ETEC 2023 2 Semestre: Prova resolvida e comentada

Publicado em

em

, ,

por

ETEC 2023 2 Semestre Prova resolvida e comentada

Se você está se preparando para a ETEC, saiba que uma das melhores formas de estudar é lendo e conhecendo as provas anteriores. Elas fornecem informações valiosas sobre o que o vestibulinho irá cobrar de você e como interpretar os diferentes estilos de questões.

Nossa equipe aqui no Guia do Vestibulinho leu, resolveu e comentou todas questões que caíram na ETEC 2023 2 Semestre. Não só isso, você também encontrará análises alternativa a alternativa e resoluções detalhadas, com fórmulas, contas, teorias e fatos históricos que basearam nossas respostas.

Esse material é um poderoso aliado para aqueles que desejam entender o jeitão do Vestibulinho ETEC e aprender os segredos para ser aprovado em um curso técnico gratuito.

 

É uma oportunidade de treinar seu conhecimento e de conhecer todos os segredos dessa avaliação tão importante.

Vamos lá?

 

Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!

Está querendo passar no vestibulinho, mas não sabe por onde começar?

 

Criamos uma apostila completa para você:

  • matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
  • mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
  • mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
  • capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
  • conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
  • material utilizado por mais de 160.000 alunos
  • milhares de aprovados!

 

Estude para a ETEC, SENAI, SENAC, Jovem Aprendiz, ENCCEJA, COTUCA, CEFET, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc), Colégio Embraer e muito mais!

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Apostila do Guia do Vestibulinho

 

Como aproveitar (da melhor forma) essa prova resolvida da ETEC?

Para aproveitar melhor essa resolução, recomendamos duas estratégias certeiras:

  1. Utilizar ela no início de seus estudos, fazendo as questões antes de ver a resolução. A ideia aqui é tentar resolver, quebrar a cabeça e só depois ver se acertou. Essa forma de estudar vai te mostrar suas forças e dificuldades logo no início dos estudos, dando uma direção sobre o que você precisa reforçar nos estudos. Além de te preparar para o jeito e a linguagem das perguntas.
  2. Utilizar como simulado, ao final dos estudos: outra técnica é utilizar esse material como um simulado, resolvendo ele inteiro e só analisando suas respostas depois de ter terminado tudo. A ideia aqui é fazer isso mais ao final dos seus estudos, em data mais próxima ao exame da ETEC. Será uma maneira de aprender a controlar o tempo e se organizar.

 

Essas técnicas se tornam ainda mais poderosas se você usar elas juntas! Isto é, resolver as questões no início dos estudos e também utilizar essa prova como simulado, ao final.

Outra dica é chamar amigos e tentarem resolver esse material juntos, conversando e tentando chegar na resposta final antes de ver a resolução e discutirem sobre as melhores soluções e estratégias.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Prova resolvida: ETEC 2023 2 Semestre

 

Leia o texto para responder às questões de 01 a 03.

 

A história da cultura caipira nasceu do encontro entre os bandeirantes portugueses e os indígenas, e está intimamente ligada ao bandeirismo paulista. “Esses bandeirantes eram meio indígenas, meio portugueses”, avalia o professor Ivan Vilela Pinto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Andavam descalços e tocavam suas próprias roupas, imagem que destoa daquela “arquetípica”, de um homem de botas com roupas vistosas”.

Nesse contexto que surge também a viola caipira. Trazida para o Brasil pelo colonialismo português, a viola, em Portugal, era um instrumento das classes mais pobres da população e “dificilmente chegou a ser tocada em regiões senhoriais”. E, no solo brasileiro, não foi diferente. Inicialmente, seu uso foi cortado ou aos escravos cativos e, mais tarde, tornou-se “um instrumento que tem ligação com essa crônica que, de certa forma, é a gênese da música popular”.

Para o professor, essa é uma cultura que possui linguagem própria no dialeto, além de uma música “muito autêntica”, pois afirma não existir nenhum segmento da música popular brasileira com tantos ritmos distintos convivendo. “Se, por um lado, a música caipira é muito simples sob o aspecto técnico, do ponto de vista rítmico é muito sofisticada.”

Mas, durante a era da industrialização, a cultura caipira foi desprezada junto com o caipira paulista, visto como uma figura que estava em contradição com o ideário de modernização das cidades. Segundo Vilela, nessa época, o caipira “representa a oposição a isso tudo; mas, de forma muito ampla, acabava sendo uma ancora da representação identitária até da elite paulista” já que, “no fundo, são Paulo estava procurando uma identidade própria diante de todo o Brasil e viu no caipira uma maneira forte de representar isso”.

https://tinyurl.com/5n8ajwr5 Acesso em: 02.03.2023. Adaptado.

 

Questão 01

 

Os termos em destaque no texto podem ser substituídos, correta e respectivamente, por

(A) um pouco, contribuição, salientes, apropriada.

(B) metade, ascendência, respeitáveis, inata.

(C) um pouco, origem, diferentes, particular.

(D) metade, força, discretos, inerente.

(E) ora, origem, diferentes, genérica.

 

Resolução

 

Neste contexto, precisamos encontrar sinônimos ou termos equivalentes para os sublinhados no texto. Vamos analisar cada um:

  • “meio” – o termo se refere a uma composição parcial, indicando parte de um todo. A substituição adequada seria “um pouco”.
  • “genese” – refere-se à origem ou formação de algo. “Origem” é um sinônimo direto e adequado.
  • “distintos” – significa algo que é claramente diferente ou distinto. “Discretos” poderia ser uma substituição, mas “discretos” tende a ter uma conotação de sutileza ou moderação, que não é o caso aqui. “Diferentes” é a melhor opção.
  • “própria” – o termo indica algo que é peculiar ou característico de alguém ou algo. “Particular” é um sinônimo que mantém essa noção de individualidade e exclusividade.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) um pouco, origem, diferentes, particular.

 

Questão 02

 

O termo “crônica”, no segundo parágrafo do texto, refere-se

(A) ao período de longa duração da viola caipira antes de seu desaparecimento.

(B) à biografia dos reis portugueses responsáveis pela educação musical popular.

(C) ao texto jornalístico desenvolvido para comentar o conflito entre indígenas e portugueses.

(D) à brevidade do próprio texto, cuja concisão se deve à origem popular do tema.

(E) aos elementos históricos ligados à incorporação da viola em nossa cultura.

 

Resolução

 

No texto, o termo “crônica” é usado no seguinte contexto: “um instrumento que tem ligação com essa crônica que, de certa forma, é a gênese da música popular”. Portanto, o termo “crônica” aqui não se refere a um texto jornalístico ou a uma biografia, nem à duração da viola caipira ou à concisão do texto. Ele está associado à história ou aos acontecimentos que são considerados a origem da música popular no Brasil.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) aos elementos históricos ligados à incorporação da viola em nossa cultura.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 03

 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) os bandeirantes, que exploraram o interior de São Paulo, impuseram a vestimenta e o estilo musical europeus aos povos nativos.

(B) a viola caipira foi trazida pelos portugueses ao Brasil durante a Revolução Industrial, período de formação da cidade de São Paulo.

(C) o conceito de cultura caipira é anterior à Colonização, uma vez que se origina nos hábitos dos povos indígenas.

(D) o caipira, cuja cultura fora menosprezada por ser tachada como atrasada, tornou-se símbolo da identidade paulista.

(E) a técnica e o ritmo da música caipira são simples por serem resultado da junção das culturas indígena, africana e portuguesa.

 

Resolução

 

Para responder a esta questão, é necessário analisar as informações contidas no texto e verificar qual das alternativas é confirmada por elas.

 

Analisando as alternativas:

(A) Não há informação no texto que sugira que os bandeirantes “impuseram” a vestimenta e o estilo musical europeus aos povos nativos. O texto menciona que eles eram “meio indígenas, meio portugueses”.

(B) O texto não menciona que a viola caipira foi trazida para o Brasil durante a Revolução Industrial, nem associa esse período à formação da cidade de São Paulo.

(C) O texto indica que a cultura caipira tem ligação com os bandeirantes e, indiretamente, com os indígenas, mas não afirma que o conceito é anterior à Colonização.

(D) Esta opção é apoiada pelo texto, que menciona que durante a era da industrialização, a cultura caipira foi desprezada, mas que o caipira, mais tarde, tornou-se um símbolo da identidade paulista.

(E) Embora o texto fale da autenticidade da música caipira e mencione que ela possui muitos ritmos distintos, não diz especificamente que a técnica e o ritmo são simples por serem resultado da junção das culturas indígena, africana e portuguesa.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) o caipira, cuja cultura fora menosprezada por ser tachada como atrasada, tornou-se símbolo da identidade paulista.

 

Questão 04

 

O encontro que, segundo o texto, gerou a cultura caipira ocorreu devido

(A) às diferentes ondas migratórias que, das regiões norte e centro-oeste, trouxeram novos artistas e instrumentos, promovendo grande miscigenação cultural no início do século XX.

(B) à atuação dos bandeirantes, que realizavam expedições ao interior para escravizar populações indígenas e procurar metais preciosos no período colonial.

(C) ao dialeto falado pelos portugueses da corte que, quando chegaram ao Brasil, desenvolveram uma linguagem própria, traduzida no ritmo sofisticado da viola caipira.

(D) ao processo de industrialização, na década de 1960, em que a viola caipira virou símbolo de modernidade e foi adotada pelos membros da burguesia.

(E) ao uso que os bandeirantes deram ao instrumento trazido ao Brasil pelos negros escravizados no continente africano, no início do século XVI.

 

Resolução

 

Para responder a essa questão, precisamos rever as informações do texto fornecido anteriormente sobre a origem da cultura caipira.

 

Segundo o texto:

– A cultura caipira nasceu do encontro entre os bandeirantes portugueses e os indígenas.

– Os bandeirantes eram descritos como “meio indígenas, meio portugueses”.

– A viola caipira, trazida ao Brasil durante o período colonial português, tornou-se um instrumento popular entre as classes mais pobres e não era tocada em regiões senhoriais em Portugal.

 

Com base nessas informações, podemos avaliar as opções fornecidas:

(A) A informação sobre ondas migratórias do norte e centro-oeste no século XX não é mencionada no texto.

(B) Esta opção é a mais consistente com o texto. Os bandeirantes, atuantes no período colonial, são apontados como parte integrante da gênese da cultura caipira, sendo uma mistura de influências portuguesas e indígenas.

(C) O texto não faz referência ao dialeto dos portugueses da corte.

(D) O texto menciona o desprezo pela cultura caipira durante a industrialização, mas não diz que ela se tornou símbolo de modernidade nos anos 1960.

(E) Não há menção no texto ao instrumento trazido ao Brasil pelos negros escravizados no início do século XVI.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(B) à atuação dos bandeirantes, que realizavam expedições ao interior para escravizar populações indígenas e procurar metais preciosos no período colonial.

 

Questão 05

 

O som gerado por uma viola caipira provém da vibração de uma ou mais de suas cordas, o que forma um padrão vibracional que perturba o ar, produzindo uma onda sonora. Os diferentes sons que podem ser produzidos ao tocar uma viola decorrem de diferentes frequências emitidas pelo instrumento: quanto menor for a frequência, mais grave será o som percebido. Diferentes frequências são produzidas conforme a variação de alguns parâmetros, sendo um deles o comprimento: quanto maior o comprimento da corda vibrando, menor será a frequência.

 

Considere a imagem.

ETEC 2023 2 Sem Questão 5

 

Assinale a alternativa que apresenta o ponto na imagem em que um violeiro deve pressionar a corda para que seja gerado o som mais agudo na viola.

(A) A

(B) B

(C) C

(D) D

(E) E

 

Resolução

 

O som agudo em um instrumento de cordas como a viola caipira é obtido quando a frequência da onda sonora é alta. A frequência da vibração da corda aumenta quando a corda é encurtada, ou seja, quando o músico pressiona a corda contra o braço da viola, diminuindo o comprimento da parte da corda que vibra livremente. Portanto, quanto mais próximo da ponte (onde as cordas são ancoradas no corpo da viola, tipicamente perto da base do instrumento), menor é o comprimento da corda que vibra e mais agudo é o som produzido.

Na imagem que foi fornecida, o ponto A corresponde a essas características, sendo o ponto mais próximo da ponte da viola (geralmente localizado na extremidade inferior do corpo do instrumento, oposto ao cabeçote onde as cordas são afinadas) é onde o violeiro deve pressionar para produzir o som mais agudo.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(A) A

 

Leia o texto para responder às questões 06 a 09.

 

A origem da coxinha é rodeada de histórias e lendas.

Há quem diga que ela foi criada em Limeira, no século XIX, e estaria ligada a um dos filhos da Princesa Isabel que comia apenas coxas de galinha. Dizem que, certa vez, a cozinheira não tinha número suficiente de coxas dessa ave para o menino e, por medo de represálias, resolveu transformar uma galinha inteira em coxas. Desfiando-lhe a carne e preparando uma massa de batatas, ela teria tentado recriar uma coxa de galinha.

Outros defendem que o salgadinho foi criado em São Paulo, durante o processo de industrialização, para oferecer um lanche mais barato e durável do que as tradicionais coxas de galinha, que eram vendas certeiras nas portas de fábricas.

Entretanto, a tese mais apoiada é que a receita original da coxinha é francesa e que foi modificada no Brasil, como demonstra a receita de “Coxas de frangas ou galinhas novas”, presente em um livro de 1780:

“Tomem doze coxas de galinhas, desossem-nas, recheiem-nas, e que levem no meio um pouco de salpicão, (…) fechem as coxas muito bem com barbante e agulha; depois de bem aradas, ponham-nas a cozer (…) estando cozidas, passem-nas por ovos batidos, cubram-nas muito bem duas vezes de pão ralado fino e fritem-nas com manteiga de porco bem quente.”

<https://tinyurl.com/334bw4zb> Acesso em: 21.02.2023. Adaptado.

 

Questão 06

 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) a receita original da coxinha tem origem francesa, data do século XIX e se manteve inalterada até os dias atuais.

(B) o formato do alimento é resultado da tentativa falha de evidenciar, na forma, os ingredientes principais: batata e galinha.

(C) a gênese da coxinha é incerta, sua receita sofreu modificações no decorrer dos anos, e é um alimento popular em São Paulo.

(D) o salgadinho, apesar de ser feito com ingredientes acessíveis e populares, é símbolo da elite industrial paulista.

(E) a atribuição da origem da coxinha à família real é estratégia de marketing para aumentar o preço da iguaria popular.

 

Resolução

 

O texto apresenta diferentes versões sobre a origem da coxinha, mostrando que há mais de uma narrativa para essa história. Uma das versões liga a coxinha a um evento em Limeira no século XIX, ligado à família da Princesa Isabel, enquanto outra versão sugere que surgiu em São Paulo durante a industrialização como um lanche mais barato e prático. A última versão apontada pelo texto e considerada como a mais apoiada é que a coxinha tem uma receita original francesa e foi modificada no Brasil, como mostra a receita do livro de 1780.

 

Analisando as opções:

(A) Esta opção é INCORRETA. Embora o texto mencione uma receita francesa que data de 1780, não afirma que a receita se manteve inalterada até os dias atuais.

(B) Esta opção é INCORRETA. O texto não sugere que o formato da coxinha foi uma tentativa falha de evidenciar seus ingredientes principais.

(C) Esta opção é CORRETA. O texto indica que há incertezas quanto à origem da coxinha, menciona modificações na receita ao longo dos anos, e a apresenta como um alimento popular, sem restringir essa popularidade apenas a São Paulo.

(D) Esta opção é INCORRETA. Não há menção de que a coxinha seja um símbolo da elite industrial paulista.

(E) Esta opção é INCORRETA. O texto não faz nenhuma referência a uma estratégia de marketing para aumentar o preço da coxinha relacionada à família real.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) a gênese da coxinha é incerta, sua receita sofreu modificações no decorrer dos anos, e é um alimento popular em São Paulo.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 07

 

O texto selecionado é híbrido, pois contém características de tipologias textuais diferentes. Ele é expositivo, por apresentar ao leitor informações sobre a origem da coxinha; e é também

(A) argumentativo, por expor evidências históricas irrefutáveis sobre a origem aristocrática desse prato.

(B) injuntivo, por fornecer comandos que podem ser seguidos na receita do alimento.

(C) narrativo, por contar a trajetória do alimento, desde a sua invenção até à chegada ao Brasil.

(D) descritivo, por caracterizar as impressões sensoriais de quem prova uma coxinha.

(E) prescritivo, por enfatizar a criatividade dos cozinheiros no preparo das coxinhas.

 

Resolução

 

Analisando o texto fornecido, ele começa expondo diferentes versões sobre a origem da coxinha, o que inclui narrativas sobre a possível invenção do salgado e sua evolução até a forma atual. Ao mencionar a história que liga a coxinha a um dos filhos da Princesa Isabel e a adaptação de uma receita francesa no Brasil, o texto constrói uma narrativa histórica sobre o desenvolvimento do prato ao longo do tempo. Portanto, além de ser expositivo ao informar sobre a origem do prato, o texto também é narrativo, pois conta uma história que envolve a criação e a evolução da coxinha, desde supostas origens até as adaptações feitas em território brasileiro.

 

Dessa forma, a alternativa correta é:

(C) narrativo, por contar a trajetória do alimento, desde a sua invenção até a chegada ao Brasil.

 

Questão 08

 

Um aluno, do curso de Gastronomia da Etec Santa Ifigênia, deseja seguir as instruções do último parágrafo do texto. Contudo, ao procurar em sua cozinha, ele notou que possui cinco coxas de galinha a menos do que o indicado. Desse modo ele decide reduzir proporcionalmente os ingredientes.

 

Se originalmente usam-se 840 g de pão ralado, para a quantidade de coxas de galinha que o estudante dispõem, será necessária uma quantidade de pão ralado, em gramas, igual a

(A) 210.

(B) 350.

(C) 490.

(D) 630.

(E) 770.

 

Resolução

 

Para resolver esta questão, precisamos estabelecer uma proporção entre a quantidade de coxas de galinha e a quantidade de pão ralado. De acordo com o texto original, são necessárias doze coxas de galinha para 840 g de pão ralado.

 

A receita original do texto menciona “doze coxas de galinhas”, e o aluno tem cinco a menos, o que significa que ele tem 12 – 5 = 7 coxas de galinha disponíveis.

 

Agora, vamos calcular a quantidade de pão ralado necessária para 7 coxas de galinha, mantendo a proporção:

 

12 coxas —— 840 g de pão ralado

7 coxas ——- x g de pão ralado

 

Fazendo uma regra de três simples, temos:

ETEC 2023 2 Sem Questão 8

 

Portanto, para 7 coxas de galinha, seriam necessários 490 gramas de pão ralado.

 

Assim, a alternativa CORRETA é:

(C) 490.

 

Questão 09

 

O texto retrata, no segundo parágrafo, a coxinha como uma inovação.

 

De acordo com o mesmo parágrafo, é correto afirmar que, dentre as competências mobilizadas pela cozinheira para a criação da coxinha, estão

(A) paciência e empatia, visto que a idealizadora da receita estava preocupada com o bem-estar do menino.

(B) zelo e responsabilidade, na medida em que se sensibilizou com as restrições alimentares do garoto.

(C) disciplina e perseverança, uma vez que a tentativa e o erro eram estimuladores do seu processo criativo.

(D) persistência e determinação, dado que o fracasso era uma opção aceitável dentro do contexto.

(E) iniciativa e empreendedorismo, pois a experimentação de novas ideias criou um produto.

 

Resolução

 

Analisando o segundo parágrafo do texto original, vemos que a cozinheira se viu em uma situação em que não tinha coxas de galinha suficientes para o menino e decidiu inovar para criar uma solução que atendesse à necessidade do momento. Ela transformou uma galinha inteira em coxas, desfiando a carne e preparando uma massa de batatas, numa tentativa de recriar uma coxa de galinha.

 

Esta descrição evidencia a criatividade e a capacidade de inovar diante de um desafio. Não há informações suficientes no texto para concluir que a cozinheira demonstrou paciência, empatia, zelo, responsabilidade, disciplina ou perseverança. O que se destaca é que ela tomou a iniciativa de resolver um problema com criatividade, o que está alinhado com a ideia de empreendedorismo.

 

Portanto, a alternativa que melhor se alinha ao segundo parágrafo é:

(E) iniciativa e empreendedorismo, pois a experimentação de novas ideias criou um produto.

 

Questão 10

 

O culto a Nossa Senhora Aparecida começou em outubro de 1717, na cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba paulista. Foi no rio Paraíba do Sul que a santa apareceu, primeiro o corpo, depois a cabeça, nas redes de pescadores locais. Na segunda metade do século XIX, a princesa Isabel, uma de suas devotas mais famosas, mandou confeccionar uma coroa de ouro e um manto de veludo azul escuro, bordado com vinte e um brilhantes que representavam a capital e as vinte províncias do Império. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil em 1930, após um decreto do papa Pio XI. Em 1980, o dia 12 de outubro passou a ser feriado oficial no Brasil.

 

Conforme as informações do texto, é correto afirmar que a devoção à Nossa Senhora Aparecida

(A) foi trazida ao país pela princesa Isabel, herdeira da família imperial, que presenteou a santa com uma coroa de ouro e um manto de veludo azul escuro.

(B) marca a divisão de classes presente na sociedade brasileira na medida em que está restrita aos representantes das classes baixas.

(C) foi imposta pelos poderes político e religioso, por meio de decretos papais e projetos de lei, embora não tivesse apelo popular.

(D) é um fenômeno inexpressivo na história do Brasil, tendo sido ignorada pelas autoridades desde o período colonial.

(E) iniciou-se no Brasil colônia, atravessou o período imperial e se manteve viva na República.

 

Resolução

 

A questão aborda a devoção a Nossa Senhora Aparecida e sua importância histórica e cultural no Brasil. O texto menciona o início do culto em 1717, a associação com a princesa Isabel e a oficialização de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, além da criação do feriado nacional.

 

Analisando as alternativas:

(A) Esta opção é INCORRETA. O texto indica que a princesa Isabel foi uma devota e presenteou a santa com uma coroa e um manto, mas não que ela trouxe o culto ao país.

(B) Esta opção é INCORRETA. Não há informações no texto que associem a devoção à Nossa Senhora Aparecida com uma divisão de classe social.

(C) Esta opção é INCORRETA. Apesar de mencionar um decreto do papa e a proclamação como padroeira, o texto não indica que a devoção foi imposta ou que não tivesse apelo popular.

(D) Esta opção é INCORRETA. O texto claramente mostra que a devoção não é inexpressiva, tendo recebido reconhecimento oficial e a criação de um feriado nacional.

(E) Esta opção é CORRETA. O texto relata que o culto começou no Brasil colonial, com a imagem encontrada no século XVIII, foi honrada pela princesa Isabel no século XIX, durante o Império, e continuou sendo reconhecida após a proclamação da República, com a padroeira sendo oficializada em 1930 e o feriado estabelecido em 1980.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) iniciou-se no Brasil colônia, atravessou o período imperial e se manteve viva na República.

 

Questão 11

 

Segundo a Resolução nº 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: a saúde, a segurança, e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias ambientais; e a qualidade dos recursos ambientais. Esses impactos podem ser positivos ou não.

 

Assinale a alternativa que apresenta ações que impactam positivamente o meio ambiente.

(A) A recuperação de áreas degradadas e o esgotamento dos recursos naturais.

(B) A destruição da camada de ozônio e a utilização de energia eólica.

(C) A utilização de produtos biodegradáveis e a reciclagem de materiais.

(D) A potencialização do efeito estufa e a modificação de habitat.

(E) A diminuição de mananciais e a extinção de espécies.

 

Resolução

 

A questão solicita a identificação de ações que têm um impacto positivo no meio ambiente, ou seja, ações que contribuem para a preservação ou melhoria das condições ambientais.

 

Analisando as alternativas:

(A) Recuperar áreas degradadas é positivo, mas o esgotamento dos recursos naturais é negativo. Portanto, esta alternativa é contraditória e INCORRETA.

(B) A destruição da camada de ozônio é claramente negativa, enquanto a utilização de energia eólica é positiva. A alternativa mistura um impacto negativo com um positivo, sendo INCORRETA.

(C) A utilização de produtos biodegradáveis e a reciclagem de materiais são ambas ações que impactam positivamente o meio ambiente, pois contribuem para a redução da poluição e do desperdício de recursos. Esta alternativa é CORRETA.

(D) Potencializar o efeito estufa e modificar habitats são ações que geralmente têm impactos negativos no meio ambiente. Portanto, essa alternativa é INCORRETA.

(E) A diminuição de mananciais e a extinção de espécies são impactos negativos, pois comprometem a biodiversidade e os recursos hídricos. Assim, esta alternativa é INCORRETA.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) A utilização de produtos biodegradáveis e a reciclagem de materiais.

 

Questão 12

 

Leia o cartum.

ETEC 2023 2 Sem Questão 12

 

De acordo com o cartum, o aprimoramento do intelecto pressupõe que o indivíduo

(A) deite e procrastine.

(B) saia de sua zona de conforto.

(C) tenha empatia para com o próximo.

(D) conte com a causalidade do destino.

(E) alimente-se de forma saudável e pratique atividades físicas.

 

Resolução

 

O cartum apresenta uma figura simbólica representando “IGNORÂNCIA” como uma zona de conforto, onde a figura parece contente em permanecer, e “INTELECTO” como um lugar que requer a ascensão por uma escada, implicando esforço e movimento para alcançar um estado superior de conhecimento ou compreensão.

 

Analisando as alternativas em relação ao cartum:

(A) “Deitar e procrastinar” está associado a permanecer na inação, o que é o oposto do que o cartum sugere para o aprimoramento do intelecto. Portanto, é INCORRETO.

(B) “Sair de sua zona de conforto” é o que o cartum sugere, já que a figura precisa se levantar e subir a escada para alcançar o intelecto. Portanto, é CORRETO.

(C) “Ter empatia para com o próximo” é uma qualidade positiva, mas não é o foco do cartum, que está no esforço pessoal para aprimorar o intelecto. Portanto, é INCORRETO.

(D) “Contar com a causalidade do destino” não está relacionado ao esforço pessoal sugerido pelo cartum. Portanto, é INCORRETO.

(E) “Alimentar-se de forma saudável e praticar atividades físicas” pode ser bom para a saúde geral, mas não é o que o cartum sugere para o aprimoramento do intelecto. Portanto, é INCORRETO.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(B) saia de sua zona de conforto.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 13

 

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, pela fiscalização, pelo monitoramento e pelo licenciamento de atividades geradoras de poluição.

Em relação à qualidade do ar, há monitoramento automático para a avaliação de SO2, de material particulado inalável (MP10), de ozônio (O3), de óxidos de nitrogênio (NO e NO2 – NOx), de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos não-metânicos (NMHC); além disso, monitoram-se os parâmetros meteorológicos, como direção e velocidade do vento, temperatura e umidade relativa do ar.

 

Entre as substâncias monitoradas pela CETESB, temos o

(A) SO2, formado por átomos de 3 elementos químicos.

(B) O3, formado por 3 átomos de 1 elemento químico.

(C) NO2, formado por átomos de 3 elementos químicos.

(D) NO e o NO2, que diferem por 1 elemento químico.

(E) CO, que, diferentemente do CO2, é formado por 2 elementos químicos.

 

Resolução

 

Para responder a esta questão, é necessário compreender a composição das substâncias químicas mencionadas:

(A) SO2, ou dióxido de enxofre, é composto por um átomo de enxofre (S) e dois átomos de oxigênio (O), portanto, é formado por átomos de 2 elementos químicos, não 3. Alternativa INCORRETA.

(B) O3, ou ozônio, é composto por três átomos do mesmo elemento químico, o oxigênio (O). Portanto, esta alternativa é CORRETA.

(C) NO2, ou dióxido de nitrogênio, contém um átomo de nitrogênio (N) e dois átomos de oxigênio (O), totalizando átomos de 2 elementos químicos, não 3. Alternativa INCORRETA.

(D) NO, ou monóxido de nitrogênio, e NO2, ou dióxido de nitrogênio, diferem na quantidade de átomos de oxigênio, mas ambos são compostos apenas por nitrogênio (N) e oxigênio (O). Assim, eles diferem pela quantidade de um mesmo elemento químico (oxigênio), e não por terem elementos químicos diferentes. Alternativa INCORRETA.

(E) CO, ou monóxido de carbono, é formado por um átomo de carbono (C) e um átomo de oxigênio (O), assim como o CO2, dióxido de carbono, que tem um átomo de carbono e dois de oxigênio. Ambos são formados por 2 elementos químicos. Portanto, a alternativa está CORRETA na afirmação de que o CO é formado por 2 elementos químicos, mas a comparação com o CO2 é inadequada no contexto da alternativa.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(B) O3, formado por 3 átomos de 1 elemento químico.

 

Questão 14

 

No final do século XIX, um surto de peste bubônica tomou conta da cidade paulista de Santos. Essa peste é uma doença de origem bacteriana, causada pela bactéria Yersinia pestis, cuja transmissão ao ser humano ocorre por pulgas que parasitam animais de pequeno porte (em especial, ratos).

Por causa disso, surgiu em São Paulo um centro de pesquisas, atualmente conhecido pelos brasileiros como Instituto Butantan. Este, naquele período, iniciou uma grande campanha de saneamento, de combate aos ratos e de produção do soro antipestoso para ser injetado nas pessoas contaminadas a fim de controlar o surto de peste.

Em pouco tempo, o Instituto Butantan ampliou seu escopo de atuação no estudo e na prevenção de doenças comuns no Brasil, tais como cólera, febre amarela, verminoses, tuberculose, poliomielite e muitas outras enfermidades, além de atuar também no combate a envenenamentos por animais e plantas.

Atualmente, o Instituto Butantan desenvolve estudos e pesquisas orientados para a saúde pública, produz não só vacinas contra vírus e bactérias, mas também diversos tipos de soros contra os venenos de animais peçonhentos a partir da imunização de cavalos com antígenos de vários tipos diferentes de toxinas.

 

A partir das informações apresentadas no texto, pode-se concluir corretamente que

(A) a Yersinia pestis é o agente causador de doenças como a febre amarela, a poliomielite e outras enfermidades.

(B) a epidemia de peste bubônica, na cidade de Santos, foi controlada pela ação de antígenos antivirais específicos, produzidos por organismos vacinados.

(C) a produção do soro antipestoso, utilizado para eliminar as pulgas parasitas dos ratos contaminados, acabou com o surto da peste bubônica na cidade de Santos.

(D) a prevenção contra casos de envenenamentos por animais e contra doenças comuns no Brasil, como tuberculose e verminoses, é feita através de vacinação da população.

(E) o soro é obtido de um animal que recebe o antígeno e, posteriormente, tem parte de seu sangue retirado para extração dos anticorpos.

 

Resolução

 

Analisemos as conclusões propostas com base nas informações do texto fornecido:

(A) INCORRETA. O texto especifica que a Yersinia pestis é a bactéria causadora da peste bubônica, mas não menciona que ela seja responsável por outras doenças como febre amarela ou poliomielite.

(B) INCORRETA. O texto não menciona que a epidemia foi controlada por antígenos antivirais; em vez disso, fala da produção de soro antipestoso, que é diferente de antígenos antivirais.

(C) INCORRETA. O soro antipestoso era usado para tratar pessoas contaminadas, não para eliminar as pulgas dos ratos.

(D) INCORRETA. Enquanto a vacinação é uma forma de prevenção contra algumas doenças, o texto especifica que o Instituto Butantan também produz soros para tratar envenenamentos, que não são prevenidos por vacinação.

(E) CORRETA. Esta opção descreve corretamente o processo de produção de soro, como mencionado no texto: os cavalos são imunizados com antígenos de diferentes toxinas, e depois os anticorpos são extraídos do sangue dos animais para produzir o soro.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) o soro é obtido de um animal que recebe o antígeno e, posteriormente, tem parte de seu sangue retirado para extração dos anticorpos.

 

Questão 15

 

Uma das atrações turísticas da ilha de São Vicente, no estado de São Paulo, é a Ponte Pênsil localizada entre os morros do Japuí e dos Barbosas. Ela é responsável pela ligação da ilha ao continente e é considerada um marco na construção desse tipo de ponte no Brasil.

Em 1910, a Comissão de Saneamento de Santos, liderada pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, sugeriu a construção da ponte com o propósito de servir de suporte à instalação de uma tubulação a fim de conduzir o esgoto coletado nas cidades de Santos e de São Vicente para lançamento no Oceano Atlântico, na Ponta de Itaipu, localizada na cidade de Praia Grande. Os canais de Santos também fizeram parte deste plano de saneamento. Boa parte da população da região, no início do século XX, era vítima de doenças ocasionadas pela ausência de saneamento básico, como febre amarela, cólera, leptospirose e peste bubônica.

A ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914.

 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) os esgotos provenientes do oceano Atlântico são transportados para Santos e São Vicente por canos que passam pela Ponte Pênsil.

(B) o médico Saturnino de Brito construiu a Ponte Pênsil, que liga Santos a São Vicente, com o propósito de eliminar o vírus que causava a peste bubônica.

(C) a Ponte Pênsil foi construída para sustentar os encanamentos responsáveis pelo carregamento do esgoto coletado nas cidades de São Vicente e de Santos.

(D) a usina hidrelétrica de Itaipu, em São Vicente, foi a responsável pela construção da Ponte Pênsil, encarregada de enviar água para movimentar suas turbinas.

(E) os municípios do Japuí e dos Barbosas passaram a ter uma ligação terrestre por meio da Ponte Pênsil, pois, anteriormente, a ligação entre eles era realizada por intermédio de barcos.

 

Resolução

 

Analisando as informações do texto, podemos verificar a veracidade das afirmações:

(A) INCORRETA. O texto afirma que a tubulação servia para conduzir o esgoto das cidades para o oceano e não o contrário.

(B) INCORRETA. O texto menciona que Saturnino de Brito era um engenheiro sanitarista e não um médico, e que o propósito da ponte era apoiar a tubulação de esgoto, não especificamente eliminar um vírus.

(C) CORRETA. A Ponte Pênsil foi sugerida para servir de suporte à instalação de uma tubulação que conduziria o esgoto para o oceano, o que corresponde à afirmação da alternativa C.

(D) INCORRETA. Não há menção no texto de uma usina hidrelétrica de Itaipu sendo responsável pela construção da Ponte Pênsil nem que a ponte tinha a função de enviar água para turbinas.

(E) INCORRETA. A alternativa menciona municípios que não são referidos no texto. Além disso, a ponte é descrita como ligando a ilha ao continente, e não como ligando municípios entre si.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) a Ponte Pênsil foi construída para sustentar os encanamentos responsáveis pelo carregamento do esgoto coletado nas cidades de São Vicente e de Santos.

 

Questão 16

 

Entre as décadas de 1940 e 1950, a cidade de São Paulo era servida por duas indústrias cerâmicas principais. Um dos produtos dessas cerâmicas era uma lajota quadrada, produzida nas cores vermelha, amarela e preta.

No processo industrial, aconteciam muitas quebras e esse material quebrado era enterrado em grandes buracos.

Nessa época, os terrenos dos operários na Grande São Paulo tinham área para jardim e quintal, que eram revestidos com cimentado porque os operários não tinham dinheiro para comprar lajotas cerâmicas. Mas um dia, um dos empregados da uma das cerâmicas lembrou-se do refugo da fábrica e pediu parte do material para usar em sua nova casa. A moda de pavimentar os quintais com caquinhos, como em mosaicos, “pegou” em toda a região metropolitana de São Paulo, inclusive nas casas de classe média.

A história termina nos anos 1960 com o surgimento dos prédios em condomínio. A classe média que usava esse caquinho foi para os prédios e a classe operária passou a ter terrenos menores ou foi morar em favelas.

 

ETEC 2023 2 Sem Questão 16

<https://tinyurl.com/2p85yzyn> Acesso em: 29.04.2023.

 

O texto faz referência ao período histórico em que a cidade de São Paulo

(A) permaneceu como capital do Brasil e uma das cidades mais importantes do mundo, sendo o principal centro de mosaicoação católica e destacando-se por sua arquitetura arrojada.

(B) foi visitada por Mem de Sá, governador-geral do Brasil, que ordenou a transferência da população da vila de Santo André da Borda do Campo para os arredores do colégio, denominado “Colégio de São Paulo de Piratininga”.

(C) consolidou-se como metrópole industrial, concentrando o parque industrial brasileiro na capital e em sua região metropolitana, principalmente a partir da década de 1950, com a chegada das indústrias automobilísticas.

(D) permaneceu como uma vila pobre e isolada do litoral, sendo a sua vila no interior do Brasil, mantendo-se por meio de lavouros de subsistência cultivados por mulheres e crianças.

(E) vivenciou a expansão da produção do café, inicialmente na região da Avenida Paulista e depois nas regiões de Cidade Ademar, Santo Amaro, Butantã, Morumbi e Casa Verde.

 

Resolução

 

O texto descreve um período na história de São Paulo em que a cidade passou por um processo de transformação urbana e cultural, especialmente relacionada ao uso de cerâmica quebrada para pavimentação de quintais em residências operárias e de classe média.

 

Analisando as alternativas:

(A) INCORRETA. O texto não menciona São Paulo como capital do Brasil nem como um centro importante de mosaicoação católica ou arquitetura arrojada neste contexto.

(B) INCORRETA. Mem de Sá foi governador-geral do Brasil no século XVI, muito antes do período mencionado no texto (décadas de 1940 e 1950).

(C) CORRETA. O texto indica que São Paulo se consolidou como uma metrópole industrial, com o surgimento e a popularização do uso de materiais industriais (neste caso, cerâmicos) nas residências, o que está em linha com o desenvolvimento industrial da região na época mencionada.

(D) INCORRETA. A descrição no texto não se refere a São Paulo como uma vila pobre e isolada, mas sim como uma cidade que estava em pleno desenvolvimento urbano e industrial.

(E) INCORRETA. O período da expansão da produção de café mencionado na alternativa ocorreu no final do século XIX e início do século XX, anterior às décadas de 1940 e 1950.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) consolidou-se como metrópole industrial, concentrando o parque industrial brasileiro na capital e em sua região metropolitana, principalmente a partir da década de 1950, com a chegada das indústrias automobilísticas.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 17

 

O litoral de São Paulo possui cerca de 880 km de extensão de linha de costa e abrange 16 municípios. Ele é banhado pelo Oceano Atlântico, cuja água apresenta densidade média de 1,03 g/cm³.

 

Considere que densidade (d) é a razão entre a massa (m) e o volume (V) de uma amostra:

 

Quando coletarmos 1 kg de água do Oceano Atlântico, necessitaremos de um recipiente cujo volume mínimo, em cm³, deverá ser aproximadamente de

(A) 1 030,0.

(B) 103,0.

(C) 350,0.

(D) 970,9.

(E) 97,0.

 

Resolução

 

Primeiro, vamos converter a massa de água de quilogramas para gramas, já que a densidade é dada em g/cm³:

1 kg = 1000 g

 

Agora, usamos a fórmula da densidade para encontrar o volume (V):

 

Agora, isolamos o volume (V) na equação:

 

O valor mais próximo na lista de opções é 970,9.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) 970,9.

 

Questão 18

 

O cloreto de sódio é o sal mais abundante nas águas do Oceano Atlântico, que também contém cloreto de potássio e cloreto de magnésio.

<https://tinyurl.com/udtxz52v> Acesso em: 28.02.23. Adaptado.

 

Os sais são formados por cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos).

Saiba que as representações dos íons presentes nos sais citados no texto são:

Cátions: Na⁺, K⁺ e Mg²⁺

Ânion: Cl⁻

 

Assinale a alternativa que apresenta a fórmula correta para os sais presentes no texto.

(A) NaCl, KCl, MgCl

(B) NaCl, KCl, MgCl₂

(C) NaCl, KCl, Mg₂Cl

(D) ClNa, ClK, Cl₂Mg

(E) ClNa, ClK, ClMg

 

Resolução

 

Para formar um sal, o número total de cargas positivas dos cátions deve ser igual ao número total de cargas negativas dos ânions.

– O sódio (Na⁺) tem uma carga positiva (+1) e se combina com o cloro (Cl⁻) que tem uma carga negativa (-1) para formar NaCl.

– O potássio (K⁺) também tem uma carga positiva (+1) e se combina com o cloro (Cl⁻) para formar KCl.

– O magnésio (Mg²⁺) tem uma carga positiva (+2) e para balancear a carga, são necessários dois íons de cloro (Cl⁻), cada um com uma carga negativa (-1), para formar MgCl₂.

 

A alternativa correta é:

(B) NaCl, KCl, MgCl₂.

 

Leia os textos para responder às questões 19 e 20.

 

Lenda do Peixe Tapa

Andava São Pedro passeando pelas praias de Ilhabela, em São Paulo, quando, preocupado com a maré, perguntou ao linguado: “a maré enche ou vaza?”.

O linguado, em vez de responder direito, imitou São Pedro com voz fanhosa e boca torta.

Então, São Pedro deu-lhe um tapa e lhe falou: “com os olhos para trás hás de ficar”.

É por isso que o linguado é chamado de peixe tapa, é chato, tem boca torta e os olhos “por cima” das costas em um lado só.

 

ETEC 2023 2 Sem Questão 18

https://tinyurl.com/4kawxktv. Acesso em:15.04.2023. Adaptado.

 

Questão 19

 

O linguado é um animal bentônico, que vive sob areia e cascalho no fundo do mar, ficando apenas com os olhos para fora. Por isso, ele consegue visualizar o chão ao seu redor e imitar os locais onde vive, mudando sua própria cor.

 

Essa importante adaptação do linguado, que lhe permite tornar-se praticamente invisível, recebe o nome de

(A) protocooperação.

(B) comensalismo.

(C) camuflagem.

(D) inquilinismo.

(E) predatismo.

 

Resolução

 

A adaptação descrita no texto para o linguado é a capacidade de mudar sua cor para se assemelhar ao ambiente ao seu redor, tornando-se menos visível para predadores e presas, o que é conhecido como camuflagem.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) camuflagem.

 

Questão 20

 

Na lenda do Peixe Tapa é mencionado o fenômeno das marés, que consiste nas variações do nível do mar ao longo do dia. Esse fenômeno é uma decorrência da atração gravitacional entre a Terra e o Sol e, principalmente, entre a Terra e a Lua.

 

Considere os quadrinhos.

 

ETEC 2023 2 Sem Questão 20

<https://tinyurl.com/ypuc8c79> Acesso em: 14.04.2023. Original colorido.

 

Relacionando os quadrinhos com o fenômeno descrito, pode-se dizer que são formadas

(A) marés baixas quando a Lua sai de sua órbita para se afastar da Terra.

(B) marés altas quando a Lua sai de sua órbita para se aproximar da Terra.

(C) marés altas nas regiões da Terra em que é dia, pois essas regiões estão mais próximas do Sol.

(D) marés baixas nas regiões da Terra em que é noite, porque essas regiões estão mais distantes do Sol.

(E) marés altas em regiões da Terra que estão mais próximas da Lua ao longo do movimento de rotação da Terra.

 

Resolução

 

As marés são influenciadas principalmente pela atração gravitacional da Lua. Quando a Lua está mais próxima de uma região da Terra, a força gravitacional que ela exerce sobre a água causa uma maré alta (preia-mar). Isso acontece tanto no lado da Terra que está diretamente sob a Lua quanto no lado oposto, devido à força centrífuga. A posição do Sol também afeta as marés, mas em menor grau.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) marés altas em regiões da Terra que estão mais próximas da Lua ao longo do movimento de rotação da Terra.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Leia os seguintes textos para as questões 21 e 22:

 

Texto I

Considerada a maior companhia de saneamento do Brasil, a Sabesp foi criada no ano de 1973 a partir da fusão de seis empresas privadas que atuavam na distribuição de água e na coleta de esgotos em várias regiões do estado de São Paulo.

Nos primeiros anos, a empresa chegou a receber a adesão de, em média, oito cidades por mês, alcançando rapidamente o patamar de centenas de municípios atendidos e conseguindo diminuir, cada vez mais, o índice de mortalidade infantil.

Entre as conquistas que marcaram a história da Sabesp na década de 1970, estão as implantações do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de parcela significativa da Região Metropolitana de São Paulo, e, nos anos seguintes, dos sistemas integrados de distribuição de água e de coleta de esgotos.

<https://tinyurl.com/zm7mht6k> Acesso em: 28.02.23. Adaptado.

 

Texto II

As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável.

Atualmente, são tratados, aproximadamente, 120 mil litros de água por segundo.

<https://tinyurl.com/ycfrmbt5> Acesso em: 28.02.23. Adaptado.

 

Questão 21

 

De acordo com os textos, é correto afirmar que

(A) a Sabesp é produto da união entre empresas públicas e privadas que atuavam na coleta de esgotos.

(B) a Sabesp obteve a adesão de outros estados, conseguindo expandir o tratamento de água para regiões próximas a São Paulo.

(C) a Sabesp contribuiu na prevenção da mortalidade infantil por meio não só da produção e da distribuição de água potável, mas também da coleta de esgoto.

(D) o Sistema Cantareira é responsável pela distribuição de água potável em todo o estado de São Paulo.

(E) as ETAs são fábricas produtoras de água destilada que, posteriormente, é tratada para ser, então, distribuída.

 

Resolução

 

Vamos analisar cada uma das alternativas de acordo com as informações fornecidas nos textos:

(A) INCORRETA. O texto afirma que a Sabesp foi criada a partir da fusão de seis empresas privadas, sem mencionar empresas públicas.

(B) INCORRETA. Não há informação nos textos fornecidos de que a Sabesp obteve a adesão de outros estados.

(C) CORRETA. O texto menciona que a Sabesp contribuiu para a diminuição da mortalidade infantil, sugerindo que isso foi alcançado através do fornecimento de água potável e serviços de saneamento, que incluem a coleta de esgoto.

(D) INCORRETA. O Sistema Cantareira é mencionado como responsável pelo abastecimento de parcela significativa da Região Metropolitana de São Paulo, mas não de todo o estado.

(E) INCORRETA. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) tratam a água para torná-la potável, mas o texto não especifica que a água seja destilada.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) a Sabesp contribuiu na prevenção da mortalidade infantil por meio não só da produção e da distribuição de água potável, mas também da coleta de esgoto.

 

Questão 22

 

Suponha que a média de adesão relatada no texto seja mantida e que a Sabesp hoje atenda 375 municípios.

Entre as alternativas dadas, assinale a que apresenta o menor número inteiro que corresponde ao tempo necessário, em anos, para a empresa conseguir ultrapassar a adesão de mais da metade desses municípios.

(A) 1,00

(B) 1,25

(C) 1,50

(D) 1,75

(E) 2,00

 

Resolução

 

De acordo com as informações fornecidas anteriormente, a Sabesp teve uma média de adesão de oito cidades por mês nos seus primeiros anos. Para encontrar o número de meses necessários para atingir mais da metade de 375 municípios, precisamos primeiro calcular a metade de 375:

 

Para ultrapassar a metade, precisamos considerar 188 municípios. Agora, dividimos esse número pelo número de adesões por mês:

 

Como queremos encontrar o número em anos e sabendo que um ano tem 12 meses, dividimos 23,5 meses por 12:

 

O menor número inteiro de anos que ultrapassa 1,9583 é 2 anos.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) 2,00

 

Questão 23

 

A vazão (z) é a rapidez com que o volume (v) de um determinado fluido escoa ao longo do tempo (t), ou seja,

 

De acordo com o texto, podemos considerar que a vazão de água potável da Sabesp é de aproximadamente

 

Para determinar o volume tratado em 1 minuto, temos que:

 

Dessa forma, ao fim de um dia, a Sabesp terá tratado um volume, em litros, de aproximadamente

 

Resolução

 

O volume tratado em um minuto é

 

Para encontrar o volume tratado em um dia, precisamos multiplicar este volume pelo número de minutos em um dia (1440 minutos, já que um dia tem 24 horas e cada hora tem 60 minutos):

 

Para realizar a multiplicação, somamos os expoentes e multiplicamos as bases:

 

Então, o volume total é:

 

Para manter a notação em notação científica com apenas um dígito não nulo à frente da vírgula, arredondamos para:

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

 

Questão 24

 

O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases que contam com um rígido controle de dosagem de produtos químicos e com o acompanhamento dos padrões de qualidade.

Uma dessas fases é a Floculação, que serve para provocar a formação de flocos aglutinando as partículas de sujeira. Essa fase é seguida pela Decantação, em que a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.

<https://tinyurl.com/ycfrmbt5> Acesso em: 28.02.23. Adaptado.

 

Nessa última etapa, os flocos de sujeira são separados usando uma propriedade específica da matéria denominada

(A) ponto de fusão, pois os flocos são fundidos e retirados quando se depositam no fundo dos tanques.

(B) ponto de fusão, pois os flocos formam vapores que serão eliminados no ar.

(C) solubilidade, pois os flocos são dissolvidos e separados na filtração.

(D) solubilidade, pois os flocos formados irão para a superfície dos tanques e serão retirados com peneiras.

(E) densidade, pois os flocos formados irão para o fundo dos tanques e serão aspirados lentamente.

 

Resolução

 

A Decantação é um processo que depende da densidade dos flocos formados durante a floculação. Flocos mais densos do que a água tendem a se assentar no fundo dos tanques, permitindo que a água mais limpa seja separada e retirada da parte superior.

 

As alternativas (A) e (B) estão incorretas porque o ponto de fusão se refere à temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido, e não está relacionado à decantação.

A alternativa (C) está incorreta porque a solubilidade se refere à capacidade de uma substância se dissolver em outra, e a decantação é um processo físico, não químico, que não depende da solubilidade dos flocos.

A alternativa (D) está incorreta porque os flocos não se movem para a superfície para serem retirados com peneiras no processo de decantação.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) densidade, pois os flocos formados irão para o fundo dos tanques e serão aspirados lentamente.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 25

 

Toda vez que nos alimentamos, resíduos ficam depositados em nossos dentes e, se a higienização não for realizada corretamente, o ambiente bucal fica propício à proliferação de bactérias e à formação de placas bacterianas. As bactérias degradam os carboidratos dos alimentos, elas produzem ácidos que desmineralizam o esmalte dos dentes, dando origem às cáries.

Para prevenir as cáries, adiciona-se flúor à água potável distribuída à população, essa prática é chamada de fluoretação e é uma importante medida de saúde pública.

Isso ocorre, pois o flúor se une ao cálcio e ao fosfato, naturalmente presentes no esmalte dos dentes, criando um material resistente que ajuda a prevenir as cáries.

 

A partir da leitura do texto, podemos concluir corretamente que

(A) a higiene bucal, quando realizada com eficiência diariamente, ocasiona um elevado índice de proliferação de bactérias e de formação de placas bacterianas.

(B) a ação de bactérias na degradação dos carboidratos aumenta a acidez bucal, que é fundamental para o processo de proteção e de mineralização dos dentes.

(C) o flúor, adicionado à água potável, atua na digestão dos resíduos alimentares que ficam na cavidade bucal quando a higienização não é realizada corretamente.

(D) a fluoretação da água aumenta a desmineralização do esmalte dos dentes, reduzindo o aparecimento de cáries, por isso é um processo importante na saúde bucal.

(E) o flúor é usado na prevenção de cáries, pois fortalece o esmalte dos dentes, formando um material resistente à acidez decorrente da ação de bactérias.

 

Resolução

 

Analisando as afirmações baseadas no texto:

(A) Esta afirmação é contraditória. A higiene bucal adequada na verdade ajuda a prevenir a proliferação de bactérias e a formação de placas bacterianas.

(B) A afirmação é incorreta. A acidez aumentada pela ação bacteriana sobre os carboidratos leva à desmineralização e não à proteção dos dentes.

(C) Esta afirmação é incorreta. O flúor adicionado à água potável não age na digestão dos resíduos alimentares; ele atua na prevenção da desmineralização do esmalte dos dentes.

(D) Esta afirmação é incorreta e contraditória. A fluoretação não aumenta a desmineralização; ela ajuda a prevenir a desmineralização.

(E) Esta é a afirmação correta. O texto explica que o flúor se une ao cálcio e ao fosfato no esmalte dos dentes, criando um material resistente que ajuda a prevenir as cáries.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) o flúor é usado na prevenção de cáries, pois fortalece o esmalte dos dentes, formando um material resistente à acidez decorrente da ação de bactérias.

 

Questão 26

 

Promessa vem, promessa vai. Já são muitos anos de juras e sonhos de despoluição do Tietê, o maior rio do estado de São Paulo.

A degradação dessa veia aquática começou ainda na década de 1940, e, hoje, quem passa pelas suas margens tem que tapar as narinas. Estudo recém-divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica traz o retrato da degradação: o trecho morto do rio Tietê chegou a 163 km em 2019, aumento de 33,6% em relação aos 122 km do ano anterior e está muito maior que a poluição registrada na série histórica (71 km em 2014).

<https://tinyurl.com/4kcsn444> Acesso em: 13.03.2023. Adaptado.

 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) as promessas de limpeza do rio Tietê ocorrem desde o século XIX.

(B) faz menos de vinte anos que o rio Tietê começou a ser poluído.

(C) o rio Tietê possui 122 quilômetros, sendo que, destes, 71 estão poluídos.

(D) o trecho morto do rio Tietê aumentou 41 quilômetros entre os anos de 2018 e 2019.

(E) as promessas de limpeza do rio Tietê já ocorriam em 1940 devido a pressões populares.

 

Resolução

 

Analisando as informações fornecidas pelo texto:

(A) Esta opção é INCORRETA, pois o texto não menciona nada sobre promessas de limpeza ocorrendo desde o século XIX.

(B) Esta opção é INCORRETA, pois o texto indica que a degradação começou na década de 1940, o que significa que o rio vem sendo poluído por mais de 70 anos.

(C) Esta opção é INCORRETA, pois o texto menciona que o trecho morto do rio chegou a 163 km em 2019, não que o rio Tietê tenha apenas 122 km.

(D) Esta opção é CORRETA, pois o texto diz que o trecho morto do rio Tietê era de 122 km e aumentou para 163 km, o que representa um aumento de 41 km entre 2018 e 2019.

(E) Esta opção é INCORRETA, pois o texto não menciona que as promessas de limpeza já ocorriam em 1940 devido a pressões populares.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) o trecho morto do rio Tietê aumentou 41 quilômetros entre os anos de 2018 e 2019.

 

Questão 27

 

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga, é o museu público mais antigo da nossa capital, e sua sede é um monumento-edifício. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo (USP) e um dos mais visitados da cidade.

 

O museu foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895 com o nome Museu de História Natural. Atualmente caracteriza-se como uma instituição científica, cultural e educacional que exerce pesquisa, ensino e extensão com atuação no campo da História.

<https://tinyurl.com/2ehjfu5f> Acesso em: 17.03.2023. Adaptado.

 

O museu apresentado no texto foi fundado para celebrar

(A) a anexação do território do Acre.

(B) a vitória do Império do Brasil na Guerra do Paraguai.

(C) a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro.

(D) o extermínio dos povos indígenas do Planalto Paulista.

(E) a Proclamação da Independência do Brasil.

 

Resolução

 

O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, está localizado no local onde se presume que Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. A data de inauguração do museu, 7 de setembro, coincide com o dia da independência do Brasil, indicando que o museu foi fundado para celebrar este evento histórico.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) a Proclamação da Independência do Brasil.

 

Questão 28

 

No site Inova Educação, do estado de São Paulo, encontramos este infográfico.

 

 

[Infográfico do “Projeto de Vida” com ramificações que incluem perguntas como “Com o que eu quero trabalhar?”, “O que mais eu quero estudar?”, “Como seguir estudando vai me ajudar a atingir os meus sonhos?”, “Como posso ser um cidadão mais participativo?”, “Quais são os meus sonhos?”, “Como lidar com as novas demandas escolares?” e atividades relacionadas como “Visita a espaços de trabalho e entrevista com profissionais das áreas de interesse”, “Pesquisa sobre universidades e outros cursos”, “Retomada dos sonhos e conexão com oportunidades do ensino médio”, “Trabalho voluntário”, “Levantamento de sonhos a partir de filmes inspiradores”, “Criação de agenda de atividades escolares”.]

 

De acordo com o infográfico, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma atividade relacionada à pergunta “Como posso ser um cidadão mais participativo?”.

(A) Trabalhar com carteira assinada como atendente em uma pizzaria.

(B) Produzir lanches saudáveis para vender na escola.

(C) Ser estagiário remunerado em uma empresa de distribuição de alimentos.

(D) Visitar e conversar com pacientes internados em hospitais.

(E) Atuar profissionalmente na elaboração de jogos on-line.

 

Resolução

 

Analisando o infográfico e as atividades propostas, a atividade que mais se relaciona com a participação cidadã, no contexto de contribuir para a sociedade e o bem-estar dos outros, é a de trabalho voluntário. Esta atividade permite o engajamento direto com a comunidade e promove ações que beneficiam o próximo, o que é uma forma direta de participação cidadã.

 

Portanto, a alternativa correta é:

(D) Visitar e conversar com pacientes internados em hospitais.

 

Leia o texto para responder às questões 29 e 30.

 

<https://tinyurl.com/2zhyhejb> Acesso em: 03.03.2023. Original colorido.

 

Questão 29

 

Tendo como base a linguagem verbal e não verbal, é correto afirmar que:

(A) a charge aborda a oposição entre mobilidade e imobilidade, sendo esta representada pela imagem de uma expressão figurada.

(B) a tirinha ironiza o trânsito nos centros urbanos, insinuando que apenas uma intervenção divina é capaz de solucionar o problema.

(C) o cartum demonstra, por meio da linguagem não verbal, que as bicicletas não são veículos viáveis para a mobilidade urbana.

(D) a charge tematiza a impossibilidade de solucionar a falta de mobilidade nos grandes centros urbanos.

(E) o cartum representa a dificuldade de vivenciar plenamente a cidade devido à falta de automóveis.

 

Resolução

 

A charge apresenta um contraste entre o estresse do trânsito congestionado e a paz de andar de bicicleta, indicando que a bicicleta pode ser um meio de aliviar o estresse. Não há nenhuma sugestão de intervenção divina ou impossibilidade de solucionar a mobilidade urbana. A imagem não insinua que as bicicletas são inviáveis, nem que há falta de automóveis.

 

Portanto, a alternativa correta é:

(A) a charge aborda a oposição entre mobilidade e imobilidade, sendo esta representada pela imagem de uma expressão figurada.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 30

 

Sobre a linguagem verbal utilizada no texto, é correto concluir que:

(A) “enquanto” é um conector de alternância e pode ser substituído por “ou”.

(B) “isso” é um pronome indefinido e aponta para o passado do leitor.

(C) as reticências utilizadas expressam a continuidade de uma enumeração não concluída.

(D) “que” é um conector de comparação e está subordinado ao termo “melhor”.

(E) “para” é uma preposição final utilizada, no texto, para indicar o destino da personagem.

 

Resolução

 

A palavra “enquanto” é utilizada para estabelecer uma comparação temporal, e não de alternância. O termo “isso” refere-se ao contexto presente na imagem, e não ao passado do leitor. As reticências podem sugerir a continuação do cenário caótico do trânsito, mas não necessariamente uma enumeração. A palavra “que” não estabelece uma comparação, mas faz parte da expressão “nada melhor que”, indicando uma preferência ou uma boa opção para desestressar. A preposição “para” não indica o destino da personagem, mas é parte da expressão que indica a finalidade ou o motivo pelo qual a bicicleta é usada.

 

Portanto, a alternativa correta é:

(E) “para” é uma preposição final utilizada, no texto, para indicar o destino da personagem.

 

Leia o texto para responder às questões 31 e 32.

 

Na década de 1830, não havia mais dúvida, entre os paulistas, sobre a necessidade de uma estrada de ferro que ligasse o interior ao porto de Santos. A grande produção de café demandava uma boa logística de transporte para o seu escoamento. Na década de 1850, estimava-se em dois milhões e meio de arrobas a produção de café no estado.

Inaugurada em 1867 com o nome de São Paulo Railway, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí foi a primeira do estado. Tinha o seu marco zero na Estação Valongo, na cidade de Santos, e chegava a Jundiaí depois de percorrer 139 quilômetros, passando por diversas estações, como a Alto da Serra, em Paranapiacaba, no quilômetro 30, e a da Luz, na cidade de São Paulo, no quilômetro 79.

 

Questão 31

 

O texto menciona a necessidade de uma obra de infraestrutura para atender à demanda da produção de café, que

(A) perdia espaço para o tabaco como principal produto de exportação do Brasil no período mencionado.

(B) era voltado para o mercado interno, consumido principalmente nos estados da região Centro-Oeste.

(C) entrava no país pelo porto de Santos, vindo da Etiópia, e era distribuído nos entrepostos e armazéns do interior de São Paulo.

(D) ocupava posição irrelevante na pauta de exportações brasileiras, sendo consumido em países pequenos, como Guiana Francesa e Suriname.

(E) era enviado principalmente para os Estados Unidos e para diferentes países da Europa, sendo o principal produto de exportação do Brasil.

 

Resolução

 

A produção de café era um dos principais produtos de exportação do Brasil na época mencionada. O texto destaca a necessidade de uma estrada de ferro para facilitar o escoamento do café do interior para o porto de Santos, de onde seria exportado. Não há menção no texto a qualquer um dos pontos listados nas opções A, B, C e D. A opção E é a mais próxima do contexto histórico conhecido, mesmo que o texto não forneça detalhes específicos sobre os destinos da exportação do café.

 

Portanto, a alternativa correta é:

(E) era enviado principalmente para os Estados Unidos e para diferentes países da Europa, sendo o principal produto de exportação do Brasil.

 

Questão 32

 

No início da década de 1970, eram necessárias aproximadamente 2 horas para realizar o trajeto entre a estação Valongo e a estação da Luz.

 

Nesse percurso, o trem se locomovia com uma velocidade escalar média, aproximadamente, de

(A) 69,5 km/h

(B) 54,5 km/h

(C) 39,5 km/h

(D) 34,5 km/h

(E) 24,5 km/h

 

Resolução

 

Para calcular a velocidade escalar média, utilizamos a fórmula da velocidade média:

 

De acordo com o texto anterior, a distância entre a estação Valongo e a estação da Luz é de 79 quilômetros. O tempo dado para percorrer essa distância é de 2 horas. Substituindo na fórmula:

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) 39,5 km/h.

 

Questão 33

 

No estado de São Paulo, durante a segunda metade do século XIX, grandes ferrovias foram construídas. O principal motivo desse empreendimento foi o escoamento da produção de café até às proximidades do porto de Santos.

 

Atualmente, um dos principais produtos exportados pelo porto de Santos é

(A) semicondutor.

(B) óleo de palma.

(C) fertilizante.

(D) trigo.

(E) soja.

 

Resolução

 

De acordo com informações de domínio público até abril de 2023, o porto de Santos é um dos maiores e mais importantes portos do Brasil, sendo conhecido por exportar uma variedade de produtos agrícolas e industriais. Entre os produtos listados, a soja destaca-se como um dos principais produtos exportados no Brasil contemporâneo, incluindo a movimentação através do porto de Santos.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) soja.

 

Questão 34

 

Em 1904, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro demonstrou interesse em continuar com seus trilhos pela zona da futura Alta Paulista. Adolpho Pinto, engenheiro da Companhia, determinou o nome das futuras estações ao longo da linha. Por se tratar de uma linha nova, o engenheiro pode dar uma nomenclatura especial para as futuras estações, com as iniciais dos nomes formando um abecedário. Cada um dos nomes recordaria vários acontecimentos históricos que marcaram o estado de São Paulo. Seguindo essa lógica, os nomes escolhidos por Adolpho Pinto para o Abecedário da Paulista foram: América, Brasília, Cabrália, Duartina, Esmeraldas, Fernandina, Gália, Hespéria, Italina, Jafa, Kobe, Lácio, Marília, Nipônica, Ormuz, Pompeia, Tupã e Universo. Referências históricas presentes nos nomes fazem menção à localização geográfica do país (América Latina) e às correntes imigratórias vindas de países como Itália e Japão. Muitos desses nomes foram posteriormente mudados, mas a companhia empenhou-se em manter a ideia do abecedário.

CAMPOS, C.; INOUE, L. M. “A Ferrovia e a Ocupação do Sertão Paulista: A companhia Paulista e sua Linha Tronco Oeste”. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 69, 2020. DOI: 10.23925/2176-2767.2020v69p172-203.

<https://tinyurl.com/mry5hu2t> Acesso em: 16.03.2023. Adaptado.

 

Com base no texto, é correto afirmar que:

(A) as outras ferrovias paulistas nomeavam suas estações seguindo um padrão estabelecido pelo governo federal desde 1808.

(B) as outras ferrovias paulistas copiaram o modelo abecedário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, utilizado por esta desde o século XVII.

(C) a estação Nipônica foi assim nomeada como uma homenagem aos imigrantes japoneses que vieram ao Brasil no século XIX para participar da construção de ferrovias.

(D) o nome de cada estação da linha citada estava ligado tanto a eventos históricos vinculados ao estado de São Paulo quanto a correntes imigratórias e à localização geográfica.

(E) o nome das estações coincide com o nome das cidades que se formaram ao seu redor, pois elas mantiveram suas denominações e, portanto, não houve trocas de nomes até os dias de hoje.

 

Resolução

 

Avaliando as opções com base no texto fornecido:

(A) Não há informações no texto que apoiem que outras ferrovias seguiam um padrão federal para nomeação de estações ou que tal padrão foi estabelecido em 1808.

(B) O texto não menciona que outras ferrovias copiaram o modelo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro nem que a companhia utilizou esse modelo desde o século XVII.

(C) Não há detalhes no texto sobre a estação Nipônica ser uma homenagem aos imigrantes japoneses, embora o nome ‘Nipônica’ possa sugerir uma referência ao Japão (Nippon é outro nome para o Japão).

(D) Esta opção é correta. O texto afirma que o nome das estações escolhidos por Adolpho Pinto para o Abecedário da Paulista recordava eventos históricos, correntes imigratórias (como sugerido pelo nome Nipônica, que remete ao Japão), e localizações geográficas.

(E) O texto não afirma que os nomes das estações coincidem com os das cidades que se formaram ao redor, nem diz que não houve mudanças de nomes.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) o nome de cada estação da linha citada estava ligado tanto a eventos históricos vinculados ao estado de São Paulo quanto a correntes imigratórias e à localização geográfica.

 

Questão 35

 

Leia os textos

 

A única revolução possível é a que se faz dentro de nós. Não é possível libertar um povo sem, antes, livrar-se da escravidão de si mesmo. Sem esta [revolução interna], qualquer outra será insignificante, efêmera e ilusória, quando não um retrocesso. Cada pessoa tem sua caminhada própria. Faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção de seu esforço. Compreenda que, se não veio, cumpre a você (a mim e a todos) modificar suas (nossas) técnicas, visões, verdades etc. Nossa caminhada somente termina no túmulo. Ou até mesmo além… Siga a essência de quem teve sucesso em vencer um império…

GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós.

 

[…] O sentido da vida é tudo aquilo que nos encaminha na direção da realização do nosso projeto. Cada vez que você dá um passo […] na direção da consecução do seu projeto, você se realiza como pessoa. […] Uma vida sem rumo deve ser como um barco sem bússola, um filme sem roteiro.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Educação e vida. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001. p. 34-35.

 

Com base nos textos, é correto afirmar que

(A) a realização do nosso projeto de vida passa pelas revoluções industriais, que ajudaremos a construir, para que nossa caminhada tenha sentido.

(B) o estabelecimento dos próprios caminhos e o esforço para fazer o nosso melhor são ações fundamentais para empreender qualquer projeto de vida.

(C) um projeto de vida bem estruturado é como um barco sem instrumentos de navegação e sem cinemas que nos permitem assistir a filmes sem roteiros previamente traçados.

(D) toda revolução é um retrocesso e a única possível é aquela que faz nossa caminhada seguir além do túmulo, ou seja, quando transformamos o regime social de nosso país em um império.

(E) nossa realização como pessoa necessita de retrocessos para que possamos nos desenvencilhar de qualquer caminho pré-estabelecido e, assim, construirmos nossos sonhos sem as amarras da sociedade.

 

Resolução

 

Avaliando as opções com base nos textos fornecidos:

(A) Esta opção é INCORRETA. Não há menção nas citações à revolução industrial ou ao auxílio na construção destas como parte da realização do projeto de vida.

(B) Esta opção é CORRETA. Tanto Gandhi quanto Antônio Carlos Gomes da Costa falam da importância do esforço pessoal e da definição de um caminho próprio na realização pessoal e no projeto de vida.

(C) Esta opção é INCORRETA. O texto compara a vida sem rumo a um barco sem bússola e a um filme sem roteiro, sugerindo que um projeto de vida deve ser bem estruturado e com direção, ao contrário da afirmação da opção.

(D) Esta opção é INCORRETA. Gandhi fala que a revolução interna é a única possível e não associa isso à transformação do regime social em um império.

(E) Esta opção é INCORRETA. Gandhi e Costa não sugerem que a realização pessoal requer retrocessos, mas sim uma evolução interna e um esforço consciente em direção aos objetivos pessoais.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(B) o estabelecimento dos próprios caminhos e o esforço para fazer o nosso melhor são ações fundamentais para empreender qualquer projeto de vida.

 

Questão 36

 

Em 1968, o Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, cirurgião cardiologista, realizou no Hospital das Clínicas de São Paulo, com sucesso, o primeiro transplante cardíaco em humano no Brasil.

No caso de cardiopatias de alta complexidade, o transplante de coração surge como a forma mais indicada para que o paciente volte a ter uma vida com qualidade.

No entanto, apesar de as cardiopatias estarem associadas a alguns fatores que não podem ser modificados, como a hereditariedade, o sexo e a idade, outros fatores podem e devem ser modificados pelas mudanças no estilo de vida e pelo uso de medicamentos.

 

Assim, para o paciente que já tem predisposição ou que tem esse tipo de problema, é importante

(A) manter o nível elevado de pressão arterial e deixar de realizar exames preventivos periodicamente.

(B) não só evitar as atividades físicas, como também reduzir o consumo de água ao longo do dia.

(C) manter o consumo elevado de sal, e aumentar o consumo de bebida alcoólica.

(D) controlar o excesso de peso, e tomar as medicações quando indicadas.

(E) comer alimentos ricos em carboidratos, óleos e gorduras; e excluir legumes, verduras e cereais.

 

Resolução

 

As alternativas A, B, C e E listam comportamentos que são contraproducentes à saúde de um paciente com cardiopatias. Manter níveis elevados de pressão arterial, evitar atividades físicas, aumentar o consumo de sal e de bebidas alcoólicas e consumir alimentos ricos em carboidratos e gorduras sem uma dieta equilibrada são ações que podem agravar problemas cardíacos.

A alternativa D é a única que oferece uma recomendação positiva para pacientes com predisposição ou que já têm cardiopatias. Controlar o peso e tomar medicações conforme prescrição médica são parte de um plano de tratamento e prevenção para manter a saúde cardíaca.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) controlar o excesso de peso, e tomar as medicações quando indicadas.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Leia o texto para responder às questões de 37 a 39.

 

Questão 37

 

Em 1899, foi criado o cargo de prefeito em São Paulo e o primeiro a ser eleito foi Antônio da Silva Prado, que aí ficaria até 1911, direcionando a modernização da capital, a remodelação dos espaços e do aparelhamento urbano. O centro da cidade e, particularmente, o chamado triângulo formado pelas ruas São Bento, Direita e Quinze de Novembro, receberia especial atenção. Procurou-se eliminar os estigmas que ligavam São Paulo ao passado colonial, e em seu lugar erigir símbolos modernos que a colocassem entre países civilizados. Esse foi o caso da demolição da antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde os negros ainda realizavam antigos rituais que, na visão dos moradores das cercanias, eram assustadores.

<https://tinyurl.com/2ubz9h45> Acesso em: 01.03.2023.

 

Segundo o texto,

(A) o chamado triângulo, formado pelas ruas São Bento, Direita e Quinze de Novembro, foi excluído dos planos de reforma do centro, uma vez que ali se localizava a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, considerada um símbolo de atraso.

(B) a reforma do centro da cidade tinha o objetivo de preservar os elementos mais significativos do passado colonial, exaltando a presença negra em São Paulo e sua contribuição para o desenvolvimento cultural da cidade.

(C) a demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos era parte do objetivo de eliminar do centro da cidade qualquer elemento considerado atrasado, que lembrasse o passado colonial.

(D) embora São Paulo possuísse símbolos modernos, ela só passou a ser considerada moderna, como as cidades dos países civilizados, quando Antônio da Silva Prado criou o cargo de prefeito em 1911.

(E) a criação do cargo de prefeito interrompeu os esforços de modernização da capital, a remodelação dos espaços e do aparelhamento urbano, especialmente no centro da cidade.

 

Resolução

 

O texto menciona que, durante a gestão de Antônio da Silva Prado como prefeito, houve uma direção para a modernização da capital, remoção de elementos que ligavam São Paulo ao passado colonial, e a demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi um exemplo disso, pois era vista como um símbolo de atraso pelos moradores da região.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) a demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos era parte do objetivo de eliminar do centro da cidade qualquer elemento considerado atrasado, que lembrasse o passado colonial.

 

Questão 38

 

A região triangular, mencionada no texto, expandiu-se ao longo do tempo. Entretanto ela permanece sendo conhecida como Triângulo Histórico de São Paulo e sua configuração atual é mostrada no mapa.

 

 

Ao considerar o polígono demarcado pelas linhas pretas no mapa, matematicamente, ele seria descrito como um

(A) triângulo.

(B) quadrilátero.

(C) heptágono.

(D) undecágono.

(E) dodecágono.

 

Resolução

 

Embora historicamente referida como “Triângulo Histórico”, a configuração atual da área demarcada pelas linhas pretas no mapa de São Paulo não corresponde a um triângulo, que teria apenas três lados. Contando os lados da figura, sabemos que a área atualmente tem onze lados, que é o que define um undecágono.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) undecágono.

 

Questão 39

 

No mapa da questão anterior, é possível traçar um triângulo ao utilizar como vértices o Pateo do Collegio, o Largo São Bento e o Largo São Francisco. Sobre esse polígono, considere que a distância, em linha reta, entre

– o Pateo do Collegio e o Largo São Francisco é de 500 m;

– o Pateo do Collegio e o Largo São Bento é de 500 m; e

– o Largo São Francisco e o Largo São Bento é de 800 m.

 

Logo, sobre o triângulo traçado, é possível concluir que ele é

(A) isósceles e acutângulo.

(B) escaleno e acutângulo.

(C) isósceles e obtusângulo.

(D) escaleno e obtusângulo.

(E) isósceles e retângulo.

 

Resolução

 

Vamos analisar as informações fornecidas:

– Duas das distâncias são iguais (Pateo do Collegio – Largo São Francisco e Pateo do Collegio – Largo São Bento), o que significa que temos dois lados de igual comprimento. Isso nos diz que o triângulo é isósceles.

– Para determinar se o triângulo é acutângulo, retângulo ou obtusângulo, precisamos analisar as distâncias em relação ao Teorema de Pitágoras. Se fosse um triângulo retângulo, a soma dos quadrados das distâncias dos dois lados menores seria igual ao quadrado da distância do lado maior (Teorema de Pitágoras).

 

No entanto,

 

ou

 

então não é um triângulo retângulo.

 

Como a soma dos quadrados dos lados menores é menor que o quadrado do lado maior

 

Isso indica que o triângulo é obtusângulo, pois no triângulo obtusângulo, o quadrado do lado mais longo é maior que a soma dos quadrados dos outros dois lados.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) isósceles e obtusângulo.

 

Questão 40

 

O Jardim Botânico de São Paulo é uma importante área de conservação ambiental e de pesquisa científica. Ele possui atrações como o museu botânico, as estufas de plantas, o orquidário e outros espaços de visitação. Nestes espaços, há não só diferentes tipos de palmeiras, ciprestes, pinheiros, árvores de madeiras nobres, plantas ameaçadas de extinção e árvores frutíferas, mas também várias espécies de animais, como os bichos-preguiça e os bugios.

 

Entre os espaços de visitação, destacam-se:

– Lago das Ninfeias — onde há não apenas ninfeias, plantas aquáticas que apresentam flores de várias cores, mas também borboletas, libélulas, peixes, aves e tartarugas;

– Bosque das Imbuias — lugar dedicado às imbuias, que, atualmente, estão em perigo de extinção devido à exploração de sua madeira para fabricação de móveis; e

– Bosque do Pau-Brasil — em que se pode ver essa espécie típica da Mata Atlântica, o pau-brasil, que pode alcançar até 30 metros de altura e que também está ameaçado de extinção.

 

Considerando os seres vivos citados no texto, podemos afirmar que

(A) as borboletas e as libélulas liberam pela respiração o gás oxigênio, o qual é fundamental para a sobrevivência das ninfeias.

(B) os ciprestes e os pinheiros são plantas conhecidas como gimnospermas, pois formam sementes não envolvidas por frutos.

(C) todos os vegetais descritos nos espaços de visitação são aclorofilados, portanto incapazes de realizar fotossíntese e de produzir seu próprio alimento.

(D) as espécies pau-brasil e imbuia são plantas arbustivas, de dois a seis metros de altura, que estão ameaçadas de extinção, pois não possuem vasos condutores de seiva.

(E) a presença de bichos-preguiça e bugios no Jardim Botânico é prejudicial ao equilíbrio do ecossistema, pois são carnívoros e competem entre si pelo alimento escasso.

 

Resolução

 

Avaliando as opções dadas:

(A) Esta opção é INCORRETA. Borboletas e libélulas, como outros animais, consomem oxigênio e liberam dióxido de carbono durante a respiração, não o contrário.

(B) Esta opção é CORRETA. Ciprestes e pinheiros são tipos de gimnospermas, um grupo de plantas que produz sementes que não estão encerradas dentro de um fruto.

(C) Esta opção é INCORRETA. As plantas descritas possuem clorofila e são capazes de realizar fotossíntese, processo pelo qual elas produzem seu próprio alimento.

(D) Esta opção é INCORRETA. Pau-brasil e imbuia são árvores, não arbustos, e podem alcançar grandes alturas. Elas possuem vasos condutores de seiva e não estão ameaçadas de extinção por falta dessas estruturas.

(E) Esta opção é INCORRETA. Bichos-preguiça e bugios são herbívoros ou onívoros, e sua presença contribui para o equilíbrio do ecossistema onde vivem. Eles não competem pelo alimento de forma prejudicial ao equilíbrio do ecossistema.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(B) os ciprestes e os pinheiros são plantas conhecidas como gimnospermas, pois formam sementes não envolvidas por frutos.

 

Questão 41

 

A Figueira das Lágrimas é a árvore mais antiga do município de São Paulo e já foi passagem de mercadores, soldados, viajantes e até do Imperador D. Pedro I.

Mães chorosas, pais apreensivos e esposas angustiadas encostavam no tronco dessa figueira para ver seus filhos e maridos viajarem rumo à Guerra do Paraguai (1865-1870).

A árvore, cuja idade é mais antiga que a própria história da Independência do Brasil, está em uma área de 100 m² na Praça Figueira das Lágrimas. Em 2019, suas raízes foram objeto de análise pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas. A árvore pode ter entre 360 e 400 anos.

A figueira chegou a correr riscos, como quando o dono do terreno quis derrubá-la, em 1909; a mobilização da imprensa conseguiu impedir essa tragédia. Em 1920, o então prefeito Firmiano Pinto mandou construir uma mureta com grades ao redor da figueira para protegê-la. No dia da Árvore de 1952, a Sociedade Geográfica Brasileira produziu uma placa de bronze; nos anos 1980, ela foi considerada patrimônio ambiental e declarada imune de corte por iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Nas proximidades dessa figueira, está a Estrada das Lágrimas, assim batizada em homenagem à árvore.

<https://tinyurl.com/3p7zchde> Acesso em: 14.03.2023. Adaptado.

 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) essa árvore nasceu no século XX, de acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

(B) o prefeito Firmiano Pinto resolveu cortar essa árvore em 1909, mas foi impedido pela imprensa paulista.

(C) Dom Pedro I se dirigia a essa árvore para chorar e lamentar a ida de milhares de paulistas para lutarem na Guerra do Paraguai.

(D) essa árvore foi trazida do Paraguai durante a Guerra para servir de apoio psicológico para as mães que tinham perdido seus filhos no conflito.

(E) à árvore, que dá nome a uma estrada localizada no município de São Paulo, está protegida, hoje em dia, pelo poder público, que proíbe seu corte.

 

Resolução

 

Analisando as afirmações em relação ao texto fornecido:

(A) INCORRETA. O texto afirma que a árvore pode ter entre 360 e 400 anos, o que significa que ela nasceu bem antes do século XX.

(B) INCORRETA. O prefeito Firmiano Pinto não tentou cortar a árvore, mas sim mandou construir uma mureta para protegê-la.

(C) INCORRETA. Não há menção de que Dom Pedro I visitou a árvore para esse propósito.

(D) INCORRETA. O texto não afirma que a árvore foi trazida do Paraguai, mas sim que é a árvore mais antiga do município de São Paulo.

(E) CORRETA. O texto menciona que a árvore deu nome à Estrada das Lágrimas e que está protegida pelo poder público, tendo sido declarada imune de corte.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) à árvore, que dá nome a uma estrada localizada no município de São Paulo, está protegida, hoje em dia, pelo poder público, que proíbe seu corte.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 42

 

Em 2022, alguns fósseis de dinossauro foram encontrados por acaso durante as obras de duplicação da rodovia BR-153, em Mirassol, no interior de São Paulo.

Os paleontólogos identificaram esses fósseis como sendo um fragmento de fêmur, um úmero, uma vértebra caudal e um dente, provavelmente partes pertencentes ao grupo de Titanossauros Saurópodes.

Esses animais eram quadrúpedes, de pescoço longo e herbívoros. Eles viveram no período Cretáceo, o período final da “Era dos dinossauros”, há 80 milhões de anos, teriam aproximadamente de 12 a 15 metros de comprimento, e massa entre 10 e 15 toneladas.

<https://tinyurl.com/5bsxkp3x> Acesso em: 04.03.2023. Adaptado.

 

A descoberta descrita no texto evidencia corretamente que

(A) as espécies existentes há milhões de anos eram iguais às atuais.

(B) os seres vivos se transformam em fósseis quando são totalmente decompostos após sua morte.

(C) as partes duras dos animais, como dentes, ossos, vértebras e carapaças, não são passíveis de fossilização.

(D) os registros paleontológicos revelam informações as quais permitem os estudos sobre seres vivos de determinadas épocas.

(E) as partes moles dos animais e dos vegetais são rapidamente fossilizadas devido à presença de bactérias e fungos decompositores.

 

Resolução

 

Analisando as opções com base no texto:

(A) INCORRETA. O texto não compara as espécies existentes há milhões de anos com as atuais, nem afirma que eram iguais.

(B) INCORRETA. A formação de fósseis é um processo complexo que não ocorre simplesmente pela total decomposição de seres vivos.

(C) INCORRETA. O texto indica justamente que partes duras como dentes e ossos foram fossilizados, o que contradiz essa opção.

(D) CORRETA. Os fósseis encontrados permitiram aos paleontólogos estudar os seres vivos que habitaram a Terra durante o período Cretáceo, fornecendo informações sobre suas características físicas e o ambiente em que viviam.

(E) INCORRETA. As partes moles geralmente não são preservadas na fossilização porque são mais suscetíveis à decomposição por bactérias e fungos.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) os registros paleontológicos revelam informações as quais permitem os estudos sobre seres vivos de determinadas épocas.

 

Questão 43

 

O estado de São Paulo possui diversos pontos turísticos, sendo alguns exemplos de possíveis destinos:

– a Igreja Matriz de Santa Ana, em Santana do Parnaíba;

– a Capela das Mercês, em São Luiz do Paraitinga;

– a Estação Ferroviária, em Paranapiacaba;

– o Museu Frei Galvão, em Guaratinguetá;

– a Cachoeira Salto Botelho, em Lucélia;

– a Fazenda Vila Rica, em Itatiba; e

– o Museu do Café, em Santos.

 

Um turista pretende visitar três dos destinos listados, sendo que sua primeira parada será o Museu do Café, e os outros dois destinos serão escolhidos de forma aleatória.

 

O número máximo de roteiros diferentes, levando em conta a ordem de visitação aos pontos turísticos, corresponde a

(A) 15.

(B) 30.

(C) 36.

(D) 42.

(E) 210.

 

Resolução

 

Dado que o primeiro destino é fixo (Museu do Café), o turista precisa escolher mais dois destinos entre os seis restantes. A ordem de visitação importa, o que significa que estamos lidando com um problema de permutação sem repetição.

 

Para calcular o número de maneiras de escolher 2 destinos dentre 6, usamos a fórmula de permutação

Onde n é o número total de opções e K o número de opções a ser escolhido.

 

Neste caso, n = 6 (seis destinos possíveis após visitar o Museu do Café) e k = 2 (dois destinos a serem escolhidos).

 

Então, o cálculo é

 

Portanto, existem 30 roteiros diferentes possíveis.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(B) 30.

 

Questão 44

 

Considere o mapa.

 

 

Vamos supor que a equipe de futebol da Ferroviária de Araraquara irá disputar uma partida de futebol amistosa contra a equipe do Paulista de Jundiaí no estádio deste.

 

O avião que transportará a equipe de Araraquara voará deste município, em linha reta, em direção ao município de Jundiaí no sentido

(A) Noroeste.

(B) Nordeste.

(C) Sudoeste.

(D) Sudeste.

(E) Norte.

 

Resolução

 

Para resolver esta questão, é necessário analisar a posição relativa das cidades de Araraquara e Jundiaí no mapa do estado de São Paulo. O mapa indica que Araraquara está localizada a noroeste de Jundiaí. Quando um avião se desloca de Araraquara para Jundiaí, ele deve voar em uma direção que é o oposto da localização de Araraquara em relação a Jundiaí, ou seja, deve voar para o sudeste.

 

Analisando as alternativas:

(A) Noroeste. Esta opção é INCORRETA porque Araraquara está a noroeste de Jundiaí, não o contrário.

(B) Nordeste. Esta opção é INCORRETA porque indica uma direção oposta à correta.

(C) Sudoeste. Esta opção é INCORRETA porque Jundiaí está a sudeste de Araraquara, não a sudoeste.

(D) Sudeste. Esta opção é CORRETA porque é a direção de Araraquara para Jundiaí, considerando a posição geográfica das duas cidades no mapa.

(E) Norte. Esta opção é INCORRETA porque não é a direção correta entre as duas cidades.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(D) Sudeste.

 

Questão 45

 

Dados do relatório de inteligência turística do estado de São Paulo, de novembro de 2022, resumem a avaliação dos turistas que visitaram alguns de seus municípios. No quadro, apresentam-se certos destinos e suas avaliações realizadas em dois sites. Nessa escala, o seria a pior avaliação e 5, a melhor.

 

fonte dos dados: <https://tinyurl.com/yckj57ja> Acesso em: 09.03.2023. Adaptado.

 

De acordo com os dados apresentados, é correto afirmar que o destino turístico que possui a melhor avaliação média, considerando os dois sites, é

(A) Aparecida.

(B) Campos do Jordão.

(C) Eldorado.

(D) Ilhabela.

(E) Olímpia.

 

Resolução

 

Para encontrar o destino turístico com a melhor avaliação média, precisamos calcular a média das avaliações de cada destino nos dois sites e compará-las. A média é calculada somando as duas avaliações e dividindo o resultado por dois.

 

Comparando as médias calculadas, podemos ver que Aparecida tem a maior média de avaliação com 4,63.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(A) Aparecida.

 

Questão 46

 

As estâncias hidrominerais possuem fontes de águas minerais, com cachoeiras e rios, sendo uma opção de passeio no estado de São Paulo.

Na região centro-oeste do estado, fica Águas de Santa Bárbara e, perto de Minas Gerais, Águas da Prata. No Parque Estadual de Águas da Prata, a água é tida como a mais radioativa das Américas. Essa radiação, contudo, não faz mal, já que possui propriedades medicinais.

<https://tinyurl.com/8pcdtth> Acesso em: 01.03.23. Adaptado.

 

O produto dessas fontes, a água mineral, é um exemplo de

(A) substância composta.

(B) substância simples.

(C) substância pura.

(D) mistura destilada.

(E) mistura.

 

Resolução

 

Água mineral é caracterizada pela presença de sais minerais e outras substâncias dissolvidas, o que a diferencia da água pura, composta apenas por moléculas de H2O. A presença dessas substâncias dissolvidas faz da água mineral uma mistura e não uma substância pura. Uma substância pura tem composição química invariável e propriedades características constantes, enquanto uma mistura é composta por duas ou mais substâncias diferentes que mantêm suas propriedades individuais.

<https://tinyurl.com/8pctdtht> Acesso em: 01.03.23. Adaptado.

 

Analisando as opções:

(A) Substância composta. INCORRETA, pois uma substância composta é formada por átomos de dois ou mais elementos quimicamente combinados em proporção fixa, o que não é o caso da água mineral.

(B) Substância simples. INCORRETA, já que substâncias simples são formadas por um único tipo de átomo.

(C) Substância pura. INCORRETA, pois a água mineral é uma mistura de várias substâncias.

(D) Mistura destilada. INCORRETA, porque a água mineral não é uma mistura destilada; é uma mistura que vem da natureza com várias substâncias dissolvidas.

(E) Mistura. CORRETA, pois a água mineral é uma mistura de água com diversas outras substâncias dissolvidas, como sais minerais e gases.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) mistura.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 47

 

Ao subir ou descer uma serra, como quando se viaja entre Santos e Paranapiacaba (distrito de Santo André, no alto da Serra do Mar), é bastante comum sentir a orelha entupir ou escutar sons abafados. Esse fenômeno, chamado autófonia, decorre da mudança de altitude. Quando a pressão atmosférica muda, é necessário que a pressão da orelha média se iguale à do meio externo. Em situações em que ocorre mudança rápida de pressão, é necessário um tempo para que as pressões se igualem e, enquanto isso não ocorre, sentimos a orelha entupir.

Sabendo que a pressão atmosférica é inversamente proporcional à altitude, ao partir de Paranapiacaba em direção ao Porto de Santos, podemos sentir a orelha entupir porque a altitude __(I)__ e, por isso, a pressão da orelha média irá __(II)__ em relação ao seu valor no início da viagem.

 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

 

Resolução

 

Para resolver esta questão, devemos compreender a relação entre altitude e pressão atmosférica. Quando a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui e vice-versa. Paranapiacaba está em uma altitude maior do que o Porto de Santos. Portanto, ao descer da serra em direção ao Porto de Santos, a altitude diminui.

Com a diminuição da altitude, a pressão atmosférica aumenta. Consequentemente, a pressão no ouvido médio, que estava equilibrada com a alta altitude (e menor pressão atmosférica), agora é menor do que a pressão atmosférica ao nível do mar, causando a sensação de ouvido entupido até que as pressões se igualem.

 

Assim, a alternativa CORRETA é:

 

Questão 48

 

Multicampeã pela Seleção Brasileira Feminina, duas vezes medalhista de prata nos jogos Olímpicos e com diversas taças importantes no currículo — como Libertadores e Copa do Brasil — Cristiane, nascida em 1985, no município de Osasco, região metropolitana de São Paulo, e atualmente jogadora do Santos, avalia a situação do futebol feminino no Brasil como “muito melhor” do que antigamente.

 

“Comecei no futebol de rua, somente com meninos — não tinha menina — com muito preconceito. Não tinha oportunidades, porque minha família não tinha condições financeiras, meu pai era caminhoneiro, minha mãe empregada doméstica, nós morávamos no quintal da minha avó. Graças a um vizinho meu, que me apadrinhou na infância, eu tive a condição de ir para uma escolinha e comprar material. Eu olho tudo isso que foi construído para as meninas poderem aproveitar aquilo que a gente batalhou muito para ter. É um orgulho muito grande”.

<https://tinyurl.com/4j66unk3> Acesso em: 01.03.2023. Adaptado.

 

Segundo o texto,

(A) a presença de meninas nas partidas de futebol de sua infância foi o impulso necessário para o alto rendimento da atleta na vida adulta.

(B) o futebol feminino gozava de melhores condições no passado, pois as meninas eram aceitas nas partidas dos meninos.

(C) a atleta enfrentou dificuldades relacionadas às condições financeiras de sua família e ao fato de que, em sua infância, não havia muitas meninas com quem pudesse jogar.

(D) a atleta considera o futebol profissional um esporte democrático, pois, sem condições financeiras e sem ajuda, ela encontrou facilidade para praticá-lo.

(E) para ser bem sucedida no esporte que escolheu, bastou a atleta acreditar em seu potencial e se empenhar nos treinos.

 

Resolução

 

Analisando as informações do texto, percebe-se que Cristiane descreve um cenário de dificuldades no início de sua trajetória no futebol. Ela menciona que começou jogando futebol de rua apenas com meninos e que havia muito preconceito, além de dificuldades financeiras na família que poderiam impedir seu acesso ao esporte. A jogadora destaca a falta de oportunidades e a ausência de outras meninas com quem jogar, assim como a ajuda de um vizinho que a apadrinhou e possibilitou que ela fosse para uma escolinha de futebol e comprasse o material necessário.

Não há indicação de que as meninas eram aceitas nas partidas dos meninos ou que o futebol feminino tinha melhores condições no passado (B), nem que o futebol profissional foi considerado democrático por ela (D), ou que apenas acreditar em seu potencial foi suficiente para seu sucesso (E). A alternativa (A) também é incorreta porque não foi mencionado que a presença de meninas nas partidas de futebol em sua infância foi o impulso para o alto rendimento na vida adulta.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(C) a atleta enfrentou dificuldades relacionadas às condições financeiras de sua família e ao fato de que, em sua infância, não havia muitas meninas com quem pudesse jogar.

 

Questão 49

 

Uma das principais atrações turísticas da cidade de Boituva, no estado de São Paulo, é o passeio de balão de ar quente. O princípio de funcionamento desses balões está relacionado ao aumento ou à diminuição da densidade média do balão resultantes do resfriamento ou do aquecimento do ar em seu interior, respectivamente.

Dessa forma, para iniciar um passeio, o balonista deve __(I)__ o ar no interior do balão. Assim, o ar irá se __(II)__, __(III)__ a densidade média do balão e, consequentemente, fazendo-o subir.

 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

 

Resolução

 

O funcionamento de um balão de ar quente é explicado pelo princípio de flutuabilidade, o qual é regido pela Lei de Arquimedes e relacionado com a densidade do fluido (neste caso, o ar) dentro e fora do balão. Para que o balão suba, é necessário que o ar dentro dele seja menos denso que o ar externo, criando uma força de empuxo para cima.

(I) Para diminuir a densidade do ar dentro do balão, o balonista deve aquecer o ar. O aquecimento do ar faz com que suas moléculas se movimentem mais rapidamente e se afastem umas das outras, o que diminui a densidade.

(II) Quando o ar é aquecido, ele se expande devido ao aumento da energia cinética das moléculas, que se afastam umas das outras, ocupando um volume maior.

(III) Ao expandir, o ar aquecido dentro do balão tem sua densidade diminuída em comparação com o ar frio externo. A diminuição da densidade é o que permite que o balão suba, pois o ar mais quente e menos denso sobe através do ar mais frio e mais denso ao redor do balão.

 

Com isso, a alternativa que completa corretamente as lacunas é a (A), pois quando o balonista aquece o ar, ele se expande e, ao se expandir, a densidade média dentro do balão diminui.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

  1. aquecer, expandir, diminuindo.

 

Questão 50

 

Nos quadrinhos dados, o humor é utilizado para criticar o uso constante de alguns recursos tecnológicos que podem levar à perda da autonomia.

 

<https://tinyurl.com/mrzfa2dc> Acesso em: 03.03.2023. Original colorido.

Uma atitude possível para combater esse processo na sociedade atual é

(A) a utilização do celular como ferramenta de comunicação por todos, garantindo, assim, igualdade entre os indivíduos.

(B) a substituição do celular por computadores pessoais portáteis, já que oferecem mais recursos de verificação de informação.

(C) o ensino da resiliência nas escolas, pois o entendimento da realidade do próximo acarreta a necessidade de contatos interpessoais virtuais e físicos.

(D) o uso constante de linguagem informal e acessível, pois o desconhecimento linguístico impede a construção de uma comunicação efetiva da internet.

(E) a valorização do autoconhecimento e do senso crítico, competências capazes de gerar um indivíduo questionador, atento à realidade e independente.

 

Resolução

 

Na tirinha apresentada, observa-se uma crítica ao comportamento de dependência em relação à tecnologia, especificamente à ansiedade gerada pela falta de acesso imediato à internet. Uma personagem menciona um fungo que controla o comportamento de formigas, fazendo uma analogia ao controle que a tecnologia exerce sobre os humanos. A outra personagem, ao perceber que perdeu a conexão Wi-Fi, imediatamente se desespera e sai em busca de sinal, ilustrando a perda de autonomia e a dependência tecnológica.

 

Analisemos as alternativas:

(A) A simples utilização do celular por todos não combate a dependência tecnológica, nem a perda de autonomia.

(B) Substituir um dispositivo tecnológico por outro não aborda a questão da dependência tecnológica e da perda de autonomia.

(C) O ensino da resiliência poderia ajudar a lidar melhor com a ausência da tecnologia, mas a alternativa se foca no entendimento da realidade do próximo e a necessidade de contatos interpessoais, não abordando diretamente a questão da autonomia em relação à tecnologia.

(D) O uso de linguagem informal e acessível é irrelevante para a discussão sobre dependência tecnológica.

(E) A valorização do autoconhecimento e do senso crítico se alinha com o combate à perda de autonomia. O desenvolvimento de competências como o questionamento e a atenção à realidade são essenciais para que os indivíduos não se tornem dependentes ou controlados pela tecnologia, assim como o fungo controla as formigas na tirinha.

 

Portanto, a alternativa que propõe uma atitude possível para combater a perda de autonomia diante do uso constante de tecnologia é a valorização do autoconhecimento e do senso crítico, que permite a um indivíduo ser questionador e independente.

 

Portanto, a alternativa CORRETA é:

(E) a valorização do autoconhecimento e do senso crítico, competências capazes de gerar um indivíduo questionador, atento à realidade e independente.

 

O maior material já criado para vestibulinhos! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

Posts recentes