas taxas de arsênico e chumbo.
(C) São crustáceos – considerados predadores ativos das cadeias tróficas –, capazes de metabolizar e excretar elevadas taxas de arsênico e chumbo. 22
(D) São crustáceos – considerados bentônicos filtradores – tolerantes à poluição e capazes de bioacumular elevadas taxas de arsênico e chumbo.

 

Questão 31 

(UNICAMP) Vacinar-se é um ato necessário para proteção individual e coletiva. Até o momento, quatro vacinas contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil e podem apresentar biotecnologia distinta para promover a resposta imune do organismo.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre o princípio tecnológico da vacina e a resposta imune induzida no organismo vacinado.

(A) O DNA sintético induz a produção da proteína spike do SARS-CoV-2, o que estimula a produção de antígenos pelo sistema imune.
(B) O adenovírus, como um vetor viral replicante, carrega o gene da proteína spike do SARS-CoV-2 e induz a produção de anticorpos pelo sistema imune.
(C) A partícula viral ativa do SARS-CoV-2 possui no capsídeo a proteína spike, que induz a produção de antígenos pelo sistema imune.
(D) O RNAm sintético fornece instruções ao organismo para a produção da proteína spike do SARS-CoV-2, o que estimula a produção de anticorpos pelo sistema imune.

 

Questão 32 

(UNICAMP) A dupla fecundação é um processo característico em angiospermas, resultando na formação do zigoto e do núcleo triploide. As sementes com cotilédones, embrião,
endosperma e casca são formadas e protegidas no interior dos frutos.

Considerando a origem e a ploidia das estruturas citadas, assinale a alternativa correta.

(A) O núcleo triploide (3n) é formado pela junção dos núcleos polares com o núcleo espermático.
(B) O zigoto (2n) é formado a partir dos núcleos polares e da oosfera, oriundos dos sacos embrionário e polínico.
(C) Os carpelos originam o ovário, que se transforma nos cotilédones (2n) e na casca da semente.
(D) O endosperma (3n) origina-se do núcleo triploide, formando posteriormente os cotilédones da semente.

 

Questão 33 

(UNIVESP) Gases produzidos pela degradação do lixo orgânico, realizada por bactérias em aterros sanitários podem ser recolhidos por meio de drenos horizontais e verticais
dispostos ao longo do aterro, de onde vão para uma área de tratamento que os condensam e refrigeram. Daí, já podem ser enviados para os motores do aterro, que vão gerar energia. Vale lembrar que esse processo aspira todos os gases provenientes do lixo, e a consequente junção é chamada de biogás.

No caso da atividade pecuária, existem os biodigestores. Eles tratam o adubo que provém geralmente de porcos, mas também de muitos outros animais. Para os donos de fazenda, esse tipo de geração de energia pode resultar em economia e até mesmo em lucro.

<https://tinyurl.com/y6tn6eyq> Acesso em: 25.05.2019. Adaptado.

O principal componente do biogás é o

(A) metano.
(B) etano.
(C) propano.
(D) hidrogênio.
(E) nitrogênio.

 

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Questão 34 

(UNIVESP) Um produtor rural, da Chapada Diamantina, instalou um biodigestor na propriedade e usa o gás produzido pelo equipamento para cozinhar. Com o sistema, economiza na compra do gás de cozinha convencional. “Eu não tenho mais esse
problema. Me livrei da conta de gás, agora eu quero me livrar da conta de luz”.

<https://tinyurl.com/ycz9v44p> Acesso em: 25.05.2019. Adaptado.

Considere que a massa molar do principal componente do biogás é 16 g/mol e que sua combustão completa produz 802 kJ/mol, nas condições experimentais. A quantidade de energia gerada ao final de um dia, em que houve a formação de 1 kg desse componente do
biogás é

(A) 50 125 kJ.
(B) 5 012 kJ.
(C) 802 kJ.
(D) 80 kJ.
(E) 50 kJ.

 

Questão 35 

(UNIVESP) As emoções que sentimos, como a alegria e a tristeza, por exemplo, são frutos de uma combinação causada por dois importantes neurotransmissores no nosso cérebro.
Existem muitas situações que podem fazer com que eles entrem em ação; contudo, é possível estimulá-los de forma intencional e, para isso, é necessário conhecê-los.
Esses neurotransmissores, representados na imagem, são a serotonina e a dopamina, sendo conhecidos, respectivamente, como hormônios da felicidade e do bem-estar.

 

 

As funções orgânicas presentes nos neurotransmissores representados, são

(A) fenol e amida.
(B) fenol e amina.
(C) álcool e amida.
(D) álcool e amina.
(E) aldeído e amina

 

Questão 36 

(UNIVESP) As aminas são substâncias químicas orgânicas que possuem um amplo uso na área industrial. Estas substâncias podem ser utilizadas na produção de sabões, na
vulcanização da borracha e, também, na produção de sais de amônio que podem ser
adicionados aos condicionadores de cabelo.

Considere as duas moléculas orgânicas mostradas abaixo na Figura e assinale a alternativa que apresenta a correta nomenclatura para as substâncias (1) e (2), respectivamente, conforme a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC):

 

(A) 4-ciclo-hexenamina e 5-hepten-2-amina
(B) 3-ciclo-hexenamina e 6-hepten-2-amina
(C) 4-ciclo-benzeno-hexenamina e 6-hepten-3-amina
(D) 3-ciclo-hexenamina e 6-metil-hepten-3-amina
(E) 3-ciclo-benzeno-hexenamina e 6-hepten-2-amina

 

Questão 37 

(UNICAMP) Icebergs flutuam na água do mar, assim como o gelo em um copo com água potável. Imagine a situação inicial de um copo com água e gelo, em equilíbrio térmico à temperatura de 0 °C. Com o passar do tempo o gelo vai derretendo.

Enquanto houver gelo, a temperatura do sistema

(A) permanece constante, mas o volume do sistema aumenta.
(B) permanece constante, mas o volume do sistema diminui.
(C) diminui e o volume do sistema aumenta.
(D) diminui, assim como o volume do sistema.

 

Questão 38 

(ENEM) Os tanques de armazenamento de gasolina podem, com o tempo, sofrer processos oxidativos, resultando na contaminação do combustível e do solo à sua volta. Uma forma de evitar tais problemas econômicos e ambientais é utilizar preferencialmente metais de sacrifício, protegendo os tanques de armazenamento.

Suponha que seja necessário usar um metal de sacrifício em um tanque de aço (liga de ferro-carbono). Considere as semirreações de redução e seus respectivos potenciais padrão.

Dos metais citados, o que garantirá proteção ao tanque de aço é o

(A) zinco.
(B) cobre.
(C) níquel.
(D) cádmio.
(E) mercúrio.

 

Questão 39 

(UNIVESP) No Brasil, desde a Constituição de 1988, o sufrágio universal foi instituído
para a escolha de vereadores, prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais, além de governadores e presidentes da República. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto.
Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante por meio do voto.

<https://tinyurl.com/ycwd2vjm> Acesso em: 29.05.2019. Adaptado.

De acordo com o texto, na democracia brasileira atual, o direito ao voto se estende a todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Já na democracia ateniense, na Antiguidade, o direito ao voto era restrito a

(A) homens e mulheres, atenienses, filhos de pais atenienses ou estrangeiros, livres, maiores de idade.
(B) homens e mulheres, atenienses e estrangeiros, livres e escravos, maiores e menores de idade.
(C) homens, atenienses, filhos de pais atenienses, livres, maiores de idade.
(D) homens, atenienses, filhos de pais atenienses, livres e escravos, maiores e menores de idade.
(E) homens, atenienses, filhos de pais atenienses ou estrangeiros, livres e escravos, maiores de idade.

 

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Questão 40 

(UNIVESP) Pelo fato de a imensa maioria da cristandade medieval ser composta de iletrados, os detalhes do Paraíso Terrestre eram propagados pelo clero cotidianamente
em línguas vulgares. Possuidores da cultura escrita e, portanto, do acesso à Bíblia, os sacerdotes católicos transmitiam seus ensinamentos principalmente por meio da palavra, nos sermões e pregações realizados nas missas e festas religiosas. Gravuras, pinturas, vitrais e esculturas também ajudavam a veicular as mensagens eclesiásticas numa sociedade em que a leitura era um privilégio de poucos e uma das principais fontes do poder da Igreja Católica.

CAMPOS, F.; CLARO, R. Oficina de História. São Paulo: Leya, 2015. p.168. Adaptado.

Segundo o texto,

(A) por serem possuidores da cultura escrita, os sacerdotes católicos medievais foram encarregados de transmitir o privilégio da leitura a todos os fiéis, capacitando-os para ler a Bíblia.
(B) os sermões e as pregações realizados pelos sacerdotes nas missas e festas religiosas revelaram-se ineficientes na comunicação entre a Igreja Católica medieval e seus fiéis.
(C) a Igreja Católica fez uso das artes plásticas e da oralidade para transmitir as mensagens religiosas a um público majoritariamente analfabeto.
(D) gravuras, pinturas, vitrais e esculturas eram acessíveis a poucos e, consequentemente, se constituíam em uma das principais fontes do poder da Igreja Católica.
(E) os sacerdotes católicos transmitiam seus ensinamentos para os poucos privilegiados que sabiam ler utilizando a Bíblia, texto sagrado escrito em línguas vulgares.

 

Questão 41 

(UNIVESP) Entre os séculos XIII e XIV, as cidades italianas foram berço de um movimento de transformação intelectual e cultural que se espalharia por toda a Europa e atingiria o
apogeu nos séculos XV e XVI.

Conhecido como Renascimento, esse movimento se caracterizava, principalmente,

(A) pela valorização da razão e do raciocínio lógico, pelo antropocentrismo, pelo universalismo e pela busca da perfeição na representação artística das formas humanas e da natureza.
(B) pela busca da santidade no comportamento cotidiano, pelo misticismo, pela superstição e pelo eurocentrismo nas concepções filosóficas.
(C) pela defesa da diversidade e do relativismo cultural, pelo teocentrismo, pela tolerância religiosa e pela valorização do ensino laico.
(D) pelo investimento em escolas, universidades e centros de pesquisa científica, pelo apego às tradições germânicas e pela defesa do absolutismo monárquico.
(E) pelo retorno aos ideais religiosos medievais, pela busca de manifestações divinas nos fenômenos da natureza e pela perseguição aos praticantes das religiões consideradas pagãs.

 

Questão 42 

(UNIVESP) Os historiadores são unânimes em afirmar que Portugal foi o país pioneiro nas Grandes Navegações europeias entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Esse pioneirismo se deveu, principalmente,

(A) à fragmentação do poder real, às disputas comerciais com a Inglaterra, ocorridas ao longo do século XIII, e à proximidade geográfica entre Portugal e Índia.
(B) à centralização monárquica, realizada em Portugal entre os séculos XII e XIV, à posição geográfica privilegiada e ao aperfeiçoamento das técnicas de navegação a partir do século XV.
(C) à adoção do liberalismo econômico, a partir do século XVI, ao fluxo de metais preciosos das colônias para Portugal e ao investimento estatal na armação de navios mercantes no século XVII.
(D) ao tráfico de escravos, cujo fluxo constante ligava África e Europa desde o século XI, e aos investimentos da burguesia comercial, fortalecida pelos lucros do açúcar produzido no Brasil.
(E) ao desenvolvimento da bússola, do astrolábio e do quadrante, invenções de cientistas portugueses abrigados na Escola de Sagres, pioneira no desenvolvimento de técnicas e instrumentos de navegação no século XIX.

 

Questão 43 

(UNICAMP) A catástrofe de Tchernóbil (1986) foi o mais grave desastre tecnológico do século XX. As explosões lançaram na atmosfera diversos elementos radioativos. Hoje, uma em cada cinco pessoas nas fronteiras da Bielorússia vive em território contaminado. Em consequência da ação constante de pequenas doses de radiação, a cada ano, cresce no país o número de doentes de câncer, de deficientes mentais, de pessoas com disfunções
neuropsicológicas e com mutações genéticas.

(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.10.)

A partir do documento acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

(A) A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um momento de embate da URSS com o mundo ocidental capitalista. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meiavida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente.
(B) O acidente de Tchernóbil é um marco do desmantelamento da URSS. O acidente gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos.
(C) O acidente de Tchernóbil é um marco do fortalecimento da URSS. Ele gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos.
(D) A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um contexto de expansão das relações da URSS com a Coreia do Norte e a China. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente.

 

Questão 44 

(FUVEST) No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latinoamericanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas
realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.

Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 18701889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.

A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma

(A) eleitoral, que, ao instituir o voto direto para os cargos eletivos do Império, ao mesmo tempo em que proibiu o voto dos analfabetos, reduziu notavelmente a participação eleitoral dos setores populares.
(B) religiosa, com a adoção do ultramontanismo como política oficial para as relações entre o Estado brasileiro e o poder papal, o que permitiu ao Império ganhar suporte internacional.
(C) fiscal, com a incorporação integral das demandas federativas do movimento republicano por meio da revisão dos critérios de tributação provincial e municipal.
(D) burocrática, que rompeu as relações de patronato empregadas para a composição da administração imperial, com a adoção de um sistema unificado de concursos para preenchimento de cargos públicos.
(E) militar, que abriu espaço para que o alto comando do Exército, vitorioso na Guerra do Paraguai, assumisse um maior protagonismo na gestão dos negócios internos do Império

 

Questão 45 

(UNIVESP) A Constituição Federal Brasileira de 1988 estabelece que a reforma agrária deve ser realizada em virtude da função social da terra.

De acordo com a lei, áreas prioritárias para a execução dessa reforma são

(A) as áreas quilombolas distantes dos centros consumidores e os lugares de baixa fertilidade agrícola.
(B) as terras devolutas ocupadas ilegalmente e os latifúndios improdutivos que não cumprem sua função social.
(C) os minifúndios produtivos ocupados por posseiros ou pelo proprietário legal e as áreas de florestas tropicais desmatadas.
(D) as regiões de mineração atingidas por rompimento de barragens e as terras de empresas rurais devedoras de impostos municipais.
(E) os cinturões verdes ao redor das grandes e médias cidades e as vastas extensões de terras ocupadas ilegalmente pelos indígenas.

 

Questão 46 

(UNIVESP) Com o término da Segunda Guerra Mundial, inicia-se uma Ordem Mundial bipolar, colocando em lados opostos a União Soviética e os Estados Unidos, ambos disputando a hegemonia global. Esse período também foi chamado de Guerra Fria, pois não houve uma guerra direta entre essas superpotências.

O término desse período histórico foi marcado

(A) pelo encerramento da crise dos mísseis em Cuba.
(B) pelo acirramento da corrida armamentista.
(C) pela construção do Muro de Berlim.
(D) pela chegada do ser humano à lua.
(E) pelo fim da União Soviética.

 

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Questão 47 

(UNIVESP) Podemos definir globalização como um processo de integração econômica, social e cultural em escala global, e pode ser entendida como uma fase de expansão do modo de produção capitalista, tendo como ponto de partida as grandes navegações dos séculos XV e XVI.

Nesse processo, as grandes corporações buscam a

(A) redução dos custos de produção para aumentar seus lucros.
(B) eliminação do consumismo com a intencionalidade de terminar a exploração dos recursos naturais.
(C) cessação das disputas entre as grandes empresas no sentido de diminuir os lucros abusivos.
(D) equiparação do poder aquisitivo da população mundial com intuito de diminuir o consumo mundializado.
(E) diminuição da utilização da tecnologia nos meios de transporte com o objetivo de aumentar a concorrência.

 

Questão 48 

(UNIVESP) O avanço nos transportes, juntamente com as comunicações favoreceu a dispersão geográfica das indústrias, sem prejuízo do poder de controle das matrizes sobre suas subsidiárias.

(SCARLATO, Francisco Capuano. O espaço industrial brasileiro. In: ROSS, Jurandyr. L. S. (org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001. Adaptado.)

É correto afirmar que esse processo explica a

(A) concentração, nos países desenvolvidos, de indústrias que empregam muita mão de obra barata e são muito poluidoras.
(B) descentralização geográfica das grandes indústrias dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos.
(C) centralização das áreas de pesquisa e de desenvolvimento (P&D) das grandes indústrias transnacionais em países subdesenvolvidos.
(D) desconcentração industrial que teve início na primeira revolução industrial e terminou com a descolonização dos países africanos e asiáticos.
(E) desindustrialização crescente em países subdesenvolvidos que transferem mão de obra barata e tecnologia de ponta para os países desenvolvidos.

 

Questão 49 

(UNICAMP) Em nosso planeta em rápida urbanização, a vida cotidiana da crescente população de urbanoides é cada vez mais sustentada por sistemas vastos e incrivelmente complexos de infraestrutura e tecnologia. Ainda que muitas vezes passem despercebidos – pelo menos quando funcionam –, esses sistemas permitem que a vida urbana moderna
exista. Seus encanamentos, dutos, servidores, fios e túneis sustentam os fluxos, as conexões e os metabolismos que são intrínsecos às cidades contemporâneas.

(Adaptado de Stephen Graham, Cidades sitiadas. O novo urbanismo militar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016, p. 345.)

Depreende-se do texto que

(A) a vida na cidade é composta por um conjunto de individualidades autossuficientes, sem a necessidade de interconexões e solidariedades.
(B) as cidades contemporâneas são dependentes de sistemas técnicos infraestruturais, mas cada vez menos dependentes do trabalho técnico e social.
(C) os bastidores infraestruturais e sociais da vida urbana cotidiana, em geral ocultos, tornam-se claros e palpáveis em momentos de interrupções sistêmicas.
(D) a dependência das infraestruturas em rede existe apenas em cidades modernas e tecnologicamente avançadas, as chamadas cidades hight-tech.

 

Questão 50 

(UNICAMP) A esculturação das diferentes formas de relevo é resultado da interação entre diferentes agentes exógenos na paisagem, tal como ocorre com as falésias. A partir do exposto e da ilustração abaixo, indique a alternativa que descreve os processos de recuo da falésia.

 

 

Legenda:

A: deslizamento; B: queda; C: fluxo de lama; D: água subterrânea; E: deriva litorânea (sentido das ondas).

(Adaptado de Paul R. Pinet, Fundamentos de Oceanografia. São Paulo: LTC, 2017, p. 269.)

(A) A evolução das falésias resulta de processos geomorfológicos marinhos responsáveis pela erosão da base das escarpas e pelo transporte do material.
(B) A ação da erosão marinha não interfere na evolução das escarpas das falésias, pois a variação dos níveis de água subterrânea é o principal agente dessa forma de relevo.
(C) As falésias são escarpas esculpidas em rochas metamórficas, alteradas intempericamente por agentes exógenos pluviais e marinhos em áreas tropicais.
(D) As falésias são formas de relevo tipicamente costeiras e sua evolução se dá a partir da interação de processos geomorfológicos marinhos e continentais.

 

Leia o texto abaixo para responder as questões 51 a 56.

HEALTH
PEOPLE WITH A SENSE OF PURPOSE LIVE LONGER,
STUDY SUGGESTS
BY KASHMIRA GANDER ON 5/24/19 AT 11:10 AM EDT
People who have a sense of purpose in life appear to live longer, according to the latest research linking this outlook to a person’s quality of life and to better physical and mental health.

The authors of the study published in the journal JAMA Network Open looked at data collected from 6,985 adults who were signed up to the Health and Retirement Study on people ages 50 and above in the US. The team looked at a group who completed a questionnaire in 2006 about their purpose in life, and used it to come up with a score. On average, the participants were 68.6 years old. Next, the scientists looked at causes of death in the group between 2006 and 2010. Variables included their demographic,
marital status, race and education level. Lifestyle choices like smoking and drinking were also noted.

Purpose was defined by the authors as a selforganizing life aim that stimulates goals, promotes healthy behaviors and gives meaning to life. The data revealed that the stronger the participants felt they had a purpose in life, the lower their risk of dying. This result remained even when the scientists adjusted their calculations for factors that could affect
their score, such as a participants’ sociodemographic status and their health.

But scientists don’t know why there seems to be a link between purposefulness and the length of life. One explanation is that the attitude and overall wellbeing could prevent genes linked with inflammation from being expressed in the body. Meanwhile, lacking
a purpose could dampen a person’s motivation to be healthy and active, the authors suggested.

Andrew Oswald, a professor of economics and behavioral science at the University of Warwick, in the U.K., who studies human happiness, told Newsweek:
“It is as though the mind and body can draw on a pool of immune responses, and a healthy mind allows the body more immune response, in some way that we simply do not understand in 2019. Remarkably, a number of studies seem to show that happy people
and people with a sense of purpose live longer.”

<https://tinyurl.com/yykc8uu4> Acesso em: 27.05.2019. Adaptado.

 

Questão 51 

(UNIVESP) Depreende-se do texto que

(A) participaram da pesquisa pessoas com 50 anos ou mais.
(B) mais de 7 000 voluntários participaram da pesquisa descrita.
(C) a idade média dos participantes da pesquisa era de 50 anos.
(D) muitos participantes da pesquisa morreram antes dos 70 anos de idade.
(E) os participantes da pesquisa responderam a questionários por quatro anos.

 

Questão 52 

(UNIVESP) A pesquisa descrita no texto sugere que a longevidade está conectada

(A) ao nível educacional.
(B) à produtividade no trabalho.
(C) a exercícios físicos regulares.
(D) aos cuidados com a saúde mental.
(E) ao estabelecimento de metas na vida

 

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Questão 53 

(UNIVESP) A explicação dada pelos autores da pesquisa ao conceito de purpose seria

(A) um estabelecimento de objetivos que estimula hábitos saudáveis e que dá sentido à vida.
(B) uma vontade de trabalhar ativamente com vistas a uma aposentadoria tranquila e pacata.
(C) uma organização pessoal que planeja um cotidiano saudável e boas relações interpessoais.
(D) a busca por sucesso tanto nas relações profissionais, quanto nas pessoais, visando a dinheiro.
(E) a crença de que pensamentos positivos e controle de saúde sejam indispensáveis na realização de sonhos.

 

Questão 54 

(UNIVESP) Assinale uma explicação dada pelos cientistas para justificar suas descobertas.

(A) Felicidade e bem-estar impedem que inflamações se manifestem.
(B) A longevidade está associada a um código genético privilegiado.
(C) Atitudes positivas e saudáveis fortalecem o sistema imunológico.
(D) Comportamentos inadequados alteram genes de maneira irreversível.
(E) O estatuto sócio-demográfico estabeleceria condições primordiais para as pessoas se tornarem longevas.

 

Questão 55 

(UNIVESP) No trecho do segundo parágrafo — and used it to come up with a score – o termo em destaque se refere a

(A) life.
(B) questionnaire.
(C) purpose.
(D) team.
(E) study

 

Questão 56 

(UNIVESP) No trecho do quinto parágrafo — Meanwhile, lacking a purpose could dampen a person’s motivation to be healthy and active – o termo em destaque corresponde em português a

(A) por exemplo.
(B) apesar disso.
(C) ao mesmo tempo.
(D) portanto.
(E) isto é.

 

Redação

 

Texto 1

A inclusão obrigatória de crianças com necessidades específicas — autistas, surdas, superdotadas etc. — em salas de aula regulares pode ter o efeito inverso e ser uma forma de exclusão em alguns casos, alertam especialistas e pais. “O direito de todos estarem juntos não é maior que o direito individual ao desenvolvimento”, apontou o Ministério da Educação (MEC), em 2020.

Recentemente, as intenções apresentadas para tratar todas as crianças da mesma forma são positivas: eliminar preconceitos, fomentar a convivência com outras crianças, evitar que sejam privadas de conteúdos de aprendizagem. O problema é que a mera “boa vontade” de colocar todos na mesma sala de aula, sem ajuda personalizada e especializada, não é suficiente para atingir essas metas, podendo até prejudicar as crianças em muitos casos.

Um estudo realizado nos Estados Unidos apresentou, como consequências dessa política, o atraso do progresso na aprendizagem e a desmotivação dos alunos com deficiência, por não conseguirem acompanhar as aulas e não terem acompanhamento personalizado. Do mesmo modo, os alunos sem deficiência que estudam em classes inclusivas tiveram seu desempenho afetado, apresentando baixo resultado acadêmico e comportamental. Além disso, o artigo revelou que os professores de salas inclusivas passam mais tempo no gerenciamento da sala de aula e menos tempo na instrução e ensino. No Brasil, a maior parte dos docentes não está preparada para atender a demanda desses alunos. O atendimento a crianças com necessidades específicas é reduzido e precário em muitos lugares.

(Gabriele Bonat. www.gazetadopovo.com.br, 07.01.2023. Adaptado.)

 

Texto 2

 

 

Texto 3

 

A inclusão de crianças e adolescentes com deficiência física ou cognitiva, autismo e altas habilidades em escolas comuns ganhou fôlego nas últimas décadas. Em alguns lugares do Brasil, grande parte dos estudantes que frequentavam escolas especializadas passou a frequentar salas de aula comuns, como resultado de uma compreensão de que o convívio entre estudantes com diferentes características é enriquecedor para todos. Além de ser uma representação da vida em sociedade, o aprendizado fica mais interessante por haver uma interlocução maior entre as crianças. Embora sejam necessárias adequações para receber esses alunos, não são as crianças que precisam mudar, mas os espaços e materiais pedagógicos.

Para a oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Erondina Barbosa da Silva, ainda há o predomínio do capacitismo, que considera incapazes pessoas com deficiência: “a gente vive em uma sociedade em que há muitas diferenças e conviver com elas dentro das escolas é benéfico para todos. Quando há estudantes com deficiência em sala de aula, percebemos que esses se beneficiam, mas os outros se beneficiam muito mais, porque aprendem o sentido de cuidar, de respeitar a diferença, de respeitar o tempo e a capacidade de cada um”, analisa. Para ela, “o desafio é desnaturalizar uma lógica excludente”. De acordo Adriana Scott Amaral Restelatto, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Catulo da Paixão Cearense, “a gente consegue mostrar para sociedade que é possível essa convivência, refinando o nosso trato, o olhar para o outro, sendo mais tolerante e aprendendo que é na diferença que conseguimos estruturar melhores possibilidades de convivência. O diferencial não está apenas na acessibilidade, mas no olhar focado em acolher as crianças e ensinar a todas elas que é normal ser diferente”.

(https://gauchazh.clicrbs.com.br, 13.01.2023. Adaptado.)

 

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

 

Escola inclusiva: entre um convívio enriquecedor e os desafios na aprendizagem

 

Gabarito

1C 2D 3B 4E 5C 6E 7A 8E 9C 10C 11B 12C 13C 14E 15D 16B 17E 18D 19C 20D 21B 22E 23C 24D 25C 26B 27E 28C 29B 30B 31D 32A 33A 34A 35B 36B 37B 38A 39C 40C 41A 42B 43B 44A 45B 46E 47A 48B 49C 50D 51A 52E 53A 54C 55B 56C

 

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