O que é e como funciona o ENCCEJA? (atualizado!)

Publicado em

em

por

O que é e como funciona o ENCCEJA?

O Guia do Vestibulinho preparou um material especial para você, explicando passo-a-passo o que é preciso fazer para realizar o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), uma prova gratuita oferecida pelo governo por meio do INEP, e que dá a você o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Parece uma ótima oportunidade, não é mesmo? Então vamos saber mais sobre como funciona essa avaliação.

 

Mas antes… baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova gratuita e voluntária aplicada pelo INEP – o mesmo orgão que aplica o Enem –  em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Seu objetivo é fornecer “certificados de conclusão de ensino fundamental” e “certificados de conclusão de ensino médio” a nível nacional para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada, seja por nunca terem frequentado a escola ou por terem seus estudos interrompidos.

O certificado do ENCCEJA tem o mesmo valor de um diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio, pois reconhece oficialmente que o estudante cumpriu todos as disciplinas do núcleo comum.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como é a prova do ENCCEJA?

Como estrutura similar à do ENEM, as provas do ENCCEJA são baseadas nos conteúdos exigidos em todas as escolas da rede pública nacional a nível Fundamental e Médio, afinal, o exame quer testar seus conhecimentos sobre as disciplinas que são tratadas nesses níveis específicos.

O ENCCEJA é composto por quatro provas, cada uma com 30 questões objetivas de múltipla escolha, e uma Redação (em 2019, os temas das redações foram “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”, para o ensino médio, e “Novas formas de consumo consciente”, para o fundamental, ambos bastante atuais).

 

As provas avaliam as seguintes áreas de conhecimento/componentes curriculares:

 

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa (Português e Redação), Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física;
  • Matemática;
  • História e Geografia (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências Naturais.

 

Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Português e Redação), Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

A nota do exame é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma metodologia capaz de identificar “chutes” e que, portanto, faz com que a média não seja exatamente proporcional à quantidade de acertos, já que as perguntas têm grau de dificuldade diferente: fácil, médio e difícil.

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA e obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação, que varia de 0 (zero) a 10 (dez).

 

Para receber o diploma é preciso alcançar PELO MENOS A nota mínima em todas as MATÉRIAS. Mas é possível obter declaração parcial de proficiência nas provas em que obtiver nota suficiente.

Por exemplo: se você obteve a nota necessária em Linguagens, Redação e Matemática, mas não alcançou os 100 pontos em Humanas e Ciências, no ano seguinte você pode refazer apenas as duas sessões que não obteve aprovação.

O exame é aplicado em um único dia, mas as provas são divididas em dois turnos: manhã e tarde. Então, é importante que você se organize, pois entre uma prova e outra você terá um intervalo para o almoço.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Quem pode fazer o ENCCEJA?

A prova é oferecida a todos os que quiserem buscar certificação, independentemente de terem frequentado a escola algum dia ou não, desde que tenham 15 anos completos (para buscar o certificado de Ensino Fundamental) ou mais de 18 anos completos (para buscar o certificado de Ensino Médio) no dia do exame. Pessoas com 18 anos completos podem se inscrever para as provas do Ensino Médio e buscar a certificação neste nível de ensino mesmo que não tenham certificação no Ensino Fundamental.

 

O ENCCEJA é oferecido para todos os brasileiros, incluindo as pessoas privadas de liberdade (que estão em penitenciárias, por exemplo) e quem mora no exterior. É por isso que o exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos:

  • ENCCEJA Nacional: para residentes no Brasil;
  • ENCCEJA Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • ENCCEJA Exterior: para brasileiros residentes no exterior;
  • ENCCEJA Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como posso me inscrever?

O ENCCEJA é realizado anualmente, então você tem que ficar atento à publicação dos editais de prova.

Para fazer a inscrição no ENCCEJA é preciso acessar o site oficial do exame no período estipulado pelo MEC e informar o número do CPF, documento de identidade e um e-mail válido. Para as pessoas privadas de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducativas, o responsável pedagógico irá informar, na inscrição, o CPF, documento de identidade ou da identificação interna.

No momento da inscrição você vai precisar selecionar qual o tipo de prova deseja fazer: ENCCEJA para Ensino Fundamental ou ENCCEJA para Ensino Médio. Também é necessário selecionar quais áreas deseja fazer, isso porque aqueles que têm declaração de proficiência parcial em algumas áreas não precisam repetir a prova; logo quem não possui essa declaração deve marcar todas as alternativas.

A participação no ENCCEJA é voluntária, sendo assim, não precisa se preocupar com o pagamento de nenhuma taxa. A inscrição é totalmente gratuita.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Passo a passo da inscrição no ENCCEJA

Durante o processo, o candidato deve preencher um formulário com suas informações pessoais e responder ao Questionário Socioeconômico. Serão solicitados os seguintes dados:

  • Documentos pessoais:
  • CPF, se o candidato tiver mais que 18 anos;
  • Documento de Identidade (RG), se o candidato tiver mais que 15 anos e não tiver CPF.
  • Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos;
  • Se você precisa de algum atendimento especializado e/ou específico;
  • O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
  • As provas em que você deseja ter a certificação;
  • Informe a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde vai pedir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência. Lembre-se de escolher uma unidade a qual você tenha fácil acesso, pois é nela que você vai ter que buscar o seu certificado/declaração caso seja aprovado!

 

Assim que terminar de preencher o formulário e o Questionário Socioeconômico, verifique se a inscrição foi concluída corretamente. O sistema irá exibir os dados que você preencheu e o seu número de inscrição.

Importante: caso seja necessário alterar alguma informação no formulário, a mudança pode ser realizada durante o período de inscrições. Os dados do Questionário Socioeconômico não podem ser alterados.

O candidato deve imprimir o comprovante de inscrição e tê-lo em mãos no dia da aplicação da prova. A situação de inscrição pode ser consultada a qualquer momento na página do participante do ENCCEJA com o CPF do candidato e a senha cadastrada. Nela também é possível ver informações sobre a prova, como data, hora e local de realização (divulgados em data próxima da avaliação e não no ato da inscrição), bem como o resultado individual do candidato.

O ENCCEJA permite a utilização de Nome Social e atende a pessoas com deficiência. Se você se encaixa em alguma dessas situações, fique tranquilo. Se informe aqui para saber quais procedimentos deverão ser adotados.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

O ENCCEJA é uma oportuidade sem igual para você terminar seus estudos e conseguir seu diploma de fundamental ou médio.

 

Como estudar para o ENCCEJA?

Além de aplicar a prova do ENCCEJA, o INEP também te dá aquela força na hora dos estudos. O instituto disponibiliza apostilas do ENCCEJA com livro do estudante, separado por modalidade de ensino com todas as matérias cobradas no exame. Dessa forma, você pode conhecer um pouco do exame antes de realizá-lo e também pode treinar seus conhecimentos para arrasar na avaliação!

Outra maneira de reunir os conhecimentos para fazer a prova do ENCCEJA são os cursos da EJA – Educação para Jovens e Adultos, também oferecidos pelo governo.

Veja mais na página oficial do ENCCEJA aqui no Guia do Vestibulinho.

 

Onde posso fazer as provas do ENCCEJA?

O ENCCEJA costuma ser aplicado em todos os Estados e no Distrito Federal. Em 2019 foram 611 municípios indicados no sistema de inscrição.

No mesmo ano, no exterior, a prova foi aplicada em 18 cidades de 12 países: Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Houston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Caiena (Guiana Francesa); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

Assim, durante a inscrição você só precisa escolher a unidade de aplicação mais próxima da sua casa!

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Onde pegar o certificado do ENCCEJA?

Você fez a prova, corrigiu seu gabarito e foi aprovado em uma ou mais áreas do ENCCEJA? Então já pode ir buscar o seu certificado ou declaração de proficiência!

Mas lembre-se, o exame é aplicado pelo INEP, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao ENCCEJA. Lembra aquela instituição que você escolheu durante o período de inscrição? Então, é ela quem vai gerar o seu certificado!

O INEP disponibilizará os resultados individuais dos participantes às instituições certificadoras para possibilitar o processo de Certificação. É responsabilidade delas o uso dos resultados do exame e a emissão dos documentos necessários para a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e a emissão da Declaração Parcial.

Então, quando estiver com o resultado em mãos, procure a sua instituição cadastrada.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Alunos prestando a prova do ENCCEJA

 

Mas quais são as vantagens de fazer o ENCCEJA?

Vamos listar mais alguns ótimos motivos para você se inscrever no exame!

  • Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo ter a certificação de Ensino Fundamental ou Médio pode te proporcionar vários avanços na carreira profissional, com cargos e salários melhores;
  • Com a certificação do Ensino Médio você também tem a possibilidade de dar seguimento aos seus estudos, seja em um curso técnico profissionalizante ou em uma faculdade! O ENCCEJA não substitui o Enem, mas com o certificado você pode fazer o exame no mesmo ano ou qualquer outro vestibular;
  • O ENCCEJA, por ser uma prova nacional e oficial, te dá certeza que você terá a certificação, se tirar a nota mínima. Infelizmente, existem casos de cursos EJA (Educação de Jovens e Adultos) que não são certificados – e você só descobre isso quando tenta ingressar em uma faculdade.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

 

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Para saber mais sobre o ENCCEJA, acesse o site do INEP.

 

Posts recentes