7 erros que você não deve cometer na REDAÇÃO DO ENCCEJA

Publicado em

em

por

7 erros que podem te eliminar na redação do encceja

Tanto a falta de preparo, quanto a falta de capricho eliminam milhares de candidatos todos os anos na redação do ENCCEJA. Pois se você vai mal na dissertação, sua prova nem é corrigida. Muitos alunos escrevem de qualquer forma e não procuram saber nem mesmo o básico necessário para se fazer um bom texto dissertativo…

A redação é a parte mais fácil da prova do ENCCEJA e pode garantir o tão sonhado diploma de Ensino Fundamental e Médio. Porém é preciso muito preparo e atenção para não cometer erros bobos.

 

Terminar seus estudos é bem mais fácil do que você pensa, mas fique atento nessas 7 dicas simples (mas poderosas) para você não ser eliminado na redação.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

1) Não deixe sua redação sem título

A maioria dos candidatos esquece de colocar o título na redação do ENCCEJA e esse é um erro que pode comprometer toda sua prova.

Imagine só: você vai bem nas outras matérias e faz uma boa redação na Prova do ENCCEJA, mas acaba esquecendo de por o título… Por si só não é um fator de eliminação direta, porém pesa negativamente na avaliação. Quando você coloca um título, por sua vez, acaba sendo um diferencial e facilita a correção por parte do corretor, já contando positivamente na correção.

A dica é: opte pela simplicidade, tente não perder muito tempo, inicie a redação e desenvolva o conteúdo, deixe o título por último e daí você cria uma frase que seja bem atraente e que transmita uma prévia do que você quer passar para o leitor.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

2) Divida seu texto em parágrafos

Outro erro muito comum é o candidato não colocar parágrafos no texto, ou seja escrever tudo em um parágrafo só.

 

Exemplo de aluno não dividindo sua redação em parágrafos no ENCCEJA

 

Cada parágrafo deve apresentar um assunto, temas separados devem estar em parágrafos separados. Se você for mudar o assunto ou for apresentar outra ideia na sua redação, essa é a hora de criar um novo parágrafo.

A redação do ENCCEJA é do tipo dissertativa-argumentativa, e nesses textos é fundamental ter no mínimo três parágrafos para abordar a introdução, a argumentação e a conclusão do texto.

 

Ainda assim, recomendamos ter 5 parágrafos: um para a introdução, outro para a conclusão e 3 para a argumentação e exemplificação.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

3) A redação do ENCCEJA não é WhatsApp

Outra dica muito importante é o candidato saber diferenciar a redação do ENCCEJA de uma conversa no WhatsApp!

Nada de utilizar palavras abreviadas como: vc = você, blz = beleza, naum = não, kd = cadê, etc. Isso irá comprometer muito a sua nota final!

Então nada de linguagem de internet!

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

4) Não use gírias, bordões ou chavões

Sabemos que as gírias e os chavões estão praticamente em nosso dia a dia: ‘mano’, ‘miga’, ‘é nóis’, etc. Mas na redação do ENCCEJA não deve-se usar esse tipo de linguagem em nenhum momento.

Outra dica é não usar bordões como ‘enchendo linguiça’ ou ‘tipo assim’, esse tipo de linguagem é informal e não deve de forma alguma estar na sua redação.

E mesmo que vivamos em mundo globalizado, evite ao máximo utilizar estrangeirismos, ‘happy hour’, ‘game’, ‘PC’, etc. Por mais que seja comum para o candidato, não é correto utilizar essas palavras em uma redação na norma culta do português.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

5) Passe seu texto à limpo na folha oficial

Muitos candidatos acabam entregando o rascunho achando que vai valer como redação oficial, você acredita nisso? O rascunho NÃO substitui a folha oficial de redação, EM HIPÓTESE ALGUMA!

É importante que você use o rascunho para ter certeza do que irá escrever e para evitar os erros de grafia, pontuação e concordância. Mas depois disso você precisa passar sua redação à limpo na folha oficial, caprichando na letra e na organização.

Caso você entregue sua redação no rascunho e não na folha oficial, sua nota será zero e você será eliminado da prova do ENCCEJA.

Respeitar os limites mínimos e máximos de linhas é um fator muito importante e muitos candidatos acabam sendo eliminados por conta disso. Na redação do ENCCEJA são no mínimo 10 e no máximo o limite de linhas na página.

 

Ou seja, se você não escrever pelo menos 10 linhas seu texto será zerado. E de outra forma, se escrever além das linhas na página, sua redação pode não ser considerada.

 

Treinando a redação do ENCCEJA

 

Você deve respeitar esses limites estabelecidos pela prova, pois se não atingir o mínimo ou exceder máximo, você pode zerar.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

7) Nada de garrancho ou riscos

As rasuras sempre podem acontecer, independente se você já rascunhou sua redação ou não. Mas não se preocupe, no caso de você errar, basta riscar o termo ou a palavra errada com um só risco e continuar normalmente. Essa é a regra, não precisa ficar fazendo riscos imensos na folha, apenas um risquinho basta. Evite rasurar seu texto!

Outra dica é em relação a letra, existe uma grande diferença entre letra legível e letra bonita, a exigência do ENCCEJA é que o candidato escreva com a letra legível.

 

Se não for possível ler, sua redação será desconsiderada e você poderá ser eliminado do ENCCEJA. Então fique atento e treine bastante sua caligrafia também.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

 

Veja mais na página oficial do ENCCEJA aqui no Guia do Vestibulinho.

 

Sabendo dessas dicas, já comece a por em prática sua produção de texto para ir acostumando com a dissertação da forma que o ENCCEJA pede.

 

Como dissemos no começo, a redação é a parte mais importante, porém mais fácil da prova… Então ela deve ser uma fonte de notas positivas (e não de erros) para sua prova.

Posts recentes