ENCCEJA 2024: O guia completo para quem está começando!

Publicado em

em

por

ENCCEJA 2024 O guia completo para quem está começando

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma oportunidade para jovens e adultos que não tiveram a chance de concluir o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. Com o ENCCEJA, é possível obter o certificado de conclusão dos estudos e, assim, abrir portas para novas oportunidades no mercado de trabalho e na educação superior.

 

O ENCCEJA 2024 está se aproximando e para aqueles que desejam se preparar da melhor forma possível, este guia completo traz todas as informações necessárias sobre o exame, desde a inscrição até a solicitação do certificado.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

O que é o ENCCEJA?

O ENCCEJA é uma avaliação realizada pelo INEP em conjunto com as secretarias municipais e estaduais de Educação.

O principal objetivo da prova é fornecer o diploma de Ensino Fundamental e Ensino Médio para pessoas que estão acima da idade regular de certificação desses níveis da Educação Básica. Além disso, a emissão do certificado é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

Antes do ENCCEJA, o processo de certificação de competências era feito por meio do ENEM, que começou a ser aplicado em 1998. O ENEM, inicialmente criado para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio, passou a ser utilizado também para a certificação de competências de jovens e adultos. Entretanto, ao longo dos anos, o ENEM começou a ganhar mais importância como forma de acesso ao ensino superior, especialmente com a criação do SiSU e do ProUni.

Com a crescente demanda por certificação de competências e a mudança de foco do ENEM, o MEC decidiu criar o ENCCEJA para atender especificamente a essa necessidade.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Para que serve o ENCCEJA?

O ENCCEJA é direcionado para estudantes que não conseguiram concluir seus estudos. A realização da prova permite aos participantes obter um certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, emitido pelo MEC.

Com a aprovação no exame e o certificado em mãos, o estudante pode dar um importante passo para o aprimoramento de sua carreira profissional e pessoal. A certificação do ensino fundamental e médio pode abrir portas para melhores oportunidades de trabalho.

Além disso, a conclusão dos estudos de nível fundamental e/ou médio pode ser o primeiro passo para continuar os estudos, como buscar cursos superiores e programas de pós-graduação.

Em outras palavras, a prova também tem como objetivo incentivar a continuidade dos estudos, pois o ENCCEJA defende que a educação é um direito de todos.

 

Como funciona o Encceja?

As provas do ENCCEJA são realizadas em um único dia, durante a manhã e a tarde, e contam com quatro avaliações, cada uma composta por 30 questões de múltipla escolha. Além da prova objetiva, os estudantes também devem produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema de relevância social, política e cultural.

 

As provas são baseadas nas áreas de conhecimento estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), variando de acordo com o nível de ensino. No ENCCEJA Ensino Fundamental, por exemplo, as disciplinas avaliadas são:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

 

No ENCCEJA Ensino Médio, os temas abordados são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Qual a diferença entre declaração parcial de proficiência e certificado de conclusão?

A declaração parcial de proficiência é um documento emitido pelo Inep que comprova que o estudante obteve um bom desempenho em uma ou mais áreas do conhecimento avaliadas pelo ENCCEJA, mas que ainda não concluiu todos os requisitos necessários para obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Já o certificado de conclusão é um documento que atesta que o estudante cumpriu todos os requisitos necessários para a conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para obtê-lo, é preciso alcançar a nota mínima em todas as áreas do conhecimento avaliadas pelo ENCCEJA.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Quem pode participar do ENCCEJA 2024?

O ENCCEJA está aberto para inscrições de todos os candidatos que não concluíram seus estudos nos períodos correspondentes e precisam do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Podem se inscrever pessoas que residem no Brasil e no exterior, bem como aquelas que estejam cumprindo pena, adolescentes sob medidas socioeducativas e em privação de liberdade. De acordo com o Inep, o ENCCEJA Exterior, ENCCEJA Exterior PPL e ENCCEJA PPL terão editais próprios e serão publicados em breve pelo órgão governamental.

 

O único requisito exigido pela prova é a idade mínima:

  • Certificação do Ensino Fundamental: é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
  • Certificação do Ensino Médio: é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas.

 

No caso do exame para o Ensino Médio, não é necessário ter concluído o Ensino Fundamental.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como será a prova do ENCCEJA 2024?

O ENCCEJA tem um total de 120 questões e é necessário que o candidato alcance a média mínima de 100 pontos em cada competência, sendo que a contagem varia de 60 a 180 pontos. A redação também é um fator determinante para a aprovação do candidato, tendo sua nota variando de 0 a 10 e a média mínima estabelecida em 5 pontos.

 

As provas do ENCCEJA Ensino Fundamental são compostas por quatro áreas de conhecimento:

  • Prova I: Ciências Naturais, com duração de 4 horas e aplicada pela manhã;
  • Prova II: Matemática, com duração de 4 horas e aplicada pela manhã;
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, com duração de 5 horas e aplicada à tarde;
  • Prova IV: História e Geografia, com duração de 5 horas e aplicada à tarde.

 

Já as provas do ENCCEJA Ensino Médio são compostas por quatro áreas de conhecimento:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e aplicada pela manhã;
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e aplicada pela manhã;
  • Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, com duração de 5 horas e aplicada à tarde;
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e aplicada à tarde.

 

Para a Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Alunos prestando a prova do ENCCEJA

Como estudar do jeito certo?

Para estudar do jeito certo para o ENCCEJA, é importante seguir algumas dicas:

  1. Conheça o conteúdo programático: é fundamental que o candidato conheça as matérias que serão cobradas na prova. Assim, é possível criar um plano de estudos mais eficiente.
  2. Estude com antecedência: é necessário começar a estudar com antecedência para ter tempo de revisar todo o conteúdo.
  3. Organize um cronograma de estudos: é importante organizar um cronograma que contemple todas as matérias e dê tempo suficiente para estudar cada uma delas.
  4. Faça exercícios: é fundamental praticar exercícios para fixar o conteúdo e identificar as principais dificuldades.
  5. Utilize materiais de estudo adequados: é importante escolher bons materiais de estudo, como livros, apostilas e videoaulas.
  6. Faça simulados: é importante fazer simulados para se familiarizar com o formato da prova e identificar as principais dificuldades.
  7. Descanse e cuide da saúde: é importante ter um bom descanso e cuidar da saúde para ter uma mente mais saudável e preparada para estudar.

 

Lembre-se de que cada pessoa tem sua própria forma de estudar. É importante experimentar diferentes métodos e encontrar o que funciona melhor para você.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como se inscrever no ENCCEJA 2024?

A inscrição para a prova do ENCCEJA deve ser feita através da página do participante. Durante o processo, o candidato deve preencher um formulário com suas informações pessoais e responder ao Questionário Socioeconômico.

 

Os seguintes dados serão solicitados:

  • Documentos pessoais: CPF, se o candidato tiver mais que 18 anos; Documento de Identidade (RG), se o candidato tiver mais que 15 anos e não tiver CPF.
  • Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos;
  • Se o candidato necessita de algum atendimento especializado e/ou específico;
  • O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
  • As provas em que deseja obter a certificação.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Dicas para o dia da prova do ENCCEJA

 

Local de prova

A divulgação do local de prova não é realizada no momento da inscrição, mas sim em uma data próxima à realização do exame. Por isso, é importante que o candidato fique atento à página do ENCCEJA 2024 para obter essa informação.

 

Horários

Além disso, o estudante deve ficar atento aos horários de abertura e fechamento dos portões, bem como aos horários de aplicação das provas.

 

Como exemplo, podemos citar o cronograma apresentado pelo ENCCEJA do ano passado:

 

Período da manhã

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 13h

 

Período da tarde

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas: 20h30

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

 

O que levar no dia da prova do Encceja?

 

De acordo com o site do Governo Federal, o candidato deve levar:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Documento de identificação válido.
  • Máscaras de proteção à Covid-19.

 

Por outro lado, o candidato não deve levar:

  • Óculos escuros.
  • Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Livros, manuais, impressos, anotações.
  • Protetor auricular.
  • Relógio de qualquer tipo.
  • Dispositivos eletrônicos, como celulares, smartphones, tablets, calculadoras, gravadores, pen drive ou similar.
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

 

Quais documentos são aceitos no dia da prova?

O candidato é obrigado a apresentar o documento de identificação durante o processo de matrícula e realização das provas. Os seguintes documentos são aceitos:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de acordo com a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de acordo com o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, possua validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Quando sai o resultado do ENCCEJA 2024? Como acessar?

 

Como solicitar o certificado do ENCCEJA?

O estudante, munido do resultado do exame, deve entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação ou do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia indicada no momento da inscrição. Esse processo é válido tanto para a certificação de Ensino Fundamental quanto para a de Ensino Médio.

A instituição certificadora pode ser verificada no órgão indicado em seu boletim. Ela é a responsável pela emissão do certificado, processo que pode ser totalmente online e gratuito.

Para mais detalhes sobre como solicitar o certificado, acesse o site do governo (gov.br). Na plataforma, é possível encontrar o passo a passo dos processos de solicitação de diferentes unidades de educação em todo o país.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Quais são as matérias que mais caem na prova do Encceja?

 

ENEM x ENCCEJA

O ENEM e o ENCCEJA são duas avaliações aplicadas pelo Governo Federal com objetivos diferentes.

O ENEM é utilizado como critério de seleção para ingresso em instituições de ensino superior e para obtenção de bolsas de estudo em programas governamentais. O exame é composto por uma prova de redação e questões objetivas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

Já o ENCCEJA é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e buscam a certificação do Ensino Fundamental ou Médio. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

 

Ambos os exames requerem uma preparação adequada por parte dos candidatos, mas suas estratégias de estudo podem variar de acordo com os objetivos e conteúdos avaliados em cada um. É importante consultar os materiais de estudo oficiais disponibilizados pelo Governo Federal e buscar orientação de professores e especialistas na área.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

 

Posso fazer faculdade se for aprovado pelo ENCCEJA?

Sim, com o certificado do ENCCEJA é possível ingressar em cursos de graduação em instituições de ensino superior que aceitam essa certificação como equivalente ao Ensino Médio. É importante verificar com a instituição de interesse se ela aceita o certificado do ENCCEJA como forma de ingresso e se há outras exigências específicas para a seleção dos candidatos. Além disso, é necessário realizar o ENEM para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é o processo seletivo para a maioria das universidades públicas do país.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

Posts recentes