Preparar-se para ingressar no Ensino Médio Técnico é um desafio que demanda dedicação, foco e planejamento. E quando falamos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), uma das instituições mais prestigiadas do Brasil, essa preparação se torna ainda mais importante. Pensando nisso, nós elaboramos um conteúdo especial para ajudá-lo na sua jornada rumo ao sucesso.
Neste artigo de blog, você encontrará dicas preciosas, informações relevantes e, claro, um simulado especialmente desenvolvido para otimizar seus estudos e permitir que você se familiarize com o estilo de questões que o COTUCA apresenta em suas provas de seleção.
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Como foi feito esse simulado online para o COTUCA?
O simulado foi feito com questões de provas anteriores do COTUCA, misturadas à questões de outros vestibulinhos de mesma dificuldade. A redação teve como modelo o ENEM, que é de onde o vestibulinho do COTUCA se inspira para avaliar suas redações.
Instruções para a realização do simulado online para o COTUCA
- Você tem no máximo 3h30min (incluindo a redação) para concluir esse simulado online para o COTUCA (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO)
- Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
- Prepare uma folha de rescunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito
- Boa prova!
Começando o simulado online para o COTUCA
Redação
Tema: Desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Máximo de 30 linhas e mínimo de 10 linhas.
TEXTO BASE I
O governo federal lançou nesta quarta-feira (25) edital no valor total de R$87,3 milhões para a contratação de entidades privadas que acolhem pessoas que sofrem com a dependência de álcool e outras drogas, as chamadas comunidades terapêuticas.
O objetivo é contratar 7 mil vagas capazes de atender a cerca de 20 mil pessoas por ano, em todas as regiões do país. O programa é uma iniciativa interministerial que envolve o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad); o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); o Ministério da Saúde; e o Ministério do Trabalho. Um comitê gestor, formando por quatro representantes de cada pasta, acompanhará a execução da política pública.
Disponível em:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2018/04/26/interna_brasil,749976/vagas-para-tratamento-de-dependentesquimicos-devem-aumentarapos-edit.shtml Acesso em 17 maio 2018.
TEXTO BASE II
O Brasil está enfrentando atualmente um crescimento no abuso de drogas que precisa ser lidado. Todavia, os países emergentes não podem se dar ao luxo de gastar os seus recursos na implementação de uma política de proibição eficiente dado que nem mesmo os países desenvolvidos, apesar de todos os seus recursos, têm sido capazes de fazê-lo.
A implementação do controle através da legalização, por outro lado, é muito mais simples e a auto financiável. O suposto aumento nos gastos com a saúdepública poderia ser facilmente coberto pela verba economizada com o fim do combate ao tráfico ostensivo (o orçamento para segurança pública no estado ineficiente e custoso sistema presidiário (um preso custa em média R$2.500 por mês, enquanto que um estudante universitário das instituições públicas custa menos de um terço desse valor – aproximadamente R$ 790 por mês).
Como em um sistema legalizado grande parte da fiscalização das regras é deixada para a cadeia de produção, um aparelho de controle consideravelmente mais leve.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/drogas-com-numerosalarmantes-brasil-segue-em-sentido-contrario-as-tendencias-detratamento-emclinica-de-recuperacao-para-dependencia-quimica/. Acesso em 17 maio 2018.
TEXTO BASE III
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Língua Portuguesa
Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 4
Questão 1
(COTUCA) Assinale a alternativa que melhor interpreta a música “Triste, louca ou má”, escrita por Juliana Strassacapa, compositora e vocalista da banda “Francisco, El Hombre”.
(a) “Triste”, “louca” e “má” são qualificações usualmente atribuídas a mulheres que não se in
serem em famílias tradicionais e rompem com preceitos sociais atuais.
(b) A “receita cultural”, por ser “do marido, da família”, está no âmbito do familiar, portanto, não se refere à sociedade. Dessa forma, romper com essa receita é algo indolor, como afirmam os versos “Quem não sem dores / Aceita que tudo deve mudar”.
(c) Nos versos 13 e 14 (repetidos em 17 e 18), os termos “casa” e “carne” são metáforas que representam os papéis sociais atribuídos às mulheres.
(d) Nos versos 19, 22 e 36, a construção “ela desatinou” é paradoxal em relação à música, já que o eu lírico critica a mulher que rompe com essa “receita” por perder o juízo.
(e) A expressão “Desatou nós” é polissêmica, assim como a expressão “queimar o mapa”, e ambas podem ser lidas, inclusive, de modo denotativo n a música.
Questão 2
(COTUCA) Sobre o primeiro verso da música, “Triste, louca ou má”, pode-se afirmar que:
(a) é composto por três advérbios de modo e por uma conjunção coordenativa aditiva e sintetiza o modo como as mulheres são caracterizadas quando decidem romper com os enquadramentos sociais a que estão submetidas.
(b) é composto por três substantivos e por uma conjunção coordenativa aditiva e sintetiza a nominação que a sociedade contemporânea dá aos sujeitos que decidem romper com os enquadramentos sociais a que estão submetidos.
(c) é composto por três adjetivos e por uma conjunção coordenativa alternativa e sintetiza a forma como as mulheres são caracterizadas quando decidem romper com os enquadramentos sociais a que estão submetidas.
(d) é composto por três advérbios de modo e por uma conjunção coordenativa alternativa e sintetiza o modo como as mulheres são caracterizadas quando decidem romper com os enquadramentos sociais a que estão submetidas.
(e) é composto por três adjetivos e por uma conjunção coordenativa alternativa e sintetiza
a forma como as famílias contemporâneas são caracterizadas quando decidem romper com os enquadramentos sociais a que estão submetidas.
Questão 3
(COTUCA) Sabendo que estrofe é o agrupamento de versos, assinale a alternativa que apresenta a análise sintática correta dos trechos do texto.
(a) Na segunda estrofe, os termos “do marido” e “da família” são complementos nominais do termo “receita cultural”.
(b) Na primeira estrofe, o termo “Triste, louca ou má” exerce a função de sujeito do verbo “será”.
(c) Na primeira estrofe, o termo “quem recusar” exerce a função de sujeito do verbo “seguir”.
(d) Nas estrofes 4 e 5, o pronome oblíquo “te” funciona como objeto indireto do verbo “definir”.
(e) Na nona estrofe, a conjunção coordenativa aditiva “e”, que inicia o verso 31, introduz a ação final a ser realizada pelo sujeito indeterminado que fala como eu lírico da música.
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Questão 4
(COTUCA) Sobre a tirinha de Laerte a seguir e a letra da música “Triste, louca ou má”, é possível afirmar que:
(a) ambos os textos possuem uma relação temática ao problematizarem a ideia de normatização de certos comportamentos sociais.
(b) ambos os textos possuem uma relação temática ao afirmarem a necessidade de superação do conceito tradicional de família.
(c) os textos se relacionam de modo contrastivo ao problematizarem a noção de família na sociedade moderna.
(d) os textos se relacionam de modo contrastivo, pois a tirinha de Laerte está centrada na afirmação do estereótipo da família contemporânea, enquanto a música “Triste, louca ou má” concentra-se na superação do papel atribuído à mulher na sociedade moderna.
(e) os textos se relacionam de modo contrastivo, pois a tirinha de Laerte está centrada na superação do estereótipo da família contemporânea, enquanto a música “Triste, louca ou má” concentra-se na afirmação do papel atribuído à mulher na sociedade moderna.
Leia a tirinha para responder às questões de números 5 e 6
Questão 5
(EMBRAER) Com seu comentário no primeiro quadrinho, o paciente demonstra acreditar que
(A) ir à clínica de sono é indispensável mesmo para quem não tem problemas para dormir.
(B) é preciso ir à clínica de sono mesmo quando não se tem problemas para dormir.
(C) se deve ir à clínica de sono apenas para tratar de problemas para dormir.
(D) frequentar a clínica de sono regularmente previne contra problemas para dormir.
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Questão 6
(EMBRAER) A frase do médico – Eles querem estudar você. – está corretamente reescrita, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, em:
(A) Eles querem estudá-lo.
(B) Eles querem estudá-lhe.
(C) Eles querem estudar-no.
(D) Eles querem estudar-ti.
Questão 7
(COTUCA) De acordo com o texto “A era dos memes na crise política atual”, assinale a alternativa correta.
A era dos memes na crise política atual
Luciano Freitas Filho
Seria cômico, se não fosse trágico, o estado de irreverência do brasileiro frente à crise em que o país encontra-se imerso. A nossa capacidade de fazer piada de nós mesmos e da acentuada crise político-econômica atual nos instiga a refletir se estamos “jogando a toalha” ou se este é apenas um “jeitinho brasileiro” de encarar a realidade. A criatividade de produzir piadas, memes e áudios engraçados expõe um certo tipo de estratégia do brasileiro para lidar com situações de conflito. “Tira a Dilma. Tira o Aécio. Tira o Cunha. Tira o Temer. Tira a calça jeans e bota um fio dental, morena você é tão sensual”.
Eis uma das milhares de piadas que circulam nas redes sociais e que, de forma irreverente, estimulam o debate. Não há aquele que não se divirta com essa piada ou outra congêner
e, que não gargalhe diante dos diversos textos engraçados que circulam por meio de postagens ou mens agens de celular, independentemente do grau de escolaridade de quem compartilha.
A “memecrítica” vem como um dispositivo cultural de grande potencialidade político-discursiva nos processos de interlocução entre pessoas. Essa é uma categoria de crítica social que tem causado desconforto nos políticos e membros dos poderes judiciários e executivos, estimulando, inclusive, tentativas frustradas de mapeamento e controle do uso da internet por parte dos internautas. Aliás, ressaltemos que o Brasil é um dos campeões em
produção e veiculação de memes em meio às mídias virtuais.
Adaptado de: http://justificando.cartacapital.com.br/2017/06/07/era-dos-memes-na-crise-politica-atual/. Acesso em: 14/08/2018.
a) A “memecrítica” é um dispositivo cultural de grande potencialidade político-discursiva, pois consegue abranger os mais diversos setores da sociedade.
b)A “memecrítica” não é efetiva como crítica social, pois o seu conteúdo circula em ambientes muito restritos.
c) Por causa de sua restrita potencialidade político-discursiva nos processos de interlocução entre pessoas, a “memecrítica” tem causado desconforto nos políticos e membros dos poderes judiciários e executivos.
d) A “memecrítica” é apresentada de modo positivo, especialmente por que sua grande potencialidade levou os poderes brasileiros a mapear os usos da internet.
e) O trecho “independentemente do grau de escolaridade de quem compartilha” é preconceituoso por afirmar que há uma parcela da sociedade que não seria capaz de entender os “memes”.
Questão 8
(ETEC) Leia um trecho do poema de Cora Coralina.
Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. (…)
A palavra destacada, nesse fragmento, morfologicamente,classifica-se como um
(A) artigo definido, pois determina o substantivo.
(B) artigo indefinido, pois indetermina o substantivo.
(C) advérbio, pois atribui uma circunstância ao verbo.
(D) pronome pessoal, pois designa a pessoa do discurso.
(E) pronome relativo, pois refere-se a um termo anterior.
Leia o texto abaixo para responder às questões 9 e 10
Questão 9
(COTUCA) Assinale a alternativa que melhor analisa o post da página do Facebook “Caneta Desmanipuladora”.
a) Na versão original da manchete, ao usar a prosopopeia para atribuir um sentimento humano à Av. Roberto Marinho, o jornalista conduz a atenção do leitor para ela. Desse modo, o “SEM TETO” é objetificado e apresentado como um sintoma da “doença” que aflige a Avenida.
b) Na versão original da manchete, ao usar a metáfora para atribuir um sentimento humano à Av. Roberto Marinho, o jornalista conduz a atenção do leitor para ela. Desse modo, o “SEM TETO” é marginalizado e apresentado como um invasor do espaço público.
c) Na versão original da manchete, ao usar a metonímia para gerar uma relação de causa e efeito, o jornalista conduz a atenção do leitor para a ocupação da Av. Roberto Marinho e para a degradação social do espaço público.
d) Ao reescrever a manchete, a Caneta Desmanipuladora inverte a ideia original, de forma que o “SEM TETO” torna-se o causador da “doença” que aflige a Avenida.
e) Ao reescrever a manchete, a Caneta Desmanipuladora mantém a ideia original, transmitindo preocupação com a questão econômica que aflige todos os moradores da Av. Roberto Marinho.
Questão 10
(COTUCA) Levando em consideração as regras ortográficas da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009, assinale a alternativa que apresenta as grafias corretas dos termos “SEM TETO” e “SOCIO-ECONOMICA”, a partir das relações
sintáticas estabelecidas no texto do post analisado.
a) Sem-teto e socio-econômica.
b) Sem-teto e socioeconômica.
c) Sem teto e sócio-econônima.
d) Sem-teto e sócioeconômica.
e) Sem teto e socioeconomica.
Leia o cartum e responda às questões de números 11 e 12.
Questão 11
(ETEC) O cartum lido trata de maneira cômica o problema vivenciado por um aluno. O humor está baseado no fato de o aluno
(A) não entender o tema da redação.
(B) não ter permissão para usar o celular de seus familiares.
(C) conseguir consertar seu computador que estava quebrado.
(D) tratar como apavorante ficar sem acesso a dispositivos tecnológicos.
(E) não poder terminar sua redação por conta da falta de energia elétrica.
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Questão 12
(ETEC) Releia os períodos retirados do cartum.
”[…] quando acordei e descobri que meu computador estava sem conexão com a internet […]”
Ao analisarmos esses períodos, percebemos que o sujeito correspondente às formas verbais destacadas é oculto (ou desinencial), pois
(A) possui um verbo impessoal.
(B) possui mais de um núcleo exposto na frase.
(C) possui somente um núcleo exposto na frase.
(D) os verbos apresentam-se na 3a pessoa do plural.
(E) é indicado pela desinência verbal.
Matemática
Questão 13
(COTUCA) João brinca com palitos de fósforo montando figuras. Na 1ª etapa, monta um triângulo e, nas etapas seguintes, vai acrescentando triângulos conforme a sequência representada abaixo.
O número de palitos de fósforo necessários e suficientes para a construção da 10ª etapa é:
a)51.
b)54.
c)57.
d)60.
e)63.
Questão 14
(COTUCA) Um restaurante faz uma promoção, com a seguinte regra, a seus clientes fidelizados:
“Consuma dez almoços e ganhe um por nossa conta!”
Desse modo, um cliente que almoçar dez vezes e ganhar o almoço por conta do restaurante ganhará um desconto cujo valor, aproximadamente, equivale a:
a) 8,9%.
b) 9,1%.
c) 10%.
d) 10,9%.
e) 11,1%.
Questão 15
(EMBRAER) Na loja Alfa, 2 unidades do produto A e 3 unidades do produto B custam, juntas, R$ 120,00. Na loja Beta, 4 unidades de A e 6 unidades de B custam, juntas, R$ 204,00. Se o preço unitário de A é igual em ambas as lojas, então a diferença entre o preço unitário do produto B, nas lojas Alfa e Beta, é igual a
(A) R$ 5,00.
(B) R$ 6,00.
(C) R$ 8,00.
(D) R$ 10,00.
Questão 16
(EMBRAER) Sabe-se que o valor do salário bruto mensal de Taís corresponde a 85% do valor do salário bruto mensal de Mariana, e que o salário de Mariana é R$ 525,00 maior que o de Taís.
Desse modo, é correto afirmar que o salário bruto mensal de Taís é igual a
(A) R$ 2.975,00.
(B) R$ 3.025,00.
(C) R$ 3.250,00.
(D) R$ 3.500,00.
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Questão 17
(COTUCA) Ana coleciona figurinhas para colar no álbum da Copa do Mundo. Se ela ganhasse mais 24
não repetidas, ficariam faltando 4/31 do álbum para completar a coleção. Sabendo que um álbum completo tem 682 figurinhas, calcule quantas Ana possui agora.
a) 550.
b) 570.
c) 590
d) 610
e) 630
Questão 18
(COTUCA) A soma dos valores de x e y que satisfazem o sistema de equações a seguir é:
a) 13.
b) 14.
c) 15.
d) 16.
e) 17.
Questão 19
(ETEC) O vidro das embalagens é um material 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro pode ser reciclado várias vezes.Uma empresa de reciclagem de vidro transforma 50 kg de vidro em 125 garrafas iguais e o material utilizado para fazer 5 destas garrafas pode ser transformado em 40 copos de licor, também iguais entre si.
Assim sendo, o número de copos de licor que seria possível reciclar, com 50 kg de vidro, é
(A) 15 625.
(B) 1 600.
(C) 1 000.
(D) 160.
(E) 100.
Questão 20
(EMBRAER) Um jardim foi dividido em 4 canteiros, sendo 2 quadrados (Q1 e Q2) e 2 retangulares (R1 e R2), conforme mostra a figura.
Se os canteiros Q1 e Q2 têm, juntos, área igual a 45m², então os canteiros R1 e R2 têm, juntos, área igual a:
(A) 40m²
(B) 35m²
(C) 33m²
(D) 28m²
Questão 21
(COTUCA) Uma fruta in natura possui 80 % de sua massa composta de água e, se for desidratada, a água se reduz a 10% da massa após esse processo. Qual é a massa (em gramas) dessa fruta in natura que corresponderia a uma porção de 100g dessa mesma fruta em sua forma desidratada?
a) 900g
b) 890g
c) 800g
d) 450g
e) 170g
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Questão 22
(COTUCA) Observe, na tabela a seguir, o número de candidatos por ano de ingresso do Vestibulinho do COTUCA:
A partir do cálculo da média aritmética do número de candidatos nesses cinco anos, determine em qual ano o número de candidatos se distanciou mais dessa média.
a) 2014.
b) 2015.
c) 2016.
d) 2017.
e)2018.
Questão 23
(COTUCA) Ao considerar x= 2020 e y=2019, o valor da expressão abaixo é:
a) 1.
b) 2019.
c) 2020.
d) 4039.
e) 4040.
Questão 24
(EMBRAER) A figura, cujos números indicam as medidas em metros, mostra uma torre de telefonia e dois cabos rígidos que auxiliam a sua sustentação. Sabe-se que os cabos mostrados na figura são paralelos.
Nessas condições, é correto afirmar que a altura da torre, indicada por h na figura, é, em metros, igual a
(A) 12,5.
(B) 13.
(C) 15.
(D) 17,5.
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Ciências Naturais
Questão 25
As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 70% das plantas para a alimentação humana. Ao mesmo tempo, elas estão entre as principais vítimas dos sistemas agrícolas convencionais. Alguns estudos mostram que sistemas agroflorestais ou a preservação de vegetação próxima às plantações melhoram a polinização da cultura.
Adaptado de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/27126913/importancia-das-abelhas-para-a-producao-de-alimentos-foi-tema-de-mesa-redonda-no-congresso-de-agroecologia-2017. Acesso em: 10/08/2018.
(COTUCA) Qual das alternativas indica a hipótese mais adequada para explicar a melhora da polinização citada no texto?
a) A competição interespecífica entre abelhas e outros insetos favorece a polinização nos sistemas agroflorestais.
b) As interações ecológicas em sistemas agroflorestais são mais escassas, porém mais eficientes, melhorando a polinização.
c) Os sistemas agroflorestais propiciam um aumento de relações ecológicas, de alimento para as abelhas ao longo do ano, e de mais locais para nidificação.
d) O mutualismo é intensificado em sistemas agroflorestais em que as plantas cultivadas
alimentam as abelhas e a floresta lhes dá abrigo.
e) Os sistemas agrícolas convencionais, quando convertidos em agroflorestais, propiciam um aumento do número de abelhas por não usarem fertilizantes.
Questão 26
(EMBRAER) A concentração do gás oxigênio é considerada um fator limitante aos seres vivos nos diferentes ambientes marinhos. A quantidade de oxigênio nos oceanos é consequência da dissolução do oxigênio da atmosfera na água do mar e da fotossíntese realizada pelos vegetais.
O gráfico a seguir representa a solubilidade desse gás em função da profundidade nos ambientes marinhos.
De acordo com os dados do gráfico, é possível afirmar que a concentração de oxigênio é limitante para os seres vivos em profundidades
(A) abaixo de 100 m.
(B) próximas a 500 m.
(C) entre 0 e 1000 m.
(D) próximas a 2000 m.
Questão 27
O planeta tem um estoque fixo de substâncias essenciais, que estão em constante reciclagem. O caminho dessas substâncias do ambiente para os seres vivos, e destes de volta para o ambiente, é o ciclo biogeoquímico.
No ciclo do carbono, por exemplo, a passagem dos átomos de carbono, presentes em moléculas de gás carbônico (CO2), para as moléculas de substâncias orgânicas dos seres vivos, ocorre quando o gás carbônico do ambiente é captado pelos seres autotróficos, e seus átomos são utilizados na síntese de moléculas orgânicas.
Parte substancial dessas moléculas orgânicas produzidas é degradada pelo próprio organismo autótrofo, para a obtenção de energia necessária a seu metabolismo. Nesse processo, o carbono é devolvido ao ambiente na forma de CO2. O restante da matéria orgânica produzida passa a constituir a biomassa dos produtores.
O carbono da biomassa dos produtores pode ter dois destinos: ser restituído ao ambiente, na forma de CO2 (o que ocorre com a morte do organismo produtor e a degradação de sua matéria orgânica pelos decompositores);ou ser transferido aos animais herbívoros (o que se dá quando estes se alimentam dos produtores).
Nos herbívoros, a maior parte da energia contida no alimento ingerido não é absorvida, mas eliminada nas fezes, que também sofrem a ação dos decompositores.
José Mariano Amabis & Gilberto Rodrigues Martho. Biologia: vol 3. 3º edição. Editora Moderna. 2009. Adaptado.
(EMBRAER) De acordo com o texto, é correto afirmar que
(A) o gás carbônico é utilizado pelas plantas no processo de decomposição e, depois, é devolvido ao meio ambiente por meio dos processos de fotossíntese, de respiração ou via cadeia alimentar.
(B) na maioria das células animais e vegetais, por meio de um processo químico realizado nas organelas celulares, ocorre a transformação e a fixação do carbono para a formação de moléculas orgânicas.
(C) no ciclo do carbono, um dos processos que garantem o retorno desse elemento químico dos organismos para o meio externo é a degradação da matéria orgânica pelos seres vivos.
(D) o aumento da quantidade de carbono na atmosfera atual tem origem nas atividades de respiração animal e de fotossíntese vegetal.
(E) no ciclo do carbono, esse elemento químico é transformado em substância inorgânica por meio da fotossíntese.
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Questão 28
(COTUCA) Um aluno, ao estudar a reprodução do canário-do-reino, um pássaro canoro, descobriu que os machos desse grupo animal não possuem órgão copulador, como pênis. O aluno deduziu, com isso, que os pássaros fazem reprodução assexuada. Com base em seus conhecimentos, você poderia dizer que o aluno está correto?
a) Sim, a reprodução sexuada subentende a presença de relações sexuais com fecundação interna.
b) Sim, pois,embora os pássaros fêmea e macho produzam gametas, o macho não copula a fêmea.
c) Não, pois a reprodução assexuada só ocorre em micro-organismos.
d) Não, pois a presença de gametas, por si só, já torna a reprodução sexuada.
e) Não, pois, embora os pássaros machos não possuam órgão copulador, ocorre compartilhamento de material genético entre o macho e a fêmea.
Questão 29
(ETEC) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema:
Nesse esquema, os números 1 e 2 podem representar, correta e respectivamente, os processos denominados
(A) decomposição e fotossíntese.
(B) fermentação e fotossíntese.
(C) fotossíntese e respiração.
(D) respiração e fermentação.
(E) respiração e decomposição.
Questão 30
As diferentes formas de organização dos átomos de um elemento químico permitem configurações bastante distintas de propriedades físicas e químicas. De acordo com o texto, o estanho pode apresentar três formas.
Assinale a alternativa que descreve este fenômeno.
a) Isotopia.
b) Isobaria.
c) Isotonia.
d) Isomeria.
e)Alotropia.
Questão 31
(EMBRAER) A charge a seguir representa uma situação que ocorre em nossa área rural, ou seja, agricultura caseira × agricultura química.
O uso de fertilizantes, largamente utilizado na agricultura, contribui para a fertilidade do solo e aumenta sua capacidade de produção. Dentre os fertilizantes, existem os denominados inorgânicos, sendo os nitrogenados um dos mais importantes. Já os fertilizantes orgânicos são produzidos a partir de esterco, húmus e farinha de osso.
O uso indiscriminado ou sem controle de fertilizantes inorgânicos nitrogenados e de fertilizantes orgânicos pode causar, respectivamente,
(A) poluição dos ambientes aquáticos e aumento de verminoses.
(B) falta de água no solo e produção de alimentos sem nutrientes.
(C) excesso de sais no solo e aumento de alergias na população.
(D) morte de peixes em rios e diminuição da produção de flores.
Questão 32
(ETEC) Para captar a água das chuvas, um caseiro decidiu construir uma cisterna usando 3 grandes recipientes plásticos cúbicos de 1m³ cada um. Cada recipiente possui, na parte superior, um furo que permite a entrada e saída de ar. O conjunto foi montado e nivelado sobre um piso horizontal e cada recipiente foi conectado como mostra a figura.
Considere que a cisterna está completamente cheia e que não haja reposição de água. Se a torneira for aberta, escoando-se toda a água possível, os níveis de água que sobrarão, nos três recipientes, estão melhor representados na alternativa
Questão 33
(COTUCA) A grande aplicabilidade dos metais pode ser associada as suas propriedades gerais. Das alternativas abaixo, assinale a que melhor descreve essas propriedades.
a) Transformam-se em fio, alta toxicidade, ser maleável.
b) Transformam-se em chapa, inflamável, conduz eletricidade.
c) Transformam-se em fio, enferrujam, quebradiço.
d) Brilho, maleabilidade, ductibilidade.
e) Não possuem brilho, ser dúctil, ser maleável.
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Questão 34
A sobrevivência da civilização atual depende de um alto consumo de energia, a qual é utilizada nas indústrias,nos meios de comunicação, nos transportes, nos eletrodomésticos e nos mais variados equipamentos. Incentivar o uso de fontes ou tipos de energias renováveis é uma maneira de conter o consumo de matéria-prima e de conservar os ecossistemas.
(ETEC) São exemplos de fontes ou energias renováveis
(A) o petróleo e o etanol.
(B) o etanol e a energia eólica.
(C) o carvão mineral e a energia nuclear.
(D) o gás natural e a energia hidrelétrica.
(E) o carvão vegetal e os combustíveis fósseis.
Questão 35
(COTUCA) O esquema a seguir representa órgãos que constituem o sistema nervoso central. As funções de memória, arco reflexo e equilíbrio são exercidas, respectivamente, por:
a) 2, 1 e 3.
b) 3, 4 e 1.
c) 1, 3 e 2.
d) 1, 4 e 2.
e) 2, 1 e 4.
Questão 36
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre e sua obtenção depende da extração do minério bauxita. O minério deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção do metal seja economicamente viável. As reservas brasileiras de bauxita, além da ótima qualidade do minério, também estão entre as maiores do mundo.
(ETEC) O composto presente na bauxita, que leva à produção de alumínio, apresenta
(A) dois átomos.
(B) dois elementos químicos.
(C) cinco elementos químicos.
(D) uma molécula de alumínio.
(E) uma molécula de ozônio.
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Gabarito o simulado online para o COTUCA
1C 2C 3C 4A 5C 6A 7A 8E 9A 10B 11D 12E 13C 14B 15B 16A 17B 18A 19C 20C 21D 22B 23D 24D 25C 26B 27C 28E 29C 30E 31A 32B 33D 34B 35D 36B