Uma das principais maneiras de se preparar para o vestibulinho do COTEC Guaratinguetá é realizando provas anteriores e simulados. Aqui no Guia do Vestibulinho preparamos uma avaliação para que você possa estudar e se preparar do jeito certo.
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Como foi feito esse simulado?
O simulado foi feito com 50 questões anteriores e uma redação de provas do COTEC e outros vestibulinhos, uma ótima opção para treinar e ter uma ideia de como será no dia do exame.
Instruções para a realização do simulado
- Você tem no máximo 4h30 para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO).
- Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
- Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas.
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito.
Boa prova!
Começando o simulado do COTEC Guaratinguetá
QUESTÃO 01
Leia a tira
(Mort Walker, “Recruta Zero”. Em: https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos)
O efeito de humor da tira ocorre com a interpretação equivocada que o segundo personagem faz do termo
(A) sargento.
(B) exposição.
(C) ele.
(D) venceu.
O mundo dos selos raros
Selos parecem coisas ultrapassadas e fora de moda. Não embelezam mais as cartas, hoje se preferem carimbos, e nem tantas cartas se usam. Foi-se o tempo em que receber um envelope com selo bonito era uma alegria e também uma fonte de informação. Certamente há muitas crianças, hoje em dia, que nem sabem o que é um selo.
Apesar dessa notável insignificância, na semana passada, num leilão na Alemanha, vendeu-se um deles pela incrível soma de 1,26 milhão de euros. Se for considerado pelo seu peso, é um dos objetos mais valiosos que existem. Seu nome é Erro de impressão Baden. Foi impresso num tom verde azulado em vez do padrão rosa lilás de sua série. Está estampado num envelope datado de 26 de agosto de 1851. Só existem dois selos do tipo, de 9 centavos, com o mesmo erro. O outro está na coleção do Museu Postal de Berlim.
Esse não é o preço mais alto já pago por um selo. Na Europa, o Three Skilling Yellow, impresso na Suécia, em 1855, foi vendido nos anos 1990 por 2,2 milhões de dólares. Há também o imbatível Black on Magenta, que mede 2,5 por 3,8 centímetros e foi produzido na Guiana Francesa em 1856, quando houve uma escassez de selos vindos da Inglaterra, o que ameaçava as reservas postais. Foi impresso em pequena tiragem na gráfica de um jornal e o único magenta de um penny que sobreviveu foi esse. Leiloado pela Sotheby’s de Nova York, em 2014, foi arrematado por US$ 9,5 milhões. O diretor de projetos especiais da casa de leilões, David Redden, classificou-o como “um objeto mágico, a definição própria de raridade e valor em um nível extraordinário”. O selo mostra uma imagem de um navio de três mastros e o lema dos colonos britânicos: “Nós damos e esperamos retorno”.
QUESTÃO 02
As informações textuais permitem concluir que
(A) os selos estão sendo cada vez menos usados, mas ainda podem ser negócios muito rentáveis.
(B) os leilões de selos têm levado a população a mandar mais cartas do que em outros tempos.
(C) a inexistência de selos hoje em dia tem feito o comércio desse produto ficar menos rentável.
(D) os países estão produzindo mais selos, empolgados com os valores que estes têm obtido em leilões.
QUESTÃO 03
De acordo com o segundo parágrafo do texto, no leilão na Alemanha, o valor pago ao selo “Erro de impressão Baden” foi justificado:
(A) pelo seu tamanho reduzido.
(B) pela data estampada no envelope.
(C) pelo defeito que o torna raro.
(D) pelo preço pago originalmente por ele.
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QUESTÃO 04
Na frase “Se for considerado… a pelo seu peso, é um dos objetos mais valiosos que existem”, a conjunção “se” estabelece, sintaticamente, uma relação de:
(A) condição, sugerindo que o valor de um selo pode ser expressamente determinado pela comparação de seu peso com o peso de outros objetos.
(B) causa, sugerindo que a avaliação de um selo deve ignorar o peso, sugerindo que a avaliação de um selo deve ignorar o peso, sugerindo que o valor de um selo é determinado pelo seu peso.
(C) conclusão, sugerindo que o peso, como os demais objetos comparáveis do mundo, é avaliado pelo peso.
(D) comparação, sugerindo que o valor comercial de um selo é tão valioso quanto o seu peso físico.
QUESTÃO 05
Assinale a alternativa em que o predicado nominal descreve uma relação possível das pessoas com os selos.
(A) Selos parecem coisas ultrapassadas e fora de moda.
(B) …receber um envelope com selo bonito era uma alegria.
(C) O outro está na coleção do Museu Postal de Berlim.
(D) …é o único magenta de um penny que sobreviveu foi esse.
QUESTÃO 06
Nos enunciados “Selos parecem coisas ultrapassadas” (1º parágrafo) e “quando houve uma escassez de selos vindos da Inglaterra” (3º parágrafo), respectivamente, há uma relação semântica de:
(A) conservadoras, estagnação.
(B) promissoras, disruptura.
(C) inovadoras, abundância.
(D) desinteressantes, falta.
QUESTÃO 07
Na passagem do 3º parágrafo “O diretor de projetos especiais da casa de leilões, David Redden, classificou-o como ‘um objeto mágico, a definição própria de raridade e valor em um nível extraordinário’”, o pronome “o”, em destaque, refere-se ao
(A) Black on Magenta.
(D) ao selo do Museu Postal de Berlim.
QUESTÃO 08
Assinale a alternativa em que o enunciado atende à norma-padrão de concordância.
(A) Foi impresso uma pequena tiragem de selos na gráfica de um jornal, já que estava escasso os selos vindos da Inglaterra.
(B) Como se escreve poucas cartas hoje em dia, certamente deve existir muitas crianças que nem sabem o que é um selo.
(C) Pagaram-se 1,26 milhão de euros pelo Erro de impressão Baden, mas houveram outros casos de selos vendidos por valores maior.
(D) 9,5 milhões de dólares foram pagos em 2014 pelo Black on Magenta, o único magenta de um penny que sobreviveu.
QUESTÃO 09
A paleontologia é um híbrido de geociências e biociências que tenta compreender a vida do passado. Há um _______ e detetive no trabalho de quem segue essa carreira. Por meio de fósseis, cientistas se esforçam em reconstruir peça por peça aspectos da (paleo)biologia de organismos que desapareceram da Terra há milhões de anos, muitas vezes sem deixar _______. Enquanto biólogos empreendem expedições para observar seres vivos em seu habitat natural, ao paleontólogo resta (com sorte) um punhado de fósseis para estudar, os quais ele _______ de volta àquela “vida”, valendo-se da paleontologia virtual e de simulações biomecânicas.
(https://cienciahoje.org.br. Adaptado)
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) que… à… descendentes… trás… à
(B) que… a… descendentes… trás… a
(C) quê… a… descendentes… traz… a
(D) que… a… descendentes… traz… à
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa em que a primeira oração está organizada com um predicado nominal, e a segunda, com um predicado verbal.
(A) … um homem viajava a pé. Tinha aparência assustadora.
(B) Chegou à cidade francesa de Digne. Lá, ninguém o conhecia.
(C) Os fogões estavam acessos. A lareira aquecia o ambiente.
(D) Sentou-se perto do fogo. Em Digne, […] as tardes e as noites são frias.
QUESTÃO 11
Na passagem do 2º parágrafo – Como era hábito na época, passou na Prefeitura para se identificar. […] Quando ouviu o nome da serra, sem tirar os olhos do que estava fazendo, perguntou: – o autor se refere a atos que se estabelecem, correta e regularmente, no tempo. Sendo assim, o trecho sinaliza
(A) causa, finalidade e tempo.
(B) comparação, adição e condição.
(C) conformidade, finalidade e tempo.
(D) consequência, causa e condição.
QUESTÃO 12
Observe as frases:
– “Os fogões estavam acessos.” (2º parágrafo)
– “O rapaz de boa aparência via que lá trabalhava.” (11º parágrafo)
Assinale a alternativa em que há, respectivamente, um termo que poderia substituir “acessos” sem perda de sentido, e outro que pudesse ser usado em “de boa aparência” substituindo “rapazinho”.
(A) ligados; menino.
(B) acalorados; garoto.
(C) bipado; rapaz bem-humorado.
(D) incandescido; rapaz de pouca idade.
QUESTÃO 13
No trecho do primeiro parágrafo – Seria difícil encontrar alguém com aspectos mais miseráveis. –, quer-se intensificar o sentido dos adjetivos destacados, podendo-se usar, corretamente, determinadas acentuações gráficas:
(A) dificílimo; miserávelíssimo.
(B) dificílimo; miserabilíssimo.
(C) difficultíssimo; miseravilíssimo.
(D) dificílimo; miserabilícimo.
QUESTÃO 14
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
(A) um … atesta … entregues … Comuns
(B) um … atestam … entregue … comuns
(C) uma … atestam … entregue … comuns
(D) uma … atesta … entregues … Comum
QUESTÃO 15
Os termos destacados no texto significam, conforme o respectivo contexto:
(A) datas: banalidades; antecipadamente; elencarem.
(B) Chega de blá blá blá: ineficaz; aleatoriamente; desenvolverem.
(C) banalidades; de maneira ordenada; apresentarem.
(D) seca; proposital; anteriormente.
QUESTÃO 16
Um profissional levou 5 horas e 15 minutos na edição de um vídeo promocional. O tratamento das imagens utilizadas ocupou um terço do tempo da edição, o que correspondeu a 1 hora e
(A) 35 minutos.
(B) 40 minutos.
(C) 45 minutos.
(D) 50 minutos.
QUESTÃO 17
No mês passado, o valor total das dívidas de Ana correspondeu a 2/5 do salário líquido que ela recebeu. Se ela depositou o valor de R$ 250,00 na caderneta de poupança, e esse valor correspondeu à oitava parte do salário líquido que ela recebeu, então o valor total das dívidas de Ana, naquele mês, foi de
(A) R$ 850,00.
(B) R$ 800,00.
(C) R$ 750,00.
(D) R$ 700,00.
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QUESTÃO 18
Há 6 meses, o preço de venda de um produto correspondia a 80% do valor do seu preço de venda atual, que é de R$ 120,00. Durante esse período, o preço de venda desse produto aumentou em
(A) R$ 24,00.
(B) R$ 25,00.
(C) R$ 26,00.
(D) R$ 27,00.
QUESTÃO 19
Um quadro com formato quadrado ocupa, na parede, uma área de 6400 cm². O perímetro desse quadro é de
(A) 320 cm.
(B) 340 cm.
(C) 360 cm.
(D) 380 cm.
QUESTÃO 20
Com R$ 200,00, Camila consegue comprar 8 unidades de um mesmo produto para presentear sua família e sobram, de troco, R$ 12,00. Se ela tivesse R$ 300,00 e o utilizasse esse dinheiro na compra da maior quantidade possível desse mesmo produto, o troco que ela receberia seria de
(A) R$ 14,00.
(B) R$ 16,00.
(C) R$ 18,00.
(D) R$ 20,00.
QUESTÃO 21
Nos últimos quatro dias, Carlos atendeu, ao todo, 122 clientes, sendo que, no segundo dia, ele atendeu 13 clientes a mais do que o número de clientes atendidos no primeiro dia, no terceiro dia, ele atendeu 10 clientes a menos que o dobro do número de clientes atendidos no primeiro dia e, no último dia, ele atendeu exatamente o número de clientes atendidos no segundo dia.
O número de clientes atendidos no terceiro dia por Carlos foi
(A) 35.
(B) 40.
(C) 45.
(D) 50.
QUESTÃO 22
Um produto foi comprado por R$ 97,75. Sabendo-se que o valor pago resultou de um desconto de 15% aplicado sobre o preço que consta na etiqueta de venda, o valor que consta nesta etiqueta é de:
(A) R$ 112,40.
(B) R$ 113,80.
(C) R$ 114,00.
(D) R$ 115,00.
QUESTÃO 23
Uma aplicação de R$ 10.000,00 foi realizada no regime de juros simples, por um período de 5 meses, gerando um montante de R$ 10.750,00. A taxa de juros mensal utilizada nessa aplicação foi de:
(A) 0,15%
(B) 0,12%
(C) 1,20%
(D) 1,50%
QUESTÃO 24
Ana comprou 3 unidades de um produto A e 5 unidades de um produto B e gastou nessa compra o total de R$ 435,00. Roberto comprou 2 unidades do produto A e 4 unidades do produto B e, na compra realizada, gastou o total de R$ 330,00. Cláudio comprou apenas uma unidade de cada produto.
Todos eles pagaram o mesmo preço no produto A e o mesmo preço no produto B, então Cláudio gastou, nessa compra, o total de:
(A) R$ 120,00.
(B) R$ 115,00.
(C) R$ 110,00.
(D) R$ 105,00.
QUESTÃO 25
Ana comprou certa quantidade de doces para revender.
Se ela vender cada doce por R$ 2,50, ela terá prejuízo de R$ 45,00, em relação ao valor total que pagou nos doces para a revenda. Mas se ela vender cada doce por R$ 3,00, ela terá um lucro de R$ 30,00.
A quantidade de doces que Ana comprou para revender é:
(A) 130.
(B) 140.
(C) 150.
(D) 160.
QUESTÃO 26
Débora tem, ao todo, 30 cédulas de real, apenas de R$ 50,00, R$ 20,00 ou R$ 10,00, totalizando R$ 590,00. Se a quantidade de cédulas de R$ 10,00 corresponde à terça parte da quantidade de cédulas de R$ 20,00, então a quantidade de cédulas de R$ 50,00 é igual a:
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
QUESTÃO 27
Um terreno quadrado tem perímetro de 56 m. A área desse terreno é de:
(A) 186 m²
(B) 190 m²
(C) 196 m²
(D) 200 m²
QUESTÃO 28
Se 1 m³ corresponde a 1.000 L, então 10 cm³ correspondem a
(A) 0,01 mL.
(B) 0,1 mL.
(C) 1 mL.
(D) 10 mL.
QUESTÃO 29
Do saldo em dinheiro que eu tinha no banco, saquei 10% ontem e, do restante, saquei 20% hoje. Se o valor do saque que eu fiz hoje foi de R$ 270,00, então o valor do saque que eu fiz ontem foi de
(A) R$ 90,00.
(B) R$ 110,00.
(C) R$ 130,00.
(D) R$ 150,00.
QUESTÃO 30
Se , então o valor numérico da expressão
é igual a
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
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QUESTÃO 31
Em um estudo sobre o solo, foi utilizada uma coluna de vidro, com uma torneira adaptada em sua extremidade, conforme ilustração. Em seguida, 100 mL de areia seca foram colocados dentro da coluna de vidro. Então, lentamente, foi acrescentada água, até que ela, ao não mais preencher os espaços entre os grãos, atingisse a marca de 100 mL.
Após medir a quantidade de água colocada na coluna (1.), a torneira foi aberta e foi medido o tempo em segundos (2.) com que a água passou por toda a coluna e começou a sair pela torneira.
As propriedades do solo que foram medidas em cada etapa do experimento são:
(A) drenagem e filtração.
(B) porosidade e permeabilidade.
(C) densidade e drenagem.
(D) filtração e estrutura.
QUESTÃO 32
Leia atentamente o texto a seguir.
Uma determinada rocha se formou a partir do resfriamento e da solidificação do magma no interior da crosta terrestre. O lento resfriamento permitiu a formação de cristais de minerais visíveis. Essa rocha é muito usada como revestimento de pisos, paredes, monumentos e bancadas de pias e lavatórios. Por possuir minerais visíveis a olho nu, apresenta uma textura fanerítica.
Essa rocha tem sua origem relacionada a processos de transformação da matéria na natureza.
A origem da rocha citada no texto se deu a partir de um processo:
(A) originado pela ação do vento, formando uma rocha sedimentar.
(B) associado à compactação de sedimentos, formando uma rocha sedimentar.
(C) originado pelo magma, formando uma rocha ígnea.
(D) formado em uma rocha metamórfica.
QUESTÃO 33
A água usada em pias, chuveiros, tanques e máquinas de lavar pode ser reutilizada em atividades do dia a dia. Como essa água tem muito sabão, detergente, restos de alimentos e gordura, ela deve passar por tratamento antes de ser reutilizada. Um exemplo de tratamento que pode ser feito nas casas é a filtragem por meio de plantas e de camadas de areia e brita, conforme mostra a ilustração a seguir. O objetivo desse sistema é remover a sujeira da água, por meio da filtração, e devolver água limpa ao ambiente.
(https://agencia.aguasdobrasil.com.br/uso-racional/sistema-AguasCinzas)
Ao passar pelos recipientes 1 e 2, a água é submetida, respectivamente, aos processos de
(A) decomposição e filtração.
(B) filtração e decantação.
(C) decomposição e decantação.
(D) decantação e filtração.
QUESTÃO 34
Um aterro sanitário é uma obra que tem por objetivo o aterramento do lixo de forma planejada, controlada e que visa à proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas.
A base do aterro é feita, colocando-se uma manta impermeável e uma camada de argila, que dificultam a passagem dos líquidos para o solo.
À medida que os caminhões chegam, o lixo é descarregado e compactado. Depois, é coberto com uma camada de terra. O chorume, líquido resultante da decomposição dos resíduos, é captado por drenos e levado para tratamento. Os gases da decomposição também são retirados e tratados.
As camadas do aterro são cobertas com terra até que o local seja totalmente preenchido, formando um morro.
A partir das informações do texto, verifica-se que o aterro sanitário apresenta diferentes camadas e utiliza materiais com propriedades distintas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1 – É impermeável.
2 – É capaz de reter líquidos.
3 – É usada para cobrir o lixo.
(A) 1 e 2.
(B) 2 e 3.
(C) 1 e 3.
(D) 1, 2 e 3.
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QUESTÃO 35
Observe o circuito elétrico a seguir, constituído por 3 pilhas de 1,5 V cada uma e 4 lâmpadas de igual resistência (L1 a L4).
(https://mnpef.furg.br/images/Dissertacao_2013/Produto-Educacional_Diss-Ediilson_Torma.pdf. Adaptado)
Da forma como está montado esse circuito, verifica-se que
(A) a interrupção do circuito em P não afeta o brilho das lâmpadas.
(B) se o circuito for interrompido em X, a lâmpada L1 ficará acesa.
(C) a voltagem a ser distribuída no circuito é de 4,5 V.
(D) o brilho da lâmpada L1 é maior do que o das demais lâmpadas.
QUESTÃO 36
Vários métodos contraceptivos podem ser utilizados para evitar uma gravidez não desejada. No desenho a seguir, está representado o sistema reprodutor feminino e suas diferentes partes.
Fonte: (https://br.pinterest.com/pin/106711539080463506/?nic_v2=1a7e8W1kY Adaptado)
Dentre os métodos contraceptivos que podem ser utilizados pela mulher, é correto afirmar que:
(A) o diafragma é colocado em 4, antes da relação sexual.
(B) o DIU é inserido em 1, por um médico ginecologista.
(C) a laqueadura consiste na remoção de 2, sob anestesia.
(D) a camisinha feminina é inserida em 3, antes da relação sexual.
QUESTÃO 37
Ao percorrer uma praia, um aluno fotografou um animal na beira do mar, como pode ser observado a seguir:
Fonte: (https://www.tonabrasil.org/estudando57078r Adaptado)
Fazendo uma pesquisa, o aluno verificou que esse animal apresenta seios com tentáculos e células urticantes, presentes em sua membrana. Concluiu, corretamente, que esse animal pertence ao seu grupo, como o:
(A) polvo.
(B) lula.
(C) almeirão-do-mar.
(D) água-viva.
QUESTÃO 38
A aceleração do crescimento das árvores registrada nos últimos anos vem sendo acompanhada de uma redução da absorção de poluentes. Isso porque o acúmulo de CO₂ nas folhas das plantas bloqueia parcialmente os estômatos, que são estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, resultando em uma menor taxa de realização de fotossíntese. Esse efeito, ao longo do tempo, compromete a qualidade do ar, já que a principal função das plantas é absorver o gás carbônico (CO₂) e liberar o gás oxigênio (O₂).
Com isso, os resultados reforçam as projeções de absorção de CO₂ pelos sistemas florestais e alertam para o risco de se superestimar a capacidade da vegetação, hoje, dessas áreas florestais pela biosfera no futuro. Ou seja, os gases de efeito estufa poderão se acumular na atmosfera.
(https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/04/adaptado)
Com base nas informações e nos conhecimentos sobre a absorção de CO₂ pelas plantas, conclui-se que:
(A) as florestas deverão absorver cada vez mais CO₂.
(B) ainda é essencial a redução da emissão de CO₂.
(C) as queimadas diminuem a emissão de CO₂.
(D) é necessário o uso de combustíveis fósseis.
QUESTÃO 39
Até o ano de 2004, a ocorrência da doença de Chagas aguda (DCA) por transmissão oral, relacionada ao consumo de alimentos, constituía um evento pouco comum no Brasil. No entanto, nos últimos anos, tem se tornado uma das principais formas de transmissão da doença em diferentes estados brasileiros. Os casos relatados estão relacionados ao consumo de caldo de cana e de açaí, por estarem contaminados com o protozoário Trypanosoma cruzi. De acordo com o Ministério da Saúde, a maior concentração de casos relacionados ao consumo de açaí foi registrada na região Norte e que, nesses casos, a transmissão da doença pode ter ocorrido por meio da ingestão de alimentos contaminados pelo inseto transmissor.
Fonte: (https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/Zqk9… Adaptado)
Essa forma de transmissão da doença ocorre quando a pessoa:
(A) pisa fezes do barbeiro.
(B) leva saliva do mosquito.
(C) pelo vírus da doença.
(D) pela bactéria do alimento.
QUESTÃO 40
A combustão de resíduos sólidos pode ser utilizada para a obtenção de energia elétrica, sendo uma alternativa para a destinação do lixo urbano. Nesse caso, os resíduos são queimados e o calor liberado aquece a água que está em câmaras ou caldeiras. O vapor originado, então, movimenta a turbina usada para gerar eletricidade.
Nesse processo de obtenção de energia elétrica, ocorrem transformações de energia. Duas dessas transformações, na ordem em que são citadas no texto, são:
(A) energia térmica em elétrica e energia química em mecânica.
(B) energia mecânica em elétrica e energia mecânica em térmica.
(C) energia elétrica em mecânica e energia potencial em térmica.
(D) energia térmica em mecânica e energia mecânica em elétrica.
QUESTÃO 41
Têm sido muito comentados ultimamente os diversos tipos de agressão ambiental realizados em nosso país. Uma dessas formas foi assim descrita por um morador em uma cidade do litoral brasileiro, onde havia grande extensão de recife:
“Quando pequeno, ia com meu pai até os recifes; ele levava um marreto e quebrava em locais onde o coral havia morrido aquele material para nossas casas; depois ele quebrava até virar pó e o utilizava como cimento para fazer nossa casa.”
Esse material utilizado como cimento apresenta similaridade com o cimento comercial, que é obtido por meio de exploração de rocha calcária. Essa similaridade está relacionada ao fato de:
(A) o recife ser formado por carapaças de coral, ricas em carbonato de cálcio.
(B) o recife e o calcário serem rochas sedimentares ricas em carbonato de cálcio.
(C) a rocha calcária ser originada por corais após aquecimento e fusão.
(D) os corais serem formados a partir da decomposição de rochas calcárias.
QUESTÃO 42
A ilustração a seguir representa três modelos de átomos de hidrogênio.
Por meio dos modelos atômicos apresentados, é possível concluir que:
(A) cada um deles representa um elemento químico diferente.
(B) o número de partículas neutras e negativas neles é sempre o mesmo.
(C) a soma de partículas de cargas negativas e positivas é constante.
(D) o número de cargas positivas é sempre o mesmo nos três modelos.
QUESTÃO 43
O processo de produção de carvão teve início em um período geológico ocorrido há mais de 300 milhões de anos. As florestas exuberantes daquele época foram soterradas e, ao longo do processo do tempo, transformaram-se em um produto utilizado, atualmente, como combustível. A ilustração representa esse processo.
(Fonte: https://www.researchgate.net/figure/8-Etapas-de-formacao-do-carvao-mineral-Adaptado)
Considerando o processo de formação desse combustível, é correto afirmar que o carvão mineral é:
(A) formado pela queima de carvão de origem análoga vegetal.
(B) similar ao petróleo, embora seja uma fonte renovável de energia.
(C) um combustível fóssil e um recurso dos responsáveis pelo efeito estufa.
(D) importante fonte energética, pois substitui com vantagens ambientais o gás natural.
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QUESTÃO 44
Voltou a ser observado nas bicicletas, atualmente, um dispositivo que era muito comum antigamente: o uso de um dínamo de energia. Ele gera eletricidade por meio do atrito da roda, e, com o girar, faz com que uma energia seja transferida, por meio de um fio, para o farol, com que a lâmpada da bicicleta acenda. A ilustração a seguir representa esse funcionamento.
(Fonte: https://www.giannikakis.ch/media/induktor/bw_induktorweb/wheel/kidschoose/dynadyn/dynamo2.htm Adaptado)
Nesse exemplo, o dínamo:
(A) atua como uma bateria de automóvel, transformando energia química em elétrica.
(B) funciona como uma resistência de energia mecânica, que é transferida pela roda.
(C) transforma energia mecânica em energia elétrica, que é transferida pelo fio.
(D) transfere diretamente massa em energia elétrica, que é transferida pelo fio.
QUESTÃO 45
O desenho a seguir representa uma situação que serviu de exemplo para ilustrar um dos fenômenos físicos descritos por Newton.
(Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/dez-temas-de-ciencias-da-natureza)
O deslocamento da maçã pode ser explicado da seguinte forma:
(A) a toda força de ação corresponde uma força de reação de igual intensidade e em sentido contrário.
(B) o estado de repouso ou movimento de um corpo é alterado independentemente da aplicação de uma força externa.
(C) os corpos na Terra estão sujeitos à ação de uma força que atua sobre eles atraindo-os em direção ao centro da Terra.
(D) a mudança de movimento de um corpo é produzida na direção contrária à força que foi aplicada nesse corpo.
QUESTÃO 46
Analise o mapa para responder à questão.
(Fonte: https://www.todestudo.com.br/geografia/. Acesso em 02.09.2019)
As áreas destacadas no mapa:
(A) têm como características comuns a presença de grande número de árvores e arbustos com folhas largas e sempre verdes que refletem o ambiente com predomínio de forte umidade e de altas temperaturas.
(B) apresentam alternância entre estações secas e chuvosas; a vegetação é constituída, principalmente, por arbustos e árvores de pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos.
(C) caracterizam-se pelo clima tropical de altitude com verões quentes e úmidos e invernos secos; as espécies vegetais predominantes são do tipo gramíneas com arbustos que perdem as folhas na estação seca.
(D) apresentam grande biodiversidade, devido, principalmente, à presença de solos com grande umidade que, além de garantir árvores de grande porte, ainda mantêm inúmeras espécies de mamíferos, insetos e aves.
QUESTÃO 47
No continente asiático, é possível identificar focos de tensão geopolítica que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que estão envolvidos em conflitos. Observe no mapa da Ásia alguns desses focos de tensão.
Assinale a alternativa que identifica corretamente um dos focos de tensão.
(A) I – Turquia e Iraque estão em conflito há quase uma década com o objetivo de estabelecer o domínio econômico sobre parte do Oriente Médio.
(B) II – Irã é o maior produtor de petróleo da região e tem pretensões de produzir armas nucleares e tornar-se a maior potência militar do Oriente Médio.
(C) III – Caxemira é um território em permanente disputa entre a Índia, de religião hinduísta, e o Paquistão, de religião muçulmana.
(D) IV – Coreia do Norte e Coreia do Sul mantêm conflitos há décadas devido à disputa de territórios ricos em urânio, matéria-prima para a produção de armamentos nucleares.
QUESTÃO 48
Analise o gráfico.
(Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em 03.09.2019)
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre aspectos socioeconômicos do Brasil permitem concluir que a evolução do número de trabalhadores na agropecuária deveu-se, entre outros fatores, a:
(A) A substituição de áreas de lavouras pela pecuária que utiliza menos mão de obra.
(B) ao aumento das áreas destinadas à agricultura familiar, poupadora de mão de obra.
(C) ao término da expansão das fronteiras agrícolas nas regiões Norte e Centro-Oeste.
(D) à modernização das atividades agropecuárias e à consequente ampliação da mecanização.
QUESTÃO 49
Johann Moritz Rugendas esteve no Brasil entre 1821 e 1825, produzindo várias ilustrações, publicadas posteriormente na Europa. Observe uma delas.
(Fonte: Johann Moritz Rugendas. Viagem pitoresca através do Brasil)
A ilustração mostra que
(A) o culto religioso contribuiu para a união dos negros no quilombo.
(B) a vida dos escravos incluía momentos de lazer, além do trabalho.
(C) a diversidade cultural impediu a integração entre brancos e negros.
(D) o politeísmo das povos africanos foi preservado nesse ritual religioso.
QUESTÃO 50
O planeta é encarado como uma espécie de enorme tabuleiro de xadrez. A partir da disputa por poder hegemônico entre Estados e seus aliados espalhados pelo globo, existiriam — nas áreas de influência — um “centro” mais posicionado, regiões intermediárias e outras mais vulneráveis. Com base nessa estrutura, formam-se redes de alianças e de antagonismos. Esse cenário, porém, não dominou um ou dois anos do século passado: ele é um dos principais traços da contemporaneidade.
(Adaptado de Angela de Castro Gomes e Ângela Maria de C. Faria. História. Ensino Médio. 2ª série. São Paulo: FTD, 2010.)
O texto aponta para a existência de características políticas contemporâneas que têm origem em episódios históricos anteriores. Um exemplo de fato do passado que possibilitou esse tipo de arranjo político atual é
(A) as disputas por colônias na África e na Ásia, nas quais os países imperialistas competiam mercados consumidores e matérias-primas.
(B) o período conhecido como Paz Armada, que provocou tensões entre as nações europeias na Primeira Guerra Mundial.
(C) a bipolarização do mundo após a Segunda Guerra Mundial, em que os países líderes dos blocos capitalista e socialista queriam a hegemonia.
(D) a identificação de novas formas éticas militares norte-americanas durante a Guerra Fria, que usaram armas químicas e nucleares.
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Redação
Texto 1
Os carros de som fazem parte da cultura popular por todo o Brasil e, ano após ano, se multiplicam os profissionais desse ramo. Existem centenas de carros de som espalhados por todos os bairros de Manaus, fazendo os mais variados tipos de serviços de publicidade, atingindo de forma mais rápida e precisa o público-alvo. O locutor Maciel Neto, há mais de 30 anos nessa atividade, revelou que a maior vantagem desse meio de comunicação é atingir diretamente o público local, ou seja, a comunidade. Segundo ele, “às vezes o empresário quer investir em propaganda na televisão, pois várias pessoas irão ver, mas aquele público-alvo dele no bairro acaba não vendo. O carro de som já vai atingir diretamente a comunidade, sem falar que é mais barato”. Para o empresário Gildo Maringá, o serviço de carro de som é unânime e imprescindível para os seus negócios há mais de dez anos. “A propaganda, como diz o ditado, é a alma do negócio. Anunciamos por meio do carro de som, ao longo dos últimos anos, e realmente tem um retorno incrível. A gente vê a diferença no final de semana em que fazemos a propaganda, se comparado ao final de semana em que não fazemos”, explica.
(Joandres Xavier. Anúncio em carro de som é eficaz para atingir público-alvo em bairros. https://d.emtempo.com.br, 13.09.2018. Adaptado)
Texto 2
Um avião de pequeno porte tem feito sobrevoos fazendo a publicidade de um parque de diversões. A aeronave possui um sistema de alto-falantes que anuncia a presença da atração na cidade, o local, o preço do ingresso e outras informações.
“Pensei que fosse um caminhãozinho passando na rua de trás de casa, porque o som era muito próximo, mas quando vi lá estava esse avião no céu”, declara a dona de casa Maria Cecília Campos Borelli. Já a operadora de telemarketing Solange Garcia destaca que a peça sonora “tem uma cornetinha que gruda na cabeça de quem ouve”. Um empresário, que não quis se identificar, faz um questionamento: “se eu colocar um banner na frente do meu estabelecimento sou multado por causa da lei da Cidade Limpa, que cuida dos anúncios publicitários na cidade. Então, penso que deveria haver a lei da Cidade Silenciosa, não? Mas, não há dúvida: é uma propaganda super eficaz, é espetacular. Eu mesmo faria se soubesse que não incomoda as pessoas”, afirma.
(Marcelo Rocha. Propaganda sonora com uso de avião é questionada. www.gazetadepiracicaba.com.br, 03.02.2017. Adaptado)
Texto 3
Ultimamente, vem se tornando insuportável o problema da poluição sonora nas cidades – com som automotivo em volume ensurdecedor, alarmes, buzina, escapamentos – em completo desrespeito às leis de trânsito, além do irritante ruído que nos impõe a propaganda feita por carros de som cujos proprietários julgam que o espaço público lhes pertence e pode ser utilizado da forma que bem entenderem, sem noção do prejuízo que estão causando, tornando o ambiente poluído, desagradável e estressante.
Estudos comprovam que tais ruídos provocam problemas sérios de distúrbios físicos e mentais, além de perturbação à segurança das pessoas em grave ofensa ao interesse coletivo, ao sossego público, ao meio ambiente e à qualidade de vida. Dependendo da intensidade, os ruídos causam desde desatenção e perturbação com relação a trânsito e acidentes de
trabalho ou até mesmo estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia, problemas auditivos e até surdez.
Como impedimento a tal prática, há o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais que prevê reclusão ou detenção a quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”. Algumascidades já regulamentaram, por meio de leis municipais, o problema da propaganda sonora, porém, outras, não. Cabe à população uma postura de alerta e fiscalização, mesmo que seja boicotando o produto ou o serviço oferecido em defesa de sua integridade física e mental.
(J. Guilherme Pretel. Som alto e cidadania. www.oabsp.org.br. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um artigo de opinião, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Publicidade feita por alto-falantes em veículos: entre os benefícios para os comerciantes e os danos causados às pessoas
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Gabarito
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