Uma das principais maneiras de se preparar para o vestibulinho do CTI Bauru da UNESP é realizando provas anteriores e simulados. Aqui no Guia do Vestibulinho preparamos uma avaliação para que você possa estudar e se preparar do jeito certo.
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Como foi feito esse simulado?
O simulado foi feito com 50 questões anteriores e uma redação de provas do CTI Bauru e outros vestibulinhos, uma ótima opção para treinar e ter uma ideia de como será no dia do exame.
Instruções para a realização do simulado
- Você tem no máximo 4h30 para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO).
- Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
- Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas.
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito.
Boa prova!
Começando o simulado do CTI Bauru
Questão 1
(CTI) Leia a tira para responder à questão.
(Fernando Gonsales, “Níquel Náusea”. Folha de S.Paulo, 15.09.2022)
No plano verbal da linguagem, o efeito de humor da tira decorre do sentido do verbo “ter” que significa, no contexto:
(A) ser alimento.
(B) possuir para uso.
(C) ficar preso.
(D) estar presente.
Questão 2
(CTI) Considere o texto para responder à questão:
Longa Covid
De acordo com a OMS, para alcançar o fim da pandemia da Covid, é imprescindível que os países sigam aumentando a sua taxa de vacinação e mantenham uma ampla política de testes, bem como programas que permitam rastrear novas variantes potencialmente agressivas.
O Brasil ostenta boas taxas de imunização. Atualmente, cerca de 85% da população elegível já completou o esquema vacinal. Mas há que se avançar na administração da dose de reforço, ainda abaixo dos 60%.
Cumpre observar, ainda, que, se a face mais visível da pandemia diz respeito ao número de mortes e casos, há que se considerar a amplitude e a extensão dos impactos da Covid na saúde pública.
Também preocupam as sequelas deixadas pela doença – a chamada Covid longa. Amplo estudo conduzido no país mostrou que 65% dos infectados desenvolveram ao menos uma condição crônica.
Tudo isso deve exercer ainda mais pressão sobre um já sobrecarregado SUS – e exigir das autoridades ações para lidar com consequências que irão perdurar para além da crise, por muito tempo.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 17.09.2022. Adaptado)
As informações do primeiro parágrafo do texto permitem concluir corretamente que a política de testes e a vacinação da população:
(A) podem ser atenuadas, considerando o fim próximo da pandemia.
(B) precisam ser revistas, pois têm se mostrado exagerada pela OMS.
(C) devem ser mantidas e intensificadas para erradicar a pandemia.
(D) podem acabar definitivamente, pois o mundo agora está seguro
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Questão 3
(CTI) As informações presentes no texto permitem concluir corretamente que a pandemia da Covid:
(A) deixou muitas pessoas com sequelas e sobrecarregou o sistema de saúde pública.
(B) afetou 65% das pessoas no Brasil, o que trouxe prejuízos financeiros ao SUS.
(C) impôs desafios às pessoas e ao sistema de saúde, mas seus efeitos não perdurarão.
(D) teve muitas mortes como consequência, sem que houvesse sobrecarga do SUS.
Questão 4
(CTI) Considere as passagens do texto:
- … programas que permitam rastrear novas variantes potencialmente agressivas.
- O Brasil ostenta boas taxas de imunização.
- … 65% dos infectados desenvolveram ao menos uma condição crônica.
Os termos destacados significam, correta e respectivamente:
(A) encontrar; almeja; oscilação na saúde.
(B) combater; exagera; melhora na saúde.
(C) conhecer; apresenta; situação de saúde.
(D) investigar; exibe; estado de saúde.
Questão 5
(CTI) Se o número de mortes e de casos __________ a face mais visível da pandemia, hoje está __________ que a extensão de seus impactos na saúde pública muito mais _______ .
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) constituem … clara … é … ampla
(B) constitui … claro … é … ampla
(C) constituem … claro … são … amplos
(D) constitui … clara … são … amplos
Questão 6
(CTI) Analise o cartaz de campanha governamental:
O objetivo da campanha é:
(A) convocar as crianças e adolescentes a buscarem novas cadernetas de vacinação.
(B) patrocinar um programa de televisão sobre saúde de crianças e adolescentes.
(C) incentivar a vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
(D) incentivar a interação entre crianças e adolescentes, promovendo a amizade.
Leia a tira para responder às questões de números 07 e 08.
Questão 7
(CTI) Na frase do último quadro, o termo “pintou” significa:
(A) escondeu, confere contradição ao diálogo e permite concluir que o professor tinha medo de conversas.
(B) aconteceu, confere seriedade ao diálogo e permite concluir que o professor tinha crises de identidade.
(C) flagrou, confere duplo sentido ao diálogo e permite concluir que o professor tinha orgulho exagerado.
(D) surgiu, confere informalidade ao diálogo e permite concluir que o professor tinha baixa autoestima.
Questão 8
(CTI) A palavra que flexiona no feminino e no plural seguindo as mesmas regras do substantivo “professor” é:
(A) ator.
(B) senador.
(C) arrumador.
(D) imperador.
Questão 9
(CTI) A paleontologia é um híbrido de geociências e biociências que tenta compreender a vida do passado. Há um _________ de detetive no trabalho de quem segue essa carreira. Por meio de fósseis, cientistas se esforçam em reconstruir peça ________ peça aspectos da (paleo)biologia de organismos que desapareceram da Terra há milhões de anos, muitas vezes sem deixar _________. Enquanto biólogos empreendem expedições para observar seres vivos em seu habitat natural, ao paleontólogo resta (com sorte) um punhado de fósseis para estudar, os quais ele ________ de volta _______ “vida”, valendo-se da paleontologia virtual e de simulações biomecânicas.
(https://cienciahoje.org.br. Adaptado)
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) quê … à … decendentes … trás … a
(B) que … à … descendentes … tras … a
(C) quê … a … descendentes … traz … à
(D) que … a … decendentes … tráz … à
Questão 10
(CTI) Observe a charge.
Na frase – Disseram que a corda bamba não era lugar para se ficar com a pulga atrás da orelha. –, os sujeitos das expressões verbais “Disseram” e “se ficar” são classificados, correta e respectivamente, como
(A) simples e inexistente.
(B) indeterminado e indeterminado.
(C) composto e indeterminado.
(D) inexistente e inexistente.
QUESTÃO 11
Assinale a alternativa que apresenta o atendimento à norma-padrão em relação ao correto emprego verbal e nominal, assim como o emprego adequado do acento indicativo de crase.
(A) O uso de celulares é permitido, mas exclusivamente na sala que permite a permanência dos professores.
(B) Não se deixe que a utilização excessiva de celular atinja a seus adversários durante as competições esportivas.
(C) Os alunos que se envolveram em comportamento desonesto serão convidados a seu violento desrespeito.
(D) Alunos que se envolveram em comportamento desonesto terão as normas estabelecidas serão penalizados.
QUESTÃO 12
De acordo com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
A criança ______ de risos. Há dias que ______ com a avó. Ontem, ______ brincar no parque.
(A) disparam – haviam – haveriam
(B) disparam – havia – haveria
(C) disparou – havia – haveria
(D) disparou – haviam – haveriam
QUESTÃO 13
Em “O horrível e desconsolado problema insolúvel – o enigma – paralisava o pensamento e o coração”, na passagem destacada acima extraída da obra 1984, de George Orwell, assinale a alternativa em que as duas palavras estão escritas segundo a mesma regra.
(A) Insolúvel e caráter.
(B) Louvável e caráter.
(C) Saúde e estipulado.
(D) Inteligência e estipulado.
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QUESTÃO 14
(CEFET) Sobre os recursos verbais e não verbais, é INCORRETO afirmar que:
(A) A expressão “ganha um novo rosto”, do título, tem como implícito o fato de que há um único retrato do rosto da autora Maria Firmina dos Reis em circulação nas mídias.
(B) A informação errada da data do nascimento de Maria Firmina dos Reis e sua representação como autora branca são “confusões” corrigidas na ilustração.
(C) O sol representado na ilustração estabelece uma relação de intertextualidade com o Hino à liberdade dos escravos, de Maria Firmina dos Reis.
(D) O artista Wal Paixão estabelece interlocução com o leitor e com a personagem Susana para apresentar sua ilustração.
QUESTÃO 15
(CEFET) Aqui vos apresento a minha Maria Firmina. De mim também “não é a vaidade de adquirir nome que me cega”, o público pelo sentimento de gratidão a ela por todos seus grandes feitos que, mesmo tardiamente reconhecidos, produzem impactos profundos. Impactos como o que eu senti, por exemplo, quando conheci a escrava Susana e suas dores, em Úrsula. Para essas dores, Susana, ilustro a luz do “sol que raiou hoje”, presente no Hino à liberdade dos escravos, composto por Firmina; uma luz de luta por dias melhores. Cantemos.
NÃO é correto afirmar sobre os recursos coesivos destacados nesse fragmento:
(A) o substantivo “impactos”, repetido, ressalta a relação do artista com o romance.
(B) o pronome “seus” remete aos impactos da leitura da obra.
(C) o pronome “ela” retoma o nome próprio Maria Firmina.
(D) o pronome “que” retoma “grandes feitos”.
QUESTÃO 16
(CTI) Um torneio de xadrez recebeu inscrições durante 3 dias. No segundo dia, foram recebidas 8 inscrições a menos do que no primeiro dia, e no terceiro dia, foram recebidas 3 inscrições a mais do que no segundo dia. Ao todo, nesses 3 dias, foram recebidas 62 inscrições.
O número de inscrições recebidas no terceiro dia foi
(A) 14.
(B) 17.
(C) 20.
(D) 25.
QUESTÃO 17
(CTI) Uma pessoa comprou 12 m de fio. Desse total foram cortados 8 pedaços de mesmo comprimento e 5 pedaços de 38 cm cada um. Sabendo que ainda restaram 6,5 m de fio, o comprimento de cada um dos 8 pedaços cortados era de
(A) 45 cm.
(B) 78 cm.
(C) 92 cm.
(D) 126 cm.
QUESTÃO 18
(CTI) Em um campeonato, um time marcou determinado número de gols, e o número de gols sofridos foi igual a do número de gols marcados. Se a diferença entre o número de gols marcados e o número de gols sofridos foi 24, o número de gols sofridos foi
(A) 9.
(B) 12.
(C) 15.
(D) 18.
QUESTÃO 19
(CTI) Em uma palestra estavam presentes somente alunos e professores, no total de 218 pessoas. Antes do término da palestra, somente 2 professores precisaram sair e as demais pessoas presentes permaneceram até o final. Após a saída desses 2 professores, o número de alunos ficou igual a 8 vezes o número de professores presentes.
O número de alunos presentes nessa palestra era
(A) 176.
(B) 192.
(C) 208.
(D) 216.
QUESTÃO 20
(CTI) Uma gráfica utiliza 2 máquinas para imprimir folhetos. A máquina A imprime 8 folhetos em 5 segundos e a máquina B imprime 5 folhetos em 3 segundos. Se essas duas máquinas iniciarem a impressão de folhetos ao mesmo tempo e trabalharem durante 1 hora e 15 minutos sem interrupções, o número de folhetos que elas terão impresso, juntas, é
(A) 14625.
(B) 14650.
(C) 14675.
(D) 14700
QUESTÃO 21
(CTI) Em uma folha quadrada, de 24 cm de lado, foram desenhados alguns quadradinhos, cada um com 6 cm de lado que, juntos, preencheram 25% da área total da folha. Nessas condições, conclui-se corretamente que o número de quadradinhos desenhados foi igual a
(A) 6.
(B) 5.
(C) 4.
(D) 3.
QUESTÃO 22
(CTI) Sabe-se que 30% da capacidade total do tanque de combustível do veículo X corresponde a 40% da capacidade total do tanque de combustível do veículo Y. Desse modo, é correto afirmar que a capacidade total do tanque do veículo Y corresponde, da capacidade total do tanque do veículo X, a
(A) 80%.
(B) 75%.
(C) 70%.
(D) 65%.
QUESTÃO 23
(CTI) Em uma empresa, 5 máquinas de mesmo rendimento trabalham simultaneamente na produção de determinada peça. Sabe-se que cada máquina demora 2 minutos e 30 segundos para produzir uma unidade dessa peça. Nessas condições, para produzir um lote com 900 unidades dessa mesma peça será necessário que as máquinas trabalhem de forma simultânea e ininterrupta durante
(A) 7 horas e 30 minutos.
(B) 6 horas e 40 minutos.
(C) 6 horas e 20 minutos.
(D) 5 horas e 30 minutos.
QUESTÃO 24
(CTI) Sônia fez uma rápida pesquisa de preços para a compra de determinado produto. Constatou que o preço desse produto na loja A era 12% menor que o preço da loja B e 10% maior que o preço da loja C. Se o preço desse produto na loja C era R$ 600,00, então o preço do mesmo na loja B era igual a
(A) R$ 650,00.
(B) R$ 700,00.
(C) R$ 750,00.
(D) R$ 800,00.
QUESTÃO 25
(CTI) Em um terreno quadrado ABCD, com 20 m de lado, foi construído um galpão quadrado.
Sabendo que a área desse galpão corresponde a 36% da área do terreno, o perímetro do galpão é de
(A) 36 m.
(B) 40 m.
(C) 48 m.
(D) 52 m.
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Questão 26
(COTIL) Na soma abaixo, o ■ simboliza um mesmo algarismo. Dessa maneira, podemos afirmar que ■ ÷ ■ + ■ vale:
(A) 5
(B) 6
(C) 15
(D) 16
Questão 27
(ETEC) A utilização de dormentes de madeira em ferrovias garante a fixação e o alinhamento dos trilhos. Eles podem ser de tipos variados: roliços, semi-roliços, de duas faces e prismáticos. Um dormente prismático, por exemplo, mede 2 metros de comprimento, 0,24 metros de largura, 0,16 metros de altura e tem o formato de um paralelepípedo retorretângulo, conforme imagem. Em ferrovias brasileiras, são usados, normalmente, 1600 dormentes por quilômetro.
Suponha que, em uma região do Brasil, será construída uma linha férrea de 2 km usando apenas dormentes prismáticos. Logo, o volume total de madeira, em metros cúbicos, necessária para os dormentes utilizados na construção dessa linha é
(A) 76,80.
(B) 122,88.
(C) 168,92.
(D) 245,76.
(E) 368,64.
Questão 28
(CTI) Uma pessoa fez 3 ligações de seu celular. A tabela mostra o tempo de duração das duas primeiras ligações.
A soma dos tempos de duração dessas três ligações foi igual a 4 horas e 12 minutos. O tempo de duração da 3a ligação foi igual a
(A) 2 horas e 55 minutos.
(B) 2 horas e 5 minutos.
(C) 1 hora e 45 minutos.
(D) 1 hora e 5 minutos.
Questão 29
(CTI) A tabela a seguir relaciona as capacidades totais, em litros, de três reservatórios, R1, R2 e R3.
Se os três reservatórios têm, juntos, capacidade total de 5400 litros, então a diferença entre as capacidades dos reservatórios R3 e R1 é igual a
(A) 2100 litros.
(B) 2300 litros.
(C) 2500 litros.
(D) 2700 litros.
Questão 30
(CTI) Observe, na figura a seguir, o hexágono regular ABCDEF e o triângulo ABF.
Sabe-se que a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular com n lados é dada pela fórmula (n – 2). 180º. Desse modo, a soma das medidas dos ângulos f e b do triângulo AFB é igual a
(A) 80º.
(B) 60º.
(C) 50º.
(D) 40º
Questão 31
(CTI) Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição de sedimentos oriundos da degradação de outras rochas e de material orgânico proveniente de decomposição de seres vivos. Após a deposição dos sedimentos, ocorre compactação e posterior cimentação por carbonato de cálcio. Atualmente, algumas dessas rochas são utilizadas para obtenção de produtos utilizados em nosso dia a dia, como
(A) cristais de minerais e metais.
(B) cimento e carvão mineral.
(C) minério de cobre e níquel.
(D) ligas metálicas de ferro e aço.
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Questão 32
(CTI) Uma das principais preocupações da área ambiental é o despejo de esgoto doméstico direto na natureza sem o devido tratamento, o que acarreta a contaminação do solo, cursos de água e praias. Esse descarte irregular em cursos de água contribui para a disseminação de doenças causadas pela ingestão direta de água sem tratamento, como é do caso da
(A) giardíase.
(B) esquistossomose.
(C) ancilostomíase.
(D) teníase.
Questão 33
(CTI) A doença de Chagas é uma parasitose que tem como hospedeiro definitivo o homem. Mais de 100 anos após sua descoberta, essa doença continua a atingir a população brasileira, trazendo grandes impactos ao país. A sua transmissão foi, ao longo de muitos anos, feita de forma vetorial, isto é, por meio do inseto barbeiro. No entanto, nos últimos anos, tem sido relatada a forma de transmissão oral, isto é, por ingestão de alimentos, conforme mostra o gráfico a seguir.
Essa forma de transmissão oral está relacionada com a ingestão de
(A) água contaminada com a larva do barbeiro.
(B) alimentos contaminados com as fezes do barbeiro.
(C) frutas e verduras contaminadas com o mosquito barbeiro.
(D) carnes contaminadas com os ovos do mosquito barbeiro
Questão 34
(CTI) Um dos fenômenos mais comuns na natureza é processo de transformação de energia. É por meio dele que os seres vivos conseguem energia para sobreviver. Em células vegetais, existem organelas que participam dos processos de transformação de energia, que estão interligados, conforme indicado na ilustração a seguir.
(https://www.biologianet.com/biologia-celular. Adaptado)
A interligação entre os processos energéticos, respiração celular e fotossíntese, de acordo com a ilustração, está descrita corretamente em:
(A) 1 transforma energia solar em energia química, armazenada na glicose (2).
(B) 1 transfere energia térmica para 3, que libera o gás O2 (4).
(C) 3 transforma energia química em energia térmica, e libera glicose (4) para 1.
(D) 3 transfere energia química (4) para 1, que libera CO2 (2).
Questão 35
(CTI) Os terremotos são fenômenos que liberam uma grande quantidade de energia acumulada do interior da Terra. Essa energia se propaga por meio de ondas sísmicas, provocando vibrações na litosfera e causando grandes destruições nas cidades atingidas. As ondas sísmicas são de dois tipos: ondas P (Primárias) e ondas S (Secundárias), conforme a ilustração a seguir.
(https://ppgenfis.if.ufrgs.br. Adaptado)
As ondas sísmicas apresentam velocidades e formas de propagação distintas, permitindo classificar a onda
(A) P como uma onda mecânica e longitudinal que necessita de um meio material para se propagar, como o som.
(B) S como uma onda eletromagnética e longitudinal, pois não necessita de meio material, como a luz, para se propagar.
(C) P como uma onda mecânica e transversal, pois necessita de meio material para se propagar, como a luz.
(D) S como uma onda eletromagnética e transversal, pois não necessita de meio material, como o som, para se propagar.
Questão 36
(CTI) Muitos seres vivos são formados por uma única célula. É o caso de microrganismos, como a levedura de cerveja (1), o lactobacilo (2), a cianobactéria (3) e a ameba (4). A respeito das estruturas encontradas nas células desses microrganismos, é correto afirmar que
(A) 1 apresenta retículo endoplasmático e cloroplastos.
(B) 2 apresenta membrana plasmática e ribossomos.
(C) 3 apresenta núcleo e mitocôndria.
(D) 4 apresenta vacúolo e parede celular.
Questão 37
(CTI) Atualmente, verifica-se o aumento do uso de drogas psicotrópicas, ou seja, que atuam no sistema nervoso central. No Brasil, a droga lícita mais consumida é o álcool. O uso abusivo dessa droga provoca uma série de problemas, como graves acidentes de trânsito e violência.
Isso ocorre porque o álcool
(A) diminui a atividade do cérebro, reduzindo a atenção, a concentração, a coordenação motora e a capacidade intelectual.
(B) produz estados de excitação, aumento da ansiedade, inibe a sensação de fome e causa alucinações.
(C) provoca modificações no sistema nervoso, alterando a percepção e o pensamento e provocando delírios.
(D) estimula a atividade do cérebro, provoca hipertensão, tumores no fígado e ataque cardíaco.
Questão 38
(CTI) Considere o circuito a seguir, que apresenta uma bateria, uma chave liga-desliga e três lâmpadas ligadas em série.
(https://www.mundodaeletrica.com.br/oqueecircuitoeletricocaracteristicassimuladores/. Adaptado)
Considerando o sentido da corrente no circuito, ao ligar a chave, após a retirada da lâmpada
(A) 1, as demais lâmpadas irão acender.
(B) 2, as lâmpadas 1 e 3 irão acender.
(C) 3, as lâmpadas 1 e 2 ficarão apagadas.
(D) 2, a lâmpada 1 irá acender e a 3 ficará apagada.
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Questão 39
(CTI) O ímã é um material que apresenta a capacidade de gerar um campo magnético, região ao seu redor, na qual a força magnética vai atuar. Corpos colocados nessa região vão sofrer um efeito de atração ou repulsão. Essas forças de atração ou repulsão têm um sentido, deslocandose de um polo ao outro do imã, de acordo com a linhas do campo magnético. Considere a ilustração a seguir que representa dois imãs e suas linhas do campo magnético, cujos polos (N e S) estão representados por números.
(https://br.freepik.com/vetorespremium/atracaoentrepolosopostoslinhasdecampomagneticomagnetismoeducacaofisicaciencia_43166693.htm/Adaptado)
Para que a ilustração esteja correta, os números 1, 2, 3 e 4, representam, na ordem, os polos
(A) norte, sul, sul e norte.
(B) norte, sul, norte e sul.
(C) sul, norte, norte e sul.
(D) sul, norte, sul e norte.
Questão 40
(CTI) Muitas cidades brasileiras estão utilizando, atualmente, blocos de concreto para a pavimentação de ruas. Além da alta resistência, esses blocos apresentam inúmeras microfissuras, que aumentam a sua permeabilidade, permitindo que a água seja absorvida pela terra e garantindo uma drenagem mais efetiva. A consequência ambiental no cotidiano da população é a de
(A) evitar o escoamento da água na superfície das ruas.
(B) permitir o acúmulo da água em um único local da cidade.
(C) aumentar o nível de água dos rios durante as chuvas.
(D) facilitar o encharcamento de água no solo e no ambiente
Questão 41
(CTI) Um relatório produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, destaca o papel da poluição do solo como uma das principais causas ambientais de doenças e mortes em decorrência da má gestão dos resíduos sólidos. Um deles é o resíduo eletrônico, constituído por celulares, tablets e outros, que devido ao descarte errado contamina o solo e toda uma cadeia trófica.
Assim, no caso de descarte de um celular, uma das formas de se evitar uma contaminação maior do solo, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é a prática de
(A) reduzir, doando o aparelho que funciona para outra pessoa.
(B) reciclar, vendendo o aparelho para lojas que irão fazer a sua revenda.
(C) reutilizar, eliminando pequenas peças do aparelho em locais diferentes.
(D) restaurar, utilizando o aparelho para uma outra finalidade.
Questão 42
(CTI) Atualmente, uma parte dos querosenes utilizados em aviação são obtidos a partir de processos de tratamento de óleos vegetais, fermentação de açúcares e tratamento químico de álcoois. Todos esses processos utilizam matéria-prima obtida a partir de resíduos de origem vegetal ou a partir de espécies vegetais cultivadas para esse fim.
Esse tipo de querosene é considerado
(A) um combustível obtido a partir de fontes não renováveis.
(B) uma forma poluente de obtenção de energia renovável.
(C) uma biomassa produzida com matéria prima não renovável.
(D) um biocombustível obtido a partir de fonte renovável.
Questão 43
(CTI) A ilustração a seguir apresenta situações relacionadas à energia solar ao atingir a atmosfera e a superfície da Terra.
(www.significados.com.br. Adaptado)
A partir do momento que a energia solar atinge o nosso planeta, podem ocorrer vários processos, como transformação da energia solar em calor na superfície da Terra, transferência de calor para a superfície, transferência de calor para a atmosfera terrestre.
Esses processos estão indicados na ilustração, respectivamente, pelos números
(A) 4, 1 e 7.
(B) 2, 4 e 6.
(C) 7, 3 e 5.
(D) 3, 6 e 1.
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Questão 44
(CTI) Em um laboratório, muitas misturas de substâncias são realizadas. Os exemplos a seguir representam algumas dessas misturas.
1 – Uma solução aquosa de ácido clorídrico e uma solução aquosa de hidróxido de sódio foram misturadas em um recipiente e resultaram em uma solução aquosa de cloreto de sódio. Soluções aquosas são aquelas que contêm água.
2 – Água e açúcar foram colocados em um recipiente, misturados e resultaram na formação de uma solução aquosa de açúcar.
3 – Uma solução aquosa de iodeto de potássio foi misturada com uma solução aquosa de nitrato de chumbo e resultaram em uma solução aquosa de nitrato de potássio e um material sólido, o iodeto de chumbo, depositado no fundo do recipiente.
4 –Uma certa quantidade de limalha de ferro foi colocada em um recipiente contendo água e resultou em uma mistura na qual a limalha ficou depositada no fundo do recipiente e a água ficou sobre esse material.
Essas experiências constituem exemplos de transformações que ocorrem quando se misturam substâncias químicas. Sobre os exemplos descritos é correto afirmar que em
(A) 1 ocorreu reação química que originou uma mistura homogênea.
(B) 2 ocorreu reação química que originou uma mistura heterogênea.
(C) 3 não ocorreu reação química e a mistura formada é homogênea.
(D) 4 ocorreu reação química que originou uma mistura heterogênea.
Questão 45
(CTI) Um veículo se desloca com velocidade constante de 40 km/h entre os pontos A e B, conforme ilustração a seguir.
Sabendo-se que o veículo demorou 30 minutos para percorrer a distância entre A e B, essa distância, em km, é igual a
(A) 12.
(B) 20.
(C) 30.
(D) 60.
Questão 46
(CTI) É determinada a partir do nível médio do mar tem como base as medidas realizadas em diferentes pontos do litoral brasileiro. Nos mapas, é representada por uma escala de cores que varia do verde ao marrom. Cada curva de nível traz o valor, em metros, da distância de um determinado ponto ao plano de interseção ao nível do mar. O texto apresenta o conceito de
(A) latitude.
(B) longitude.
(C) altitude.
(D) orientação.
Questão 47
(CTI) Durante o dia, o continente aquece mais rapidamente do que o oceano, resultando em uma baixa pressão atmosférica sobre a superfície terrestre. À noite, o processo se inverte: o continente esfria mais rápido que a água, tornando o ar sobre a terra mais frio do que sobre o oceano. Com isso, a pressão atmosférica aumenta sobre o continente, e os ventos mudam de direção. Esse processo é facilmente observado nas praias brasileiras e está ilustrado nas figuras a seguir.
A: alta pressão B: baixa pressão
(Ynoue et al., Meteorologia noções básica. São Paulo: Oficina de Texto, 2017)
O processo a que o texto e as figuras se referem é a
(A) brisa marítima e terrestre.
(B) circulação global e regional da atmosfera.
(C) circulação com variação sazonal, como as monções.
(D) influência da orografia e monção.
Questão 48
(CTI) O relevo brasileiro pode ser dividido em três grandes unidades. Uma dessas unidades ocupa a maior parte das regiões Sul e Sudeste do território nacional, com altitudes variáveis, em geral acima de 800 metros, e superfícies irregulares, desgastadas pela erosão. O texto referese à unidade
(A) planície.
(B) planalto.
(C) depressão.
(D) cordilheira.
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Questão 49
(CTI) A República Jacobina (02.06.1793/27.07.1794), com Robespierre à frente, instaura um governo “revolucionário até a paz”. Atendendo às pressões populares, coloca o “Terror” na ordem do dia, institui um Tribunal Revolucionário e uma nova Constituição, a de 1793.
(Ricardo de Moura Faria et al., História, p. 175. Adaptado)
Nesse contexto da Revolução Francesa, é correto afirmar que
(A) os revolucionários tornaram-se, gradativamente, mais moderados e houve uma forte defesa dos interesses da burguesia, como a garantia absoluta à propriedade privada.
(B) o acordo político existente entre forças aristocráticas e democráticas foi rompido e instituiu-se que o direito ao voto seria oferecido apenas aos proprietários.
(C) o processo revolucionário foi radicalizado, com a abolição da escravidão nas colônias e o fim da obrigatoriedade de os camponeses indenizarem os antigos senhores.
(D) medidas legais foram tomadas, no sentido de restaurar a sociedade existente no Antigo Regime, com o reestabelecimento dos Primeiro, Segundo e Terceiro Estados.
Questão 50
(CTI) O Ato Institucional no 5 (AI-5), baixado em dezembro de 1968, foi o instrumento de uma revolução dentro da revolução ou, se quiserem, de uma contrarrevolução dentro da contrarrevolução. Ao contrário dos atos anteriores, não tinha prazo de vigência e não era, pois, uma medida excepcional transitória. Ele durou até o início de 1979.
(Boris Fausto, História do Brasil, p. 480. Adaptado)
O AI-5, imposto durante a Ditadura Militar no Brasil,
(A) ampliou as atribuições do Poder Legislativo e limitou as ações do Poder Executivo.
(B) estabelecia poderes ao Presidente da República para cassar mandatos e suspender direitos políticos.
(C) extinguiu os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal.
(D) garantiu o aumento de direitos políticos aos analfabetos e às mulheres.
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Redação
Texto 1
A preservação refere-se às práticas que visam proteger a natureza das ações que lhe provocam danos. Hoje, sabe-se que a preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e dos seres vivos. No Brasil, a Constituição Federal determina que a coletividade tem dever de defender o meio ambiente e preservá-lo.
(Michelly Moraes. “Preservação do Meio Ambiente: entenda sua importância!”. https://agropos.com.br. Adaptado.)
Texto 2
As ações do cidadão comum, destinatário final dos produtos, de certa forma afetam a estabilidade do meio ambiente. Patrícia Aguirre, uma das organizadoras de um projeto de promoção de diálogos em torno do meio ambiente, exemplifica essas decisões: “No meu apartamento, pego coisas em caçambas e reciclo para fazer a decoração, dou atenção ao reuso da água, reduzo o consumo de plásticos. São várias manobras pensando sempre na preservação do meio ambiente”.
Silvia Sayuri, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Política e Ciência Ambiental na USP, alerta que não basta pensar em evitar o uso. Segundo ela, “o primeiro passo é reduzir, depois reutilizar e, por fim, reciclar”. Outra história narrada por Patrícia atesta esse tipo de ação: “Fizemos o aniversário da minha netinha e não usamos balões de plástico. Essa consciência, com seis anos, ela já tem e se recusa a usar canudos de plástico, copinhos”. Patrícia acrescenta outro exemplo: “Quando lavo louça, deixo um jarro ao lado e, depois que tiro o grosso da sujeira, jogo essa água dentro do jarro. Jogo essa água em um balde que deixo ao lado do vaso sanitário para usar como descarga”. Conforme avalia Sayuri, “essas ações práticas parecem pequenas, mas, quando somadas, são importantes”.
(Hugo Vaz. “Ações individuais de preservação ambiental estimulam debates, mas discurso precisa ser acompanhado por práticas coerentes”. https://autossustentavel.com, 28.02.2019. Adaptado.)
Texto 3
As pessoas se importam com questões de preservação ambiental? Há indícios de que sim. Porém, existe uma diferença clara entre o discurso e a prática. Falar que se importa é uma coisa, mas praticar ações efetivas é outra história. Se dizem se importar, por que algumas pessoas não agem devidamente?
Há explicações para isso. O ser humano prioriza problemas imediatos. As mudanças climáticas, por exemplo, parecem algo muito distante do presente e acabam não representando uma ameaça imediata para muitos. Ademais, há uma desconexão entre as pessoas e a natureza. As pessoas preservam apenas aquilo que conhecem e cuidam daquilo com o que têm vínculo. Quanto mais distantes do meio natural, menos elas se importam com sua preservação.
Também falta conhecimento suficiente da população sobre a preservação. Mesmo que a informação esteja cada vez mais acessível, para muitos, quanto à preservação, ainda não estão claros os motivos, as dificuldades e a forma de conservação do ambiente. Além disso, muitos não sofrem ou percebem diretamente as consequências de atacar a natureza. O problema do plástico no oceano, por exemplo, só despertou incômodo nas pessoas quando começaram a ver o lixo na praia e nas ruas. Por fim, é mais trabalhoso sair da zona de conforto, pois as pessoas priorizam o que é mais fácil e cômodo.
(Livia Ribeiro. “Por que a maioria das pessoas não se importa com problemas ambientais?”. https://aun.webhostusp.sti.usp.br, 17.12.2019. Adaptado.)
Texto 4
(Alexandre Beck. https://naestantedabiblioteca.blogspot.com. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um artigo de opinião, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Meio ambiente: entre o discurso e as ações práticas de preservação
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Gabarito
1D 2C 3A 4D 5B 6C 7D 8B 9C 10B 11D 12A 13B 14A 15B 16 17C 18A 19B 20D 21C 22B 23A 24C 25C 26B 27D 28D 29D 30B 31B 32A 33B 34A 35A 36B 37A 38C 39B 40A 41A 42D 43B 44A 45B 46C 47D 48B 49C 50B