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Como foi feito esse simulado?
O simulado foi feito com 48 questões anteriores e uma redação de provas do COTIL, uma ótima opção para treinar e ter uma ideia de como será no dia do exame.
Instruções para a realização do simulado
- Você tem no máximo 3h30 para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO).
- Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
- Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas.
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito.
Boa prova!
Começando o Simulado do COTIL UNICAMP
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 a 3
Inteligência artificial e educação
O futuro da educação é um tópico discutido há décadas
(Em 06/04/2023 09h14, atualizado em 06/04/2023 09h15, por Miguel Souza)
Há muitos anos “o futuro da educação” é um tópico discutido e debatido por pensadores das mais diferentes linhas do pensamento. Se por um lado temos Bell Hooks e Paulo Freire discutindo uma pedagogia libertadora, do outro, os coaches, que não são professores, alimentam o discurso liberal de que a educação deve se descentralizar de instituições qualificadas para tal.
O futuro da educação vem sendo discutido por séculos, e as possibilidades deste tal futuro (e da discussão em si) são atravessadas e enriquecidas pelas mudanças sociais e tecnológicas. Diferente do que pensávamos há 40 anos atrás, a inteligência artificial não é um robô que executa tarefas domésticas. Trata-se de um software que está programado para aprender com ações humanas e constantemente se aperfeiçoar com tal experiência.
O Chat GPT, uma das IA’s mais recentemente lançadas, pode ser utilizado em artigos, posts em redes sociais e talvez… no aprendizado, já que podemos fazer perguntas ao software sobre os mais diversos assuntos e ele irá nos responder com um texto possivelmente útil sobre o tema proposto, seja uma curiosidade sobre café ou um texto sobre a revolução industrial.
Sendo assim, qual o papel da educação e dos métodos pedagógicos e professores em uma sociedade em que coachs dão aulas e que inteligências artificiais podem traduzir os mais diversos conteúdos a um clique? A resposta é extensa e complexa demais para um simples artigo de opinião. Além disso, a provocação é aberta, sem intuito de uma resposta/consenso universal – até porque ainda não há.
O que temos, mais ou menos longe do fim, é a presente indagação. Nos tempos atuais, em terras brasileiras, talvez o novo ensino médio cause mais discussões, medo e legislação do que uma inteligência artificial. Neste ponto, no presente, há o conformismo amedrontado de que talvez a única forma que podemos fazer sobre o futuro da inteligência artificial na educação é observar os avanços, as suas utilidades e nos preparar para lutar por uma legislação quando assim for o caso. Já sobre o futuro da educação, tema discutido há séculos, há diversas formas de pensar e lutar por uma elaboração de uma educação eficaz, democrática e libertadora.
Todas elas começam agora, no presente.
(Adaptado de https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/blog/o-impacto-da-inteligencia-artificial-na-educacao.htm, acesso em 12/08/2023)
Questão 1
O texto “Inteligência artificial e educação” pertence ao gênero ARTIGO DE OPINIÃO. Selecione a alternativa que melhor descreve esse gênero:
a) Informativo, faz uso dos tipos textuais prescritivo e narrativo.
b) Informativo, faz uso dos tipos textuais argumentativo e dissertativo.
c) Opinativo, faz uso dos tipos textuais argumentativo e narrativo.
d) Opinativo, faz uso dos tipos textuais argumentativo e dissertativo.
Questão 2
Sobre a temática do texto, assinale a alternativa correta:
a) O texto explica e organiza formas de uso das Inteligências Artificiais na educação.
b) O texto discute sobre avanços e possibilidades de aplicação das Inteligências Artificiais na educação.
c) O texto questiona o atraso do Ensino Médio em relação às Inteligências Artificiais na educação.
d) O texto reforça a necessidade de observar e incentivar as Inteligências Artificiais na educação.
Questão 3
Uma das principais características do gênero ARTIGO DE OPINIÃO é seu caráter pessoal e subjetivo, uma vez que o texto deve traduzir a opinião do autor sobre determinado assunto. Selecione a alternativa que contenha um trecho do texto APENAS opinativo:
a) “Nos tempos atuais, em terras brasileiras, talvez o novo ensino médio cause mais discussões, medo e legislação do que uma inteligência artificial.”
b) “O Chat GPT, uma das IA’s mais recentemente lançadas, pode ser utilizado em artigos, posts em redes sociais.”
c) “Há muitos anos ‘o futuro da educação’ é um tópico discutido e debatido por pensadores das mais diferentes linhas do pensamento.”
d) “Trata-se de um software que está programado para aprender com ações humanas e constantemente se aperfeiçoar com tal experiência.”
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TEXTO I
Vozes-Mulheres
Conceição Evaristo
A voz de minha bisavó ecoou
Criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
de uma infância perdida.
A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.
A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue e fome
A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.
A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
Se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.
(In: Poemas de recordação e outros movimentos, Rio de Janeiro: Editora Malê, 2008. 3.ed., p. 24-25)
TEXTO II
Pequenina
Criolo, Jaques Morelenbaum, Liniker, Maria Vilani e Mc Hariel
Tão pequenina, uma linda
O sonho de várias das mãe, uma menina
Uma filha mulher pra tecer, pra trocar,
Pra tirar da solidão que existe lá
Mães sofrem em silêncio há tanto tempo
Nem todas tem a casa com equilíbrio no sustento
Às vezes naquela mais bela mansão
Uma rotina de dor vai tecendo esse refrão
Não é emprego, nem é profissão
Mãe é mãe e a minha chora no caixão
Cês não sabe o que é favela
Cês nunca moraram nela
Cês vivem as suas vidas e ainda criticam elas
As mães, jovens, as filhas
(Nascer pra ser feliz, não só pegar barriga)
Mãe solteira, obesa, de periferia,
Professora de escola pública, o alvo do dia
(Adaptado de letras.mus.br, acesso em 12/08/2023)
Leia os textos I e II para responder às questões 4 a 6
Questão 4
De acordo com a teoria literária, “eu-lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta”.
Sobre os eu-líricos do poema (TEXTO I) e da canção (TEXTO II), assinale a alternativa correta:
a) Ambos os textos possuem um eu-lírico feminino, negro e periférico, retratando a realidade das favelas no Brasil atual.
b) Ambos os textos possuem eu-líricos marcados pela dor e pela ausência de esperança, em relação à realidade em que vivem.
c) No texto I, o eu-lírico reflete sobre a própria história – das mulheres negras no Brasil –, já no texto II, o eu-lírico retrata, em terceira pessoa, experiências de maternidade.
d) No texto I, o eu-lírico é uma mãe e uma filha, traçando sua ancestralidade, já no texto II, o eu-lírico é apenas uma mãe lutando por seus direitos.
Questão 5
“A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.”
Na estrofe acima, referente ao texto II, a GRADAÇÃO é apresentada no sentido de:
a) Construir o clímax do poema, retomando, em cada um dos adjetivos empregados, as vozes das mulheres apresentadas nas estrofes anteriores.
b) Demonstrar, de forma objetiva, o caráter crítico do poema, levando ao leitor a problematização das relações entre gerações e seus desdobramentos.
c) Expressar o sentimento de revolta do eu-lírico, especialmente em relação às injustiças sociais, raciais e de gênero relatadas ao longo de todo o poema.
d) Fortalecer a metáfora, apresentada na estrofe anterior, que se traduz na imagem de uma mulher descrente da realidade em que vive.
Questão 6
No trecho da canção “Pequenina” (TEXTO II),
a) Há uma série de imagens sobrepostas que retratam as diversas possibilidades de relações familiares.
b) Como recurso poético é utilizada uma conversa entre o eu-lírico e um interlocutor alheio à realidade da periferia.
c) Não é possível identificar nenhuma figura de linguagem, já que se trata de uma crítica objetiva à maternidade.
d) As palavras grafadas de forma incorreta retratam a falta de escolarização das mães adolescentes, que são o tema da canção.
Observe as imagens abaixo para responder às questões de 07 a 09
TEXTO I
Fonte: @o_capirotinho
TEXTO I
Fonte: Jornal da USP
Questão 7
A tirinha (TEXTO I) é organizada em torno de um diálogo, porém há apenas um interlocutor sendo evidenciado. A partir de quais elementos (verbais e/ou não-verbais) do texto podemos inferir de forma mais completa o outro interlocutor?
A) A imagem de uma sala de aula.
B) A fala no balão do primeiro quadrinho.
C) O uso dos verbos no plural e o uso do marcador temporal “na aula de hoje”.
D) O pronome possessivo “sua” e os verbos no plural.
Questão 8
Observando os verbos na tirinha @o_capirotinho e no Infográfico “Qual o processo de uma pesquisa?”, nota-se o uso do tempo PRESENTE DO INDICATIVO. Considerando a definição a seguir, responda à pergunta:
“O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele também pode ser utilizado para indicar uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito. Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.”
Dentre as utilizações apontadas, pode-se destacar que aquela priorizada pela mensagem seja a que se encontra na alternativa:
A) “Ação habitual”.
B) “Falar da fala de uma ação que ocorre no momento da fala”.
C) “Uma verdade”.
D) “Características do sujeito”.
Questão 9
Pode-se compreender, a partir da leitura do infográfico, que são listados APENAS VERBOS na alternativa:
A) PERGUNTA – EXPERIMENTO – PUBLICAÇÃO.
B) COMEÇA – PESQUISADOR – DESENVOLVE.
C) TESTA – É – DIZ.
D) RELEVANTES – VOLTAR – REVISADO.
TEXTOS PARA AS QUESTÕES 10 A 12
TEXTO I
O que é feito de você, ó minha mocidade?
Ó minha força, ó minha vivacidade!
O que é feito dos meus versos e do meu violão?
Troquei-os sem sentir por um simples bastão.
E hoje quando passo a gurizada pasma
Horrorizada como quem vê um fantasma
E um esqueleto humano assim vai
Cambaleando quase cai, não cai
(Adaptado da canção “Que é feito de você”, composição de Cartola. Disponível em https://www.letras.mus.br/cartola/924206/. Acesso em 26/08/2022.)
TEXTO II
Aos quinze, o Saara na ampulheta
Aos trinta, tempo é treta
Rápido como um cometa
Hoje a fé numa gaiola, o sonho na gaveta
(Adaptado da canção “Casa”, composição de Emicida. Disponível em https://www.letras.mus.br/cartola/924206/. Acesso em 26/08/2022.)
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Questão 10
Sobre o TEXTO I, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
A) A canção de Cartola trata da temática da juventude e do declínio do ser perante o tempo.
B) As dúvidas apresentadas na primeira estrofe não têm relação com o conteúdo apresentado na estrofe seguinte.
C) Um eu-lírico triste e abatido é apresentado na primeira estrofe, porém na segunda estrofe ele se redime e torna-se feliz.
D) Trata-se de uma canção composta por versos livres e brancos, o que torna a leitura mais difícil.
Questão 11
Relacione a primeira estrofe do TEXTO I ao TEXTO II e assinale a alternativa correta:
A) Os textos apresentam relação de discordância, uma vez que o primeiro tem muitas certezas e o segundo apresenta algumas dúvidas.
B) A palavra “mocidade”, no primeiro verso do TEXTO I, relaciona-se com o primeiro verso do TEXTO II, a partir de uma concordância.
C) Ambos tratam da mesma temática, porém com visões diferentes: o primeiro é pessimista e o segundo otimista em relação ao amadurecimento.
D) Tanto na canção de Cartola quanto na de Emicida, a juventude é vista como algo positivo, assim como a maturidade.
Questão 12
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os versos retirados do TEXTO II à respectiva figura de linguagem predominante, e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
COLUNA 1
( ) Aos quinze, o Saara na ampulheta
( ) Aos trinta, tempo é treta
( ) Rápido como um cometa
( ) Hoje a fé numa gaiola, o sonho na gaveta
COLUNA 2
I. ALITERAÇÃO (repetição de sons consonantais)
II. COMPARAÇÃO (comparação direta de elementos a partir da aproximação de características)
III. ELIPSE (omissão de trecho ou trechos da frase que compõe o verso)
IV. HIPÉRBOLE (construção de intensidade, a partir de exageros linguísticos e imagéticos)
A) I, II, III e IV.
B) IV, I, III e II.
C) I, IV, II e III.
D) IV, I, II e III.
Questão 13
Na soma abaixo, o ■ simboliza um mesmo algarismo. Dessa maneira, podemos afirmar que ■ ÷ ■ + ■ vale:
A) 5
B) 6
C) 15
D) 16
Questão 14
Eram 17h29min e eu ia começar a brincar, mamãe disse que eu poderia brincar, antes do jantar, até que o relógio mostrasse esses mesmos algarismos, em qualquer ordem. Nosso jantar é às 20h30 min, por quanto tempo durou a brincadeira?
A) 3 horas e 1 minuto
B) 1 hora e 1 minuto
C) 1 hora e 58 minutos
D) 1 hora e 3 minutos
Questão 15
Uma caneca cheia de leite pesa 350g. Essa caneca contendo 52g de leite pesa 269 g. Quanto pesa a caneca vazia?
A) 135 g
B) 215 g
C) 230 g
D) 260 g
Questão 16
16. Se ab=35 e a+b=12, então a²+b² é igual a:
A) 144
B) 420
C) 74
D) 47
Questão 17
17. Um time de basquete é composto por 5 jogadores. Se um técnico possui jogadores com estaturas iguais a 1,80 m, 1,85 m, 1,93 m e 1,98 m e deseja manter a média das estaturas desse time exatamente igual a 1,90 m, ele deve contratar um jogador cuja altura é:
A) 1,94 m
B) 1,95 m
C) 1,96 m
D) 1,97 m
Questão 18
18. Qual o valor resultante da expressão
37 +0,25−37 −(51 −31 )?
A) −51
B) 0
C) 5
D) 51
Questão 19
19. Seja A a solução positiva da equação −x²+4x+5=0, e B a solução negativa da equação 2x²−5x−7=0, temos que AB é igual a:
A) 5
B) -5
C) 51
D) –51
Questão 20
Uma construtora entrega uma casa ao proprietário em 250 dias, contando com 12 funcionários. Caso ela contrate mais três funcionários, considerando que não haja nenhum imprevisto ou interferência, qual seria o tempo necessário para a construção e entrega da obra, supondo que o número de dias e o número de funcionários são proporcionais?
A) 312,5 dias
B) 252 dias
C) 200 dias
D) 192 dias
Questão 21
21. No estacionamento de certo condomínio há, entre carros e motos, um total de 124 veículos, totalizando 432 rodas em uso. Podemos afirmar que o número de carros:
A) é menor do que o número de motos.
B) excede em 60 unidades o número de motos.
C) é 32.
D) é múltiplo de 3.
Questão 22
Frente ao crescente volume de construções nas cidades, muitas vezes de forma desordenada, um projeto paisagístico tem a importante missão de devolver a harmonia do ser humano com o meio ambiente, possibilitando-lhe uma melhor convivência com a natureza. O projeto de um museu prevê que se construa um jardim, formando com o prédio do museu uma área retangular, de acordo com a figura abaixo. Nela, a região cinza representa o lugar em que o jardim será construído.
Sabendo que o jardim ocupa 184m², calcule a medida x, em metros.
A) 7
B) 6
C) 5
D) 4
Questão 23
O velocímetro e o hodômetro são equipamentos importantes em qualquer veículo, pois aferem, respectivamente, velocidade e distância percorrida. Ambos, em alguns carros, são regulados para fazer seus registros utilizando o número de giros da roda do carro.
Suponhamos que um automóvel venha com uma configuração de fábrica compatível com rodas de aro 15, que possui uma medida da circunferência do pneu de aproximadamente 200cm. Determine quantos giros a roda desse veículo realiza durante um intervalo de tempo de 2 minutos com uma velocidade de 120km/h.
A) 180.000 giros
B) 2.000 giros
C) 120 giros
D) 1,2 giros
Questão 24
O mapa abaixo mostra o posicionamento de três cidades – nomeadas de A, B e C – e as rodovias que as ligam e se cruzam perpendicularmente na cidade A. Em uma rodovia, a 60km de distância de A, encontra-se a cidade B; na outra, a 80km de A, encontra-se a cidade C. Um posto policial deve ser construído na rodovia que liga a cidade B à cidade C, conforme o desenho.
Qual deve ser a distância do posto policial até a cidade B?
A) 20km.
B) 36km.
C) 40km.
D) 47km.
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Questão 25
Recentemente alguns casos de febre maculosa foram noticiados pela imprensa. Essa doença ocorre no interior do estado de São Paulo com alguma frequência, no entanto, com o aumento de casos, as capivaras, hospedeiras do carrapato-estrela, voltam a ser pauta. Os roedores acabam sendo culpados pela doença, e viram vilões. Sabemos que as capivaras estão envolvidas de forma indireta no ciclo da febre maculosa.
(Imagem disponível em < https://istoe.com.br/macula-perigosa/ > Acesso em 14/08/2023)
Assinale a alternativa que indica o agente causador e o agente transmissor com suas respectivas características biológicas corretas.
A) Um procarionte é o agente causador, e um eucarionte do filo dos artrópodes é o agente transmissor.
B) Um eucarionte é o agente causador, e um procarionte do filo dos insetos é o agente transmissor.
C) O agente causador e o transmissor são organismos eucariontes, sendo o transmissor pertencente ao filo dos artrópodes.
D) O agente causador é um eucarionte do filo dos artrópodes e o agente transmissor é um procarionte.
Questão 26
“A diversidade de vida em uma floresta é fundamental para a estabilidade ecológica e a saúde do sistema, regulando também o ciclo da água, do carbono e do clima! Cada floresta é composta por uma intrincada teia de interações entre diferentes seres vivos ⎼ microrganismos, plantas, fungos, animais ⎼ e o ambiente físico”.
Usando a figura e o texto acima, assinale a alternativa que corresponde corretamente o fenômeno natural com o número indicado na figura.
A) O número 9 representa a predação de peixes por humanos, uma relação ecológica harmônica; e o número 7 representa a incorporação de nitrogênio por bactérias benéficas ao solo.
B) O número 1 indica o processo de fotossíntese, responsável por produção de carboidratos como o néctar das flores; o número 5 indica a polinização realizada por abelhas, por exemplo.
C) O número 3 indica a evaporação da água, que ocorre quando a molécula de água passa do estado sólido para líquido; o número 5 indica a decomposição realizada por fungos, responsável pela ciclagem de nutrientes.
D) O número 10 indica a predação ou herbivoria de peixes ao ingerirem algas disponíveis nos rios; o número 2 representa uma relação ecológica prejudicial para as árvores quando os animais realizam dispersão das suas sementes.
Questão 27
Considerando as informações contidas no infográfico abaixo, indique qual alternativa está correta.
(Imagem disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/hormonios-maternos-afetam-areas-cerebrais-que-controlam-a-fome-ea-saciedade-no-feto/ Acesso em 14/08/2023)
A) Não há relação direta entre a saúde materna durante a gestação com o futuro estado de saúde da criança.
B) Mães obesas, que produzem leptina em grande quantidade, aumentam o risco dos filhos também serem obesos quando adultos.
C) Mães diabéticas tendem a gerar bebês menores em função da alta produção de adiponectina.
D) A influência da leptina e adiponectina apenas se manifestam após o nascimento do bebê.
Questão 28
Utilizando-se de conceitos de Ecologia, observe a tirinha abaixo e indique qual das alternativas está correta:
(Imagem disponível em http://questoesbiologicas.blogspot.com/2012_11_06_archive.html Acesso em 17/08/2023)
A) As vacas são consideradas organismos produtores, pois servem de alimento para os humanos.
B) O pasto é considerado produtor por ser capaz de realizar o processo de decomposição da matéria orgânica.
C) Ao se alimentar do pasto, a vaca pode ser considerada consumidora primária.
D) O ser humano, ao se alimentar da vaca, é considerado consumidor terciário.
Questão 29
A Monkeypox, ou “varíola dos macacos”, como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
(Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Monkeypox#:~:text=A%20Monkeypox%20ou%20%22var%C3%ADola%20dos,de% 20pele%20de%20pessoas%20infectadas. Acesso em 29/08/2022).
No dia 25/08/2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o uso da vacina para imunização contra Monkeypox. Sobre a ação das vacinas, é correto afirmar que:
A) possuem anticorpos que combatem de forma ativa a doença.
B) transferem ao organismo material genético promovendo mutações.
C) induzem no organismo uma reação de resposta imunológica para produção de anticorpos.
D) as vacinas não possuem efeito terapêutico.
Questão 30
Uma vez que o conceito de intensidade tem relação com a quantidade de energia recebida por uma superfície a cada segundo, qual o local e o horário em que as maiores temperaturas devem ser observadas?
A) localidade A às 10h.
B) localidade B às 12h.
C) localidade A às 13h.
D) localidade B às 14h.
Questão 31
Os estados físicos da matéria são sólido, líquido e gasoso, determinados pela energia cinética das partículas e influenciados por temperatura e pressão. No laboratório de química nos deparamos com diversas substâncias diferentes que possuem estados físicos próprios nas condições ambientes.
Determine o estado físico das substâncias A, B e C nas condições do laboratório se a temperatura ambiente for de 28°C.
A) Líquido – Líquido – Sólido.
B) Sólido – Líquido – Gasoso.
C) Líquido – Sólido – Gasoso.
D) Líquido – Líquido – Líquido.
Questão 32
Substâncias puras e misturas são dois conceitos fundamentais na química, cada um com suas características distintas. Substâncias puras são compostas por um único tipo de molécula ou átomo, têm propriedades químicas e físicas bem definidas e podem ser divididas em puras simples e puras compostas. Já as misturas consistem em combinações de duas ou mais substâncias diferentes, chamadas componentes, em proporções variáveis. As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas.
Com base no texto indique a resposta onde temos a ordem correta de substância pura simples, substância pura composta, mistura homogênea e mistura heterogênea.
A) O2, H2O, ar atmosférico filtrado e leite.
B) Ar puro, CH4, água potável e sangue.
C) Grafite, granito, areia e álcool gel.
D) N2, H2SO4, granito e álcool 70%.
Questão 33
“No Brasil, o sistema escravocrata transformou-se num modelo tão enraizado que acabou se convertendo numa linguagem, com graves consequências. (…) Predominou por aqui, do século XVI ao XIX, uma escandalosa injustiça amparada pela legalidade. (…) Não se votava contra a escravidão. Aliás, no caso brasileiro (…), a escravidão foi bem mais que um sistema econômico: ela moldou condutas, definiu desigualdades sociais, fez de raça e cor marcadores de diferença fundamentais, ordenou vínculos de medo e obediência e criou uma sociedade condicionada pelo paternalismo e por uma hierarquia muito restrita”.
(SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 27-28. [texto adaptado].)
O texto descreve o processo de escravização de seres humanos negros no Brasil, que provocou graves e danosas consequências na sociedade brasileira, entre elas:
A) Fobia social.
B) Preconceito à branquitude.
C) Racismo estrutural.
C) Diversidade cultural.
Questão 34
“Castigo de Escravos” de Jacques Etienne Arago (século XIX)
“A principal função da máscara era implementar um sentido de mudez e de medo, (…) ela representa o colonialismo como um todo. (…) Esta imagem penetrante vai de encontro à/ao espectadora/espectador transmitindo os horrores da escravidão sofridos pelas gerações de africanas/os escravizadas/os. Alguns dizem que Anastácia teria sido uma princesa Nagô/Yorubá antes de ter sido capturada por europeus traficantes de pessoas e trazida ao Brasil na condição de escravizada. Seu nome africano é desconhecido.”
(KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. p.35. [texto adaptado])
De acordo com o site Slave Voyages, 4,8 milhões de pessoas africanas desembarcaram forçadamente no Brasil, onde foram escravizadas e sofreram todo tipo de violência. O uso da violência na história escravocrata brasileira tinha também o sentido de:
A) Civilizar tais populações.
B) Desumanizar os povos escravizados e silenciar sua cultura.
C) Impedir a ingestão de bebida alcoólica no interior dos engenhos de açúcar.
D) Racionalizar a produção de açúcar.
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Questão 35
“No Brasil, é comum retratar as populações indígenas como lembrança de um passado distante, como os pobres de uma história do desaparecimento e da extinção. Esses povos não resistiram ao impacto fulminante do contato e da conquista, é verdade, mas muitos seguiram sobrevivendo, recompondo populações, lutando pela reconstrução de suas identidades.”
(MONTEIRO, John M. Armas e armadilhas: história e resistências dos índios. In: NOVAES, Adauto (org.). A Outra margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 247. [texto adaptado].)
Como as populações indígenas contribuem para a diversidade cultural do Brasil?
A) As populações indígenas colaboram para o rico painel cultural do país, enriquecendo-o com línguas, tradições e conhecimentos ambientais.
B) As populações indígenas são fontes de conflito cultural e não são participantes ativas no enriquecimento do diálogo intercultural.
C) A capacidade de adaptação levou ao apagamento das diferenças na adoção da identidade, idiomas e práticas culturais do homem branco.
D) Os grupos indígenas não resistiram ao longo dos anos e deixaram de existir.
Questão 36
Leia o trecho da letra da canção Sonho imigrante de Milton Nascimento e com base em seu conhecimento sobre a Revolução Industrial, assinale a resposta correta.
A terra do sonho é distante / e seu nome é Brasil / plantarei a minha vida / debaixo de céu anil.
Minha Itália, Alemanha / Minha Espanha, Portugal / talvez nunca mais eu veja / minha terra natal.
Aqui sou povo sofrido / lá eu serei fazendeiro / terei gado, terei sol
Milton Nascimento. Sonho imigrante.
A) A migração de europeus para o Brasil não teve relação com a Revolução Industrial.
B) A migração para o Brasil refletiu a esperança de escapar da miséria provocada pela Revolução Industrial e a busca por uma vida digna.
C) A migração para o Brasil foi motivada principalmente pelo desejo de explorar novas terras, sem relação com a miséria da Revolução Industrial.
D) A migração para o Brasil representou um esforço para manter as condições de vida que os migrantes enfrentaram na Europa.
Questão 37
“No dia 24 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, um atentado contra o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria, mudou os destinos do mundo”. Ouvimos tantas vezes repetir essa afirmação e, num certo sentido, é uma observação que volta e meia retorna, ao menos como problema, como pergunta: faz-se uma guerra por causa de um atentado?
(CANFORA, Luciano. 1914. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. p. 71.)
Entre as causas comumente apontadas para a ocorrência da Primeira Guerra Mundial, é correto assinalar:
A) O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e a Guerra Fria.
B) A entrada dos EUA no conflito ao lado do Japão.
C) As disputas imperialistas e o fenômeno do nacionalismo.
D) O apoio do presidente Vargas aos aliados e a Revolução Russa.
Questão 38
“Após a 1ª Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo […] Essa riqueza, em grande parte, veio do crescimento e do avanço técnico da indústria, o que por um lado resultava na maior oferta de produtos industrializados baratos, mas por outro ocasionava um crescente desemprego de operários substituídos por máquinas. O desemprego e as altas aplicações no mercado de ações ajudaram a desencadear uma crise mundial.”
(J. K. Galbraith. Dias de boom e de desastre. In. J. M. Roberts (org.) História do século XX, FGV, 1974, p. 1331. Adaptado.)
O texto refere-se à Crise de 1929. Podemos, então, concluir que:
A) O texto descreve a prosperidade dos EUA durante a década de 1920, resultando em uma era de estabilidade econômica duradoura.
B) A substituição de operários por máquinas levou a um aumento no emprego e à criação de mais oportunidades de trabalho.
C) A indústria dos Estados Unidos experimentou um declínio acentuado após a Primeira Guerra Mundial, resultando em uma crise econômica localizada.
D) Esse período foi marcado pelo colapso no mercado de ações dos EUA. A crise resultou em uma grande crise econômica, causando repercussões sociais e políticas.
Questão 39
“Ao lado dos camponeses, as mulheres são atores igualmente silenciados no curso das revoluções. (…) No caso russo, inclusive, em certos momentos, serão mais do que a metade da população. Ignorá-las é uma evidência de como a escrita da história permanece enviesada em favor dos homens. (…) As mulheres de origem popular assumiram papel de destaque na manifestação de 9 de janeiro de 1905. Levando suas crianças à frente das passeatas, enfrentaram as balas dos soldados. No chamado domingo sangrento, o massacre das manifestantes e dos manifestantes detonaria ondas de protesto em todo o Império.”
(REIS, Daniel Aarão. A revolução que mudou o mundo: Rússia, 1917. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, p. 169 e 179. Adaptado.)
No contexto das greves operárias e da Revolução Russa de 1917, as mulheres tiveram um papel semelhante ao informado no texto. Desse modo, é possível afirmar que a participação feminina em tais eventos:
A) É totalmente irrelevante levando em conta apenas o que as mulheres sofriam na época.
B) Revela um importante protagonismo nos eventos revolucionários.
C) Participação nos eventos revolucionários foi importante, uma vez que os homens é que ocuparam os principais postos no poder.
D) Não houve participação feminina.
Questão 40
“Há 89 anos, mais precisamente no dia 24 de fevereiro de 1932, uma nova história passou a ser escrita no Código Eleitoral Brasileiro, foi quando as mulheres brasileiras tiveram o direito ao voto garantido, por meio do Decreto n° 21.076, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Com o direito assegurado, as mulheres foram
às urnas pela primeira vez em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, com votação em âmbito nacional.
Para que essa conquista se tornasse possível, essa luta começou muito antes, com importantes movimentos pela
participação feminina na política.”
(SOUZA, Susana de. A conquista do voto feminino no Brasil. Disponível em https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/a-conquista-do-voto-feminino-no-brasil/. Acesso em: 09/08/2023. [texto adaptado].)
Qual foi a importância dos movimentos femininos no Brasil e no mundo que levou à conquista do direito de voto para as mulheres brasileiras em 1932?
A) Tiveram pouco impacto, pois as mulheres eram consideradas incapazes de atuar na política.
B) Buscavam apenas direitos trabalhistas e não estavam preocupados com o direito ao voto.
C) Reivindicavam o direito ao voto apenas para mulheres de classe alta.
D) Desafiavam a visão de que as mulheres eram inaptas na política, culminando na concessão do direito ao voto em 1932.
Questão 41
“(…) é o segundo maior da América do Sul, onde ocupa uma área de 2.036.448, correspondente a mais de 22% do território (…). Este bioma abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos enclaves no Amapá, Roraima e Amazonas. (…) As árvores do bioma são muito peculiares, com troncos tortos, cobertos por uma cortiça grossa, cujas folhas são geralmente grandes e rígidas. Muitas plantas herbáceas têm órgãos subterrâneos para armazenar água e nutrientes.”
(Disponível em https://www.ibflorestas.org.br/, acesso em 15/08/2023.)
O trecho acima descreve o bioma:
A) da Amazônia
B) da Mata Atlântica
C) do Pantanal
D) do Cerrado
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Questão 42
Observe a charge abaixo:
(Disponível em: https://www.todoge.com.br/2020/10/02/mafalda-geografia-astronomia-cartografia-fuso-horario/ Acesso em 28/08/2023)
O globo terrestre, pensado nas questões cartográficas e astronômicas, pode ser entendido como:
A) Uma forma precisa de representar os detalhes do planeta.
B) Uma representação gráfica da realidade que expressa as principais feições do planeta.
C) Um mero adorno, sem verdadeiros fins acadêmicos.
D) Uma representação gráfica que apresenta o planeta Terra de forma menos fiel do que um planisfério.
Questão 43
Milton Santos, em sua obra “Por uma outra globalização” (2015), afirma que a globalização é o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para ele, existem três diferentes mundos em um só: o primeiro seria o mundo como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o outro, o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e, por fim, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
A) A globalização como fábula nos propõe a falsa ideia de uma aldeia global, na qual todos teriam acesso a novas tecnologias de comunicação e transporte, bem como os países estariam em pé de igualdade competitiva.
B) A globalização como perversidade nos apresenta um mundo de livre concorrência, mas no qual todos teríamos as mesmas chances.
C) A globalização como fábula existe de forma pontual, atingindo países ricos e pobres de forma distinta.
D) A outra globalização proporcionaria maior desigualdade entre os países, uma vez que as normas territoriais impediriam a formação de uma aldeia global.
Questão 44
Observe a imagem abaixo e responda:
(Disponível em: https://universogenial.wordpress.com/2020/10/04/as-camadas-da-atmosfera/. Acesso em 15/08/2023.)
A camada na qual ocorrem os eventos climáticos é a:
A) Exosfera
B) Estratosfera
C) Troposfera
D) Termosfera
Questão 45
Nessa bacia hidrográfica predominam rios afluentes temporários ou intermitentes, que ficam secos no período de estiagem. Chamado de “rio da integração nacional”, além de essencial meio de sobrevivência para a população ribeirinha, esse rio, por ser de planalto, naturalmente proporciona a produção de energia hidrelétrica. Trata-se do:
A) Rio Tocantins
B) Rio Tietê
C) Rio Amazonas
D) Rio São Francisco
Questão 46
A China experimentou, ao longo de sua história milenar, algumas das mais exuberantes trajetórias de desenvolvimento econômico, acompanhadas de inovações que tiveram papel revolucionário ao avanço produtivo do mundo. Nas últimas décadas, não foi diferente. O gigante asiático passou de país essencialmente agrícola e pouco desenvolvido a uma grande potência na economia global. Essa metamorfose significou uma colossal migração do campo para a cidade e a transformação de áreas até então eminentemente agrícolas em grandes centros industriais, o que também provocou o aumento da demanda em larga escala por commodities agrícolas e minerais.
(Disponível em: https://www.ipea.gov.br/china. Acesso em 18/08/2023.)
Sobre a China, é correto afirmar:
A) O crescimento econômico vivenciado pela China pouco tem a ver com o gigantesco número de sua população, uma vez que pouco consomem e ainda vivem nas zonas rurais.
B) O crescimento da economia chinesa foi beneficiado por políticas públicas e privadas, com forte incentivo de países ocidentais, como Rússia e Estados Unidos.
C) O notável crescimento da economia chinesa teve como resultado direto o crescimento do agronegócio brasileiro, grande responsável pela venda de produtos primários para o país asiático.
D) Apesar do seu grande crescimento econômico e militar, a China ainda se mostra submissa em relação à Rússia, herança do período da Guerra Fria.
Questão 47
“Trata-se do deslocamento de trabalhadores que vão atuar como mão de obra em lavouras temporárias, como a de cana-de-açúcar, ou em outras atividades sazonais, como a pesca. Ao final do período de trabalho (semanal, mensal ou anual), o indivíduo retorna ao seu local de origem.”
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm. Acesso em 18/08/2023.)
Esse conceito se refere à migração:
A) Transumância
B) Pendular
C) Intrarurbana
D) De retorno
Questão 48
Temperaturas se aproximam dos 50°C na Europa e nova onda de calor extremo pode bater recorde.
Alertas também foram emitidos em partes dos Estados Unidos e da China, no fim de semana, devido ao calor escaldante e ao risco de incêndios florestais.
Depois de um final de semana escaldante em boa parte do Hemisfério Norte, a Europa se prepara para enfrentar uma nova onda de calor extremo nesta semana, com os termômetros se aproximando de recordes históricos, à medida que um novo anticiclone vindo do Saara avança sobre a região mediterrânea. O Vale da Morte, na Costa Oeste dos Estados Unidos, e Xinjiang, no oeste da China, também experimentaram temperaturas preocupantes no domingo. Autoridades alertam para riscos à saúde humana e incêndios.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/clima-e-ciencia/noticia/2023/07/17/temperaturas-se-aproximam-dos-50oc-na-europa-e-nova-onda-de-calor-extremo-pode-bater-recorde.ghtml. Acesso em 12/08/2023.)
Analisando o texto acima, e seus conhecimentos sobre as questões climáticas, responda:
A) O aquecimento global, apesar do aumento das temperaturas no hemisfério norte, ainda é uma especulação, uma vez que em muitos locais não há evidências de mudanças.
B) Os recordes de temperatura no hemisfério norte são uma das evidências das mudanças climáticas, causadas pelas ações antrópicas.
C) Os recordes de temperatura estão diretamente associados a fatores naturais, em nada relacionados às ações humanas.
D) O aquecimento global já é uma realidade, e suas consequências serão sentidas principalmente nos países desenvolvidos, e pouco nos países subdesenvolvidos.
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Proposta de Redação
OS TEXTOS A SEGUIR (TEXTOS I AO IV) COMPÕEM A LEITURA OBRIGATÓRIA PARA A REALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO A SEGUIR:
TEXTO I
Título da imagem: “País tem mais cães que crianças”
Legenda da imagem:
Segundo dados do IBGE, há no Brasil 52 milhões de cachorros de estimação e 45 milhões de crianças. A proporção de gastos das casas brasileiras com animais de estimação em 2022 foi de 0,9% do total.
Diálogo dentro da imagem (balões de fala):
Balão 1: “Quantas pessoas vivem na casa?”
Balão 2: “Aqui somos três mais o bebê.”
TRECHOS PARA ANÁLISE (transcrição dos balões)
Balão 1: “Quantas pessoas vivem na casa?”
Balão 2: “Aqui somos três mais o bebê.”
(Disponível em: Brasil tem mais cachorros de estimação do que crianças, diz pesquisa do IBGE – Jornal O Globo, acesso em 27/05/2023)
TEXTO II
Brasil tem mais cachorros de estimação do que crianças, diz pesquisa do IBGE
Cerca de 44% dos domicílios têm cães, o que equivale a mais de 52 milhões de animais; crianças são 45 milhões.
Carol Knoploch (02/06/2015 – 10:00 / Atualizado em 02/06/2015 – 16:43)
RIO DE JANEIRO — O cachorro é o melhor amigo do brasileiro em 44,3% dos domicílios, o que equivale a 28,9 milhões de lares no país, segundo pesquisa inédita divulgada pelo IBGE nesta terça-feira. A população de cachorros foi estimada pelo instituto em 52,2 milhões, indicando média de 1,8 cachorro por domicílio com esse animal. Já a população de gatos foi estimada em cerca de 22 milhões.
TEXTO III
DOMICÍLIOS COM CACHORRO OU GATO
(em % do total)
Brasil
Cachorro: 44,3%
Gato: 17,7%
Norte
Cachorro: 22,7%
Gato: 48%
Nordeste
Cachorro: 36,4%
Gato: 23,6%
Sudeste
Cachorro: 42,4%
Gato: 13,5%
Sul
Cachorro: 58,6%
Gato: 19%
Centro-Oeste
Cachorro: 49,8%
Gato: 14,3%
PROPORÇÃO DAQUELES COM TODOS OS ANIMAIS VACINADOS CONTRA RAIVA
(Dentre os domicílios com algum cachorro ou gato)
Brasil – 75,40%
Norte – 67,0%
Nordeste – 70,10%
Sudeste – 84,30%
Sul – 63,50%
Centro-Oeste – 81,70%
(Disponível em: Brasil tem mais cachorros de estimação do que crianças, diz pesquisa do IBGE – Jornal O Globo, acesso em 27/05/2023)
Os números mostram que, hoje, é possível dizer que o Brasil tem mais cachorros do que crianças, já que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2013, o país tinha 44,9 milhões de crianças de 0 a 14 anos.
(Disponível em: Brasil tem mais cachorros de estimação do que crianças, diz pesquisa do IBGE – Jornal O Globo, acesso em 27/05/2023)
TEXTO IV
AUTO DA COMPADECIDA, Ariano Suassuna (trecho – ADAPTADO)
João Grilo entra na sala em que a Mulher está finalizando umas contas num caderno sobre a mesa.
Mulher, escrevendo – Que complicação! E se ao menos eu lucrasse alguma coisa… Mas perdi foi meu cachorro.
João Grilo – Quem não tem cão caça com gato.
Mulher, parando de escrever e olhando – Hem?
João Grilo – Quem não tem cão caça com gato e eu arranjei um gato que é uma beleza pra senhora.
Mulher – Um gato?
João Grilo – Um gato.
Mulher, sorrindo – E é bonito?
João Grilo, empolgado – Uma beleza.
Mulher – Ai, João, traga pra eu ver! Chega a me dar uma agonia. Traga, João, já estou gostando do bichinho. Gente, não, é povo que não tolero, mas bicho dá gosto.
João Grilo, saindo – Pois então vou buscá-lo.
(In: SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2004, 34ª ed.; 14ª impressão. Páginas 92 e 93.)
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PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Você é um estudante do 9º ano do Ensino Fundamental e se depara com a tarefa de fazer uma redação na qual é necessário transformar o trecho (TEXTO IV) da peça teatral de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida, em um TEXTO NARRATIVO EM PROSA, acrescentando UM NARRADOR ONISCIENTE e mantendo os DOIS PERSONAGENS que aparecem na cena (João Grilo e a Mulher), considerando a valorização que a Mulher dá aos animais e a desvalorização que dá aos seres humanos (“Gente, não, é povo que não tolero, mas bicho dá gosto.”).
Em sua narrativa, você deve:
- apresentar apenas três elementos: 1) narrador EM 3ª PESSOA – onisciente; 2) João Grilo; e 3) a Mulher.
- NÃO É PERMITIDO criar outra personagem NEM OUTRO CONTEXTO, NEM DIÁLOGO DIFERENTE DAQUELE PROPOSTO NO TEXTO IV;
- o narrador onisciente, em suas colocações, deve propor ao leitor uma reflexão sobre responsabilidade social.
- VOCÊ DEVE DESTACAR PELO MENOS UM (1) ASPECTO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA COM ANIMAIS;
- A PARTIR DO DESTAQUE DADO POR VOCÊ, DÊ UM DESFECHO – um fechamento – para esta cena em sua narrativa.
Instruções:
- Produza um texto de 8 (oito) a 20 (vinte) linhas;
- Não utilize abreviações em seu texto (abreviações como: v/ c/ td/ oq/, por exemplo);
- Use exclusivamente o espaço de linhas destinado à redação;
- Linhas que excederem o espaço delimitado na folha de redação não serão consideradas para efeito de correção;
- Serão avaliados textos escritos à tinta, na folha oficial de resposta (entregue à parte);
Não serão considerados para correção textos que apresentem:
- Menos de 8 (oito) linhas;
- Identificação (de qualquer natureza) do candidato.
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Gabarito do Simulado Online para o COTIL
1D 2B 3A 4C 5A 6B 7D 8A 9C 10A 11B 12D 13B 14C 15B 16C 17A 18A 19C 20C 21B 22D 23C 24B 25A 26B 27B 28C 29C 30C 31A 32A 33C 34B 35A 36B 37C 38D 39B 40D 41D 42B 43A 44C 45D 46C 47A 48A