Uma das principais maneiras de se preparar para o vestibulinho do IFSP é realizando provas anteriores e simulados. Aqui no Guia do Vestibulinho preparamos uma avaliação para que você possa estudar e se preparar do jeito certo.
Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!
Está querendo passar no IFSP, ETEC, SENAI e mais, mas não sabe por onde começar?
Criamos uma apostila completa para você:
- matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
- mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
- mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
- capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
- conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
- material utilizado por mais de 160.000 alunos
- milhares de aprovados!
Estude para a ETEC, SENAI, IFSP, Liceu de Artes e Ofícios, Jovem Aprendiz, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc) e muito mais!
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Como foi feito esse simulado?
O simulado foi feito com 30 questões anteriores de provas do IFSP, uma ótima opção para treinar e ter uma ideia de como será no dia do exame.
Instruções para a realização do simulado
- Você tem no máximo 3h00 para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO).
- Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
- Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas.
- Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito.
Boa prova!
Começando o simulado do IFSP
Questão 1
(IFSP) Leia o texto a seguir:
Especialista em meio ambiente analisa impactos em Brumadinho
Entre os pontos discutidos, os do Rio Paraopeba e migração da fauna local são as maiores preocupações.
Após uma semana do rompimento da barragem do complexo Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, as análises referentes aos impactos da tragédia causam reações negativas e tensões. A lama de rejeitos ainda não foi totalmente avaliada, mesmo sendo óbvio que os prejuízos ambientais na cadeia do bioma são extensos. O professor Luiz Côrtes, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade, além de ser coordenador da Rede Internacional de Estudos sobre Mineração e Sustentabilidade e de membro do Projeto Temático Fapesp Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face a Vulnerabilidades Climáticas.
O especialista aponta que uma das consequências foi a mudança do Rio Paraopeba, que passa pela cidade de Brumadinho. “Com base em experiências de Mariana, o rio só voltará a ter sedimentos bastantes significativos e uso potável dentro de uma perspectiva de recuperação. Mas há uma perda irreversível da biodiversidade, pois houve a mortandade de peixes e com a água imprópria a fauna aquática sofreu impactos negativos. Isso tudo se soma ao aproveitamento da seca para a irrigação de lavouras, o que dá à população rural uma nova dimensão dos impactos ao rio. Vai levar uma grande quantidade de anos até a fauna se recompor”, comenta.
Na visão do especialista, a lama de rejeitos do minério irá inviabilizar a germinação, comprometendo a superfície do solo, a água e até o ar, sem sinais de recuperação ambiental até então. “A população afetada pelo rio não se desloca simplesmente pelo fato de ela estar sendo forçada. Isso significa a reconstrução dos espaços afetados por uma nova configuração de paisagem, mas não com a mesma composição da biodiversidade original e, essencialmente, a fauna, segundo o especialista, já se prejudicará por essa situação devido à falta de alimentos”, afirma.
Fonte: Jornal da USP, 29/01/2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em: 03 fev. 2019.
Qual dos excertos abaixo emprega a estrutura sujeito – verbo de ligação – predicativo do sujeito?
(A) “Especialista em meio ambiente analisa impactos em Brumadinho.”
(B) “Nos solos, por sua vez, a camada de lama de rejeitos do minério irá inviabilizar a germinação.”
(C) “Viola do Rio Paraopeba e migração da fauna local são as maiores preocupações.”
(D) “A fauna, segundo o especialista, já se prejudicará por essa situação devido à falta de alimentos.”
Questão 2
(IFSP) O Projeto de Lei n. 490/2007, que trata do marco temporal das terras indígenas, gerou diversas manifestações e críticas em todo o país. Em entrevista a uma rede de televisão, a deputada indígena Célia Xakriabá afirmou que:
“É bom pensar em transição ecológica. É hora de pensar em transição econômica. É bom pensar em transição luminosa. Mas a maior urgência está no ato de escutar, mas as máquinas continuam aceleradas. O que está em jogo não é uma questão técnica, e sim uma questão política. O que está em jogo não é uma questão do solo. O que o Brasil decidir hoje vai refletir no amanhã.”
Fonte: Disponível em: https://www.camara.leg.br. Acesso em: 19 set. 2023.
Considerando que a repetição da estratégia linguística da repetição do trecho “É bom pensar…” contribui para a estrutura do texto citado, a deputada indígena Célia Xakriabá enfatiza:
(A) a expressão “o que está em jogo…” para argumentar a urgência da decisão sobre as florestas e comunidades indígenas brasileiras.
(B) repete a expressão “o que está em jogo aqui…” para alertar a população sobre a necessidade de aprovação do Projeto de Lei n. 490/2007.
(C) repete a palavra “projeto” seguida da locução adjetiva “de existência” para dar a coesão necessária à entrevista.
(D) repete a palavra “transição” para adequar sua linguagem à formalidade de uma entrevista.
Questão 3
(IFSP) Leia trechos de uma entrevista com Karin Queiroz Freyes, Mestre em Políticas Públicas e Governança pelo Sciences Po Paris e em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. Eles servirão de base à questão.
Quando se fala em sustentabilidade, pensa-se no tripé social, ambiental e econômico. Como você definiria esses princípios? Qual deles afeta mais a qualidade de vida da integridade?
“Exatamente, sustentabilidade é o conceito criado em cima da inteligência do tripé. Para a gente falar em sustentabilidade, precisamos dos três princípios interdependentes e indissociáveis no seu funcionamento e sucesso. Se falta um deles, a gente não pode dizer que o desenvolvimento daquele modelo de consumo ou de sociedade para subsistir, mas, por outro lado, é impactado por práticas insustentáveis, ainda que não sejam em todos os âmbitos. Por isso, há uma balança que tem como referência o pequeno humano e o planeta (…).”
A questão climática está relacionada com a sustentabilidade? Como?
“A mudança do clima intensificada pela globalização e pelo impacto da ação humana no planeta, em especial com os processos industriais e produtivos e os impactos ambientais das cidades, é hoje uma das maiores crises ambientais da sociedade. A emissão de gases cria estufas, diminuindo a capacidade do planeta de resfriamento natural e aumentando a temperatura do globo. Além disso, a poluição do ar, resultado da queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, tem efeitos diretos na saúde da população. Estudos recentes mostram que, anualmente, mais de 25 mil gigatoneladas de CO2 são lançadas na atmosfera, causando impactos ambientais severos no equilíbrio dos ecossistemas, na localidade, na saúde pública e no clima.”
Assinale a alternativa cuja acepção dos conectivos substitui de forma correta e sem alterações de sentido o termo “por outro lado” presente em ambos os trechos da entrevista.
(A) porém – assim.
(B) entretanto – assim.
(C) ainda assim – por conseguinte.
(D) apesar disso – mesmo assim.
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Questão 4
(IFSP) Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barraco sem número.
Uma noite ele chegou no Mar Vinte de Novembro
Bebeu
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Manuel Bandeira, Belo Belo. In: MELLO, Jorge de Almeida. Belo Belo, 1989. p.107.
A respeito da estrutura de Manuel Bandeira, marque a afirmação correta:
(A) “João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barraco sem número” é uma oração coordenada sindética aditiva.
(B) “João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barraco sem número” é uma oração coordenada sindética alternativa.
(C) “João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barraco sem número” é uma oração coordenada sindética explicativa.
(D) “João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barraco sem número” é uma oração coordenada sindética conclusiva.
Questão 5
(IFSP) Leia este trecho de um conto de Mia Couto.
De repente, o boi explodiu. Rebentou sem um múúú. No capim em volta choveram pedaços e fatias, grão e folhas de boi. A carne eram já borboletas vermelhas. Os ossos eram moedas espalhadas. Os chifres ficaram num qualquer ramo, balouçando a imitar a vida, no invisível do vento.
O espanto não cabia em Azarias, o pequeno pastor. Ainda há um instante ele admirava o grande boi malhado, chamado de Mabata-bata.
Fonte: COUTO, Mia. O dia em que explodiu Mabata-bata. In: ______. A menina sem palavra: histórias de Mia Couto. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 11.
Assinale a alternativa correta.
(A) Em “choveram pedaços e fatias, grão e folhas de boi” (1º parágrafo), o termo “pedaços e fatias, grão e folhas de boi” é o objeto direto do verbo chover.
(B) Em “choveram pedaços e fatias, grão e folhas de boi” (1º parágrafo), o termo “pedaços e fatias, grão e folhas de boi” é o objeto indireto do verbo chover.
(C) Em “ele admirava o grande boi malhado” (2º parágrafo), o termo “o grande boi malhado” é objeto direto do verbo admirar.
(D) Em “ele admirava o grande boi malhado” (2º parágrafo), o termo “o grande boi malhado” é objeto indireto do verbo admirar.
Questão 6
(IFSP) O poema “O Trenzinho do Caipira” foi escrito pelo poeta Ferreira Gullar para acompanhar a composição musical de mesmo nome de Heitor Villa-Lobos. Leia-o abaixo:
O TRENZINHO DO CAIPIRA
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela serra, vai pelo mar
Cantando pela serra ao luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar… (…)
Ferreira Gullar faz uso de recursos estilísticos recorrentes da poesia concreta, como aliterações, assonâncias, rimas internas e externas. Dentre elas, há um efeito que traz movimento com ambiguidade, que consiste na repetição de estruturas sintáticas e nos semelhantes nos versos que garantem ritmo ao poema.
No poema “O Trenzinho do Caipira”, a partir da análise, interpreta-se que:
(A) O trem dorme no menino parado em uma estação à noite.
(B) O menino está conduzindo o trem em seu pensamento, pois é impossível o trem voar nas estrelas.
(C) O dia e a noite estão a rodar e a vida tem aqueles que imaginam seu movimento a partir das palavras repetidas que reforçam a ideia de que a vida e os sonhos passam.
(D) O trem representa apenas movimentos, sendo cada palavra ligada ao mundo por meio das palavras “no ar, no ar, no ar”, que insinua um trem subindo e voando.
Questão 7
(IFSP) Leia o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA:
“Art. 4º – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão, e de toda atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
§ 1º É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.
§ 2º As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção outras decorrentes dos princípios por ela adotados.
Após a leitura do trecho do artigo 4º do Estatuto do Idoso, é possível afirmar que:
(A) o artigo garante que os idosos devem ser tratados com prioridade em todos os serviços públicos.
(B) o Estatuto do Idoso não prevê punições para a negligência no cuidado com os idosos.
(C) a lei abrange apenas ações diretas que atentem contra os direitos dos idosos.
(D) o Estatuto do Idoso assegura que qualquer forma de violação aos direitos dos idosos, seja por ação ou omissão, será punida conforme a lei.
Questão 8
Texto 2
Rótulos e embalagens: o que você anda comendo?
(IFSP) A nossa alimentação, como há muito já se sabe, é importante não para dar energia e garantir os nutrientes necessários para o bom corpo. Mas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, cada vez mais valores culturais, sociais, estéticos, sensoriais e mesmo afetivos estão envolvidos em momentos de prazer e confraternização.
Dessa forma, a alimentação envolve muito mais que a necessidade de nutrientes, mas também a influência de um ambiente social de manipulação dos meios de comunicação, que são ditados por mitos no seu artigo “A influência da mídia sobre hábitus alimentares das crianças e seu papel na obesidade”, do próprio Nutrire.
Com a evolução da sociedade, diferentes alimentos foram criados e industrializados, incluindo desde novos ingredientes até produtos com o objetivo de ofertar maior aceitação da população. Dentre esses diversos componentes, podemos destacar o açúcar, as gorduras e os carboidratos, que afetam maior prazer, levam à necessidade da alimentação, pois não acentuam o sabor da comida, aumentando assim a necessidade de novas experiências e experimentações (PROCON, 2009). 61% da população brasileira ingere carnes em excesso devido ao consumo de assados, refogados e cozidos, pelos hábitos culturais e, sobretudo, pela acessibilidade a esses produtos. Por outro lado, o consumo de frutas e verduras por hábito não atinge a média mínima de volume de 400g por dia, considerada adequada pela Organização Mundial da Saúde. (*…)
MARÉS, A. e Raul Bandeira. Rótulos e embalagens: o que você anda comendo?
De acordo com os textos 1 e 2, podemos concluir que:
(A) a maioria da população brasileira consome alimentos de origem vegetal e segue à risca os processos que favorecem a nutrição.
(B) os alimentos são produtos que fazem parte da população brasileira, com ingredientes que são essenciais para o bem-estar humano.
(C) o consumo de frutas, legumes e vegetais é baixo e a falta desses alimentos leva a sérios problemas de saúde, como má nutrição, anemia, obesidade e outros.
(D) há um equilíbrio entre o consumo de alimentos de origem animal e vegetal, pois há uma variedade de culinária, como o de frutas, verduras e legumes, que previnem doenças.
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Questão 9
(IFSP) Enquanto a publicidade preocupa-se em divulgar um produto ou um serviço, a propaganda pretende transmitir uma ideia ou um conceito, como acontece, por exemplo, na propaganda política. Leia o texto a seguir e responda:
REPENSE A ÁGUA EM GARRAFINHAS
Quando você tem uma garrafa reutilizável não há por que comprar mais uma garrafinha plástica. Você economiza 3 litros de água para cada litro que bebe.
Transcrição dos textos do anúncio: “Repense a água em garrafinhas” e “Quando você tem uma garrafa reutilizável não há por que comprar mais uma garrafinha plástica, você economiza 3 litros de água para cada litro que bebe”.
Na oração “você economiza 3 litros de água para cada litro que bebe“, há a ideia de proporcionalidade. Quais palavras a seguir tem esse mesmo sentido de proporção?
(A) Ao beber água em garrafa, em em copos.
(B) Reutilizando garrafas de água em garrafas plásticas, aqui há ideia de hierarquia discursiva.
(C) Como não há bebida ou desperdício, há ideia de proporção.
(D) Quanto mais se bebe água, mais sede se tem.
Questão 10
(IFSP) Em 8 de março de 2023, metroviários de Minas Gerais saíram às ruas da capital do estado contra a privatização do metrô de Belo Horizonte, assim como os que trabalham da categoria entoaram o grito de ordem transcrito a seguir: “Não, a nossa luta, não à privatização”.
O efeito de sentido advindo da frase “saíram às ruas da capital do estado contra a privatização do metrô de Belo Horizonte”.
(A) Privatização.
(B) Corta.
(C) Saíram.
(D) Da.
Questão 11
(IFSP) Leia:
“Pádua era empregado em repartição dependente do ministério da guerra.
Não ganhava muito, mas a mulher D. Fortunata provia cedo a casa vida em barata (…). O administrador da repartição em que Pádua trabalhava viera de tu Norte, em comissão. Pádua, por ordem regulamentar, ou por especial designação, ficou substituindo o administrador com os respectivos honorários. Esta mudança de fortuna trouxe-lhe certa vertigem (…).
Não se contentou de reformar a roupa e a copa, atirou-se às despesas supérfluas, deu joias à mulher, nos dias de festa matava um leitão, era visto em teatros, chegou aos sapatos de verniz. Viveu assim vinte e dois meses na suposição de uma eterna interinidade. Uma tarde entrou em nossa casa, aflito e desvairado, ia perder o lugar, porque chegara o efetivo naquela manhã. Pediu a minha mãe que velasse pelas infelizes que deixava; não podia sofrer a desgraça, matava-se. Minha mãe falou-lhe com bondade, mas ele não atendia a coisa nenhuma.
– Não, minha senhora, não consentirei em tal vergonha! Fazer descer a família, tornar atrás… Já disse, mato-me! Não hei de confessar à minha gente esta miséria. E os outros? Que dirão os vizinhos? E os amigos? E o público? (…)
Pádua enxugou os olhos e foi para casa, onde viveu prostrado alguns dias, mudo, fechado na alcova, – ou então no quintal, ao pé do poço, como se a ideia da morte teimasse nele. D. Fortunata ralhava (…). Mas, tanto lhe ouviu falar em morte que teve medo, e um dia correu a pedir a minha mãe que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que se queria matar. Minha mãe foi achá-lo à beira do poço, e intimou-lhe que vivesse. Que maluquice era aquela de parecer que ia ficar desgraçado, por causa de uma gratificação menor, e perder um emprego interino? Não, senhor, devia ser homem, pai de família, imitar a mulher e a filha… Pádua obedeceu; confessou que acharia forças para cumprir a vontade de minha mãe.”
ASSIS, Machado de. O administrador interino. In. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 13. ed. São Paulo: Ática, 1996. p. 32-34. Fragmento.
Vocabulário
• alcova: quarto de dormir.
• efetivo:“o efetivo” é referência à pessoa que não
era temporária no quadro dos funcionários.
• honorários: remuneração, salário.
• interinidade: o que é provisório, temporário.
velar: manter vigilância, não abandonar, cuidar.
Geralmente os gêneros textuais que se compõem por estruturas da sequência narrativa se servem, de alguma maneira, dos tipos de discurso em sua construção: direto, indireto e indireto livre, dependendo das intenções do narrador. A esse respeito, observando o texto acima, assinale a alternativa correta:
(A) No excerto: “Não, minha abona, não o consentiria tal em vergonha! Fazer descer a família, tomar arriar… Há disso, até-mel! Não lhe foi confessar à minha gente este misé…” E os outros? Que são os vizinhos? E os amigos? E que dirá o público?”, os trechos interrogativos caracterizam a fala, por meio da finalidade marcar o discurso de outrem, o que atribui ao narrador o papel de personagem que sofre a situação de fala da personagem, o que ele indiretamente reproduz subordinando-se a seu ponto de vista.
(B) No excerto: “Sinto-lhes a voz e parece que há de ficar desgraçado, por causa de uma gratificação? Não, pode ir, pedir um emprego, um melhoramento, aceitar um conceito, pois há filho, há mãe, há filhos…”, as vozes do narrador e da personagem se confundem. Há emprego de marcas, os efeitos de simultaneidade entre discursos, os modos de apresentação da fala permitem que se veja o ponto de vista da personagem.
(C) No excerto: “Podia muito bem que voltasse para casa, onde havia de ver que não afogou a honra de si. Mas de manhã foi-lhe então aberta, se então ela ainda se achava em dúvida.”, os verbos em terceira pessoa, junto à falta de uma indicação clara de quem fala (ou se é fala ou pensamento do narrador), fazem com que o discurso indireto livre se manifeste, o que reduz o efeito de uma oposição referencial do leitor.
(D) No excerto: “Pádua recusou-se ao fato, mas a casa onde vivia prostrado alguns minutos, fechada na alcova, ou no canto de um gabinete, a filha, com a rede caída e ao lado, ainda o pálido e mole, a noite de tal madrugada.”, percebe-se uma forte contextualização da personagem filha, com a própria boca.
Questão 12
(IFSP) Leia a informação do infográfico e compre com um trecho de uma notícia publicada sobre produtos alimentícios:
“Na denúncia, o Idec apontou que os biscoitos da linha Nestlé Aveia e Mel; Nestlé Leite e Mel; Nestlé Cookie Cream, Aveia e Mel e Nestlé Maizena com Amêndoas alegam ter ‘maizena’ na palavra no nome, incluindo o alimento em destaque na embalagem.”
REBELO, G. Nestlé é acusada por propaganda enganosa sobre biscoitos no Brasil. Uol, 19 jul. 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/alimentacao/noticias/2023/07/19/nestle-e-acusada-por-propaganda-enganosa.htm. Acesso em: 19 jul. 2023.
Ao relacionar o significado do Senado Federal sobre direitos do consumidor e o teor da denúncia sobre os biscoitos Nestlé, a possibilidade é que:
(A) O infográfico reforça que a Nestlé está inserida em uma categorização de propaganda enganosa, segundo o trecho revelado na visão dos juristas e do Procon.
(B) O infográfico apresenta dados sobre os riscos à saúde no Brasil, enquanto o trecho discute a Nestlé.
(C) O infográfico lista os ingredientes dos biscoitos da Nestlé, enquanto o trecho enfatiza a composição dos produtos.
(D) O infográfico discute apenas os impactos ambientais da produção desses alimentos.
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Questão 13
(IFSP) Leia o texto:
“Eu ia correndo a vida. Aos sete, a gente é assim. Pulou de onde viera para um brinquedo. De um brinquedo para uma fruta. Tudo rápido. Do momento da infância. O pai chegava. Olha o que te trouxe aí pra você!, e abria a mão, um embu maduro e brilhante! Chui! O comedido, entre um e outro bocado na boca, o encantamento em mastigar, querendo outra, e mais outra, satisfeito de estar ali, de não estar antes.”
CARRASCO, João. João Anzanello Carrascoza. Aos 7 e aos 40. In: Às vezes, quando. Alfaguara, 2016. p.8.
Sobre o texto de João Anzanello Carrascoza, é correto afirmar que:
(A) O texto explora a ideia de que a infância é um período típico e cheio de transições emotivas.
(B) O autor descreve sua infância como um período trágico e sem grandes mudanças emocionais.
(C) Ao se mostrar, o autor já tinha uma visão crítica dos acontecimentos, sendo capaz de refletir sobre o papel da infância em seus desenvolvimentos familiares e na adolescência.
(D) O texto tem um tom burocrático e técnico, distanciando-se do envolvimento emocional.
Questão 14
(IFSP)
O elogio
Ao saber que tinha sido elogiado por ex-alunos e ex-colegas, ele se riu: “Depois que os alunos se vão, se abrem todas as palavras, mas elas se enchem muito bem!”
Brandão, Herberto Sales. In: KERNER, J. Q. Tratado Geral de Práticas da Escola, São Paulo, 4ª ed. Publifolha, 2005.
O excerto grifado no texto Elogio é uma oração:
(A) Subordinada adjetiva restritiva.
(B) Subordinada adjetiva explicativa.
(C) Subordinada substantiva objetiva direta.
(D) Subordinada adverbial concessiva.
Questão 15
(IFSP) A lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015, institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Art. 18. O atendimento da saúde à pessoa com deficiência será realizado em níveis de complexidade, garantindo seu acesso universal e igualitário.
A lei assegura atendimento integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantindo acesso universal e igualitário.
§ 1º É assegurada a participação da pessoa com deficiência na elaboração das políticas de saúde a ela destinadas.
§ 2º O acesso ao atendimento segundo normas e princípios que regulam a atuação do Sistema Único de Saúde e contemplam aspectos relacionados aos direitos e às especificidades das pessoas com deficiência, incluindo normas sobre sua dignidade.
§ 3º Aos profissionais que prestam assistência a pessoas com deficiência é assegurada a formação inicial e continuada, deve ser garantida capacitação inicial e continuada.
§ 4º As ações e os serviços de saúde pública destinados a pessoa com deficiência devem assegurar:
I – diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar;
II – serviços especializados de reabilitação sempre que necessários, para qualquer tipo de deficiência, inclusive para a manutenção de melhor condição de saúde e qualidade de vida;
III – atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação;
IV – ambulatórios de saúde auditiva;
V – atendimento psicológico, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais;
VI – reabilitação e reconstituição da identidade de gênero;
VII – informações amplamente divulgadas sobre saúde da pessoa com deficiência, incluindo o direito à informação e à sexualidade;
VIII – informação adequada e acessível à pessoa com deficiência e a seus familiares sobre sua saúde;
IX – ações e serviços projetados para prevenir a ocorrência de deficiências;
X – promoção de estratégias de capacitação permanente da equipe que atua no SUS, com ênfase nas ações com orientação às necessidades das pessoas.
§ 5º A oferta de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, medicamentos, insumos e suplementos nutricionais, conforme as normas vigentes do Ministério da Saúde.
§ 6º As entidades privadas que participam de forma complementar do SUS ou que recebem recursos públicos para sua manutenção, devem garantir o acesso às ações e aos serviços de saúde da pessoa com deficiência.
As leis em geral são constituídas de artigos que podem vir acompanhados de parágrafos (§) e incisos (indicados por algarismos romanos).
Sobre a estrutura do Artigo 18, a função dos incisos estaria corretamente descrita na alternativa:
(A) Os incisos indicam a unidade básica da lei, ou seja, para indicar o asseguramento integral ao atendimento à saúde pela pessoa com deficiência.
(B) Os incisos apresentam-se como desdobramentos da unidade básica da lei, com a função de indicar condições ou exceções do artigo. Nesse artigo, eles apresentam as indicações de como a pessoa com deficiência deve ser tratada no atendimento integral à saúde.
(C) Os incisos presentes no parágrafo 4º do artigo 18 da lei 13.146/2015, enumeram as ações e serviços à saúde pública, os quais devem ser oferecidos às pessoas com deficiência pelo poder público, desde formas de prevenção às deficiências a garantias de tratamentos de saúde que as pessoas com deficiência necessitem.
(D) Os incisos indicam as restrições impostas à unidade da lei, ou seja, mostram o que o poder público não deve garantir à pessoa com deficiência, elencando desde a participação em formulação de política pública a tratamentos e insumos de que necessitem as pessoas com deficiência.
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Questão 16
(IFSP) Em uma aula de matemática, a professora passou para sua turma uma lista de exercícios, na qual era necessário calcular o valor decimal de √7 e era permitido aos alunos o uso da calculadora. Um aluno falou que não iria conseguir realizar a atividade, pois a tecla de calcular raiz quadrada de sua calculadora estava quebrada. A professora sugeriu, então, que ele transformasse a raiz em potência com expoente fracionário. Qual a representação de √7 que o aluno precisa utilizar?
Questão 17
(IFSP) Um adolescente deseja criar uma conta em uma nova rede social. Para isso, após escolher seu nome de usuário, ele deve criar uma senha usando exatamente quatro letras minúsculas, escolhidas entre as 26 do alfabeto utilizado na escrita da língua portuguesa. Ele decide, então, que as duas primeiras letras da senha serão consoantes diferentes entre si e que as duas últimas serão vogais, também diferentes entre si.
Nestas condições, quantas senhas diferentes ele pode criar?
(A) 8.400
(B) 11.025
(C) 358.800
(D) 456.976
Questão 18
(IFSP) Em um terreno com a forma de um trapézio retângulo, um empreiteiro deseja construir um galpão cuja planta baixa tem o formato de um retângulo. A figura a seguir ilustra o projeto e apresenta algumas medidas.
O empreiteiro decidiu que um terço da área externa (região cinza) ao galpão será pavimentado, e o restante será coberto com grama. Deste modo, a área que o gramado ocupará na área externa, em m², é igual a:
(A) 300
(B) 150
(C) 100
(D) 50
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Questão 19
(IFSP) Desprezando a espessura de seus lados, sabemos que um recipiente em formato cúbico de aresta igual a 10cm tem capacidade de armazenar 1 litro água. Nestas condições, quantos litros de água cabem em um recipiente cúbico cuja aresta é igual a 40cm?
(A) 120 litros
(B) 4 litros
(C) 64 litros
(D) 640 litros
Questão 20
(IFSP) Leia o texto a seguir sobre as distâncias entre a Terra e Marte.
“ (…) Marte é o segundo planeta mais próximo do nosso, depois de Vênus. Marte está localizado a 220 milhões de quilômetros do Sol (a Terra está a 150 milhões de quilômetros). O cálculo, portanto, parece simples: a distância entre a Terra e Marte é de 70 milhões de quilômetros. Mas, na realidade, os dois planetas estão em movimento ao redor do Sol, e em órbitas que não são circulares, mas elípticas. Teoricamente, a aproximação máxima que pode existir entre o Planeta Vermelho e a Terra é de 54,6 milhões de quilômetros (…)”
Fonte: https://socientifica.com.br/viagem-a-marte-quantotempo-leva-para-chegar-la. (modificado). Acesso em: 21 jul. 2023.
Ao saltar de um avião, um Paraquedista aterrissou exatamente na metade do percurso entre uma árvore representada pelo ponto A (2, 3) e um rochedo representado pelo ponto B (4, -5). Utilizando os conhecimentos de geometria analítica, calcule o ponto médio M (Xm, Ym) onde o Paraquedista aterrissou.
(A) M (3, -1)
(B) M (3, 4)
(C) M (5, -1)
(D) M (3, -4)
Questão 21
(IFSP) Ao saltar de um avião, um paraquedista aterrissou exatamente na metade do percurso entre uma árvore representada pelo ponto A (2, 3) e um rochedo representado pelo ponto B (4, -5). Utilizando os conhecimentos de geometria analítica, calcule o ponto médio M (Xm, Ym) onde o paraquedista aterrissou.
(A) M (3, -1)
(B) M (3, 4)
(C) M (5, -1)
(D) M (3, -4)
Questão 22
(EMBRAER) Em uma grande cidade, um motorista pode ir de um ponto A para um ponto B pela rota I ou pela rota II, sendo que, se optar pela rota II, irá percorrer 900 m a mais do que se utilizar a rota I. Se a terça parte do percurso total pela rota I mais a sexta parte do percurso total pela rota II é igual a 1 500 m, então o percurso entre os pontos A e B, feito pela rota II, tem um total de
(A) 3,4 km.
(B) 3,6 km.
(C) 3,7 km.
(D) 3,9 km.
Questão 23
(EMBRAER) Considere três notas, a, b, c, referentes, respectivamente, a três provas de Matemática feitas por Fábio, tais que a + b = 13, a + c = 17 e b + c = 14. A diferença entre a maior e a menor dessas notas é igual a
(A) 3.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.
Questão 24
(EMBRAER) Em uma empresa, uma máquina produz 2.500 unidades de determinada peça a cada 3 horas de funcionamento ininterrupto. Se em certo dia essa máquina iniciar a produção de um lote com 4.500 unidades dessa mesma peça às 8 horas e 15 minutos, e seu funcionamento tiver uma única interrupção de 15 minutos para ajustes técnicos, a produção de todas as peças desse lote estará concluída às
(A) 13 horas e 54 minutos.
(B) 13 horas e 39 minutos.
(C) 13 horas e 30 minutos.
(D) 12 horas e 50 minutos.
Questão 25
(ETEC) Plantas carnívoras, como as dionéias, são conhecidas pelo aprisionamento de suas presas. Esse movimento ocorre por um processo denominado tigmonastia, em que, ao serem tocadas, as células sensíveis da planta geram sinais elétricos que são propagados rapidamente e fazem com que a planta se feche.
Durante o fechamento das folhas, a resistência elétrica entre dois pontos do caule pode ser obtida por meio da Lei de Ohm, conhecida pela fórmula R=Ui, em que a diferença de potencial (U) aplicada nos pontos gera uma corrente elétrica (i) que depende da resistência elétrica (R) do material.
Se uma diferença de potencial de 1×10−1 V é aplicada entre esses pontos e a corrente elétrica medida é de 2×10−9 amperes, a resistência elétrica, medida em ohm, do caule da planta é
(A) 5×10^−9
(B) 5×10^
(C) 5×10^
(D) 5×10^
(E) 5×10^
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Questão 26
(COTIL) Uma caneca cheia de leite pesa 350g. Essa caneca contendo 52g de leite pesa 269 g. Quanto pesa a caneca vazia?
(A) 135 g
(B) 215 g
(C) 230 g
(D) 260 g
Questão 27
(COTIL) Se ab=35 e a+b=12, então a²+b² é igual a:
(A) 144
(B) 420
(C) 74
(D) 47
Questão 28
(IFSP) Em 2023 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Censo Demográfico realizado em 2022. Curioso em saber os resultados de sua região, um estudante do Oeste Paulista, encontrou a seguinte notícia:
Censo 2022: 26 cidades do Oeste Paulista perderam população; Irapuru foi a que mais encolheu
Das 56 cidades que compõem a região de Presidente Prudente (SP), 26 delas encolheram nos últimos 12 anos. É o que aponta o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quarta-feira (28). Os municípios perderam, ao todo, 17.331 habitantes. A última pesquisa demográfica foi realizada em 2010 e, nesse período, o município de Irapuru (SP) foi o que mais perdeu habitantes, saindo de 7.789 pessoas morando na cidade para 5.938 habitantes em 2022. A cidade perdeu 1.851 moradores em 12 anos, o que representa uma queda de 23,76%.
Logo em seguida, o município de Euclides da Cunha Paulista (SP) registrou diminuição de 17,33% no número de habitantes, indo de 9.585 para 7.924 pessoas. A cidade perdeu 1.661 moradores.
Em terceiro lugar, o município de Flora Rica (SP) apresentou 15,13% de queda na taxa de crescimento populacional, saindo de 1.752 para 1.487 moradores. A cidade perdeu 265 pessoas em 12 anos.
Na sequência, a pesquisa registrou que Santo Anastácio (SP) teve queda de 12,27% no número de habitantes, indo de 20.475 para 17.963 habitantes. O município contabilizou 2.512 pessoas a menos.
Em quinto lugar, a cidade de Rosana (SP) apresentou 11,43% de queda na taxa de crescimento populacional, saindo de 19.691 pessoas em 2010 para 17.440 em 2022. O município perdeu 2.251 moradores.
Considerando os dados da notícia, o estudante observou corretamente que:
(A) Ao todo, os cinco municípios perderam 17.331 habitantes.
(B) Entre os cinco municípios da notícia, aquele que teve a maior queda percentual na taxa de crescimento populacional foi o que perdeu a maior quantidade de habitantes.
(C) Na região de Presidente Prudente, o resultado “a cidade encolheu” pode ser considerado como a moda dos dados.
(D) Os cinco municípios da notícia perderam, em média, 1.708 habitantes cada.
Questão 29
(IFSP) A semelhança de triângulos nos permite calcular distâncias inacessíveis. Também é utilizada quando é preciso medir uma distância muito longa ou algum obstáculo. Dentre suas aplicabilidades estão: medir a distância entre as margens de um rio, a altura de um prédio, a profundidade de um poço etc.
A respeito de semelhança de triângulo, assinale cada questão como verdadeira (V) ou falsa (F) e depois escolha a alternativa que correspondente a sequência, de cima para baixo, de V e F obtida.
[ ] Toda reta paralela a um dos lados do triângulo, que intercepta os outros dois lados, determina um segundo triângulo, que não é semelhante ao primeiro. [ ] Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. [ ] Dois triângulos que possuem apenas dois ângulos correspondentes congruentes não podem ser considerados semelhantes. [ ] O quociente comum entre as medidas dos lados correspondentes é chamado de razão de semelhança entre dois triângulos.
(A) V – V – F – F.
(B) V – F – V – F.
(C) F – V – F – V.
(D) F – F – V – V.
Questão 30
(IFSP) Um computador demora 6 minutos e 20 segundos para fazer o “download” de um arquivo de 1 GB. Se ele mantiver a mesma velocidade de download, quanto tempo esse computador levará para baixar um arquivo de 2,2 GB?
(A) 13 minutos e 56 segundos.
(B) 13 minutos e 20 segundos.
(C) 12 minutos e 40 segundos.
(D) 14 minutos e 04 segundos.
O maior material já criado para o IFSP, ETEC, SENAI e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.
Gabarito
1C 2A 3D 4A 5C 6D 7A 8B 9D 10B 11B 12A 13A 14C 15C 16D 17A 18C 19C 20D 21A 22B 23B 24A 25D 26B 27C 28D 29C 30A