Como passar no Colégio Militar do Rio de Janeiro?

Publicado em

em

,

por

Os colégios militares brasileiros são reconhecidos em todo o país por seu prestígio, tradição e ótima qualidade de ensino. Se ter uma formação excelente é seu objetivo, entrar em uma dessas instituições pode ser uma grande oportunidade.

O primeiro colégio militar do Brasil foi inaugurado em 1889, no Rio de Janeiro. O Colégio Militar do Rio de Janeiro é uma unidade acadêmica que incentiva os alunos a absorver a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado, onde são valorizados o espírito patriótico e a participação cívica. Inicialmente voltada só para os meninos, a instituição passou a admitir meninas quando completou 100 anos, em 1989, e hoje atende ambos os sexos.

Entretanto, ingressar no Colégio Militar do Rio exige muito estudo e dedicação, já que são poucas as vagas ofertadas. Mas nada é impossível quando se tem as informações certas e uma rotina de estudo bem planejada! Por isso o Guia do Vestibulinho preparou este texto para você! Conheça as informações mais importante sobre como entrar no CMRJ!

 

Mas antes… baixe as provas anteriores de Concursos Militares

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores de concursos militares. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Como ingressar no Colégio Militar no Rio de Janeiro?

Existem duas possibilidades de entrada no CMRJ. A primeira delas é sendo um dependente de um oficial ou ex-oficial das Forças Armadas ou Forças Auxilares (polícia militar, bombeiros, etc…).

Neste caso, a solicitação de vagas é feita anualmente (geralmente de setembro a outubro) por meio do preenchimento de uma Ficha de Solicitação de Vaga a qual os interessados e responsáveis pelos filhos e dependentes legais de policiais militares deverão se cadastrar.

Caso a demanda de vagas seja maior do que as vagas disponibilizadas para cada ano desejado, então a habilitação à vaga poderá ser decidida por meio de sorteio, em data a ser programada.

As vagas ofertadas vão do 6º ano do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio, obedecendo as seguintes condições de candidatura:

  • 6º ano do Ensino Fundamental: ter menos de treze anos em 1º de janeiro ou completar dez anos até 31 de dezembro;
  • 7º ano do Ensino Fundamental: ter menos de quatorze anos em 1º de janeiro ou completar onze anos até 31 dezembro;
  • 8º ano do Ensino Fundamental: ter menos de quinze anos em 1º de janeiro ou completar doze anos até 31 de dezembro;
  • 9º ano do Ensino Fundamental: ter menos de dezesseis anos em 1º de janeiro ou completar treze anos até 31 de dezembro;
  • 1º ano do Ensino Médio: ter menos de dezoito anos em 1º de janeiro ou completar quatorze anos até 31 de dezembro;
  • 2º ano do Ensino Médio: ter menos de dezenove anos em 1º de janeiro ou completar quinze anos até 31 de dezembro;
  • 3º ano do Ensino Médio: ter menos de vinte anos em 1º de janeiro ou completar dezesseis anos até 31 de dezembro;

 

 

Já para os candidatos civis, o ingresso ocorre por meio de concurso público. No edital de 2020 foram ofertadas 40 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental (sendo duas vagas reservadas para candidatos com deficiência,  e 10 vagas para o 1º ano do Ensino Médio (sendo uma vaga reservada para candidatos com deficiência).

Para concorrer é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro(a);
  • ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental; ou o 9º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio;
  • para o 6 º ano do Ensino Fundamental: ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; para o 1 º ano do Ensino Médio: ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ser portador de documento de identificação com foto recente e no máximo dois nos de expedição, além do CPF;

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Como é o concurso do Colégio Militar do Rio de Janeiro?

Para os candidatos civis, as etapas de seleção para o ingresso no Colégio Militar do Rio de Janeiro consistem em:

a) Exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, que inclui:

  • I – Prova de Matemática – composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha), com duração máxima de 03 horas;
  • II – Língua Portuguesa – composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha) e de uma produção textual (redação), com duração máxima de 03 horas, que será realizada somente pelos candidatos aprovados na prova de Matemática.

 

As provas não são aplicadas no mesmo dia. A de Matemática costuma acontecer em setembro enquanto a de Português ocorre em novembro.

Só serão convocados para as próximas etapas aqueles que tiverem um aproveitamento de, no mínimo, 50% de acertos no total das questões relativas a cada uma das provas, correspondendo à nota 5.

 

b) Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;

c) Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

 

Os alunos do Ensino Médio que forem aprovados ainda podem escolher entre os setores disponíveis na escola: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

 

Como se preparar para a prova do Colégio Militar do Rio de Janeiro?

Para prestar um concurso tão concorrido como o do Colégio Militar do Rio de Janeiro é preciso se preparar bem!

Estude com materiais e apostilas específicas. Planeje uma rotina de estudos e depois de executá-la faça exercícios para fixar o conteúdo.

As provas anteriores, já aplicadas pela instituição em outros anos, também são um excelente termômetro para avaliar como está o seu desempenho. Por meio da realização delas você também vai poder perceber onde estão suas maiores dificuldades e trabalhá-las antes do dia da aplicação do exame.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Onde fica o Colégio Militar do Rio de Janeiro?

O Colégio Militar do Rio de Janeiro fica na Rua São Francisco Xavier, 267 – Maracanã, cidade do Rio de Janeiro.

Você pode entrar em contato pelo telefone (21) 3600-5876 para dúvidas e informações sobre os processos seletivos.

 

Baixe provas da ESA, AMAN, AFA, EsPCEx, EPCAr, Colégio Naval e mais na nossa Bilioteca de provas anteriores.

 

Um pouco mais sobre o CMRJ

O Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) é uma tradicional instituição de ensino militar do Brasil, fundada em 6 de maio de 1889, pelo então presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o CMRJ é uma escola de ensino fundamental e médio voltada para a formação de jovens com base em valores éticos, disciplinares e acadêmicos de excelência.

 

História

O CMRJ é o mais antigo dos colégios militares do Brasil, criado com o objetivo de oferecer uma educação diferenciada aos filhos de militares e civis. Ao longo dos anos, a instituição se consolidou como um centro de referência na formação de estudantes, destacando-se pelo rigor acadêmico e pela formação cidadã.

 

Estrutura e Currículo

O CMRJ oferece educação básica, abrangendo o ensino fundamental (a partir do 6º ano) e o ensino médio. A estrutura curricular é composta por:

  1. Disciplinas Acadêmicas: O currículo inclui matérias tradicionais como Matemática, Português, História, Geografia, Ciências, Física, Química, Biologia, Inglês e Educação Física.
  2. Formação Militar: Além das disciplinas acadêmicas, os alunos recebem instruções militares que englobam ordem unida, educação moral e cívica, e atividades físicas que promovem disciplina e espírito de corpo.
  3. Atividades Extracurriculares: O CMRJ oferece diversas atividades extracurriculares, incluindo esportes, música, artes, clubes de ciência, e outras iniciativas que incentivam o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Posts recentes