Provas anteriores do ENCCEJA

Publicado em

em

,

por

provas-anteriores-do-encceja

Estudar utilizando as provas anteriores do ENCCEJA é uma ótima maneira de se acostumar com o jeito da prova e com a dificuldade das questões. Além disso, você também pode cronometrar seu tempo e se habituar a ficar algumas horas resolvendo questões. É a melhor maneira de se preparar para essa que é uma prova bem rigorosa, longa e cansativa.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJA

Antes continuar a leitura desse post, aproveite para baixar em PDF as provas anteriores do ENCCEJA. Elas serviram de base para a elaboração desse guia e serão essenciais para seus próximos estudos.

 

Ensino Médio

 

Ensino Fundamental

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Como estudar com as provas anteriores do ENCCEJA?

Existem duas formas principais de estudar usando as provas anteriores.

Você pode simplesmente resolver as questões à medida que avança na revisão das matérias do edital. Ou seja, mesclar resolução de exercícios comuns com as questões que caíram no vestibulinho. É a forma ideal para aprender com mais eficiência o jeitão das perguntas da prova.

A segunda forma mais recomendada é utilizar as provas anteriores para fazer simulados em casa, cronometrando o tempo de resolução completa da avaliação. Assim você aprende a resolver tudo rápido, a incluir o tempo de redação e a passar tudo para o gabarito com cuidado e atenção. Nesse caso, você não poderá passar das 9 horas de resolução, que é o tempo real que você terá no dia. E é recomendado que você resolva as provas do ensino fundamental e do médio, mesmo que vá fazer apenas uma dessas modalidades.

 

Estudar através de videoaulas, documentários, blogs, artigos, livros e dentre outros meios diversos que estão disponíveis na internet também é uma ótima maneira de se preparar para o dia da prova.

 

Ao resolver mais provas você terá mais treinamento para mandar bem no dia do ENCCEJA.

 

Uma dica muito legal é simular usando as provas do seu ano e resolver as questões com as provas do outro ano. Por exemplo: se você vai prestar o ENCCEJA para ensino fundamental, é legal simular provas do nível fundamental e resolver questões da do médio.

 

Como estudar para a redação?

A redação do ENCCEJA é no mesmo formato do ENEM, ou seja, é um texto dissertativo-argumentativo que exige o seguinte formato:

  • Primeiro parágrafo: parágrafo apresentando sua tese perante ao tema da redação apresentado e também mostrando seus 2 argumentos.
  • Segundo parágrafo: Retomada da tese, primeiro argumento, referência externa e explicação do argumento com a referência.
  • Terceiro parágrafo: Retomada da tese, primeiro argumento, referência externa e explicação do argumento com a referência.
  • Quarto parágrafo: Retomada e conclusão do texto, com a apresentação de uma proposta de intervenção que responda as seguintes questões: Meio/modo, agente, ação, efeito/finalidade e detalhamento da proposta.

 

Para a escrita da redação, é de gigantesca importância sempre trazer repertório externo de filmes, leituras e outras obras vistas no cotidiano, sendo estes repertórios necessários para a construção da redação e para agregar referências que ajudam na construção do texto. Quanto mais atualizado em notícias, mais conhecimento e maior repertório de mídias e culturas, muito melhor para o seu desempenho no texto e também durante a resolução das questões na prova.

 

Estude a fundo o formato da redação, ela compõe grande parte da sua nota e é muito importante na avaliação.

 

Como é a prova do ENCCEJA? Como é o sistema de avaliação?

A prova do ENCCEJA é dividida em dois períodos de um mesmo dia, você fará uma parte da avaliação de manhã e a outra à tarde. São 120 questões objetivas (60 de manhã e 60 à tarde) divididas igualmente entre as principais áreas do conhecimento. O ENCCEJA também possuí uma redação, geralmente aplicada no segundo período, sendo uma redação de gênero dissertativo-argumentativo semelhante ao ENEM, com no máximo 30 linhas.

Praticamente todas as matérias que você estudou no Ensino Fundamental ou Médio caem na respectiva prova do ENCCEJA. Com certeza é bastante conteúdo, por isso você precisa se preparar com alguns meses de antecedência, resolvendo exercícios e revendo o conteúdo. A avaliação em si não é difícil, porém você tem de se preparar para ficar muitas horas dentro da sala sem se cansar.

O sistema de avaliação é o TRI, o mesmo que o usado no ENEM, que baseia a sua nota na dificuldade das questões, onde as questões mais fáceis valem mais pontos do que as difíceis, e no desempenho da pessoa que está realizando a prova. A pontuação varia de 60 a 180 pontos, nos quais, para ser aprovado, é necessário ter conquistado, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas e 5 pontos na redação.

Se uma forma geral, o ENCCEJA tem um formato parecido com o ENEM, porém com menos questões e você não estará competindo com ninguém, afinal não há disputa por vagas como acontece no vestibular.

Algo importante a se destacar é que, assim como o próprio ENEM, a divisão de matérias na prova não fica muito clara. A ideia do INEP é que o aluno saiba resolver uma questão de matemática com conceitos de história, por exemplo. É uma maneira de fazer com que o alunos entenda como os conceitos estudados podem ser aplicado em sua vida.

Por isso é muito importante baixar as provas anteriores e se familiarizar com a forma com que as questões são feitas. Não basta só relembrar as matérias que você estudou, você precisa pegar o “jeitão” de como as questões são cobradas.

 

Veja mais na página oficial do ENCCEJA aqui no Guia do Vestibulinho.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

 

Alunos prestando a prova do ENCCEJA

 

Um pouco mais sobre o ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova gratuita e voluntária aplicada pelo INEP – o mesmo orgão que aplica o ENEM – em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Seu objetivo é fornecer certificados de conclusão do ensino fundamental e médio a nível nacional para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada, seja por nunca terem frequentado a escola ou por terem seus estudos interrompidos. O certificado do ENCCEJA tem o mesmo valor de um diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio.

 

Ele reconhece oficialmente que o estudante cumpriu todos as disciplinas do núcleo comum.

 

Baixe as provas anteriores do ENCCEJAENEM na nossa Biblioteca de Provas Anteriores.

Posts recentes