Simulado online do IBGE

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Simulado online do IBGE

Você sabia que treinar com as provas é uma das melhores formas de estudar para o concurso do IBGE? Por isso reunimos alguns exercícios fundamentais para te ajudar na preparação da prova.

Neste post o foco será no simulado para a vaga de Analista e você encontrará também:

  • Lista de provas anteriores no formato PDF para baixar gratuitamente;
  • Dicas para realizar o simulado;
  • Simulado online – 70 questões para testar seus conhecimentos.

Por isso se você está com foco nos estudos para passar neste certame, venha fazer o Simulado Online para o Concurso do IBGE.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores dos maiores concursos

Baixe as provas anteriores dos maiores concursos do Brasil. São materiais em PDF com gabarito para você estudar e se preparar desde já. Esses arquivos serviram de base para a elaboração desse artigo e de todos os nossos materiais de estudo.

 

Como foi feito esse simulado do concurso do IBGE?

Esse simulado foi feito com questões de provas anteriores do IBGE, com o objetivo de te ajudar a vivenciar uma experiência real e que vai testar seus conhecimentos.

São 70 questões de múltipla escolha, selecionadas e organizadas da mesma forma que ocorrem com as provas do IBGE. Serão as mesmas disciplinas que fazem parte dos concursos recorrentes:

  • Língua Portuguesa – 15 questões;
  • Língua Inglesa – 10;
  • Raciocínio Lógico Quantitativo – 10;
  • Conhecimento Específico – 35;

 

É uma excelente opção de exercício para quem deseja aquecer a mente antes do Dia D.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do concurso do IBGE

Antes de fazer o exame, aproveite para baixar as provas anteriores do IBGE. Elas serviram de base para a elaboração desse simulado e serão essenciais para seus próximos estudos, prepare-se para o download.

 

2022

Agente Censitário Municipal e Supervisor

 

2019

Agente Censitário Municipal e Supervisor | Recenseador

 

Confira as demais provas anteriores acessando aqui.

 

Instruções para a realização do simulado do concurso do IBGE

  • Você tem no máximo 4h para concluir esse Simulado Online para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO);
  • Não vale consultar a internet ou os livros;
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas;
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! Só depois compare suas respostas com o gabarito ;
  • Boa prova!

 

Começando o simulado online do concurso do IBGE

CONHECIMENTOS BÁSICOS

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Contra o estigma da pobreza

O livro ‘Vozes do Bolsa Família – Autonomia, dinheiro e cidadania’ traz pesquisa que mergulha no universo dos beneficiários do programa do governo.

Durante os protestos de junho, alguns cartazes
pediam a revogação do direito de voto dos beneficiários
do programa Bolsa Família (BF). Tratava-se de um
eco dos preconceitos veiculados nas redes sociais
⁵ depois das eleições de 2010, segundo os quais
Dilma só se elegera por causa dos votos das famílias
beneficiárias, alegação fartamente desmontada
por analistas eleitorais. É provável, contudo, que
o BF tenha contribuído para a perda de influência
¹⁰ de políticos que aproveitavam a dependência de
eleitores extremamente pobres para formar clientelas
com favores eventuais e personalizados, financiados
com recursos públicos. O caráter universalista e
regular do BF despersonifica o benefício e o transfere
¹⁵ do registro da caridade pessoal para o campo da
institucionalidade de Estado.
A desinformação não se restringe ao campo das
paixões políticas. Empresários já manifestaram a
opinião de que o BF reduz a procura por empregos
e dificulta a contratação, como se desconhecessem
²⁰ que o valor máximo do benefício é bem inferior ao
salário mínimo e que quase metade dos beneficiários
é de trabalhadores por conta própria. Alguns estudos
mostram, ao contrário, que o BF tem um efeito muito
²⁵ positivo sobre o emprego, ao animar mercados locais
de bens e serviços de baixa renda. Também há
indícios de que o programa contribuiu para a redução
da migração de regiões pobres para grandes cidades,
mas o deficit de capacitação dos beneficiados não lhes
³⁰ permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo,
pela indústria paulista caso forçados à migração.[…] Os autores do livro Vozes do Bolsa Família…partem
da hipótese de que os mitos que culpam o acaso ou
os próprios pobres pela pobreza secular herdada
³⁵ legitimam a indiferença dos ricos e humilham os
pobres até levá-los à resignação ou, mais raramente,
à violência. No Brasil, o predomínio de uma visão
liberal que culpa os pobres por sua pobreza tem
raízes históricas profundas. Seus antecedentes
⁴⁰ são os estereótipos que taxaram homens livres e
pobres como vagabundos depois da Abolição, e que
estigmatizavam o escravo como preguiçoso, leniente,
lascivo e que, portanto, só trabalharia sob a coerção
mais absoluta.
⁴⁵ A força dos estigmas produziu várias
consequências políticas. Primeiro, vetou ou limitou
políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais
que reproduzem a pobreza. Esses arranjos resultam
da privação histórica do acesso à terra, à moradia e
⁵⁰ a oportunidades de capacitação política, econômica
e educacional de grande maioria da população
brasileira. Segundo, legitimou ações que mitigavam
os efeitos da pobreza através da caridade, mantida
no registro do favor a quem é culpado por seu próprio
⁵⁵ destino e, paradoxalmente, incapacitado de mudá-lo.
Terceiro, emudeceu os pobres que internalizaram a
imagem depreciativa e os colocou em situação de
dependência pessoal do favor, enfraquecidos como
sujeitos de direitos e incapacitados de mudar sua
⁶⁰ situação. Enfim, a ausência de reparação institucional,
a carência de capacitações e a internalização
da humilhação se reforçaram mutuamente para
reproduzir a pobreza.
O BF, por sua vez, transfere o registro da pobreza
⁶⁵ (e sua atenuação) do campo da caridade pessoal
para a esfera da responsabilidade institucional e do
direito à cidadania substantiva, ou seja, parte do
reconhecimento institucional de uma dívida social
e inicia o processo de habilitação de cidadãos. É
⁷⁰ diferente do assistencialismo tradicional porque,
primeiro, assegura regularmente o atendimento de
necessidades básicas sem as quais qualquer direito
à cidadania é puramente formal. Segundo, exige a
contrapartida da frequência escolar e, de fato, reduz
⁷⁵ o trabalho infantil, a repetência e a baixa escolaridade
nas famílias beneficiadas, um arranjo central da
reprodução da pobreza e subcidadania. Terceiro, a
transferência de dinheiro aumenta a responsabilidade
individual e confere uma autonomia mínima antes
⁸⁰ desconhecida pelas mães beneficiárias.[…] Os autores defendem que a ampliação dos
direitos de cidadania seria reforçada se as prefeituras
não se limitassem a cadastrar as beneficiárias mas
criassem canais de interlocução e controle social do
⁸⁵ programa. Afinal, o BF não assegura nem a solução
do problema da pobreza nem a formação de uma
cultura de cidadania ativa, embora seja o primeiro
passo indispensável para ambas. Seu principal
efeito, argumentam, não é o de superar o círculo
⁹⁰ vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso
dos direitos, em que a expansão de um direito dá
origem a reivindicações por outros direitos, em
uma luta pelo reconhecimento da legitimidade de
novas expectativas. Se estiverem certos, os filhos
⁹⁵ das famílias beneficiárias não apenas terão mais
capacitações que os pais para cruzar as portas de
saída do programa. Nos protestos de rua e de campo
no futuro, portarão os cartazes que os pais estiveram
incapacitados de escrever.

BASTOS, P.P.Z. Contra o estigma da pobreza. Carta Capital.
Disponível em:<http://www.cartacapital.com.br/economia/vozes-
-da-pobreza-1525.html>. Acesso em: 26 set. 2013. Adaptado.

 

Questão 01

(Fundação Cesgranrio – IBGE)  A referência a alguns cartazes presentes nas manifestações de junho deste ano, no primeiro parágrafo, tem como objetivo acentuar a seguinte contribuição do livro resenhado:

(A) propor compreensão acerca dos principais movimentos da juventude pobre.
(B) responder a um conjunto de visões consideradas preconceituosas sobre a pobreza.
(C) enfatizar a exclusão de setores populares em decorrência do analfabetismo.
(D) indicar o choque de gerações vivenciado entre beneficiários do Bolsa Família.
(E) ressaltar a necessidade da ampliação de vagas nas escolas públicas de periferia

 

Questão 02

(Fundação Cesgranrio – IBGE) As características apontadas pelo texto como principais
para assegurar a institucionalização do Bolsa Família são o

(A) atendimento universal e a regularidade do benefício
(B) pagamento de dívida social e o assistencialismo pontual
(C) reforço dos mercados locais e o incentivo à migração
(D) combate à corrupção e a mobilização eleitoral
(E) cadastramento personalizado e o predomínio da visão liberal

 

Questão 03

(Fundação Cesgranrio – IBGE) De acordo com o autor do texto, um efeito do Bolsa Família no processo eleitoral pode ter sido o seguinte:

(A) sucesso garantido da candidata do governo que o instituiu como política.
(B) ampliação das bases de sustentação da bancada ruralista no Congresso.
(C) perda de influência daqueles que se aproveitam da pobreza extrema.
(D) inclusão de setores vulneráveis no programa em troca de apoio irrestrito.
(E) manutenção da lógica do clientelismo na contratação de cabos eleitorais.

 

Questão 04

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Uma das vantagens apontadas pelo livro resenhado no
texto, em relação ao funcionamento do programa BF, é a responsabilização individual, que teria a possibilidade de romper arranjos estruturais de reprodução da pobreza através das gerações.

Dois elementos primordiais, presentes no 5º parágrafo, que garantem essa reprodução são:

(A) pouca aptidão para o trabalho e informalidade
(B) violência no campo e resignação pessoal
(C) voto de cabresto e descrença individual
(D) baixa escolaridade e trabalho infantil
(E) favorecimento eleitoral e desinformação

 

Questão 05

(Fundação Cesgranrio – IBGE) A estratégia utilizada na defesa do ponto de vista exposto
no quarto parágrafo pode ser sintetizada da seguinte forma:

(A) sustentação de ideia geral baseada em evidências
(B) narrativa histórica de casos pessoais
(C) apoio na apresentação de ideias contraditórias
(D) explicitação de hipóteses plausíveis e alternativas
(E) elaboração de um dilema a partir de enumeração

 

Questão 06

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Em “Segundo, legitimou ações que mitigavam os efeitos
da pobreza através da caridade, mantida no registro do favor” (. 52-54), a palavra em destaque pode ser substituída, mantendo o sentido global da frase, por:

(A) acreditavam
(B) intensificavam
(C) atribuíam
(D) rejeitavam
(E) abrandavam

 

Questão 07

(Fundação Cesgranrio – IBGE) No trecho “estigmatizavam o escravo como preguiçoso,
leniente, lascivo e que, portanto, só trabalharia sob a coerção mais absoluta” (. 42-44), a forma verbal destacada tem o papel de

(A) reiterar a polidez própria ao gênero textual adotado.
(B) indicar um fato histórico considerado provável pelo autor.
(C) manifestar um distanciamento do autor em relação ao conteúdo.
(D) ressaltar frequência na circulação de imagens negativas.
(E) destacar a duração pontual de uma ação no passado.

 

Questão 08

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Um exemplo do texto em que a palavra destacada estabelece sentido de hipótese está em:

(A) “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência de políticos.” (. 8-10)
(B) “o deficit de capacitação dos beneficiados não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração.” (. 29-31)
(C) “e que, portanto, só trabalharia sob a coerção mais absoluta.” (. 43-44)
(D) “o BF não assegura nem a solução do problema da pobreza nem a formação de uma cultura de cidadania ativa, embora seja o primeiro passo indispensável para ambas.” (. 85-88)
(E) “Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar o círculo vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso dos direitos, em que a expansão de um direito dá origem a reivindicações por outros direitos.” (. 88-92)

 

Questão 09

(Fundação Cesgranrio – IBGE) No trecho “Seus antecedentes são os estereótipos que
taxaram homens livres e pobres como vagabundos depois da Abolição, e que estigmatizavam o escravo como preguiçoso” (. 39-42), o vocábulo destacado estabelece
vínculo entre a palavra “antecedentes” e uma expressão que a precede.

Essa expressão é:

(A) os autores
(B) o acaso
(C) pobreza secular
(D) indiferença dos ricos
(E) predomínio de uma visão liberal

 

Questão 10

(Fundação Cesgranrio – IBGE) A língua oferece recursos de criação de palavras que, embora não constem dos dicionários, servem para expressar noções novas, muitas vezes agregando um julgamento ou opinião, a partir da palavra que serviu de base.

O exemplo do texto que configura esse tipo de criação, voltado para a construção de uma crítica, está em:

(A) beneficiárias (. 7)
(B) universalista (. 13)
(C) capacitação (. 29)
(D) subcidadania (. 77)
(E) legitimidade (. 93)

 

Questão 11

(Fundação Cesgranrio – IBGE) A expressão isolada por vírgula é empregada claramente
para reforçar um ponto de vista do autor do texto no seguinte exemplo:

(A) “Durante os protestos de junho, alguns cartazes pediam a revogação do direito de voto dos beneficiários do programa Bolsa Família” (. 1-3)
(B) “não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração” (. 29-31)
(C) “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais que reproduzem a pobreza” (. 46-48)
(D) “Enfim, a ausência de reparação institucional, a carência de capacitações e a internalização da humilhação se reforçaram mutuamente para reproduzir a pobreza”
(. 60-63)
(E) “exige a contrapartida da frequência escolar e, de fato, reduz o trabalho infantil” (. 73-75)

 

Questão 12

(Fundação Cesgranrio – IBGE) “Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar”
(. 88-89).

No exemplo acima, a oração intercalada em destaque tem a função de assinalar que a(o)

(A) fala não pertence ao autor
(B) afirmação exige ressalva
(C) explicação é indispensável
(D) raciocínio parte da observação
(E) argumento não é decisivo

 

Questão 13

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O mecanismo da concordância verbal contribui para a coesão e para o entendimento dos textos, porque garante que os termos a que se referem os verbos possam ser facilmente resgatados pelo leitor, mesmo quando enunciados em períodos diferentes.

O exemplo do texto em que a concordância permite identificar o sujeito de um verbo, presente em outro período, é:

(A) “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência” (. 8-9)
(B) “Também há indícios” (. 26-27)
(C) “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais” (. 46-47)
(D) “a transferência de dinheiro aumenta a responsabilidade individual” (. 77-79)
(E) “os cartazes que os pais estiveram incapacitados de escrever” (. 98-99)

 

Questão 14

(Fundação Cesgranrio – IBGE) A construção do sentido do trecho abaixo se apoia em um
jogo de palavras que envolve os complementos verbais destacados.
“Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar o círculo vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso dos direitos” (. 88-91)
Nesses complementos, o núcleo (“círculo”) é idêntico, enquanto os adjuntos adnominais são diferentes.

Essa diferença sugere principalmente uma oposição entre sentidos caracterizados como:

(A) negativo x positivo
(B) abstrato x concreto
(C) possível x utópico
(D) coletivo x individual
(E) passado x presente

 

Questão 15

(Fundação Cesgranrio – IBGE) As proparoxítonas recebem, por regra, acento gráfico.

Um exemplo de palavra do texto acentuada por esse motivo é:

(A) contribuído
(B) caráter
(C) através
(D) hipótese
(E) indispensável

 

LÍNGUA INGLESA

 

Text I

Better Living Standards

April 16, 2013

Despite discussion to the contrary, the best
available economic evidence suggests that
immigration expands the economic opportunities and
incomes of Americans and helps reduce the budget
⁵ deficit.
Recent research suggests that immigration raises
wages and lowers prices for consumers throughout
the economy. For American business owners,
immigrants are both new sources of customers and
¹⁰ employees, helping to expand production using
American resources and know-how in sectors ranging
from farming to technology. For American workers,
the data suggest that rather than competing for
identical jobs, immigrants tend to work alongside and
¹⁵ in support of American workers, creating more and
better job opportunities.
Results from recent cutting-edge economics
research on the impact of immigration on wages
show small but positive effects of immigration on
²⁰ American wages as a whole. The evidence becomes
more mixed, though, when looking at specific groups
of workers. While some studies show large negative
impacts of immigration on low-skill workers, other
estimates find that immigration raises the wages of
²⁵ all US workers, regardless of education. As further
evidence supporting the second set of findings, one
study that examines a period of rapid immigration
finds that immigrants do not cause declines in wages,
even among less-skilled residents.
³⁰ Most studies also find that over time immigrants
improve the finances of programs like Social Security
and can actually help reduce the budget deficit.
And these are only the direct measured effects
of immigration on individual wages, employment and
³⁵ the budget. Immigrants, particularly higher-skilled
immigrants, start more businesses and participate
in scientific and other research at higher rates than
native-born Americans. These other findings hint
at additional potential benefits of more immigration,
⁴⁰ including increases in innovation that could help
boost overall economic growth. The high fraction
of innovative Silicon Valley start-ups founded by
immigrants are an important example of this point.
These potential additional boosts to economic
⁴⁵ growth are not necessary to make a case for more
immigration. The evidence on the direct effects of
immigration — higher wages, lower prices and net
taxes — shows that immigration raises standards of
living for Americans.

Text II

Comments from readers of Text I

1. April 17, 2013 at 7:03 p.m., Florianopolis – SC – Brasil

Comment sent by U. N.

The experience of field research in LA while living
in the US gave me two insights in support of the thesis
defended by the researchers.
First, even poor campesinos from El Salvador
⁵ can prosper in the US. They send their kids to school,
learn English as a second language, start a small
business or do work shunned by Americans.
The question is why a poor El Salvadorean can
become a valuable citizen in the US and not in his
¹⁰ native country? The US economic and social systems
are set up to provide opportunity for immigrants to
prosper. Immigration is the engine of growth and
prosperity of the American economy.
The second argument is counter factual.
¹⁵ Countries closed to immigration lag behind those
opened to foreign skill and knowledge. Take the case
of Brazil. In the 19th century, many predicted Brazil
would become a world power along with the US.
The US became a major world superpower and
²⁰ Brazil continues to be an emerging market with a
sub par educational system and illiterate population.
There are many reasons and factors that could
explain Brazil’s backwardness. One, however, stands
out. The country is closed to immigration, even badly
²⁵ needed high skilled foreign professionals in dynamic
sectors of the economy.
The Brazilian economy in 2013 is stagnated
with the lowest rate of labor productivity among the
BRICS. Lack of qualified foreign workers + poor
³⁰ quality of schools are the MAIN factor preventing
Brazil to become a developed country in this century.

 

2. April 17, 2013 at 9:42 a.m., Dover – NJ – USA

Comment sent by T. McK.

I really wish these writers would look at real jobs
and real industries. However the data looks overall,
certain jobs that were once routinely done by lower
³⁵ middle class workers, such as gardening, waiting at
table, construction labor and so on, are almost all
done by immigrants, especially illegals. And part of
the reason is the poor enforcement of wage laws,
and the existence of a cash economy. It may be that
⁴⁰ these jobs are now forever changed, but since we
have such poor opportunities for the working class,
it seems a shame to lose a class of work that had
formerly been available.
For decades now, the elites (economists
⁴⁵ and social thinkers of all sorts) have told us that
globalization will bring benefits. And it has, to them.
But we have lost much of what provided a way of life
for working folks, each time promising them that it will
get better.

 

3. April 17, 2013 at 9:22 a.m., Dayton – Ohio – USA

Comment sent by J. I.

⁵⁰ I don’t see how the authors’ data support their
case, in large part because they’ve neglected a
critical issue– precisely what kind of immigration are
we talking about?
If immigration law requires that immigrants be
⁵⁵ paid a fair wage, have the right to vote and enjoy legal
protections against abusive workplaces, and these
are truly enforced, then yes, it’s reasonable to expect
that immigrants would indeed boost living standards
for both native-born and immigrant Americans alike.
⁶⁰ But if immigrants are instead brought in as lowwage replacements for American workers, not allowed
the right to vote or forced to ten or more years to gain
it, and especially if employers have control over their
visas and work situations, then living standards are
⁶⁵ severely damaged for both immigrants and nativeborn Americans, that is for everyone but the 0.1% wealthiest Americans who benefit from cheap labor.

Available at: <http://www.nytimes.com/roomfordebate/2013/04/16/
the-economics-of-immigration/expanded-immigration-improvesliving-standards>. Access on: Sept. 4th, 2013. Adapted.

 

Questão 16

(Fundação Cesgranrio – IBGE) The author’s main claim in Text I is that

(A) higher standards of living in the US have attracted more immigrants from neighboring countries.
(B) American salaries have risen because of the lowskilled immigrants that have left the US.
(C) the increase of immigrant population in the USA has benefitted the economy and created more job opportunities.
(D) the additional influx of immigrant workers and professionals had a positive impact on the educational standards of Americans.
(E) more businesses and high-technology enterprises take advantage of undereducated workers moving into the US.

 

Questão 17

(Fundação Cesgranrio – IBGE) According to Text I, studies have NOT proved that

(A) high immigration rates lead to a decline in economic growth and affect the citizens’ standards of living by reducing the prices of goods.
(B) higher rates of immigration help support national welfare programs because the foreign population expands the share of contributors to these programs.
(C) wages are not reduced even when the country experiences high rates of immigrant populations in all educational levels.
(D) foreign professionals have set up many successful IT start-ups and integrated research projects contributing to scientific development.
(E) more innovation efforts are seen in the economy when a large number of high-skilled professionals are attracted to the country.

 

Questão 18

(Fundação Cesgranrio – IBGE) In the excerpt of Text I: “other estimates find that
immigration raises the wages of all US workers, regardless of education” (lines 23-25), regardless of, is substituted, without change in meaning, by

(A) as a result of
(B) because of
(C) except for
(D) despite
(E) due to

 

Questão 19

(Fundação Cesgranrio – IBGE) In Texts I and II, in terms of reference, one notices that

(A) other (Text I, line 23) refers to impacts (Text I, line 23).
(B) these (Text I, line 33) refers to programs (Text I, line 31).
(C) them (Text II, line 46) refers to working folks (Text II, line 48).
(D) it (Text II, line 48) refers to way of life (Text II, line 47).
(E) these (Text II, line 56) refers to workplaces (Text II, line 56).

 

Questão 20

(Fundação Cesgranrio – IBGE) In Texts I and II, in terms of meaning, one notices that

(A) cutting-edge (Text I, line 17) and vanguard convey opposite meanings.
(B) further (Text I, line 25) and additional have equivalent meanings.
(C) actually (Text I, line 32) and nowadays are synonyms.
(D) boost (Text I, line 41) and raise are antonyms.
(E) sub par (Text II, line 21) and extraordinary express similar ideas.

 

Questão 21

(Fundação Cesgranrio – IBGE) In Text II, the sentence that expresses the idea of absolute
certainty in the future is

(A) “even poor campesinos from El Salvador can prosper in the US” (lines 4-5)
(B) “many predicted Brazil would become a world power” (lines 17-18)
(C) “There are many reasons and factors that could explain Brazil’s backwardness” (lines 22-23)
(D) “It may be that these jobs are now forever changed” (lines 39-40)
(E) “globalization will bring benefits” (line 46)

 

Questão 22

(Fundação Cesgranrio – IBGE) In the excerpts of Text II: “The US economic and social systems are set up to provide opportunity for immigrants to prosper” (lines 10-12) and “if immigrants are instead brought in as low-wage replacements for American workers” (lines 60-61) set up and brought in mean, respectively,

(A) established – introduced
(B) ignored – incorporated
(C) organized – discarded
(D) forbidden – eliminated
(E) created – returned

 

Questão 23

(Fundação Cesgranrio – IBGE) In the excerpt of Text II: “living standards are severely
damaged for both immigrants and native-born Americans, that is for everyone but the 0.1% wealthiest Americans who benefit from cheap labor” (lines 64-67), that is
introduces a(n)

(A) contrast
(B) solution
(C) hypothesis
(D) addition
(E) explanation

 

Questão 24

(Fundação Cesgranrio – IBGE) U.N., who wrote Comment 1 in Text II, defends that

(A) a country becomes a superpower when it takes up in its workforce more qualified immigrant professionals and rejects unskilled workers.
(B) low-skilled immigrants to the US find more opportunities to prosper than they would in their countries of origin.
(C) Brazil is still an emerging country because it has closed its doors to immigration of unskilled workers from South American countries.
(D) Brazil offers its immigrant population appropriate educational conditions to become valuable citizens.
(E) Brazil’s illiterate population and El Salvador’s immigrants to the US have no opportunity to prosper and help the countries’ economic growth.

 

Questão 25

(Fundação Cesgranrio – IBGE) When relating the ideas in Text I with those in Text II, one
concludes that the

(A) author of Comment 1, U.N., has a view that is contrary to that manifested by the author of Text I in terms of a country’s economic standards.
(B) author of Comment 2, T. McK, supports the argument on the relation between economic growth and foreign workforce exposed in Text I.
(C) author of Comment 1, U.N., and the author of Comment 3, J.I., side with the author of Text I about immigration and economic development.
(D) authors of Comments 2 and 3, T. McK and J.I., respectively, oppose the view on the relation between economic development and rates of immigration expressed in Text I.
(E) three commentators agree with the perspective on the importance of immigration defended by the author of Text I.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO

 

Questão 26

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Aldo, Baldo e Caldo estavam assistindo ao jogo da seleção brasileira de futebol num bar. No jogo, o Brasil não tomou gol, e nenhum jogador brasileiro fez mais de um gol. No fim do jogo, Paulo entra no bar e pergunta quem fez gol pela seleção brasileira e obtém as seguintes respostas:
Aldo: Foi Pato ou Neymar.
Baldo: Foi Paulinho ou não foi o Pato.
Caldo: Foi Fred ou não foi o Neymar.
Paulo sabia que Fred não havia participado do jogo devido a uma lesão; que apenas os jogadores citados poderiam ter feito gol, e que Aldo, Baldo e Caldo falaram a verdade.

Quantos gols o Brasil fez no jogo?

(A) 0
(B) 1
(C) 2
(D) 3
(E) 4

 

Questão 27

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Sejam p1, p2, p3, p4, p5 e c proposições verdadeiras.
Assim, é FALSA

 

 

 

 

Questão 28

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Se os algarismos de 1 a 9 forem colocados, sem repetição, nos quadrados da Figura a seguir, de modo que a soma dos algarismos dispostos na horizontal seja 30 e a soma dos algarismos dispostos na vertical seja 22, qual é
o algarismo que ocupará o lugar do X?

(A) 3
(B) 4
(C) 5
(D) 6
(E) 7

 

Questão 29

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Arthur, Bernardo e Carlos são os novos recrutas de um
navio. As tarefas de cozinha e faxina serão atribuídas a dois deles e um ficará de folga. O capitão do navio pediu que cada um deles fizesse uma afirmação sobre as tarefas e as afirmações foram:
Arthur: Eu ficarei com a folga.
Bernardo: Eu não ficarei com a folga.
Carlos: Eu não farei faxina.
Ao ouvir as três afirmações, o capitão declarou que apenas um deles havia falado a verdade.

A atribuição correta das tarefas é

(A) Arthur – Cozinha; Bernardo – Folga; Carlos – Faxina
(B) Arthur – Folga; Bernardo – Cozinha; Carlos – Faxina
(C) Arthur – Faxina; Bernardo –Cozinha; Carlos – Folga
(D) Arthur – Faxina; Bernardo – Folga; Carlos – Cozinha
(E) Arthur – Folga; Bernardo – Faxina; Carlos – Cozinha

 

Questão 30

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Num concurso, cada um dos 520 candidatos inscritos fez
uma prova de português e uma de matemática. Para ser aprovado, o candidato deve ser aprovado em ambas as provas. O número de candidatos que foi aprovado em matemática é igual ao triplo do número de candidatos aprovados no concurso, e o número de candidatos aprovados em português é igual ao quádruplo do número de candidatos aprovados no concurso. O número de candidatos não aprovados em nenhuma das duas provas é igual a
metade do número de candidatos aprovados no concurso.

Quantos candidatos foram aprovados ao todo?

(A) 60
(B) 80
(C) 100
(D) 120
(E) 130

 

Questão 31

(Fundação Cesgranrio – IBGE)

 

Questão 32

(Fundação Cesgranrio – IBGE) De uma população de interesse, extrai-se uma amostra
aleatória de três elementos, cuja média é 8, a mediana é 7 e a amplitude total é 7.

O desvio padrão amostral é dado por

 

Questão 33

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Para se estimar a média de uma população com desvio
padrão 15, foi retirada uma amostra de tamanho n, obtendo-se o seguinte intervalo de confiança:

 

Questão 34

(Fundação Cesgranrio – IBGE)

 

Questão 35

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Uma população tem distribuição regida pela função de
densidade de probabilidade dada por

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

Questão 36

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Pedro é gerente financeiro da Empresa X que participa de
licitação para fornecer equipamentos para o município Y.
Após os trâmites de estilo, a empresa vem a ser declarada vencedora no certame. Ocorre que, antes da assinatura do contrato, é surpreendida com a notícia de suspensão do ato, pois a auditoria local identificou a existência de valores incompatíveis com o orçamento.

Nos termos da lei de responsabilidade fiscal, o(s)

(A) ordenador de despesas deve postular autorização da Corte de Contas para assinar todos os contratos.
(B) controle das despesas e receitas públicas está afeto somente à Lei de Diretrizes Orçamentárias.
(C) contrato licitado pode ser realizado, havendo previsão orçamentária e declaração do ordenador de despesas.
(D) gastos contratados mediante licitação não necessitam adequação orçamentária.
(E) limites orçamentários poderão ser extrapolados por autorização da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

Questão 37

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Quando ocorre o incentivo à participação popular e à
realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos orçamentos, a lei de responsabilidade fiscal está realizando o princípio da

(A) ampliação
(B) aquisição
(C) comunicação
(D) realidade
(E) transparência

 

Questão 38

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O Poder Executivo, imediatamente após a promulgação da
lei orçamentária e baseado nos limites fixados, aprovará um quadro de cotas orçamentárias da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar, mediante o(a)

(A) suprimento de fundos
(B) destaque de crédito
(C) repasse orçamentário e financeiro de desembolso
(D) cota orçamentária
(E) provisão de crédito orçamentário

 

Questão 39

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Nos termos do Sistema Integrado de Administração
Financeira do Governo Federal – SIAFI, a descentralização de recursos financeiros internos constitui-se na movimentação financeira intitulada

(A) cota financeira
(B) baixa financeira
(C) repasse financeiro
(D) provisão financeira
(E) sub-repasse financeiro

 

Questão 40

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Uma determinada prefeitura registrou a arrecadação do
IPTU após o fato gerador da receita orçamentária.

Desconsiderando a classificação quanto à natureza da informação, o lançamento feito pela prefeitura referente a esse fato contábil foi:

(A) D. Receita Realizada Orçamentária C. Receita Realizada
(B) D. Controle da Disponibilidade de Recursos C. Execução da Disponibilidade de Recursos
Disponibilidade por Destinação de Recursos
(C) D. Previsão Inicial da Receita Orçamentária C. Receita Realizada
(D) D. Créditos Tributários a Receber C. Créditos Tributários Recebidos
(E) D. Receita Realizada C. Previsão Inicial da Receita Orçamentária

 

Questão 41

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,
válido para exercício de 2013, na Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público no que se refere à Lógica do Registro Contábil e à natureza da informação das contas, estabelece que, nesse Plano de Contas, elas são classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam. Esse mesmo Plano de Contas está dividido em 8 classes, numeradas de 1 a 8.

Nesse contexto técnico, as contas com natureza da informação orçamentária são evidenciadas nas classes

(A) 1 a 4
(B) 5 e 6
(C) 5 e 8
(D) 6 e 7
(E) 7 e 8

 

Questão 42

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Na execução do trabalho de auditoria em um órgão
público, um auditor constatou que através de compra direta, o órgão solicitou a contratação de confecções de placas de sinalização.

Considerando somente as condições acima descritas, o órgão público, no que se refere ao documento fiscal e respectiva classificação da despesa orçamentária, deverá
documentar a operação com uma nota fiscal de

(A) venda e classificar a despesa orçamentária no elemento de despesa 30 – material de consumo.
(B) venda e classificar a despesa orçamentária no elemento de despesa 52 – material permanente.
(C) venda e classificar a despesa orçamentária no elemento de despesa 39 – serviços de terceiros.
(D) serviço e classificar a despesa orçamentária no elemento de despesa 30 – material de consumo.
(E) serviços e classificar a despesa orçamentária no elemento de despesa 51 – obras e instalações.

 

Questão 43

(Fundação Cesgranrio – IBGE) De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao
Setor Público, o sistema contábil consiste na estrutura das informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
O aludido sistema contábil é organizado em subsistemas de informações, com o objetivo de oferecer a seus usuários os produtos com as especificidades que eles demandam,
facilitando a extração dessas respectivas informações.

Nesse contexto, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), o sistema contábil público é estruturado nos seguintes
subsistemas:

(A) de Informações Orçamentárias; de Informações Patrimoniais, de Informações Financeiras; de Compensação
(B) de Informações Orçamentárias; de Informações Financeiras; de Custos; de Compensação
(C) de Informações Financeiras; de Informações Patrimoniais; de Custos; de Compensação
(D) de Informações Orçamentárias; de Informações Patrimoniais; de Custos; de Compensação
(E) de Informações Orçamentárias; de Informações Patrimoniais; de Informações Financeiras; de Custos

 

Questão 44

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,
na parte V, trata das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, e, no subitem 05.05.00, trata do Balanço Patrimonial, apresentando diversos aspectos técnico-conceituais direcionados para seu adequado entendimento e elaboração.

Nesse contexto das conceituações decorrentes do Balanço Patrimonial, tem-se que

(A) os ativos devem ser classificados como circulantes quando tiverem a expectativa de realização até o final do exercício financeiro corrente.
(B) o Passivo representa os recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e dos quais se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços.
(C) o Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos, e nele deve ser evidenciado o resultado do período
segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores, além de outros itens.
(D) as contas de compensação compreendem os fatos administrativos que afetam o patrimônio, quando praticados.
(E) os passivos devem ser classificados como não circulantes quando corresponderem a valores de terceiros ou estiverem retidos em nome deles, se a entidade do setor público for fiel depositária, independentemente do prazo.

 

Questão 45

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,
parte V – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (5ª edição) trata do Balanço Financeiro, no item 05.03.00, estabelecendo que o aludido balanço será elaborado de acordo com as classes estabelecidas no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

Nesse contexto das classes do PCASP, aquela(s) que corresponde(m) à adequada correlação com o Balanço Financeiro é(são)

(A) Classes 1 (ativo) e 2 (passivo) para os pagamentos e recebimentos orçamentários respectivamente, bem como para o saldo em espécie do exercício anterior.
(B) Classes 3 (variações patrimoniais aumentativas) e 4 (variações patrimoniais diminutivas) para as transferências financeiras recebidas e concedidas, respectivamente.
(C) Classe 5 para o preenchimento dos restos a pagar inscritos no exercício, que deverá ser incluso nos recebimentos orçamentários para compensar sua inclusão na receita orçamentária, conforme o parágrafo único do artigo 103 da Lei no 4.320/1964.
(D) Classe 6 para execução da receita e despesa orçamentária.
(E) Classe 8 para informação de controle financeiro.

 

Questão 46

(Fundação Cesgranrio – IBGE) As receitas orçamentárias, nos termos do Manual de
Contabilidade Aplicada ao Setor Público, classificam-se segundo alguns critérios.

Os critérios são estes:

(A) espécie; fonte/destinação de recursos; indicador de resultado nominal
(B) espécie; fonte/destinação de recursos; indicador de resultado primário
(C) natureza; fonte/destinação de recursos; categoria econômica
(D) natureza; fonte/destinação de recursos; indicador de resultado nominal
(E) natureza; fonte/destinação de recursos; indicador de resultado primário

 

Questão 47

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O Apêndice II da Resolução CFC no 750/1993 faz
menção a um princípio que diz respeito à “necessidade de as variações serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrência, visando ao completo atendimento da essência sobre a forma”.

Sob o enfoque dos princípios contábeis aplicados ao setor público, a afirmação acima caracteriza o Princípio da:

(A) Entidade
(B) Prudência
(C) Oportunidade
(D) Continuidade
(E) Competência

 

Questão 48

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Nos termos das normas aplicadas ao setor público, a
receita orçamentária tem, como sequência operacional, quatro estágios, passos ou etapas, que evidenciam o seu comportamento e facilitam o conhecimento e a administração do ingresso de recursos a ela correspondentes.

Nesse aspecto, um dos estágios, passo ou etapa da receita é o lançamento que, sob o enfoque do Código Tributário Nacional (CTN), expresso no Manual de Contabilidade
Aplicada ao Setor Público – Parte I, situa-se no contexto de

(A) constituição do crédito tributário
(B) estimativa da arrecadação das receitas orçamentárias
(C) registro contábil dos valores recebidos dos contribuintes
(D) transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro
(E) entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores

 

Questão 49

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Nos termos das normas contábeis aplicadas ao setor
público, consolidadas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Parte V, para o exercício de 2013, os juros e encargos sociais de empréstimos e financiamentos concedidos são classificados como Variação Patrimonial

(A) Aumentativa Financeira
(B) Aumentativa Patrimonial
(C) Aumentativa Orçamentária
(D) Diminutiva Financeira
(E) Diminutiva Patrimonial

 

Questão 50

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Entre as características das organizações e dos indivíduos
que executam auditoria interna dispostas nas Normas Internacionais para o exercício profissional da auditoria interna emitidas pelo The Institute of Internal Auditors,
destaca-se que o(s)

(A) executivo chefe de auditoria não deve se comunicar diretamente com o conselho, a fim de evitar conflito de interesse.
(B) executivo chefe de auditoria deve, quando for necessário, confirmar junto ao conselho, a estrutura organizacional da atividade de auditoria interna.
(C) auditores internos devem ser objetivos ao executar seus trabalhos, embora a auditoria interna não seja um trabalho independente.
(D) auditores internos preferencialmente devem avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente, por se tratar de auditoria interna.
(E) auditores internos devem exercer o zelo profissional, considerando o custo da avaliação (assurance) em relação aos potenciais benefícios.

 

Questão 51

(Fundação Cesgranrio – IBGE) De acordo com o The Institute of Internal Auditors, a
estrutura das Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna é dividida entre Normas de Atributos e de Desempenho.

As Normas de Atributos e as Normas de Desempenho se referem, respectivamente, a

(A) características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna e à natureza da auditoria interna e critérios de qualidade.
(B) características que identificam achados de auditoria e características das organizações e a indivíduos que executam auditoria interna.
(C) normas para avaliação da auditoria e a normas aplicáveis a serviços de auditoria interna.
(D) normas para avaliações subjetivas e a normas para avaliações objetivas.
(E) normas para avaliação (assurance) e a atividades de consultoria.

 

Questão 52

(Fundação Cesgranrio – IBGE) A avaliação (assurance) é uma das atividades no processo
de auditoria interna, que se caracteriza por

(A) apresentar uma avaliação subjetiva da evidência pelo auditor interno.
(B) apresentar a natureza e o escopo do trabalho sujeitos a um acordo com a entidade.
(C) ter a finalidade de fornecer uma opinião ou conclusões independentes a respeito de uma entidade, operação ou processo.
(D) ser realizada a partir da solicitação específica de uma entidade.
(E) manter a imparcialidade do auditor interno, uma vez que ele não deve assumir responsabilidades que são da administração.

 

Questão 53

(Fundação Cesgranrio – IBGE) As Normas Internacionais para o exercício profissional
da auditoria interna, emitidas pelo The Institute of Internal Auditors, dispõem sobre a natureza da auditoria interna e fornecem os critérios de qualidade em face dos quais o
desempenho desses serviços possa ser avaliado.

A partir das disposições dessas normas, o gerenciamento da atividade de auditoria interna é considerado eficaz quando o(s)

(A) escopo de trabalho dos auditores internos não sofre limitações.
(B) achados de auditoria são identificados sem dificuldade.
(C) riscos externos são eliminados ou reduzidos ao mínimo.
(D) mapas de riscos internos a que a entidade está sujeita podem ser elaborados com isenção quanto às suas responsabilidades.
(E) resultados do trabalho da atividade de auditoria interna cumprem a responsabilidade definida no estatuto de auditoria interna.

 

Questão 54

(Fundação Cesgranrio – IBGE) De acordo com o Código de Ética para o exercício
profissional da auditoria interna, emitido pelo The Institute of Internal Auditors, a atividade de auditoria deve respeitar princípios e regras de conduta ética.

Em relação aos princípios dispostos no Código de Ética, destaca-se que, pelo princípio da

(A) integridade, os auditores internos devem realizar uma
avaliação equilibrada de todas as circunstâncias relevantes.
(B) objetividade, os auditores internos devem apresentar
uma confiança que represente a base para a confiabilidade atribuída a seu julgamento.
(C) competência, os auditores internos utilizam critérios fundamentados e experiência profissional na coleta, avaliação e comunicação de informações sobre a
atividade ou processo examinado.
(D) confidencialidade, os auditores internos não divulgam informações sem autorização apropriada, exceto em caso de obrigação legal ou profissional.
(E) materialidade, os relatórios da auditoria interna devem reportar os achados que forem relevantes na identificação dos riscos da entidade.

 

Questão 55

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
consiste em um conjunto de unidades técnicas, articuladas a partir da Controladoria Geral da União, orientadas para o desempenho das atribuições de controle interno indicadas na Constituição Federal e outros normativos que tratam da questão.

Dentre as atividades desse sistema, NÃO figura a atribuição de

(A) controlar as operações de crédito, avais e garantias da União.
(B) avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual.
(C) avaliar a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
(D) definir as diretrizes da missão institucional dos órgãos de controle externo.
(E) fiscalizar a gestão dos recursos públicos federais transferidos a órgãos e entidades públicas e privadas.

 

Questão 56

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Durante um trabalho de auditoria em uma entidade,
um auditor suspeita que pode haver discordâncias entre valores registrados em bancos pelo sistema de contabilidade e informações dos extratos bancários.

Nessa situação, que procedimento ele deverá executar?

(A) Inquérito
(B) Exame físico
(C) Exame da escrituração
(D) Conferência de cálculos
(E) Exame dos documentos originais

 

Questão 57

(Fundação Cesgranrio – IBGE) De acordo com a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do
Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, aprovada pela Resolução CFC no 1.203/2009, a auditoria de demonstrações contábeis

(A) proporciona a elaboração de um parecer baseado em evidências conclusivas de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante.
(B) deve considerar as normas aplicáveis e também as práticas gerais e de setor amplamente reconhecidas e prevalecentes, bem como considerar a literatura contábil.
(C) enseja a emissão de um parecer com a opinião do auditor, que indica a eficiência e a eficácia com as quais a administração tem conduzido os negócios da entidade.
(D) orienta os responsáveis pela governança a considerar as normas de auditoria na definição das suas políticas.
(E) limita as responsabilidades da administração ou dos responsáveis pela governança da entidade.

 

Questão 58

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Em um trabalho de auditoria, um auditor pode ter que
analisar cálculos complexos e contas compostas de valores baseados em estimativas contábeis sujeitas a incertezas significativas de estimativa.

De acordo com a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, que tipo de risco está caracterizado nessa situação?

(A) Risco inerente
(B) Risco de controle
(C) Risco de avaliação
(D) Risco de detecção
(E) Risco de distorção relevante

 

Questão 59

(Fundação Cesgranrio – IBGE) De acordo com a NBC TA 300 – Planejamento da Auditoria
de Demonstrações Contábeis, aprovada pela Resolução CFC no 1.211/2009, o planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o
desenvolvimento de plano de auditoria.

Que item é considerado prescindível, ao elaborar o planejamento de uma auditoria?

(A) Conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.
(B) Identificação de entidades associadas, filiais e partes relacionadas da entidade auditada.
(C) Análise dos principais indicadores econômico-financeiros da entidade auditada.
(D) Necessidade de atender a prazos estabelecidos por entidades reguladoras.
(E) Conhecimento das práticas contábeis adotadas pela entidade e eventuais mudanças no exercício anterior.

 

Questão 60

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Hércules é servidor efetivo. É qualificado com diversos
cursos de especialização, mestrado e doutorado, sendo, por força dessas circunstâncias, convocado, frequentemente, para ministrar cursos presenciais e à distância.

Nos termos da Lei no 8.112/1990, a remuneração decorrente de atuação em curso de formação devidamente autorizado, sem considerar situações excepcionais é de,
no máximo,

(A) cento e vinte horas de trabalho anuais
(B) cento e dez horas de trabalho anuais
(C) cem horas de trabalho anuais
(D) oitenta horas de trabalho anuais
(E) cinquenta horas de trabalho anuais

 

Questão 61

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Paulo pretende candidatar-se a cargo eletivo no município
onde exerce suas funções de servidor público tendo em vista sua relação com a comunidade local, na qual criou laços de afeto.

Nos termos da Lei no 8.112/1990, a Licença para Atividade Política durará até

(A) cinco dias após o pleito
(B) oito dias após o pleito
(C) dez dias após o pleito
(D) vinte dias após o pleito
(E) trinta dias após o pleito

 

Questão 62

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Aline preside pregão eletrônico no órgão onde atua como
assistente administrativo, vinculado ao Departamento de Compras de órgão federal. Na fase externa do procedimento, verifica que existe uma proposta com valor mais baixo, e outra com preço superior em até dez por cento.

Nesse caso, nos termos da Lei no 10.520/2002, poderão os licitantes com as melhores propostas ofertar lances verbais até o máximo de

(A) seis partícipes
(B) cinco partícipes
(C) quatro partícipes
(D) três partícipes
(E) dois partícipes

 

Questão 63

(Fundação Cesgranrio – IBGE) A empresa Y Ltda. pretende participar de pregões eletrônicos no âmbito da administração federal.

Como um dos requisitos exigidos pelo Decreto no 5.450/2005, deve a empresa cadastrar-se no

(A) Sistema de Serviços Gerais – SISG
(B) Sistema de Regulação de Empresas – SRE
(C) Sistema Único de Cadastro Federal – SUCF
(D) Sistema Nacional de Compras Unificadas – SNCU
(E) Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF

 

Questão 64

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Jane, administradora pública, pretende adquirir alguns
bens para integrar o patrimônio público. Na busca pelo melhor preço, antes de instaurar processo licitatório, pesquisa o mercado com o fito de verificar se o orçamento
que possui pode cobrir as despesas de aquisição. Finda a pesquisa, publica o edital de licitação a que comparecem vários interessados, que apresentam as suas propostas.
A proposta com o melhor preço apresentou bens que estariam obsoletos em pouco tempo, tendo em vista a mudança da tecnologia já anunciada pelo fabricante dos bens. Com tal informação, a administradora desistiu da aquisição dos bens e instaurou nova licitação, com outras especificações técnicas.

Nesse caso, a recusa em adquirir bens obsoletos tem por base o princípio da:

(A) universalidade
(B) economicidade
(C) vinculação
(D) realidade
(E) isonomia

 

Questão 65

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Vladimir é responsável por organizar as compras do órgão
onde atua, coordenando o setor competente. Ao elaborar um edital de licitação, é surpreendido por requerimento de um interessado impugnando determinada cláusula
que considerou violadora do princípio da isonomia.
A impugnação veio a ser rejeitada. Posteriormente, o mesmo interessado lançou mão de medida judicial e obteve liminar suspendendo a licitação ainda não iniciada, até as correções do edital. Após aguardar o desfecho do processo judicial que durou vários meses sem resolução, decidiu Vladimir cancelar as compras, objeto do referido edital.

Tal ato deve ser considerado como de

(A) anulação
(B) admissão
(C) aprovação
(D) homologação
(E) revogação

 

Questão 66

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Marco é servidor público. Ele sofreu processo administrativo disciplinar perante comissão de inquérito, o qual foi arquivado por falta de provas. Após o arquivamento, a autoridade que chefiava a seção foi substituída. Seu sucessor determinou o desarquivamento do processo referido, cancelou as conclusões da comissão e impôs ao servidor pena de censura.

Nesse caso, a autoridade atuou

(A) realizando atos vinculados inerentes à função de chefia
(B) observando o interesse público pela probidade
(C) praticando atos discricionários na penalização
(D) exercendo regularmente o poder disciplinar
(E) abusando do seu poder funcional

 

Questão 67

(Fundação Cesgranrio – IBGE) José é diretor de recursos humanos da empresa Y.
Ao iniciar um processo de recrutamento interno, foi abordado por um dos interessados que manifestou preocupação sobre a possibilidade de funcionários serem beneficiados por terem contato próximo ao presidente da empresa.

José tenta minimizar a preocupação desse interessado, respondendo que uma das vantagens de a empresa Y possuir características das organizações burocráticas é

(A) responder prontamente às mudanças impostas por ambientes dinâmicos.
(B) considerar os elementos subjetivos presentes nas organizações.
(C) destacar a importância dos relacionamentos interpessoais.
(D) reduzir os favoritismos e clientelismos.
(E) assegurar um processo decisório ágil.

 

Questão 68

(Fundação Cesgranrio – IBGE) O gerente de operações de uma fábrica convoca uma
reunião para resolver problemas operacionais. Em determinado momento da discussão, um analista da área de qualidade propõe a utilização de árvores de decisão, pois essa técnica de apoio à decisão permite

(A) monitorar a implementação da decisão e avaliar sua eficácia de acordo com as metas estabelecidas.
(B) comparar e avaliar as alternativas de solução, permitindo a seleção da melhor.
(C) identificar de forma mais eficiente o problema a ser resolvido.
(D) analisar as causas que estão na origem do problema.
(E) gerar alternativas de solução possível.

 

Questão 69

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Presidente de uma empresa que desenvolve aplicativos
e jogos para celulares, Fernando é reconhecido por sua habilidade especial para realizar inovações tecnológicas, por provocar mudanças na organização e por atribuir relevância às necessidades e inquietações dos liderados, ajudando-os a observar novas maneiras de lidar com os problemas organizacionais. Fernando destaca a importância da visão de futuro e o compartilhamento de valores e ideias para construir relacionamento com os liderados.

A forma com que Fernando lidera a organização está associada à

(A) perspectiva de liderança baseada nos traços
(B) perspectiva comportamental da liderança
(C) perspectiva situacional
(D) teoria da liderança carismática
(E) teoria da liderança transformacional

 

Questão 70

(Fundação Cesgranrio – IBGE) Dentre fatores contingenciais que influenciam a estrutura organizacional destaca-se a estratégia. Uma empresa que atua em ambiente dinâmico e determina estratégias voltadas para a inovação e para a flexibilidade organizacional para construir vantagem competitiva deve possuir dentre seus requisitos organizacionais

(A) estruturas horizontais e com poucos níveis hierárquicos
(B) estruturas verticais com muitos níveis hierárquicos
(C) hierarquia clara de controle e coordenação
(D) rigoroso controle sobre o desempenho de cada departamento
(E) tarefas bem definidas e elevada especialização do trabalho

 

Gabarito

1B 2A 3C 4D 5A 6E 7C 8B 9E 10D 11E 12A 13C 14A 15D 16C 17A 18D 19D 20B 21E 22A 23E 24B 25D 26C 27C 28E 29D 30B 31D 32E 33A 34C 35B 36C 37E 38B 39E 40B 41B 42D 43D 44C 45 46D 47E 48A 49A 50E 51A 52C 53E 54D 55D 56C 57B 58A 59C 60A 61C 62D 63E 64B 65E 66E 67D 68B 69E 70A

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