Simulado online para o Liceu de Artes e Ofícios

Publicado em

em

, ,

por

Uma das principais maneiras de se preparar para o vestibulinho do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é realizando provas anteriores e simulados. Aqui no Guia do Vestibulinho preparamos uma avaliação para que você possa estudar e se preparar do jeito certo.

 

Mas antes… Conheça nossa Apostila Preparatória!

Está querendo passar no Liceu, mas não sabe por onde começar?

 

Criamos uma apostila completa para você:

  • matemática, português, história, geografia, física, química e biologia
  • mais de 400 páginas de conteúdos explicados, ricos em imagens e textos
  • mais de 600 exercícios com gabarito, separados por matéria e dificuldade
  • capítulo inteiro sobre redação, com conceitos e exercícios de escrita
  • conteúdo feito por ex-alunos de vestibulinhos
  • material utilizado por mais de 160.000 alunos
  • milhares de aprovados!

 

Estude para a Liceu, ETEC, SENAI, IFSP, Jovem Aprendiz, provas de bolsa (Objetivo, Anglo, Etapa, etc) e muito mais!

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Apostila do Guia do Vestibulinho

 

Como foi feito esse simulado?

O simulado foi feito com 40 questões anteriores de provas do Liceu e outros vestibulinhos, uma ótima opção para treinar e ter uma ideia de como será no dia do exame.

 

Instruções para a realização do simulado

  • Você tem no máximo 3h00 para concluir esse simulado (cronometre com seu celular e NÃO PASSE DO TEMPO).
  • Não vale consultar a internet e nem os livros, viu?
  • Prepare uma folha de rascunho ou um caderno para resolver as contas e anotar as respostas.
  • Depois de terminar sua prova vá beber uma água e descansar! E só depois compare suas respostas com o gabarito.

 

Boa prova!

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Começando o simulado do Liceu

 

Leia a charge para responder às questões de números 01 e 02

 

 

Questão 1

(LICEU) O efeito de humor se dá pelo fato de

(A) a entrevista de emprego no setor de Recursos Humanos exigir exame de audição.

(B) a boa capacidade auditiva do entrevistado ser aprovada pelo entrevistador.

(C) a resposta do entrevistado não corresponder ao questionamento do entrevistador.

(D) o entrevistado não ter noção da nota que ele atribuiria a si próprio.

 

Questão 2

(LICEU) Na frase – … que nota você dá para a sua capacidade de ouvir? – substituindo-se o pronome “você” por “tu”, procedendo-se à correta relação com o pronome e colocando-se o verbo no futuro, tem-se:

(A) … que nota tu dará para a sua capacidade de ouvir?

(B) … que nota tu darás para a tua capacidade de ouvir?

(C) … que nota tu dará para a sua capacidade de ouvir?

(D) … que nota tu darás para a sua capacidade de ouvir?

 

Leia o texto para responder às questões de números 03 a 09.

 

Cartas de Amor

Eu era aluno do Júlio de Castilhos e estudava à tarde (as manhãs, naquela época, estavam reservadas às turmas femininas). Um dia cheguei para a aula, coloquei meus livros na carteira e ali estava, bem no fundo, um papel cuidadosamente dobrado. Era uma carta; dirigia não a mim, mas “ao colega da tarde”. E era uma carta de amor. De amor não; de paixão. Paixão fogosa, incontida, transbordante, a carta de uma adolescente de 14 anos. E a jovem escritora não teve a menor dificuldade de responder.

Iniciou-se assim uma correspondência que se prolongou pelo ano letivo, não se interrompeu nas férias e ainda se renovou nas férias de julho. À medida que o ano ia chegando ao seu fim, as trocas epistolares* iam crescendo. Chegou a conclusão de que precisava conhecer a minha misteriosa correspondente, que tinha bela mão de escrevente e cuja caligrafia fazia jus às suas frases.

Mas… Seria realmente bela? A julgar pela letra, sim; eu era um amante da grafologia** e minha experiência me dizia olhos verdes. Contudo, nem mesmo os grandes especialistas da grafologia estão livres de cometer enganos. A prova decisiva, além disto, eu já tinha uma namorada que não era misteriosa, mas era igualmente fogosa.

Optei, portanto, pelo mistério, pelo “nunca te vi, sempre te amei”. A minha história de amor continuou somente na fantasia. Que é o melhor lugar para as grandes histórias de amor.

(Moacyr Scliar, “Cartas de amor”. In: Minha mãe não entende nada. L&PM, 1996. Adaptado.)

 

(*) epistolares: relativo a epístolas, cartas
(**) grafologia: é o estudo da personalidade de uma pessoa por meio da escrita.

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 3

(LICEU) De acordo com as informações do 1º parágrafo, é correto afirmar que

(A) o narrador, ao chegar à sala de aula, de manhã, encontrou uma carta de amor escrita em uma folha, dirigida a ele.

(B) a carta de amor havia sido deixada embaixo da carteira por uma aluna do mesmo período do narrador.

(C) o conteúdo da carta demonstrava que sua autora desejava corresponder-se para atar compromisso sério.

(D) o narrador sentiu-se à vontade para iniciar a correspondência amorosa, respondendo à carta recebida.

 

Questão 4

(LICEU) As informações contidas nos 2º e 3º parágrafos permitem afirmar que

(A) a correspondência amorosa entre o narrador e a misteriosa correspondente foi suspensa por ocasião das férias.

(B) o arrebatamento apaixonado contido nas cartas ia enfraquecendo à medida que se aproximava o fim do ano.

(C) o narrador tinha certeza de que a moça que escrevia as cartas era delicada e de uma beleza estonteante.

(D) a letra da carta poderia não corresponder às características físicas da moça imaginadas pelo jovem.

 

Questão 5

(LICEU) Pela leitura dos dois últimos parágrafos, é possível concluir que o narrador

(A) possuía uma namorada, mas isso não o impediu de transformar em realidade a paixão idealizada pela sua correspondente.

(B) pretendia, um dia, conhecer a moça com quem se correspondia a fim de confirmar a beleza imaginada.

(C) estava convicto de que a imaginação e o mistério constituem a receita certa para tornar as histórias de amor mais bonitas.

(D) apreciava o mistério, embora alimentasse dúvidas quanto à intenção da responsável pelas cartas.

 

Questão 6

(LICEU) Assinale a alternativa cuja frase formulada a partir do texto está de acordo com a norma-padrão do emprego do sinal indicativo de crase.

(A) As manhãs estavam reservadas à turma feminina.

(B) A carta era dirigida à qualquer aluno da classe.

(C) O jovem não teve dificuldade de responder à todas as cartas.

(D) A correspondência passou à prolongar-se pelo ano letivo.

 

Questão 7

(LICEU) Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o sinônimo e o antônimo dos termos em destaque na frase do 1º parágrafo:

Paixão fogosa, incontida, transbordante, a carta de uma alma desejosa de afeto.

 

(A) desgostosa e receosa.

(B) ardente e desinteressada.

(C) impetuosa e ansiosa.

(D) indiferente e sedenta.

 

Questão 8

(LICEU) A expressão adverbial do 1º período do texto – Eu era aluno do Júlio de Castilhos e estudava à tarde (as manhãs, naquela época, estavam reservadas às turmas femininas) – que indica o tempo do narrador e o fato narrado é:

(A) estudava.

(B) as manhãs.

(C) naquela época.

(D) turmas femininas.

 

Questão 9

(LICEU) Leia as frases:

Contudo, nem mesmo os grandes especialistas em grafologia estão imunes ao erro, e um engano poderia ser trágico. (3º parágrafo) • Optei, portanto, pelo mistério, pelo “nunca te vi, sempre te amei”. (4º parágrafo)

 

Os termos em destaque podem ser substituídos, correta e respectivamente, sem prejuízo ao sentido original, por:

(A) Entretanto; logo.

(B) Todavia; porém.

(C) Ainda que; contudo.

(D) Embora; pois.

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 10

(LICEU) Assinale a alternativa em que se apresenta um possível trecho de uma carta entre correspondentes amorosos, em que foi observada a norma-padrão de convenção ortográfica e de acentuação.

(A) A distância entre nós é uma flor está no fato de que você é mais bela!

(B) Nossas vidas acabaram se cruzando numa feliz providência do acaso.

(C) Frequentemente penso que nossos corações batem em um só ritmo.

(D) Quando você parte é como se junto parti-se minha vontade de viver.

 

Questão 11

(CTI) Considere as passagens do texto:

  • … programas que permitam rastrear novas variantes potencialmente agressivas.
  • O Brasil ostenta boas taxas de imunização.
  • … 65% dos infectados desenvolveram ao menos uma condição crônica.

 

Os termos destacados significam, correta e respectivamente:

(A) encontrar; almeja; oscilação na saúde.

(B) combater; exagera; melhora na saúde.

(C) conhecer; apresenta; situação de saúde.

(D) investigar; exibe; estado de saúde.

 

 

Observe a charge.

 

 

Questão 12

(LICEU) Em sua fala, o homem emprega uma linguagem

(A) informal, para informar a mulher da dinâmica da família.

(B) irônica, para justificar o porquê de não pagar a conta de luz.

(C) rebuscada para dizer à mulher que não pagou a conta de energia.

(D) agressiva para ofender a mulher por não pagar a conta de luz.

 

Leia o texto para responder às questões de números 13 a 15.

 

O gás usado na guerra na Ucrânia, fornecido pela Alemanha, é parte de energia para fabricação de produtos da principal fornecedora Multi-sece de gás, e o custo da energia para a produção de gás natural é alto para a Rússia.

O impacto no continente europeu é uma escalada de uma crise que contém brutal, a energia pela ação da guerra na UcrâniaPutin procura impedir o apoio militar da Ucrânia, reforçando o alinhamento popular a causa da Ucrânia.

Alemanha não parece continuar, pois a população ocidental não alterou substancialmente os sinais. A proposta de gás recente na Alemanha indica que 70% de descontinuar o uso do gás como Putin, reagindo à falta de radicalizar a guerra diante dessa falta. Chegando ao ponto em favor da atividade europeia sem gás.

(Adaptado de: Europa sem gás. Editorial. Folha de S.Paulo, 10.02.2022. Adaptado)

 

Questão 13

(LICEU) As informações do texto permitem concluir que

(A) Putin decidiu manter o fornecimento de gás para a população europeia, mas tem protestado porque a inflação vem subindo na Alemanha.

(B) a população europeia tem reclamado porque é independente do fornecimento de gás.

(C) a Alemanha tem traído os países europeus desrespeitando os acordos comerciais e o fornecimento de gás.

(D) a guerra tem deixado os países europeus distantes das sanções impostas à Rússia, depois que Putin cortou o fornecimento de gás.

 

Questão 14

(LICEU) Considerando os aspectos de concordância nominal e verbal, de acordo com a norma-padrão, a alternativa que contém o enunciado em que se resolveu corretamente a concordância é:

(A) De acordo com recente pesquisa na Alemanha, há um índice consideravelmente alto da população favorável ao apoio à Ucrânia.

(B) A alta nas contas de luz vêm sendo responsável por uma onda de protestos que se espalhou em vários países do continente.

(C) Fábricas e residências, que depende do fornecimento de energia, vão ficando vulnerável e existe a possibilidade de uma recessão.

(D) Existe sinais claro de progresso militar da Ucrânia que parecem reforçar o alinhamento com os países do ocidente.

 

Questão 15

(LICEU) Considerando os aspectos de concordância ortográfica e de acentuação gráfica, o enunciado coerente com o texto e adequado à norma-padrão é:

(A) A guerra no continente europeu é a atividade de Putin buscando o fornecimento de gás.

(B) Suspensão no fornecimento de gás é a forma extra de Putin para pressionar a Europa.

(C) A falta de gás para a Europa é a forma extra de chantagem contínua do presidente.

(D) Europa vive escassez de energia devido à guerra e na violência de recurso econômico.

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 16

(LICEU) A figura mostra as retas paralelas r e s, além de uma reta transversal t. O ângulo de vértice V, marcado na figura, mede 100º e o triângulo retângulo ABC tem ângulo reto no vértice B.

 

Qual é a medida do ângulo de vértice C, indicado na figura?

(A) 5º

(B) 10º

(C) 15º

(D) 60º

Questão 17

(LICEU) Qual é o resultado do quociente de ?

(A)

(B)

(C)

(D)

 

Questão 18

(LICEU) Um grande livro possui 500 páginas. Cada página tem 3 colunas e cada coluna tem 40 linhas. Supondo-se que cada linha do livro tenha 30 letras digitadas, qual é o total de letras digitadas nas 500 páginas desse livro?

(A)

(B)

(C)

(D)

 

Questão 19

(LICEU) A carga da caneta de João estourou, o que acabou borrando o algarismo da dezena de um número de quatro algarismos que estava anotado em seu caderno, como mostra a imagem:

 

 

Para tentar recuperar o algarismo borrado, João usou a memória e lembrou que o número de quatro algarismos era divisível por 3.

 

Usando a lembrança de João, quantas são as possibilidades diferentes para o algarismo que foi borrado?

(A) Uma.

(B) Duas.

(C) Três.

(D) Quatro.

 

Questão 20

(LICEU) O pai de Ana e Beto deu a eles R$ 150,00 para que repartissem igualmente entre si. Como Beto estava devendo dinheiro para Ana, ele ficou com 25 do dinheiro dado por seu pai, o que fez com que ele conseguisse reduzir sua dívida com Ana para R$ 20,00.

Qual era o valor da dívida de Beto com Ana antes que eles repartissem o dinheiro dado pelo pai deles?

(A) R$ 35,00.

(B) R$ 40,00.

(C) R$ 50,00.

(D) R$ 55,00.

 

Questão 21

(LICEU) Com 10 dúzias de laranjas e 15 dezenas de bananas pretende-se montar sacolinhas contendo somente a mesma fruta, de modo que cada sacolinha tenha a maior quantidade possível de frutas e que não sobre laranja nem banana, de forma que cada sacolinha.

O número total de sacolinhas que será possível montar é

(A) 6.

(B) 9.

(C) 10.

(D) 15.

 

Questão 22

(LICEU) Conseguí um desconto de 10% na compra de um produto. Comprei esse produto e mais um vale presente de R$ 150,00 para dar à minha mãe, gastando, ao todo, R$ 350,00. O preço do produto, sem o desconto, era de

(A) R$ 260,00.

(B) R$ 270,00.

(C) R$ 240,00.

(D) R$ 250,00.

 

Questão 23

(LICEU) Carlos sabe que sua caixa d’água tem capacidade total de 1 500 litros. Ao conferir sua conta de consumo do mês, ele viu que pagou pela utilização de 3 600 litros de água. Considerando essa informação, qual é a quantidade de água correspondente ao conteúdo total de sua caixa?

(A) 2,4 caixas.

(B) 3,6 caixas.

(C) 4,1 caixas.

(D) 5,3 caixas.

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 24

(LICEU) As idades de 12 pessoas, em anos, são:

12, 10, 13, 14, 16, 16, 16, 17, 18, 15, 15, 15.

 

mediana e a moda das idades dessas pessoas são, correta e respectivamente, iguais a

(A) 15 anos e 16 anos.

(B) 15 anos e 18 anos.

(C) 16 anos e 15 anos.

(D) 18 anos e 15 anos.

 

Questão 25

(LICEU) Uma sacola tem 6 bolinhas enumeradas de um a seis. No experimento aleatório de retirada, ao mesmo tempo, de duas bolinhas dessa sacola e observação dos números das bolinhas retiradas, a quantidade de respostas possíveis, ou seja, a quantidade de elementos do espaço amostral, é

(A) 15.

(B) 14.

(C) 13.

(D) 12.

 

Questão 26

(LICEU) Uma escada está apoiada em uma parede que forma 90° com o chão. Se o ângulo que essa escada forma com o chão é de 60° e a sombra da escada no chão tem 8,5 m de comprimento, então o comprimento da escada é de

(A) 9,8 m.

(B) 10,2 m.

(C) 17 m.

(D) 19 m.

 

Questão 27

(IFRJ) Numa suposta turma do 9º ano do ensino fundamental, o professor de Matemática pediu para os alunos e alunas realizarem uma pesquisa entre seus amigos e familiares, solicitando que eles respondessem às perguntas abaixo:

 

PESQUISA

Pergunta 1: Você torce para um time brasileiro de futebol?

( ) Sim

( ) Não

Pergunta 2: Você torce para um time estrangeiro de futebol?

( ) Sim

( ) Não

 

O professor recolheu as respostas e apresentou os seguintes resultados para a turma:

  • 138 pessoas responderam à pesquisa;
  • 90 pessoas torcem para um time brasileiro de futebol;
  • 45 pessoas torcem para um time estrangeiro de futebol;
  • 33 pessoas não torcem para time algum.

 

Com base nos resultados apresentados, o número de pessoas que torce ao mesmo tempo para um time brasileiro de futebol e para um time estrangeiro de futebol é:

A) 35

B) 30

C) 20

D) 15

 

Questão 28

(IFRJ) Suponha-se que determinada fábrica vendia um pacote de biscoitos com 500 gramas por 3,50 reais. Após reduzir a quantidade de biscoitos no pacote para 350 gramas, passou a vendê-lo por 3,00 reais.

Considerando que o preço deveria ser proporcional à redução, o pacote de biscoitos com 350 gramas teria que custar, em reais:

A) 2,00

B) 2,45

C) 2,80

D) 3,15

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 29

(CTI) A tabela a seguir relaciona as capacidades totais, em litros, de três reservatórios, R1, R2 e R3.

 

 

Se os três reservatórios têm, juntos, capacidade total de 5400 litros, então a diferença entre as capacidades dos reservatórios R3 e R1 é igual a

(A) 2100 litros.

(B) 2300 litros.

(C) 2500 litros.

(D) 2700 litros.

 

Questão 30

(CTI) Observe, na figura a seguir, o hexágono regular ABCDEF e o triângulo ABF.

 

 

Sabe-se que a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular com n lados é dada pela fórmula (n – 2). 180º.

 

Desse modo, a soma das medidas dos ângulos f e b do triângulo AFB é igual a

(A) 80º.

(B) 60º.

(C) 50º.

(D) 40º

 

Questão 31

(LICEU) A samambaia Pteridium aquilinum é uma planta invasora muito comum em solos ácidos e de baixa fertilidade. Infesta pastagens, solos cultivados, beira de estradas e terrenos baldios. E sua planta tóxica na gado, ocorrendo lesões pelo perdas pluviométricas, criação de bovinos em quase todas as regiões do Brasil.

(https://www.agrolink.com.br/problemas-samambaia_178.html. Adaptado)

 

A planta citada no texto apresenta como característica

(A) reprodução sexuada por meio de sementes, contendo um embrião.

(B) reprodução assexuada por brotamento por meio de flagelos e cílios.

(C) produção de esporos que se movimentam de novas plantas a partir de rizoma.

(D) grande produção de grão de pólen que é carregado pelo vento e insetos.

 

Questão 32

(LICEU) No Brasil, a Lei nº 14.432/2022 facilita o acesso à laqueadura e à vasectomia. De acordo com essa lei, a idade mínima para homens e mulheres fazerem esses procedimentos passou de 25 para 21 anos e, no caso das mulheres, não é mais exigida a autorização do companheiro para o procedimento de laqueadura.

(https://www12.senado.leg.br/. Adaptado)

 

Esses procedimentos são considerados métodos contraceptivos porque a

(A) laqueadura impede que ocorra a menstruação.

(B) laqueadura impede a maturação e liberação do óvulo nos ovidutos.

(C) vasectomia bloqueia o transporte dos espermatozoides nos ovidutos.

(D) vasectomia interrompe a passagem dos espermatozoides no canal deferente.

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Questão 33

(LICEU) Ao verificar a ação de um drone de observação rodoviária, a equipe de técnicos analisou o deslocamento de um veículo em uma estrada, no sentido oeste. Essa observação foi feita em quatro etapas, descritas a seguir.

Etapa 1 – A partir do repouso e após ter se deslocado certa distância, o veículo atingiu a velocidade de 70 km/h.

Etapa 2 – A velocidade de 70 km/h foi mantida constante durante determinado intervalo de tempo.

Etapa 3 – O veículo passou a diminuir sua velocidade até sua total parada no acostamento.

Etapa 4 – Parando-se pelo acostamento, retornou o movimento, em marcha a ré, até chegar ao destino desejado, parando o veículo.

 

A alternativa que apresenta uma análise correta é a que se refere ao movimento realizado na etapa

(A) 1, em que o movimento deve ser classificado como progressivo, de velocidade positiva e aceleração positiva.

(B) 2, em que o movimento deve ser classificado como progressivo, de velocidade negativa e aceleração negativa.

(C) 3, em que o movimento deve ser classificado como retrógrado, de velocidade positiva e aceleração negativa.

(D) 4, em que o movimento deve ser classificado como retrógrado, de velocidade positiva e aceleração positiva.

 

Questão 34

(LICEU) Sabendo que calor é energia que é transferida de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura e que temperatura é a grandeza associada à medida do grau de agitação das partículas que compõem um corpo, a alternativa correta é:

(A) A energia térmica em trânsito e a temperatura correspondem à mesma grandeza física, possuindo diferentes definições.

(B) Calor e temperatura são grandezas físicas diferentes, mas possuindo a mesma definição.

(C) O calor e a temperatura associados a um corpo são grandezas físicas diferentes, tendo diferentes definições.

(D) A quantidade de calor de um corpo não tem relação com a temperatura, pois são quantidades físicas distintas e não relacionadas.

 

Questão 35

(LICEU) Um técnico encontrou no laboratório um frasco fechado, sem rótulo e contendo uma substância em seu interior. Utilizando todos os procedimentos de segurança, ele colocou a substância em um béquer, realizou alguns testes e fez as seguintes descrições:

— substância incolor e inodora; — submetida à filtração, não deixou resíduo no papel filtro; — após a centrifugação, não apresentou depósito no fundo do recipiente; — feita a destilação, não foram observados resíduos no balão de vidro.

 

Esses resultados permitiram ao técnico concluir que a substância analisada era uma

(A) mistura pura homogênea.

(B) mistura composta heterogênea.

(C) solução homogênea composta.

(D) substância pura simples.

 

Questão 36

(LICEU) O homem utiliza os recursos de forma exploratória, sem projeção dos problemas de caráter social e ambiental, gerando problemas que essa atitude pode ocasionar, em grande escala de tempo.

(https://periodicos.unb.br/index.php/tp/article/view/23187/25644)

 

Um exemplo do que se afirma no texto é:

(A) o aparecimento de formas abatais sísmicos em áreas da Ásia e da África.

(B) a formação de aquíferos em áreas de grande profundidade, como na Amazônia.

(C) o aumento de lemas vulcânicos em áreas do planeta, desde a África até a América Latina.

(D) a desertificação que atinge extensas áreas do mundo, inclusive no Brasil.

 

Questão 37

(LICEU) Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, pela primeira vez em 32 anos em que 2022 alerta que, pela primeira vez em 32 anos, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) caiu globalmente. O IDH é calculado e o padrão de vida de uma nação.

(https://www.terra.com.br/noticias/mundo/relatorio-da-onu-mostra-queda-historica-no-idh-em-2022.html)

 

Dentre as áreas que mais sofreram baixas no IDH estão:

(A) o sul da Ásia e a África Subsaariana.

(B) a América Central e a Europa Ocidental.

(C) o norte da Europa e o extremo Oriente.

(D) a Europa Oriental e o sul da África.

 

Questão 38

(LICEU) Considere os textos a seguir.

I. Litoral agrícola, caracterizada pela expansão da fronteira destinada às atividades agropecuárias, extensas regiões que ocupa área cada vez mais para mercados externos.

II. A partir dos anos 1950, a extração de recursos minerais passou a ser uma importante atividade da região, que aumentou a produção e assegurou negócios para várias partes do mundo.

 

Os textos I e II, alusivos, comenta e respectivamente, as regiões:

(A) Norte e Sudeste.

(B) Centro-Oeste e Norte.

(C) Sul e Centro-Oeste.

(D) Sudeste e Norte.

 

Questão 39

(LICEU) A Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra, a final do século XVIII e início do século XIX, consistiu na separação do trabalho dos instrumentos e meios de produção, possibilitando o único bem “livremente” no mercado como vendedor do único bem de sua propriedade – a sua força de trabalho.

(https://brasilescola.uol.com.br/historiag/primeira-revolucao-industrial.htm)

 

Explicam o início da Revolução Industrial na Inglaterra, dentre outros, os fatores de ordem

(A) social, tais como a presença de mão de obra formada por imigrantes de outras regiões do mundo e a pressão dos trabalhadores contra a maquinofatura.

(B) sociopolítica, tais como a organização da sin-dicata que garantiam a proteção aos trabalhadores e a formação de amplo mercado consumidor.

(C) econômica, tais como o acúmulo de capitais e a conquista de mercado consumidor de matérias-primas e de mercado fornecedores.

(D) política, tais como a formação de um Estado independente da influência religiosa e a ascensão do proletariado, grupo social predominante.

 

Questão 40

(LICEU) Em 10 de novembro de 1937, tropas da polícia militar cercaram o Congresso e impediram a entrada dos congressistas. À noite, o presidente anunciou uma nova fase política e a entrada em vigor de uma Carta Constitucional. Era o início do Estado Novo.

(Fausto, Boris. História do BrasilSão Paulo: Edusp, 1995)

 

Estado Novo

(A) concentrou poderes nas mãos de Getúlio Vargas que permaneceu como ditador até 1945.

(B) deu liberdade política a grupos comunistas, até então perseguidos pelas forças armadas.

(C) conquistou o apoio popular por iniciar amplo processo de abertura de escolas e hospitais.

(D) abandonou as políticas de proteção aos trabalhadores, anulando a legislação trabalhista.

 

O maior material já criado para o Liceu, ETEC, SENAI, IFSP e mais! Conheça nossa Apostila Preparatória clicando aqui.

 

Gabarito

1C 2B 3D 4D 5C 6A 7B 8C 9A 10B 11D 12B 13C 14A 15D 16B 17D 18B 19C 20A 21B 22A 23A 24A 25A 26C 27B 28B 29D 30B 31C 32D 33A 34C 35D 36D 37B 38A 39C 40A

Posts recentes