Como é a redação do ENCCEJA? E como garantir uma boa nota?

Publicado em

em

por

Alunos prestando a prova do ENCCEJA

A redação é a parte que mais dá nota na prova do ENCCEJA, e pode garantir sua aprovação de forma mais fácil na prova. Por outro lado, a redação pode te eliminar com muito mais facilidade caso não preste atenção nos pontos principais.

Mas a boa notícia é que mandar bem em seu texto é muito mais fácil do que parece, pois essa parte é a mais fácil de tirar uma boa nota. Basta se preparar um pouco e você conseguirá garantir pontos que são muito mais difíceis de conseguir nas questões de alternativa.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Por que a redação é tão importante?

Muitos candidatos subestimam essa seção da avaliação, e acabam sendo eliminados do ENCCEJA simplesmente por não estudar para a redação.

Muitos preferem focar na prova e nas outras matérias, por ser mais fácil de estudar e demandar menos esforço. Esse é um erro comum, pois apesar de ser chato treinar redação e ficar escrevendo, essa é a melhor técnica para você.

 

Se tem uma coisa que eu quero que você se lembre desse post que está lendo, é que quanto mais estudar para a produção de texto do ENCCEJA, mais estará perto do tão sonhado diploma.

 

Alunos prestando a prova do ENCCEJA

 

Que tipo de redação terei de escrever no ENCCEJA?

Todos os anos o ENCCEJA mantém o mesmo tipo de texto cobrado dos alunos: uma dissertação argumentativa. Mas o que é isso?

Na prova será cobrado de você um tema, geralmente um problema atual e que assola nosso país, e você terá de dar uma solução para esse problema baseando-se nos seus conhecimentos de vida. Porém não basta simplesmente dizer o que fazer, mas argumentar de por que sua solução é a melhor ou faz sentido especificamente para nosso país e em relação à questão apresentada.

 

Por exemplo: em 2019 o ENCCEJA propôs o tema A organização do tempo e o
acesso às redes sociais, e a ideia era abrir a discussão sobre a compulsão das pessoas que ficam horas acessando a redes sociais e acabam tendo suas vidas prejudicadas.

 

 

Exemplo de tema de redação para a prova do ENCCEJA

 

Perceba que é um problema atual, pois com certeza você conhece alguém que não sai do celular (nem mesmo para conversar durante o almoço). E a ideia dessa produção de texto era você oferecer uma opinião, uma solução e argumentar sobre como resolver ou diminuir problemas causados pelo vício nas redes sociais.

 

Outro nome dado a esse tipo de texto é artigo de opinião, pois efetivamente você precisa opinar (de forma mais disfarçada) sobre os temas que serão propostos.

 

 

Veja mais na página oficial do ENCCEJA aqui no Guia do Vestibulinho.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Usando os textos de base de forma inteligente

Uma pergunta muito frequente é: como saber e me preparar para os temas que vão cair? Devo ficar lendo jornais o dia todo para saber das atualidades? E se cair algo que eu não sei e nunca ouvi falar?

E é para resolver essas e outras perguntas que existem os textos de base. Eles são basicamente referências, gráficos, informações e parágrafos de reportagens que são colocados na prova para que você se familiarize com o tema e possa falar sobre ele. Mesmo que você não saiba absolutamente nada.

 

Seguem algum exemplos de textos de base para o tema A organização do tempo e o acesso às redes sociais do ENCCEJA 2019:

 

Exemplo de texto de base para a redação do ENCCEJA

 

Exemplo de texto de base para a redação do ENCCEJA

 

Normalmente os próprios textos de base apresentam soluções para o problema apresentado, basta ler, compreender e usar eles com inteligência em sua produção textual. O importante não é a solução que você oferece, mas sim como sua argumentação será feita, por isso os textos de base apresentam tudo o que você precisa para mandar bem. Porém é importante dizer: você não pode copiar os textos de apoio!

Eles estão na prova para ajudar na formulação da sua solução, você pode utilizar as ideias contidas neles, porém não pode copiar. Caso faça isso, sua redação pode ser anulada e prejudicar muito a obtenção do seu diploma.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como estruturar sua redação do ENCCEJA?

Uma dissertação argumentativa possui uma estrutura básica comum, que se seguida vai garantir uma boa nota para você. Você pode variar a ordem dos itens abaixo, porém recomendo que não faça isso, já que essa forma foi testada milhares de vezes por vários candidatos.

 

1 – Introdução

É o começo do texto, quando você vai introduzir o tema e falar rapidamente sobre seus impactos na sociedade. Não deve tomar muito o seu tempo, a ideia é simplesmente começar o texto mesmo.

 

2 – Problematização

Aqui você deve começar a falar o problema em si, quem ele afeta, por que devemos prestar atenção a ele, o que pode acontecer se ele não for solucionado, etc…

Apesar de um problema parecer afetar a todos, a verdade é que ele pode assumir várias formas. No caso do exemplo do ENCCEJA de 2019, o vício em redes sociais pode se dar nos jovens, nos adultos, nos idosos, pode estar ligado a casos de depressão, ansiedade, acidentes de trânsito por celular, etc…

 

A ideia é você escolher só uma dessas questões e se manter nela durante todo o texto.

 

Provas anteriores do ENEM

 

3 – Solução

Aqui é a parte que você deve oferecer uma solução ao problema. E apesar de parecer muito complicado resolver problemas tão grandes, a verdade é que não importa muito o que você escolher, desde que faça sentido para nossa realidade. Propostas comuns são: educação, investimentos em prevenção, fiscalização, etc.

Você só não pode oferecer soluções que firam os direitos humanos (como mandar matar todos que são viciados em redes sociais) ou coisas que são claramente impossíveis (mandar todos os viciados em redes sociais para passar férias em Acapulco com tudo pago pelo governo).

Ofereça uma solução simples, mas que seja possível. E vale inclusive utilizar soluções propostas nos textos de base, desde que você não copie o texto deles.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

4 – Argumentação

Essa é a parte mais importante da redação, pois aqui o corretor vai avaliar se você sabe argumentar a favor da sua solução.

E a ideia também não é ser algo complexo! Você pode fazer uma argumentação simples mostrando casos anteriores que deram certo, políticas públicas similares (mas em outras áreas) ou simplesmente usar a lógica, caso dê. Evite argumentar de forma simplista: “porque eu sei”, “porque aconteceu comigo”, “porque sim”, “porque é óbvio”, etc…

Use os textos de base para te ajudar a incluir dados quantitativos e históricos em sua argumentação, isso ajuda muito a melhorar o nível da sua solução.

 

5 – Conclusão

Assim como a introdução, a ideia da conclusão simplesmente é encerrar o texto de formar sutil, pontuando sua solução e dando uma perspectiva de futuro. Não é preciso demorar muito nessa parte, só terminar o texto mesmo.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

ENCCEJA 2023 O guia completo para quem está começando

 

Como estudar do jeito certo para a redação do ENCCEJA?

A melhor maneira de estudar para a redação do ENCCEJA é escrevendo muito! Você precisa se acostumar a organizar seu texto e a fazer ele caber em uma página, por isso é indispensável escrever seus textos à mão e com muita paciência.

E para começar é muito simples: baixe as provas anteriores do ENCCEJA provas anteriores do ENCCEJA e produza textos baseados em temas que já caíram. Outra dica é baixar as provas do ENEM e produzir os textos propostos, já que as produções de texto são iguais nas duas avaliações.

 

Treine como se fosse o dia da avaliação, seguindo as seguintes regras:

  • uma folha de rascunho,
  • folha oficial (para passar à limpo e à caneta),
  • limite de até 35 linhas,
  • e no máximo 1 hora para rascunhar e passar a limpo.

 

Procure não fugir dessas regras e você já estará se preparando da melhor forma possível.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Posts recentes