Simulado online para o CEFET-MG

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Apostila do Guia do Vestibulinho

 

Como foi feito esse simulado?

O simulado foi feito com 50 questões anteriores de provas anteriores do CEFET-MG, uma ótima opção para treinar e ter uma ideia de como será no dia do exame.

 

Instruções para a realização do simulado

  • Você tem no máximo 3 horas para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO).
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas.
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito.

 

Boa prova!

 

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Começando o Simulado do CEFET-MG

 

As questões (01), (02) e (03) referem-se ao texto a seguir.

 

Maria Firmina dos Reis ganha um novo rosto em seu aniversário de 198 anos – por Wal Paixão

Maria Firmina dos Reis, maranhense de grandes feitos pioneiros, sobretudo como mulher, romancista, de origem negra, abolicionista, professora, compositora. 11 de março de 1822 é oficialmente sua data de nascimento; a data também é o Dia da Mulher Maranhense. […] Dia esse que escolhi para apresentar meu desenho e prestar minha gratidão.

[…]

Cabem aqui alguns alertas para não confundir, porque confusões sobre Maria Firmina não faltam. Você pode encontrar algumas fontes datando equivocadamente 11 de outubro de 1825 como o nascimento da romancista. Um outro equívoco persistente é aquele que atina seu retrato associado a outra escritora […]. É possível constatar tal confusão em diferentes mídias, algumas inclusive reforçando a velha prática do embranquecimento de figuras negras.

 

 

Aqui vos apresento a minha Maria Firmina. De mim também “não é a vaidade de adquirir nome que me cega”, o público pelo sentimento de gratidão a ela por todos seus grandes feitos que, mesmo tardiamente reconhecidos, produzem impactos profundos. Impactos como o que eu senti, por exemplo, quando conheci a escrava Susana e suas dores, em Úrsula. Para essas dores, Susana, ilustro a luz do “sol que raiou hoje”, presente no Hino à liberdade dos escravos, composto por Firmina; uma luz de luta por dias melhores. Cantemos.

Disponível em: https://mariafirmina.org.br/no-aniversario-de-maria-firmina-ela-ganha-um-novo-rosto-por-wal-paixao/ Acesso em: 17 ago. 2024 (adaptado).

 

QUESTÃO 01

(CEFET) Sobre os recursos verbais e não verbais, é INCORRETO afirmar que:

A) A expressão “ganha um novo rosto”, do título, tem como implícito o fato de que há um único retrato do rosto da autora Maria Firmina dos Reis em circulação nas mídias.
B) A informação errada da data do nascimento de Maria Firmina dos Reis e sua representação como autora branca são “confusões” corrigidas na ilustração.
C) O sol representado na ilustração estabelece uma relação de intertextualidade com o Hino à liberdade dos escravos, de Maria Firmina dos Reis.
D) O artista Wal Paixão estabelece interlocução com o leitor e com a personagem Susana para apresentar sua ilustração.

 

QUESTÃO 02 

(CEFET) Aqui vos apresento a minha Maria Firmina. De mim também “não é a vaidade de adquirir nome que me cega”, o público pelo sentimento de gratidão a ela por todos seus grandes feitos que, mesmo tardiamente reconhecidos, produzem impactos profundos. Impactos como o que eu senti, por exemplo, quando conheci a escrava Susana e suas dores, em Úrsula. Para essas dores, Susana, ilustro a luz do “sol que raiou hoje”, presente no Hino à liberdade dos escravos, composto por Firmina; uma luz de luta por dias melhores. Cantemos.

 

NÃO é correto afirmar sobre os recursos coesivos destacados nesse fragmento:

A) o substantivo “impactos”, repetido, ressalta a relação do artista com o romance.
B) o pronome “seus” remete aos impactos da leitura da obra.
C) o pronome “ela” retoma o nome próprio Maria Firmina.
D) o pronome “que” retoma “grandes feitos”.

 

QUESTÃO 03

(CEFET) A expressão em destaque que apresenta o efeito de sentido de possibilidade é:

A) “É possível constatar tal confusão em diferentes mídias, algu­mas inclusive reforçando a velha prática de emba­recimen­to de figuras negras.”
B) “Você pode encontrar algumas fontes datando equivocadamente 11 de outubro de 1825 como nascimento da romancista.”
C) “Um outro equívoco persistente é que ela ainda tem o seu retrato associado a autora escritora […]”
D) “Cabem aqui alguns alertas para não confundir, porque con­fusões sobre Maria Firmina não faltam.”

 

QUESTÃO 04

(CEFET) A imagem reproduz um anúncio do romance Úrsula, publicado no século XIX.

 

 

Sobre os termos “Escripta”, “estréa”, “protecção”, “authora” e “bello”, é correto afirmar que

A) a compreensão do texto é possível com emprego do sistema ortográfico antigo.
B) a grafia das palavras no século XIX exemplifica erros ortográficos e gramaticais.
C) a alteração da ortografia modifica a gramática da língua portuguesa.
D) os termos são exemplos de variação linguística.

 

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QUESTÃO 05

(CEFET) Maria Firmina dos Reis foi precursora da literatura abolicionista brasileira que tem, entre os seus mais afamados representantes, o poeta Castro Alves. Desses dois autores, são apresentados os excertos a seguir.

 

Texto I 

“[…] Minha filha sorria-se para mim, era ela gentizinha, e em sua inocência assemelhava um anjo. Desgraçada de mim! Deixei-a nos braços de minha mãe, e fui-me à roça colher milho. Ah, nunca mais devia eu vê-la.

Ainda não tinha vendido em braços do caminho, quando um assobio, que repercutiu nas matas, me veio orientar acerca do perigo iminente que a mim aguardava. E logo dois homens apareceram, e amarraram-me com cordas. Era uma prisioneira — era uma escrava! Foi em vão que supliquei em nome de minha filha, que me restituíssem a liberdade: os bárbaros sorriam-se das minhas lágrimas, e olhavam-me sem compaixão. Julguei enlouquecer, julguei morrer, mas não me foi possível… A sorte me reservava ainda longos combates. Quando me arrancaram daqueles lugares, onde tudo me ficava — pátria, esposo, mãe e filha, e liberdade! Meu Deus, o que se passou no fundo da minha alma, só vós o pudestes avaliar!”

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: LED, 2024, p.112 (adaptado).

 

Texto II

Quem são estes desgraçados
Que não encontram em vós
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são? Se a estrela se cala,

Se a vaga à pressa resvala
Como um címplice fugaz,
Perante a noite confusa…
Dize-o tu, severa Musa.
Musa libérrima, audaz!…

São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus…
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Homens simples, fortes, bravos,
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão… 

ALVES, A. de Castro. “O navio negreiro”. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 17 ago. 2024. (Excerto).

 

Nos trechos, um recurso adotado por Maria Firmina dos Reis que diferencia a sua escrita literária da adotada por Castro Alves é

A) apresentar a percepção da escravização pela voz escravizada.
B) registrar a vida cotidiana anterior ao momento da escravização.
C) adjetivar negativamente escravizados como estratégia de denúncia.
D) indicar o modo como os carrascos tratavam os negros escravizados.

 

A questão (06) refere-se aos textos I e II

 

Texto I

Meteram-me a mim e a mais trezentos companheiros de infortúnio e de cativeiro no estreito e infecto porão de um navio. Trinta dias de cruéis tormentos, e de falta absoluta de tudo quanto é mais necessário à vida passamos nessa sepultura, até que abordamos às praias brasileiras. Para ceifar a mercadoria humana no porão fomos amarrados em pé, e, para que não houvesse receio de revolta, acorrentados como os animais ferozes das nossas matas, que se levam para recreio dos potentados¹ da Europa: davam-nos a água imunda, podre e dada com mesquinhez, a comida má e ainda mais pouca; víamos morrer ao nosso lado muitos companheiros à falta de ar, de alimento e de água. É horrível lembrar que criaturas humanas tratem a seus semelhantes assim, e que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos!

¹ Pessoa de muita riqueza e influência.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: Led, 2024, p. 112-113.

 

Texto II

Vozes-Mulheres
Conceição Evaristo

A voz de minha bisavó
ecooou criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
de uma infância perdida. 

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela

A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e
fome.

A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem — o hoje — o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017. p. 24-25.

 

QUESTÃO 06 

(CEFET) A fala da personagem Mãe Susana (Texto I) associa-se às vozes-mulheres do poema de Conceição Evaristo (Texto II) por

A) ecoar os sofrimentos dos que foram submetidos ao tráfico negreiro e os de seus descendentes, fadados a uma vida de miséria e de incessante luta pela liberdade.
B) repetir um intenso pessimismo, evidenciando a impossibilidade de mudança do cenário de opressão vivido pelos
C) comparar as criaturas humanas aos animais, já que estes são capazes de cometer atrocidades uns com os
D) refletir a resignação dessas mulheres ao trabalho de cuidado das famílias dos potentados da Europa.

 

As questões (07) e (08) referem-se ao texto a seguir.

 

Mesquinho e humilde livro é este que vos apresento, leitor. […]

Não é a vaidade de adquirir nome que me cega, nem o amor próprio de autor. Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem, com uma instrução miserável, apenas conhecendo a língua de seus pais, e pouco lida, o seu cabedal intelectual é quase nulo.

Então por que o publicas?, perguntará o leitor.

Como uma tentativa, e mais ainda, por este amor materno, que não tem limites, que tudo desculpa — os defeitos, os achaques, as deformidades do filho — e gosta de enfeitá-lo e aparecer com ele em toda a parte, mostrá-lo a todos os conhecidos e vê-lo mimo e acariciado.

O nosso romance, gorou-o a imaginação, e não o soube colorir, nem afeiçoar. Pobre avezinha silvestre, anda terra a terra, e nem olha para as planuras onde gira a águia.

Mas, ainda assim, não o abandones na sua humildade e obscuridade, senão morrerá à míngua, sentido e magoado, só afagado pelo carinho materno. […]

Deixai pois que a minha Úrsula, tímida e acanhada, sem dotes da natureza, nem enfeites e louçanias de arte, caminhe entre vós.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: Led, 2024. p. 78 (adaptado).

 

QUESTÃO 07

(CEFET) Analise as afirmações sobre as estratégias argumentativas presentes no Prólogo do livro Úrsula:

I – A autora justifica o grande valor literário do romance pelo fato de ter sido escrito por uma mulher extremamente instruída e ilustrada.
II – A construção metafórica “pobre avezinha silvestre” refere-se à subjetividade e se opõe à “águia”, metáfora que remete à objetividade.
III – A autora recorre ao amor materno para demonstrar o apreço por sua obra, valendo-se do senso comum de que mães sempre protegem e querem bem a seus filhos.
IV – A postura humilde da autora colabora para favorecer a aceitação e circulação de seu livro em um contexto adverso, permeado pelo machismo e pelo racismo.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.

 

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QUESTÃO 08

(CEFET) “Deixai pois que a minha Úrsula, tímida e acanhada, sem dotes da natureza, nem enfeites e louçanias de arte, caminhe entre vós.”

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: Led, 2024. p. 8 (adaptado). 

 

Nesse trecho de Úrsula, o conectivo “pois”

A) apresenta as causas da fragilidade e do caráter humilde do livro.
B) expressa a conclusão da autora de que esse romance deve ser lido.
C) reforça o fato de a carência de valor artístico dificultar a leitura do livro.
D) adiciona atributos à personagem e ao livro, considerados filhos da autora.

 

QUESTÃO 09

(CEFET) O termo em destaque que indica menor grau de envolvimento de Maria Firmina dos Reis em relação ao conteúdo que expressa é

A) “Eu amo a solidão, porque a voz do Senhor aí impera; porque aí despe-se-nos o coração do orgulho da sociedade, que o embota, que o apedre, e livre dessas vergonhosas cadeias, volve a Deus e o busca – e o encontra […]” (p. 11)
B) “Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem, […]” (p. 7)
C) “Não a despreze, antes amparai-a nos seus incertos e titubeantes passos para assim dar alento à autora de seus dias, que talvez com essa proteção cultive mais o seu engenho, e venha a produzir coisa melhor…” (p. 8)
D) “Como uma tentativa, e mais ainda, por este amor materno, que não tem limites, que tudo desculpa — os defeitos, os achaques, as deformidades do filho — e o gosta de enfeitá-lo e aparecer com ele em toda a parte, mostrá-lo a todos os conhecidos e vê-lo mimado e acariado.” (p. 7)

 

A questão (10) refere-se aos textos I e II.

 

Texto I 

Violenta, terrível, espantosa tinha sido a crise, e Túlio velava à cabeceira do enfermo. A noite há muito que tinha desdobrado sobre a terra seu pesado manto de escuridão, animando deste arte o profundo silêncio dos bosques, apenas interrompido pelo roçar do vento nos longínquos bosques, apenas interrompido pelo roçar do vento nos longínquos palmares, ou pelo gemido triste de sentido notívago¹, ou os agourentos pios do acauã².

¹. Designação comum para vários tipos de aves de hábitos noturnos.
². Ave comum nas regiões da Argentina ao Panamá.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: Letr, 2024. p. 27 (adaptado).

 

Texto II

A mais de uma légua distante de Santa Cruz deixamos Fernando P. galopando ansioso, blasfemando, e praguejando contra aquele que por ventura o contrariasse, e acompanhamos aos jovens desposados até o convento de ***, onde deixaremos por agora Úrsula meditando sobre os últimos acontecimentos de sua vida, que mais risonha e sedutora já se lhe figurava, e vamos ao encontro desse homem animado por tão loucas esperanças, e tão disposto a amar, como a perseguir ao objeto da sua adoração.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: Letr, 2024. p. 170 (adaptado).

 

QUESTÃO 10

(CEFET) Nos textos I e II do romance Úrsula, observa-se:

A) uma multiplicidade de focos narrativos, sendo cada capítulo narrado por um personagem.
B) um narrador que se revela pouco confiável, por defender as atitudes do personagem Fernando P.
C) um narrador que descreve as cenas, mas que não consegue alcançar o íntimo dos personagens.
D) uma tendência de o narrador se inserir na história, embora o foco predominante seja a terceira pessoa.

 

TEXTO I

 

Vozes-Mulheres
Conceição Evaristo

A voz de minha bisavó ecoou
Criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.

A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue e fome

A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.

O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
Se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.

(In: Poemas de recordação e outros movimentos, Rio de Janeiro: Editora Malê, 2008. 3.ed., p. 24-25)

 

TEXTO II

 

Pequenina

Criolo, Jaques Morelenbaum, Liniker, Maria Vilani e Mc Hariel

Tão pequenina, uma linda
O sonho de várias das mãe, uma menina
Uma filha mulher pra tecer, pra trocar,
Pra tirar da solidão que existe lá
Mães sofrem em silêncio há tanto tempo
Nem todas tem a casa com equilíbrio no sustento
Às vezes naquela mais bela mansão
Uma rotina de dor vai tecendo esse refrão
Não é emprego, nem é profissão
Mãe é mãe e a minha chora no caixão
Cês não sabe o que é favela
Cês nunca moraram nela
Cês vivem as suas vidas e ainda criticam elas

As mães, jovens, as filhas
(Nascer pra ser feliz, não só pegar barriga)
Mãe solteira, obesa, de periferia,
Professora de escola pública, o alvo do dia

(Adaptado de letras.mus.br, acesso em 12/08/2023)

 

Leia os textos I e II para responder às questões 11 a 13

 

Questão 11

(COTIL) De acordo com a teoria literária,

“eu-lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta”.

 

Sobre os eu-líricos do poema (TEXTO I) e da canção (TEXTO II), assinale a alternativa correta:

A) Ambos os textos possuem um eu-lírico feminino, negro e periférico, retratando a realidade das favelas no Brasil atual.
B) Ambos os textos possuem eu-líricos marcados pela dor e pela ausência de esperança, em relação à realidade em que vivem.
C) No texto I, o eu-lírico reflete sobre a própria história – das mulheres negras no Brasil –, já no texto II, o eu-lírico retrata, em terceira pessoa, experiências de maternidade.
D) No texto I, o eu-lírico é uma mãe e uma filha, traçando sua ancestralidade, já no texto II, o eu-lírico é apenas uma mãe lutando por seus direitos.

 

Questão 12

“A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.”

 

(COTIL) Na estrofe acima, referente ao texto II, a GRADAÇÃO é apresentada no sentido de:

A) Construir o clímax do poema, retomando, em cada um dos adjetivos empregados, as vozes das mulheres apresentadas nas estrofes anteriores.
B) Demonstrar, de forma objetiva, o caráter crítico do poema, levando ao leitor a problematização das relações entre gerações e seus desdobramentos.
C) Expressar o sentimento de revolta do eu-lírico, especialmente em relação às injustiças sociais, raciais e de gênero relatadas ao longo de todo o poema.
D) Fortalecer a metáfora, apresentada na estrofe anterior, que se traduz na imagem de uma mulher descrente da realidade em que vive.

 

Questão 13

(COTIL) No trecho da canção “Pequenina” (TEXTO II),

A) Há uma série de imagens sobrepostas que retratam as diversas possibilidades de relações familiares.
B) Como recurso poético é utilizada uma conversa entre o eu-lírico e um interlocutor alheio à realidade da periferia.
C) Não é possível identificar nenhuma figura de linguagem, já que se trata de uma crítica objetiva à maternidade.
D) As palavras grafadas de forma incorreta retratam a falta de escolarização das mães adolescentes, que são o tema da canção.

 

Leia a crônica de Paulo Brabo e responda às questões de números 01 e 02.

 

DUZENTAS GRAMAS

Meu amigo Hélio, que é pai do Arthur e diz sonoramente trêss e déss (ao invés de, digamos, “trêis” e “déis”) fica indignado quando peço na padaria duzentas gramas de presunto – quando a forma correta, insiste ele, é “duzentos”gramas. Sempre que acontece e estamos juntos acabamos discutindo uns dez minutos sobre modos diferentes de falar.

Ele de praxe argumenta que as regras de pronúncia e ortografia, se existem, devem ser obedecidas – eque os mais cultos (como eu, um cara que traduz livros!) devem insistir na forma correta a fim de esclarecer e encaminhar gente menos iluminada, como supõe-se seja a moça que me vende na padaria o presunto e o queijo.

Eu sempre argumento que quando ele diz que só existe uma forma correta de falar está usurpando um termo de outro ramo, e tentando aplicar a ética à gramática: como se falar “corretamente” implicasse em algum grau de correção moral; como se dizer “duzentas” gramas fosse incorrer numa falha de caráter e dizer “duzentos” fosse prova de virtude e integridade.

 

Questão 14

(ETEC) Segundo o texto, é possível afirmar que

A) o autor do texto, apesar de admitir o uso de “duzentas gramas”, afirma que há formas incorretas de pronunciar palavras como “três” e “dés”.
B) a forma correta a que o autor se refere tem como parâmetro a linguagem coloquial e não a norma culta padrão da língua portuguesa.
C) há formas de se expressar que não devem existir,principalmente em contextos sociais como o que foi retratado pela crônica.
D) a expressão que dá nome à crônica faz parte da oralidade do autor e implica, também, questões de prestígio.
E) há uma incongruência na afirmação da personagem Hélio, pois o que ele afirma não acontece na vida.

 

Questão 15

(ETEC) Releia o trecho.

Meu amigo Hélio […] fica indignado quando peço na padaria duzentas gramas de presunto – quando aforma correta, insiste ele, é “duzentos” gramas. Hélio aponta um desvio da norma padrão na expressão“duzentas gramas” utilizada pelo autor no seu dia a dia.No entanto, ele não aponta o motivo dessa expressão não estar correta.

 

Assinale a alternativa que contenha o tipo de problema identificado por Hélio.

A) Concordância nominal, pois o numeral deveria concordar em gênero com o substantivo.
B) Concordância verbal, pois deveria haver concordância com o verbo que sucede o pedido.
C) Regência nominal, pois o numeral deveria concordar em número com o substantivo.
D) Regência verbal, pois deveria haver concordância com o verbo que está anteposto ao pedido.
E) Complemento nominal, pois deveria haver concordância de número com o numeral.

 

QUESTÃO 16

(CEFET) Daniela, Larissa, Murilo e Vicente irão fazer um passeio de Maria Fumaça em Tiradentes. No trem, há somente dois lugares disponíveis na janela, onde dois deles sentarão-se. Para resolver o impasse desse grupo, o maquinista sorteou para cada um deles um número e disse que os lugares na janela seriam ocupados por aqueles que ficassem com os dois maiores números. Em seguida, cada um deles exibiu o número sorteado:

 

Daniela: 13/9 

Larissa: 1.666 

Murilo: √3/2 

Vicente: pi/2 

 

Os lugares desejados na janela serão ocupados por:

A) Murilo e Vicente.
B) Daniela e Murilo.
C) Daniela e Larissa.
D) Larissa e Vicente. 

 

QUESTÃO 17

(CEFET) Considere o número de 5 algarismos n = aaabb, em que os três primeiros algarismos são a, com a ≠ 0, e os dois últimos algarismos são b, com b ≠ 0. Sabe-se que n é divisível por 3.

 

Nas condições dadas, é correto afirmar que se n for

A) par, então b² = 36.
B) ímpar, então b² < a² .
C) ímpar, então n é divisível por 9.
D) par, então n pode ser divisível por 10

 

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QUESTÃO 18 

(CEFET) Na figura a seguir, as retas a e b são transversais ao feixe de três retas paralelas. Sabe-se que as medidas de alguns segmentos, em unidades de comprimento, são: US = 20, ZP = 15 e TV = 16. Além disso, TP = 3.PV.

 

 

Considere a menor trajetória passando sobre as retas da figura, iniciando o trajeto em V e terminando em S, não passando duas vezes pelo mesmo ponto e incluindo o ponto W.

 

A medida dessa trajetória, em unidades de comprimento, é igual a:

A) 34
B) 39
C) 43
D) 51 

 

QUESTÃO 19

(CEFET) Em um grupo de turistas, todas as pessoas falam ao menos uma das línguas: inglês ou espanhol. Dessas pessoas, sabe-se que 23\frac{2}{3}32  falam espanhol, metade fala inglês e quatro pessoas falam as duas línguas.

 

Portanto, a quantidade de pessoas que falam inglês, mas não espanhol, é igual a:

A) 6
B) 7
C) 8
D) 9 

 

QUESTÃO 20

(CEFET) Na figura, ABCD e EFGH são quadrados de área 100 cm² e 64 cm², respectivamente. O segmento EB mede 6 cm, os pontos A, B, E e F estão alinhados e o segmento DF intercepta BC em M e EH em N.

 

 

A área do quadrilátero BMNE, em destaque, é, em cm², igual a:

A) 25,0
B) 26,5
C) 27,0
D) 27,5

 

QUESTÃO 21

(CEFET) Uma pessoa está decorando as paredes de seu apartamento. Em uma delas, será instalado um quadro de moldura retangular ABCD. O lado BC deve ser colocado na horizontal, paralelamente ao chão. Na primeira tentativa de instalação, verificou-se um pequeno desnível, de modo que o ponto B estava ligeiramente mais próximo do chão do que o ponto C e o prolongamento de BC determina um ângulo de 2 graus com o chão, conforme mostra a figura.

 

 

A medida, em grau, do menor ângulo determinado pelo prolongamento do lado AB com o solo é:

A) 78
B) 88
C) 92
D) 98

 

QUESTÃO 22

(CEFET) Um carro consome 1 litro de combustível para percorrer 14 km. O motorista fez uma viagem que durou 3h30min utilizando esse carro e todo o percurso foi feito a uma velocidade constante de 80 km/h.

 

A quantidade de combustível consumida pelo carro no percurso dessa viagem, em litro, é igual a

A) 20
B) 25
C) 30
D) 35

 

QUESTÃO 23

(CEFET) Considere o sistema de equações lineares

 

 

onde m e n são números reais. A figura ilustra uma representação gráfica desse sistema num plano cartesiano.

 

 

O valor de m+n é igual a

A) -2
B) -1
C) 2
D) 3

 

QUESTÃO 24

(CEFET) Um site de compras lançou uma promoção em que uma lista de 8 produtos é oferecida com entrega grátis. Para ter direito à promoção, duas condições precisam ser satisfeitas:

  • Cada cliente pode comprar no máximo uma unidade de um mesmo produto;
  • O valor mínimo da compra deverá ser de R$ 50,00.

 

Na tabela, estão apresentados os produtos oferecidos nessa promoção e seus respectivos preços:

 

 

Um cliente decidiu comprar o produto A, mas, para ter o benefício da entrega gratuita, adicionará produtos à compra a fim de gastar o mínimo possível.

 

Dessa forma, de quantas maneiras diferentes esse cliente poderá fazer a escolha desses produtos?

A) 4
B) 5
C) 6
D) 7

 

QUESTÃO 25

(CEFET) A professora de uma turma de 9º ano pediu aos alunos que respondessem a um questionário sobre o uso do celular. Uma das perguntas era sobre o tempo gasto em redes sociais diariamente. Todos os alunos responderam ao questionário e a professora organizou os dados obtidos sobre essa pergunta no gráfico a seguir.

 

 

O tempo médio gasto, diariamente, pelos alunos dessa turma em redes sociais é igual a:

A) 3h30min
B) 4h
C) 4h30min
D) 5h

 

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Questão 26

(EMBRAER) Sabe-se que o valor do salário bruto mensal de Taís corresponde a 85% do valor do salário bruto mensal de Mariana, e que o salário de Mariana é R$ 525,00 maior que o de Taís.

 

Desse modo, é correto afirmar que o salário bruto mensal de Taís é igual a

A) R$ 2.975,00.
B) R$ 3.025,00.
C) R$ 3.250,00.
D) R$ 3.500,00.

 

Questão 27

(ETEC) O vidro das embalagens é um material 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro pode ser reciclado várias vezes. Uma empresa de reciclagem de vidro transforma 50 kg de vidro em 125 garrafas iguais e o material utilizado para fazer 5 destas garrafas pode ser transformado em 40 copos de licor, também iguais entre si.

 

Assim sendo, o número de copos de licor que seria possível reciclar, com 50 kg de vidro, é

A) 15 625.
B) 1 600.
C) 1 000.
D) 160.
E) 100.

 

Questão 28

(Cotec Guaratinguetá) Hoje, a idade de Demóstenes é igual ao quádruplo da idade de seu filho Euclides. Sabe-se que Demóstenes tinha 33 anos quando Euclides nasceu.

 

Desse modo, é correto afirmar que, daqui a 6 anos, a idade de Demóstenes, em anos, será igual a

A) 39.
B) 44.
C) 48.
D) 50.

 

Questão 29

(COTIL) Se ab=35 e a+b=12, então a²+b² é igual a:

A) 144
B) 420
C) 74
D) 47

 

Questão 30

(COTIL) Um time de basquete é composto por 5 jogadores. Se um técnico possui jogadores com estaturas iguais a 1,80 m, 1,85 m, 1,93 m e 1,98 m e deseja manter a média das estaturas desse time exatamente igual a 1,90 m, ele deve contratar um jogador cuja altura é:

A) 1,94 m
B) 1,95 m
C) 1,96 m
D) 1,97 m

 

QUESTÃO 31

(CEFET) Para investigar o efeito da temperatura na solubilidade em água, um grupo de estudantes misturou massas fixas de quatro diferentes substâncias (I, II, III e IV) com 100 mL de água destilada. A seguir, eles mediram a quantidade máxima de cada substância, que se dissolveu em diferentes temperaturas, e registraram os resultados na tabela.

 

 

Com base nos dados dessa tabela, os estudantes concluíram que a solubilidade da substância

A) I é a que mais aumenta com o aquecimento.
B) II é a menor em temperatura próxima de 25 °C.
C) III é a maior a partir de 50 °C.
D) IV sofre variações significativas com o aquecimento.

 

QUESTÃO 32

(CEFET) Os decompositores desempenham papéis essenciais nos ecossistemas. Bactérias e fungos decompõem matéria orgânica morta – como folhas caídas, animais mortos e resíduos orgânicos – convertendo-a em moléculas mais simples no processo de reciclagem da matéria.

 

A importância biológica desse grupo nos ecossistemas é a

A) conversão da energia solar em açúcares pela fotossíntese.
B) capacidade de manutenção do húmus e da fertilidade do solo.
C) regulação das populações de produtores e de consumidores primários.
D) produção de oxigênio essencial para a respiração de organismos aeróbicos.

 

QUESTÃO 33

(CEFET) A indústria processa substâncias naturais de forma a purificá-las, agregando valor e transformando-as em produtos específicos para consumo. É o caso dos óleos essenciais, que são líquidos voláteis extraídos de plantas e possuem diversas aplicações, como na medicina e na fabricação de perfumes.

 

A figura mostra a aparelhagem usada para a obtenção de um óleo essencial, com as partes identificadas.

 

 

O processo de extração começa com a adição de água ao balão X de fundo redondo que é aquecido até gerar vapor. Esse vapor é conduzido ao balão que contém a planta (parte 1). Os componentes voláteis da planta, juntamente com o vapor d’água, são então direcionados ao condensador (parte 2). Os componentes, após serem resfriados, se acumulam em um recipiente (parte 3) e, posteriormente, uma de suas camadas é coletada em um outro frasco (parte 4).

 

Nesse procedimento, a decantação entre o óleo essencial e a água ocorre na parte __________________. 

A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

 

QUESTÃO 34

(CEFET) Houve uma época em que se pensava que o Sol girava ao redor da Terra. Hoje, sabemos que é exatamente o contrário: a Terra é que gira ao redor do Sol em uma órbita elíptica, fazendo com que ora ela esteja mais próxima do Sol, periélio, ora mais distante, afélio. Mas a Terra também gira ao redor dela mesma. O movimento da Terra em torno do Sol é denominado de translação e o da Terra em torno dela mesma é chamado de rotação. Outro aspecto importante dos movimentos da Terra é que o seu eixo de rotação é inclinado em relação à sua órbita em torno do Sol.

Trevisan, Rute Helena. Astronomia no dia a dia. Disponível em: https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_203.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024 (adaptado).

 

De acordo com o texto, o mecanismo responsável pelas estações do ano no planeta Terra é

A) a órbita elíptica.
B) o movimento de rotação.
C) o movimento de translação.
D) a inclinação do eixo de rotação.

 

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QUESTÃO 35

(CEFET) Uma família está reunida em uma sala bem aquecida em um dia de inverno. Lá fora, a temperatura está muito baixa. Após algum tempo, eles percebem que as janelas de vidro da sala começam a ficar embaçadas por dentro, dificultando a visão através do vidro.

 

Nessa situação, as janelas ficam embaçadas porque

A) o ar quente da sala se expande, forçando a saída de calor através do vidro e formando uma camada de neblina.
B) o vidro frio atrai as moléculas de água do ar quente, produzindo uma fina camada de gelo que causa o embaçamento.
C) o calor interno da sala aquece o vidro, causando uma rápida evaporação da umidade, que forma neblina na superfície.
D) o vapor de água do ar quente se condensa ao entrar em contato com a superfície fria do vidro, formando gotículas.

 

QUESTÃO 36

(CEFET) No Reino Plantae, os grupos das Briófitas e Pteridófitas destacam-se pela sua importância ecológica no aumento da biodiversidade, na formação e na estabilização dos solos, dentre outros benefícios e vantagens. Esses grupos têm diferentes estratégias reprodutivas e um papel relevante na evolução das plantas terrestres.

 

A estratégia reprodutiva comum a esses dois grupos é a:

A) dependência da água para a fecundação.
B) formação de flores e folhas.
C) existência de raízes, caules e frutos.
D) produção de esporos em estruturas chamadas soros.

 

QUESTÃO 37

(CEFET) Na teia alimentar representativa de um ecossistema, os organismos ocupam diferentes níveis tróficos e participam de interações complexas.

 

As teias alimentares representam de modo mais coerente os ecossistemas em comparação às cadeias alimentares mais simples, porque

A) indicam as relações de simbiose de maneira isolada.
B) incluem apenas consumidores primários e produtores.
C) demonstram as relações de predação de maneira linear.
D) refletem as interconexões das diferentes cadeias alimentares.

 

QUESTÃO 38

(CEFET) O biodiesel, que se destaca por ser originado de fontes renováveis, é um combustível que contribui para a preservação ambiental. Seu processo de produção se inicia por meio de uma reação química conhecida como transesterificação, que resulta na formação do biodiesel e da glicerina. Posteriormente, é necessário realizar a separação desses dois componentes. Sabe-se que a mistura de biodiesel e glicerina possui duas fases distintas, sendo o componente de interesse presente na fase superior.

 

Em relação à glicerina obtida como produto secundário, esse combustível é

A) menos denso e deve ser separado por filtração.
B) menos denso e deve ser separado por decantação.
C) mais denso e deve ser separado por destilação simples.
D) mais denso e deve ser separado por destilação fracionada.

 

QUESTÃO 39

(CEFET) Nas asas do pensamento o homem remonta-se aos ardentes sertões da África, vê os areais sem fim da Pátria e procura abrigar-se debaixo daquelas árvores sombrias do oásis, quando o sol requeima e o vento sopra quente e abrasador: vê a tamareira benéfica junto à fonte, que lhe amacia a garganta ressequida; vê a cabana onde nascera, e onde livre vivera!

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: LED/Cefet-MG, 2024, p. 34-35.

 

Os elementos mencionados nesse texto indicam um clima caracterizado por

A) elevado indicador de nebulosidade e baixa insolação.
B) baixa amplitude térmica e elevada pluviosidade média.
C) baixo índice pluviométrico e elevada temperatura média.
D) elevada umidade relativa do ar e baixa pressão atmosférica.

 

QUESTÃO 40

(CEFET) “Em 1º de agosto de 2022, o Brasil tinha 203.062.512 habitantes. Desde 2010, quando foi realizado o Censo Demográfico anterior, a população do país cresceu 6,5%, ou 12.306.713 pessoas a mais. Isso resulta em uma taxa de crescimento anual de 0,52%, a menor já observada desde o início da série histórica iniciada em 1872, ano da primeira operação censitária do país. Os dados são dos primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE.”

IBGE. De 2021 a 2022, população brasileira cresce 6,5% e chega a 203,1 milhões. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/37237-de-2010-a-2022-populacao-brasileira-cresce-6-5-e-chega-a-203-1-milhoes. Acesso em: 13 ago. 2023 (adaptado).

 

A diminuição do crescimento da população brasileira em relação ao esperado pelo IBGE do Censo de 2010 para o de 2022 está associada à/ao

A) queda das taxas de fecundidade totais.
B) redução da expectativa de vida da classe média.
C) corte dos investimentos em políticas de maternidade.
D) contenção dos fluxos imigratórios pelo Estado brasileiro.

 

Questão 41

(COTIL) “Trata-se do deslocamento de trabalhadores que vão atuar como mão de obra em lavouras temporárias, como a de cana-de-açúcar, ou em outras atividades sazonais, como a pesca. Ao final do período de trabalho (semanal, mensal ou anual), o indivíduo retorna ao seu local de origem.”

(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm. Acesso em 18/08/2023.)

 

Esse conceito se refere à migração:

A)Transumância
B) Pendular
C) Intrarurbana
D) De retorno

 

Questão 42

(COTIL) Temperaturas se aproximam dos 50°C na Europa e nova onda de calor extremo pode bater recorde.

Alertas também foram emitidos em partes dos Estados Unidos e da China, no fim de semana, devido ao calor escaldante e ao risco de incêndios florestais.

Depois de um final de semana escaldante em boa parte do Hemisfério Norte, a Europa se prepara para enfrentar uma nova onda de calor extremo nesta semana, com os termômetros se aproximando de recordes históricos, à medida que um novo anticiclone vindo do Saara avança sobre a região mediterrânea. O Vale da Morte, na Costa Oeste dos Estados Unidos, e Xinjiang, no oeste da China, também experimentaram temperaturas preocupantes no domingo. Autoridades alertam para riscos à saúde humana e incêndios.

(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/clima-e-ciencia/noticia/2023/07/17/temperaturas-se-aproximam-dos-50oc-na-europa-e-nova-onda-de-calor-extremo-pode-bater-recorde.ghtml. Acesso em 12/08/2023.)

 

Analisando o texto acima, e seus conhecimentos sobre as questões climáticas, responda:

A) O aquecimento global, apesar do aumento das temperaturas no hemisfério norte, ainda é uma especulação, uma vez que em muitos locais não há evidências de mudanças.
B) Os recordes de temperatura no hemisfério norte são uma das evidências das mudanças climáticas, causadas pelas ações antrópicas.
C) Os recordes de temperatura estão diretamente associados a fatores naturais, em nada relacionados às ações humanas.
D) O aquecimento global já é uma realidade, e suas consequências serão sentidas principalmente nos países desenvolvidos, e pouco nos países subdesenvolvidos.

 

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Questão 43

(ETEC) A tabela apresenta os maiores centros urbanos do planeta em três diferentes momentos: 1900, 2001 e 2015.

 

 

Sobre a distribuição espacial dos grandes centros urbanos pelo mundo apresentados na tabela, é possível afirmar corretamente, que

A) no final do século XIX, as maiores cidades estavam concentradas nos países subdesenvolvidos.
B) no ano de 2015, a maioria das grandes aglomerações urbanas estava concentrada em um único continente.
C) no ano de 2001, duas das maiores aglomerações urbanas do planeta pertenciam à América Latina.
D) nos três momentos registrados na tabela aparece, pelo menos, uma cidade do continente europeu.
E) no ano de 2015, as três maiores aglomerações urbanas se encontravam no continente asiático.

 

Questão 44

(ETEC) A sobrevivência da civilização atual depende de um alto consumo de energia, a qual é utilizada nas indústrias, nos meios de comunicação, nos transportes, nos eletrodomésticos e nos mais variados equipamentos. Incentivar o uso de fontes ou tipos de energias renováveis é uma maneira de conter o consumo de matéria-prima e de conservar os ecossistemas.

 

São exemplos de fontes ou energias renováveis:

A) o petróleo e o etanol.
B) o etanol e a energia eólica.
C) o carvão mineral e a energia nuclear.
D) o gás natural e a energia hidrelétrica.
E) o carvão vegetal e os combustíveis fósseis.

 

QUESTÃO 45 

 

Disponível em: https://x.com/HistoriaNoPaint/status/1713556300699693462/photo/1. Acesso em: 06 ago. 2024.

 

(CEFET) O conflito político representado no meme:

A) ironiza o descaso dos exércitos e a apatia dos civis na Palestina.
B) denuncia a aliança entre os palestinos e a ONU na ocupação do estado de Israel.
C) critica a incompetência da ONU no massacre do povo palestino perpetrado por Israel.
D) ilustra o terrorismo praticado pelos palestinos contra o povo israelense na Cisjordânia.

 

QUESTÃO 46

(CEFET) Ainda não tinha vencido cem braças do caminho, quando um assobio, que repercutiu nas matas, me veio orientar acerca do perigo iminente que aí me aguardava. E logo dois homens apareceram e amarraram-me com cordas. Era uma prisioneira — era uma escrava! Foi em vão que supliquei em nome de minha filha, que me restituíssem a liberdade: os bárbaros sorriam-se das minhas lágrimas e olhavam-me sem compaixão. Julguei enlouquecer, julguei morrer, mas não me foi possível… A sorte me reservava ainda longos combates. Quando me arrancaram daqueles lugares, onde tudo me ficava — pátria, esposo, mãe e filha, e liberdade!

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Belo Horizonte: LED, 2024, p. 112 (adaptado).

 

Conforme o contexto de produção da obra, o trecho indica um modelo de escravização na África em que predominava

A) a preferência por crianças para serem absorvidas pelas linhagens, sendo que podiam ser trocadas, vendidas ou doadas como qualquer outro bem.
B) uma organização que coagia os homens a trabalharem, a partir da ameaça de violência, da retenção de documentos e do impedimento de locomoção.
C) o penhor voluntário de uma pessoa ou membro de sua família, em decorrência do pagamento de dívidas contraídas, multas por crimes ou impostos não pagos.
D) um mercado internacional de captura e venda de pessoas, pois existia uma formação social organizada, um corpo militar e uma rede comercial dinâmica.

 

QUESTÃO 47

(CEFET) Inteligência Artificial pode ter impacto maior do que a Revolução Industrial, diz vice-primeiro-ministro britânico Para o vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Oliver Dowden, o avanço da Inteligência Artificial (IA) pode provocar um impacto ainda mais profundo no Reino Unido do que a própria Revolução Industrial. […] Ele reconheceu que o crescimento das tecnologias leva a uma situação de reestruturação econômica, mas afirmou ser trabalho do governo garantir que isso não penalize os britânicos. Um dos temores com o crescimento acelerado das técnicas de IA é justamente que elas substituam postos de trabalho e contribuam para um cenário de desemprego elevado.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/08/13/inteligencia-artificial-pode-ter-impacto-maior-do-que-a-revolucao-industrial-diz-vice-primeiro-ministro-britanico.ghtml. Acesso em: 06 ago. 2024.

 

O receio expresso no texto remete a uma das bandeiras defendidas por um movimento social que marcou a Revolução Industrial britânica, conhecido como

A) Ludismo.
B) Socialismo.
C) Anarquismo.
D) Liberalismo.

 

QUESTÃO 48

(CEFET) A obra de Afonso Arinos pode ser caracterizada pela escrita de contos regionalistas, tal como Pelo Sertão, cujas narrativas se passam no sertão mineiro. Escreveu sobre a guerra de Canudos no romance Os Jagunços.

[…] BARBOSA, Rogério (org.). Coletânea de Contos Fantásticos, de Terror e de Realismo Mágico. Série Leituras. Belo Horizonte: LED/CEFET-MG, 2021, p. 108.

 

Sobre a referida guerra, é correto afirmar que ela foi:

A) reprimida pelo Estado e representou uma luta regional da população sem terra por uma vida melhor.
B) contida pela Igreja e simbolizou as disputas entre empresas estrangeiras e líderes messiânicos regionais.
C) liderada por Virgulino Lampião e promoveu ataques a pequenas fazendas e a estabelecimentos comerciais.
D) narrada por Euclides da Cunha e sintetizou os conflitos entre os jagunços que comandavam o nordeste mineiro.

 

QUESTÃO 49

(CEFET) A Revolução Industrial entra em fase nova quando os computadores começam a executar trabalhos de coleção, arquivamento, composição, análise e execução de operações sobre dados. A aplicação da eletrônica em tarefas executivas provoca um reajustamento de valores que é difícil localizar como um simples desenvolvimento da velha Revolução Industrial. Esta aplicação foi um choque para os humanistas que receavam que o computador pudesse tornar o ser humano obsoleto. As funções de processamento de dados e estocagem de informações e composição dão à máquina um caráter de decisão. Mas chegará essa máquina a ter características humanas?

O homem e o computador. Ou algo de novo está acontecendo.Jornal do Brasil. Rio de Janeiro: 03 de maio de 1968. Página 8. Disponível em: https://books.google.com.br/books/ content?id=EfURAAAAIBAJ&hl=pt-BR&pg=416%2C485456&img=1&zoom=4&sig=ACfU3U1ut4WU7Q_jlYG_RBO8zoWO7hd79g&tid=76. Acesso em: 10 ago. 2023 (adaptado).

 

Sobre essa reportagem, publicada em 1968, é correto afirmar que:

A) nega a importância do desenvolvimento da computação para o avanço do sistema capitalista, que desconheceu contradições no que se refere ao papel dos trabalhadores em sua trajetória.
B) apresenta a preocupação de parte da sociedade com questões ligadas à tecnologia que ainda hoje se fazem presentes, tais como os debates atuais acerca da Inteligência Artificial e sua aplicação.
C) considera o desenvolvimento do computador como uma ruptura com a longa trajetória iniciada com a Revolução Industrial em fins do século XVIII, que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo.
D) evidencia o entusiasmo com a possibilidade de substituição dos humanos pelos computadores em atividades industriais, o que foi desmentido no contexto do mundo do trabalho nas décadas seguintes.

 

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QUESTÃO 50

 

Texto I

(CEFET) Deu lugar a uma enorme ascensão de pensamentos o fato de quererem as quatro academias de Sião resolver este singular problema: — por que é que há homens femininos e mulheres masculinas? E o que as induziu a isso foi a índole do jovem rei. Kalaphangko era virtualmente uma dama. Tudo nele respirava a mais esquisita feminidade: tinha os olhos doces, a voz argentina, atitudes moles e obedientes e um cordial horror às armas. […] Kinnara levantou-se agitada. Assim como o rei era o homem feminino, ela era a mulher máscula — um búfalo com penas de cisne.

MACHADO DE ASSIS, “As academias de Sião”. IN: BARBOSA, Rogério (org.). Coletânea de Contos Fantásticos, de Terror e de Realismo Mágico. Série Leituras. Belo Horizonte: LED/ CEFET-MG, 2021, p. 68, 70 (adaptado).

 

Texto II

Art. 54. Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país. Decreto-Lei 3199, de 14 de abril de 1941; Estabelece as bases de organização dos desportos em todo o país.

Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-3199-14-abril-1941-413238-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 ago. 2023.

 

Os textos I e II refletem a busca de cientistas, intelectuais e autoridades políticas por estabelecer uma relação causal entre manifestação de personalidade e características corporais

 

Considerando a temática abordada nos textos, é INCORRETO afirmar que:

A) a narrativa de Machado de Assis utiliza estereótipos comuns à sociedade de sua época, que definiam quais seriam as atitudes típicas de um homem e quais seriam aquelas consideradas femininas.
B) o crescente apoio popular e comercial dado à Seleção Brasileira, durante a recente Copa do Mundo de Futebol Feminino, reforça a permanência de valores tradicionais na sociedade atual.
C) a teoria científica da eugenia afirmava que as qualidades intelectuais e morais eram definidas pelas propriedades físicas, como gênero e raça, o que determinava o destino de cada pessoa ou povo.
D) o decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas teve como efeito proibir a prática do futebol feminino, por supostamente colocar em risco o que seria a principal função feminina, a gestação de filhos saudáveis.

 

Gabarito para o simulado online CEFET-MG

1A 2B 3B 4A 5A 6A 7D 8B 9C 10D 11C 12A 13B 14D 15A 16D 17A 18A 19C 20D 21B 22A 23B 24B 25B 26A 27C 28D 29C 30A 31C 32B 33C 34D 35D 36A 37D 38B 39C 40A 41A 42A 43B 44B 45C 46D 47A 48A 49B 50B

 

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